Ver Versão Completa : Ranger - troca de óleo hidráulico da direção
Wagninho
05/09/2007, 11:38
Boa tarde aos amigos do fórum !
Sou novato no mundo 4x4 e como todo novato cheio de dúvidas e espectativas com relação ao uso e manutenção da viatura. Gostaria de aproveitar a experiência de todos e perguntar aos colegas: Qual o melhor procedimento para trocar o óleo da direção hidráulica da Ranger ? Basta soltar as mangueiras que chegam ao reservatório e drenar o sistema por gravidade ? Existe algum dreno em local de difícil visualização junto a caixa de direção ? Desde já agradeço qualquer colaboração, obrigado !
Edintruder
05/09/2007, 13:49
Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
Wagninho
05/09/2007, 16:41
Vou esperar o post do Walter pois acredito que ele já fez isso. Eu trocaria com a retirada da mangueira e deixava escoar por gravidade.
Para remover o ar, completa o nível e vai torcendo o volante de um lado ao outro, de batente a batente com o motor ligado, se levantares as rodas dianteiras fica muito mais fácil.
Valeu Edintruder ! Tbm imagino que deva ser dessa forma. Aguardarei mais respostas.
Obrigado.:concordo:
Walter L. L. Casitta
05/09/2007, 18:43
É isso mesmo, mas quando fiz, fiz porque precisei retirar a caixa da direção pra trocar os tirantes...
Beto Lacerda
05/09/2007, 20:28
Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes :shock: com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
e o ATF num é comum , é o mercon V
[]'s
Walter L. L. Casitta
05/09/2007, 21:26
Segundo os foruns gringos para tirar o ar da bomba hidraulica da explorer , que é a mesma da ranger , deve-se erguer as rodas dianteiras , completar o nivel do oleo e virar as rodas de um lado ao outro 10 vezes :shock: com o motor desligado , assim a bomba não esta atuando e o oleo vem da caixa p/ a bomba.
na minha Fcem (motor 4.9i usa mesma bomba tb ) o barulho só parou qdo fiz dessa maneira .
O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
Beto Lacerda
05/09/2007, 21:38
O manual de manutenção recomenda esse procedimento mais o uso de uma bomba de vácuo. No meu caso sem a bomba de vácuo a direção só voltou ao normal no dia seguinte.
também não usei bomba de vacuo Walter , e na Fcem chegou a espumar o ATF como ar saindo ,ai tem que epserar a bolhas sairem , é até rapido, sem duvidas o procedimento funciona .
na lista da comunidade da ranger também ja foi falado disso , e explicado dessa maneira .
porém só notei agora que a caminhonete de vc`s é diesel , não sei se é a mesma bomba da V6 .
tudo que eu falei , foi sobre a bomba da V6 :concordo:
[]'s
FroesdaMotta
05/09/2007, 22:13
Alguem sabe dizer quantos litros de fluido hidráulico cabem no sistema de direção da Ranger? Embora meu interesse seja neste volume para uma Hilux, penso que sejam números próximos ...... :pensativo::pensativo::pensativo::pensativo: ou não??
FroesdaMotta
Márcio T
05/09/2007, 22:36
[]'s
Beto, você viu recomendação de MERCON V para a DH? Que eu saiba, o tipo "premium" é o MERCON (III ou sem numeração), mas pode usar um ATF normal. A especificação MERCON V é para a transmissão automática das EXPLORER acima de 97.
Fui eu quem postou o procedimento de eliminar o ar virando a direção n vezes (na verdade, eles falam 15-20 vezes e com o motor desligado), mas minha experiência não foi bem sucedida. Aconteceu o seguinte: Depois de inúmeras vezes empurrando a roda de um lado para o outro (não é virar a direção pelo volante, é empurrando a roda), parou de sair bolhas. Mas, foi só ligar o motor e o nível do fluido baixar - provavelmente devido a um bolsão de ar preso - e entrar ar de novo no sistema. Tentei usar a bomba de vácuo, mas vai ser preciso um adaptador, porque o bocal do reservatório é muito largo.
Wagninho, os esquemas abaixo são da DH da Explorer. A Ranger a diesel - não sei se todas - a bomba é diferente.
