PDA

Ver Versão Completa : Turbo Elétrico Supercharger



UENIRI
05/09/2007, 09:01
Está sendo anunciado no Mercado Livre um produto (pra mim novo) turbo eletrico supercharger, que supostamente aumenta a potência de qualquer tipo de motores 1.0 até 1.8 entre 15 e 30% segundo os anunciantes, alguem já comprovou a veracidade de tal notícia? será que realmente funciona? pois seu valor é bastante acessível.

Jossano
05/09/2007, 13:13
Camarada,

Para mim é papo, se ajudar 5% é muito

na minha opniao é suficiente para romper a resistencia e impedancias criada pelos dutos e o filtro de combustivel.... nada mais que isso.

Seria como o motor trabalhra se filtro..... claro que ajuda a entrada de ar

mas 15% a 30% ... NUNCA

Um produto serio, vendido pela forcedflow consegue amumenta 7% e custa a bagatela de R$ 800,00

Abracos

Jossano

robertofs
05/09/2007, 13:38
Está sendo anunciado no Mercado Livre um produto (pra mim novo) turbo eletrico supercharger, que supostamente aumenta a potência de qualquer tipo de motores 1.0 até 1.8 entre 15 e 30% segundo os anunciantes, alguem já comprovou a veracidade de tal notícia? será que realmente funciona? pois seu valor é bastante acessível.

As opiniões dos compradores não são muito esclarecedoras. Só dizem que o produto é bom e tal.

O vendedor afirma que o produto gera de 2 a 3 psi, que corresponde a 0,138 e 0,207 bar, respectivamente. Eu já tive Niva com turbocompressor regulado para no máximo 0,4 bar, e melhorou sensivelmente o desempenho, mas não o tornou um carro de corrida. Geralmente, sem forçar muito o pé, o turbocompressor soprava constantemente a 0,2 bar. Era suficiente para o Niva subir de 5.a onde só subia de 4.a. Além do desempenho ter melhorado, ficou sensivelmente mais econômico, fazendo 5 a 5,5 km/l de álcool na cidade, e até 8 km/l na estrada. Posto isso, talvez esse produto gere algum benefício sim, mas acreditaria mais nos 15% que nos 30%.

O motor 1.6 original do Niva, que tem taxa de compressão na ordem dos 8,5:1, com sobrepressão de 0,138 bar teria a taxa de compressão aumentada dinamicamente para algo em torno de 9,7:1, o que certamente resultaria numa sensível melhora no torque. No entanto, é apenas uma estimativa, que, na prática, pode resultar em algo pior ou melhor que isso, afinal, não se deve esquecer que de certa forma exigirá mais carga do alternador, que também rouba algum desempenho do motor. Acho que seria uma boa pedida para quem quisesse usar álcool como combustível, já que para esse combustível é bem vinda uma taxa de compressão mais alta a fim de proporcionar ao motor um melhor rendimento.

Segue um link de um cara que fala sobre um projeto pessoal de supercharger elétrico: http://www.turbomagazine.com/tech/0406tur_knight_turbo_electric_supercharger.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

UENIRI
05/09/2007, 14:05
Roberto, que é expert no assunto, me diga aí será que vai bem no AP 1.6D

robertofs
05/09/2007, 14:38
Roberto, que é expert no assunto, me diga aí será que vai bem no AP 1.6D

Camarada, para esse motor teria que ser algo bem mais efetivo. Aí só um compressor mecânico ou um turbocompressor mesmo.

Pra fazer um AP 1.6D render melhor o ideal seria destaxar (23,5:1 original) para algo equivalente ao que se tem nos motores diesel turbo VW (22,5:1 no 1.9TD e 19,5:1 no 1.9TDi), usar uma sobrepressão de uns 0,4 bar pelo menos, e também contar com um bom intercooler para reduzir riscos de super-aquecimento, além de enriquecer a mistura ar/combustível. Por falar em "enriquecer", ajustes na bomba injetora seriam necessários para injetar mais combustível na câmara, já que haverá mais ar. No entanto, já que o motor trabalha num regime de alta carga para render, talvez nem seja necessário enriquecer a injeção de combustível imediatamente. Enfim, como não há um parâmetro original para um AP 1.6TD, teria que montar e observar o comportamento, para então realizar os ajustes necessários.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Eliseu
05/09/2007, 15:19
Acho que esse turbo elétrico funciona sim, mas jamais rendendo os 30%. Algo em torno de 1a a 15% é aceitável, desde que acompanhado da respectiva melhora na quantidade de combustível admitido (ou injetado nos motores injetados). []`s

Sukys
05/09/2007, 15:33
Está sendo anunciado no Mercado Livre um produto (pra mim novo) turbo eletrico supercharger, que supostamente aumenta a potência de qualquer tipo de motores 1.0 até 1.8 entre 15 e 30% segundo os anunciantes, alguem já comprovou a veracidade de tal notícia? será que realmente funciona? pois seu valor é bastante acessível.

Turbina com acionamento elétrico é coisa tão velha quanto o próprio motor elétrico. Funcionar até que funciona mas com consumo elétrico absurdamente elevado, e a maioria das tralhas que tem por aí só podem ser utilizadas por tempo muito limitado, sob risco de queima do motor elétrico.
Outro problema, que não depende da qualidade e sim da forma de acionamento, é que a pressão é inversamente proporcional à rotação do motor.

Sds,
Sukys

Eliseu
05/09/2007, 16:15
Realmente, o turbo elétrico vai exigir uma série de equipamentos... e consome provavelmente mais do rende.... Mas que funciona, funciona. []`s

Jossano
05/09/2007, 18:48
Pessoal

A ideia é muito boa, e as amalises feitas pelo Roberto estao otimas.

Mas solucoes muito baratas sao extranhas, ou mesmo duvidosas.

fazendo uma pesquisa pelo mundo do google achei o seguinte site:

http://www.force-flow.com/

Temos a seguinte tabela:

Cold Air Intake Systems $300-$500 2-4%
Performance Chip $350 + 2-5%
Turbocharger $3000 + 20% +
Supercharger $2000 + 15% +
ForceFlow 4.0 $400 4-8%

verifiquem o site é serio, tem procedencia e eles prometem de 4-8% no rendimento do motor

O consumo em amperagem é de 60A, ou seja, se vc tem alternador original, vai trabalhar no limite.... para quem nao sabe o que siguinifica 60A isso equivale a 6 farois de milha de 100W ou 12 farois de Milhas do comum... percebem algum inconveniente??

Entao esse produtos do ML podem ajudar sim, mas apenas a ponto de eliminar a resistencia que o ar tem ao passar pelos filtrose dutos.

Ganhos entre 15 a 30%... nao acredito

abracos

Jossano

Luiz André
05/09/2007, 21:05
Olá colegas sou novo no forum, mas entendo alguma coisa de motores, será q uma solução legal pros nossos nivas nao seria uma blower, é um turbo q funciona mecanicamente com a rotação do motor, só q eu acho bem mais interessante pelo fato de nao sofrer o chamado lag q os turbocompressores normais sofrem, jah no mercado livre uns blowers pra carro 1000, será q alguem consegue achar algum q seja adaptavel pros nossos russos!!????

robertofs
06/09/2007, 09:33
Olá colegas sou novo no forum, mas entendo alguma coisa de motores, será q uma solução legal pros nossos nivas nao seria uma blower, é um turbo q funciona mecanicamente com a rotação do motor, só q eu acho bem mais interessante pelo fato de nao sofrer o chamado lag q os turbocompressores normais sofrem, jah no mercado livre uns blowers pra carro 1000, será q alguem consegue achar algum q seja adaptavel pros nossos russos!!????

O compressor mecânico é uma opção interessante, mas como quem já usou motor turbinado, tenho algumas observações.

Embora se comente que o compressor mecânico é ideal para repontenciar um motor principalmente por oferecer sobrepressão já a partir da marcha lenta, no caso de altas rotações o compressor geraria ainda mais sobrepressão. Isso significa que sempre que a rotação sobe, a necessidade de combustível também subirá para garantir a estequiometria do combustível, ou seja, se há mais ar no interior dos cilindros, então deve haver um suplemento de combustível para que a mistura não fique pobre, o que é prejudicial para o motor. Sendo assim, em motores pequenos o que se vê normalmente é o trabalho do motor sempre acima dos 3000 RPM's, então, em altas rotações, com um compressor mecânico, haveria sempre sobrepressão na admissão, o que iria requerer mais combustível. Então, o trabalho de um compressor mecânico convencional não depende da carga de trabalho do motor, mas sim de sua rotação, exclusivamente.

No caso de um turbocompressor que tenha sido devidamente escalonado para a capacidade cúbica do motor e característica de uso do mesmo, a sobrepressão sedá em função da carga do motor, ou seja, acelerando muito, a mistura nos cilindros é enriquecida, gerando muito fluxo de gases, que propicia maior giro do rotor da turbina, com pouca influência da rotação, gerando sobrepressão já em baixas rotações, como no compressor mecânico. Porém, acelerando pouco, a mistura nos cilindros é empobrecida, gerando baixo fluxo de gases, o que reduz a rotação do rotor da turbina, resultando em quase nenhuma sobrepressão, mesmo que a rotação esteja alta, ao contrário do compressor mecânico.

Por essas características do turbocompressor, eu o prefiro, pois posso controlar no pé o seu regime de trabalho, tendo força quando necessário, e economia de combustível na maior parte do tempo.

Seguem umas fotos de uma adaptação de compressor mecânico do Fiesta Supercharger feita em um Chevette 1.4 de um amigo meu. Faltavam ainda a conexão para o filtro de ar (por trás), colocar a tampa no compressor e conectá-la à tampa de pressurização do carburador.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

UENIRI
06/09/2007, 11:11
Olá colegas sou novo no forum, mas entendo alguma coisa de motores, será q uma solução legal pros nossos nivas nao seria uma blower, é um turbo q funciona mecanicamente com a rotação do motor, só q eu acho bem mais interessante pelo fato de nao sofrer o chamado lag q os turbocompressores normais sofrem, jah no mercado livre uns blowers pra carro 1000, será q alguem consegue achar algum q seja adaptavel pros nossos russos!!????

