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Ver Versão Completa : L 200 - água do vaso de expansão ñ retorna



Fernando César Ximenes
03/09/2007, 17:35
De uns tempos para cá. minha L 200 2002, com 184.000 km rodados, está apresentando um problema q só agora vou tentar resolvê-lo, mas, antes, gostaria de ouvir a opinião de voces. A água do vaso de expansão ñ está retornando para o radiador, pois o nível da água do vaso fica mto. acima da marca do limite máximo. Ñ há indícios de que essa água esteja sendo jogada para fora do vaso, porque uso esse excesso para completar o radiador, quando o motor esfria. Isto só acontece quando pego estrada. Rodando na cidade fica tudo normal. Já troquei a tampa do radiador, sem resultado. Ela ñ sobreaquece pois o ponteiro do termômetro de temperatura do motor só chega até o meio do mostrador. Uso aditivo na água do radiador e ñ uso a válvula termostática por ser aqui um lugar de temperatura ambiente muito alta. Agradeço, antecipadamente, as orientações e dicas sobre o assunto. Andei procurando no Fórum algo sobre esse tema mas ainda ñ cheguei lá e são tantos os posts que levarei dias ou meses para ver todos,daí o motivo de recorrer a vocês, tendo, assim, uma resposta mais direta e rápida.

danielgleizer
03/09/2007, 18:59
Fernando , tenho uma L200 01 GL e estava apresentando mesmo problema identico , usava inclusive a agua que ficava no reservatorio para completar o radiador , CONCLUSAO .Junta do cabecote queimada , vazando compressao para o radiador , muito pouco mas vazava e com isso ia subindo o nivel do reservatorio. Troque a junta e aproveita e manda para retifica fazer um teste no cabecote a respeito de trincas e possiveis vazamentos de compressao , por sorte o meu era so a junta . Pois ja tinha trocado um cabecote , por um zero.

Pequeno jr
03/09/2007, 20:17
X2!!!

Isso dai é típico de junta queimada.

Fernando César Ximenes
04/09/2007, 12:10
Daniel, Pequeno Jr.
Grato, pela atenção.À propósito, existe alguma marca/modelo de junta de cabeçote mais confiável? Essa junta queima por ser de baixa qualidade ou é problema de projeto do próprio motor? Ou é a maneira como a viatura é conduzida? Cuido bem desse veículo, como sempre cuidei de outros veículos à diesel q possuí e nunca tive esse tipo de problema.

danielgleizer
04/09/2007, 18:54
Fernando

Acontece que isso é problema cronico das L200, para vc ter uma ideia ja é a terceira vez que eu desmonto o cabecote , na última agora a 1 mes atras comprei um cabecote zerado , a minha l200 esta com 120000. Ja fiz do possivel e impossivel , varetei radiador , troquei valvula termostatica , travei acoplamento viscoso do helice , coloquei ventoinha auxiliar , verifiquei bomba , bico , bomba dágua . MAS quando pega uma serra ou uma subida brava o motor começa a aquecer. Se o ponteiro chegar no meio ja é perigoso. Antes eu desconfiava da taxa de compressao por isso eu resolvi colocar um cabecote novo , mas o aquecimento em serras e subidas continua , Estou desconfiado de uma valvula termostatica que existe na bomba de oleo que faz um bypass , quando o motor esta frio o oleo circula somente no motor , quando ele aquece essa valvula abre e o oleo passa para o radiador de oleo. Aproveito para perguntar . Alguem ja trocou essa valvula termostatica do oleo??

Fernando César Ximenes
05/09/2007, 17:54
Fernando

Acontece que isso é problema cronico das L200, para vc ter uma ideia ja é a terceira vez que eu desmonto o cabecote , na última agora a 1 mes atras comprei um cabecote zerado , a minha l200 esta com 120000. Ja fiz do possivel e impossivel , varetei radiador , troquei valvula termostatica , travei acoplamento viscoso do helice , coloquei ventoinha auxiliar , verifiquei bomba , bico , bomba dágua . MAS quando pega uma serra ou uma subida brava o motor começa a aquecer. Se o ponteiro chegar no meio ja é perigoso. Antes eu desconfiava da taxa de compressao por isso eu resolvi colocar um cabecote novo , mas o aquecimento em serras e subidas continua , Estou desconfiado de uma valvula termostatica que existe na bomba de oleo que faz um bypass , quando o motor esta frio o oleo circula somente no motor , quando ele aquece essa valvula abre e o oleo passa para o radiador de oleo. Aproveito para perguntar . Alguem ja trocou essa valvula termostatica do oleo??

Daniel,
Ainda ñ tinha ouvido falar dessa tal válvula. Vou procurar saber mais sobre isso. Ainda ñ fiz nada no carro. Como tenho uma viagem programada para o interior do Estado amanhã, só qdo retornar, terça-feira, é que poderei reiniciar a pesquisa. Até.

fernandoof
06/09/2007, 17:33
Up... Interesse No Assunto,,,, Acompanhando!!!

