PDA

Ver Versão Completa : Óleo nas velas



ricleite
03/09/2007, 17:36
Meu amigo tem um jipe willys com motor bf161 e notou que a segunda vela começou a molhar de óleo, causando perda de potência. Como ele usa muito pouco o jipe, quais seriam as maneiras menos dispendiosas de sanar o problema evitando a retífica completa? Será que trocando apenas os anéis esse problema acabaria?
No meu jipe tive o mesmo problema há uns 2 ou 3 anos e o mexãnico logo condenou o motor, acabei gastando uma grana para retificar tudo e só rodei 3 mil Km desde então.
Obrigado ...

CJ5 1966. MECÃNICA ORIGINAL

Cacá
03/09/2007, 17:58
Meu amigo tem um jipe willys com motor bf161 e notou que a segunda vela começou a molhar de óleo, causando perda de potência. Como ele usa muito pouco o jipe, quais seriam as maneiras menos dispendiosas de sanar o problema evitando a retífica completa? Será que trocando apenas os anéis esse problema acabaria?
No meu jipe tive o mesmo problema há uns 2 ou 3 anos e o mexãnico logo condenou o motor, acabei gastando uma grana para retificar tudo e só rodei 3 mil Km desde então.
Obrigado ...

CJ5 1966. MECÃNICA ORIGINAL

Ric, tenta colocar um tucho na vela. Assim vc eleva um pouco a menina, ela vai molhar menos. Mas o problema vai continuar lá... Sei não, isso ta com cara de anel :putz:


:concordo:

leopoldo
03/09/2007, 21:05
SE o problema for molhação de vela por:

1- vedação dos aneis, uma meia-sola trocando todos os aneis é admissível porém, é necessário remover o cabeçote, para remover os pistões. Melhor ainda se trocar todas as bronzinas.

2- vedação das válvulas de admissão, troque os retentores... neste caso, pode ser feito com o motor montado.

joão k. chikui
03/09/2007, 21:35
Ric
Se teu amigo usa pouco , um tucho de vela resolve. pelo menos para de encharcar.

diogosp
04/09/2007, 12:16
Meu amigo tem um jipe willys com motor bf161 e notou que a segunda vela começou a molhar de óleo, causando perda de potência. Como ele usa muito pouco o jipe, quais seriam as maneiras menos dispendiosas de sanar o problema evitando a retífica completa? Será que trocando apenas os anéis esse problema acabaria?
No meu jipe tive o mesmo problema há uns 2 ou 3 anos e o mexãnico logo condenou o motor, acabei gastando uma grana para retificar tudo e só rodei 3 mil Km desde então.
Obrigado ...

CJ5 1966. MECÃNICA ORIGINAL

Fala Ric,

alguns anos atrás tive o mesmo problema com com o meu BF, mas no meu caso, eu usava bastante.......Em muitos casos, a troca dos aneis do pistão podem resolver o problema...No meu caso nao resolveu, provavelmente as camisas estavam ovalizadas ou sei lá o que....
Acabei colocando os tuchos de velas e rodei com esse motor assim por mais de 2 anos. É claro que de tempos em tempos, seu amigo vai precisar tirar os tuchos, dar uma limpada neles, ainda mais se fizer trilhas onde a rotação é elevada para transpor obstáculos, mas é uma solução muito bartata e prática.
No meu caso, eram 4 cilindros hehehehehhehehe. Eu ja andava com jogo de vela e tuchos extras para nao correr o risco de ficar falhando no meio da trilha......

Espero ter ajudado

Se tiver alguma duvida, entre em contato......

Se bobear em aglum lugar tenho um tucho jogado em casa....Se quiser é só pegar comigo.....É que é tao barato que as vezes a gasolina fica mais cara do que comprar um hahahahahaha

Abraços


Diogo

diogosp
04/09/2007, 12:18
Ric,

agora que eu vi que vc é de Sao Jose dos Campos....Não da pra pegar os tuchos comigo mesmo...Nao me lembro ao certo, mas acho que paguei 2 ou 3 reais em cada....

Abraços

Cacá
04/09/2007, 12:24
Ric, a vela do BF é rosca fina? Se for eu tenho 3 tuchos sobrando aqui. É o mesmo do opala, só mandei tornear um grau na borda pra assentar no OHC. Manda teu endereço em MP que eu mando os tuchos pra vc.


