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Ver Versão Completa : Junta queimada



Rogério Barthy
01/09/2007, 14:33
Fiz a retífica do motor BF-161 de minha viatura e o motor ficou ótimo.
Agora, ao participar de um passeio, notei que o motor começou a falhar no GNV e só corrigia quando passava para gasolina e isso foi piorando e na volta, a viatura veio se arrastando e sem força (anoiteceu e o local era esquisito).
No dia seguinte, liguei o carro e foi para o posto para lavar e levar para o mecânico regular (1000 km) depois da retífica e ao chegar ao posto e tornar a ligar co motor para colocar no elevador, um jato de água esverdeada saíu pelo cano de descarga (agua c/ aditivo).
Limpo e rebocado para o mecânico ...junta queimada + cabeçote empenado.
Agora, como proceder ? A junta que estava é Branil, a retífica não aconselha a Sabó que tem apresentado muitos defeitos no Willys. Taranto existe ainda ? É boa ?. O cabeçote foi retificado e está no mínimo (Qual a medida mínima para o cabeçote ?). É aconselhavel mandar fazer uma junta para o motor e pedir para ser confeccionada em material reforçado para aguentar a maior compressão e compensar na altura o material que já foi retirado do cabeçote ? Na gasolina está joia mas... no GNV ele está esquentando um bocado !.
Outro.. estou pensando em colocar um marcador de temperatura de água, com o bulbo de mercúrio (mecânica) para ter uma maior confiabilidade no controle de temperatura.
O motor está com pistão stander, fixo na 2ª e móvel na 3ª medida para o eixo.
Aguardando sujestões..
Rogério

fernandão
01/09/2007, 15:00
Rogerio
eu estava com um problema um pouco parecido com o seu o meu BF161 ta rodando
a alcool e para isso eu rebaixei o cabeçote em 2mm para melhorar a taxa
e ele começou a queimar junta sem parar !!!
o que só foi resolvido quando coloquei a junta da sabo !!!
a da Barnil queimaram em 2 meses 3 juntas !!
depois que coloquei sabo estou a mais de 8 meses Judiando do coitadoe não
apresentou mais problemas !!!
[]´s espero ter ajudado !!!

Zepi
01/09/2007, 15:37
Amigo passei por isso tudo que vc passou...
Inclusive logo que queimei minha junta(ôpa!) fui viajar e dois dias depois ela queimou me fazendo rodar uns 250 quilômetros sei lá quantos pistões a menos...
O que posso te dizer...depois de queimar duas vezes seguidas(falta de reaperto),mandei fazer uma de cobre...muito boa..mesmo sem o reaperto durou muito tempo e não deu problema...de falha,mas estava sumindo com a água...hehehe!!!
Então abri e ela estava quebrada em dois pontos...mas como era metálica guentou o tranco...
Te aconselharia a colocar uma junta comum( coloquei SPALL) e dê uma volta até chegar na temperatura normal e logo de o retorque(Dá muita diferença).
Ou então se não se importar de gastar um pouco mais,coloque uma junta metálica ou calço metálico(maciça)...nunca mais te incomoda...(Segundo vendedores pode tirá-la umasduas vezes...)

- tamanho mínimo do cabeçote = 80mm
- tamanho original = 82mm

- junta comum +ou- 40,00 e junta de cobre ~200,00 reais;

Você disse que ele está esquentando no GNV,mas isso foi depois ou antes de queimar a junta?Se foi antes não leve em consideração já que tinha algo errado,se depois que junta colocou?deu reaperto?plainou o cabeçote??????

Quanto ao marcador tem razão,pois já viajei mais de 70 km com o ponteiro colado nos 120 graus..depois da tarja vermelha...hehehe!!!!