Wagninho
06/09/2007, 08:25
Beto, você viu recomendação de MERCON V para a DH? Que eu saiba, o tipo "premium" é o MERCON (III ou sem numeração), mas pode usar um ATF normal. A especificação MERCON V é para a transmissão automática das EXPLORER acima de 97.
Fui eu quem postou o procedimento de eliminar o ar virando a direção n vezes (na verdade, eles falam 15-20 vezes e com o motor desligado), mas minha experiência não foi bem sucedida. Aconteceu o seguinte: Depois de inúmeras vezes empurrando a roda de um lado para o outro (não é virar a direção pelo volante, é empurrando a roda), parou de sair bolhas. Mas, foi só ligar o motor e o nível do fluido baixar - provavelmente devido a um bolsão de ar preso - e entrar ar de novo no sistema. Tentei usar a bomba de vácuo, mas vai ser preciso um adaptador, porque o bocal do reservatório é muito largo.
Wagninho, os esquemas abaixo são da DH da Explorer. A Ranger a diesel - não sei se todas - a bomba é diferente.
Marcio, muito obrigado pela ajuda !
Vou seguir essas orientações , e com certeza será possível substituir o óleo que já está com um aspecto de cor muito escura e eu não sei se o proprietário anterior trocou o óleo alguma vez. Na dúvida é melhor prevenir ! O óleo que eu vou usar é o mesmo do câmbio ( Mercon ) é o óleo ATF da Lubrax que atende a especificação Mercon. Após a troca vou postar o resultado !
Wagninho
06/09/2007, 08:28
Walter, obrigado pela ajuda !
Vou tentar a troca do óleo nesse fim de semana, depois vou postar o resultado.
caique1177
07/09/2007, 09:24
alo a todos
troquei o reparo da bomba DH na Hilux, numa especializada, acompanhei 100% do procedimento e foi adicionado ATF Dexron III com o motor desligado, dai liga por uns segundos ate secar o reservatorio, completa de novo e repete ate sair todo ar. FUNCIONA.
Wagninho
07/09/2007, 11:21
Pessoal do fórum, bom dia ! Segue em anexo fazendo parte do tópico aberto sobre óleo de direção hidráulica e para quem interessar as especificações do óleo ATF Dexron III ou Ford MERCON :
Edintruder
07/09/2007, 21:50
Pois é, falamos sobre óleo da DH e ontem a tarde a minha Ranger resolveu dar sinais da idade... Está dando umas pesadas no sistema de direção, e ao torcer o volante além de estar mais pesado está mais barulhento. Se eu fizesse um parâmetro do peso, com o motor ligado com o sistema normal eu desse leveza nro 1 e com o motor desligado é nro 10, está atualmente nro 5. O resultado disso é que o volante não está mais retornando sozinho ao terminar uma curva, ou seja, tem que voltar para o centro manualmente.
Já estou cotando preços da bomba e até agora R$620,00 no pessoal de São Borja aqui no RS, dapois achei na Dbest Imports, porém só tem modelos para motores à gasolina no catálogo, e me pediram a semelhança entre os modelos. Acredito que seja igual à V6 4.0, mas não tenho certeza pra arriscar a pagar um valor alto e não servir na minha Ranger...
Walter L. L. Casitta
07/09/2007, 22:09
Pois é, falamos sobre óleo da DH e ontem a tarde a minha Ranger resolveu dar sinais da idade... Está dando umas pesadas no sistema de direção, e ao torcer o volante além de estar mais pesado está mais barulhento. Se eu fizesse um parâmetro do peso, com o motor ligado com o sistema normal eu desse leveza nro 1 e com o motor desligado é nro 10, está atualmente nro 5. O resultado disso é que o volante não está mais retornando sozinho ao terminar uma curva, ou seja, tem que voltar para o centro manualmente.
Já estou cotando preços da bomba e até agora R$620,00 no pessoal de São Borja aqui no RS, dapois achei na Dbest Imports, porém só tem modelos para motores à gasolina no catálogo, e me pediram a semelhança entre os modelos. Acredito que seja igual à V6 4.0, mas não tenho certeza pra arriscar a pagar um valor alto e não servir na minha Ranger...
Não é igual a da V6 não!