:concordo:

ricleite
04/09/2007, 16:15
Valeu galera. Como eu disse o jipe é de um amigo, ele é que vai resolver qual saída pro problema de molhação das velas. Hoje á noite ele deve logar e discutir o caso com vcs.
Será que com os tuchos o motor não ficaria mais fraco devido ao aumento da distância das velas?

Sukys
04/09/2007, 16:51
Ricleite,

Fraco o motor já deve estar, porque no cilindro que está com óleo a mistura não queima adequadamente.
Tucho serve pra aumentar o tempo entre limpeza ou troca de vela, e se a ignição não estiver lá essas coisas o distanciamento da vela pode até piorar a situação, mas como quebra galho o tucho não deixa de ser uma opção.

Sds,
Sukys

ricleite
06/09/2007, 21:51
Estou aguardando meu amigo se manifestar.
Fala Nélio, quando é que vai acessar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Alguém já colocou algum óleo mais " grosso " no motor pra ver se para de subir óleo pras velinhas!!!!!!!!!!

leopoldo
07/09/2007, 10:26
Coloca oleo + grosso ... tipo asfalto .... e não liga mais o motor ..... dai não sobe mais para a vela.

Lama
13/04/2008, 21:05
SE o problema for molhação de vela por:

1- vedação dos aneis, uma meia-sola trocando todos os aneis é admissível porém, é necessário remover o cabeçote, para remover os pistões. Melhor ainda se trocar todas as bronzinas.

2- vedação das válvulas de admissão, troque os retentores... neste caso, pode ser feito com o motor montado.


Estou com o mesmo problema no meu BF-161. Na verdade, acho que tudo começou quando resolvi trocar o óleo do meu motor e, antes de faze-lo, coloquei um produto para tirar a borra de óleo de dentro do motor. O produto funciona assim: Coloco o produto (400 ml) no motor e ligo ele deixando funcionar em marcha lenta até esquentar (temp. normal de funcionamento), ai espero de 15 a 20 minutos e troco o óleo do motor por óleo novo.

Até antes disso, o motor funcionava perfeitamente, havia trocado as velas poucas semanas antes e não havia utilizado muito a Rural, ela não queimava nenhuma gota de óleo, as velas que tirei estavam na cor marrom claro, que é a cor normal de uma vela usada (assim eu li em um manual de velas).

Depois de trocar o óleo, começou a encharcar a vela do 2° cilindro, a coisa tá tão feia que coloquei uma vela nova e depois de 5 minutos de motor ligado a vela já estava totalmente encharcada de óleo, causando falhas no motor (motor engasgando).

Seguindo as dicas do Dr. Leopoldo, vou trocar os retentores das velas e, se não der resultado, vou levar em uma mecânica especializada para trocas os aneis ou dar o atestado de óbito para o motorzão.

Minha dúvida é:

Entrei no site da ruralwillys e lá, no manual do mecânico, não diz nada sobre retentor de válvulas, logo não ensina como trocar e nem a especificação do retentor.

Então... como faço pra trocar o retentor e qual a especificação do retentor?

Obrigado.

Julinot
13/04/2008, 21:12
Esse negócio de ficar colocando esses produtos "de limpeza" em motor velho... eu não sei, não. No meu BF-161 eu procuro não colocar.


Estou com o mesmo problema no meu BF-161. Na verdade, acho que tudo começou quando resolvi trocar o óleo do meu motor e, antes de faze-lo, coloquei um produto para tirar a borra de óleo de dentro do motor. O produto funciona assim: Coloco o produto (400 ml) no motor e ligo ele deixando funcionar em marcha lenta até esquentar (temp. normal de funcionamento), ai espero de 15 a 20 minutos e troco o óleo do motor por óleo novo.

Até antes disso, o motor funcionava perfeitamente, havia trocado as velas poucas semanas antes e não havia utilizado muito a Rural, ela não queimava nenhuma gota de óleo, as velas que tirei estavam na cor marrom claro, que é a cor normal de uma vela usada (assim eu li em um manual de velas).

Depois de trocar o óleo, começou a encharcar a vela do 2° cilindro, a coisa tá tão feia que coloquei uma vela nova e depois de 5 minutos de motor ligado a vela já estava totalmente encharcada de óleo, causando falhas no motor (motor engasgando).