Será que um blower supercharger funcionaria no morot APdiesel 1.6

Sukys
06/09/2007, 11:27
O compressor mecânico é uma opção interessante, mas como quem já usou motor turbinado, tenho algumas observações.Embora se comente que o compressor mecânico é ideal para repontenciar um motor principalmente por oferecer sobrepressão já a partir da marcha lenta, no caso de altas rotações o compressor geraria ainda mais sobrepressão.

Roberto,

Pelo seu texto fica a impressão que blower é um compressor mecânico e turbo não, quando na verdade ambos são compressores mecânicos.

Considerando um blower CORRETAMENTE dimensionado para o motor, com o aumento da rotação do motor a pressão TENDE a diminuir e não aumentar, e isso por causa do acionamento sincronizado e da perda de eficiência do compressor em altas rotações. Por isso que em blower bem dimensionado não existe a necessidade de utilizar válvula de alívio.
Agora, considerando um turbo, com o aumento da rotação do motor a pressão TENDE a subir indefinidamente justamente por causa da ausência de sincronismo entre motor e turbina, onde a rotação da turbina, e em ultima analise a pressão, dependem da cinética dos gases de escape. Por isso que turbo necessita de válvula de alívio pra limitar a pressão.


Por essas características do turbocompressor, eu o prefiro, pois posso controlar no pé o seu regime de trabalho, tendo força quando necessário, e economia de combustível na maior parte do tempo.

Economia só antes da entrada da turbina, e força só depois da sua entrada, e quem controla isso não é o pé.

Sds,
Sukys

robertofs
06/09/2007, 12:14
Roberto,

Pelo seu texto fica a impressão que blower é um compressor mecânico e turbo não, quando na verdade ambos são compressores mecânicos.



Você está confundindo "bife a milanesa" com "bife ali na mesa". É claro que ambos são dispositivos mecânicos, mas por convenção, constuma-se chamar um blower de compressor mecânico. Isso porque é acionado por uma polia, que por sua vez está conectada por correia a uma outra polia, logo, o atuador é mecânico, ao passo que no turbocompressor não há um atuador mecânico do rotor da turbina.



Considerando um blower CORRETAMENTE dimensionado para o motor, com o aumento da rotação do motor a pressão TENDE a diminuir e não aumentar, e isso por causa do acionamento sincronizado e da perda de eficiência do compressor em altas rotações. Por isso que em blower bem dimensionado não existe a necessidade de utilizar válvula de alívio.
Agora, considerando um turbo, com o aumento da rotação do motor a pressão TENDE a subir indefinidamente justamente por causa da ausência de sincronismo entre motor e turbina, onde a rotação da turbina, e em ultima analise a pressão, dependem da cinética dos gases de escape. Por isso que turbo necessita de válvula de alívio pra limitar a pressão.


Ora, se você tem uma bomba, e aumenta a rotação dela, a tendência é aumentar a pressão, não? Prova disso é que para se extrair mais pressão de um compressor troca-se geralmente as polias por outras menores a fim de aumentar a rotação dos rotores do compressor. Agora, qualquer dispositivo que gere pressão necessitará de uma válvula de controle, caso a pressão que ele gere seja maior que a admitida pelo motor. No caso do turbo o inconveniente é que quando a pressão na parte quente é aliviada, através da abertura do bypass, a rotação do rotor cai, e perde-se algum tempo para pressurizar novamente. Porém, isso só ocorre se usar válvula de alívio na turbina, pois se utilizar uma válvula pop-off na tampa de pressurização o rotor nunca perderá rotação, mesmo que a pressão seja jogada para a atmosfera.




Economia só antes da entrada da turbina, e força só depois da sua entrada, e quem controla isso não é o pé.

Sds,
Sukys

Exatamente o que falei. Se eu carcar o pé no acelerador, aumento o fluxo de gases, o que aumenta a rotação do rotor da turbina, que por sua vez aumenta a velocidade das palhetas da parte fria, que acaba por aspirar e pressurizar mais ar, demandando mais combustível suplementar. Mas se eu tirar o pé, acontecerá o inverso, não demandando nenhum combustível suplementar. E aonde é que eu controlo isso? Não é no acelerador? Então :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Eliseu
06/09/2007, 12:38
Luiz,
é possível adaptar um blower mecanico em qualquer motor, desde que se tenha criatividade e tempo $$$$, para fazer. Até em motor 2 tempos é possível - vide os motores Detroit V8, que tem os 2: o turbo normal e mais o blower. []`s

Jossano
06/09/2007, 13:27
Pessoal, acho que esta rolando uma confusaozinha e vou tentar ajudar

existem 2 tipos de "alimentadores" de sobre carga de ar

1- Turbos
2- Blower
- Volumetrico
- Soprador

O turdo nao é um compressor mecanico, pois ele nao é acionado mecanicamente. O turbo é de acionamento hidrodinamico, ou seja, acionado por dinamica gasosa... o gas do escapamento aciona uma turbina que comprime o ar. Como o turbo depende da vazao dos gases (velocidade) ele ácionado acima de uma determinada pressão, ou seja, em baixas rotacoes a atuacao dele é nula ou particamente nula.... claro que existe o dimencionamento que é critico.

O blower é mecanico, pois tem uma transmissao de forca mecanica direta (correia). Diferente do turbo, o blower fornece uma pressao positiva ja em baixas rotacoes, pois seu acionamento é direto. Mas ao aumentar a rotacao a pressao do blower nao aumenta indiscriminadamente, pois ele tem uma curva caracteristica de bombeamento e um limite. A partir de determinada rotacao ele nao fornece mais pressao e apenas volume de ar... é a mesma coisa que colocar a primeira no carro e pisar... em primeira a 2000 RPM o carro anda a 20 km/h a 5000 RPM ele anda a 25km/h o que vai diferenciar é a forca que estara sendo disponibilizada. Essa linha de raciocinio é para o blower volumetrico.

Temos tb o tipo soprador, que nao exerce uma sobre pressao e sim uma sobre ventilacao ele apenas alimenta o motor com a quantidade de ar que o motor precisa naquele momento, sem isso significar uma grande pressao na entrada das valvulas de admissao..... portanto apenas um facilitador.

Todos tem suas vantagens e desvantagens e para que quiser estudar oassunto basta ir no google e faver uma breve pesquisa... tem muito material e muita informacao

espero ter ajudado

abracos

Jossano

robertofs
06/09/2007, 16:10
Um turbocompressor só não funciona bem em baixas rotações, e até mesmo em marcha lenta, se tiver um lag muito grande. Os turbocompressores modernos, como os TGV (turbo de geometria variável) alteram o formato das pás do rotor para otimizar seu funcionamento em baixas e altas rotações, principalmente para motores de pequena capacidade volumétrica, já que nos motores grandes os turbocompressores já pressurizam bem a 500 rpm, pois o volume do motor é grande, a exemplo de motores de caminhões e máquinas.

Meu Niva já foi turbinado, com uma turbina de baixo lag, trim .35 a/r .42, no motor original. A 1500 RPM a turbina já assobiava, gerando 0,2 psi de pressão, e como a rotação de marcha lenta do motor do Niva é na casa dos 900 RPM, então a pegada era muito boa já em baixa rotação. Mas em rotações mais altas, o turbo só pressurizava se eu exigisse mais do acelerador, caso contrário, ficava praticamente inativo, porque, mesmo com rotação mais alta, a carga no motor era baixa.

Reafirmando, é por essas características que eu prefiro o turbocompressor, mas não tenho dúvidas que o compressor de acionamento mecânico seja bom também.

Há uma simulação no BestCars de um jeep com motor Ford OHC 2.3 com preparação aspirada, com turbo compressor e compressor de acionamento mecânico. Recomendo a leitura: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Sukys
06/09/2007, 16:36
Você está confundindo "bife a milanesa" com "bife ali na mesa".

Realmente, culinária não é meu forte... :-)

Existem três categorias de compressores:

-Volumétricos
-Centrífugos
-Por onda de choque (que por ser complexo não é usual)

Existem três categorias de acionamento:

-Acionamento mecânico (ou engrenado)
-Acionamento hidrodinâmico
-Acionamento elétrico (que por ser pouco eficiente não é usual)

Prefiro a descrição de que o blower é um "compressor volumétrico de ACIONAMENTO mecânico (ou engrenado)" e o turbo um "compressor centrífugo de ACIONAMENTO hidrodinâmico" (e lembrei até do paxton, que é um "compressor centrífugo de acionamento engrenado") mas se é pra simplificar sem perder o SENSO das palavras, prefiro chamar o blower de "compressor volumétrico" e o turbo de "compressor centrífugo", mesmo porque ambos são dispositivos mecânicos. :-)

Questão de semântica...


Ora, se você tem uma bomba, e aumenta a rotação dela, a tendência é aumentar a pressão, não?

No caso de compressor engrenado, não!
O crédito do compressor mantém a mesma relação com o débito do motor em qualquer rotação, e na verdade, com o aumento da rotação existe é diminuição de crédito por deficiência de bombeamento. Já escrevi isso e o Jossano também.


Prova disso é que para se extrair mais pressão de um compressor troca-se geralmente as polias por outras menores a fim de aumentar a rotação dos rotores do compressor.

Isso apenas prova que alterando a relação de polias altera-se o crédito de ar, que se for maior que o débito resulta em pressão, só isso.
Outra coisa, ao contrário do turbo que possui maior abrangência de uso, o blower tem relação direta com a cilindrada do motor. Utilizar blower "pequeno" em motor "grande" na base da alteração da relação de polias faz a eficiência no bombeamento despencar a medida que aumenta a rotação do motor, e até arrisco em dizer que a confusão que você está fazendo vem do resultado em usar blower inadequado ao motor.


Agora, qualquer dispositivo que gere pressão necessitará de uma válvula de controle, caso a pressão que ele gere seja maior que a admitida pelo motor.

Qualquer dispositivo, não!
Só existe válvula de alívio quando a pressão sobe muito acima do necessário, e isso é usual (pra não dizer obrigatório) quando o acionamento do compressor é hidrodinâmico (turbo).
Em compressor volumétrico o comum é fazer o controle de pressão com ajuste na relação de polias, a não ser que se queira a função de booster, mas isso já é outra história.