Eduardo Eustaquio
06/09/2007, 18:56
Senhores,

O Alexandre aqui do fórum tem a solução para o aquecimento das L200. Não me recordo o tópico que tem as explicações, mas perguntem para ela como é que se resolve isso. Na minha, fiz todo o esquema que foi passado aqui no forum numa revisão na concessionária da Mitsubishi.

vale a pena.

Lsdez
07/09/2007, 21:08
Tb esses mesmos problemas:parede:, sobre as juntas é melhor paga um pouco mais, do q pegar essas baratinhas e ter dor de cabeça:putz:, comprei um da Mando mas não aguentou:parede:, mesmo até o mecanico dizendo qie era bom, depois de umas pesquisa descobri as juntas da AJUSA:concordo:, até um colega que trabalha na MIT diz ela é umas das melhores depois da original.

danielgleizer
07/09/2007, 21:20
Senhores,

O Alexandre aqui do fórum tem a solução para o aquecimento das L200. Não me recordo o tópico que tem as explicações, mas perguntem para ela como é que se resolve isso. Na minha, fiz todo o esquema que foi passado aqui no forum numa revisão na concessionária da Mitsubishi.

vale a pena.
Prezado Eduardo
Primeiramente , gostaria de agradecer pela dica. Acompanhei esse tópico de perto , porem essa soluçao apresentada é para as Sports em diante , a minha é a quadrada ainda , o bocal do radiador é diferente e nao encontro uma tampa que vede e que nao tenha valvula de abertura para colocar a valvula de expansao . O que eu fico chateado é com a Mit que sabe do problema cronico que tem e nao fala nada sobre isso . Estou esperando um pouco para trocar de carro , estou pensando em uma Frontier apesar de achar as L200 muito linda e com uma suspensao imbativel

danielgleizer
07/09/2007, 21:21
Tb esses mesmos problemas:parede:, sobre as juntas é melhor paga um pouco mais, do q pegar essas baratinhas e ter dor de cabeça:putz:, comprei um da Mando mas não aguentou:parede:, mesmo até o mecanico dizendo qie era bom, depois de umas pesquisa descobri as juntas da AJUSA:concordo:, até um colega que trabalha na MIT diz ela é umas das melhores depois da original.
LsDez

Eu usei a junta Ajusa tb , muito boa a junta , tao boa quanto a original. Custa 120,00 reais troquei a duas semanas atras. Espero nao precisar mais trocar

leobnaval
09/09/2007, 14:26
antes de mexer no cabeçote, trocar tampa e regulagem de válvulas pois na minha L200 ocorria o mesmo porém apos retifica completa e turbina nova, e apos trocar a tampa que não solucionou o problema mas depois de regular as válvulas 6 meses apos a retifica melhorou e não passou mais água.fica ai a dica espero ajudar.

Vivone
17/09/2007, 15:43
Amigo, aproveitando a sua questão, gostaria de perguntar aos nossos colegas de forum a respeito do meu caso.
Tenho uma L200, ano 2000, com cerca de 188.000km, e ela está baixando um pouco o reservatório de expansão, e se fica parada muito tempo ela aumenta a temperatura, mesmo com o ar-condicionado ligado. Nesse caso, há algum problema? Pois já me disseram que não deveria nem esquentar nesse caso e nem baixar o nível da água. Que exames eu devo fazer para detectar algum problema?
Obrigado, pesssoal.



De uns tempos para cá. minha L 200 2002, com 184.000 km rodados, está apresentando um problema q só agora vou tentar resolvê-lo, mas, antes, gostaria de ouvir a opinião de voces. A água do vaso de expansão ñ está retornando para o radiador, pois o nível da água do vaso fica mto. acima da marca do limite máximo. Ñ há indícios de que essa água esteja sendo jogada para fora do vaso, porque uso esse excesso para completar o radiador, quando o motor esfria. Isto só acontece quando pego estrada. Rodando na cidade fica tudo normal. Já troquei a tampa do radiador, sem resultado. Ela ñ sobreaquece pois o ponteiro do termômetro de temperatura do motor só chega até o meio do mostrador. Uso aditivo na água do radiador e ñ uso a válvula termostática por ser aqui um lugar de temperatura ambiente muito alta. Agradeço, antecipadamente, as orientações e dicas sobre o assunto. Andei procurando no Fórum algo sobre esse tema mas ainda ñ cheguei lá e são tantos os posts que levarei dias ou meses para ver todos,daí o motivo de recorrer a vocês, tendo, assim, uma resposta mais direta e rápida.

