Ver Versão Completa : Diferenças de Tração da "Sport x Laredo"
Emilio Carlos
28/08/2007, 22:03
Ajuda sobre Sistema de Tração
Boa noite a todos os usuários.
Prezados "professores" de Cherokee, gostaria da ajuda dos conhecedores dos sistemas de tração das CHEROKEE SPORT e GRAND CHEROKEE LAREDO, ambas AUTOMÁTICAS e ANO 98.
Eu não entendi quais as diferenças da tração Laredo e Sport.
- Vocês falam que a Sport é 4x4 part time ou full time, o que é isso?
- A laredo é 4x4 full time mas o 4x4 só entra se as traseiras patinarem (neste caso parte da tração que está em 100% no eixo traseiro começa a ser enviado para o eixo dianteiro???
- E o 4x4 da Soport em full time é da mesma forma que o 4x4 ful time das laredo??? Como é??
- Quando vocês falam que o diferencial da laredo não tem blocante e numa trilha pode dar problemas, o que já não ocorre com a sport, o que significa isso? Podem me explicar?
- Uma outra dúvida cruel, que peço a ajuda de vocês é sobre o funcionamento, tanto para Sport e para Laredo.
Seguem abaixo (tudo modelo e ano 98/98 automática):
NA LAREDO:
- Qando estou dirigndo e o carro atola apenas uma das rodas traseira, a tração que ficava em 100% no eixo traseiro, joga toda a tração para a roda traseira que está livre, ou a roda traseira livre e atolada recebem o mesmo torque, e dai em diante o sistema vicoso começa a jogar parte da tração na dianteira, ficando o carro com tração nos dois eixos e nas quatro rodas?
NA SPORT:
No mesmo caso acima, o que acontece na Cherokee Sport, uma vez ela estando em 4x2(tração apenas no eixo traseiro)? E a mesma situação, porém estando em 4X4?
Na LAREDO:
O carro atola(3 rodas), ou a roda fica suspensa sem contato com o solo, e apenas uma das 4 rodas tem aderência no solo. O que ocorre neste caso, o carro consegue jogar toda a tração para a roda que tem aderência, e assim sair da situação simulada, ou joga tada a tração apenas para o eixo que tem a roda BOA(a que tem aderência no solo), ou a tração fica dividida entre as quatro rodas (mesmo tendo 3 rodas inoperantes/patinando/sem aderência)?
NA SPORT:
Na simulação acima, como uma Sport procede??
Bom pessoal, me desculpem pelo tanto de perguntas, mas não tenho a quem recorrer e como tenho lido no saite que vocês teem conhecimento, peço a ajuda de vocês.
Meus agradecimentos.
Leo - Beethoven
29/08/2007, 00:31
- Vocês falam que a Sport é 4x4 part time ou full time, o que é isso?
Part Time é um sistema onde as engrenagens trabalham de forma direta, sem compensação....como em um "câmbio seco"....normalmente se deve parar o carro pra fazer as mudanças em função deste tipo de constução e é vedado o seu uso apenas em vias de terra.
Full Time já possui compensação, pode ser por diferencial central ou acoplamento viscoso ou até eletrônico (nos mais modernos)...permite mudanças com o veiculo em movimento e pode ser utilizado a tração 4x4x em velocidades altas, asfalto, da mesma forma que o 4x2.
- A laredo é 4x4 full time mas o 4x4 só entra se as traseiras patinarem (neste caso parte da tração que está em 100% no eixo traseiro começa a ser enviado para o eixo dianteiro???
Exatamente isso
- E o 4x4 da Soport em full time é da mesma forma que o 4x4 ful time das laredo??? Como é??
Não, na Sport existe uma espécie de diferencial central....nas Laredo tem acoplamento Viscoso da saída do cardã dianteiro.
- Quando vocês falam que o diferencial da laredo não tem blocante e numa trilha pode dar problemas, o que já não ocorre com a sport, o que significa isso? Podem me explicar?
Na ZJ o diferencial traseiro é o Dana 44, nas Sport normalmente o Dana 35, mas ambos possuem bloqueio, não 100%, apenas o parcial chamado 70%...não é o bloqueio ideal, mas quebra um galho e sabendo cuidar, dura muito.