Seguindo as dicas do Dr. Leopoldo, vou trocar os retentores das velas e, se não der resultado, vou levar em uma mecânica especializada para trocas os aneis ou dar o atestado de óbito para o motorzão.

Minha dúvida é:

Entrei no site da ruralwillys e lá, no manual do mecânico, não diz nada sobre retentor de válvulas, logo não ensina como trocar e nem a especificação do retentor.

Então... como faço pra trocar o retentor e qual a especificação do retentor?

Obrigado.

Vinicius_4x4
13/04/2008, 21:50
Então... como faço pra trocar o retentor e qual a especificação do retentor?


Tchê .. os retentores não são da vela não!! São das válvulas!!
O que o pessoal tah utilizando nas velas aí é o, conhecido pelas redondezas daqui, pula macaco!! Ele afasta a vela para que não fique molhando tanto com o óleo!

leopoldo
13/04/2008, 21:53
Os retentores costumam vir junto no kit de juntas do motor.

O metodo de troca está na seção de downloads, manual de manutenção do jeep, parte referente ao motor maverick 3.0

Elmer_Jeep
14/04/2008, 12:19
Esse negócio de ficar colocando esses produtos "de limpeza" em motor velho... eu não sei, não. No meu BF-161 eu procuro não colocar.


Apoiado.

Estamos comentando sobre isso, inclusive dei algumas dicas no tópico: Limpeza interna do motor (antes da troca de oleo) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39289)

[]'s

Elmer_Jeep
14/04/2008, 12:46
Tchê .. os retentores não são da vela não!! São das válvulas!!
O que o pessoal tah utilizando nas velas aí é o, conhecido pelas redondezas daqui, pula macaco!! Ele afasta a vela para que não fique molhando tanto com o óleo!

Os retentores de válvula são o'rings, (aneis de borracha) que vão encaixado na haste da válvula. Sinceramente não sei como aquela porcariazinha funciona mas se montar sem eles faz diferença(pra pior), já fiz esse teste em motor de opala e fusca que os retentores são semelhantes ao do BF e a falta deles fazia aumentar o consumo de óleo e também melar as velas.

[]'s

Lama
14/04/2008, 22:03
Julinot: Cara, meu motor não tinha mais jeito, tava com tanta borra que se não tirasse pelo menos um pouco, poderia entupir alguma galeria e ferrar de vez com o motor.

Vinicius_4x4: Mas Bah!!! Eu entendi que os retentores são das valvulas, e o que vc chama de "pula macaco", eu chamo de "tucho". Só que no meu caso não vai adiantar porque, como já relatei, tá entrando muito óleo, a ponto de encharcar uma vela nova em apenas 5 minutos!!!!! Falei hoje com o meu mecânico e ele acha que: ou o retentor gastou por completo, a ponto de sair do alojamento, ou é anel (mais provável que seja anel). Mesmo assim, obrigado pelo esclarecimento, hehehehe.

Elmer_Jeep e Leopoldo: Obrigado pelas dicas!


Abraços.

Julinot
15/04/2008, 07:42
Então, considerando a situação... pode ser necessário um transplante de órgãos !

Boa sorte !



Julinot: Cara, meu motor não tinha mais jeito, tava com tanta borra que se não tirasse pelo menos um pouco, poderia entupir alguma galeria e ferrar de vez com o motor.

Vinicius_4x4: Mas Bah!!! Eu entendi que os retentores são das valvulas, e o que vc chama de "pula macaco", eu chamo de "tucho". Só que no meu caso não vai adiantar porque, como já relatei, tá entrando muito óleo, a ponto de encharcar uma vela nova em apenas 5 minutos!!!!! Falei hoje com o meu mecânico e ele acha que: ou o retentor gastou por completo, a ponto de sair do alojamento, ou é anel (mais provável que seja anel). Mesmo assim, obrigado pelo esclarecimento, hehehehe.

Elmer_Jeep e Leopoldo: Obrigado pelas dicas!


Abraços.

Lucas Nassif
25/07/2008, 22:48
2- vedação das válvulas de admissão, troque os retentores... neste caso, pode ser feito com o motor montado.

Como se faz pra trocar os retentores das válvulas?

