Ver Versão Completa : Cruzeta pegando no Carter
luiseduardo
10/05/2004, 20:14
Boa noite a todos.
Tive um problema neste final de semana que achei estranho.
No meio da trilha começou um barulho esquisito , parecia que o câmbio iria cair.
Qdo fui olhar o que era, um susto, um buraco no carter e quem fez foi a cruzeta. Acho que em algum lugar onde o jeep torceu um pouco, a cruzeta foi direto o carter. Isso é normal ????
Já havia acontecido antes, mas ela pegava em uma espécie de peito de aço que tinha, cortei a ponta do peito que estava pegando e achei que o problema estava resolvido, que nada.
Como posso solucionar isto? É normal a cruzeta do cardan dianteiro alcançar no carter ??? O que pode estar errado ??? Calço de carroceria ?
Detalhes: Jeep Willys 76, Motor BF 161
Obrigado a todos pela atenção.
Atenciosamente,
Beto Lacerda
10/05/2004, 20:35
jeep 76 com motor BF161 ?? seu motor deve ter sido adaptado, talvez seja este o problema , ele deve estar muito baixo
[]'s
luiseduardo
10/05/2004, 20:44
Isso é verdade mesmo. Foi adaptado sim, mas qdo comprei ja veio assim.
Troquei recentemento os calços de motor e câmbio, mas o espaço entre a cruzeta e o carter eh grande, será que uma folga na luva ou coisa do tipo pode atrapalhar ???
Valeu a ajuda.
Thiago Rodeghel
10/05/2004, 20:45
Calço de carroceria esquece q não é isso :roll:
É muito estranho mesmo :shock: , bater assim no carter e furar.
Ocorreu com o Jeep trabalhando a suspenção, certo??? bom o q pode ocorrer é do suporte do motor estar torto :? ,se seu motor foi realmente adaptado :) , ou empenado (chapas do suporte fracas). Até mesmo coxins quebrados :x .
Ou o motor pode estar como o Beto falou, seria os suportes mal alinhados, o motor trabalha completamente torto :P
E a parte de suspenção, como está, eixos, batentes essas coisas :?:
[s]
luiseduardo
10/05/2004, 21:03
Bom, menos uma hipótese até agora. Descartamos os calços de carroceria !!!
Os coxins antigos, realmente estavam quebrados e o motor estava completamente torto. Comprei coxins novos e o motor agora sim está alinhado.
O que tenho certeza que esta fu#@% são os amortecedores, inclusive os dianteiros estão furados !!!! Pode ser um motivo ???
Vcs acham que a folga na luva do cardan é um agravante ou não ?
Beto Lacerda
10/05/2004, 21:07
com os coxins novos e o motor alinhado o problema persiste ?? os amortecedores nisso não influem , mas ja que tocou em suspensão , tens os batentes originais ?? a susp. esta original?
Thiago Rodeghel
10/05/2004, 22:10
Então se os antigos coxins estavam quebrados :shock:
Bom normalmente se adaptado um motor 1ª hipótese
Suportes desalinhados :shock: verifique!!! (soldados tortos)
o motor pode estar trabalhando mais pra baixo :roll: e deslocado! :x Aí não há coxin q vença, toda hora quebra!!! E olhe os suportes veja se não estão empenados :shock: por causa dos antigos coxins terem afetado-os.
A folga na luva, depende aonde?!? Uma folga no entalhado é normal para q o cardan "abra" e "feche", conforme trabalha a susp. :wink: mas se estiver excessiva, o q poderia acorrer é do cardan cair :roll: , mas furar o carter, meio difícil :shock:
[s]
Sergio Rocha
10/05/2004, 22:12
Troço estranho.Mesmo sem os batentes da suspensão não deveria bater.
Os batentes tem pouca altura acho improvavel.Acho q a possibilidade maior é ser a altura do motor q deve estar extremamente abaixo do normal, ou com os coxins quebrados.E agora continua batendo :?:
Fala Gente... :D
Não li se alguem chutou isso, mas já vi acontecer. :D
No lugar que pegou, seu jeep estava meio de lado? :?
Pois estou achando que o eixo deve ter corrido pro lado, fazendo que a cruzeta pegasse. :D
Dê uma conferida nos grampos do feixe de mola, veja se estão bem abertados e se o eixo nào está andando pra esquerda e pra direita. :(
[]'s
Eugênio
Leonardo Uller
25/09/2006, 22:58
Ai pessoal possuo um CJ 5 com BF 161 este fim de semana sai pra fazer minha primeira trilha depois de reformar o jeep inteiro e também tive este problema. Meu cj este com calço de motor do 111, levantei também o motor e a cruzeta consegiu puxar o prtetor do carter que estava soldado e fazer com que fizesse um furo no ponto da solda, além de ter amassado bastante o carter, agora também cortei um pedaço do protetor porém continuo com medo de amassar ainda mais o carter. Agradeço a atenção de todos.
José Augusto
26/09/2006, 00:00
Leonardo, é estranho, vc tem como postar uma/s foto/s ficaria mais fácil tentar visualizar o que está acontecendo em cima de imagens.:concordo:
Nilsinho
26/09/2006, 17:57
Puts.....
Fiquei 6 meses reformando o Jeep e hoje num pequeno trajeto também deu essa... e tá fazendo um barrulho estranho na dianteira, mesmo no asfalto, pode ser mola cansada ?
Já conferi e aparentemente naum tem nada quebrado....
Tive im problema idêntico e que o final foi bastante dispendioso, utilizo motor de opala 151, ao passar em uma vala em velocidade não tão baixa, a cruzeta perfurou o carter, vazando todo o óleo, como tava de noite e o manômetro de óleo não tem iluminação, não percebir a queda de presão, só percebi quando o motor começou a peder força, aliviei e parei, resultado, tive de fazer toda a parte de cima do mortor. Para resolver o problema da cruzeta, refis as bases do motor afastando do carter, o meu problema foi a adaptação mal feita!
[]´s.