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Ver Versão Completa : Conselhos de aquisição de um Niva



Caveira
30/08/2007, 22:32
Camaradas,

É com muita dor no coração que terei que me desfazer do meu Samurai 91 Canvas, pois estou precisando investir uma grana na minha empresa. Ele é meu carro de uso, do dia-a-dia, e dos passeios também. Mas enfim, vou ter que dar um upgrade no trampo mesmo, fazer o que...
Pensei em adquirir um carro de até uns R$ 10.000, e como viciei em jipes, pensei no Niva.
Gostaria de algumas opiniões de vocês para poder adquirir um, alguns macetes, como ele é em viagens, ou mesmo para usar no dia-a-dia.

Valeu galera, e quem sabe não me torno assíduo nesta parte do fórum !

Girti
30/08/2007, 23:20
Camaradas,

É com muita dor no coração que terei que me desfazer do meu Samurai 91 Canvas, pois estou precisando investir uma grana na minha empresa. Ele é meu carro de uso, do dia-a-dia, e dos passeios também. Mas enfim, vou ter que dar um upgrade no trampo mesmo, fazer o que...
Pensei em adquirir um carro de até uns R$ 10.000, e como viciei em jipes, pensei no Niva.
Gostaria de algumas opiniões de vocês para poder adquirir um, alguns macetes, como ele é em viagens, ou mesmo para usar no dia-a-dia.

Valeu galera, e quem sabe não me torno assíduo nesta parte do fórum !

Tenho mais de 200.000 Km, 13 anos e 5 Nivas de experiência com o russinho como único carro, usando-o para trabalhar, passear e para viajar (muito!). Fiz e faço com freqüência viagens de 700 a 1.000 Km com ele, sem contar as viagens de férias, mais longas (entre 3.000 e 5.000 Km), sem ter tido problemas significativos com ele. E olhe que meu Niva anterior, um 90/91 (hoje tenho um 95), foi vendido em dezembro passado com 240.000 Km originais, e não gastava uma gota de óleo!
Em relação ao Samurai, ele é mais espaçoso e mais confortável (muuuito mais macio), mas não tem certos recursos de conforto, como direção hidráulica (a do Niva é algo dura, particularmente se o Niva não estiver equipado com a direção aliviada, a "francesa") e ar condicionado.

Não é fácil achar um em bom estado, é necessária muita paciência e alguma sorte para encontrar um bom Niva. E um bom Niva dificilmente irá sair por menos de R$12.000, sendo que você diz que está querendo gastar R$10.000...

Antes de mais nada, recomendo que você experimente alguns Nivas, para poder "sentir" o carro, ver se gosta dele. Você vai perceber que ele é beeeem lento, meio "chocho". Isto pode ser melhorado, há um kit da Aerocar que melhora bastante o seu desempenho, embora, é claro, sem fazer milagres. Rodando com o Niva, você poderá ter melhor idéia dele, e saber se lhe interessa ou não.

Quanto à manutenção, é simples, não tem grandes segredos, embora seja melhor levá-lo a um mecânico especializado, pois o mesmo já tem as ferramentas e o conhecimento das manhas do russinho. Há vários revendedores de peças, principalmente em São Paulo.

Boa sorte!

[ ]s

Otávio Luiz
31/08/2007, 09:10
Aconselho a leitura dos tópicos deste fórum. Assim vais descobrir os principais defeitos e virtudes do russo.
É como qualquer carro usado, ou melhor, jipe usado... mas separe mais algum $$$, com 10k vais ter que peneirar bastante pra achar um bom.

Caveira
31/08/2007, 11:00
Valeu galera, vou dar uma pesquisada.
Eu já levo meu Samuca na Alternativa 4x4, e o pessoal lá mexe principalmente com os Ladas, vou aproveitar e pedir um toques...
Quanto ao conforto, o Samurai não tem direção hidráulica não, é durinho mesmo, he, he, he...

abs

Caveira
31/08/2007, 11:07
E outra coisa, meu orçamento tá baixo mesmo, só vou poder gastar esses 10 paus.
Eu já andei fuçando os anúncios e vi muitos até esse valor, aí o negócio é começar a ver o que tá em estado razoável, he, he, he...

Queria saber de vocês como é o motor, consumo, como funciona a transmissão, etc...

Aguinaldo A. Tavares
31/08/2007, 11:21
Bom dia caro Caveira.

Gostaria de dizer o que ocorreu comigo qdo decidi entrar o tal Niva. Primeiro não se pode dar bola para opinião dos outros. É umtal de "se lascou cara", "esse carro tem mercado garantido! Qualquer ferro velho dá dois paus nele!" e por aí a fora. Paciência. Muita paciência. Eu antes de comprar o meu, vi pelo menos uns 15! Cada um pior que outro. Até que consegui este do interior do Estado do Paraná, segundo dono, súper conservado, algumas adaptações muito bem feitas, com 80.000 Km originais ano 91 transformado par alcool. Muito jóia mesmo! O cara tem notas até das troca de óleo que fez, tudo anotado em um caderninho! Quando ao consumo é porreta! 5,5km/l na cidade e 7,5km/l na estrada. O máximo que consegui até hoje, porém compensa e muito, pela simplicidade que você mesmo resolve os problemas (que não são poucos rs rs):shock:.
Vai com calma rapaz! Tenha certeza que a satisfação de ver um carinha desse tirar de letra "aquele" barrinho compensa em muito os chatos em volta!
Boa sorte!

