PDA

Ver Versão Completa : Motor a diesel em RURAL - F75. Como regularizar.



Paulo-AC
10/05/2004, 19:15
Pessoal

Pretendo comprar uma F75 e colocar motor a diesel, gostaria de saber que de vc já fizeram a alteração, qual o motor e o mais importante, EXISTE ALGUMA PORTARIA DO DENATRAM O CONTRAM QUE REGULARIZA A SITUAÇÃO, SE EXISTIR ALGUEM PODERIA ME INFORMAR

dickvigarista
10/05/2004, 20:28
8) 8) Aqui no sul é possível, basta tu ir no Detran e descobrir qual centro Técnico é vinculado ao Detran daí e pedir uma lista de características que devem ter no tua rural. :twisted: No mínimo tração :twisted: 4x4.

dickvigarista
11/05/2004, 21:56
8) :lol: Tu já viu que não é bem assim prá modificar o motor.
Será que o trabalho e custo disto tu vais :roll: compensar
com a economia de combustível, visto que tu tens que rodar prá caramba :!: :!: .

Milton Bley Junior
12/05/2004, 19:50
Paulo,

Por se tratar de um veículo utilitário (uma pickup), aqui em Santa Catarina parece que o detran não está mais aceita, pois seria o mesmo que voce colocar um motor diesel em uma F1000 4x4 à gasolina. :!:
outra informaçào que tenho é que todas as pickup que constem em seu documentos a marca "Jeep" ou "willys overland" podem ser emplacadas com motor diesel, já as com documento "ford F75"não são aceitas!! :( :(
Então Paulo, na hora de vc comprar uma pickup, opte por uma do ano 70 para baixo, pois essas são todas Jeep willys overland :idea:
A minha (Jossa) é uma 1970, e jáme informei a respeito disso tudo :!: Só preciso comprar o motor e dar entrada com a papelada no detran daqui :)
Outra informaçao que tenho, é que caso o detran do seu estado não aceite a mudança de motor na sua pickup, é só vc entrar com um mandato de segurança contra o mesmo pedindo tal mudança. daí vc terá direito a mudanca de motor, mas o problema é que vc não poderá mais vender sua pickup por causa da situacao!!

T+
Milton

dickvigarista
12/05/2004, 20:40
8) Pelo visto isto muda de estado para estado.Cada Detran tem uma frescura diferente, inventa cada coisa sem fundamento só para encher o saco, pois para nós miseráveis brasileiros é deste modo, para nossos hermanos que usam muitas vezes motores diesel fabricados por nós isto não existe usam nosso diesel em carros de passeio.No Brasil o negócio é ser argentino. :twisted: :twisted:

Milton Bley Junior
13/05/2004, 09:59
Argentino :?: Vc tá louco Dick :!: nem com motor diesel :!: :shock:
Só para esclarecer, o problema da utilizacao de mortores diesel em carros e passeio está no subsidio que o governo federal Brasileiro dá aos veículos utilitário(usados em serviço, tais como transportes de cargas entre outros...). Mas do jeito que o diesel subiu ultimamente, este tal subsidio parece que foi para o espaco!! :cry:
É por isso que não temos a opcao de escolher o tipo de motorizacao na hora de comprar um veiculo pequeno(palio, gol, etc...)

t+

dickvigarista
13/05/2004, 21:03
:lol: 8) Piada tua, né Milton, pois este tal de subsídio
que temos por aqui não existe na Venezuela por ex.,
e um amigo esteve por lá a pouco de carro e pagou
:twisted: R$ 0,12 o lt do diesel e viu q a gasolina custava :twisted:
R$ 0,09. Nestes momentos como é triste e vergonhoso ser brasileiro :cry: :cry:

dickvigarista
13/05/2004, 21:09
Piada tua, né Milton. Pois este tal de subsídio
que temos por aqui não existe na Venezuela por ex.,
e um amigo esteve por lá a pouco de carro e pagou
:twisted: R$ 0,12 o lt do diesel e viu q a gasolina custava :twisted:
R$ 0,09. Nestes momentos como é :cry: triste e vergonhoso ser brasileiro.

andretomasi
13/05/2004, 23:20
Élcio, calma, calma, o Milton entendeu, não precisa exagerar!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :lol: :lol: :lol: :lol:

[ ]´s sem eco :lol:

Milton Bley Junior
14/05/2004, 09:19
Elcio,
Se não me engano, o Venezuela é o terceiro maior produtor de petroleo do mundo, o que possibilita eles de terem um preço tao baixo do combustivel(diesel e gasolina) :idea: No Iraque, Kuait, e alguns outros paises produtores de petroleo, vc sempre pagará uma bagatela pelo combustivel, mas em contrapartida vá ver o preço dos alimentos em geral..(frutas..........), essa é a lei de oferta e procura!!!
Quanto ao subsidio brasileiro, eu já tinha comentado em mensagem enterior que este parece que jáestava furado.. :wink: :!:
Concordo com vc de que é uma vergonha ,as vezes , de ser Brasileiro, principalmente quando se trata de impostos, taxas,..... :( :(

t+

dickvigarista
18/05/2004, 11:56
:lol: Me desculpem, mas foi pau do computador,
eu estava com um maldito vírus no sistema. :oops:
Foi mau :!: :?:

Ricardo Mansur
20/06/2005, 16:49
Necessito saber se posso instalar um motor Diesel em uma F-75 4x4 e retirar os documentos sem problemas. Já tive como resposta que era possível, bem como que não era possível por um inspetor da empresa Caterge em Porto Alegre (homologada para vistorias pelo DETRAN).Agradeço de antemão por qualquer informação fundamentada.

Cícero Franco
20/06/2005, 17:39
A Potranca é diesel e documentada em POA! :wink:

Rogério Tortato
20/06/2005, 21:27
caro amigo.

segundo nossa atual legislação, todo veículo 4x4 que tenha caixa de redução (caixa com reduzida), independentemente da capacidade de carga, assim como todo utilitário, mesmo que 4x2 com capacidade de carga superior a 1000kg pode receber motor a diesel e ser devidamente regularizado.

há, entretanto a necessidade de comprovação procedência lícita do motor, o que se faz através de notas fiscais e certidões do Detran.

precisa provar também a perfeição da adaptação, a fim de evitar riscos ao público e a voce mesmo, o que é feito através de vistoria do Inmetro.

Infelizmente, por uma política equivocada, alguns Estados tentam dificultar o procedimento, "negando o direito" ao cidadão, o que pode ser resolvido com um Mandado de Segurança, que é um "remédio jurídico" gratúito e disponível a todo cidadão que tenha um direito "liquido e certo" negado por autoridade pública.

apesar de gratúito o Mandado de Segurança, voce vai ter que arcar com os honorários de um advogado, mas existem muitos jeepeiros advogados que podem dar uma mão.

espero ter ajudado.

Ricardo Mansur
20/06/2005, 22:10
Agradeço a voçê Cícero e contactei o Edson. Acredito que foi ele que resolveu isto para voçê. Só me confirme se a POTRANCA é uma F-75 ou Rural.

Ricardo Mansur
20/06/2005, 22:13
Agradeço a voçê também Rogério. Eu estava achando que o meu sonho tinha ido para o ralo. Minha mulher que tinha ficado feliz.

Cícero Franco
21/06/2005, 08:34
Agradeço a voçê Cícero e contactei o Edson. Acredito que foi ele que resolveu isto para voçê. Só me confirme se a POTRANCA é uma F-75 ou Rural.

É, foi o Edison mesmo. A Potranca é uma Rural 68.

GH
01/07/2005, 11:15
Consta que aqui em Porto Alegre, picape para ser emplacada a diesel, tem que ter capacidade de carga para 1000 kg, seja ela 4x4 ou não.

Giovani
01/07/2005, 22:44
:o Pois é... Aqui em Sta. Rosa-RS, não conseguimos emplacar F-75 à diesel, só Rural. Não sei como fazem a interpretação da lei, mas aqui enquadram como pick-up, e pra isso precisa de 1.000Kg de capacidade de carga. Não importa se é 4x4 c/ redução.

[]'s

Cícero Franco
02/07/2005, 10:56
Quem tem tração nas 4 e é jeep pode ser emplacado diesel.

Rogério Tortato
03/07/2005, 11:10
a interpretação que estão dando à lei aí, acredito eu, não está correta.

na verdade, só existe a exigência de capacidade de carga superior a mil quilos, se for 4x2.

se for 4x4 com reduzida, não interessa a capacidade de carga.

não tem sentido (lógica ou bom senso) deixar fazer em uma rural e não deixar fazer em uma pick-up com o mesmo sistema de tração.

abraços.

Giovani
03/07/2005, 12:42
a interpretação que estão dando à lei aí, acredito eu, não está correta.

não tem sentido (lógica ou bom senso) deixar fazer em uma rural e não deixar fazer em uma pick-up com o mesmo sistema de tração.

:o O problema é explicar isso pro pessoal do Detran... :roll:

[]'s

Rogério Tortato
03/07/2005, 19:27
às vezes não é caso de explicação, pode ser má vontade, ou vontade de atrapalhar, o que, diga-se de passagem, ve-se muito em órgãos públicos no Brasil.

se achar que compensa, arranje um advogado e tome as medidas cabíveis.

vá lá, faça o pedido por escrito, devidamente protocolado, exija a resposta por escrito, se lhe negar o direito, impetre um mandado de segurança, que, como já disse anteriormente é gratúito, ou seja, não tem que pagar custas judiciais nenhuma, mas tem que pagar a mão de obra "honórios" do advogado.

abraços.