O meu só da uma fumada quando pisa fundo com o motor FRIO! Já me disseram pra trocar o retentor, so nao sei como!

leopoldo
25/07/2008, 23:13
2 métodos:

com auxílio de ar comprimido ou
com a corda de nylon.

Tire a tampa das válvulas de admissão.
Solte os balancins.
Tire todas as velas.
Começe pelo 1º pistão.
Coloque ele no PMS.
Agora, as opções: enfia uma corda de nylon lá pelo buraco da vela até encher o espaço da camara OU com uma vela quebrada na porcelana e adaptado um niple (solda um no corpo da vela), conecte a um compressor a 80 psi.
ISSO é para evitar que a valvula caia dentro da camisa.
Com uma ferramenta que vc pode fazer com um ferro chato, pressione a mola da valvula pelo prato apoiando no eixo dos balancins, até poder puxar as travas com os dedos.
Solta a ferramenta e a mola sai.
assim vc tem acesso ao retentor.
Remove, coloca um novo,
Coloca a mola e o prato,
Com o ferro chato, pressiona a mola e instala as travas.
Puxa a corda ou desconecte o ar comprimido.

Repete tudo para os outros 5 ou 3 cilindros.

Coloca os balancins na posição e regula a folga e pode rodar

Lucas Nassif
25/07/2008, 23:18
2 métodos:

com auxílio de ar comprimido ou
com a corda de nylon.

Tire a tampa das válvulas de admissão.
Solte os balancins.
Tire todas as velas.
Começe pelo 1º pistão.
Coloque ele no PMS.
Agora, as opções: enfia uma corda de nylon lá pelo buraco da vela até encher o espaço da camara OU com uma vela quebrada na porcelana e adaptado um niple (solda um no corpo da vela), conecte a um compressor a 80 psi.
ISSO é para evitar que a valvula caia dentro da camisa.
Com uma ferramenta que vc pode fazer com um ferro chato, pressione a mola da valvula pelo prato apoiando no eixo dos balancins, até poder puxar as travas com os dedos.
Solta a ferramenta e a mola sai.
assim vc tem acesso ao retentor.
Remove, coloca um novo,
Coloca a mola e o prato,
Com o ferro chato, pressiona a mola e instala as travas.
Puxa a corda ou desconecte o ar comprimido.

Repete tudo para os outros 5 ou 3 cilindros.

Coloca os balancins na posição e regula a folga e pode rodar

Obrigado pela ajuda Leopoldo!

Quando der vou fazer isso.

Sobre a regulagem de valvulas eu estou com duvidas....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=14952&page=3

:concordo:

MCamargo
08/09/2008, 19:46
Como se faz pra trocar os retentores das válvulas?

O meu só da uma fumada quando pisa fundo com o motor FRIO! Já me disseram pra trocar o retentor, so nao sei como!


Aproveitando o GANCHO deste tópico, o meu BF também esta na mesma situação do Lucas, em marcha lenta fica beleza, quando acelero mais forte ele fuma um pouco, quando esta bem frio, depois ele diminui um pouco a fumaça....

Como não ando muito com o JEEP, fui sair este fim de semana e quando liguei e fui sair vi que uma vela tinha encharcado de oleo..como tinha reserva troquei....mas isso ja aconteceu outra vez......

Outro detalhe que notei, a uns 8 meses fiz uma revisão no motor, troquei velas cabos rotor, mangueiras etc.....e depois disso notei que ele começou a fumar um pouco e outro detalhe (cagada) que fiz foi colocar oleo a mais no motor por causa da #@#@@# da vareta que não estava entendendo .......pelo fato de eu colocar oleo a mais no motor pode ter ocorrer esta queima????

Abraços
Marcio

Lucas Nassif
08/09/2008, 19:52
Pelo que eu saiba, oleo em excesso faz queimar um pouco.

Ah, tirei todas as velas do meu Jeep no sabado, e percebi que só as roscas estao sujas de óleo. O eletrodo tá seco.

Mas sempre tem a fumadinha ou quando tá frio ou quando forço muito o motor quando ele está inclinado.

MCamargo
08/09/2008, 20:02
Beleza Lucas

O motor é meio doido...funciona legal a lenta dele ta show, não falha, pega facil, anda bem, mas essa merda da fumaça enche o saco, parece carro velho...hahahahahah...