Pode fuçar pela web que vai ler coisa do tipo.


Temos tb o tipo soprador, que nao exerce uma sobre pressao e sim uma sobre ventilacao...

Das três categorias de compressores acima citados, qualquer um pode atuar com a FUNÇÃO de soprador, basta trabalhar com crédito igual a débito.

Sds,
Sukys

robertofs
06/09/2007, 16:49
Realmente, culinária não é meu forte... :-)

Sds,
Sukys

Resumindo, prefiro o turbocompressor :concordo:

Mesmo porque, em um cofre que haja pouco espaço, é mais difícil adaptar um compressor que uma uma turbina. O legal do compressor é não ter que mexer no escapamento, o que pra uma turbina é imprescindível. Mas para o Niva, há espaço de sobra pra turbina ou compressor, ou ambos ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Sukys
06/09/2007, 17:38
Há uma simulação no BestCars de um jeep com motor Ford OHC 2.3 com preparação aspirada, com turbo compressor e compressor de acionamento mecânico. Recomendo a leitura: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm

Se existe simulação que destoa completamente da prática, encontrou o lugar certo. Se não acredita nisso tire a dúvida com qualquer preparador de motores com boa experiência.


Resumindo, prefiro o turbocompressor

Quando o assunto é fora de estrada, torque bom é aquele que dá as caras em baixa rotação, com uso de blower ou com litros de cilindrada.
Já com o turbo, torque em baixa só mandando a embreagem pra caixa-prego.

Mas gosto não se discute, lamenta-se. :-)

Sds,
Sukys

robertofs
06/09/2007, 17:46
Se existe simulação que destoa completamente da prática, encontrou o lugar certo. Se não acredita nisso tire a dúvida com qualquer preparador de motores com boa experiência.


Não seja radical :-)

Isso não é uma regra. É uma simulação. Então, é como filme de ficção. Não dá pra dizer que é "cheio de mentiras", assim como não dá pra dizer que um simulação é "cheia de verdades" ;-)



Quando o assunto é fora de estrada, torque bom é aquele que dá as caras em baixa rotação, com uso de blower ou com litros de cilindrada.
Já com o turbo, torque em baixa só mandando a embreagem pra caixa-prego.

Mas gosto não se discute, lamenta-se. :-)

Sds,
Sukys

Aqui entra um ponto importante: já afirmei que já tive motor de Niva turbinado, e que resultado em baixa rotação era bom. Isso porque escolhi adequadamente a turbina para o meu motor. Agora, você já teve um motor de Niva original turbinado? Se não teve, então não sabe do que estou falando, e sendo assim, o que você afirma é apenas simulação :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO

Sukys
06/09/2007, 21:07
Isso não é uma regra. É uma simulação. Então, é como filme de ficção. Não dá pra dizer que é "cheio de mentiras", assim como não dá pra dizer que um simulação é "cheia de verdades" ;-)

Simulador decente não é filme de ficção, mas... deixa isso pra lá, não sou entendido nem de filme de ficção e nem de culinária. :mrgreen:


Se não teve, então não sabe do que estou falando, e sendo assim, o que você afirma é apenas simulação

Quem tem experiência não precisa de ter para saber.
Conheço um excelente engenheiro aeronáutico, e nem por isso ele tem um boeing estacionado na garagem. :mrgreen:

Quando a conversa descamba pro "sei porque tenho", tou fora porque pra mim isso é falta de argumento.

Sds,
Sukys

Eliseu
06/09/2007, 21:11
Caraca,
opiniões não faltam. Mas o melhor é cada um escolher o seu pelo bolso ou o gosto. O fato é que NORMALMENTE se vê motor de baixa cilindrada com o turbo compressor e motores de grande cilindrada (V8, 6 canecos...) com blower e também pelo uso que se vai fazer: esportivo=turbo; utilitário=blower. Claro que existem as excessões: Fiesta/Ecasport, ... []`s

Luiz André
06/09/2007, 21:17
Nossa!!! muito bom ver isso, mostra todo interesse no pessoal em achar uma solução para um problema classico dos nossos bichinhos, mostra q a galera está afim de expressar seus conhecimentos, mas aí queria saber de soluções baratas partindo de principios mais simples, por exemplo filtros esportivos, escapamentos dimensionados, existem soluções desse tipo para melhorar um pouco a performance do NIVA ??

alexandre roveri
06/09/2007, 21:55
Gente, tô montando uma barraquina de pipoca nesse tópico, se alguem quiser um pacote é so entrar na fila . :parede:
Agora mais sério um pouco : - hidrodinâmica não seria um termo aplicado apenas ao estudo de LIQUIDOS IMCOMPRESSÍVEIS, tal tal tal tal .
E, no caso, um turbocompressor seria um "dispositivo mecânico" que aproveita a descompressão dos gases resultantes da queima, e tal tal ta ltal tal !
Não é apenas semântica, é que se comunicar por escrito é foda :grin:
Entaum acho que vale a pena acertar no termo. Para uns cabaço, que nem eu, não ficar mais perdido ainda.
IMHO, Robertão, vc entrou numas com o cara errado, tipos assim, tá querendo ensinar o Pai Nosso ao Vigário ;-)

olha a pipoquinha !!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Sukys
06/09/2007, 23:42
Alexandre,

Você está correto, escrevi "hidrodinâmico" e nem me dei conta disso. Nos meus textos (e do Jossano) onde se lê "hidrodinâmico" leia-se "dinâmico".

Quanto a pipoca, se depender de mim vai ficar pra outra, porque é publico e notório que turbo em motor Otto tem mais a ver com potência em alta do que com torque em baixa. Cada um colocou seus argumentos, e quem ler que acredite em quem quiser e no que quiser, ou então faça melhor: google, mas não em sites sobre ficção! :-)

Sds,
Sukys

Cavalcante
07/09/2007, 08:37
Vou botar um pouco de pimenta na conversa:mrgreen:


O consumo em amperagem é de 60A, ou seja, se vc tem alternador original, vai trabalhar no limite.... para quem nao sabe o que siguinifica 60A isso equivale a 6 farois de milha de 100W ou 12 farois de Milhas do comum... percebem algum inconveniente??



Se o consumo é da ordem de 60A, dando de barato que o alternador já foi devidamente dimensionado, a potência consumida pelo motor elétrico será da ordem de 60 x 13,8 ~ 830 W, ou 1,1 hp. Considerando que as perdas elétricas e mecânicas no sistema motor-alternador-motor elétrico são da ordem de 40% (isso é um chute mas com certa propriedade), esse conjunto vai demandar uma potência de 1,1/0,6 ~ 1,8 hp do motor. Considerando que os números são relativos a potência máxima, vamos considerar também a potência máxima do motor, por exemplo um motor de 70 hp. Some aí os 4% de ganho de potência prometidos, e dá 72,8 hp. Resta saber o que ninguém disse até agora: o ganho é líquido ou bruto? Se for líquido, maravilha. Mas como o que é ruim todo mundo esconde e o que é bom todo mundo escancara, tenho bons motivos pra acreditar que esse ganho de potência seja bruto. Se for, tem de descontar daí o que a própria trapizonga gasta, e tem-se um ganho da ordem de 1,4%.

Eliseu
07/09/2007, 10:58
CAVALCANTE,
ou seja, não vale a pena !?!?!....[]`s

robertofs
07/09/2007, 12:56
IMHO, Robertão, vc entrou numas com o cara errado, tipos assim, tá querendo ensinar o Pai Nosso ao Vigário ;-)


Então, esquento com isso não :concordo:

Mesmo porque, o lance é ação e reação. Quem usa de um teor agressivo para expor suas opiniões, deve receber contra-opiniões no mesmo teor, pois talvez não entenda uma forma mais branda de se comunicar. E como poliglota é aquele que fala a língua de várias tribos, se vier com pedras na mão devolvo-as :concordo:

Antes de saber muito de física, matemática, química e tudo mais, é bom aprender a se comunicar, porque o que vale é o benefício coletivo :concordo:

E como não sou cientista, posso dizer para todos os camaradas não cientistas: uma turbina bem dimensionada para o motor do Niva vai muito bem, e eu paguei pra ver, afinal, nem sempre tudo o que foi definido no mundo derivou-se exclusivamente da teoria. Então, fica aqui o meu depoimento :concordo:

Espero que alguém encare colocar um blower e nos conte o resultado, pois é assim que se constrói bases de informação úteis, como esse forum :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
07/09/2007, 12:57
Camaradas

Vamos colocar uns conceitos ai rsrsr

Primeiro:
Se existe blower e turbo, entao existe vantagens e desvantagens certo? Pelo que eu conheco o turbo usa oleo do motor e devido a isso tem que usar oleo certo e as trocas de oleo mais precisas... entao ja temos que abrir um buraco no carter. Depois vc nao pode chegar na garagem e desligar o motor com o turbo logo de cara, tem que espera o turbo baixar a rotacao. Ja o Blower, deligou o motor ele para e nao tem lubrificação vinda do motor... entretanto na da para colocar 3Kg de pressao num blower... ja no turbo da.... o blower tb tem a vantagem de poder comprimir a mistura ar+combustivel, no turbo so se comprime o ar. Outra grande diferenca é que para altas performance o turbo exige um Intercooler pois aquece o ar e isso é ruim... ar quente menos densidade portanto menos oxigenio. No blower nao é necessario usar intercooler, pois ele nao aquece o ar nem a mistura.

Hidrodinâmica:
É assim que se fala mesmo sendo ar...a hidrodinâmica normalmente é usada no estudo da movimentacao de fluidos como a água, entretanto o ar sendo uma massa em movimento, tem caracteristicas fluidicas como os liquidos e por isso usa-se o termo hidrodinânica para o estudo ou o entendimento de uma movinentação gasosa... portantao é corretissimo dizer coisas como: o estudo hidrodinâmico da passagem do ar por um tudo.