Cowboy
03/07/2005, 20:02
Giovani, a F-75 4X4 é uma pickup-jeep e está inclusa na cláusula da lei que permite o emplacamento e a legalização de ´veículos dessa classe, com motorização Díesel. Possuo uma com motor Perkins! A lei em questão, é nacional, e não póde ter "interpretação" estadual. A lei é bem clara, e não deixa dúvidas! Não importa se o carro é anfíbio, ônibus, caminhão ou pickup! A lei é clara e simples. Não discuta. Impetre um mandato de segurança. Caso queira ganhar algum dinheiro em cima disso, processe o município por danos pessoais e morais. Coloque em questão todos os prejuísos causados pela má administração do detran de seu estado e peça o justo ressarcimento. Procure um bom advogado e negocie 30% do bolo. Trabalha com o carro? Está tomando prejuizo com o carro parado? O que mais você perdeu com a falta do veículo? Mora em lugar de difícil acesso? Quais os tipos de umilhação a que esteve exposto por essas sanções? Converse com seu advogado e faça-os pagar pelo seu emplacamento.
Seja feliz!

dero
03/07/2005, 20:52
Eu sei que isso é a política do menor esforço e não costuma ajudar muito no exercício da cidadania, mas se fosse eu, apesar de ser um operador do mundo jurídico, veria o orçamento dos serviços de um despachante credenciado: fácil, rápido, sem desgastes emocionais e economicamente viável frente aos honorários de um advogado.

Mas em último caso a justiça prevalece como remédio para as ilegalidades do Detran, principalmente se a política aí for criar-dificuldades-para-vender-facilidades.


valeu

guto69
10/06/2006, 15:39
Olha Paulo. Eu enviei minhas dúvidas ao detran aqui de Santa Catarina e eles já me passaram algumas informações. Segue abaixo o que eles pe passaram em relação a legislação.


Além do requerimento solicitando a alteração, firmado pelo proprietário ou adquirente (com firma reconhecida por autenticidade) – e da conseqüente resposta positiva do órgão – devem ser apresentados, por ocasião do preenchimento do cadastro no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM):

• Certificado de Registro de Veículo (CRV) original
• Certificado de Segurança Veicular
• nota fiscal ou documento hábil que comprove a procedência do motor (de ácool/gasolina para diesel) ou cópia da nota fiscal ou declaração da oficina ou mecânico que procedeu a alteração (álcool para gasolina e vice-versa ou álcool/gasolina para GNV)
• nota fiscal (original) do kit de conversão
• vistoria comprovando a alteração efetuada
• comprovante do pagamento das taxas correspondentes

Observações (álcool/gasolina para diesel):
• somente poderão usar o diesel como combustível (Portaria nº 23/94 - DNC)
veículos de carga e uso misto com capacidade de transporte não inferior a 1000kg e todo tipo de jipe que possua tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor e que atenda aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32/93 da Receita Federal
• no caso de troca de motor usado, quando adquirido de revendas (ferro-velho e similares), exigir-se-á nota fiscal de entrada, nota fiscal de venda (ou saída) e nota fiscal de serviço ou declaração de instalação.

Observação (àlcool para gasolina e vice-versa e álcool/gasolina para GNV):
• no caso de troca de motor usado, quando adquirido de revendas (ferro-velho e similares), exigir-se-á nota fiscal de entrada, nota fiscal de venda (ou saída) e nota fiscal de serviço ou declaração de instalação.

Para a mudança de combustível, são requeridas as seguintes taxas, cujas guias de recolhimento serão emitidas pelo órgão de trânsito, depois de aberto o processo requerido pelo usuário, e podem ser quitadas em qualquer agência ou caixa eletrônico do Besc, Banco do Brasil, Bradesco ou Itaú:

• Alteração de dados, valor R$ 71,00

• Vistoria em veículo (no órgão de trânsito), valor R$ 28,00

• Vistoria em veículo (fora do órgão de trânsito), valor R$ 58,00

• Vistoria lacrada, valor R$ 58,00

José Augusto
10/06/2006, 16:35
Existe uma resolução mais recente, a 25/98 garante que qualquer veículo originalmente 4x4 com caixa de multipla de redução (tcase) pode ser convertido para diesel.

Outra possibilidade para esta modificação, é o veículo ter capacidade original de fábrica acima dos 1000 kg.

Em ambos os casos o veículo deve ser original, não sendo adimitida a conversão para veículos que não sairam de fábrica com as condições exigidas, por exemplo pegar uma F75 4x2 transformar em 4x4 e após isto pedir a conversão para diesel. A F1000 4x4, ou a C10 4x4 não pode ser convertida pois ambas não possuem redução apesar de possuirem transferência.

dsamaz
29/11/2006, 17:04
Será q pode a a20 passar para diesel??
Tem uma linda aqui em Manaus (cab dupla) que o dono vende por 6 mil.

Tava pensando em compra-la e transformar p/ diesel.
A suspensao da a20 parece q eh a mesma da d20...

Pode ou não?
T+
Daniel



Existe uma resolução mais recente, a 25/98 garante que qualquer veículo originalmente 4x4 com caixa de multipla de redução (tcase) pode ser convertido para diesel.

Outra possibilidade para esta modificação, é o veículo ter capacidade original de fábrica acima dos 1000 kg.

Em ambos os casos o veículo deve ser original, não sendo adimitida a conversão para veículos que não sairam de fábrica com as condições exigidas, por exemplo pegar uma F75 4x2 transformar em 4x4 e após isto pedir a conversão para diesel. A F1000 4x4, ou a C10 4x4 não pode ser convertida pois ambas não possuem redução apesar de possuirem transferência.

José Augusto
01/12/2006, 19:58
dsamaz, desculpe não recebi a notificação deste tópico que acompanho.

Aqui até bem pouco tempo atrás, a20 ou c20, cabine simples era tranquilo, o documento saía.

O funileiro que está fazendo minha rural, tem uma c20 cabine dupla que adaptou diesel, o documento não saiu e ele teve que voltar para gasolina, depois ele comprou um cabine simples e adaptou esse motor diesel (Q20B) que ele tinha e a caminhonete pegou documento.

Aconselho encontrar o despachante certo, tem alguns que entendem e tem certa experiência no assunto, fazem esse tipo de processo com certa frequencia, com a ajuda de um profissional desses o documento sai mais rápido. Na minha rural o documento ficou pronto em 15 dias.

Plinio MS
25/09/2007, 00:41
Olá amigos, tenho uma f75 ano73 com toda mecanica do troller, só motor da C20, queria colocar um MWM 2.8, mais aki no MS o detran só autoriza se for "Jeep" no documento. Queria saber como proceder para fazer a documentação e como vcs conseguiram.
Abraços

José Augusto
25/09/2007, 19:36
Olá amigos, tenho uma f75 ano73 com toda mecanica do troller, só motor da C20, queria colocar um MWM 2.8, mais aki no MS o detran só autoriza se for "Jeep" no documento. Queria saber como proceder para fazer a documentação e como vcs conseguiram.
Abraços

Se vc ler o tópico vai ter as respostas.

Plinio se vc for até as últimas, o documento sai, uma argumentação a seu favor é como eles (DETRAN) explicam esses veículos originais diesel de fábrica, L200, Pajero, Sportage, S10 CD, Hilux SW4, Blazer, Ranger CD, ...,etc.

Nenhum deles é jeep e nenhum deles tem capacidade de 1000 tf de carga. A explicação é todas são 4x4 com caixa de transferência com redução.

Tem um colega rodando com landau e motor MWM sprint 6cc, ele conseguiu porque é advogado e impretou um mandato de segurança, além desse ele tem Golf e mercedez diesel.

Plinio MS
25/09/2007, 22:57
Olá José Augusto, te agradeço pelo esclarecimento, mais estou
cansado de correr atraz disso e nada, estou a procura de um despachante que
possa fazer esse doc pra mim.
Se souber de algum por favor me mande um email do tel.
abraço.

Marcão Volux
26/09/2007, 13:45
Olá, amigos, vi o tópico e resolvi dar minha humilde opinião...
Eu trabalho numa CIRETRAN, e resolvi dar uma olhada no Código de Trânsito...
A portaria 16/93 do extinto DNC (Departamento Nacional de Combustível) diz que os veículos de uso "misto" com tração nas quatro rodas, caixa de mudanças múltipla e redutor podem usar motor a diesel.

A questão é a interpretração de uso "misto", pois o item C do artigo 96 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que os veículos de uso "misto" são aqueles nos quais os passageiros e a carga são transportados no mesmo compartimento. Ex.: Cherokee, Blazer, Hilux SW4, etc...

Se for assim, a Rural pode usar motor a disel, e a F-75 não pode, pq, como os passageiros e a carga são transportados em compartimentos distintos, ela é considerada um veículo de carga... Resta saber se a capacidade de carga original de fábrica dela é de 1.000 Kg...

Ridículo, na minha opinião... Qta burrocracia... Todos nós sabemos q se precisar ela carrega até mais q isso, mas o q vale são especificações de fábrica...

Espero ter ajudado...
Abraços a todos... Valeu...

Loiro
26/09/2007, 14:39
Olá, amigos, vi o tópico e resolvi dar minha humilde opinião...
Eu trabalho numa CIRETRAN, e resolvi dar uma olhada no Código de Trânsito...
A portaria 16/93 do extinto DNC (Departamento Nacional de Combustível) diz que os veículos de uso "misto" com tração nas quatro rodas, caixa de mudanças múltipla e redutor podem usar motor a diesel.

A questão é a interpretração de uso "misto", pois o item C do artigo 96 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) diz que os veículos de uso "misto" são aqueles nos quais os passageiros e a carga são transportados no mesmo compartimento. Ex.: Cherokee, Blazer, Hilux SW4, etc...

Se for assim, a Rural pode usar motor a disel, e a F-75 não pode, pq, como os passageiros e a carga são transportados em compartimentos distintos, ela é considerada um veículo de carga... Resta saber se a capacidade de carga original de fábrica dela é de 1.000 Kg...

Ridículo, na minha opinião... Qta burrocracia... Todos nós sabemos q se precisar ela carrega até mais q isso, mas o q vale são especificações de fábrica...

Espero ter ajudado...
Abraços a todos... Valeu...



Muitas vezes a fabrica bota um "limite" muito inferior ao verdadeiro!
Abraço:concordo:

Kerosene
26/09/2007, 19:50
Depois De Algumas Cabeçadas A Gente Aprende Um Pouco.