Girti
31/08/2007, 11:53
E outra coisa, meu orçamento tá baixo mesmo, só vou poder gastar esses 10 paus.
Eu já andei fuçando os anúncios e vi muitos até esse valor, aí o negócio é começar a ver o que tá em estado razoável, he, he, he...

Queria saber de vocês como é o motor, consumo, como funciona a transmissão, etc...

Motor: robusto, durável, agüenta desaforo, mas é chocho (como escrevi, isto pode ser bastante melhorado)

Consumo (gasolina): uns 6,5 a 7 na cidade, uns 9 a 10 na estrada, a 90-100 Km/h

Transmissão: 4x4 integral, não costuma dar problema, a não ser quando maltratada

Por 10 mil, vai ter que procurar muito, mas talvez ache algo razoável.

[ ]s

maanunes
31/08/2007, 13:07
Quanto vai querer no samuca ? Como está ? Derepente tem rolo.

Caveira
31/08/2007, 13:21
Ainda estou pensando no valor dele. Tem algumas coisas a fazer, mas o carro tem toda a documentação, pois sou o terceiro dono.
Tá com quase 69.000 km. Tem vidros e travas elétricos, o ar funciona perfeitamente, os pneus Wrangler foram colocados em junho, têm até garantia na DPaschoal.
Preciso apenas pagar 3 multas, a última parcela do IPVA, licenciamento e seguro obrigatório...
Pediria 25.000 se tivesse 100%, mas aí faço os descontos do que precisa...

Astor Dias de Andrade
31/08/2007, 20:26
Êpa! tem algo errado!
Caveira, seu Samurai não é 91 como está lá no início!
Deve ser 97, veja a foto do avatar, aí o preço alto começa a fazer sentido, e é helicoidal, logo é bem mais macio do que o 91 feixe.

Caveira
01/09/2007, 17:23
Putz, agora que vi, digitei 1 ao invés de 7 ! Desculpem a falha !

abs

Medon
04/09/2007, 11:31
Oi Pessoal,
Tambem estou atraz de um niva, ja tive oportunidade de comprar um mas pensei 2x e 3x
era 8400 reais ja equipado, mas tinha que fazer capotaria e arrumar o motor fora que ele tava queimando oleo e tava muito estranho

agora to atraz de algo tipo 11mil
ou trocar meu corsa nele e o cara assumir as preestaçoes

to pesquisando bastante e quero usar ele para tudo
sair, rali, passear e tal

to na minha busca, e valeu

Medon
04/09/2007, 14:10
Oi Pessoal,
Tambem estou atraz de um niva, ja tive oportunidade de comprar um mas pensei 2x e 3x
era 8400 reais ja equipado, mas tinha que fazer capotaria e arrumar o motor fora que ele tava queimando oleo e tava muito estranho

agora to atraz de algo tipo 11mil
ou trocar meu corsa nele e o cara assumir as preestaçoes

to pesquisando bastante e quero usar ele para tudo
sair, rali, passear e tal

to na minha busca, e valeu
Háaa
Alguem poderia falar qual o melhor ano e serie de niva para comprar
Obrigado

Girti
04/09/2007, 19:57
Háaa
Alguem poderia falar qual o melhor ano e serie de niva para comprar
Obrigado


Hugo, esta é uma pergunta que não tem uma resposta simples. Não há "melhor" ou "pior", há mais conservado e mais maltratado, há também mais caro e mais barato.

Os modelos de 90 a 94 eram praticamente iguais, as diferenças (mod. 93 e 94) eram a ignição eletrônica (os mais antigos tinham platinado) e o carburador tipo Solex (Weber nos mais antigos). Entretanto, hoje pode-se encontrar, por exemplo, um 90 com ignição eletrônica, ou um 91 com carburador Weber 460 (nacional).
A partir de 95, as diferenças aumentam. O carro melhorou, com a troca do servofreio, com a mudança da relação de diferenciais (mais curta, o carro ficou mais "esperto"), com a tampa do porta-malas até o parachoque e um tampão, painel com instrumentos melhor iluminados, lanternas traseiras bem melhores.
Em 98, o Niva passou a vir com um motor 1.7 e injeção eletrônica. O mesmo ocorreu nos raríssimos modelos 99, que também tiveram eliminados os quebra-ventos.