Rendimento de motores.
Os motores a combustão interna, eu acredito que sejam os que tem menos rendimento.... um motor a gasolina nao rende mais de 20% .... O rendimento é a relacao entre energia aplicado (combustivel) e energia transformada (a da saida do eixo).. Só 20%.. um lixo!! com um turbo o motor rende 25% mas nunca vi um motor a conbustao que rendesse mais do que 30%..... o resto é perdido em calor... veja bem, se vc usar um motor do carro como aquecedor de água, ele é mais eficiente do que para movinentar o carro!!!
O motor eletrico tem na pior das hipoteses tem rendimento de 80%, existindo motores que tem rendimento de ate 99%!!! Alem de uma forca descomunal.... quem conhece trolego (onibus eletrico) sabe que antigamente éra muito comum moer diferencial desses onibus, pq o cara sentava o pé no acelerador e o motor ia no torque maxio e moia tudo, nao chegava nem cantar o pneu... moia, ja vi pinhao banguelo. Se vc pegar um caminhao com motor de 500Hp e afundar o pe no acelerador e der um tranco no diferencial, provavelmente nao vai acontecer nada.. no maximo quebrar um dente.
O motor eletrico da turbininha do forceflow nao da 48% nunca... pelo side os campos do motor é de uma liga de cobalto o que ta um rendimento muito grande, nao acredito que tenha rendimento inferior a 90%.... se da uma potendia de aproximadamente 1HP entao pode considerar 0.9HP no minimo.


abracos a todos

Jossano

Sukys
07/09/2007, 13:50
Some aí os 4% de ganho de potência prometidos...

Prometidos para que motor?

Digamos que este turbo elétrico tenha uma capacidade de bombear 5.000 litros de ar por minuto e digamos que seja instalado em motor 4 tempos com 2.000 cc de deslocamento.
Oras, 2.000 cc de deslocamento representa 1 litro de ar aspirado em cada rotação do motor, que em 5.000 RPM representa 5.000 litros de ar aspirado por minuto, e isso empata com a capacidade de bombeamento do turbo elétrico, o que não significa que o ganho será igual a zero, porque TODO motor (que também não deixa de ser uma bomba de ar) diminui a eficiência de bombeamento a medida que aumenta o regime de giro.
A perda por bombeamento varia de motor pra motor, mas podemos considerar o valor de 30% como algo real, daí com este empate entre crédito e débito podemos concluir que existe um ganho de 30%, o que não significa 30% de aumento de potência e sim 30% de aumento na capacidade de bombeamento de ar, e na prática e vendo a coisa bem por cima, esses 30% podem representar uns 10~15% a mais de potência em 5.000 RPM.
Agora, vamos instalar este turbo elétrico em motor de 1.000 cc de deslocamento.
Nas mesma condição de 5.000 RPM, este motor requer 2.500 litros de ar. Como o turbo elétrico tem vazão de 5.000 litros o crédito é exatamente o dobro do débito, e se o turbo conseguir empurrar dois litros de ar em espaço de um litro, teremos o dobro da pressão.
Considerando que este motor também tenha uma perda de 30% na capacidade de bombeamento, teremos estes 30% a mais de bombeamento e mais outro tanto, perfazendo 130% de ganho no volume de ar. Um baita aumento de potência? Não necessáriamente, porque não podemos apenas considerar a matemática, temos que considerar a funcionalidade do turbo, e entender coisa do tipo fica fácil com o uso de secador de cabelo, que também movimenta o ar com o uso de turbina. Secador ligado, mão na frente do fluxo de ar e percebe-se uma determinada pressão que varia em função da distância, mas se encostarmos a mão na boca do secador via de regra a pressão diminui, podendo chegar a ponto de nem ser sentida, e isso acontece por causa da deficiência de bombeamento sob pressão.
Com o turbo (qualquer turbo) acontece o mesmo. A capacidade de bombeamento sob pressão depende de inumeros fatores (rotação, geometria da câmara e da turbina, principalmente) onde a capacidade de bombeamento não tem uma relação direta com a capacidade de gerar pressão, daí que este turbo elétrico no motor de 1.000 cc em 5.000 RPM pode gerar uma pressão de 1kgf... ou simplesmente nenhuma pressão!

Uso de compressor em motor é algo relativamente simples de ser feito, mas o calculo de ganho efetivo requer o conhecimento de inumeros fatores, e sem entrar no mérito de um motor em específico e sem saber das características de vazão e capacidade de pressão do turbo elétrico, só resta o calculo de consumo elétrico, e qualquer coisa diferente deste consumo elétrico é a mais pura especulação.


Sds,
Sukys

Sukys
07/09/2007, 14:27
Se existe blower e turbo, entao existe vantagens e desvantagens certo?

Exatamente!
Cada macaco no seu galho.


... entretanto na da para colocar 3Kg de pressao num blower... ja no turbo da...

Depende do blower, depende do turbo e depende do motor.
Tem blower que soca 6kgf em veoitão big block e tem turbo que mal soca 1kgf em motor mil, mas sem entrar em detalhes não é possível afirmar nada.


o blower tb tem a vantagem de poder comprimir a mistura ar+combustivel, no turbo so se comprime o ar.

Normalmente é assim mas blower e turbo aceitam as duas configurações, ou seja, ar/combustivel ou apenas ar na entrada.


Outra grande diferenca é que para altas performance o turbo exige um Intercooler pois aquece o ar e isso é ruim... ar quente menos densidade portanto menos oxigenio. No blower nao é necessario usar intercooler, pois ele nao aquece o ar nem a mistura.

Geração de pressão acarreta em perdas por calor em qualquer tipo de compressor. No turbo isso é pior por causa da transferência de calor dos gases de escape, só isso.


Hidrodinâmica:
É assim que se fala mesmo sendo ar...a hidrodinâmica normalmente é usada no estudo da movimentacao de fluidos como a água, entretanto o ar sendo uma massa em movimento...

Concordo contigo, também fiz uso do termo, mas que tal dinâmica dos fluídos no lugar de hidrodinâmica?


Os motores a combustão interna, eu acredito que sejam os que tem menos rendimento.... um motor a gasolina nao rende mais de 20% ...

Depende do motor, mas hoje em dia está na casa dos 30% de eficiência, e com uso de compressor este indice costuma melhorar.


O motor eletrico tem na pior das hipoteses tem rendimento de 80%, existindo motores que tem rendimento de ate 99%!!! Alem de uma forca descomunal...

Torque inversamente proporcional à rotação, quase que o inverso do que acontece com o motor à combustão.


O motor eletrico da turbininha do forceflow nao da 48% nunca... pelo side os campos do motor é de uma liga de cobalto o que ta um rendimento muito grande, nao acredito que tenha rendimento inferior a 90%.... se da uma potendia de aproximadamente 1HP entao pode considerar 0.9HP no minimo.

O Cavalcante fez o cálculo de consumo elétrico, e isso não tem nada a ver com eficiência do motor elétrico, que é a capacidade em transformar energia consumida em trabalho util.
No mais, este 1HP representa o consumo do motor elétrico e não tem nada a ver com eficiência da turbina, que são outros quinhentos...

Sds,
Sukys

Sukys
07/09/2007, 14:51
Antes de saber muito de física, matemática, química e tudo mais, é bom aprender a se comunicar

Volte aos meus textos e observará que faço uso de emoticons justamente como reforço ao sentido de humor.
Se entendeu, boa, se não entendeu, paciência...

Como diria o velho guerreiro, quem não se comunica se trumbica, e quem não sabe o significado de emoticon atira pedra na própria cabeça. :mrgreen:

Sds,
Sukys

Cavalcante
07/09/2007, 21:58
Bom, se é pra "conceituar", façamos de vera.


Rendimento de motores.
Os motores a combustão interna, eu acredito que sejam os que tem menos rendimento.... um motor a gasolina nao rende mais de 20% .... O rendimento é a relacao entre energia aplicado (combustivel) e energia transformada (a da saida do eixo).. Só 20%.. um lixo!! com um turbo o motor rende 25% mas nunca vi um motor a conbustao que rendesse mais do que 30%..... o resto é perdido em calor... veja bem, se vc usar um motor do carro como aquecedor de água, ele é mais eficiente do que para movinentar o carro!!!
O motor eletrico tem na pior das hipoteses tem rendimento de 80%, existindo motores que tem rendimento de ate 99%!!! Alem de uma forca descomunal.... quem conhece trolego (onibus eletrico) sabe que antigamente éra muito comum moer diferencial desses onibus, pq o cara sentava o pé no acelerador e o motor ia no torque maxio e moia tudo, nao chegava nem cantar o pneu... moia, ja vi pinhao banguelo. Se vc pegar um caminhao com motor de 500Hp e afundar o pe no acelerador e der um tranco no diferencial, provavelmente nao vai acontecer nada.. no maximo quebrar um dente.
O motor eletrico da turbininha do forceflow nao da 48% nunca... pelo side os campos do motor é de uma liga de cobalto o que ta um rendimento muito grande, nao acredito que tenha rendimento inferior a 90%.... se da uma potendia de aproximadamente 1HP entao pode considerar 0.9HP no minimo.

Primeiro, o exemplo do trólebus é impertinente. Basta ver o fenômeno das forças eletromotriz e contra-eletromotriz para explicar a quebra do diferencial, independente do rendimento. A questão aí é a capacidade de reversão em exercer ou receber trabalho, coisa na qual um motor elétrico não é exatamente a melhor máquina do mundo, pior ainda sendo uma máquina de corrente contínua. Mesmo sem conhecer uma máquina de corrente contínua, pense em conservação de energia que o fenômeno sai fácil, fácil, qualitativamente.

Segundo, falar em rendimento de um componente de um sistema e tomá-lo como do sistema é impertinente, de novo.

Terceiro, falar do rendimento de um motor sem saber qual a sua carga, é novamente uma impertinência.

Quatro ou cinco contas permitem ver que fui até caridoso quando disse que o rendimento do sistema é dessa ordem. No processo temos duas transformações de energia, com perdas por transmissão em três estágios, isso dando de barato as perdas internas a cada componente.