Edintruder
07/09/2007, 22:30
Não é igual a da V6 não!
Então estou lascado!
Vou preparar o bolso mais uma vez em menos de 30 dias...
Walter L. L. Casitta
07/09/2007, 22:48
Então estou lascado!
Vou preparar o bolso mais uma vez em menos de 30 dias...
Edi,
Aqui a retífica do conjunto caixa e bomba sai por menos de R$400,00 e o cara faz até um teste do conjunto numa bancada de teste...
Edintruder
08/09/2007, 10:58
Walter, vou ver em Pelotas pois conheço um mecânico que trabalha só com direções hidráulicas. Ele tem clientela concorrida pois já é famoso na região. Se não mexer em Ranger ainda tenho o pessoal que trabalha com cilindros e bombas hidráulicas aqui na minha cidade.
Se ninguém mexer por aqui vou na opção de BH. Pelo menos já tenho uma noção de preços.
caique1177
09/09/2007, 01:29
fiz uma bomba de vacuo com compressor de geladeira, para troca do ATF: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=454774&posted=1#post454774
Wagninho
10/09/2007, 11:09
fiz uma bomba de vacuo com compressor de geladeira, para troca do ATF: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=454774&posted=1#post454774
Olá Caiaque1177..., blz irmão !! Eu abri esse tópico na semana passada,vc me deu uma boa idéia (51), é que eu tenho um compressor de geladeira e o garrafão de pinga está quase no fim. Bom..., logo após a troca do óleo da direção vou fazer uma caipirinha e esvaziar o garrafão para montar a bomba de vácuo. Só vou tomar um pouco mais de cuidado e proteger melhor o garrafão, pois ele pode estourar por conta da pressão atmosférica... ! Tentei fazer esse sistema com garrafa PET para succionar o óleo do diferencial dianteiro e não funcionou a garrafa deforma-se. Valeu , um abraço !
edubelem
10/09/2007, 15:43
Quando eu troque o óleo da minha ranger 2001, eu drenei pelo radiador de óleo, (na 2006 não dá pois fica acima da cx de direção) o que tomei cuidado foi com o reservatório, pois ele tem uma espécie de filtro na base que estava bem sujo, e tive que limpar com gasolina e depois com água e sabão e por ultimo com óleo hidráulico.
Ed, quando a minha antiga deu problema, tentei retificar a bomba de aluminho e não deu certo, depois troquei por uma de ferro que durou míseros 20.000Km, e comprei a da sprinter, na MB mais barata e a mesma bomba, uma ZF, porem eu aumentei a pressão em uma oficina de hidráulico, melhorou bastante o comforto e durou mais que a original. A bomba da 2006 é de ferro e agora que acabou a garantia, irei a essa oficina e aumentarei a pressão.
[]'s
caique1177
10/09/2007, 18:55
Olá Caique1177..., blz irmão !! Eu abri esse tópico na semana passada,vc me deu uma boa idéia (51), é que eu tenho um compressor de geladeira e o garrafão de pinga está quase no fim. Bom..., logo após a troca do óleo da direção vou fazer uma caipirinha e esvaziar o garrafão para montar a bomba de vácuo. Só vou tomar um pouco mais de cuidado e proteger melhor o garrafão, pois ele pode estourar por conta da pressão atmosférica... ! Tentei fazer esse sistema com garrafa PET para succionar o óleo do diferencial dianteiro e não funcionou a garrafa deforma-se. Valeu , um abraço !
W
nao tem problema com a garrafa que vai usar, nao estoura nao. De preferencia usa uma de parede grossa como essa q usei. Como diz nosso molusco presidente: "beba com moderaçao"
Edintruder
10/09/2007, 23:16
Edubelem, valeu pela dica da MB. Vou ligar para a MB e cotar com eles tb. Na Ford custa R$1098,00.
Edintruder
10/09/2007, 23:20
W
nao tem problema com a garrafa que vai usar, nao estoura nao. De preferencia usa uma de parede grossa como essa q usei. Como diz nosso molusco presidente: "beba com moderaçao"
O risco maior é estourar por pressão positiva, nesse caso o único local de ruptura seria o fundo pois tem a beirada mais aguda.
edubelem
10/09/2007, 23:45
Edubelem, valeu pela dica da MB. Vou ligar para a MB e cotar com eles tb. Na Ford custa R$1098,00.