De modo geral, recomendo a você procurar por um bom Niva, que você não deverá encontrar por menos de R$12.000. Eventualmente, pode ser melhor, por exemplo, comprar um 93 bem cuidado do que um 95 baleado. Eu tive um 90/91, comprado em 97 e vendido no ano passado. Em 2000, comprei um 98, com a intenção de vender o 90/91. Entretanto, este 98, embora não estivesse ruim, tinha problemas a serem resolvidos. Fiquei com os 2 Nivas por quase um ano, e acabei vendendo o 98, e ficando com o 90/91... Isto prova que nem sempre o mais novo é o melhor (embora esta seja, é claro a tendência).

Boa sorte!

[ ]s

GARCIA/SP
04/09/2007, 21:34
Hugo, esta é uma pergunta que não tem uma resposta simples. Não há "melhor" ou "pior", há mais conservado e mais maltratado, há também mais caro e mais barato.

Os modelos de 90 a 94 eram praticamente iguais, as diferenças (mod. 93 e 94) eram a ignição eletrônica (os mais antigos tinham platinado) e o carburador tipo Solex (Weber nos mais antigos). Entretanto, hoje pode-se encontrar, por exemplo, um 90 com ignição eletrônica, ou um 91 com carburador Weber 460 (nacional).
A partir de 95, as diferenças aumentam. O carro melhorou, com a troca do servofreio, com a mudança da relação de diferenciais (mais curta, o carro ficou mais "esperto"), com a tampa do porta-malas até o parachoque e um tampão, painel com instrumentos melhor iluminados, lanternas traseiras bem melhores.
Em 98, o Niva passou a vir com um motor 1.7 e injeção eletrônica. O mesmo ocorreu nos raríssimos modelos 99, que também tiveram eliminados os quebra-ventos.

De modo geral, recomendo a você procurar por um bom Niva, que você não deverá encontrar por menos de R$12.000. Eventualmente, pode ser melhor, por exemplo, comprar um 93 bem cuidado do que um 95 baleado. Eu tive um 90/91, comprado em 97 e vendido no ano passado. Em 2000, comprei um 98, com a intenção de vender o 90/91. Entretanto, este 98, embora não estivesse ruim, tinha problemas a serem resolvidos. Fiquei com os 2 Nivas por quase um ano, e acabei vendendo o 98, e ficando com o 90/91... Isto prova que nem sempre o mais novo é o melhor (embora esta seja, é claro a tendência).

Boa sorte!

[ ]s

Hugo,

O Gil já falou tudo...Boa sorte!

Márcio Magalhães
05/09/2007, 01:09
Caveira,

Se precisa fazer um upgrade no trabalho e para isso vais vender a viatura, pergunto: vais poder ficar sem carro durante um tempo? Se não vai, aconselho ir de 4x2 durante um tempo. Salvo em raros casos, seu custo de manutenção comerá o tal upgrade.

Se você tem um samuca, sabe que o carro não te dá dor de cabeça. Já um Niva...

Niva se compra e se mantém por gosto ou por estilo/propósito, nunca pelo bolso.

Se está pensando com o bolso, pense 20x. Se está pensando com o gosto e o coração, manda bala no russo!

[]´s,

Medon
05/09/2007, 07:52
Valeu Camaradas
Muito obrigado

Nao vi ninguem falando sobre o niva pantanal

valeuu

Girti
05/09/2007, 13:41
Valeu Camaradas
Muito obrigado

Nao vi ninguem falando sobre o niva pantanal

valeuu

Hugo, o Niva Pantanal e o Niva CD, comercializados entre 90 e 94, nada mais são do que um Niva básico com alguns acessórios, mecanicamente são todos iguais. Para sua informação, seguem os dados que diferenciam este modelos do modelo básico:

Niva CD: direção aliviada Gemmer ("francesa"), vidros verdes;
Niva Pantanal: igual ao CD, mais volante esportivo, quebra-mato preso ao parachoque (não é o da Keko!), um pequeno bagageiro, rodas esportivas de liga, espelhos retrovisores Flag (maiores que os originais), faixas decorativas e, opcionalmente, guincho elétrico

Muitos niveiros equiparam seus Nivas com estes acessórios, para saber se o Niva "nasceu" como CD ou Pantanal, basta verificar no documento do carro. Mas isto, hoje, não irá fazer diferença, é claro!

Concordo em parte com o Márcio, você está trocando um modelo 95 por um 91, deve levar em conta que haverá despesas de manutenção para colocar um Niva (mais antigo e bastante rodado) em dia e mantê-lo, despesas estas que você talvez não fosse ter em seu Susuki, (mais novo e menos rodado). Se está vendendo o Susuki apenas para fazer $$$$, talvez seja realmente melhor você comprar um milzinho com os R$10.000 e ir economizando para, em época de vacas mais gordas, voltar a ter um 4x4 mais novo. Mas se você não vive sem um 4x4, relaxe e goze, compre um Niva. Mas trate de escolher com calma e cuidado, para não comprar dor de cabeça. Comprando um bom Niva, você vai entender porque dizem que ele é um vício! rsrsrs

GARCIA/SP
05/09/2007, 19:40
Hugo,

Vá de Niva...vc não vai se arrepender...a cachaça é boa...hehehehehehe

Caveira
07/09/2007, 18:46
Valeu pelos toques galera !

abs