PDA

Ver Versão Completa : link de direção versus suspensão 4link, 3 link,...

haundrich
05/09/2007, 08:42
Povo da Trilha

De projetos conhecidos de suspensão para 4x4, sempre vejo limitação quando o assunto é o link de direção.

Nos sistemas multilink, mcpherson, de utilitários modernos (toy hilux, mitsubishi..), principalmente aqueles que o curso de suspensão é pequeno, isso até que foi mais ou menos resolvido. Praticamente nenhum movimento é transferido ao volante. Mas acaba sobrando para os pneus o pouco ainda de arco que descreve tais suspensões durante o seu curso. É comum durante a descida da suspensão, que as rodas "abram" um pouco, para compensar. O Desgaste de pneus é minimo, mas existe.

Mas quando se trata de suspensão de curso longo, próprio para trilha, RC... suspensões muito usadas são as 4-link ou 3-link com ancoragem panhard ou Triangulo tipo "A".

No caso de Panhard, se for muito bem feito, o piloto não sente no volante. Porém, acaba sobrando para o chassis , que fica oscilando lateralmente, para compensar o arco inerente das panhards (não vou entrar no assunto braços tipo Watt ou braços Munford, ainda).

Muitos projetos de RC bem feitos usam o conceito 4-link ou 3link no eixo traseiro, com ancoragem tipo A. Desta maneira, o chassi sobe e desce, sem oscilação lateral. Fica perfeito.

Mas quase todos eles acabam por ter que usar braço panhard no eixo dianteiro, por causa do link de direção, para anular o efeito "bumpster" no volante. E então tem oscilação lateral no chassi, na dianteira. Em trilha, isso não deve fazer muita diferença. Mas acredito que o ideal é também não ter que usar panhard, não ter oscilação lateral.

Até agora, só vi um projeto 3-link, que usa um triângulo tipo A , NOS DOIS EIXOS, e que aparentemente resolveu o problema do link de direção, sem apelar para o Full-Hidro. Era uma pickup azul, estava numa revista FourWheeller do ano passado, que minha garotinha de 1 ano e meio estava, digamos ..... "folheando" as figuras de jipes..

O cara fez uma espécie de "zig-zag" com o link de direção. Uma barra saia da DH (que está localizada normalmente na dianteira no chassis) e ia para trás, no alinhamento da fixação da longitudinal ao chassis. Ali havia um pivô com 2 braços, de onde saia uma nova barra, desta vez em direção ao eixo dianteiro, se encontrando com o braço do munhão.
Desta forma, o link de direção com esses dois braços acompanham o movimento da suspensão, sem necessidade de fazer algum tipo de compensação.

Mas eu me pergunto: Será que não existe outras solução para link de direção + suspensão 3- ou 4 link, que não utilizem Panhard? (sem apelar para fullhidro).??

haundrich
08/09/2007, 17:17
Desenho esquemático do Link Zig Zag.

Acreditem, é para ser um chassis.

Não desenhei as molas para não poluir muito o desenho. E porque estou sem paciência para desenhar nesse momento :twisted:

Dá para ver a caixa DH na frente, um link vermelho que vai para o meio do chassis, fixado a um braço pivô. Desse braço pivô sai outro link vermelho para o braço do munhão esquerdo. Esse braço de link de direção do munhão é construido invertido, semelhante as das antigas rural F-75. Em azul, o link que une a direção das duas rodas.

Em 2009 estarei desenhando algo em 3D com simulação de movimento, com alguma ferramenta descente para isso... :parede: :putz:

Rafael_Reis
09/09/2007, 11:04
Na prática, para resolver um problema, está criando 3 ou 4 ainda piores que o original...

joão k. chikui
09/09/2007, 12:51
Haundrich
No lugar daquele link zig zag , instala a caixa lá , que a interferência do movimento da suspensão será mínima sobre a direção.
Ficará parecido com o sistema utilizado em caminhões.

haundrich
09/09/2007, 16:07
Haundrich
No lugar daquele link zig zag , instala a caixa lá , que a interferência do movimento da suspensão será mínima sobre a direção.
Ficará parecido com o sistema utilizado em caminhões.

É uma boa idéia Chikui.

No meu caso, ficou complicado por causa que este ponto que pode eliminar essa interferência ficou numa posição praticamente embaixo do banco do motorista.

haundrich
09/09/2007, 16:08
Na prática, para resolver um problema, está criando 3 ou 4 ainda piores que o original...

Começa a somar/aumentar as folgas no sistema né?

leopoldo
09/09/2007, 21:24
Será que não existe outras solução para link de direção + suspensão 3- ou 4 link, que não utilizem Panhard? (sem apelar para fullhidro).??

prende a caixa no eixo.

a coluna desce do cortafogo com 2 cruzetas e 1 junta deslizante.

haundrich
10/09/2007, 13:25
Grande Leopoldo !