Jossano
07/09/2007, 23:05
Cavalcante,

talves vc nao tenha intendido minhas colocacoes, dei o exemplo do trolego para mostrar que um motor eletrico tem força e um rendimento superior a um motor de combustao interna... muitas vez as pessoas nao conhecem isso e nem a diferenca... sem colocar sistemas envolvidos, se nao as coisas ficam mais complexas e ai pode ficar confuso.

Agora eu nao entendi sua colocacao sobre forca eletromotriz e contra eletromotriz a pesar de conhecer profundamente o assunto.... quando falei da quebra dos diferenciais quis dizer a seguinte situacao: veiculo parado e motorista pisando ate o fundo.

Mas no fundo no fundo mesmo, o que quis deixar claro (e nao consegui) é que o motor a combustao interna é uma maquina que desde sua origem esta sendo aperfeicoada e mesmo assim nao temos ganho expressivos no rendimento.

Inagine que maravilha seria se um motor a gasolina tivesse rendimento na ordem de 90%.... nao falariamos em motor 2.0 turbo..... falariamos em motor de 500cc puxando o Niva em qualquer estrada.

Agora eu acho que o grande ponto da discussao toda deste topico é como extair a maxima potencia no nossos motores, sem gastar mais combustivel e principalmente muito dinheiro.

Para isso ate onde sei é que um turbo, blower ou qualquer coisa que de sobre alimentacao ao motor, ate um determinado ponto (0.5Kg, 0,3kg ???) aumenta o rendimento sem mecessitar injetar mais combustivel... Pergunto aos intendidos que ponto seria esse? Quanto de pressao posso colocar no meu motor sem precisar colocar mais combustivel, tendo maior potencia e nao maior consumo.

Ja vi curvas de motores com e sem turbo mostrando ganhos de potencia no motor sem aumento do consumo ou seja so melhorando a estequiometria da relacao combustivel/ar

abracos a todos

Jossano

robertofs
07/09/2007, 23:12
Volte aos meus textos e observará que faço uso de emoticons justamente como reforço ao sentido de humor.
Se entendeu, boa, se não entendeu, paciência...


Fica de boa :concordo:

A mensagem sublimar não foi essa hehehe

Mas deixemos isso pra lá :-)

Continuemos com o papo, porque de teoria eu sei pouco, então, só tenho a aprender. Sou apenas um prático torcendo pra que alguém banque a adaptação de um blower ou até esse chamado "turbo elétrico supercharger" pra falar pra nós que, na prática, a coisa foi exatamente como está sendo descutido aqui ou totalmente diferente. Mas, obviamente, se há um mínimo de informação, por mais que seja baseada em teorias, ou até de viagens subsidiadas por algumas latinhas, melhor isso que nada, não é mesmo?! E por isso, viva o Google, o HowStuffWorks, BestCars e tudo mais que ofereça alguma informação que sirva pelo menos de base, como esse papo ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
07/09/2007, 23:13
Shukys

Gostei muito das suas colocacoes... realmente me ajudaram a rever alguns pontos... mas hidrodinamica é uma coisa que nao fui eu que enventei, é um termo de engenharia... entretanto podemos usar dinamica gasosa, dinamica dos fluidos ou escoamento gasoso...

abracos

Jossano

Cavalcante
07/09/2007, 23:28
talves vc nao tenha intendido minhas colocacoes, dei o exemplo do trolego para mostrar que um motor eletrico tem força e um rendimento superior a um motor de combustao interna... muitas vez as pessoas nao conhecem isso e nem a diferenca... sem colocar sistemas envolvidos, se nao as coisas ficam mais complexas e ai pode ficar confuso.

Que um motor elétrico tem rendimento, torque, potência, controle maiores que um motor a combustão, além de ter menos peso, ser mais limpo e muito mais bonito, isso é indiscutível, mas novamente, é impertinente...



Agora eu nao entendi sua colocacao sobre forca eletromotriz e contra eletromotriz a pesar de conhecer profundamente o assunto.... quando falei da quebra dos diferenciais quis dizer a seguinte situacao: veiculo parado e motorista pisando ate o fundo.

Ora, como conhecedor do assunto, você deve saber melhor do que eu como se comporta um motor elétrico ao receber potência. E deve saber também que os trólebus, por seu tamanho e vias por onde trafegam, não podem dispor de dispositivos de dissipação de potência como os que existem nos trens a corrente contínua. Descarregue um dT/dt estúpido em cima de um diferencial num sistema onde o único ponto de escoamento é o próprio diferencial e tem-se a melhor máquina de moer relações do universo...


Mas no fundo no fundo mesmo, o que quis deixar claro (e nao consegui) é que o motor a combustao interna é uma maquina que desde sua origem esta sendo aperfeicoada e mesmo assim nao temos ganho expressivos no rendimento.

Inagine que maravilha seria se um motor a gasolina tivesse rendimento na ordem de 90%.... nao falariamos em motor 2.0 turbo..... falariamos em motor de 500cc puxando o Niva em qualquer estrada.

Desculpa, mas aí é o óbvio ululante... Até eu que sou mais bobo queria...

O que se discute aqui é: "um compressor a motor elétrico funciona?". Entenda por funcionar dar rendimento. Não é o que parece, pelo que foi exposto até agora, exceto pelo que você disse, que podem fazer os mais incautos saírem correndo pra comprar um compressor que tem "90%" de rendimento, sem pensar no que catso vai tocar esse miraculoso compressor.

robertofs
08/09/2007, 00:17
Cavalcante,

Para isso ate onde sei é que um turbo, blower ou qualquer coisa que de sobre alimentacao ao motor, ate um determinado ponto (0.5Kg, 0,3kg ???) aumenta o rendimento sem mecessitar injetar mais combustivel... Pergunto aos intendidos que ponto seria esse? Quanto de pressao posso colocar no meu motor sem precisar colocar mais combustivel, tendo maior potencia e nao maior consumo.

Ja vi curvas de motores com e sem turbo mostrando ganhos de potencia no motor sem aumento do consumo ou seja so melhorando a estequiometria da relacao combustivel/ar

abracos a todos

Jossano

Acho que agora posso dar uma opinião baseada em fatos :concordo:

Primeiro, vou dizer as características do motor do meu Niva, na época em que turbinei, que era 1.6 com pistões de 82mm do Chevette, de modo que era praticamente idêntico ao original 1.7 do Niva, que tem pistões de 82mm. A taxa de compressão era na ordem dos 9,2:1. A ignição era eletrônica e a ventoinha era elétrica. O carburador era um Solex 2E com venturis 21/25. Os gicleurs eram 130/150. O combustível era álcool. Nessas condições, aspirado, fazia uma média de 5 km/l de álcool na cidade, e cerca de 7,5 km/l na estrada.

O motor rendia até bem, mas perdia muito na estrada em súbidas. Então, comprei um kit turbo de um amigo meu que era composto de um turbocompressor da Mitsubish L200 com A/R .35 (turbina) e .42 (compressor) e válvula de alívio (waste gate), bomba elétrica de combustível do Kadett 1.8 EFI, tampa de pressurização Beep Turbo para carburador Solex 2E com válvula de prioridade (aquela do espirro), dosador da linha de combustível e sensor de oxigênio (sonda lambda) e um manômetro de pressão com escala em bar. Acrescentei ao kit um intercooler do Gol 1.0 16VT. Fiz uma extensão 2x1 para o coletor de escape, e também um escapamento de 2".

Montei tudo no Niva, com a válvula de alívio regulada para o mínimo e fiz o primeiro teste. Não deu mais que 0,2bar, e o resultado foi apenas modesto. Pensei que pudesse ser a regulagem mínima na válvula de alívio, e aumentei um pouco, pensando que daria mais pressão. Fiz outro teste e mais uma vez não passou de 0,2bar. Então, aumentei os gicleurs para 135/155, e voltei a válvula para o mínimo, e novo teste. Dessa vez chegou nos 0,4bar, e o motor se tornou outro em termos de desempenho. A 1500 RPM já dava 0,2bar no manômetro, e na casa dos 3000 RPM já dava 0,4bar. Folguei um pouco a regulagem da válvula de pressão e fiz novo teste. Aí chegou nos 0,6bar, e ficou bem mais agressivo, mas percebi pela tensão gerada pelo sensor de oxigênio que a mistura tendia a ficar pobre. Então, para não aumentar mais os gicleurs resolvi voltar novamente a regulagem da válvula para o mínimo e assim ficou estabelecido que a pressão máxima seria de 0,4bar.

Como já falei em outras oportunidades, meu Niva não se tornou nenhum carro de corrida, mas era, de fato, um novo carro em termos de desempenho. Bem mais ágil nas arrancadas, na estrada subia bem em 5.a marcha, e raramente requeria uma 4.a. Com gicleurs 135/155 passou a fazer 5,5km/l de álcool na cidade, e fez até 8,5km/l de álcool na estrada.

Resumindo, dependendo como o carburador estiver dimensionado para o combustível, talvez não seja necessário qualquer ajuste nos gicleurs para usar uma pressão de até 0,3bar. Um sensor de oxigênio conectado a um hallmeter ou voltímetro na escala de décimo de volt é fundamental para regulagem da mistura. E creio que o consumo teve ligeira melhora justamente porque a tendência de condução do Niva, ao contrário do Laika, e de acelerador mais aberto, ou seja, mistura mais rica, para que o motor renda melhor no Niva, já que o Laika, que apesar de ter o mesmo conjunto motriz, é bem mais econômico em função de fatores que despensam comentários. Então, o Niva já é gastador por natureza, e acrescentar ao motor um turbocompressor ou compressor de acionamento mecânico, com pressão moderada, só irá otimizar o resultado da queima desse excedente de combustível já dado ao motor do Niva.

Ah, e antes que pergutem, fiz poucas trilhas com ele turbinado, mas como a turbina era de baixo ou lag, é comum manter pelo menos uns 2000 RPM em trilhas, e nisso a turbina já estava, dependendo da carga no motor, mandando pelo menos de 0,2 a 0,3bar para o motor, o que já fazia uma boa diferença.

