Ver Versão Completa : Problemas de bobina!!!!
Fala meu povo.
Bom... como sou pobre e não tenho R$400,00 pra colocar ignição eletrônica na minha jóia, resolvi colocar um módulo de ignição assistida, ele faz a vez do platinado para alimentar a bobina e, o platinado só fica com a função de chavear corrente para o módulo que, por sua vez, excita a bobina (Ô locoooo!!!).
O problema é que, depois que coloquei o módulo, a bobina que estava na Rural foi pro saco, troquei pensando que era pelo fato de estar muito velha e, neste final de semana liguei a 1° fase do contato na chave só pra fazer o alinhamento dos farois auxiliares que coloquei na Rural, quando desliguei a chave escutei um estouro dentro do cofre do motor, parecia um curto na parte elétrica só que não tinha nada, liguei a Rural normalmente e andei uns 4 Km com ela sem problemas.
Pergunto: Será que o módulo esta dando algum tipo de sobrecarga na bobina e fritando a mesma? Alguém já utilizou este tipo de sistema? Pode me ajudar?
Abraços de quem anda com três bobinas, sendo duas no porta-luvas. :(
Hummmmm...:pensativo:
Acho que estou tendo um déjà-vu deste tópico!
( substantivo masculino Rubrica: psicologia. forma de ilusão da memória que leva o indivíduo a crer já ter visto (e, por ext., já ter vivido) alguma coisa ou situação de fato desconhecida ou nova para si; paramnésia)
lucciano amaral
03/09/2007, 08:22
Lama tenta uma bobina do gol mi pois ela é mais "forte" epode resolver seu problema.
William_NATAL
03/09/2007, 09:12
Se for colocar esta bobina (gol MI) tem que colocar com uma resistencia, se não vai queimar.
Marcelo Lopes
03/09/2007, 09:26
Minha F75 está com a bobina do MI com resistência... existe alguma que não precise disso ?? Nos testes sem a resistência ela aquecia muito, mas eu senti o motor mais "esperto" !
Kim.
Você não teve deja-vu nenhum! Eu coloquei o mesmo tópico no forum dos Cj's e no forum da Rural também.
Willian e Marcelo.
Que resistência é essa? Tem pra comprar ou tenho que adaptar/fazer por minha conta?
Valeu galera.
Abraços
Isso foi o que o cara que me vendeu o módulo disse. O que acham? Convenceu?
Segue abaixo:
--------------------------------------------
André,
claro que me lembro de voce! não se preocupe com o "estouro" que ouviu, e pode ficar sossegado que não é o módulo com certeza! Se algo ocorrer com o módulo, voce não ouve nada; posso te explicar o mitivo dessa explosão: quando voce gira a chave no contato, energiza a bobina; ao desligar a chave, voce interrompe a corrente que circula por ela(através do módulo ou não), e isso gera uma faisca, mesmo com o distribuidor estando completamente fora de posição; essa faisca eventualmente pode saltar para um dos cabos de vela, aleatoriamente, e se existir mistura ar combustivel na camara de combustão, voce ouve esse som, e se tiver olhando para o motor, verá ele chacoalhando; isso não é comum sem o módulo, pois a faisca fica mais fraca, mas com o módulo a faisca pode conseguir saltar. isso não indica falha do módulo, e ele também não prejudica em nada sua bobina ( ela apenas trabalha com todo o seu potencial, o que não ocorre com a restrição do platinado); o barulho não foi curto circuito, mas uma explosão dentro do cilindro fora de posição ( com a valvula de admissão aberta).
fique tranquilo, e use o módulo com segurança, e em caso de qualquer falha entre em contato!
um abraço
--------------------------------
Valeu galera!
eu não entendi bem que modulo é esse até agora...
mas queria aproveitar o topico pra fazer uma pergutna
que tipo de resistencia é essa, visto que eu tneho um voyage sport 1994 tirei a bobina original e coloquei a do santana MI aquela plástica preta, ao que sei nàot em resistencia alguma ligada nela e a mesma melhorou muito a faisca do meu carro inculisve na economia (foi sensivel)
se eu somente colocar uma bobina dessas no motor BF-161 oque acontecE?? preciso redimencionar algo? mexer em platinado condensador???