Além Dos Pontos Observados, Gostaria De Ressaltar Ainda:

A Nota Fiscal Do Motor Tem Que Constar Obrigatoriamente A Potencia, Pois A Vistoria Realizada Em Inspeção Veicular Se Refere As Condições Do Veículo Quando Submetidos Ao Acrescimo De Potencia, Logo Não Será Aceito Pelo Orgão Fiscalizador Uma Nota Fiscal Sem Potencia Declarada.

No Caso Das Rurais, O Modelo 4x4 é Confirmado Mediante Tabela De Códigos De Chassis Fornecidos Pela Fábrica, E Só é Aceito O Chassis Onde Observa-se O Código *8222***** Na Posição Do Segundo Ao Quinto Dígito, Sendo Este Que Identifíca O Modelo 4x4 Originalmente.

Durante A Inspeção Veicular, Há Um Importante Critério, Dizendo Respeito A Quantidade Admissível De Poluentes, Logo Caprichem Nos Escapamentos... Senão Leva Pau Mesmo.

Espero Ter Contribuído.

Abraço.

Marcão Volux
27/09/2007, 08:54
É isso aí, Kerosene... E esse código "8222" é das Rurais 4x4 Wyllis, depois a Ford adotou outros códigos que iniciam a numeração do chasi, que são os seguintes:

LA2A => Rural 4x2
LA2B => Rural 4x4
LA3A => F-75 4X2
LA3B => F-75 4X4

Estes códigos são dos veículos fabricados no Ipiranga/SP. Para os veículos fabricados em São Bernardo/SP o segundo dígito é B, e para os veículos fabricados em Jaboatão/PE o segundo dígito é C.

Abraço a todos... Valeu...

Kerosene
27/09/2007, 10:13
ISSO AÍ MARCÃO.

AQUELE PRIMEIRO DIGITO DO CHASSIS É O MESMO RACIOCÍNIO DO A, B e C, INDICANDO AS LINHAS DE OMNTAGEM. ESSE MESMO RACIOCÍNIO VAI NA NUMERAÇÃO DO MOTOR TAMBÉM, PELO MENOS DE 59 A 63 VALE.

ABRAÇO.

dalmo cruz torres
27/09/2007, 12:18
E aí Kerosene,tudo certo? Sobre a F-75, ou picapejeep, alguém sabe certinho o que querem dizer os números do Chassis?

Kerosene
27/09/2007, 17:04
Fala Dalmo !!!!

Belezinha....

Isso é Meio Complicado, Minha Rural Por Exemplo é 63 Willys, E A Numeração é A Tal, Só Que Como O Chassis Foi Remarcado Em Outra época Que Já Não Existia Willys, Alguma Topeira Do Detran Fez Uma Boooo..... No Documento E Ficou Constando Ford Rural, E Claro A Numeração Do Chassis Ford Não Batia. Que Canseira.

Então O Melhor A Fazer é Olhar Nos Manuais E Ver A Numeração Original Da F75 4x4, E Conferir Senão Foi Feita Alguma Coisa Desse Tipo.

Os Caras Conseguem Alterar A Descrição Do Veículo, Pra Colocar Jeep Como Alguns Disseram, é Só Sair Algum Por Fora Que Tudo Se Resolve.

Mas O Chassis Ainda é O Princípio De Tudo...

Não Tenho O Esquema Certinho Da F75 ... Tenho Que Procurar....

Fico Te Devendo.

Abraço.

dalmo cruz torres
27/09/2007, 19:03
Kerosene, o chassis da minha e: 4-9221-00600 Ela é Willys ano 1964, olhando no site ruralwillys, pude averiguar que; onúmero 4 seria o código da cor(mas ví em outro local que não me lembro que esse primeiro dígito aponta o local de montagem) , o 9221 seia o código para camionete 4x4, e a última serie numeral (00600) seria o número de serie. Serrá que isso tá certo?

Kerosene
27/09/2007, 19:37
Pois é Dalmo...

Temos Que Pesquisar Isso Aí.

Sei Que Até 63 Ou 64 Era Oprimeiro Número Do Motor Que Ditava O Ano, E O Primeiro Do Chassis Tb. Depois Teve Umas Mudanças De Tipagem, Não Sei Aocerto, Mas A Minha Outra Rural 66 é Marcada Diferente, Parece Que Houve Umas Mudanças Nas Linhas De Montagem E Saíram Marcadas De Outra Forma.

Vou Me Informar Disso.

Alguns Componentes Das Rurais Sofreram Alterações Em 64, Faz Sentido Ter Outras Mudanças.

Mas O Raciocínio é Este.

Como Você Está Em Poços, Fala Com Seu Pedro, Pai Do Infante Lá Dá Oficina, Ele Vai Saber Te Explicar.

Abraço.

dalmo cruz torres
27/09/2007, 22:43
Poxa Kerosene, tive lá hoje falando com o Pedro Paulo, e o pai dele em volta...amanhã eu vou ver se dou um pulo lá pra falar com ele. Mas acho que v/c tem razão, a minha é 1964 e o primeiro algarismo do chassis é o 4. Hoje a tarde eu deimais uma fuçada no site ruralwillys,mas não acheinadaalém do que já sabemos.
Uma boa nova sobre a trasformação das Rural/F-75 para diesel, parece que o delegado de Poços está aceitando a modificação do combustível!!!!

Marcão Volux
28/09/2007, 10:14
Olá, amigos, há muito tempo tb vi no site ruralwillys que o 1º dígito significa o ano, não sei se isso se aplica a todos os anos...
A numeração da Ford significa o seguinte: (vou dar a minha Rural como exemplo)

L = Brasil
A = Ford (Ipiranga)
2B = Rural 4x4
PR = Ano e mês de fabricação
57273 = Número sequëncial de montagem

Inclusive os dígitos PR (ano e mês) correspondem a Outubro de 1974, e eu não sei pq cargas d'água, cadastraram a minha Rural como sendo ano 1976... Vai entender...

Abraços... Valeu...

dalmo cruz torres
28/09/2007, 13:16
Marcão, sobre a capacidade de carga...no documentoda minha picape jeep está escrito 1000Kg decapacidade decarga. Será que esse é um subterfúgio para a adequação a norma?

Marcão Volux
28/09/2007, 17:15
Pois é, Dalmo, eu acho que esse pode ser um grande ponto a seu favor... A menos que a capacidade original de fábrica não seja 1.000 Kg... Mas eu acho que se o requerimento for indefirido, um mandado de segurança não seria nada absurdo... Se vc conseguir aí em Poços, vamos todos transferir as viaturas aí...

Abraço... Valeu...

Léo_Babiski
29/09/2007, 18:29
[quote=Kerosene;464227]Depois De Algumas Cabeçadas A Gente Aprende Um Pouco.

Além Dos Pontos Observados, Gostaria De Ressaltar Ainda:

A Nota Fiscal Do Motor Tem Que Constar Obrigatoriamente A Potencia, Pois A Vistoria Realizada Em Inspeção Veicular Se Refere As Condições Do Veículo Quando Submetidos Ao Acrescimo De Potencia, Logo Não Será Aceito Pelo Orgão Fiscalizador Uma Nota Fiscal Sem Potencia Declarada.

quote]

Na resolução 199 do CONTRAN (trata da troca de motores) reza que a nota fiscal do motor tem que indicar o numero de cilindros e o combustivel.
Não vi uma resolução que alterasse essa exigencia (pode ter).
Imagina a situação= vc compra um motor no desmanche e o pe-de-china não põe a potencia. Vc retorna e o cara não vai emitir nova nota.
O que fazer: brigar com os burocratas, abrir o CTB e mostrar a resolução 199.
Estou vendo que vou passar por isso :putz:, pois minha nota não tem a potencia nem a cilindrada (que tb não e obrigatoria).

dalmo cruz torres
30/09/2007, 14:17
A nota do meu motor também não tem nada além da marca e número do motor.

Kerosene
03/10/2007, 22:45
Queria ressaltar que esse lance da potencia na nota foi me exigido pelo inspetor credenciado do inmetro, não sei se isso entra na lei, ou se tem algum tipo de portaria, sei que na delegacia não foi pedido nada com potencia, porém acaba tornando-se referencia para inspeção. Se de repente o motor for um clássico que todo mundo conhece dá pra argumentar talves com um manual onde conste a potencia.... sei que na época, uns 4 anos atras, não teve conversa.

abraço.

dalmo cruz torres
03/10/2007, 23:37
Kerosene, estou terminando a funilaria da minha camionete, a minha surpresa foi o Maran, eu calculei que ele levaria uns dois meses para terminar a cabine, acho que amanha ele termina tudo... em apenas 14 dias!!

Kerosene
04/10/2007, 08:55
Que Isso Dalmo !!!!!


O Que Cê Deu Pra Ele ???? Hehehe

Pediram O Barracão Dele, Que é Alugado. Ele Deve Estar Chacoalhando Tudo Pra Se Livrar Daquele Punhado De Coisa Que Tem Lá.

Dalmo, Aqueles Caras De Pouso Alegre Que Faziam Inspeção Pra Documentar, Estão Com Filial Aí Em Poços Né ?? Perto De Você Aí No Estádio. Vai Trocando Uma Ideia Com Eles Pra Ir Se Preparando.

Teve Uma Turma Acho Que é De Vargem Grande Do Sul, Que Tava Indo Transferir Aí, Eles Transferiam Pra Minas, Pra Poder Aumentar A Capacidade De Carga, Depois Transferiam De Novo Pra São Paulo, E Convertiam A Diesel. Pelo Menos Com Pickup Gm Deu Certo. A20 / C20.
Troca Uma Ideia Com O Possoal Do Areieiro, Que Aquela F75, Com Mecanica Da D20 Deles, Tem Placa De Mococa, E Acho Que Foi Isso Que Eles Fizeram Também Pra Transferir.