Vivone
17/09/2007, 16:20
Pessoal, esqueci de dizer que além disso há um vasamento da água do reservatório de expansão, e com aquela água "chocolate".

danielgleizer
17/09/2007, 18:42
Amigo, aproveitando a sua questão, gostaria de perguntar aos nossos colegas de forum a respeito do meu caso.
Tenho uma L200, ano 2000, com cerca de 188.000km, e ela está baixando um pouco o reservatório de expansão, e se fica parada muito tempo ela aumenta a temperatura, mesmo com o ar-condicionado ligado. Nesse caso, há algum problema? Pois já me disseram que não deveria nem esquentar nesse caso e nem baixar o nível da água. Que exames eu devo fazer para detectar algum problema?
Obrigado, pesssoal.
Vivone

Junta do cabecote queimada ou pior trinca no cabecote , verifica se com o motor ligado e temperatura normal fica soltando borbolhas pela mangueira do reservatorio de expansao , retira a tampa do reservatorio de expansao so um pouco e com a mangueira ainda dentro do liquido do reservatorio verifica se sai borbolha , se sair é a junta ou trinca , nao esquece de verificar tb a tampa do radiador

Fernando César Ximenes
17/09/2007, 19:54
Pessoal, ainda ñ fiz nada no carro, porque ainda ñ encontrei a junta do cabeçote da Ajusa, cfe. indicação de vocês. Se ñ encontrá-la, vou ter q partir para aquisição da original e, depois, pensar seriamente se ainda vale a pena continuar na linha da Mit.

danielgleizer
17/09/2007, 20:16
Fernando eu comprei em Resende -RJ a junta custa em torno de 120,00 , liga pra loja que eu comprei e eles te mandam por sedex , sai mais barato que vc comprar a original 370,00 o nome da loja é RODODIESEL O TEL É (24) 33601056 , (24) 3360-1387 e se vc tiver nextel 55*137*362 , mas pede AJUSA , pois eles tem junta de 20,00 reais , acredite se quiser rsrsrs , fica a seu criterio .

Fernando César Ximenes
18/09/2007, 16:40
Fernando eu comprei em Resende -RJ a junta custa em torno de 120,00 , liga pra loja que eu comprei e eles te mandam por sedex , sai mais barato que vc comprar a original 370,00 o nome da loja é RODODIESEL O TEL É (24) 33601056 , (24) 3360-1387 e se vc tiver nextel 55*137*362 , mas pede AJUSA , pois eles tem junta de 20,00 reais , acredite se quiser rsrsrs , fica a seu criterio .

Grato, Daniel.
Vou entrar em contato com a Rododiesel.

Vivone
27/09/2007, 17:00
Obrigado, Daniel.
Já percebi que o fato está acontecendo porque a tampa do reservatório não tem uma pecinha que deve servir de vedação. Já estou providenciando a peça e colocação para verificar a melhora do problema. Ah, ela não esquentou mais. Parece milagre. Abraços.



Vivone

Junta do cabecote queimada ou pior trinca no cabecote , verifica se com o motor ligado e temperatura normal fica soltando borbolhas pela mangueira do reservatorio de expansao , retira a tampa do reservatorio de expansao so um pouco e com a mangueira ainda dentro do liquido do reservatorio verifica se sai borbolha , se sair é a junta ou trinca , nao esquece de verificar tb a tampa do radiador

Lsdez
27/09/2007, 17:54
Só um lembrete...
Qdo forem comprar a junta, tomem cuidado, pois existe de varias medidas, coisas de milimetros, mas que da uma grande diferença e dor de cabeça depois, verifique antes com seu mecanico, pois passei por isso, e não desejo isso a ninguem.

Fernando César Ximenes
27/09/2007, 19:47
Fernando eu comprei em Resende -RJ a junta custa em torno de 120,00 , liga pra loja que eu comprei e eles te mandam por sedex , sai mais barato que vc comprar a original 370,00 o nome da loja é RODODIESEL O TEL É (24) 33601056 , (24) 3360-1387 e se vc tiver nextel 55*137*362 , mas pede AJUSA , pois eles tem junta de 20,00 reais , acredite se quiser rsrsrs , fica a seu criterio .

Daniel, viajei à Fortaleza no dia 21 deste, tendo retornado hoje e , lá, comprei a junta da Ajusa por $ 135,00. Segunda-feira,vou levar o carro ao mecânico.

Fernando César Ximenes
27/09/2007, 19:54
Obrigado, Daniel.
Já percebi que o fato está acontecendo porque a tampa do reservatório não tem uma pecinha que deve servir de vedação. Já estou providenciando a peça e colocação para verificar a melhora do problema. Ah, ela não esquentou mais. Parece milagre. Abraços.

Vivone, poderias descrever com mais detalhe essa pecinha? Ela é de borracha ou de plástico?É redonda ou comprida? Qdo. providenciaste essa peça, pediste por qual nome? Grato.