William_NATAL
05/09/2007, 08:35
Esta resistencia pode ser comprada em qualquer auto-eletrica, é um tipo de resistencia -ceramica. R$ +- 22,00
As bobinas plasticas são muito "sensiveis" com a tensão gerada pelo alternador, e a resistencia serve como um tipo de proteção p/ bobina.
Abçs
william
William_NATAL
05/09/2007, 08:38
eu não entendi bem que modulo é esse até agora...
mas queria aproveitar o topico pra fazer uma pergutna
que tipo de resistencia é essa, visto que eu tneho um voyage sport 1994 tirei a bobina original e coloquei a do santana MI aquela plástica preta, ao que sei nàot em resistencia alguma ligada nela e a mesma melhorou muito a faisca do meu carro inculisve na economia (foi sensivel)
se eu somente colocar uma bobina dessas no motor BF-161 oque acontecE?? preciso redimencionar algo? mexer em platinado condensador???
ACREDITO QUE ESTA BOBINA DEVA "TORRAR" O PLATINADO , ELA SÓ SERVE COM IGNIÇÃO ELETRONICA, OS "EXPERT" DE PLANTÃO PODERÃO EXPLICAR MELHOR
Marcelo Lopes
05/09/2007, 22:39
O ideal é usar com ignição eletrônica.
Nos carros de passeio, normalmente existe um "fio resistivo" que substitui a resistência.
Eu gostaria de poder usar a bobina SEM A RESISTÊNCIA, pois a faísca é maior. É sensível a diferença com e sem a resistência. O problema é que aqueçe MUITO, até queimar a bobina.
As bobinas de competição podem ser ligadas diretamente SEM A RESISTÊNCIA ??
Bom... o que vou postar no tópico agora foi o que as pessoas que tem mais experiência do que eu me falaram.
Bobina do Gol MI: Se por direto com platinado funciona... por uns poucos minutos até derreter os contatos do platinado (ai... puffffffffff!!!!).
Pra quem não entendeu sobre meu módulo: é uma caixinha com um circuito eletrônico que livra toda a carga requerida ao platinado para executar a ignição do motor. No método convencional o platinado chaveia uma corrente alta para o primário da bobina que retorna essa corrente ao distribuidor que distribui para as velas, causando a faísca. O módulo entra no meio deste processo e, ao invés do platinado chavear a corrente alta (que causa desgaste e queima), ele apenas manda o sinal para o módulo que faz a vez de excitar a bobina com a corrente necessária para causar a faísca na vela. Com isso a corrente do platinado fica com menos de 1 Ampere (dados do "fabricante"), tornando sua vida quase que infinita e estabilizando a ignição (algo com a tal da curva dente de serra!)
Esse negócio de esquentar a bobina é verdade, afinal a minha 1ª bobina queimou e me deixou na rua por causa disso (eu acho!). Falei com ele e o que ele me disse é que a bobina que melhor funciona com o módulo é a KW da Bosch (segundo ele "as vermelhas"). As bobinas plásticas (Gol MI), são um pouco de exagero mas o módulo aguenta tranquilo.
O cara que me vendeu tem no fusca dele e eu tenho um amigo que tem um Niva no GNV com o mesmo sistema, não é o mesmo módulo mas a sistemática é a mesma. Nenhum deles tem problema algum com ignição.
Quando minha 1ª bobina queimou, troquei por uma da Marflex (na cor azul claro) e está funcionando com o módulo. Por via das dúvidas estou andando com uma KW (dessas vermelhas) no porta-luvas. Se der problema eu coloco a vermelha e vamos ver no que dá.
Abraços
PELO AMOR DOS MEUS FILHINHOOOOOOSSSSS!!!!!!
Vou contar uma estória que me deixou bem contente hoje!
Seguinte... Depois de uns bons 4 meses que estava me enrolando pra instalar o voltimetro e o amperimetro na Rural, resolvi aproveitar o feriado (07/09) e começei a por a mão na massa.
Tirei a joia do estacionamento e levei pra casa. Começei a fazer a chapa onde os dois instrumentos ficaram acoplados e resolvi fazer um teste pra ver se o problema persistia (lembram? Que quando ligava só a 1ª fase da chave e desligava ouvia um estouro no motor?). Pois bem! fiz o teste só que deixei a 1ª marcha engatada e o freio de mão solto. Quando girei a 1ª fase da chave não aconteceu nada, como sempre. Ai, quando desligo a chave o que acontece? Heim?... Heim?... Heim?...