Abraço.

dalmo cruz torres
04/10/2007, 11:23
Kerosene, acho que o Maran tá " nas últimas", isso não é normal dele... O dono do barracão é o Armandinho Zini, muito amigo meu, e ele já não está mais querendo que o Maran saia do barracão.
Sobre os caras da inspeçao veicular(CEPESUL) eles estão ao lado da Oxivema, eu já tive conversando com eles sobre a mudança de combustível, eles estão sendomuito solícitos comigo, e da parte deles acho que não tem POBREMA. A F do areeiro é do Silvinho, também amigo meu, eu conversei com ele e ele falou que em Mococa é SUSSA, mais sai nuns 2 pilas, e ele não transferiu para cá por preguiça.
Assim que eu tiver mais notícias eu posto aqui.
Kerosene, como estão as coisas por aí? Tudo certo?

Plinio MS
04/10/2007, 14:51
Olá Marcão, do que disse a respeito do código de uso misto, como o detran explica as L200, S10, Ranger que são inferiores a 1000kg e tem carroceria separada da cabine.
Obrigado abraço

Admir
04/10/2007, 17:45
Ae pessoal.... to aki morrendo de angustia pois to comprando uma Rural 77 cujo chassi é LA2A**** e tbm to comprando uma motorização diesel pra colocar nela mas descobri que esse chassi é de 4x2... Será que ainda assim consigo a conversão?.... se alguém puder me ajudar!!!

FIDELIS
05/10/2007, 09:52
Admir,

O que determina a lei é que o veículo tenha caixa de 4x4 e opção de reduzida, no mais é a nota fiscal do motor+nota fiscal do serviço ou recibo de serviço com firma reconhecida do instalador, vai ao INMETRO faz a vistoria e depois vai no DETRAN faz outra vistoria e sai de lá com o documento a diesel.

Comprei uma bicudinha em Curitiba-PR do ZEZO 4x4, ano 51, o chassi é gravado ou seja "PR.........GRAV" é o que consta no documento, esta identificação de chassi foi criada pelo DETRAN do Estado do Paraná, transferi para minha cidade onde o motor ainda era a gasolina, instalei uma mecânica Hilux diesel-2004, o instalador me forneceu as notas fiscais de serviço e do motor, mais a baixa definitiva do veículo que cedeu o motor, fui ao INMETRO fiz a vistoria onde o responsável só me pediu as notas fiscais, a baixa ele não quiz nem olhar, fez a vistoria completa conforme chek-list, verificou e testou a caixa de transferência 4x4 e redução, enfim o carro fica +/- uns 30 minutos ligado testando tudo sobre roletes, não tive nenhuma pendência, me forneceu o certificado fui ao DETRAN fiz outra vistoria e saí de lá com os documentos a diesel.

Em momento algum fou questionado se o carro tinha o chassi gravado ou outro assunto correlato.

Detalhe fiz tudo direto sem despachante, em 2006 gastei R$150,00 de INMETRO e R$70,00 de DUDA (taxa de modificação de característica no veículo).


Um abraço,


Antônio Fidelis de Sales.

Admir
05/10/2007, 11:08
Grande Antonio... amigo, to aki bem pertinho de vc, to em Vila Velha ES..... vc ainda lembra se o primeiro lugar q vc foi foi no INMETRO? a conversão pode ser feita ANTES de começar a correr atrás da papelada? Pela sua experiencia vc acha q eu posso ser barrado (por casusa do chassi) na vistoria do INMETRO e Detran ai de campos?...

bruno_
05/10/2007, 12:11
Grande Dalmo como vai? Será que você poderia me passar o telefone do seu amigo Silvinho que transferiu a F-75 dele em Mococa, é que o mecanico que vai colocar o motor pra mim é de lá, o Luizinho conhece?. E Mococa pra mim fica mais tranquilo pra mecher com a papelada pra passar a minha F-75 pra diesel.

E em Poços ta tendo como passar pra diesel também? Se não rolar em Mococa eu vou pra Poços.

Valeu



Kerosene, acho que o Maran tá " nas últimas", isso não é normal dele... O dono do barracão é o Armandinho Zini, muito amigo meu, e ele já não está mais querendo que o Maran saia do barracão.
Sobre os caras da inspeçao veicular(CEPESUL) eles estão ao lado da Oxivema, eu já tive conversando com eles sobre a mudança de combustível, eles estão sendomuito solícitos comigo, e da parte deles acho que não tem POBREMA. A F do areeiro é do Silvinho, também amigo meu, eu conversei com ele e ele falou que em Mococa é SUSSA, mais sai nuns 2 pilas, e ele não transferiu para cá por preguiça.
Assim que eu tiver mais notícias eu posto aqui.
Kerosene, como estão as coisas por aí? Tudo certo?

FIDELIS
05/10/2007, 13:22
Grande Antonio... amigo, to aki bem pertinho de vc, to em Vila Velha ES..... vc ainda lembra se o primeiro lugar q vc foi foi no INMETRO? a conversão pode ser feita ANTES de começar a correr atrás da papelada? Pela sua experiencia vc acha q eu posso ser barrado (por casusa do chassi) na vistoria do INMETRO e Detran ai de campos?...

Caro Admir,

1º>>fiz as consultas relatadas;

2º>>fui em Muqui-ES fiz a adaptação;

3º>>trouxe as notas;

4º>>INMETRO;

5º>>DETRAN.


Para fazer as vistorias o carro tem que está aqui em Campos-RJ, e com todos os documentos em dia e transferidos para Campos-RJ, ou seja não é possível fazer as vistorias com o carro documentado em outro estado/cidade.


Um abraço,


Antônio Fidelis de Sales.


22-9983-0570

Marcão Volux
05/10/2007, 13:56
Olá, Plinio, é preciso ver se a capacidade de carga original de fábrica dessas cominhonetes é de 1.000 Kg...

Olá, amigos, desculpe a intromissão, mas é que vi a questão de trocar o motor antes ou depois de ir ao INMETRO... Bom, não sei qual o procedimento nos DETRAN's de outros estados, mas aqui em SP, vc tem que fazer um requerimento com decalques do chassi e do motor, fazer uma vistoria no DETRAN (capital), ou CIRETRAN (interior), depois q o delegado diretor autorizar, é que pode ser feita a troca do motor e a inspeção do INMETRO, aí, então volta-se ao DETRAN ou CIRETRAN, para fazer outra vistoria, esta sim, é definitiva para constatar a mudança, e para juntar no processo de "ALTERAÇÃO DE DADOS", que custa o preço de uma transferência, para, aí sim, ser emitido um novo documento, já constando a alteração... Isso se aplica a qualquer alteração de dados no cadastro do veículo, menos a mudança de cor que não necessita INMETRO... A alteração feita sem o tal requerimento devidamente autorizado pelo delegado, é punida com multa...

Espero ter ajudado...

Abç... Valeu

ariel kleinubing
05/10/2007, 15:31
Concordo, aqui no RS também não se emplaca F a diesel, em vista de não ter capacidade de carga de fábrica igual ou superior a 1.000kg, pois em se tratando de veículo de carga, o que vale é a capacidade de carga.
O contrário com jeep e rural, quando vale a regra de ter tração e reduzida.
Abraços

Loiro
05/10/2007, 15:40
Concordo, aqui no RS também não se emplaca F a diesel, em vista de não ter capacidade de carga de fábrica igual ou superior a 1.000kg, pois em se tratando de veículo de carga, o que vale é a capacidade de carga.
O contrário com jeep e rural, quando vale a regra de ter tração e reduzida.
Abraços


Exato!!!!!!!:concordo:

Zepi
05/10/2007, 15:58
Amigos,a portaria é bem clara.
Diz que veículos denominados "jipes" com "tração nas quatro rodas" estão estão excluídos de ter mais de 1000 kg de carga.




Os CRVAs gostam muito de cada um fazer uma interpretação....


Dêem uma olhada:

Alteração do Combustível do Veículo para Diesel


Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.

Portaria - 23, de 6 de junho de 1994.

Diretor do Departamento Nacional de Combustível (DNC) do Ministério de Minas e Energia, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 12 do Decreto n.º 507, de 23 abril de 1992.

1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.

2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.

3. Excetuam-se os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.

4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.



Procedimento:
Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).

Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.

Montar processo de transferência (ver transferência).

Vistoria do veículo.

Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).



Obs.: É importante que, efetuada a modificação do combustível do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).



endereços para vistoria:
Pátio do DETRAN/SP – somente veículos de passeio e motos com placa cinza.

Av. Queiroz Filho - Parque Villa Lobos – para todos os tipos de veículo.

Av. Aricanduva, 5555 – Auto Shopping Leste, exceto para ônibus, caminhão, reboque, semi-reboque e aprendizagem).



HORÁRIO:
Seção CRV - 8:00 às 17:00

breunig
09/10/2007, 13:46
Pessoal...esse negócio de naum documentar F75 diesel no Rs...
Ouvi falar que as F75 que possuem na documentação "Willys Overland" (não lembro até qual ano saiu assim), que eram fabricadas antes da aquisição da Willys Overland do Brasil pela Ford, podem sim ser documentadas a Diesel, desde que sejam 4x4/reduzia.....
Quando eu troquei o motor da minha pensei em colocar um diesel, mas no final acabei colocando um Willis original mesmo, por causa dos R$$$$$..e no meu caso, me falaram que podia ser documentado diesel, sem problemas....

Sé pra constar..

Abraços

Marcio

ariel kleinubing
10/10/2007, 09:24
É, até pode ser questão de interpretação dos CRVAs no caso das Fs, porém, como advogado,tenho vários processos e que o Detran mandou voltar a gasolina veículos com capacidade de carga inferior a 1000kg, já convertidos a diesel, com base nesta Portaria. Pode depois vir o Detran e entender que foi indevida autorização para conversão, pois ela não tem capacidade superior a 1000kg. Abraços

Zepi
10/10/2007, 09:51
Que sacanagem heim Ariel!
Os caras são fö#%#% mesmo...

Isso revolta a pessoa..


