Ver Versão Completa : Motor a diesel - como regularizar
Paulo-AC
10/05/2004, 19:20
Pessoal
Eu sei que o TÓPICO e de JEEP :D :D :D mas, como tá dificil conseguir uma resposta vai uma pergunta:
Pretendo comprar uma F75 e colocar motor a diesel, gostaria de saber que de vc já fizeram a alteração, qual o motor e o mais importante, EXISTE ALGUMA PORTARIA DO DENATRAM O CONTRAM OU OUTROS QUE REGULARIZA A SITUAÇÃO, SE EXISTIR ALGUEM PODERIA ME INFORMAR
Desculpe por colocar a messangem no tópico do JEEP
Sergio Rocha
10/05/2004, 21:07
Fala Paulo
Motor a diesel só pode equipar veículos 4x4 ou que carreguem 1 tonelada.
Exemplo: troller,toyota. Ou S 10, ranger
Para regularisar tem q ter nota fiscal do motor e fazer inspeção veicular se não me engano no inmetro.(tipo a do carro a gas)
O ideal é procurar um despachante.Cada Detran faz a sua exigencia.
Paulo,
Existem algumas diferenças entre os Detrans, mas o básico é:
1 - Ir ao Detran pedir ao delegado a autorização para a adaptação
(Em alguns casos o carro é submetido a uma vistoria preliminar para ver se ele atende as normas da portaria Nº 23 de 06 de junho de 1994 do extinto DNC. Em outros Detrans a vistoria é feita depois que o carro estiver pronto. ie São Paulo)
2 - Comprar o motor, com nota fiscal e baixa no documento
3 - Fazer a adaptação, de preferencia guardando NF de todo e qualquer parafuso usado no serviço
4 - Ir com o veículo a um posto do Inmetro, junto de toda papelada e conseguir um RTQ-24, ou certificado de segurança veicular, aonde vai constar as antigas e novas caracteristicas do carro.
5 - Levar toda papelada ao Detran, pedir abertura de processo e susbtituição do CRV e CRLV
6 - Rezar para ninguém encrespar com nada.
PS1. Se o jipe estiver registrado como tipo PAS e não MIS... Trate de pedir a alteraão do tipo junto ao Renavan antes de começar a brincar.
PS2. Se precisar vender o jipe para outro estado se prepara para uma nova briga... Hoje minha Camper consta no Renavan e BIN (Base Indice Nacional) como Diesel desde criancinha... mas deu o que fazer para conseguir isso e nem todos estados aceitam a conversão de outros Detrans.
Vale a pena? Claro!!!!
[]´s
Fala Gente... :D
Eu tenho o passo a passo pra regularizar motor diesel.
Só que o arquivo não ta comigo, meu HD foi pro saco e o arquivo tá com meu amigo. Assim que ele me passar eu posto aqui. :D
[]'s
Eugênio
Paulo-AC
12/05/2004, 14:23
Pessoal
É o seguinte, andei fazendo pesquisas sobre a documentação necessária:
Resolução nº 25 de de 21 de maio de 1998 - CONTRAN
Portaria DNC nº 23 de 06/06 de 1994 publicadas no DOU de 07/06/1994 e
Portaria DNC nº 47 de 06/12 de 1994 publicadas no DOU de 07/12/1994, ambas do Ministério de Minas e Energia.
Como não consegui as duas portarias, gostaria de saber se algum colega tem acesso ao Diario Oficial da União do ano de 1994, ou outros, para que pudesse disponibilizar uma cópia para nos.
Fala Gente...
Acho que é isso que estão procurando.
A demora na obtenção de algumas respostas fez com que eu só pudesse estar escrevendo sobre esse tema hoje, após algum tempo em que foi discutido no grupo. Peço desculpas, mas antes tarde do que nunca...
Fiz uma pesquisa junto a alguns colegas e a orientação que vou repassar para o grupo diz respeito à questão LEGAL da colocação de motores diesel nos nossos jipes. Sei que a legislação que trata desse assunto é federal, mas precisamos entender que os Detrans de cada estado possuem diferentes formas administrativas de operacionalizar essas questões, OK?
Vejamos o que nos diz a Lei n.º 9.503, de 23/09/97, também conhecida como Código de Trânsito Brasileiro:
Art. 98. Nenhum proprietário ou responsável poderá, SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.