Fernando César Ximenes
27/09/2007, 20:12
Só um lembrete...
Qdo forem comprar a junta, tomem cuidado, pois existe de varias medidas, coisas de milimetros, mas que da uma grande diferença e dor de cabeça depois, verifique antes com seu mecanico, pois passei por isso, e não desejo isso a ninguem.

Pessoal, o Lsdez tem razão. Qdo. comprei a minha o vendedor me perguntou se era junta para cabeçote já mexido ou era para cabeçote original. Ele me falou q existem duas medidas em mm diferentes. É aí onde reside o perigo. Se a menor for colocada num cabeçote mexido vai dar o maior rolo, pois vai alterar sensivelmente a taxa de compressão, trazendo consequências funestas para o motor. Já a maior num cabeçote original o motor fica com funcionamento aceitável.

Vivone
01/10/2007, 11:11
Fernando, eu consegui essa peça emprestada para ver se era realmente o problema. Após a colocação da peça, eu limpei a parte externa do reservatório. O problema sumiu e não houve mais vasamento, por enquanto.
É uma peça que fica na parte inferior da tampa, presa à mangueira que "pesca" a água no reservatório. É redonda e de borracha.
Ou seja, eu ainda não procurei comprar a peça.
Abraços.



Vivone, poderias descrever com mais detalhe essa pecinha? Ela é de borracha ou de plástico?É redonda ou comprida? Qdo. providenciaste essa peça, pediste por qual nome? Grato.

fernandoof
02/10/2007, 14:39
minha l200 ta baixando um pouco o nivel do radiador, quando tiro a tampa da pra ver que tem um residuo de oleo nela... fica bastante, parece uma graxa... Meu mecanico disse que é junta do cabeçote.
O problema é que troquei a junta e o cabeçote a 3 meses, ambos originais, mais o detalhe é que me mandaram a junta de 3 furos e o mecanico disse que a ideal seria a de 4 furos, e isso poderia ter ocasionado na queima da mesma :parede: :cry: :-? :pensativo:

J. G. Junior
02/10/2007, 17:25
Olá pessoal,

A minha L200/2003 está com 110.000 rodados, e da última vez quando ia de Natal para São Luís notei que ela subiu um pouco a temperatura (+/_ meio do dial), depois de umas 10 horas rodando (quase direto) e depois voltou ao normal. Com Veloc. entre 110 e 120 km.
Em um posto próximo de Terezina parei para abastecer e fui ver a água. O nível do reservatório de expansão estava bem acima do nível. Fiquei pensando " Será que o frentista errou e colocou água no reservatório do limpador???". Não foi.

Retirei o excesso de água, deixando entre o max e min. Recentemente notei que o nível do reservatório ficou abaixo da marca mínima, isso andando na cidade. Vou completar novamente com o fluido para radiador.

Nesse teste das borbulhas no reservatório, o motor deve estar bem aquecido??? Deve-se acelerar manualmente ou marcha lenta???
Será que essa junta mais alta ( mm) não seria para cabeçotes mexidos (retificados) que são mais baixos que os originais??? Somente especulação minha.
Abraço a todos,

ricardo8083
15/03/2014, 22:16
Gostaria de manifestar minha satisfação ao resolver o problema de minha L200 1997. A água ia para o vaso de expansão e não retornava, além de gerar bastante pressão no radiador de maneira que a tampa não aguentava. Seguindo orientação de um mecânico amigo meu comprei uma válvula termostática de 76º e a instalamos. Em seguida colocamos o aditivo, completamos o radiador e fizemos a sangria do ar retirando o sensor de temperatura da água (o que fica no cano que sai do cabeçote e conecta a mangueira de cima), enchendo radiador até que o fluxo de água saísse constante. Para minha satisfação acabei de fazer uma viagem de 400 km, peguei um tremendo engarrafamento no calor do Rio de Janeiro e mesmo usando o ar condicionado o tempo todo, não vazou mais nenhuma gota de água e a temperatura ficou o tempo dentro da faixa normal.
Acho que três coisas foram importantes. Radiador varetado, válvula nova e correta(76º) e, o mais importante, retirada do ar do cabeçote.
Mando esta mensagem para que os companheiros tentem o procedimento antes de mexer no cabeçote, pois muita gente me disse que era junta queimada ou cabeçote rachado.
Um abraço a todos e espero ter ajudado.

SAPO-BOMBA
16/03/2014, 00:20
O certo é sempre inspecionar todo o sistema de arrefecimento antes de ouvir papo de mecânico dizendo que queimou junta ou trincou cabeçote.


Inspecionem abraçaceiras, mangueiras, tampa de radiador, limpeza do radiador e do reservatório, uso de aditivo, etc...


Façam o teste como o colega acima e vejam se resolve. Se não resolver, aí sim pode pensar em mexer no motor atrás de junta queimada ou cabeçote trincado.