Abs

FIDELIS
10/10/2007, 10:45
Senhores,

Reiterando o que escrevi anteriormente, a interpretação da lei no Estado do Rio de Janeiro está em acordo com o CONTRAN, ou seja todo veículo que tiver caixa de tração com reduzida pode instalar motorização a diesel, na minha cidade tem vários Samurai, CJ3, CJ5, F-75 e Rural e outros...rodando com diesel;

A minha Jeep SW-bicudinha é 1951 e não tinha originalmente marcação de chassi, a comprei em Curitiba onde o chassi foi marcado com um número criado pelo DETRAN que é PR........GRAV, a transferi para minha cidade onde o combustível era gasolina; instalei motor diesel fiz as vistorias......INMETRO e DETRAN.....hoje tenho os documentos a diesel, então chego a conclusão que vários estados estão interpretando erradamente a lei do CONTRAN.

Um abraço,


Antônio Fidelis de Sales.

leobnaval
10/10/2007, 12:58
quem disse que L200 não carrega 1.000 kg esta certo carrega 1.050 kg na caçamba + 5 passageiros portanto bem superior a 1.000 kg e eu tenho uma 4x2 original a diesel
bem como d-20, f-1000 (diesel) tambem carregam mais de 1ton.
as c-10, a-10, veraneio, c-20, a-20, ranger e S10 gasolina tem capacidade diferente de carga para as versões diesel e muitas vezes consta carga máx. inferior a 1ton. por tanto não podem ser convertidas a diesel (mesmo na prática carregando bem mais do que isto)
e de acordo com a lei qualquer veículo que carregue mais de 1 ton.(carga + passageiros) e/ou ter tração nas 4 rodas com caixa de múltiplicação (reduzia) podem ter motorização a diesel.
independente de ser ford, willys, gm, mit, toyota, etc.

ariel kleinubing
10/10/2007, 15:06
A interpretação daqui do Detran do RS é que se é veículo de carga, como é a f-75, vale a capacidade de carga e não o fato de ter redução e tração.
Algumas decisões do Tribunal do RS, dizendo que tal procedimento do Detran/RS, em mandar voltar as vitauras já convertidas a diesel para gasolina é ilegal (hoje tive mais uma decisão favorável do juíz de Santa Rosa):
APELAÇÃO. MANDADO DE SEGURANÇA. DETRAN/RS. ALTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEL. GASOLINA/DIESEL.
Inviável a exigência do DETRAN/RS de restringir o uso de óleo combustível, se anteriormente concedeu autorização para a conversão do motor.
Apelo provido. Ordem concedida.
(AC nº 70012644340, Rel. Des. Marco Aurélio Heinz, julgada em 21/12/2005)


APELAÇÃO CÍVEL. MANDADO DE SEGURANÇA. ADMINISTRATIVO. CONVERSÃO DE MOTOR À GASOLINA PARA ÓLEO DIESEL. NEGATIVA DE LICENCIAMENTO PARA OS EXERCÍCIOS SEGUINTES. DESCABIMENTO.
A “ratio legis” do art. 98 do CTB está em preservar a regularidade técnica do veículo em atenção à segurança; por isso a exigência, no ato de licenciamento, de certificado expedido por instituição técnica, como dispõe o artigo 106 do mesmo Código.
Enquanto não desconstituído regularmente o ato administrativo que importou no licenciamento do veículo após a conversão do motor à gasolina para diesel, não é lícito à autoridade de trânsito negá-lo para os exercícios seguintes, tanto mais quando atendidas as exigências fiscais e tributárias.
Para alem disso, tal conversão não importa, por óbvio, prejuízo ou risco à segurança veicular; a proibição resulta tão só da Portaria nº 23, de 06 de junho de 1994, do extinto Departamento Nacional de Combustível. Todavia, as Portarias não se prestam para impor medidas que possam alcançar ou obrigar particulares.
Apelo provido. Unânime.
(AC nº 70016041451, Rel. Des. Genaro José Baroni Borges, julgada em 16/08/2006)


AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO E PROCESSUAL CIVIL. CÓDIGO BRASILEIRO DE TRÂNSITO (CTB). VEÍCULO COM MOTOR CONVERTIDO PARA DIESEL. CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO LIBERADO – sem restrições - NOS ANOS DE 2000, 2001, 2002 e 2003. INDEFERIMENTO AO CRLV-2005. AÇÃO ORDINÁRIA. INDEFERIMENTO DE TUTELA ANTECIPADA NA ORIGEM. ILEGALIDADE DO ATO. POSSIBILIDADE DE PREJUÍZO IRREPARÁVEL. atribuição de efeito suspensivo ativo.
AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO.
(AI nº 70013746458, Rel. Des. Wellington Pacheco Barros, julgado em 05/04/2006)

Eliezer
17/01/2008, 23:46
Falou Falou Mas E Ai Qual A Capacidade De Carga Da F75 E Se Ela For 4x2 Tem Como Por Diesel

akio nishikawa
31/03/2008, 18:02
Kerosene, o chassis da minha e: 4-9221-00600 Ela é Willys ano 1964, olhando no site ruralwillys, pude averiguar que; onúmero 4 seria o código da cor(mas ví em outro local que não me lembro que esse primeiro dígito aponta o local de montagem) , o 9221 seia o código para camionete 4x4, e a última serie numeral (00600) seria o número de serie. Serrá que isso tá certo?

Oi Dalmo . Minha F-75 eh Willys ano 1968 4x4.Fiquei preocupado quando vi que o numero da minha nao coincidia com os da Rural, mas existe mesmo a diferença pra Rural e F-75. Acho que vc. ta certo: o numero do chassis dela eh 8 9221....../// agora to tranquilo, brigadao!! Akio:palmas:

lucciano amaral
31/03/2008, 18:02
KEROSENE, por favor, ha uns topicos atras vc disse sobre a tabela da ford willys quanto ao numero de chassis, ser ou nao 4x4, vc teria copia dessa tabela para me ajudar? abraços

Meu chassis é 58222...

fanhiconeto
06/04/2008, 23:29
Boa noite a todos...!
Acabei de adaptar um propulsor a diesel (MWM 2.8 Sprint) na minha Rural...! A documentação saiu há poucos dias atrás...!
Posso passar, a quem se interessar, todos os passos para a conquista do novo documento, depois da vistoria e certificação do IMETRO (CETEM)...!
Esta é a minha primeira incursão aqui no fórum...!
Abraço a todos...!

lucciano amaral
07/04/2008, 07:50
Boa noite a todos...!
Acabei de adaptar um propulsor a diesel (MWM 2.8 Sprint) na minha Rural...! A documentação saiu há poucos dias atrás...!
Posso passar, a quem se interessar, todos os passos para a conquista do novo documento, depois da vistoria e certificação do IMETRO (CETEM)...!
Esta é a minha primeira incursão aqui no fórum...!
Abraço a todos...!

Amigo relate sua conquista, se possivel o maximo de detales, vai ajudar muitos amigos por aqui, abraços

Denilsom
07/04/2008, 12:51
Boa noite a todos...!
Acabei de adaptar um propulsor a diesel (MWM 2.8 Sprint) na minha Rural...! A documentação saiu há poucos dias atrás...!
Posso passar, a quem se interessar, todos os passos para a conquista do novo documento, depois da vistoria e certificação do IMETRO (CETEM)...!
Esta é a minha primeira incursão aqui no fórum...!
Abraço a todos...!

Colega seja bem vindo ao Forum! Tambem tenho interresse em saber como vc conseguiu os documentos, pois tem uma Rural A Diesel com Doc a Gasolina e pretendo Regularizar
Grato.

jsf
28/09/2008, 22:41
Boa noite a todos...!
Acabei de adaptar um propulsor a diesel (MWM 2.8 Sprint) na minha Rural...! A documentação saiu há poucos dias atrás...!
Posso passar, a quem se interessar, todos os passos para a conquista do novo documento, depois da vistoria e certificação do IMETRO (CETEM)...!
Esta é a minha primeira incursão aqui no fórum...!
Abraço a todos...!
ola amigos coloquei um mwm 2.8 eletronico e uma mecanica 4x4 da blazer 06 na minha blazer pit bull mas nao consigo fazer o documento sera que alguem pode mi ajuda abracos..

m4silvio
29/09/2008, 00:37
Boa noite a todos!!!!!!!!!!!!

m4silvio
29/09/2008, 00:46
Em Gampo Grande tambem só documenta veiculos com cap de carga acima de 1000kg

lucciano amaral
29/09/2008, 16:20
Em qualquer lugar do Brasil as regras sao as mesmas, veiculos acima de 1 tonelada de carga, alem dos 4x4, se o delegado negar arruma um advogado e entra com mandado de segurança.

mak (SP/ZN)
29/09/2008, 19:37
PORTARIA Nº 23, DE 6 DE JUNHO DE 1994

DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS

RESOLVE: Proibir o consumo de óleo diesel em veículos automotores de passageiros, de carga e de uso misto com capacidade inferior a 1.000 kg, altera o texto da Portaria DNC N° 16 de 29/06/93.
ALTERADA: § 3° do Art. 1°, pela Portaria DNC N° 47 de 06/12/94.

O DIRETOR DO DEPARTAMENTO NACIONAL DE COMBUSTÍVEIS - DNC, no uso das atribuições que lhe confere o art. 12 do anexo I do Decreto n° 507, de 23 de abril de 1.992.
Considerando que o óleo diesel tem preço favorecido e que o país necessita efetuar expressivas importações desse produto com elevado dispêndio de divisas;
Considerando a possibilidade de uso de outros combustíveis automotivos em substituição ao óleo diesel, resolve:

Art. 1° Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículo automotores de passageiros de carga e de uso misto, nacionais e importados, com capacidade de transporte inferior a 1.000 kg (mil quilogramas) , computados os pesos do condutor, tripulantes, passageiros e da carga.
§ 1° Para fins desta Portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 kg (setenta quilogramas).
§ 2° Excetuam-se do disposto no caput deste artigo os veículos automotores denominados, jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) n° 32, de 28 de setembro de 1.993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente, as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo n° 2, de 24 de março de 1.994, da citada Coordenação.
§ 3° As disposições desta Portaria não se aplicam aos veículos registrados, licenciados e emplacados até a data de sua entrada em vigência, bem como aos veículos licenciados em outros países com permanência temporária no pais e aos veículos de missões diplomáticas, desde que prestando serviços efetivos às mesmas.