Parágrafo único. Os veículos e motores novos ou usados que sofrerem alterações ou conversões são obrigados a atender aos mesmos limites e exigências de emissão de poluentes e ruído previstos pelos órgãos ambientais competentes e pelo CONTRAN, cabendo à entidade executora das modificações E AO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO a responsabilidade pelo cumprimento das exigências.
Agora, vamos à Resolução CONTRAN n.º 25, de 21/05/98:
Art. 1º Nos veículos e motores novos ou usados, MEDIANTE PRÉVIA AUTORIZAÇÃO da autoridade competente, poderão ser realizadas as seguintes modificações:
...
IV-Combustível;
...
Art. 2º Quando a alteração envolver quaisquer dos itens do artigo anterior, EXIGIR-SE-Á Certificado de Segurança Veicular - CSV EXPEDIDO por entidade credenciada pelo INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualificação, conforme regulamentação específica.
...
Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados em motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria n.º 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis - DNC, do Ministério de Minas e Energia.
...
Por último, vamos à famosa Portaria DNC n.º 23, de 06/06/94:
Art. 1º Fica PROIBIDO o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto, nacionais e importados, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 (MIL QUILOGRAMAS), computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
...
§ 2º EXCETUAM-SE do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, COM TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, CAIXA DE MUDANÇA MÚLTIPLA E REDUTOR, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, MESMO OS QUE ATENDAM, SIMULTANEAMENTE, AS CONDIÇÕES DE JIPES E DE USO MISTO, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.
...
Quanto ao tal Ato Declaratório (Normativo) nº 32, ainda não obtive resposta da consulta que fiz à ANP.
Bueno, vamos ao que interessa: Nossos jipes PODEM fazer esta alteração sem problemas. Luciano: quando te informei sobre a limitação de ano de fabricação (até 93), eu estava erroneamente baseado na Portaria DNC 16/93, que foi revogada. Segundo me informaram, não há mais essa limitação.
Então, o que precisamos fazer?
O primeiro passo é ir até um CRVA (Centro de Registro de Veículos Automotores). O endereço desses centros, vocês encontram no site do Detran/RS ( www.detran.rs.gov.br ). Chegando lá, é só dizer que queremos uma autorização para alteração de características e dizer o que queremos alterar (motor e combustível). Daí o pessoal do CRVA vai nos dar toda a orientação quanto à parte burocrática e de taxas.
Depois, fazemos a instalação do motor, propriamente dito, e levamos o carro até uma das instituições homologadas para emitir o Certificado de Segurança Veicular, cuja lista segue no final desse mail.
Aí, é só voltar ao CRVA para finalizar o procedimento, entregar a documentação solicitada, fazer a nova vistoria, pagar as taxas direto no Banrisul e ir pra casa aguardar a chegada dos documentos (em média, três dias úteis).
Se houver urgência em circular com o veículo, pede-se no CRVA a expedição de um DPPO (Documento Provisório de Porte Obrigatório) que vale por 30 dias e é GRATUITO!
Nas cidades onde não houver CRVA, tudo o que eu expliquei pode ser feito direto na Ciretran (Polícia Civil).
A relação de INSTITUIÇÕES TÉCNICAS DE ENGENHARIA credenciadas pelo INMETRO e HOMOLOGADAS pelo DENATRAN para emissão de CSV é a seguinte:
1) INSPECAR LTDA
AV. FRANCISCO SILVEIRA BITENCOURT, 1461 - SARANDI - PORTO ALEGRE-RS
2) INSPECAR LTDA
RUA LÍBIA CRUZ, 329 - ESTREITO - FLORIANÓPOLIS - SC
3) CATERG - CENTRO DE APOIO TECNOLÓGICO DO RS S/C
AV. IPIRANGA, 8233 - B. JARDIM CARVALHO
4) GAVA - GRUPO DE ANÁLISE DE TENSÕES, VEÍC.AUT. E REBOCÁVEIS
AV. MAURO RAMOS, 330 - CENTRO - FLORIANÓPOLIS - SC
5) NUTEC - NÚCLEO DE TECNOLOGIA INDUSTRIAL
RUA PROF. RÔMULO PROENÇA, S/N - FORTALEZA - CE
6) FINATEC - FUNDAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS
AV. L3 NORTE EDIFÍCIO FINATEC - BRASÍLIA - DF
7) CEPESUL - CENTRAL DE PERÍCIAS DO SUL DE MINAS S/C LTDA
RUA JOÃO PEREIRA JÚNIOR, 26 - POÇOS DE CALDAS - MG
8) FAU - FUNDAÇÃO DE APOIO UNIVERSITÁRIO DA UNIV. FED. DE UBERLÂNDIA
AV. ENGENHEIRO DINIZ, 1178 - UBERLÂNDIA - MG
9) ENGIMAQ - ENGENHARIA MECÂNICA S/C LTDA
RUA LUSO BRASILEIRA, 47 - CAMPO GRANDE - MS
10) TECPAR - INSTITUTO DE TECNOLOGIA DO PARANÁ
RUA PROF. ALGACYR MUNHOZ MAEDER, 3775 - CURITIBA - PR
11) TRANSTECH - ENG. E INSPEÇÃO S/C
RUA WANDA DOS SANTOS MULLMANN, 1035 - PINHAIS - PR
12) IVEC - INSPEÇÃO VEICULAR ENGENHARIA & CONSULTORIA LTDA.