Ed, tem a MB, as revendas international e ZF. Todas tem essa bomba disponível.
[]'s e boa sorte,
Allan Nielsen
11/09/2007, 02:14
Edi,
Coloquei o manual do HS2.5 em http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html) para download. Ele abrange todos os veiculos que usam este motor como GM, Ford, MB e Land, e o codigo da International Engines da bomba da direção hidraulica para Ranger é diferente do codigo para MB e inclusive da F1000.
Veja na pag 259, grupo 44/127 (Ford Ranger Euro ll) o codigo da International é 71155. Se for comprar fora da rede Ford ou MWM-International tenha certeza de estar comprando a bomba certa.
Entre no site da http://www.mwm-international.com.br/ e veja um distribuidor de peças proximo a voce. Faça a cotação em mais de um distribuidor, pois eles praticam preços diferentes. Os preços da International normalmente são muito mais baratos que os da Ford.
Boa sorte
Márcio T
11/09/2007, 22:05
Olá, Edintruder.
Se a bomba hidráulica for esta aí das fotos, nunca foi usada (sequer instalada) e está à venda. Foi encomendada, mas quando chegou a Ranger já tinha ido. Estou com ela há mais de 1 ano guardada e só lendo seu post é que me lembrei. A bomba é em aluminio, está com o flange triangular de acoplamento, a bucha de redução e a conexão hidráulica. Tem as seguintes gravações no corpo:
ZF
91 102 H
439-191
919-090
40789
1/2
Ainda não tenho noção do preço. Fique à vontade se quiser fazer uma oferta.
Boa sorte.
Márcio
Edintruder
11/09/2007, 23:01
Edi,
Coloquei o manual do HS2.5 em http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html) para download. Ele abrange todos os veiculos que usam este motor como GM, Ford, MB e Land, e o codigo da International Engines da bomba da direção hidraulica para Ranger é diferente do codigo para MB e inclusive da F1000.
Veja na pag 259, grupo 44/127 (Ford Ranger Euro ll) o codigo da International é 71155. Se for comprar fora da rede Ford ou MWM-International tenha certeza de estar comprando a bomba certa.
Entre no site da http://www.mwm-international.com.br/ e veja um distribuidor de peças proximo a voce. Faça a cotação em mais de um distribuidor, pois eles praticam preços diferentes. Os preços da International normalmente são muito mais baratos que os da Ford.
Boa sorte
Tenho um distribuidor international em Pelotas, a 60 km daqui. Vou ligar pra lá amanhã pra ver o valor.
eu tenho os manuais da Ranger, mas ainda não olhei as referências.
Muito obrigado pela dica.
Edintruder
11/09/2007, 23:05
Olá, Edintruder.
Se a bomba hidráulica for esta aí das fotos, nunca foi usada (sequer instalada) e está à venda. Foi encomendada, mas quando chegou a Ranger já tinha ido. Estou com ela há mais de 1 ano guardada e só lendo seu post é que me lembrei. A bomba é em aluminio, está com o flange triangular de acoplamento, a bucha de redução e a conexão hidráulica. Tem as seguintes gravações no corpo:
ZF
91 102 H
439-191
919-090
40789
1/2
Boa sorte.
Márcio
Vou ver o valor por aqui e se os dados forem os mesmos posso te fazer uma oferta pra não ficares com essa bomba aí parada e com dinheiro preso.
O único problema fica por conta da garantia...
Abração.
edubelem
12/09/2007, 09:11
Edi,
Boa sorte
Quando deu problema na minha antiga ranger 2001, comprei a da MB estava mais barata e coube sem problemas, talves seja apenas regulagem de preção, porem o corpo é o mesmo.
[]'s,
Edintruder
12/09/2007, 14:35
Sprinter - R$ 462,74
São Borja - R$ 620,00
Autorizada Ford - R$ 1098,00
Reparo em BH - R$ 420,00
Nova no distribuidor MWM International - R$ 375,00
Rá! Vou comprar em Pelotas mesmo!!! Só espero que a minha Ranger não fique muito freca com tantas peças que eu compro lá... Ahahaahah!