abs

Rogério Barthy
01/09/2007, 16:25
Então, vou ter que ir no Rio de Janeiro para comprar uma junta de metálica.
Quanto ao GNV, estava andando antes de queimar, e sentia que o motor ao esqrque

fontana
01/09/2007, 16:31
Fiz a retífica do motor BF-161 de minha viatura e o motor ficou ótimo.
Agora, ao participar de um passeio, notei que o motor começou a falhar no GNV e só corrigia quando passava para gasolina e isso foi piorando e na volta, a viatura veio se arrastando e sem força (anoiteceu e o local era esquisito).
No dia seguinte, liguei o carro e foi para o posto para lavar e levar para o mecânico regular (1000 km) depois da retífica e ao chegar ao posto e tornar a ligar co motor para colocar no elevador, um jato de água esverdeada saíu pelo cano de descarga (agua c/ aditivo).
Limpo e rebocado para o mecânico ...junta queimada + cabeçote empenado.
Agora, como proceder ? A junta que estava é Branil, a retífica não aconselha a Sabó que tem apresentado muitos defeitos no Willys. Taranto existe ainda ? É boa ?. O cabeçote foi retificado e está no mínimo (Qual a medida mínima para o cabeçote ?). É aconselhavel mandar fazer uma junta para o motor e pedir para ser confeccionada em material reforçado para aguentar a maior compressão e compensar na altura o material que já foi retirado do cabeçote ? Na gasolina está joia mas... no GNV ele está esquentando um bocado !.
Outro.. estou pensando em colocar um marcador de temperatura de água, com o bulbo de mercúrio (mecânica) para ter uma maior confiabilidade no controle de temperatura.
O motor está com pistão stander, fixo na 2ª e móvel na 3ª medida para o eixo.
Aguardando sujestões..
Rogério

Sabó é linha de montagem.....
manda medir com uma regua de aço o empenamento do teu bloco, se o bloco tiver empenado não existe junta que vede......

Rogério Barthy
01/09/2007, 16:34
Então, vou ter que ir no Rio de Janeiro para comprar uma junta de metálica.
Quanto ao GNV, estava andando antes de queimar, e sentia que o motor ao rodar muito em estrada ou trilhas, esquentava e começava a falhar no GNV e ao colocar na gasolina parece que esfriava um pouco e voltava a rodar redondinho, mesmo voltando ao GNV, e que com mais alguns kms voltava a esquentar e falhar e novamente o procedimento para esfriar na gasolina e voltar para o GNV.
O bloco foi aplainado quando da montagem inicial e agora não sei se irá precisar.
Quando da montagem, coloquei a Branil e agora, após a plaina, estou na dúvida de qual junta colocar (Sabó ou a metálica, feita por encomenda e um pouco mais espessa ?)
Será que a junta é feita na mesma hora ou se terei que encomendar e buscar outro dia ?
Rogério

leopoldo
01/09/2007, 20:16
Barthy,

Tudo dependo doque está acontecendo.

A junta queima em 4 condições:

1- Super-aquecimento:

1.a Por falta ou deficiência de refrigeração.
1.a.1. Vazamentos de bloco, selo, mangueiras, radiador, etc...
1.a.2. Bomba defeituosa, temostática travada fechada, etc...

1.b Por pré-ignição e detonação:
1.b.1. alteração do combustível em tipo e razão da mistura
1.b.2. alteração de regulagem do ponto
1.b.3. pontos quentes como vela ou carbonização
1.b.4. excesso de taxa de compressão

2- Empenamentos: os gases quentes forçam a passagem pela junta e queima por erosão a alta temperatura.

3- Defeitos de produto.... numa SABÓ, é meio difícil acreditar que tem problema, e seria mais fácil ser mecanico depois de umas fumadas.

4- Orelhada na montagem, inclusive deixar o cabeçote bater na junta durante a montagem, movimentar o cabeçote sobre a junta tentando achar os alinhamentos dos furos do cabeçote etc ..., erro no processo de torque ou mesmo a mania de uns apertarem os parafusos do cabeçote SEM torquimetro, achando que a dorzinha no braço é o valor correto de torque.

Agora, sem vc saber oque causa a queima no seu motor, pode ser tudo isso ... o ideal seria monitorar a temperatura no bloco em alguns pontos, com gasolina e com o GNV e prestar atenção para ver se nota o bate pino da detonação.

Em algumas publicações, recomenda-se dar uma boa demão de spray de aluminio alta temperatura nas 2 faces da junta, para ajudar na vedação e evitar a colagem desta no cabeçote.

Outra coisa são fatos relevantes que vc deve observar:

- Ao selecionar GNV num motor nomal e sem rebaixamento, vc deve notar mesmo perda de potência, pois o PCI do GNV é menor.

