Ver Versão Completa : Roda Original c/ Pneu 750x16
Olás. É possível colocar pneus argentinos 750 x 16 usando a roda original do CJ? Alguém aqui tem? Shima muito? Abraços a todos e agradeço as dicas. :concordo:
Milton Quindim
03/09/2007, 13:58
Olás. É possível colocar pneus argentinos 750 x 16 usando a roda original do CJ? Alguém aqui tem? Shima muito? Abraços a todos e agradeço as dicas. :concordo:
Eh possivel sim, alias eu jah vi muitos usasndo aqui em Curitiba, eu mesmo assim que possivel compraraei rodas originais e colocarei os argentinos para economizar meus frontiera.
E o Shimmy eh muito relativo pois se os seus pneus forem bons e suas rodas estiverem integras vc poderá fazer balanceamento o que nm sempre resolve o shimmy.
Uma vez estava eu com problemas de shimmy e fui em um monte de lugares para fazer alinhamento e balanceamento para tentar resolveer.
Conmo meus frontiera naum podiam ser balanceados eu estaav quase me conformando com asituação e pensendo e trocar tyudio roda e pneus.
Parei num posto somente para calibrar os pneus e um senhorzinho de uns setenta e poucos anos veio até mim dizendo que quando era mais novo travalhava na agromotor a primeira loja do Brasil a vender jipes. Lá ele fazia a manutenção dos mesmos, e começou a contar histórias da epoca. Depois de um tempão conversando ele despediu-se e estava saindo quendo eu perguntei se ele sabia uma maneira de resolver este problema do shimmy.
Ele deu uma risadinha e disse assim...claro que sei isso é muito fácil para quem trabalhava com jipes.
Nem precisei contar o que estava acontecendo, ele mesmo falou relatando o problema exatamente como o meu.
Segundo ele , é um erro muito comum hoje pois os carros andam com as rodas da frente um "pouquinho abertas" para quando desenvolvem uma velocidade consideravel haver uma compensação e as rodas se alinham facilitando a dirigibilidade, então os profissionais que fazem alinhamento costumam usar as mesmas referencias para os jipes o que não eh correto.
Para simplificar ele me deu uma regrinha simples e facil.
Basta medir a distancia entre as rodas da frente e deixar 3 milimetros abertas atras fechando na frente. Assim acaba seu problema de shimmy.
Chegando em casa peguei uma trena afrouxei as braçadeiras e fiz como ele disse.
Aperte tudo e fui dar uma volta para testar ...
nem acreditei parecia um carro comum, firme e sem um tremilique sequer...assim nunca mais esqueci. pode fazer eu garantiu.:dance:
Vitor Rolo
03/09/2007, 15:20
PRK,
Eu tenho um Willys com roda original...eu tinha pneus originais tambem....e coloquei pneus argentinos 750x16 novos faz uns 4 meses...
é uma diferença espetacular....o jeep fica um pouco mais macio e o rendimento em trilhas é muiiiiiiiiiiito melhor.....
o único problema é que os pneus dianteiros chegam a raspar um pouquinho no feixe de mola quando preciso fazer uma manobra muito fechada (por ex. quando faço uma baliza)....
e os pneus traseiros raspam na caixa do paralama pelo lado interno quando pego algumas erosões....mas isso é normal....não é nada exagerado, ou algo que prejudique o jeep....
se não quizer trocar a roda ou colocar pneus com medidas maiores, eu aconselho o argentino sim.....
espero que eu tenha ajudado na dúvida....
Para simplificar ele me deu uma regrinha simples e facil. Basta medir a distancia entre as rodas da frente e deixar 3 milimetros abertas atras fechando na frente. Assim acaba seu problema de shimmy. Chegando em casa peguei uma trena afrouxei as braçadeiras e fiz como ele disse. Aperte tudo e fui dar uma volta para testar ... nem acreditei parecia um carro comum, firme e sem um tremilique sequer...assim nunca mais esqueci. pode fazer eu garantiu.:dance:
Graaaande Quindim, td bem amigo? Rapaz, com os pneus Argentinos o Lineu começa uma nova era :dance: Obrigado pelas dicas do shimmy, não sabia desse macete. Depois conta mais? Qdo chegarem os pneus eu vou mandar alinhar as rodas. Tem uma delas meio que assim-assim... :parede:
Valeu Miltão!
Akele abraço pra vc e Dna. Quindina.
PRK,
Eu tenho um Willys com roda original...eu tinha pneus originais tambem....e coloquei pneus argentinos 750x16 novos faz uns 4 meses...
é uma diferença espetacular....o jeep fica um pouco mais macio e o rendimento em trilhas é muiiiiiiiiiiito melhor.....
o único problema é que os pneus dianteiros chegam a raspar um pouquinho no feixe de mola quando preciso fazer uma manobra muito fechada (por ex. quando faço uma baliza)....
e os pneus traseiros raspam na caixa do paralama pelo lado interno quando pego algumas erosões....mas isso é normal....não é nada exagerado, ou algo que prejudique o jeep....
se não quizer trocar a roda ou colocar pneus com medidas maiores, eu aconselho o argentino sim.....
espero que eu tenha ajudado na dúvida....
Grande Vítor, ajudou e muito! No meu caso, para trilha leve, acho que vai muito bem então... Tem um amigo que ofereceu espaçadores do Landau, mas vou colocar sem eles primeiro para experimentar.
Valeu mesmo!
Um abraço e boa semana pra ti.
wsjunior938
07/11/2007, 15:21
Grande Vítor, ajudou e muito! No meu caso, para trilha leve, acho que vai muito bem então... Tem um amigo que ofereceu espaçadores do Landau, mas vou colocar sem eles primeiro para experimentar.
Valeu mesmo!
Um abraço e boa semana pra ti.
tb estou com o mesmo problema (750x16 na roda original), quando voce colocar me conte como ficou? qual melhor frontera ou argentino?