Ja fiz trilha com ele, vai na boa, também não forço ele demais.....outra coisa, sempre tenho que olhar o nivel do oleo, vira e mexe tenho que completa o danado....não rodo nem 1.000KM e tenho que completar...

Minha dúvida é sempre aquela, mexe ou não, pois é uma caixa de surpresa, posso abrir e somente trocar algumas peças ou ter que fazer o motor.....

Quanto ao ecesso de oleo, o meu mecanico falou que enquanto não queimar não irá para de sair fumaça.....pra vc ter uma ideia, quando o mecanico esgotou o carter, tinha quase 7 litros de oleo.....sem comentários......tava sempre completando a o nivel da vareta CHEIO!!!!!

Mas beleza...

Abraço,
Marcio

Lama
08/09/2008, 20:25
Existe um aditivo para por no óleo da Bardal. O nome eu não lembro bem, é algo como aditivo para motores cansados. Isso serve pra alguma coisa ou é só pra terminar de detonar o que está meia boca?

MCamargo
08/09/2008, 20:31
Se não me engano esse produto se chama BARDAL PROLONGA, é muito bom...eu tinha um Monza 89 com 300.000KM rodados, usei o PROLONGA por um bom tempo, ele realmente ajuda bastante, ele ajuda a diminuir os ruidos do motor.....

Mas atenção, se não me falha a memória, deve ser usada para quem utiliza muito o carro com frequencia, caso contrario, se vc utiliza muito pouco o jeep, isso pode te causar uma puta borra no motor e danifica-lo.....

Me corrigir se estiver errado...

Abraço,
Marcio

Lucas Nassif
09/04/2009, 22:42
Como se faz pra trocar os retentores das válvulas?

O meu só da uma fumada quando pisa fundo com o motor FRIO! Já me disseram pra trocar o retentor, so nao sei como!

É, ainda não criei coragem para trocar esses retentores. Ainda estou na dúvida se essa troca resolve o meu problema.

De uns tempos pra cá, começou a enxarcar as velas do 5° e 6° cilindros:putz:. Se ligo o Jeep todo dia por um curto intervalo de tempo (desligo sem deixar o motor esquentar direito), pode saber que só umas 4 ligadas assim as velas enxarca e o motor rateia. :parede:

Também se com o motor frio eu dou uma acelerada mais forte, ele dá uma fumada quando soca o pé. :pensativo:
Na rua de casa tem uma subida boa de asfalto, entao quando saio com o jeep frio, subo bem na manha sem forçar com medo de sujar as velas. :parede:

Mas quando ele esquenta, posso socar o pé a vontade que não fuma nada!!! :lol:
Se estou na estrada, por exemplo, as velas 5 e 6 limpam e ficam amarronzadas, como as outras...só sujam de novo quando o motor esfriar.

Então não acho que o problema seja no anel de segmento, e sim nos retentores de válvulas..o que acham? A compressão dos 6 cilindros foi medida, e todas estão boas. Exceto a do 1º cilindro que está um pouco abaixo das outras, mas a vela num enxarca nem nada...:roll:


Li a dica do Leopoldo de como trocar o retentor e entendi como fazer, mas não tenho a ferramenta pra comprimir a mola e tirar os pratos das valvulas. Como que faz essa ferramenta?

Alguém que já fez tem o desenho dela pra "eu copiá"??:lol:


OBS: se for retentor fud*d*, vou trocar; Se for anel, deixa quieto, e nada de tucho nas velas...deixa sujando de óleo mesmo!!! :mrgreen:

Abrss,

T+

leopoldo
09/04/2009, 23:20
Vários exemplos, fora a que está no manual de manutenção do jeep ford:

http://www.matcotools.com/ProductImages/KD912.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#)

http://imageserver.isnweb.com/KDT379.jpg

http://www.erdengines.com/assets/images/tools/Stud-Spring-Remover.jpg

http://www.denlorstools.com/shop/images/OTC-7928.jpg


http://www.detroitcitydiscounts.com/images/abrb1_e9xy.jpg
http://farm1.static.flickr.com/139/383161895_38d446cd6d.jpg

http://farm1.static.flickr.com/182/383162378_2be0bc99f4.jpg (http://www.flickr.com/photos/dazecoop/383162378/)

http://www.thesamba.com/vw/archives/manuals/tools/gallerypics/653.jpg

Lucas Nassif
09/04/2009, 23:27
Sobre a ferramenta, entendi como deve ser!!! :D

Em tempo: Os retentores são essas borrachinhas aí que ficam no interior das molas??


http://farm1.static.flickr.com/182/383162378_2be0bc99f4.jpg?v=0

Acha isso fácil pra comprar?