A Rural deu um PUTA DE UM PULO PRA FRENTE!!!!!
AAAAAAÊÊÊÊÊ!!!! O cara que me vendeu o módulo tinha razão pelo menos em uma coisa, realmente o estouro é da câmara que fica com combustível, tanto é que após o estouro, o motor girou e a Rural deu um pulão pra frente. Pra quem não entendeu nada, vai ter que ler o tópico desde a 1ª mensagem pq eu não vou ficar explicando.
Aquele abraço galera!!!
Galera, no link abaixo tem um video no youtube onde ele testa o módulo. Dá pra ver o módulo ligado e a vela ligada diretamente à bobina de onde sai uma SENHORA faísca. Segundo ele, a frequência utilizada é de 400hz, que simula um motor de 4 cilindros a 12000rpm, um 6 cilindros a 8000rpm ou ainda um V8 a 6000rpm. Ali vocês poderão ver que o eletrodo massa da vela foi aberto, e a folga que a faisca salta no teste chega a 7mm segundo o que ele disse. Esse é o link do video:
http://www.youtube.com/watch?v=Xd-kDih0SY4
Abraços e espero sugestões e dúvidas.
Instalei um modulo destes no meu OHC estes dias e acontece exatamente a mesma coisa!
Ao retornar a chave faz um barulhinho de centelha dentro do distribuidor(tlec!) e algumas vezes o motor gira como se estivesse ameaçando pegar. Muito engraçado isso, quando tava só no platinado nunca vi isso.
O modulo tá aprovado e recomendado, motor tá redondinho, da água pro vinho na lenta e pegando de estalo. Pena que o cara que fazia e vendia no ML eu nunca mais tive noticias, era um do RJ que fazia o modulo com transistor mosfet, dissipador com cooler, chave liga/desl e leds pra ver quando tava ligada e quando o platinado tava fechado. Comprei isso a mais de 1 ano e meio e ainda não tinha instalado por causa de parte elétrica gambiarrada.
pessoal arrumei o esquema pra montar essa ignição que vcs estão comprando ja fiz e funcionau muito bem!@!!!! deem uma olhada no pessaol dos bugys ae vai o esquema
no planeta buggy tem um esquema de como transformar o distribuidor a platinado do buggy para distribuidor hall como eram nos auto latina ainda ñ tivew tempo de testar pelo oq vi não sai caro não!!!!
Zé Renato
01/06/2008, 19:42
Olá pessoal, ví a converça sôbre bobina e resolvi dar meu depoimento pois tive os mesmos problemas com o meu jipe que tem motor AP. Meu jipe falhava e cortava total toda vez que eu pegava engarrafamento, achando que fosse exesso no carburador fiz várias mexidas no mesmo sem sucesso até descobri que era a danada da bobina, que no meu estava com a marflex azul ela esquentava e cortava.Depois que descobri o defeito pesquisei tudo que pude sobre o assunto "ignição".Meu motor está com o módulo TZS I da bosh, aquela caixinha de alumínio de 6 pinos, e o distribuidor com sensor Hall sem pltinado e condensador.Agora tudo já devidamente corrigido,o funcionamento está perfeito e a bobina na temperatura certa.:discordo: Não ultilizem bobinas mais forte achando que vai melhorar, grande engano, a bobina deve ser a correta.motores com platinado sem módulo devem usar as bobinas de rótulo preto ou azul da bosh, se ultilizar a KW vermelha deve usar o resistor entre a chave de ignição e o borne + da bobina, mas cuidado a KW vermelha e as outras possuem várias referências, deve-se identificar o módulo e usar a bobina certa :concordo:.O resistor só é necessário se usar a KW em distrbuidor com platinado ou com ignição eltrônica com os módulos TSZ I que são mais antigos, os mais modernos aquêle pequeno preto de de 7 pinos não há necessidade do resistor. Bobina mais forte inadequada causa danos (derrete o platinado) e queima tudo! :palmas:
o cara da rural 67
12/12/2008, 11:04
Isso foi o que o cara que me vendeu o módulo disse. O que acham? Convenceu?