A minha está com um fazamento de óleo terrível. Dei uma olhadinha embaixo do carro e acho que é em uma peça que fica colada no eixo dianteiro. :concordo:
Vou levar em um macânico para elle fazer uma análise.
Edintruder
23/09/2007, 16:47
O mais incrível aconteceu!!!
A direção hidráulica voltou ao normal!!!
Ontem saí de casa e estava turdo normal novamente! Macia e sem ruído na bomba!
Milagre!!!
Vou trocar o fluído pois acredito que possa ter sido alguma sujeirinha que tinha trancado em alguma válvula do setor de direção.
Edintruder
30/07/2008, 20:41
Pois é, a novela da minha Ranger voltou...
Estava eui olhando essas páginas novamente devido ao link postado pelo Cbridi, e notei que faz um ano essa mesma ladainha.
Troquei o óleo melo Dexron III depois de uma boa limpeza no sistema e no reservatório, estava tudo normal atpe a bomba começar e gemer... Para torcer as rodas tem que acelerar e a bomba chega a vibrar, porém estou dando pau sem pena nela. Estou manobrando com a Ranger parada e giro alto só para ver se se entrega de uma vez ou volta ao normal de novo!
Notei uma coisa, a bicha geme e não se entrega! Está um saco apenas é que com o motor ligado fica o ruído da bomba constante. O consumo subiu um pouquinho pois pesa no motor. Quando tiver tempo vou à Pelotas buscar uma nova e troco quando essa se entregar.
Roger, para trocar o fluído não tem mistério, é só colocar a mão na massa, ou melhor, na graxa! Solta as duas mangueiras dio reservatório da DH e passa a ponta da mais grossa até ficar no chão e escorrer o óleo todo. Depois com o motor desligado e as rodas dianteiras no ar vira o volante de batente à batente até esvaziar o setor. Depois é só colocar óleo novo. 1 litro certinho fica na marca Max do reservatório.
Limpa bem o reservatório por dentro pois no fundo dele tem uma telinha fina que retém impurezas e acaba entupindo.
Compra o Fluído Mercon que é mais garantido. Quando trocar a bombva eu irei colocar o Mercon.
Anthoniusnikos
30/07/2008, 21:07
X............. 10 Edin !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abração
Anthoniusnikos
Estava eui olhando essas páginas novamente devido ao link postado pelo Cbridi, e notei que faz um ano essa mesma ladainha.
Troquei o óleo melo Dexron III depois de uma boa limpeza no sistema e no reservatório, estava tudo normal atpe a bomba começar e gemer... Para torcer as rodas tem que acelerar e a bomba chega a vibrar, porém estou dando pau sem pena nela. Estou manobrando com a Ranger parada e giro alto só para ver se se entrega de uma vez ou volta ao normal de novo!
Notei uma coisa, a bicha geme e não se entrega! Está um saco apenas é que com o motor ligado fica o ruído da bomba constante. O consumo subiu um pouquinho pois pesa no motor. Quando tiver tempo vou à Pelotas buscar uma nova e troco quando essa se entregar.
Roger, para trocar o fluído não tem mistério, é só colocar a mão na massa, ou melhor, na graxa! Solta as duas mangueiras dio reservatório da DH e passa a ponta da mais grossa até ficar no chão e escorrer o óleo todo. Depois com o motor desligado e as rodas dianteiras no ar vira o volante de batente à batente até esvaziar o setor. Depois é só colocar óleo novo. 1 litro certinho fica na marca Max do reservatório.
Limpa bem o reservatório por dentro pois no fundo dele tem uma telinha fina que retém impurezas e acaba entupindo.
Compra o Fluído Mercon que é mais garantido. Quando trocar a bombva eu irei colocar o Mercon.
É isso que eu precisava! Um post específico com as operações, valeu Edin^^
E outra, tbm preciso mecher no tanque... Mas pra tirar e tudo mais vou ter que levar no mecanico mesmo...Não garanto o serviço, como vi nos posts do anthoniusnikos que foi foda de botar no lugar...Talvez eu confeccione a peça pra pegar o óleo bem embaixo e leve lá coloco, e eles montam o tanque pra mim...