Com caixa DH fixa no eixo, vc pensa em manter ela na horizontal, na vertical ou dar um leve grau, para aliviar o trabalho da cruzeta que sai da DH?

Vc colocaria o pitman acima ou abaixo do link que une as rodas direcionais?

Não terei desgaste excessivo na junta deslizante por causa de minhas viagens por estrada de terra a mais de 80km/h?

haundrich
10/09/2007, 13:27
Tem algum veículo que já usa esse tipo de configuração Caixa DH fixa no eixo? Caminhão FNM não vale ... :mrgreen:

leopoldo
10/09/2007, 19:11
caixa pinhão e cremalheira,quem sabe a da RANGER, esquece o pitman.

quanto menos tralha, menos folga, menos shimmy.

essas caixas são bem compactas, e podem ser adaptadas ao eixo sem muito probelma de espaço;

Desgaste excessivo ? lubrifique, monitore e use coifa de proteção.

haundrich
13/09/2007, 18:58
humm... lembrei da caixa de direção do santana, é linear, não há necessidade de pitmam também. Só que não acredito que seja adequada para direcionar os bolachões de 33, 35 pols....

Quanto a vibração, e mangueiras do hidráulico, será que nào terei problemas?

Vou ver como é uma caixa de ranger..

leopoldo
13/09/2007, 20:40
Santana ? fraco demais.

Ranger ? .... parece que foi feita sob medida.

Vibração na caixa ? so testando.

Nas mangueiras ? elas foram feitas para isso. O segredo é a montagem que não sofra dobras, repuxadas, etc... Use mangueiras tipo aeroquip.

FM Neto
02/10/2007, 17:11
Santana ? fraco demais.

Ranger ? .... parece que foi feita sob medida.

MEU DEUS!

Estou com problemas para escolher o setor de direção para minha Toyota.
Coloquei eixos Rockwell e pneus 40". Agora não sei como virá-los sem usar Full Hidro.

Será q a da Ranger aguenta?

leopoldo
02/10/2007, 18:46
FM,

fotos do sistema, eixo, pneus

FM Neto
02/10/2007, 23:08
FM,

fotos do sistema, eixo, pneus

Opa Leopoldo!
:-( A toyota está internada na oficina!
Assim q terminar de montar os jumelos e eixos eu posto as fotos! :-D

Elmer_Jeep
03/10/2007, 09:17
Opa Leopoldo!
:-( A toyota está internada na oficina!
Assim q terminar de montar os jumelos e eixos eu posto as fotos! :-D

Aproveita e cria um tópico pra Band na seção FROTA 4X4BRASIL mostrando as modificações e adaptações que foram feitas.

[]'s

FM Neto
03/10/2007, 10:42
Aproveita e cria um tópico pra Band na seção FROTA 4X4BRASIL mostrando as modificações e adaptações que foram feitas.

[]'s
Opa Elmer!
:concordo: Ainda sou novo aqui no fórum, mas vou criar o tópico sim!
Estou estudando as modificações primeiro, pois não estou montando a mesma para competição, só brinquedo de fim de semana, mas usarei pneus agrícolas 16,6/70 aro 20".
Com certeza vai mudar muita coisa, principalmente pra colocar um pneu de 1,10m de diâmetro dentro da caixa de roda! hehe.
Estou colocando tb jumelos rovolver na traseira e dianteira. Acho q vai ficar muito boa. devo começar as modificações final do mês! Aí eu crio um Tópico pro bixinho!

Tem muita coisa pra pensar tipo caixa de direção, amortecedores ...

Mas valew pelo interesse, estarei sempre postando informações!

Elmer_Jeep
03/10/2007, 11:04
Opa Elmer!
:concordo: Ainda sou novo aqui no fórum, mas vou criar o tópico sim!
Estou estudando as modificações primeiro, pois não estou montando a mesma para competição, só brinquedo de fim de semana, mas usarei pneus agrícolas 16,6/70 aro 20".
Com certeza vai mudar muita coisa, principalmente pra colocar um pneu de 1,10m de diâmetro dentro da caixa de roda! hehe.
Estou colocando tb jumelos rovolver na traseira e dianteira. Acho q vai ficar muito boa. devo começar as modificações final do mês! Aí eu crio um Tópico pro bixinho!

Tem muita coisa pra pensar tipo caixa de direção, amortecedores ...

Mas valew pelo interesse, estarei sempre postando informações!

Legal, já apareceu uma por aqui que usava pneus grandes mas com eixo original, dá uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=148623#post148623

[]'s

FM Neto
03/10/2007, 15:41
Legal, já apareceu uma por aqui que usava pneus grandes mas com eixo original, dá uma olhada http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=148623#post148623

[]'s
Muito show! :palmas:
Essa tem pneus 36" ou 37" e é estreito!
Imagina com pneus de 40" e bem mais largos?
To doido pra ficar pronta, pra poder postar as fotos aqui!
Mais valew de +, já dá pra eu sentir o modelito do bicho! Hehe