T+

leopoldo
09/04/2009, 23:33
http://i46.photobucket.com/albums/f126/boostdeliquent/headport1/head1.jpg

http://i46.photobucket.com/albums/f126/boostdeliquent/headport1/head1011.jpg

http://i46.photobucket.com/albums/f126/boostdeliquent/headport1/head1012.jpg

http://i46.photobucket.com/albums/f126/boostdeliquent/headport1/head1013.jpg

http://i46.photobucket.com/albums/f126/boostdeliquent/headport1/head1015.jpg

http://i46.photobucket.com/albums/f126/boostdeliquent/headport1/head1017.jpg

leopoldo
10/04/2009, 09:44
Lucas,

os retentores vem no jogo de junta.

para vc trocar, vc necessita ver o procedimento de troca dos retentores no manual de manutenção do jeep. Vc necessita usar o procedimento da corda de nylon ou de pressaõ de cilindro. Eu recomendo o de nylon.

Lucas Nassif
10/04/2009, 13:38
Lucas,

os retentores vem no jogo de junta.

para vc trocar, vc necessita ver o procedimento de troca dos retentores no manual de manutenção do jeep. Vc necessita usar o procedimento da corda de nylon ou de pressaõ de cilindro. Eu recomendo o de nylon.

Leopoldo,

não acha só os retentores pra comprar não?? Ou então retentores de outro motor mas que sirva no BF... :pensativo:

Comprar um jogo de com todas as juntas do motor pra usar só 6 retentores não dá!!! :parede:


OBS.: vou usar a corda de nylon! :-)


T+

Elmer_Jeep
10/04/2009, 18:27
ah, pra trocar os da admissão é moleza...

compre os do opala que serve numa boa.

Detalhe, são totalmente diferente desses da foto na pag anterior, pois os de opala e Bf são apenas o'rings.

[]'s

Lucas Nassif
10/04/2009, 18:40
ah, pra trocar os da admissão é moleza...

compre os do opala que serve numa boa.

Detalhe, são totalmente diferente desses da foto na pag anterior, pois os de opala e Bf são apenas o'rings.

[]'s

É, vou trocar só os de admissão mesmo!! :grin:
Os de escape precisa de um trampo fdp pra mexer e não vale o sacrifício pra trocá-los!! :odedo:

O'rings?? (seriam "anéis"?:pensativo:)


Esse do Opala acha separado pra comprar, né?? :cool:


T+

coloma
12/04/2009, 22:45
eu tenho um problema relacionado ao filtro de oleos.Basta trocar o filtro começa a melação.Ontem deu um trabalho imenso para vedar.Gostaria de saber de vcs qual a outra possibilidade de adaptação para nao usar mais aquilo.

inaciocm
13/04/2009, 23:16
só que meu motor é um OHC...
ano passado ele estava "preso", queimava mais oleo que gasolina e tremia que nen velha com frio, além de lavar a 4ª vela com oleo o tempo todo.
pois bem. eu e meu mecanico abrimos o motor e trocamos: aneis, bronzinas, mancais, retentores, juntas etc etc etc... enfim, fizemos tudo menos retifica(de acordo com o mano que me "ajudou", nao precisava"...ele já foi o pica-grossa da oficina da revenda Willys que tinha aqui na minha cidade, dai, confiei nele) pois o motor estava com camisas STD.... troquei tbm todas as engrenagens, aneis, sincronizados e etc do cambio... enfim, ficou 0KM:dance::dance:
depois de quase um ano, essa semana, trocando os cabos e as velas, notei que tinha 3 velas encravadas de oleo, sujas mesmo!!!
fui lá no cara e ele disse: "olha, troca o oleo, poe um mais viscozo e lasca um bardall. se nao parar de subir oleo, vamu abri e faze retifica".
já to até imaginando a grana disgramada que vo te que gastar p comprar as mesmas peças que comprei ano passado... em maio faz 1 ano que fiz o trampo... mais 3 mil de peças e certamente, mais 2 do trampo da retifica... meia boca dá nisso...