PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas 4.1 (silverado, powertech, carburado...)



jeep4x4podre
05/09/2007, 00:44
Olá pessoal, estou sempre naquela busca insana para otimizar o consumo do carro e já vi coisas como gaseificador e até mesmo motores movidos a ar comprimido (100% ecológicos). Mas a viagem aqui é outra, tenho algumas dúvidas com relação aos motores da silverado ou ômega 4.1, vulgo powertech e quem sabe, conseguir preparar uma receita de motor bacana para aqueles que buscam o mesmo que eu, neste tipo de motorização para seus jipes.
Vamos lá:
1-) alguém sabe onde posso encontrar um 4.1 a preços módicos, com chicote e módulo ? (comecei com pergunta difícil, uns anos atrás o preço tava bom, hoje muito inflacionado...)
2-) Convertê-lo para o álcool: troca-se apenas os pistões e reprograma o módulo e compra uma bomba para álcool ? É necessário mais adaptações ?
3-) Qual a maior taxa de compressão que ele aceita, sem causar problemas futuros ? Diz a lenda que quanto maior a taxa, melhor tanto para o álcool quanto para o GNV (principalmente para este último).
3-) Um 4.1 injetado, mudado para álcool e taxado consegue render melhor e ser mais econômico do que um 4.1 carburado e nativo a álcool ? Vale a pena investir nessas mudanças ?
4-) É possível uma taxa maior com mudanças no sistema de arrefecimento do motor (para melhor refrigeração)] ? Para alcançar altas taxas é necessário trocar os pistões, rebaixar o cabeçote ou os dois combinados ?
Um grande abraço a todos e obrigado !

Kim
05/09/2007, 11:17
Olá pessoal, estou sempre naquela busca insana para otimizar o consumo do carro e já vi coisas como gaseificador e até mesmo motores movidos a ar comprimido (100% ecológicos). Mas a viagem aqui é outra, tenho algumas dúvidas com relação aos motores da silverado ou ômega 4.1, vulgo powertech e quem sabe, conseguir preparar uma receita de motor bacana para aqueles que buscam o mesmo que eu, neste tipo de motorização para seus jipes.
Vamos lá:
1-) alguém sabe onde posso encontrar um 4.1 a preços módicos, com chicote e módulo ? (comecei com pergunta difícil, uns anos atrás o preço tava bom, hoje muito inflacionado...)
2-) Convertê-lo para o álcool: troca-se apenas os pistões e reprograma o módulo e compra uma bomba para álcool ? É necessário mais adaptações ?
3-) Qual a maior taxa de compressão que ele aceita, sem causar problemas futuros ? Diz a lenda que quanto maior a taxa, melhor tanto para o álcool quanto para o GNV (principalmente para este último).
3-) Um 4.1 injetado, mudado para álcool e taxado consegue render melhor e ser mais econômico do que um 4.1 carburado e nativo a álcool ? Vale a pena investir nessas mudanças ?
4-) É possível uma taxa maior com mudanças no sistema de arrefecimento do motor (para melhor refrigeração)] ? Para alcançar altas taxas é necessário trocar os pistões, rebaixar o cabeçote ou os dois combinados ?
Um grande abraço a todos e obrigado !


Caro amigo!

Tenho uma Ranger 4cc que está rodando no álcool.
Tinha um gol 16V que também rodava no álcool, como também uma S10 4.3 V6.
Bem, todos meus carros (os que tinha como os que tenho) rodam(vam) nesse combustível, tendo em vista que abasteço na usina.

Na minha cidade, como também na região é normal a conversão.

Tem uma oficina aqui, que o cara remapeia o chip no dia, vai para a oficina a gasolina e sai a álcool.

Os 4.1, são os melhores, pois o motor fica completamente "redondo" no seu funcionamento, não precisando mecher em nada na parte mecânica do bicho.

É só remapear, abstecer e andar.:concordo:

Na Ranger, que o módulo é blindado, coloca-se resitores na linha do sensor do fluxo de ar para a combustão e na temperatura da água que vai para o modulo, mais fica muito bom.