Art. 3° Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.


Se sua Blazer era 4x4 e tem no campo ESPECIE/TIPO a inscricão MISTO/JIPE em teoria pode...

Wilson Oliveira Santos
30/09/2008, 21:41
Não basta ter 4x4. Verifique na lei 23 que faz referência a dois pareceres da receita federal. E em um deles dá outros parametros para que o carro se emquadre como JEEP como: ângulo de entrada, ângulo de saída, ângulo de rampa, altura minina de solo no eixo, altura minima de solo no chassi e etc.

Observação importante: a suspensão não deve ser alterada.

Wilson Oliveira Santos
30/09/2008, 21:49
Caros colegas, desculpem-me. Mas na outra citação escrevi dois pareceres, porém um é o ato declaratório 32 e o outro é o parecer normativo n° 2. Verifique as exigências primeiro.
pois, é o que acontece por exemplo em belina 4x4 que não pode ser emplacada. porque não tem altura de solo nos eixos e no chassi.

Minha rural ano 1976 emplaquei no ano de 1998 em Brasília. O Detran exigiu laudo do IMMetro com os detalhes das medidas exigidas nos informativos acima citados.

tchau
wilson

lucciano amaral
01/10/2008, 07:40
Amigo Wilson, quanto as carcteristicas de jeep, acredito que aqui ninguem tera problemas, ao meu ver os atos declaratorios e pareceres normativos, sao para coibir abusos, como por exemplo vc fazer uma gaiola 4x4 e querer legalizar a diesel, ai nao da.
Jeep passando pelo inmetro, legaliza sim, se o delegado criar caso MANDADO DE SEGURANÇA nele.

jsf
01/10/2008, 21:16
ola pessoal valeu pelos comentarios descobri um despachante que dissi que consegue lagaliza minha blazer mas nao tenho muita fe. obrigado a todos.

lucciano amaral
09/01/2009, 12:50
Amigo acabei de dar entrada no detran aqui em varginha para alterar minha rural pra diesel, o delegado de um dia pro outro me deu autorização para passar no inmetro, agora so falta eu terminar a rural e ir ao inmetro. Nao criou caso ou qualquer obstaculo, foi muito tranquilo. abraços

CAMPOSW
24/02/2009, 23:18
E Aí Lucciano Deu Certo , Já é Diesel ? Um Amigo Meu Falou Que O Imetro Atualmente Só Passa Na Vistoria gas Pra Diesel Se O Motor Adaptado For Com Bomba Injetora Eletronica , Vc Ou Alguem Sabe Se Essa Informaçao Procede ? Abraço

lucciano amaral
25/02/2009, 09:12
Camposw, ja estou com a autorização do delegado para ir no inmetro, so que ainda nao esta pronta a rural, mas a autoriação ja foi concedida, mais de meio caminho andado. Quanto a bomba injetora, nao necessita ser eletronica, nas portarias do denatran nao se exige isso. abraços

mak (SP/ZN)
25/02/2009, 13:20
bomba eletronica só é exigido em PROTOTIPOS pois eles tem que se adequar ás novas restrições de controle de poluição.

tedcavera
04/11/2009, 17:04
Amigos...

acabei de adquirir uma Ranger cabine dupla 4x4 a gasolina... na documentação dela tá 700kg

achei um motor de ranger a diesel por um bom preço.... existe a possibilidade de trocar esse motor e regularizar a documentação??? pelo que eu li aqui só veiculos com mais de 1000k que pode....

teria como eu mudar primeiro a capacidade de carga no documento, para depois mudar o motor????

Zepi
04/11/2009, 17:51
Amigos...

acabei de adquirir uma Ranger cabine dupla 4x4 a gasolina... na documentação dela tá 700kg

achei um motor de ranger a diesel por um bom preço.... existe a possibilidade de trocar esse motor e regularizar a documentação??? pelo que eu li aqui só veiculos com mais de 1000k que pode....

teria como eu mudar primeiro a capacidade de carga no documento, para depois mudar o motor????


Vamos repitir mais uma vez....
A potaria 85 permite a troca de combustível( gasolina/diesel) para veículos com tração nas quatro rodas e caixa de redução originais.
Na verdade ela permite a troca para veículos com mais de 1000kg de carga, a exceção de veículos denominados jipes!


Abraço

tedcavera
04/11/2009, 21:22
Vamos repitir mais uma vez....

"A potaria 85 permite a troca de combustível( gasolina/diesel) para veículos com tração nas quatro rodas e caixa de redução originais." MEU CARRO TEM TRAÇÃO NAS 4 RODAS E CAIXA DE REDUÇÃO ORIGINAIS, isso quer dizer q pode ????

"Na verdade ela permite a troca para veículos com mais de 1000kg de carga, a exceção de veículos denominados jipes!" mas meu carro não tem capacidade para mais de 1000kg, então não pode ???


desculpa, mas não entendi essa lei

Zepi
05/11/2009, 19:17
desculpa, mas não entendi essa lei



Esse é o problema...o detran não entende bem essa lei...

Desculpe..hehe, o correto é portaria 23...:parede::parede:

Abaixo, ela está a portaria 23 na íntegra:



AlteraÇÃo do CombustÍvel do VeÍculo para Diesel


Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.

Portaria - 23, de 6 de junho de 1994.

Diretor do Departamento Nacional de Combustível (DNC) do Ministério de Minas e Energia, no uso das atribuições que lhe confere o Artigo 12 do Decreto n.º 507, de 23 abril de 1992.

1. Fica proibido o consumo de óleo diesel como combustível nos veículos automotores de passageiros, de carga ou de uso misto nacionais e importados com capacidade de transporte inferior a 1.000 (mil quilogramas), computados os pesos do condutor, passageiros e da carga.
2. Para os fins desta portaria, considera-se que o peso de uma pessoa é de 70 Kg.

3. EXCETUAM-SE os veículos automotores denominados jipes, com tração nas quatro rodas, caixa de mudança múltipla e redutor, que atendam aos requisitos do Ato Declaratório (Normativo) nº 32, de 28 de setembro de 1993, da Coordenação Geral do Sistema de Tributação da Secretaria da Receita Federal, mesmo os que atendam, simultaneamente as condições de jipes e de uso misto, conforme Parecer Normativo nº 2 de 24 de março de 1994, da citada Coordenação.

4. Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a portaria já citada.



Procedimento:
Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).

Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.

Montar processo de transferência (ver transferência).

Vistoria do veículo.

Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).



Obs.: É importante que, efetuada a modificação do combustível do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).



endereços para vistoria:
Antiga sede (Ibirapuera) Rua Dante Pazzanese (em frente ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia) – somente veículos de passeio e motos com placa cinza.

Av. Queiroz Filho - Parque Villa Lobos – para todos os tipos de veículo.

Av. Aricanduva, 5555 – Auto Shopping Leste, exceto para ônibus, caminhão, reboque, semi-reboque e aprendizagem).



HORÁRIO:
Seção CRV - 8:00 às 17:00

Zepi
05/11/2009, 19:25
Importante salientar que a portaria fala em "capacidade de transporte e não "carga"!
Pelo meu cálculo, você poderia entrar pelas duas regras já que 5 passageiros x 70kg = 350 + 700(carga da Ranger) = 1050

Pronto passou do 100kg!


Abraço

dalmo cruz torres
15/11/2009, 23:05
Zepi, e a regularização da sua, como está?

Zepi
16/11/2009, 08:42
Beleza Dalmo!
Estou empacado com a ligação do motor...começo a pensar que posso ter algum problema maior..
O motor ficou uns 2 anos parado...mas o mecânico olhou o mecanismo de válvula e disse que nem havia começado o desgaste no comando, e que já estava chegando óleo.
Amanhã ela vai para o reboque!Hehehe!:mrgreen::mrgreen:
Tentei ligar no sábado com duas baterias e o diesel nem chegava nos bicos...parece que a solenóide parou de funcionar de repente...mas dava para escutar ela estalando...

Vou basear-me na legislação da portaria 23 e nas resoluções do próprio DENATRAN.
Já deixei um comprovante de endereço na capital, onde teoricamente seria mais fácil...


Abraço

Snoop
17/11/2009, 12:23
Amigos foristas,

Ontem encontrei um jipe wilis aqui em londrina ano 66 com um motor diesel de javali.
Perguntei ao dono e ele me respondeu que um despachante local faz toda a documentação por 500,00 as adaptações custaram 1000,00 fora preço motor que ele comprou de um javali batido.
Bem excluen-se avaliação do motor e adaptação pelo visto mair barbada aqui em londrina, trocar de motor.
[]s

dalmo cruz torres
17/11/2009, 22:14
A única coisa que tá me fazendo não continuar a F75 é essa questão da documentação, se não fosse isso eu já tinha posto o MWM nela...

lucciano amaral
19/11/2009, 13:46
Dalmp, vamos regularizar aqui em varginha, so me avisar,, abraços

Ademar Ferracioli
25/11/2009, 22:54
Dalmp, vamos regularizar aqui em varginha, so me avisar,, abraços

opa,
este assunto e de meu interesse,
estou com minha rural em fase de acabamento das adaptações e pintura,
ja quero começar a providenciar a regularização do documentação, passei para diesel, instalei eixos de troller e outras coizinhas mais,

como faço contato com o despachante ou quem faça a regularização,

lucciano amaral
26/11/2009, 08:21
Amigo vc teria que vir aqui em varginha para resolver as burocracia, acredito que pela distancia nao conpense para vc. No caso do Dalmo, ele esta aqui do lado.
abraços

Haroldoz
08/12/2009, 21:35
Oba! essa é minha 1ª vez no forum..... eu adiquirir uma F75 com motor de opala, to reformando ela, ta com placa vermelha de frete...vale uma grana em meu estado a placa.....Tô pensando em colocar um motor de Toyota Bandeirantes. o que vcs acham?...será que presta?:putz:

dalmo cruz torres
08/12/2009, 23:13
Haroldo, eu estou acabando de reformar o meu Bandeirantes com motor 14b, olha, estou gostando muuuito do motor, me surpreendeu.
É um motor potente, esperto, não é barulhento nem muito vibrador(aliás não vibra nada).