- Ao mudar de combustível liquido para gasoso, a refrigeração no cilindro piora pois alguma temperatura é extraída no processo de evaporação da gasolina que molha a camara, e este não mais existe no GNV.

- Ao mudar de combustível, dependendo da proporção, e do fato acima, a camara deve trabalhar mais quente.

Rogério Barthy
01/09/2007, 20:59
Leopoldo,
O bloco recebeu banho químico na retífica e foi lavado e varetado as galerias de refrigeração e lubrificação;
Os selos do bloco e cabeçote foram trocados, bem como as mangueiras;
O radiador foi lavado e como está semi-novo (colmeia trocada à 2 anos);
Bomba em bom estado.... valvula termostática ???? vou testar !!!!;

Ponto ????? Um tanto adiantado para fazer a média com o GNV e Gasolina;
Velas novas e reguladas, motor com 1.000 km (estava indo lavar para revisão);
Cabeçote comprado e totalmente revisado e recondicionado (valvulas, guias, molas, retentores etc.. tudo 100%.... na medição retirado quase os 2mm possíveis (cabeçote já aplainado outras vezes) e comigo 2 vezes em 1000 kms, estando agora "liso" de tão baixo !!!!
Será que terei de colocar uma junta especial para segurar a pressão e disfarçar/compensar a altura ?
O mecânico montou com o manual ao lado e torquímetro, seguindo a sequência e peso para aperto e reaperto, na maior calma !!
Cuidado especial para não marcar ou bater na face do cabeçote ou do bloco;
Como deverei monitorar a temperatura no bloco e cabeçote ?
Estava pensando em colocar um marcador de temperatura mecânico (bulbo c/mercúrio) instalado no cabeçote, para maior confiança já que o elétrico original pode não ser muito confiavel;
Poderei instalar o bulbo em outro lcal que não o cabeçote ?
Aguardando sugestões !!!
Rogério

leopoldo
01/09/2007, 22:06
As suscessivas operações de desbaste podem ter alterado demais a taxa.

Isso foi medido? se a taxa estiver fora, seria necessário usar junta + grossa.

Ao rebaixar, fica bom para o GNV e para o alcool, especialmente por causa da perda de potencia em cima do GNV, MAS ficaria perigoso para a gasolina.

O que está ocorrendo parece inconsistente, pois bom no GNV eu esperaria problemas com a seletora na gasolina.

A 'leitura" da cor e estado das velas pode indicar o problema.

A "leitura" da cabeça do pistão pode indicar também o problema.

No caso de temperatura, seria bom colocar no ultimo pistão.

ALIÀS, onde foi exatamente que queimou ????

Rogério Barthy
02/09/2007, 00:46
As velas cabeçote válvulas estão pretas com uma crosta de carvão ...
Pistãos irei dar uma olhada na 2ª feira;
temperatura, irei instalar no final do cabeçote junto à parede corta fogo;
A junta queimou entre os pistãos 3 lugares....
Rogério

Sukys
02/09/2007, 03:12
As velas cabeçote válvulas estão pretas com uma crosta de carvão

Rogério,

Isso é indicativo de mistura muito rica e/ou ignição deficiente (resíduo opaco) ou contaminação por óleo lubrificante (resíduo acetinado) e estes resíduos - A PRINCÍPIO - demonstram que, se houve exceso de temperatura, isso ocorreu de forma pontual e não continuada, ainda mais considerando que o motor só rodou 1000 km. Pra ter certeza sobre excesso de temperatura na câmara ocasionado por mistura de combustivel e/ou ponto de ignição, o ideal é analisar o aspecto das velas imediatamente após constatado o aquecimento e sem a comutação de combustível, já que alguns minutos com o motor funcionando em outro regime de giro ou carga podem descaracterizar o estado das velas.


Na gasolina está joia mas... no GNV ele está esquentando um bocado

Se na gasolina está OK, provavelmente a mistura ar/GNV esteja muito pobre, e - Á PRINCIPIO - poderia descartar problema de ponto e considerar algum desajuste no regulador de GNV. Por outro lado, deixar o ponto estático em meio termo pra gasolina ou pra GNV ocasionará perda de desempenho com os dois combustíveis. O ideal é fazer uso de variador de ponto.