Minha Ranger está fazendo a média de 7 km/l na cidade, e 8 a 8,5 km/l na estrada.

O único problema é que a bomba que se encontra funcionando trava logo, então, coloca-se uma flex e pode esquecer de problemas.

IMNHO, só "chiparia"!

Abraços.

Kim.

Caiogaucho
05/09/2007, 20:30
Caro amigo!

Tenho uma Ranger 4cc que está rodando no álcool.
Tinha um gol 16V que também rodava no álcool, como também uma S10 4.3 V6.
Bem, todos meus carros (os que tinha como os que tenho) rodam(vam) nesse combustível, tendo em vista que abasteço na usina.

Na minha cidade, como também na região é normal a conversão.

Tem uma oficina aqui, que o cara remapeia o chip no dia, vai para a oficina a gasolina e sai a álcool.

Os 4.1, são os melhores, pois o motor fica completamente "redondo" no seu funcionamento, não precisando mecher em nada na parte mecânica do bicho.

É só remapear, abstecer e andar.:concordo:

Na Ranger, que o módulo é blindado, coloca-se resitores na linha do sensor do fluxo de ar para a combustão e na temperatura da água que vai para o modulo, mais fica muito bom.

Minha Ranger está fazendo a média de 7 km/l na cidade, e 8 a 8,5 km/l na estrada.

O único problema é que a bomba que se encontra funcionando trava logo, então, coloca-se uma flex e pode esquecer de problemas.

IMNHO, só "chiparia"!

Abraços.

Kim.

Kim,
No meu caso que é o motor gm da c-20 1992, tb é só remapear? Não precisa substituir nada na carburação? Como na minha região não tem GNV, minha idéia seria passar p/alcool.:confused:
[]'s

Zepi
05/09/2007, 20:49
Kim,
No meu caso que é o motor gm da c-20 1992, tb é só remapear? Não precisa substituir nada na carburação? Como na minha região não tem GNV, minha idéia seria passar p/alcool.:confused:
[]'s



Amigo,primeiro que seu motor é carburado,então não tem chip.
E com certeza terá de alterar algo na carburação.
Para um boa conversão precisará de muitos ajustes:
Taxa de compressão;
ponto de ignição;
gorgulantes do carburador;
partida a frio;
Melhor seria trocar se carburador,se não logo ele vai pro saco....
Tem outras coisas mas logo o pessoal vem com maiores detalhes.
De repente seria mais fácil trocar seu motor por um a álcool...
Tem que analisae vários fatores...


Abs

Kim
05/09/2007, 21:42
Kim,
No meu caso que é o motor gm da c-20 1992, tb é só remapear? Não precisa substituir nada na carburação? Como na minha região não tem GNV, minha idéia seria passar p/alcool.:confused:
[]'s

Caro amigo Caiogaucho!

Minha resposta foi baseada no 4.1 MPFI!

Como diria Jack - O estripador, vamos em partes...

No Brancão-Lost (vide assinatura), descobri que o motor é a gasolina, mais estou rodando no álcool a algum bom tempo.

Se o motor for do ano que citou, provavelmente o carburador é um 3E já niquelado, então terá que fazer o seguinte procedimento:
Troca de gicleur;
Diminuir os gargulantes/venturi (depende do bura), para passar um pouco menos de ar;
Adiantar o ponto para aproximadamente 14º.

Os pistões não precisam ser mechidos no primeiro momento.
Tem que verificar se a tubagem é aquecida, o que provavelmente já é.

Colocar a válvula termostática do motor a álcool, isso é importante no carburado.

O pessoal por aqui, confecciona um anel de tecnil para diminuir o fluxo de ar, sendo completamente removivel em caso de volta para a gasolina.

Esse esquema também é usada nas motos Titans para funcionar a álcool pelos mototaxi daqui.

Abraços.