Abraços
Roger
Anthoniusnikos
30/07/2008, 21:45
Roger, faça a sua parte, e ajude o mecânico fazer a dele. Assim as coisas ficarão a contento. Senão, coitada da sua viatura, e você está fuuuuuuuud...!
Abração
Deixar pra mecanico não é facil... Ainda mais coisas simples assim que nao tem nessecidade extrema de ser consertado...Mas é um saco essas mecanicas...
Anthoniusnikos
30/07/2008, 22:06
Então arruma e posta aquí, senão vai ficar parecendo BLOGUEIRO de "Papo Furado". Volte e leia o início do tópico.
Anthoniusnikos
edubelem
31/07/2008, 00:51
Ed, quando vc trocar a bomba, leva em alguma oficina que mexe com hidráulico e manda aumentar a pressão, em 10%, a direção fica bem mais leve e agradável de dirigir.
Abs,
Edintruder
31/07/2008, 08:13
Edu, a bomba possui essa regulagem?
Se possuir esse tipo de regulagem eu ainda posso espremer até o último suspiro da minha! Ehehehe!
duardobruno
31/07/2008, 09:13
X2! Eu fiz esse procedimento aí na minha e tá funcionando que é uma beleza. 3 meses e nenhum problema até agora. Parou a xiadeira e a vibração.:concordo:
Essa regulagem não compromete a bomba?
Allan Nielsen
31/07/2008, 10:31
Quando trocar a bombva eu irei colocar o Mercon.
Edi,
minha experiencia em sistemas hidraulicos me ensinou que a especificação correta do fluido é muito importante pra saude do sistema. principalmente em sistemas com bombas de palheta, que neste caso tem o desgaste acentuado, e contamina o fluido. Embora muitos digam que oleo ATF é tudo igual, e os sitemas funcionem bem com qualquer um (funciona até com agua) é na hora em o sistema é bastante exigido que o fluido fará diferença.
Eu particularmente gosto dos oleos da Texaco, e neste caso o que atende a classificação Mercon é o 7045E (+-R$13 o lt).
Abs
edubelem
05/08/2008, 18:23
Edu, a bomba possui essa regulagem?
Se possuir esse tipo de regulagem eu ainda posso espremer até o último suspiro da minha! Ehehehe!
Existe sim, fica ao lado da saída de pressão.
Segundo o bombista, vc pode trabalhar apenas 10 % dos parâmetros, por exemplo, se a pressão for de 110 bar, vc poderá mexer apenas entre + ou - 11, no caso 120 - 121 bar, mais do que isso já irá comprometer bastante o sistema.
Ed compra logo uma nova, se vc mexer em uma bomba já desgastada, poderá piorar o problema, ontem tive que comprar uma bomba p/ a sprinter 312 que tenho e custou 500,00 de 3x na Mercedes, e é a mesma da ranger 2.5 e 2.8, na ZF estava por 630,00, e tinha uma paralela de ferro, não aconselho, por 320,00, porem essa é de péssima qualidade, não durou 10.000km.
Abs,
Márcio T
05/08/2008, 21:06
Edin, só para constar: Há um ano atrás, lendo este tópico, lembrei que tinha uma bomba da DH, sem uso, guardada. Na época, quando acertávamos o preço, a sua voltou a funcionar...
Engraçado é que só lembrei da bomba (ainda está guardada) agora, quando o tópico "retornou das trevas" e sua bomba pifou de novo.
Ainda continua disponível para venda (a bomba de alumínio, com o fundo verd) pois não dá p'rá usar na Explorer (a que está desmontada, quando estava trocando o reparo).
Boa sorte.
[]'s torcendo p'ráquela bomba ficar mais 1 ano guardada...
Edintruder
05/08/2008, 22:21
Marcio, qual é a marca dela?
Me manda o preço dela por MP para quem sabe tirar ela do baú...
Márcio T
06/08/2008, 12:26
Olá, Edin.
Recuperando o post:
Olá, Edintruder.
ZF
91 102 H
439-191
919-090
40789
1/2
Boa sorte.
Márcio
Cássio Pablo
27/04/2020, 21:42
Galera muito obrigado, tenho meu Primeiro carro 4x4 a Diesel, estou aprendendo muito nos tópicos, valeu!