Arriscaria em dizer que seu motor está com excesso de gasolina e/ou contaminação das câmaras por óleo lubrificante (isso explicaria os depósitos nas câmaras) e passou a apresentar mistura muito pobre quando no GNV (isso explicaria o repentino problema de super-aquecimento).

Sds,
Sukys

rural4x4
02/09/2007, 06:29
Rogerio

Se o cabeçote que vc esta usando esta mesmo com 2mm de rebaixamento, pode esquecer de usar gasolina no motor, vai queimar junta seguidamente sempre entre os cilindros. Se vc rebaixou 2mm (cabeçote fica com 80 mm) so da pra andar no alcool (no GNV nao sei te falar, pois aqui nao tem).

Rogério Barthy
02/09/2007, 12:36
Sukys,
Irei providenciar um variador de avanço para instalar e tornar a regular o ponto, distibuidor, velas , regulador ...

Rural4x4,
Vou medir a altura precisa do cabeçote para saber, sendo que no gnv é que ao esquentar ele começava a ratear, mas quando eu passava para a gasolina aí era outra estória... Andava feito notícia ruim.... um trator, com o motr justo e disparando, com força, retomada, constância.. redondinho.
Com o gnv, consigo fazer 10 km/m³ e com a gasolina 5 km/l e por isso a inssistência no gnv.
Rogério

Cedric
02/09/2007, 13:58
Sukys escreveu:

"Se na gasolina está OK, provavelmente a mistura ar/GNV esteja muito pobre, e - Á PRINCIPIO - poderia descartar problema de ponto e considerar algum desajuste no regulador de GNV. Por outro lado, deixar o ponto estático em meio termo pra gasolina ou pra GNV ocasionará perda de desempenho com os dois combustíveis. O ideal é fazer uso de variador de ponto."

Rogério,

Sou longe de ser um expert, porém vale salientar que a mistura ar-gás (GNV) é bastante homogênea e entra em combustão espontâneamente, ao contrário da mistura ar-vapor de gasolina.

Dessa forma o ponto de ignição para GNV deverá ser adiantado em relação ao PSM (ponto-superior-morto) do pistão, caso contrário o pistão estará comprimindo uma mistura já em plena combustão..............sobrando ainda pouca pressão oriundo dos gases inflamados durante a descida do pistão, a qual normalmente se traduz em trabalho útil.

Consequentemente, seu motor irá superaquecer .....a energia térmica da combustão não podendo ser transformado em trabalho útil......vai esquentar mesmo !

Esse motor BF-161 já equipou milhares de empilhadeiras à gás nesse Brasil afora, nos anos ´70 e ´80..............e portanto, poucos motores nacionais engoliram tanto gás quanto a esse !

PS : Já tive a experiência de um motor turbo-diesel 4 cilíndros, que ao ser carregado, esquentava RAPIDAMENTE ao ponto de expelir VIOLENTAMENTE o líquido de arrefecimento pela válvula de segurança da tampa do radiador .....não queimou a junto porque eu desligava ao tempo e os componentes de motor diesel são infinitamente mais robustos....... Pesquisei isso e aquilo, gastei grana a bessa....até que um mecânico esperto matou a charada .....PONTO ADIANTADO DEMASIADAMENTE !

Cedric
02/09/2007, 13:59
Sukys escreveu:

"Se na gasolina está OK, provavelmente a mistura ar/GNV esteja muito pobre, e - Á PRINCIPIO - poderia descartar problema de ponto e considerar algum desajuste no regulador de GNV. Por outro lado, deixar o ponto estático em meio termo pra gasolina ou pra GNV ocasionará perda de desempenho com os dois combustíveis. O ideal é fazer uso de variador de ponto."

Rogério,

Sou longe de ser um expert, porém vale salientar que a mistura ar-gás (GNV) é bastante homogênea e entra em combustão espontâneamente, ao contrário da mistura ar-vapor de gasolina.

Dessa forma o ponto de ignição para GNV deverá ser adiantado em relação ao PSM (ponto-superior-morto) do pistão, caso contrário o pistão estará comprimindo uma mistura já em plena combustão..............sobrando ainda pouca pressão oriundo dos gases inflamados durante a descida do pistão, a qual normalmente se traduz em trabalho útil.