Kim.

jeep4x4podre
05/09/2007, 21:46
Kim, valeu pela dica, eu acho que mapeando novamente o chip e trocando a bomba por uma flex já resolve o problema do combustível. Eu andava em um Kadett conversível chipado, pensava que era apenas rodar no álcool (foi o que passaram no momento da venda), mas na verdade pro bicho ficar razoável tinha que jogar um pouco de gasosa na criança. Mas eu estou preocupado em mexer no motor. Infelizmente ainda não encontrei um a venda, se alguém conhecer e puder me indicar uma pessoa que esteja vendendo um desses é só falar. Antes de trocar um pelo outro penso em fazer algumas modificações e assim que as idéias forem surgindo, penso em colocá-las no fórum, dividindo com todos aqueles que se interessarem. Já tenho até onde deixar o motor para testes, falta mesmo é o próprio. Será que em sites de leilão é possível encontrar um desses ? Vai saber tb se não é uma máfia...
Caio, nos motores carburados a troca de combustível não é tão simples, como o Zepi mesmo explicou. Talvez a melhor solução seja a troca de motorização, por um movido a cana, ou por esses injetados mesmo. Cuidado apenas com o módulo, que precisa estar muito bem protegido. Pifou, além de ficar parado, sai lágrima do olho na hora de arrumar ou trocar...
Olha o que eu encontrei em um outro fórum, falando sobre transformação de carburados em injetados:
"Ainda resta uma opção de 250 injetado: o carburado convertido para injetado, com o uso de módulos de injeção eletrônica avulsos. Já temos no Brasil módulos excelentes, com preço idem. Os problemas seriam pequenos e de outras naturezas, como por exemplo a adequação da ignição (platinado ESQUEÇA), a aquisição de bicos preparados, borboleta, trabalho no coletor de admissão, etc. Para montar um injetado ex-carburado tranquilo, com 6 bicos, o custo vai acabar ficando mais-ou-menos no preço de um motor de Silverado usado (sem contar a mão-de-obra de ambos os casos). Acaba sendo trocar 6 por meia dúzia. Talvez com ligera vantagem para o módulo nacional adaptado porque quem for preparar o 250 injetado da Silverado terá que adquirir um módulo suplementar para adicionar mais 6 bicos e o módulo adaptado já prevê direto 12 bicos."
Abraços !

Caiogaucho
05/09/2007, 22:23
Kim, valeu pela dica, eu acho que mapeando novamente o chip e trocando a bomba por uma flex já resolve o problema do combustível. Eu andava em um Kadett conversível chipado, pensava que era apenas rodar no álcool (foi o que passaram no momento da venda), mas na verdade pro bicho ficar razoável tinha que jogar um pouco de gasosa na criança. Mas eu estou preocupado em mexer no motor. Infelizmente ainda não encontrei um a venda, se alguém conhecer e puder me indicar uma pessoa que esteja vendendo um desses é só falar. Antes de trocar um pelo outro penso em fazer algumas modificações e assim que as idéias forem surgindo, penso em colocá-las no fórum, dividindo com todos aqueles que se interessarem. Já tenho até onde deixar o motor para testes, falta mesmo é o próprio. Será que em sites de leilão é possível encontrar um desses ? Vai saber tb se não é uma máfia...
Caio, nos motores carburados a troca de combustível não é tão simples, como o Zepi mesmo explicou. Talvez a melhor solução seja a troca de motorização, por um movido a cana, ou por esses injetados mesmo. Cuidado apenas com o módulo, que precisa estar muito bem protegido. Pifou, além de ficar parado, sai lágrima do olho na hora de arrumar ou trocar...
Olha o que eu encontrei em um outro fórum, falando sobre transformação de carburados em injetados:
"Ainda resta uma opção de 250 injetado: o carburado convertido para injetado, com o uso de módulos de injeção eletrônica avulsos. Já temos no Brasil módulos excelentes, com preço idem. Os problemas seriam pequenos e de outras naturezas, como por exemplo a adequação da ignição (platinado ESQUEÇA), a aquisição de bicos preparados, borboleta, trabalho no coletor de admissão, etc. Para montar um injetado ex-carburado tranquilo, com 6 bicos, o custo vai acabar ficando mais-ou-menos no preço de um motor de Silverado usado (sem contar a mão-de-obra de ambos os casos). Acaba sendo trocar 6 por meia dúzia. Talvez com ligera vantagem para o módulo nacional adaptado porque quem for preparar o 250 injetado da Silverado terá que adquirir um módulo suplementar para adicionar mais 6 bicos e o módulo adaptado já prevê direto 12 bicos."
Abraços !