RUA GENERAL POLIDORO, 355 - RECIFE - PE
13) ITEP-INSTITUTO TECNOLÓGICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO
AV. PROF. LUIZ FREIRE, 700 - RECIFE - PE
14) CIPETRAN - CENTRO DE INSPEÇÃO E PESQUISA EM TRANSPORTES LTDA
RUA BISPO LACERDA, 91 - RIO DE JANEIRO - RJ
15) SYNESIS - TECNOLOGIA DA QUALIDADE LTDA
RUA PAIM PAMPLONA, 201 - RIO DE JANEIRO - RJ
16) CATA - CENTRO DE AVALIAÇÃO TÉCNICA AUTOMOTIVA S/C
RUA HENRIQUE DUMONT, 191 - SÃO PAULO - SP
17) CETEM - CENTRO TECNOLÓGICO MECÂNICO S/C LTDA
RUA ARNALDO DE JESUS CARVALHO MUNHOZ, 11/77 - BAURU - SP
18) CETRA - CENTRO DE ENGENHARIA DE TRÂNSITO LTDA
RUA ANHANGUERA, 471 - SÃO PAULO - SP
19) UNICAMP - DEPARTAMENTO DE NORMALIZAÇÃO E INSPEÇÃO
CIDADE UNIVERSITÁRIA ZEFERINO VAZ, S/N - CAMPINAS - SP
20) CEATRAN - CENTRO DE ENGENHARIA AERONÁUTICA AUTOMOTIVA E TRÂNSITO
RUA LIBÓRIO MARINO, 67 - SÃO CARLOS - SP
21) LINCES VISTORIAS E SERVIÇOS S/C LTDA
RUA JOSÉ BIM, 480 - ATIBAIA - SP
22) VIVA - VISTORIA E INSPEÇÃO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO LTDA
RUA ITUXI, 220 - SÃO PAULO - SP
23) INMETRO - INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL
RUA SANTA ALEXANDRINA, 416 - RIO DE JANEIRO - RJ
24) SETA - COMÉRCIO E SERVIÇOS LTDA
AV. MIGUEL SUTIL, 14417 - CUIABÁ - MT
Ufa! Acho que foi o mail mais longo do grupo.
Espero que ajude os interessados.
[ ]'s legalizados,
Eugênio
Marcos ET
12/05/2004, 21:12
PessoALL, sei que é meio "OFF" mas aproveitando o guincho (ooops ! Gancho)...
Nao sei como o cara conseguiu, mas aki em Palmas tem um Jeep 76, Azul, recém-reformado, motor 6 caneco, câmbio, eixos e t-case revisados, rodas e pneus bons, capota, bancos e tudo mais em ordem, com DOCUMENTAÇÃO para motor DIESEL (EM DIA!!) ... e o cara tá vendendo o Jeep por R$ 6.500,00 pq tá com a corda no pescoço...
se alguém interessar... pó mandar émêiul que eu falo com o cara...
[]'s querendo levar comissão da venda.... hehehe
Paulo-AC
13/05/2004, 16:18
Pessoal obrigado pelas dicas
Nos moramos proximo a Bolivia 240 quilometros - a cidade mais proxima se chama Cobija, lá é um "paraiso" de motores Nissam e Toyotas, para os Nissam dificil peças de reposição, já para os Toyotas tem tudo.