Consequentemente, seu motor irá superaquecer .....a energia térmica da combustão não podendo ser transformado em trabalho útil......vai esquentar mesmo !

Esse motor BF-161 já equipou milhares de empilhadeiras à gás nesse Brasil afora, nos anos ´70 e ´80..............e portanto, poucos motores nacionais engoliram tanto gás quanto a esse !

PS : Já tive a experiência de um motor turbo-diesel 4 cilíndros, que ao ser carregado, esquentava RAPIDAMENTE ao ponto de expelir VIOLENTAMENTE o líquido de arrefecimento pela válvula de segurança da tampa do radiador .....não queimou a junto porque eu desligava ao tempo e os componentes de motor diesel são infinitamente mais robustos....... Pesquisei isso e aquilo, gastei grana a bessa....até que um mecânico esperto matou a charada .....PONTO ADIANTADO DEMASIADAMENTE !

Em tempo......leve em consideração também o seguinte....os BF-161 que rodavam nas empilhadeiras à gás não tinham a suas taxas de compressão alteradas....como voce subiu tal taxa rebaixando o cabeçote, a temperatura no final da compressão também subiu........um centelha muito antes do PSM faz a mistura inflamar RAPIDAMENTE......

Rogério Barthy
02/09/2007, 15:22
Então, quanto deverei adiantar em relação ao PSM, para corrigir esse problema de aquecimento ?
Não lembro quantos graus o distribuidor foi adiantado (15 ; 17; 19;) não sei;
Agora acho que mandando confeccionar uma junta metálica, vai ajudar um pouco na vidae resistência da junta e ainda dar uma folga na taxa;
Continuo recebendo sugestões e opiniões para amanhã ir na oficina com tudo impresso e conversar com o mecânico.
Rogério

Cedric
02/09/2007, 16:47
Rogério,
Se me lembro bem, o ponto de ignição de um BF-161 à gasolina, não pasa de 7 - 9 Graus ANTES do PMS.

O BF-161 poderá ser considerado 'antiquado' - em matéria de projeto - se comparado (digamos) ao motor do Passat, de 6000 RPM, lançado pela VW do Brasil em 1974, cujo ponto de ignição era da ordem de 10-12 Graus ANTES do PMS. Na medida que esse último motor era carregado e aumentando-se a RPM, o avanço pulava......para cerca de 20 GRAUS ANTES do PMS.

Como sugestão, sai experimentando, adiantando seu BF-161 alimentado à GNV, para a faixa de 5 - 7 GRAUS antes do PMS.

Se seu mecâncio tiver um 'bom ouvido' - e não for do tipo que só dá conta do recado mediante o uso de aparelhos e instrumentos diversos, como tantos médicos modernos que desconheçem o estetoscópio - ele, com toda certeza, conseguirá ajustar o ponto de marcha lenta, só no ouvido !

Aí, vai progressivamente metendo carga.......observando o medidior de temperatura e a musicalidade do seu BF-161, até voce acertar o ponto de ignição.......

Caso o cabeçote tenha sido aplainado em demasia.......voce não vai encontrar tal ponto de ignição aceitável.....aí será necessário colocar um espaçador entre o cabeçote e o bloco do motor .....e repetir o ensaio do ponto de ignição, até resolver o problema.

antonio umino
16/07/2015, 09:45
Ressusistando o tópico.....

O aperto do cabeçote. no manual dá de 60 a 70 lbs/pé.

No torquimetro. em kg qual seria o aperto... alguém sabe..???? ou em nm.....

agradeço a informação....

deividmonnerat
17/07/2015, 07:41
Ressusistando o tópico.....

O aperto do cabeçote. no manual dá de 60 a 70 lbs/pé.

No torquimetro. em kg qual seria o aperto... alguém sabe..???? ou em nm.....

agradeço a informação....

Antonio,

Da 81 a 94 Nm, ou seja, de 8,2 a 9,5 kgf.m

Abs

antonio umino
17/07/2015, 12:40
Opa, obrig ado pela mensagem......

Montando o motor.... apertei com 10kg....

já estado fechado...

abraços