O problema em relação ao turbocompressor é que geralmente não compensa o investimento para se conformar com o ganho razoável como o que tive mantendo a pressão na casa dos 0,4bar. É aí que se descata a má fama do turbocompressor, pois quem geralmente faz o investimento espera ter mais de 50% de ganho, e só apelando para pressões maiores, o que acarreta as famosas quebras e aumento demasiado no consumo. Foi tudo o que não fiz, pois para mim o lance foi usar com moderação ;-)

Agora, o TSSSssss nas trocas de marchas não tem preço, ainda mais em um Niva hehehehe

Recomendo :concordo:

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Sukys
08/09/2007, 02:22
... mas hidrodinamica é uma coisa que nao fui eu que enventei, é um termo de engenharia...

Quem se ateve ao termo não fui eu. Volta no texto e me inclua fora dessa! :-)


Agora eu acho que o grande ponto da discussao toda deste topico é como extair a maxima potencia no nossos motores, sem gastar mais combustivel e principalmente muito dinheiro.

Você, todas as montadoras e todos o donos de carro do planeta também querem isso! :mrgreen:


Para isso ate onde sei é que um turbo, blower ou qualquer coisa que de sobre alimentacao ao motor, ate um determinado ponto (0.5Kg, 0,3kg ???) aumenta o rendimento sem mecessitar injetar mais combustivel... Pergunto aos intendidos que ponto seria esse?

Sem injetar mais combustível, nenhum ponto!


Ja vi curvas de motores com e sem turbo mostrando ganhos de potencia no motor sem aumento do consumo ou seja so melhorando a estequiometria da relacao combustivel/ar

Melhorar a estequiometria significa adequar a relação entre ar e combustível, logo, maior massa de ar é igual a maior massa de combustível, e como o turbo soca mais ar o combustível também tem que entrar na mesma proporção (na verdade até mais, mas pra simplificar deixa isso pra outro momento).

Como não sei a origem das curvas que você viu não tenho como entrar no mérito, mas quando o assunto é dinamômetro tem que se tomar cuidado com o que aparece por aí.
Primeiro, porque pode existir interesse financeiro, e aí é um tal de "entortar ponteiro de balança" que não tem nem graça.
Segundo, porque ensaio com dinamômetro requer uma extensa lista de dados a serem controlados, inclusive ambientais (temperatura ambiente, pressão barométrica e umidade relativa do ar) e mesmo com um ótimo dinamômetro não é raro repetir o ensaio, com todas as variáveis praticamente idênticas, e obter resultado com 5% ou mais de variação.
Pode parecer pouco, mas 5% é significativo quando se observa mudanças de pequena monta, como alteração de fluxo de ar aspirado por alteração de coletor, válvulas, comando, e por aí vai.
Isso tudo pra ensaio quantitativo (valores absolutos), pra ensaio qualitativo (valores relativos) o rigor não precisa ser tão grande, desde que a alteração no motor não demande muito tempo, é claro.

Mas, voltando a vaca fria, nem tudo está perdido, é possível sim melhorar a eficiência mas não na base da maior entrada de ar, que sempre deverá ser seguida da mesma proporção de combustível. O "segredo" está em aumentar a pressão média efetiva da câmara de combustão ou, em menor escala, melhorar a lavagem dos gases queimados, sem esquecer do re-enquadramento da curva de ignição, coisa que invariavelmente passa batido até quando se pensa em potência.

Sds,
Sukys

Sukys
08/09/2007, 02:59
O que se discute aqui é: "um compressor a motor elétrico funciona?"

Lógico que funciona!


Entenda por funcionar dar rendimento.

Pode sim dar rendimento.


Não é o que parece

Não é o que parece porque até agora a única informação que apareceu foi o consumo elétrico, daí não dá pra falar muita coisa DESTE turbo-elétrico, mas dá pra falar do que se pode obter, na melhor das hipóteses, com coisa do tipo, e indo direto pros finalmente: Desde que seja adequado à cilindrada do motor, turbo-elétrico pode ser encarado como uma espécie de mini-micro-nano injetor de óxido nitroso. Em outras palavras, serve pra dar um alento repentino ao motor, não se presta pra uso continuado e nem atende o motor de forma adequada em todo o regime de giro.
De quanto será o alento depende do motor e do turbo-elétrico, se vale a pena é definição de cada um.

Sds,
Sukys

Jossano
08/09/2007, 12:56
Roberto,

Tou com um motor diesel 1.7... um tesao de motor, mas a pesar de ter um bom torque o rendimento da estrada nao é muito grande... por isso estou procurando um sobrealimentador

Entao, pela sua experencia uma pressao de 0,2bar ja daria uma diferenca substancial sem a necessidade de colocar mais combustivel certo?

pelos meus calculos esses compressores eletricos dariam no maximo 0,2bar... ou seja, funciona!!!

Bem agora vamos as mercadorias que estao disponiveis no mercado livre, Vc acha que eles realmente vao mandar uma pressao de 0.2 bar como prometem??? Pq a propagenda de ganho de 15% a 30% é uma grande mentira.

Eu gostei muito do equipamento do forceflow, mas o valor total da 500 reais e uma drenagem na corrente do alternador... mesmo asim estou tentado.

abracos

Jossano

robertofs
09/09/2007, 00:15
Roberto,

Tou com um motor diesel 1.7... um tesao de motor, mas a pesar de ter um bom torque o rendimento da estrada nao é muito grande... por isso estou procurando um sobrealimentador

Entao, pela sua experencia uma pressao de 0,2bar ja daria uma diferenca substancial sem a necessidade de colocar mais combustivel certo?

pelos meus calculos esses compressores eletricos dariam no maximo 0,2bar... ou seja, funciona!!!


Até agora, com exceção do que falei sobre minha experiência com turbocompressor, falamos sobre a efetividade ou não do supercharger elétrico anunciado apenas baseando-nos em teorias. Por mais que cálculos sejam exatos, o que conta mesmo para a tomada de decisão é o depoimento de quem já fez algo que pretendemos fazer.

Se procurarmos no Google encontraremos esse assunto sendo discutido em outros foruns, porém, ninguém ainda teve coragem de encarar, pelo menos que se tenha notícia aqui no Brasil.

Fuçando na net, encontrei um depoimento de alguém que acredito ser um americano que teria experimentado o supercharger elétrico, como o anuncionado no MercadoLivre. Recomendo a leitura, e tire suas próprias conclusões :concordo:

A Review and Test: Electric Superchargers
http://www.j-body.org/forums/read.php?f=40&i=113561&t=113561&p=1

Sobre o que foi dito, só gostaria de fazer uma observação: o motor testado era bem maior que o que costumamos usar por aqui. Isso pode ter influenciado o resultado. Mas é apenas uma suposição ;-)

Sobre a eficácia de se ter 0,2bar a mais no motor, pelo menos no meu caso, que era o motor do Niva 1.7, posso afirmar que era notável, mas nada espetacular. O que fazia a diferença mesmo era os 0,4bar.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Luiz André
09/09/2007, 05:16
Só pra esquentar mais um pouco a coisa te um cara vendendo por
R$ 289,00 só q esse vem direto de fora, dizem q tem uns mais fortes q chegam até á 0,6 Psi, se tiverem contato com alguma loja de fora talves saia mais barato.

Alguem se habilita??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61141865-turbo-eletrico-supercharger-ganho15-a-30-potncia-show-_JM

robertofs
09/09/2007, 12:15
Só pra esquentar mais um pouco a coisa te um cara vendendo por
R$ 289,00 só q esse vem direto de fora, dizem q tem uns mais fortes q chegam até á 0,6 Psi, se tiverem contato com alguma loja de fora talves saia mais barato.

Alguem se habilita??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61141865-turbo-eletrico-supercharger-ganho15-a-30-potncia-show-_JM


O problema é que nas qualificações do vendedor desse produto não há qualquer comentário relevante sobre a eficácia do produto, como pode ser visto no link a seguinte:

http://www.mercadolivre.com.br/jm/profile?act=ver&id=79871011&baseLista=1&tipo=L&oper=0&orden=1

Por hora, não encaro não.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Eliseu
09/09/2007, 22:31
PessoALL,
além de tudo que foi dito aqui, acredito que esse "turbo" só vá fazer efeito em determinada RPM, pois ele não vai alterar a rotação para manter a pressão, uma vez que é elétrico, pois quando houver uma admissão de volume maior, automaticamente ele não conseguirá manter os 0,2 psi... Então, a meu ver, só deverá ser usado quando se precisar uma potencia maior imediata. Como a sua eficiência é pouco, não vale a pena comprar. []`s

Nivoide
10/09/2007, 19:28
Gente, no meu ver 5000rpm nao garante folego nem pra marcha lenta. Turbos elétricos modernos tem controle da rotaçao pela pressao gerada e atingem fácil 50 mil rpm!

O turbo normal pode atingir até 120 mil rpm.

Pra gastar 500 e ficar na mesma, coloque um turbo bom, vai gastar uns 1000 mas vai prestar!

Luiz André
10/09/2007, 23:53
uiiaaaaaaaaa 50 mil??? RPM ???? 120 mil RPM ?????? uiiaaaaaa me mostra aonde tah esse niva q chega nessa rotação??????? heuheuheuheuhuehuehuehuehuheeuhuehue

brincadeira eu entendi a msg só queria dar umas risadas heuheuheuheuheuheuhuehuehuehuheuheuheuhe

Nivoide
12/09/2007, 22:24
O bicho da goiaba, é o rpm do eixo da turbina, ok?

rubensx
27/06/2008, 22:36
desculpa re-avivar o topico mas só pra constar e enriquecer

supercharger centrífugo nacional que estou colcoando em testes no meu motor OHC:

www.atomicsupercharger.com.br

eu esotu encabeçando esse SC com o Vinicius de gravatai e estamos fazendo testes aqui no OHC com injeção eletroncia e vamos fazer testes no motor hilux 2.8 tb

quem qusier mais informações me avisem e terei novas logo mais

shuther4x4
29/06/2008, 11:08
E claro que queremos mais informações.
De acordo com o andar dos testes, poste aqui, pois este é um produto atrativo (claro, levando em consideração o custo deste upgrade)
Abraços.