Não entendo muito de motor por isto vou pedir ajuda, alguem vai enviar uma mensagem "antes de perguntar pesquise" mas como "nois somos forgado mermo" qual é o melhor motor:
Como os Nissan eh de dificil manutenção tão descartado
o Boliviano me falou que tinha os seguinte motores
Toyota - todos de "segunda mão"
2.0 Turbo
2.4
2.6
2.8
e um de 3 e alguma coisa :?: :?: :?: Turbo
Média de preço R$ 2.000
Para entrar no Brasil é facil, vc paga uma taxa em torno de 20% do valor e Ok
Para legalizar R$ 150 - para o laudo do Engenheiro
R$ 25 - ART
R$ 100 - Taxas do DETRAN (média)
R$ 1.000 - para adaptação (média)
Pergunto vale a pena, e quais os cuidados que devo ter ao adquirir os motores
Abraços
Paulo-AC
13/05/2004, 16:19
Pessoal obrigado pelas dicas
Nos moramos proximo a Bolivia 240 quilometros - a cidade mais proxima se chama Cobija, lá é um "paraiso" de motores Nissam e Toyotas, para os Nissam dificil peças de reposição, já para os Toyotas tem tudo.
Não entendo muito de motor por isto vou pedir ajuda, alguem vai enviar uma mensagem "antes de perguntar pesquise" mas como "nois somos forgado mermo" qual é o melhor motor:
Como os Nissan eh de dificil manutenção tão descartado
o Boliviano me falou que tinha os seguinte motores
Toyota - todos de "segunda mão"
2.0 Turbo
2.4
2.6
2.8
e um de 3 e alguma coisa :?: :?: :?: Turbo
Média de preço R$ 2.000
R$ 25 - ART
Abraços
Média de preço R$ 2.000
R$ 25 - ART
Abraços
camarada:
eh facil assim trazer um motor de la? e a nota fiscal? por aki tem que ter ate carteirinha de vacinaçao :-) senao nao legaliza.
nao me leve a mal, mas isso ta parecendo "chuncho". agora 1000 pra adaptar eh uma facada.
os cuidados a tomar:
1 - procedencia;
2 - ta funcionando?
[]´s meios desconfiados pra nao ofender :-)
Paulo-AC
14/05/2004, 10:19
Grande Dick
Por aqui a regularização da forma citada é normal, prova disto é que uma boa parcela do pessoal do Jeep Clube tem motores ah diesel, e, a regularização da forma citada é normal.
A Proposito alguem se habilita a sugerir algum dos motores citados ?
Paulo-AC
16/05/2004, 20:33
Pessoal uma pergunta
Instalação em um Jeep
Motor Toyota "3.1 L TURBO" :?: :?: instalado com todas peças e acessorios nescessarios por conta da oficina
Caixa de marcha da Ttoyota bandeirante :?: :?:
Regularização de toda a documentação por conta da oficina
Preço R$ 6.000 - entrada R$ 2.000 e o restante de R$ 1.000 para 30, 60,90 e 120 dias
Garantia 06 meses no contrato
TA CARO OU TA BARATO
Fala Gente.... :D :D :D
Tá barato demais!!!!
Se for tudo da toyota..
Por aqui a mecanica da S-10 4x4 completa, do eixo traseiro ao dianteiro, está por 8.000 sem instalação.
[]'s
Eugênio
Everton da cruz Soares
18/05/2004, 06:48
Olá Pessoal!
Eu gostaria complementar as informações sobre a legalização de motores à Diesel em JEEPS.
Bom, eu obtive informações precisas, só no dia que fui no CATERG (Centro de Apoio Tecnológico do RGS) que é a Instituição Técnica de Engenharia Homologado - DENATRAN, é um Organismo de inspeção credenciado INMETRO.
No meu caso, eu possuo uma RURAL 4x4, ano 1974, e não é pick-up, éla é fechada. Eu também tinha minhas dúvidas quanto a legalização, e pra todos que eu perguntava, me davam informações erradas.
Decidi ir então ir ao CATERG. Lá me mandaram direto para sala do chefe geral.
Quando perguntei sobre a legalização de motor diesel em jeeps, ele mais do que de pressa respondeu que seguidamente faziam vistorias em jeeps, Rural, e até Lada Niva, com adaptações para DIESEL.