Zepi
09/12/2009, 08:33
Dalmo, me dói saber que você não irá usar o mwm...
Estou ligando o meu uma vez por semana ao menos(óleo 2T como você recomendou) e vejo que mesmo sem escapamento, na lenta o motor não é barulhento...e nem se sacode...talvez devido aos calços de scania 1113.
Quanto ao 14b só ouço maravilhas dele.O Elmer é que pode dar bastante inforçâo sobre ele, pois além de ser dono de retífica, já teve um desses.

Abraços

dalmo cruz torres
09/12/2009, 15:47
Zepi, eu ainda estou com a F75 e com o MWM aqui, ainda não vendi nada...se conseguir resolver o problema da documentação eu ainda ponho o MWM na F75!

Zepi
09/12/2009, 17:08
Dalmo, gostaria de pedir uma ajuda.!que surdina se usa em motores diesel?


Abraço

dalmo cruz torres
09/12/2009, 21:47
Dalmo, gostaria de pedir uma ajuda.!que surdina se usa em motores diesel?


Abraço

Zepi, escapamento? Acho que lí num tópico sobre a Raschmotores que podia usar o escape da D20, mas não sei qual!



Que ajuda heim!!!!!
Não sei te dizer isso com certeza. Empiricamente, acho que deve-se seguir a medida da tubulação. Se a tubulação do 2.8 é de 2,5" vc poderia usar qualquer abafador com tubulação 2,5" . Acho...

SHIGEAKI LANG
16/12/2009, 16:51
Olá Pessoal,
com muito prazer que participo pela primeira vez do Fórum..:dance:
Más vamos lá, pretendo montar uma F75 a Diesel, e preciso compras o documentos de uma camionete a Diesel, se vcs souberem de algum agradeço a indicação.

epbazi
02/04/2013, 22:13
Necessito saber se posso instalar um motor Diesel em uma F-75 4x4 e retirar os documentos sem problemas. Já tive como resposta que era possível, bem como que não era possível por um inspetor da empresa Caterge em Porto Alegre (homologada para vistorias pelo DETRAN).Agradeço de antemão por qualquer informação fundamentada.

amigo, eu já documentei dois nivas a diesel, segundo a Lei é toda camioneta para 1 ton ou mais e todo o tipo de jipe. então, não existe nenhum empecilho. estou a fazer uma F75 a diesel no momento...

bototucuxi
08/09/2013, 10:29
Amigos durante quase 30 dias fiz uma pesquisa sobre os motores que sao mais adaptados nas rural e f75 do Brasil. Foram entrevistados mais de 250 donos de veiculos e mecanicos.

Desse estudo e vi que em 77% das buscas que efetuei donos apresentevam modiricacao de motor original pelo Perkins q20b pois foram unanimes em afirmar ser duravel e muito economico que nao tinha nem dava problema na adaptacao.

Deste cerca de 30% ainda preferem motores mais velhinhos como os perkins 4203 e o 4236 pela durabilidade e estabilidade e economia poos dizem que o veiculo so chega a 70km\h e gastam 20km\L.

Dos restantes 23% dos inquiridos:

Cerca de 8% referiram que o melhor seria mesmo partir para o Toyota 2.8, ou o MWM 2,8 para ter um carro seguro de manutencoes e duravel mas mais caro esse ai mais de 10mil.

Uns 12% ainda preferem os motores que equiparam a toyota band como o 14b ou os motores mercedes pois dizem que podem facilmente bater ma casa dos 1 milhao de kms!!

Por ultimo com cerca de 3% aparecem os motores usados na toyota band os MWM 226 e 229 e MB 608 que alem de serem extremamente pesados tem o inconviniente de serem enormes e tem que se fazer uma serie de adaptacoes alem de mecanicas mas tambam na estrutura fisica do carro para suportar esses motores. De acordo com os donos desses veicuclos a opiniao e clara o carro nao desenvolve bem e e ua grande tremedeira.

Desta enquete houve consenso que o motor que parece todos reclamam e nao suportam e vetam em ate 93% sao os maxion HS 2.5 devido aos inumeros problemas que estes apresentam que nao vou inumerar. Muito embora tenha encontrado donos que equiparam seus veiculos com essa motorizacao o numero e muito restrito para entrar nesres resultados.

Conlusoes: resultam que o melhor custo beneficio na adaptacao de um motor num willys seria o motor Perkins q20b devido a facilidade de adaptacao, alta economia de combustivel, alta durabilidade e manutencoes economicas.

Uma outra alternativa mais cara obviamente seria o MWM 2.8 ou mesmo o Toyota 2.8 mas o investimento seria muito mais caro.

NOTA: Esta enquete foi realizada em todo o Brasil por meio de comunicacao email por a realizacao de entevista eletronica a donos de veiculos willy rural e f75 bem como mecanicos.
Serve como referencia para os muitos proprietarios que estao buscando solucoes de adaptacoes e nao encontram referencias especificas sobre variados aspetos relacionados a adaptacao do melhor motor em suas viaturas.

lucianobarbosa
08/09/2013, 18:15
bototucuxi isso vai ajudar muito quem esta pensando em colocar motor diesel nas viaturas ja tem uma otima base como referencia abraçoss

JOÃO R.
08/09/2013, 20:14
Interessante....
Meu engesa tem o Q20b turbo e é só alegria, não tenho do que reclamar... Mas, mais interessante ainda é que eu fazia manutenção com um Meca do interior da Bahia que era defensor fervoroso do q20b, e inclusive fez esta adaptação em uma Rural prata que tem por lá, ficou muito boa mesmo... E ele disse que se fosse outro motor ele não adaptava, por que ele não queria dor de cabeça... Segundo ele...

Marcão Volux
09/09/2013, 09:05
Ótima pesquisa, ajuda muito os donos de Rural e F-75 que pensam em adaptar motor a diesel nas viaturas... Muito obrigado...

Valeu... Abç...

Denilsom
09/09/2013, 22:43
Não vejo utilidade nenhuma deste topico tem coisa melhor pra se ver no forum !!

torpedo
09/09/2013, 23:04
Muito legal sua pesquisa. Me surpreendeu saber a quantia de veículos com motor Perkins q20b, pensei que fossem menos.

mali9ski
10/09/2013, 11:05
Muito legal sua pesquisa. Me surpreendeu saber a quantia de veículos com motor Perkins q20b, pensei que fossem menos.

Devia ser incluído nessa lista os motores maxion S4, S4t e S4t plus:drool:.... que são uma evolução do Q20B praticamente mesma engenharia mas com menos vibração e no caso do aspirado pouca coisa mais potente e no plus com cilindrada maior....

mas eu ainda acho uma das melhores opções o HSD por ser muito mais leve......

valew

lucciano amaral
18/09/2013, 22:12
Amigos durante quase 30 dias fiz uma pesquisa sobre os motores que sao mais adaptados nas rural e f75 do Brasil. Foram entrevistados mais de 250 donos de veiculos e mecanicos.

Desse estudo e vi que em 77% das buscas que efetuei donos apresentevam modiricacao de motor original pelo Perkins q20b pois foram unanimes em afirmar ser duravel e muito economico que nao tinha nem dava problema na adaptacao.

Deste cerca de 30% ainda preferem motores mais velhinhos como os perkins 4203 e o 4236 pela durabilidade e estabilidade e economia poos dizem que o veiculo so chega a 70km\h e gastam 20km\L.

Dos restantes 23% dos inquiridos:

Cerca de 8% referiram que o melhor seria mesmo partir para o Toyota 2.8, ou o MWM 2,8 para ter um carro seguro de manutencoes e duravel mas mais caro esse ai mais de 10mil.

Uns 12% ainda preferem os motores que equiparam a toyota band como o 14b ou os motores mercedes pois dizem que podem facilmente bater ma casa dos 1 milhao de kms!!

Por ultimo com cerca de 3% aparecem os motores usados na toyota band os MWM 226 e 229 e MB 608 que alem de serem extremamente pesados tem o inconviniente de serem enormes e tem que se fazer uma serie de adaptacoes alem de mecanicas mas tambam na estrutura fisica do carro para suportar esses motores. De acordo com os donos desses veicuclos a opiniao e clara o carro nao desenvolve bem e e ua grande tremedeira.

Desta enquete houve consenso que o motor que parece todos reclamam e nao suportam e vetam em ate 93% sao os maxion HS 2.5 devido aos inumeros problemas que estes apresentam que nao vou inumerar. Muito embora tenha encontrado donos que equiparam seus veiculos com essa motorizacao o numero e muito restrito para entrar nesres resultados.

Conlusoes: resultam que o melhor custo beneficio na adaptacao de um motor num willys seria o motor Perkins q20b devido a facilidade de adaptacao, alta economia de combustivel, alta durabilidade e manutencoes economicas.

Uma outra alternativa mais cara obviamente seria o MWM 2.8 ou mesmo o Toyota 2.8 mas o investimento seria muito mais caro.

NOTA: Esta enquete foi realizada em todo o Brasil por meio de comunicacao email por a realizacao de entevista eletronica a donos de veiculos willy rural e f75 bem como mecanicos.
Serve como referencia para os muitos proprietarios que estao buscando solucoes de adaptacoes e nao encontram referencias especificas sobre variados aspetos relacionados a adaptacao do melhor motor em suas viaturas.


So nao concordo com o que foi falado do maxion hsd 2-5, esse motor nao tao ruim assim, quem pode nos falar muito bem dele é nosso amigo denilson, que ja se mostrou "nervoso", to com vc amigo denilson.