Ody
24/11/2008, 14:52
desculpa re-avivar o topico mas só pra constar e enriquecer

supercharger centrífugo nacional que estou colcoando em testes no meu motor OHC:

www.atomicsupercharger.com.br (http://www.atomicsupercharger.com.br)

eu esotu encabeçando esse SC com o Vinicius de gravatai e estamos fazendo testes aqui no OHC com injeção eletroncia e vamos fazer testes no motor hilux 2.8 tb

quem qusier mais informações me avisem e terei novas logo mais

Então amigo como sou seu vizinho, moro em porto alegre, me interessei por este projeto, pena que o link que colocou não está funcionando poderia postar-lo novamente ou então fotos desse SC.

Grato , Roberto Ody.

tuchim
11/02/2009, 14:51
Estou chegando por aqui agora! Por ter visto discussões sobre o tal turbo superchaarger eletrico, gostaria poder dar minha opinião, posto que tenho um instalado.

NÃO EXISTE TURBO SUPERCHARGER!!! Ou é turbo ou Supercharger!

Supercharger ou é mecanico ou eletrico.

Mecanico: mais potencia e muito mais custo. QQ motor de fábrica demonstra seus benefícios imediatamente!

Supercharger elétrico: comprei em USA, instalei no meu companheiro e colhi resultados em função das modificações feitas:

motor AP 1.8
caixa de marcha escalonada
comando 288
cabeçote reb 1,2mm
Velas um pouco mais frias
carb. 2e muito bem equalizado!!
gasolina aditivada de posto conhecido
supercharger eletrico.

Estou sempre pela Baneirantes e meu " véinho" faz muito "carne de vaca" pensar: como pode andar assim!!!!

Junta tudo, que nem é tão caro que anda um bocado:concordo:

Cristiano Ávila
13/07/2009, 23:42
Então amigo como sou seu vizinho, moro em porto alegre, me interessei por este projeto, pena que o link que colocou não está funcionando poderia postar-lo novamente ou então fotos desse SC.

Grato , Roberto Ody.
Alguém tem notícoa dessa atomic supercharger? O site não funciona!

Obrigado,
Cristiano

MRaizer
14/07/2009, 21:45
Estou chegando por aqui agora! Por ter visto discussões sobre o tal turbo superchaarger eletrico, gostaria poder dar minha opinião, posto que tenho um instalado.

NÃO EXISTE TURBO SUPERCHARGER!!! Ou é turbo ou Supercharger!

Supercharger ou é mecanico ou eletrico.

Mecanico: mais potencia e muito mais custo. QQ motor de fábrica demonstra seus benefícios imediatamente!

Supercharger elétrico: comprei em USA, instalei no meu companheiro e colhi resultados em função das modificações feitas:

motor AP 1.8
caixa de marcha escalonada
comando 288
cabeçote reb 1,2mm
Velas um pouco mais frias
carb. 2e muito bem equalizado!!
gasolina aditivada de posto conhecido
supercharger eletrico.

Estou sempre pela Baneirantes e meu " véinho" faz muito "carne de vaca" pensar: como pode andar assim!!!!

Junta tudo, que nem é tão caro que anda um bocado:concordo:

Que compressor elétrico é esse que você usa? Estou interessado em colocar um no meu mas gostaria de usar um já "experimentado" :grin:

tonnyhering
17/10/2009, 16:32
Ola amigos,

Estou entrando neste tópico pelo seguinte, eu não quero um super-carro, ou um carro de formula 1.

Mas é que eu tinha um GOL CITY TREND 1.0 2008/2008 4p.
E acabei de trocar por um SIENA EL 1.0 2009/2010 4P.

Só que “ta tenso”!

Tem lugares que eu subia de terceira com meu golzinho, e que to tendo que quase passar PRIMEIRA com o siena.
O que eu queria mesmo, é somente que a potência ficasse pelo menos igual a do GOL, ou um pouco melhor.
Teria como conseguir isto somente com este KIT TURBO ELETRICO?

> http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-107731961-turbo-eletrico-c-filtro-de-ar-3a-geracopotncia-cavalos-_JM


Eu so quero saber se consigo esta pequena melhoria. Pois vi que muitos entendem de TURBO DE VERDADE, mas eu nao quero isto. Quero so melhorar um pouco meu carro, já estará OTIMO!


Se este KIT não funcionaria, alguem poderia me indicar como eu poderia atingir o desempenho que eu quero?


E se o Kit funcionaria, o que eu teria que mexer, quais os contras? Visto que BATERIA iria pro saco rapidinho, ne? Teria como trocar a bateria, ou colocar este "Turbo" em uma bateria separada... e tals



Desde já, Obrigado!

MRaizer
17/10/2009, 21:30
o único "problema" que vejo no "turbo elétrico" é que ele tem um fornecimento linear de volume de ar.
Traduzindo, ele sempre vai suprir o motor de um determinado volume de ar e não de uma pressão. Os compressores volumétricos alimentados por gazes de combustão ou correia ligada ao virabrequim, fornecem um volume variável de ar, diretamente proporcional ao giro do motor ou ao volume de gazes expelido pelo mesmo. O que garante uma mesma pressão de trabalho independentemente do giro do motor.

Se um turbo elétrico ajuda? Sim, provavelmente e dês de que seja dimensionado ao motor acoplado. Só que sua performance será inversa à do motor, "entregando" proporcionalmente mais ar em baixos giros que em altos.

Consegui dár nó na cabeça de vcs? rs

MRaizer
17/10/2009, 21:35
Ola amigos,

Se este KIT não funcionaria, alguem poderia me indicar como eu poderia atingir o desempenho que eu quero?

O mal é que esse carro é muito mais pesado que o teu carro original. Ainda mais se vc morar num lugar de altitude considerável (hummm mil metros?)



E se o Kit funcionaria, o que eu teria que mexer, quais os contras? Visto que BATERIA iria pro saco rapidinho, ne? Teria como trocar a bateria, ou colocar este "Turbo" em uma bateria separada... e tals

A bateria não tem NADA a ver, o alternador, sim. Ele que alimentaria o motorzinho elétrico, na pior das hipóteses faltaria energia para recarregar a bateria!


[/QUOTE]
Desde já, Obrigado![/QUOTE]

De nada

tonnyhering
17/10/2009, 22:14
#MRaizer

Muito obrigado pelas respostas... Realmente você conseguiu dar um nó sim... Rs!

Mas eu acho que o ele faz é exatamente o que eu preciso... O que pega neste meu novo SIENA...
Ele vai arrancar, parece um lesma!!! Logico que eu nao quero sair arrancando a 100k/h... Rs!

O que eu queria mesmo, é que mesmo com o PESO do SIENA, este "TURBO" desce um pouco mais de gás ao carro. Moro em Belo Horizonte -MG. Não tem morros assim tão ingrimes....
Mas o fato é que aqui em casa todo mundo sentiu... O nosso GOL G4 1.0 tinha 71 ou 70 cavalos, este siena tem 75 cavalos de força. Mas mesmo assim ele ainda ta mais "froxo" que o gol.
Minha ideia é deixar o SIENA pelo menos igual ao GOL independente do peso.

Sera que consigo com este KIT? Ou alguem me indicaria algo melhor... lembre-se!!! Eu sou extramamente leigo neste assunto. Portanto expliquem-se bem pra eu entender.... Rs!

Obrigado a todos! Excelente Fórum!

MRaizer
18/10/2009, 13:50
Desculpe, mas... já pensou em trocar de carro? O Siena 1.4 é outra coisa!
Se não der... bem, encha o vendedor de perguntas e vamos ver no que dá. Qualquer alternativa é risco e de alguma forma vc vai ter de arriscar...
Abraço!

tonnyhering
18/10/2009, 14:10
Ooooo amigo... Se eu pudesse... Rs!

Acabei de penar pra comprar e ainda financiar um restante de um carro que custou R$31.000,00.
E o Siena 1.4 sai por R$41.000,00 é muito mais grana... Tenho interesse em fazer isto daqui uns 2 anos.
Mas agora eu tenho que somente dar esta MELHORADINHA mesmo.

Se alguem puder me dar algumas dicas, indicar algo, ou mesmo falar como deveria proceder com este TURBO ELETRICO caso ele funcione mesmo, eu agradeço muito!

MRaizer
19/10/2009, 12:46
Bem, já que a diferença de preço é tão grande, porque não instala um M24?

MRaizer
19/10/2009, 14:31
Blower M24

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-111997360-blower-m-24-zero-supercharger-turbo-flanges-originais-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-111997360-blower-m-24-zero-supercharger-turbo-flanges-originais-_JM)

fsoaresi
20/10/2009, 21:25
Já tentou chipar o carro?


#MRaizer

Muito obrigado pelas respostas... Realmente você conseguiu dar um nó sim... Rs!

Mas eu acho que o ele faz é exatamente o que eu preciso... O que pega neste meu novo SIENA...
Ele vai arrancar, parece um lesma!!! Logico que eu nao quero sair arrancando a 100k/h... Rs!

O que eu queria mesmo, é que mesmo com o PESO do SIENA, este "TURBO" desce um pouco mais de gás ao carro. Moro em Belo Horizonte -MG. Não tem morros assim tão ingrimes....
Mas o fato é que aqui em casa todo mundo sentiu... O nosso GOL G4 1.0 tinha 71 ou 70 cavalos, este siena tem 75 cavalos de força. Mas mesmo assim ele ainda ta mais "froxo" que o gol.
Minha ideia é deixar o SIENA pelo menos igual ao GOL independente do peso.

Sera que consigo com este KIT? Ou alguem me indicaria algo melhor... lembre-se!!! Eu sou extramamente leigo neste assunto. Portanto expliquem-se bem pra eu entender.... Rs!

Obrigado a todos! Excelente Fórum!

tonnyhering
21/10/2009, 00:52
Nunca tentei CHIPAR não... Como eu disse! Sou fraquissimo neste assunto. Rs!

Sobre o Turbo Mraizer, bacana... Vou procurar mais informações sobre o mesmo... Vlws ^^

fsoaresi
22/10/2009, 00:14
Rapaz,
Veja o que pretende fazer, pois, perderá a garantia do carro se ele é 2009. Mas, o mais fácil me parece reprogramar o chipe. Para Fiat não deve ser díficil, veja mecânicas de tuning da região, mas, escolha uma boa. Acredito que todas as soluções farão seu carro consumir mais.