Segue abaixo:
--------------------------------------------
André,
claro que me lembro de voce! não se preocupe com o "estouro" que ouviu, e pode ficar sossegado que não é o módulo com certeza! Se algo ocorrer com o módulo, voce não ouve nada; posso te explicar o mitivo dessa explosão: quando voce gira a chave no contato, energiza a bobina; ao desligar a chave, voce interrompe a corrente que circula por ela(através do módulo ou não), e isso gera uma faisca, mesmo com o distribuidor estando completamente fora de posição; essa faisca eventualmente pode saltar para um dos cabos de vela, aleatoriamente, e se existir mistura ar combustivel na camara de combustão, voce ouve esse som, e se tiver olhando para o motor, verá ele chacoalhando; isso não é comum sem o módulo, pois a faisca fica mais fraca, mas com o módulo a faisca pode conseguir saltar. isso não indica falha do módulo, e ele também não prejudica em nada sua bobina ( ela apenas trabalha com todo o seu potencial, o que não ocorre com a restrição do platinado); o barulho não foi curto circuito, mas uma explosão dentro do cilindro fora de posição ( com a valvula de admissão aberta).
fique tranquilo, e use o módulo com segurança, e em caso de qualquer falha entre em contato!
um abraço
--------------------------------
Valeu galera!
Oi Lama
Eu também coloquei este " módulo de ignição assistida, ele faz a vez do platinado para alimentar a bobina e, o platinado só fica com a função de chavear corrente para o módulo que, por sua vez, excita a bobina (Ô locoooo!!!)." que ficou muito bom. continuo usando a bobina antiga e nunca deu problema, mas vou ficar esperto sobre este estouro no cofre do motor. Ja tenho um ano este sistema e a bobina original dela não esquentou ou estragou. quero ver se ponho uma mais moderna, talvez do gol MI, mas ai vou precisar da tal resistencia, que eu nem sabia que existia
eduardo
o cara da rural 67
12/12/2008, 11:13
Bom... o que vou postar no tópico agora foi o que as pessoas que tem mais experiência do que eu me falaram.
Bobina do Gol MI: Se por direto com platinado funciona... por uns poucos minutos até derreter os contatos do platinado (ai... puffffffffff!!!!).
Pra quem não entendeu sobre meu módulo: é uma caixinha com um circuito eletrônico que livra toda a carga requerida ao platinado para executar a ignição do motor. No método convencional o platinado chaveia uma corrente alta para o primário da bobina que retorna essa corrente ao distribuidor que distribui para as velas, causando a faísca. O módulo entra no meio deste processo e, ao invés do platinado chavear a corrente alta (que causa desgaste e queima), ele apenas manda o sinal para o módulo que faz a vez de excitar a bobina com a corrente necessária para causar a faísca na vela. Com isso a corrente do platinado fica com menos de 1 Ampere (dados do "fabricante"), tornando sua vida quase que infinita e estabilizando a ignição (algo com a tal da curva dente de serra!)
Esse negócio de esquentar a bobina é verdade, afinal a minha 1ª bobina queimou e me deixou na rua por causa disso (eu acho!). Falei com ele e o que ele me disse é que a bobina que melhor funciona com o módulo é a KW da Bosch (segundo ele "as vermelhas"). As bobinas plásticas (Gol MI), são um pouco de exagero mas o módulo aguenta tranquilo.
O cara que me vendeu tem no fusca dele e eu tenho um amigo que tem um Niva no GNV com o mesmo sistema, não é o mesmo módulo mas a sistemática é a mesma. Nenhum deles tem problema algum com ignição.
Quando minha 1ª bobina queimou, troquei por uma da Marflex (na cor azul claro) e está funcionando com o módulo. Por via das dúvidas estou andando com uma KW (dessas vermelhas) no porta-luvas. Se der problema eu coloco a vermelha e vamos ver no que dá.
Abraços
Valeu Lama
Tenho o mesmo sistema na minha e vou por uma bobina vermelha no lugar da original e levar a velha ,não no porta luvas , mas sim presa na lataria, qualquer problema é so trocar os cabos. Agora com este modulo ficou muito bom, pega de cara e a marcha lenta ficou melhor, sem falar do desempenho
abraços
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.