Para comprovar a tal legalização o Chefe tirou cópia da PORTARIA Nº23 de 06 de junho de 1994, que é a mesma que o Eugenio de Minas Gerais mandou, porém com data diferente, que diz:
O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTIVEIS - DNC, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE DO ART. 12 DO ANEXO I, DO CECRETO N° 507, DE 23 DE ABRIL DE 1992, CONSIDERANDO QUE O ÓLEO TEM PREÇO FAVORECIDO E QUE O PAÍS NECESSITA EFETUAR EXPRESSIVAS IMPORTAÇÕES DESSE PRODUTO COM ELEVADO DISPÊNDIO DE DIVISAS; CONSIDERANDO A POSSIBILIDADE DE USO DE OUTROS COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS EM SUBSTITUIÇÃO AO ÓLEO DIESEL, RESOLVE:
ART. 1° - FICA PROIBIDO O CONSUMO DE ÓLEO DIESEL COMO COMBUSTIVEL NOS VEÍCULOS AUTOMOTORES DE PASSAGEIROS, DE CARGA E DE USO MISTO, NACIONAIS E IMPORTADOS, COM CAPACIDADE DE TRANSPORTE INFERIOR A 1.000 KG, COMPUTADOS OS PESOS DO CONDUTOR, TRIPULANTES, PASSAGEIROS E DA CARGA.
§ 1° - PARA OS FINS DESTA PORTARIA, CONSIDERA-SE QUE O PESO DE UMA PESSOA É DE 70 KG.
[b] § 2° - EXCETUAM-SE NO DISPOSTO NO CAPUT DESTE ARTIGO OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DENOMINADOS JIPES, COM TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS, CAIXA DE MUDANÇA MÚLTIPLA E REDUTOR, QUE ATENDAM AOS REQUISITOS DO ATO DECLARATÓRIO (NORMATIVO N° 32) DE 28 DE SETEMBRO DE 1993, DA COORDENAÇÃO GERAL DO SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL, MESMO OS QUE ATENDAM, SIMULTANEAMENTE, AS CONDIÇÕES DE JIPES E DE USO MISTO, CONFORME PARECER NORMATIVO N° 2, DE 24 DE MARÇO DE 1994, DA CITADA COORDENAÇÃO.
Ficou bem claro então que no ART 1° ele diz que é proibido diesel em veiculos com poder de carga inferior a mil kilos que é o caso da várias pick-ups pequenas, mas no § 2°, ele dis que EXCETUAM-SE os veículos denominados jipes conforme normativo n° 32, que também tenho cópia e diz o seguinte:
CIRCULAR DI362081
PORTARIA 23/94 DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC E ATO DECLARATÓRIO (NORMATIVO) N° 32/93 DA COORDENAÇÃO GERAL DO SISTEMA DE TRIBUTAÇÃO DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL.
OS VEÍCULOS AUTOMOTORES DENOMINADOS JIPES COM MOTOR DIESEL DEVEM POSSUIR:
A - TRAÇÃO ORIGINAL NAS QUATRO RODAS;
B - CAIXA DE MUDANÇA MÚLTIPLA E REDUTOR;
C - GUINCHO OU LOCAL APROPRIADO PARA RECEBE-LO;
D - ALTURA LIVRE DO SOLO MÍNIMA SOB OS EIXOS DIANTEIRO E TRASEIRO DE 180 MM;
E - ALTURA LIVRE DO SOLO MÍNIMA ENTRE OS EIXOS DE 200 MM;
F - ÂNGULO DE ATAQUE MÍNIMO DE 25° (A MEDIDA DA ALTURA DO SOLO ATÉ A MEDIDA INFERIOR DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO DEVE SER MAIOR DO QUE 47% DO BALANÇO DIANTEIRO);
G - ANGULO DE SAÍDA MÍNIMO DE 20° (A MEDIDA DA ALTURA DO SOLO ATÉ A PARTE INFERIOR DO PARA-CHOQUE TRASEIRO DEVE SER MAIOR DO QUE 36% DO BALANÇO TRASEIRO);
H - ÂNGULO DE RAMPA MÍNIMO DE 20° (A MEDIDA DA ALTURA DO SOLO ATÉ A PARTE INFERIOR DO VEÍCULO DEVE SER MAIOR DO QUE 36% DA METADE DA DISTÂNCIA ENTRE EIXOS).
Agora tem um desenho de um jipe mostrando os angulos e medidas.
D é a altura medida do pneu no solo até o centro da roda, o eixo.