:shock::shock::shock:

jeep4x4podre
11/09/2007, 23:31
Olá pessoal, pesquisando por aí comparei a cavalaria dos 4.1, injetados e carburados. Encontrei as seguintes respostas:
Original gasolina: 120 cavalos
141 cavalos no 4.1s álcool
168 cavalos com injeção mpfi omega
140 cavalos na silverado com mpfi
lendo também sobre aumento na taxa de compressão, muitos disseram que o trabalho acima de 1 ponto faz aumentar o torque, diminui o tempo de acelereração e economiza combustível, uma vez que será necessário menos cana para se chegar a uma determinada velocidade (tudo isso por conta da melhor queima proporcionada pela taxação). Resta saber o quanto que o motor 4.1i suporta de taxa (sem danificá-lo por problemas de pré-detonação) e se esse tipo de serviço tem um custo muito alto, se for apenas o trampo de rebaixar o cabeçote.

jeep4x4podre
17/09/2007, 01:56
Olá pessoal, descolei um motor, tava numa envemo 96, bronzinas stardart, escapamento seco, juntas aparentemente idem. Segue as fotos da nova cavalaria. Tá sujo e meio quebrado, mas quando terminar de fuçar, vai ficar muito louco. Sugeriram cromar a tampa de válvulas, na verdade não sei se "apenas" a tampa de válvulas ou também aquela tampa do motor com o símbolo 4.1 e com aquela plaquinha escrita chevrolet. Pesquisei para ver se encontrava um na net, mas não achei nenhuma foto. Penso em fazer algumas coisas, como pintar o bloco de preto fosco e cromar algumas peças, para dar um contraste legal. Com cabos de vela vermelhos e um filtro de ar esportivo o circo vai pegar fogo. Falando nisso, será que um filtro de ar esportivo consegue filtrar bem o ar aspirado pelo motor (consegue dar conta da poeira das estradas e fuligem da capital) ? Existe um desses realmente bom ? Valeu !
abraços.

Zepi
17/09/2007, 09:15
Num conheço esse motor da Silverado/omega,mas já vi um num carro "Hot" e me parece que é polido e não cromado...Esse coletor é de alumínio pelo pouco que sei...
Mas como sou leigo nesse motor,deixo que os colegas falem.


Ah,parabéns pela aquisição...quanto pagou nessa criança?


Abs

jeep4x4podre
21/09/2007, 01:29
oi Zepi obrigado. paguei 3.300 latinhas, veio com todo o chicote e o módulo, embreagem e caixa seca. documentação ok, inclusive com nota. encontrei na net um opala com a tampa de válvulas desses injetados cromada, mas sem o coletor, já que estava com carburadores e não injeção. vc tem razão quando diz que o coletor é de alumínio e não sei se seria exagero da minha parte mandar cromá-lo. a preocupação maior é primeiramente poder prepará-lo, agora que estará indo para a oficina. encontrei um tópico com dicas super bacanas sobre esses motores que equipam tantos jipes, o link é o seguinte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=430123
o pior é que vc mal compra o motor e já vai querendo fazê-lo funcionar no jipe. paciência é uma virtude !
abraços

segue fotos do motor da suprema , esse tá lavado. existem algumas diferenças entre um e outro (vareta do óleo e sujeira versus limpeza, por exemplo), mas que usina de força linda, hein ! com tudo limpo e ajeitado, vai ficar show !

fugger
21/09/2007, 09:43
Cara, nesse motor vc só tem que trocar a plaqueta que fica em cima (com a gravata da chevrolet) por uma escrito Jeep em alumínio polido. :concordo:

[]´s