Denilsom
19/09/2013, 21:51
É isso ai Luciano tem pessoas que criam uns topicos sem utilidade, quer motor Diesel coloca logo um bom e não fica pensando em preço e falando mal de alguns motores !!

bototucuxi
20/09/2013, 20:00
ESCLARECIMENTO:

Prezados amigos convem mencionar desde já eu nao falo mal de nenhum motor nesta pesquisa alias nao conheco nenhum desses motores!! Sou leigo em assuntos de motor! Nao sou mecanico nem coisa que se pareça!! Como sou profissional que usa diariamente estatistica e formularios de entrevistas, como tinha duvidas sobre quais motores eram melhor adaptaveis na rural e f75, o que fiz foi uma simples pesquisa com muitos mecanicos e eles foram dando respostas as minhas perguntas. No final computei estatisticamente os resultados da pesquisa e os divulguei aqui no forum pois tal como eu existem muitas pessoas que pretendem adaptar um motor em veiculos Willys e desconhecem informacao de quais os melhores motores se adaptam nesse veiculo.

Agora se existem pessoas que tem motores em suas viaturas que foram considerados ruim pela grande maioria dos inquiridos então nao me culpem a mim pois apenas menciono os resultados da pesquisa independente que fiz. Nao digo nem bem nem mal de este ou aquele motor! Apenas apresento os resultados da pesquisa.

Pessoalmente acho que investir num motor e um grande passo que involve um grande tempo de pesquisa em saber qual sera possivelmente o melhor para adaptar na viatura, pesquisar o preço de cada e tambem importantisimo pois em geral os precos sao altos e isso mexe directamente com as economias de cada pessoa/familia.

Resumindo acho que criei um topico COM UTILIDADE sim.

Talvez quem diga o contrario foi colocando o primeiro motor que apareceu sem ter feito as pesquisas que deveria e adaptou um motor que e considerado fraco pela grande maioria dos mecanicos enquiridos. Talvez se tivesse tido a oportunidade de ler uma informação como esta na altura que estava adquirindo o seu motor talvez tivesse pensado duas vezes antes de colocar o motor que adaptou no seu veiculo.

Jonatas Gabriel Ortega
08/02/2015, 21:00
Parabéns amigo pela pesquisa muito satisfeito. Estou em dúvida sobre qual colocar e agora me encontrei futuramente posto informação do meu k20b na rural abraço

chicopiola
18/02/2015, 09:40
Concordo com Denilson. Na época que estava instalando este motor você me incentivou e deu umas dicas. Tô satisfeito e é um excelente motor. Não tive problema nenhum.

educhaves
18/02/2015, 13:10
É possível hoje devido a nossa legislação legalizar uma F75 gasolina para Diesel?

Denilsom
18/02/2015, 21:53
Sim colega se for 4x4 de fabrica mas depende muito do delegado da sua cidade, a lei é clara que pode, eu fiz minha rural tudo legalizado com inspençao veicular em belo horizonte.



É possível hoje devido a nossa legislação legalizar uma F75 gasolina para Diesel?

lucciano amaral
19/02/2015, 08:17
Amigo Denilson, conversando com um delegado de transito aqui de varginha ele me disse que nao tem obrigação ser 4x4 de fabrica, no caso da rural podemos identificar pelo numero do chassis, mas que na pratica o veiculo tem que ser 4x4 e reduzido, mas cada um aplica a lei como acha ser devido, abraços

saulschastai
23/06/2015, 19:37
Aqui no Paraná não é possível, consultei o Detran e eles disseram que apenas os veículos que constam JEEP no documento que são liberados para a legalização de gasolina para Diesel, possuo uma F75 e gostaria de colocar um motor a Diesel, ando com um motor de Opala 6 Cilindros, não tenho queixa dele mas não faz mais de 2,5 Km/L no Álcool :o

Ariel Strey
09/09/2015, 17:32
Tenho uma F75 4x4 com um Q20B e a caixa Clark 5 Marchas .... impressiona a robustez, economia e precisão ... troco não ... inclusive o meu já esta legalizado no documento.

Grande abraço

antonio umino
09/09/2015, 20:25
Opa.
Ariel...
SEJA BEM VINDO AO FÓRUM.

Grande abraço.

antonio umino

Marcão Volux
10/09/2015, 09:50
Seja bem-vindo, Ariel...

Valeu... Abç...

Ariel Strey
10/09/2015, 10:55
Opa valeu galera, sou novato nesse lance de 4X4 ... adquiri a pouco a F 75 e ainda to me acostumando a ela ... hehehe Bruta mesmo ... é incrível como a gente se apaixona por essas caminhonetas....hehehe

Grande abraço !

Rafaelopaleiro
12/09/2015, 21:26
Motor Maxion apesar de dar alguns probleminhas na F-1000 do meu coroa eu ainda colocaria na minha F-75 se tivesse a grana pra documentar ela no diesel.

Pedro Thielmann
06/08/2018, 18:08
Boa tarde,

na minha F75 fiz uma adaptação simples e barata, Maxion 2.5 HSD com câmbio 5 marchas de Chevette e aproveitei a reduzida original. Não testei em trilha ainda, tenho usado para ir trabalhar somente (30 km de estrada todos os dias). Sobre o desempenho do motor não tenho queixas, desenvolve muito bem, econômico e ainda não me deu dor de cabeça com manutenção. Porém queria desenvolver mais em viagem, ainda acho ela muito reduzida para estrada. Alguém tem alguma sugestão para melhorar neste ponto? Já ouvi sobre colocar o câmbio da mesma Ranger 4x4 que usa o HSD, outros falam somente para mexer em relação do diferencial....enfim, se souberem de outra solução ainda (talvez outro câmbio) agradeço.

Sadlowski
07/08/2018, 13:17
Boa tarde,

na minha F75 fiz uma adaptação simples e barata, Maxion 2.5 HSD com câmbio 5 marchas de Chevette e aproveitei a reduzida original. Não testei em trilha ainda, tenho usado para ir trabalhar somente (30 km de estrada todos os dias). Sobre o desempenho do motor não tenho queixas, desenvolve muito bem, econômico e ainda não me deu dor de cabeça com manutenção. Porém queria desenvolver mais em viagem, ainda acho ela muito reduzida para estrada. Alguém tem alguma sugestão para melhorar neste ponto? Já ouvi sobre colocar o câmbio da mesma Ranger 4x4 que usa o HSD, outros falam somente para mexer em relação do diferencial....enfim, se souberem de outra solução ainda (talvez outro câmbio) agradeço.

Esse cambio de chevette é do 1.0 ou 1.6?

Nas ultimas pesquisas que fiz, para a minha F-75 que é 4X2, a melhor relação de marchas seria do chevette 1.0 e o cambio Eaton FSO 1305A (S10/Blazer 2.2 2.4), mas analisando a ficha técnica do cambio do chevette 1.0, o torque do motor estava superior ao suportado pelo cambio....

Estou com dificuldades para adaptar o cambio FSO1305A no motor BF161..

Sady Coimbra
12/12/2021, 12:51
Boa tarde, pessoal!
Estou adquirindo uma rural 4x4, e pelo que li em tópicos anteriores é possível (e já peguei o passo a passo) realizar a modificação para um motor diesel. No entanto todas as discussões são bastante antigas, alguém que fez recentemente, ou está em processo de regularização?

Caso vocês tenham indicaçoes de oficinas e fornecedores de peças para o procedimento na região de BH, ficarei muito grato!

Sady Coimbra
09/01/2022, 13:10
Boa tarde, pessoal!
Estou adquirindo uma rural 4x4, e pelo que li em tópicos anteriores é possível (e já peguei o passo a passo) realizar a modificação para um motor diesel. No entanto todas as discussões são bastante antigas, alguém que fez recentemente, ou está em processo de regularização?

Caso vocês tenham indicaçoes de oficinas e fornecedores de peças para o procedimento na região de BH, ficarei muito grato!

Trazendo uma atualização para os amigos, conversei com o despachante aqui em Ouro Preto (ele consultou o delegado) e me deu carta branca pra fazer a alteração, que seria possível regularizar!

Sady Coimbra
09/01/2022, 13:13
Boa tarde,

na minha F75 fiz uma adaptação simples e barata, Maxion 2.5 HSD com câmbio 5 marchas de Chevette e aproveitei a reduzida original. Não testei em trilha ainda, tenho usado para ir trabalhar somente (30 km de estrada todos os dias). Sobre o desempenho do motor não tenho queixas, desenvolve muito bem, econômico e ainda não me deu dor de cabeça com manutenção. Porém queria desenvolver mais em viagem, ainda acho ela muito reduzida para estrada. Alguém tem alguma sugestão para melhorar neste ponto? Já ouvi sobre colocar o câmbio da mesma Ranger 4x4 que usa o HSD, outros falam somente para mexer em relação do diferencial....enfim, se souberem de outra solução ainda (talvez outro câmbio) agradeço.

Thielmann, como ficou o funcionamento com a caixa caixa de Chevette e reduzida original? Chegou a fazer a alteração que citou da caixa?

lucciano amaral
10/01/2022, 08:54
Boa tarde,

na minha F75 fiz uma adaptação simples e barata, Maxion 2.5 HSD com câmbio 5 marchas de Chevette e aproveitei a reduzida original. Não testei em trilha ainda, tenho usado para ir trabalhar somente (30 km de estrada todos os dias). Sobre o desempenho do motor não tenho queixas, desenvolve muito bem, econômico e ainda não me deu dor de cabeça com manutenção. Porém queria desenvolver mais em viagem, ainda acho ela muito reduzida para estrada. Alguém tem alguma sugestão para melhorar neste ponto? Já ouvi sobre colocar o câmbio da mesma Ranger 4x4 que usa o HSD, outros falam somente para mexer em relação do diferencial....enfim, se souberem de outra solução ainda (talvez outro câmbio) agradeço.

Pedro bom dia, vc ainda esta com sua F75 e se ainda usa o maxion hsd 2.5? quero trocar umas ideias com vc

Sady Coimbra
22/01/2022, 20:29
Cicero, consegue compartilhar comigo o começo do chassi da Potranca? Surgiu um 68 aqui mas estou na dúvida se ela é 4x4 de fabrica. Desde já agradeço pela informação!

Sady Coimbra
22/01/2022, 20:30
É, foi o Edison mesmo. A Potranca é uma Rural 68.
Esqueci de colocar a citação na resposta anterior.