E é a altura do solo até o assoalho no meio do veículo (entre eixos).
F é o angulo medido do solo até uma linha traçada do pneu no solo até o para-choque dianteiro.
G é o angulo medido do solo até uma linha traçada do pneu no solo até o para-choque traseiro.
H é o angulo medido do solo até uma linha traçada do pneu no solo até o assoalho bem no meio do veículo (entre eixos)
por fim, contém esta observação:
OBS: BALANÇO DIANTEIRO - DISTÂNCIA MEDIDA DO CENTRO DO EIXO DIANTEIRO ATÉ A EXTREMIDADE DO PARA-CHOQUE DIANTEIRO.
BALANÇO TRASEIRO - DISTÂNCIA MEDIDA DO CENTRO DO EIXO TRASEIRO ATÉ A EXTREMIDADE DO PARA-CHOQUE TRASEIRO.
Acho que é isso ai galera!!
Mesmo com todas éstas informações, ainda não estou com minha Rural com motor Diesel pelo seguinte:
1° - Minha primeira Rural éra 4x2, e no CATERG eles olham o N° do chassi e já identificam se é ou não original 4x4.
2° - Minha segunda Rural éra original 4x4, comprei com motor opala 6 cil. e caixa Toyota Bandeirantes, suspenção super alta. Comprei um motor Diesel Nissan 6 cil. completo c/ caixa 5 marchas 4x2, de uma camionete chamada Patrol da Nissan de 1988, muito usada somente no Japão, USA e no Uruguay de onde veio o motor. Mandei adaptar na Rural e foi tudo colocado perfeitamente, motor sem turbo, direção hidráulica, embreagem hidráulica, tudo da Nissan. A caixa deixei a 4x2 da Nissan somente para testar o veículo, mas depois eu trocaria para caixa 4x4 para legalizar a adaptação. O dia que ficou tudo pronto, que eu fui buscar a camionete, o mecânico me informou que o motor havia quebrado, ele estava testando na rua e uma biela começou a bater forte, não por desgaste, mas sim porque estava mal apertada, ele tentou voltar para oficina e não conseguiu chegar, a biela se soltou e quebrou o bloco, aí detonou tudo.
O mecânico disse que foi pago para fazer a adaptação, e fez, que a garantia do motor não éra com ele. Fui no cara que me vendeu e ele disse que o motor tinha sido comprado no uruguay, e recém reformado, mas não tinha garantia, mandei abrir o motor em outro mecânico e ele disse que o motor éra todo zerado por dentro, não tinha marcas de desgaste nenhum, e que a biela se soltou mesmo porque não foi bem apertada. AZAR meu, éra impossível conseguir as peças aqui em Porto Alegre, as importadoras da Nissan diziam que só importavam peças das Camionetes Novas como a Pathfinder, e esse motor éra da Patrol 1988, me decepcionei, vendi tudo quebrado, perdi dinheiro, depois de um ano vendi a Rural sem motor e sem caixa.
3° - Hoje estou com minha terceira Rural, Verde e Branca, 1974, 4x4, comprei de um cara que éra o primeiro dono, com nota fiscal, manual do proprietário, toda original.
Comecei a melhorar a sua mecânica, botei freio a disco na dianteira, hidrovácuo, pedaleira suspença, rodas cromadas Mangels 15x8, pneus frontierão 31, Roda livre AVM, comprei a tampa c/ lavanca p/ mudança no assoalho, mas ainda não instalei, o som coloquei um CD PIONNER MP3 top de linha, com 2 frentes, quatro falantes tri-axiais na dianteira com amplificador pirâmide 1000, no porta malas uma caixa de sub-graves band-pass com falante extreme selenium 12' duas bobinas, em cada bobina vai um amplificador Corzus em bridge, 600 w. em cada bobina, a camionete é uma loucura, botei jumelos mais altos, mas tenho que levantar mais, por que em curvas os pneus pegam na lataria, tem uma bateria 80 amp. 550 amp. pico da MXR, e o motor ainda é o original, ando no dia-dia com éla, e todo mundo quer comprar, mas não quero vender, ainda sonho colocar um par de bancos San Marino na frente e um Motor Diesel moderno, que não vibre muito, se alguem souber de um com preço bom, me avise, ainda vou realizar o meu sonho de ouvir aquele barulinho do motor Diesel na minha garagem.
VALEU GALERA, UM ABRAÇO A TODOS !!!!!!!!