Nunca tentei CHIPAR não... Como eu disse! Sou fraquissimo neste assunto. Rs!

Sobre o Turbo Mraizer, bacana... Vou procurar mais informações sobre o mesmo... Vlws ^^

Mauricio Rossetto
23/10/2009, 22:05
Camaradas!
Têm as opções pró Niva:

Aumente seu desempenho com uma lata de óleo de soja:

Corte igual a foto abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104672532-super-fluxo-potencia-economia-combustivel-super-brinde-luz-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-104672532-super-fluxo-potencia-economia-combustivel-super-brinde-luz-_JM)

Ou se é um Niveiro mais abastado, têm também a opção abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106756510-turbo-supercharger-duplo-vortec-cyclone-3-geraco-_JM (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-106756510-turbo-supercharger-duplo-vortec-cyclone-3-geraco-_JM)

Acima desse custo, parte pra troca do "pedalinho" (motor original).
Gastar 2.500,00 numa geringonça dessas? parte logo para um ganho real:
Motor do Tempra ou o AP2000 originais mesmo, nem precisa trocar nada. E tudo o mais aqui explicado absorvemos com alegria, enriquecendo nosso conhecimento mecânico (hoje começo a falar com mecas e são eles que não entendem nada heheheh)

mairo
22/02/2012, 14:20
pessoal, confesso que vi o tal anuncio e fiquei tentado, tentei pesquisar mais a respeito e acabei chegando aqui neste tópico, seria bom um ganho de potencia no meu vitara! eu tive um tempra turbo a alguns anos, a turbina vem de fabrica para 0,8 kg de pressão, é um canhão, andei em tempras normais e notei a diferença enorme, ja vi carros de amigos turbinados, com pressao de 1kg e acompanhei o antes e o depois do turbo,não sou bom em medidas de pressao, só consigo pensar em kg's, então achei um conversor de medidas, este turbo eletrico gera 3 PSI (0,2 kg) acho q não vale a pena mesmo se tivesse qualidade comprovada, o vendedor informou que estaria disponibilizando uma de 7 PSI que segundo o conversor equivale a (0,5 kg) no valor em torno de 450,00. Teoricamente este modelo seria ideal para meu motor 1.6 pois nao seria exagerado, nem comprometeria a durabilidade drasticamente!

dai pergunto, considerando as perdas relatadas e etc, será que este modelo disponibiliza em torno dos 0,3 ou 0,4 kg de pressão? como ficaria o consumo de energia? supondo que o produto realmente entregue esta pressão prometida descontado da perda para funcionamento, na prática alcança os 10% de ganho de potencia? ou como fica? Agradeço a atenção e abraço a todos!

Flugêncio
22/02/2012, 15:14
Pro Niva, acho que isto resolve um pouco!

UTOTURBO 0.5 + 2101-2107, 2121-21213 // - - (http://tuningsport.ru/market/kompressor-autoturbo-+ustanovochnyj-komplekt-dlya-2101-2107-2121-21213-karbyurator-p-1872.html)

o cara da rural 67
08/11/2013, 14:53
O mal é que esse carro é muito mais pesado que o teu carro original. Ainda mais se vc morar num lugar de altitude considerável (hummm mil metros?)



A bateria não tem NADA a ver, o alternador, sim. Ele que alimentaria o motorzinho elétrico, na pior das hipóteses faltaria energia para recarregar a bateria!



Desde já, Obrigado![/QUOTE]

De nada[/QUOTE]

Amigos, estou justamente neste dilema, quero aumentar o desempenho da minha rural, nem que seja um pouco, nem que o turbo eletrico sirva apenas para melhorar a passagem do ar nas mangueiras e conexões, algo em torno de 10% ja seria de bom tamanho. o que não sei é se meu sistema eletrico aguentaria esta carga a mais. possuo alternador de 90A , não é muito, mas é melhor que os 30A originais. bateria de 60 A (ja vejo que sera pequena) . tenho duas ventoinhas eletricas no radiador, acho que meu sistema eletrico não carregaria a bateria o suficiente, teria de usar alternador mais forte e bateria mais robusta. se alguem puder me ajudar gostaria muito

obrigado

Pablo.pinto2007
25/11/2013, 09:53
Desde já, Obrigado!

De nada


Amigos, estou justamente neste dilema, quero aumentar o desempenho da minha rural, nem que seja um pouco, nem que o turbo eletrico sirva apenas para melhorar a passagem do ar nas mangueiras e conexões, algo em torno de 10% ja seria de bom tamanho. o que não sei é se meu sistema eletrico aguentaria esta carga a mais. possuo alternador de 90A , não é muito, mas é melhor que os 30A originais. bateria de 60 A (ja vejo que sera pequena) . tenho duas ventoinhas eletricas no radiador, acho que meu sistema eletrico não carregaria a bateria o suficiente, teria de usar alternador mais forte e bateria mais robusta. se alguem puder me ajudar gostaria muito

obrigado


Amigo, também já especulei muito esses equipamentos mais baratos oferecidos aqui e no exterior, mas nunca peguei confiança... vi um que tem até um vídeo instalado numa cherokee, porém o vídeo não mostra o carro andando só mostra a instalação, é lógico que eu não comprei exatamente por entender e desconfiar na pressão que geraria um "cooler" parecido de computador, porém com muito mais velocidade e nesse caso era acionada por um botão externo, ou seja, estou andando aqui e aí quero dar um UP aí aciono o botão como se fosse um "nitro"... é lógico que o carro irá responder à nova demanda de ar que está chegando na mistura, principalmente se o carro for injetado, já se for carburado teremos um problema, como vamos enriquecer a mistura para termos o rendimento correspondente? para carburados só uma solução, já ter um gliclê de alta maior... mas isso um bom regulador pode dar uma dica melhor...

Ah e quanto a bateria isso não será problema já que o "motor" elétrico não poderá ser um motor grande, e sim potente ou de alta rotação... então quanto à elétrica isso não é problema, já que se instalar deverá ter uma fiação exclusiva pra o equipamento.
E com certeza é infinitamente inferior à um guincho elétrico.

É isso, é minha opinião...

Grande abraço!

Pablo

Mineiro.rp
30/09/2014, 16:43
Olá boa tarde tenho intenção de turbinar meu Niva . poderia me passar um contato seu pra gente bater um papo pra saber dos pros e dos contras .

desde já agradeço .

att...

Mineiro.rp
30/09/2014, 16:50
Um turbocompressor só não funciona bem em baixas rotações, e até mesmo em marcha lenta, se tiver um lag muito grande. Os turbocompressores modernos, como os TGV (turbo de geometria variável) alteram o formato das pás do rotor para otimizar seu funcionamento em baixas e altas rotações, principalmente para motores de pequena capacidade volumétrica, já que nos motores grandes os turbocompressores já pressurizam bem a 500 rpm, pois o volume do motor é grande, a exemplo de motores de caminhões e máquinas.





Olá boa tarde tenho intenção de turbinar meu Niva . poderia me passar um contato seu pra gente bater um papo pra saber dos pros e dos contras .

desde já agradeço .

att...

Meu Niva já foi turbinado, com uma turbina de baixo lag, trim .35 a/r .42, no motor original. A 1500 RPM a turbina já assobiava, gerando 0,2 psi de pressão, e como a rotação de marcha lenta do motor do Niva é na casa dos 900 RPM, então a pegada era muito boa já em baixa rotação. Mas em rotações mais altas, o turbo só pressurizava se eu exigisse mais do acelerador, caso contrário, ficava praticamente inativo, porque, mesmo com rotação mais alta, a carga no motor era baixa.

Reafirmando, é por essas características que eu prefiro o turbocompressor, mas não tenho dúvidas que o compressor de acionamento mecânico seja bom também.

Há uma simulação no BestCars de um jeep com motor Ford OHC 2.3 com preparação aspirada, com turbo compressor e compressor de acionamento mecânico. Recomendo a leitura: Best Cars Web Site - Consultório de Preparação (http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/jeep.htm)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.









Olá boa tarde tenho intenção de turbinar meu Niva . poderia me passar um contato seu pra gente bater um papo pra saber dos pros e dos contras .

desde já agradeço .

att...

Pablo.pinto2007
02/10/2014, 09:58
Vou botar um pitaco na conversa!!!

Não desmerecendo o motor do niva, mas na minha opinião só vale a pena turbinar um motor quando se tem peças adequadas e disponíveis, conhecimento de sobra e objetivo para tal façanha!!!
Eu tiro pelo motor AP, que é bem mechido por muitos preparadores, bolam pistão daqui, biela dali, injetam assim, colocam fuel tech, reprogramam, fazem o diabos com eles e mesmo assim ainda tem muitos que não "rendem" o que deveriam... que na hora do pega pra capar mesmo não funcionam como na oficina preparadora... eu digo isso porque já vi em amigos meus isso acontecer... e não falta opção de peças no mercado, nem tão pocuo preparadores... e o que se gasta para turbinar um motor desses é um absurdo, chega a ser ínfimo o valor do motor (pedra filosofal) em relação ao que se modifica para se ter um turbinado confiável... então para que vc quer turbinar seu motor? sinceramente?
Eu mesmo já pensei bastante em turbinar, mas se eu for ver onde vou ganhar se turbinar me restrinjo a somente na estrada porque não me falta força na trilha, nem na lama, nem na duna, só me falta mesmo é torque para manter uma 5ª marcha (que é câmbio de niva) na estrada... no resto é querer ter dor de cabeça... pois se o motor ficar bom, rendondinho, vc vai querer pisar nele sem dó aí já viu, vc conegue um francês pro resto da vida, o jack... jack o motor tá turbinado vamos pisar, jack pisou quebrou o câmbio, jack pisou quebrou o semi-eixo, jack pisou quebrou coisa e tal... e aí é um poço sem fundo... até que vc se dá conta que já gastou o preço de um 4x4 mais robusto e preparado (mecanicamente falando)!!!

É mera opinião!!!

Pablo