NA LAREDO:
- Qando estou dirigndo e o carro atola apenas uma das rodas traseira, a tração que ficava em 100% no eixo traseiro, joga toda a tração para a roda traseira que está livre, ou a roda traseira livre e atolada recebem o mesmo torque, e dai em diante o sistema vicoso começa a jogar parte da tração na dianteira, ficando o carro com tração nos dois eixos e nas quatro rodas?
Se acontecer isso, apenas "50%" da força do motor é transmitida ao eixo dianteiro....pois esse é o limite do acoplamento viscoso. Se uma roda traseira patinar, ainda tem o bloqueio traseiro pra ajudar....
NA SPORT:
No mesmo caso acima, o que acontece na Cherokee Sport, uma vez ela estando em 4x2(tração apenas no eixo traseiro)? E a mesma situação, porém estando em 4X4?
Em 4x2, só vai haver tração na traseira, a dianteira está morta....e só o bloqueio traseiro entre em ação...
Se estiver em full time, haverá uma distribuição pelo diferencial central para a dianteira, como na Laredo.
Se estiver em Part Time, será 50% na dianteira e 50% na traseir, indenpendente da cituação de deslizamento das rodas....o bloqueio traseiro será mais eficiente nesse caso, pois não irá perder força pra dianteira....se vc instalar um bloqueio na dianteira, ainda nessa condição...aí sim é que o carro vai virar um bicho....
Na LAREDO:
O carro atola(3 rodas), ou a roda fica suspensa sem contato com o solo, e apenas uma das 4 rodas tem aderência no solo. O que ocorre neste caso, o carro consegue jogar toda a tração para a roda que tem aderência, e assim sair da situação simulada, ou joga tada a tração apenas para o eixo que tem a roda BOA(a que tem aderência no solo), ou a tração fica dividida entre as quatro rodas (mesmo tendo 3 rodas inoperantes/patinando/sem aderência)?
Negativo, se ainda a roda que toca o solo e tem aderência for uma traseira, vc se beneficiará do bloqueio parcial, mas pra fazer o que vc quer, teria que possuir bloqueios 100% (on-off) na dianteira e traseira....aí sim...
NA SPORT:
Na simulação acima, como uma Sport procede??
Basicamente da mesma forma.
Fui muito breve pra não confundir mais ainda....mas outros com certeza vão completar aqui o que escrevi e outros ainda vão questionar, etc....ai vamos falando e completando tudo por aqui....
Acho legal esse tópico pra discutirmos as diferenças.
Abs.
gutoxj98
29/08/2007, 22:00
Completar o quê ??????????
bateu mó deprê agora, vc respondeu tudo certo !!!!!!!
heheheheheheheh
Leo é o mestre !!!!!!
valeu
Leo - Beethoven
30/08/2007, 08:54
Guto, fala sério....tô longe de ser mestre nisso....e pra falar a verdade, mestre em por...caria...nenhuma....hehehe
Deixa o MC, o Rodrigo e o Nzardo descobrirem esse tópico aqui....aí vai ficar interessante a coisa....Até pq esse é um assunto muito legal de falar....Há quem prefira Full-time ou Part-Time....então devem sugir por aqui os defensores de cada sistema, aí vai ser divertido...
Abs
PS: Já estou separando umas Xingú, pra esse papo de botequim por aqui.
Guto, fala sério....tô longe de ser mestre nisso....e pra falar a verdade, mestre em por...caria...nenhuma....hehehe
Deixa o MC, o Rodrigo e o Nzardo descobrirem esse tópico aqui....aí vai ficar interessante a coisa....Até pq esse é um assunto muito legal de falar....Há quem prefira Full-time ou Part-Time....então devem sugir por aqui os defensores de cada sistema, aí vai ser divertido...
Abs
PS: Já estou separando umas Xingú, pra esse papo de botequim por aqui.
Um ótimo assunto para discutirmos aqui, ainda mais com o conhecimento que o pessoal tem.:palmas:
Uma dúvida que eu tenho com relação a isso é se vale a pena usar o 4x4 full frequentemente, independente do local de uso?
Quem aqui no fórum utiliza o 4x4 das xj´s direto?
Dificilmente aciono a minha e o meu mecânico falou que não utilizar o diferencial dianteiro pode ser mais danoso do que utilizar, o que eu já imaginava.
Um abraço
Leo - Beethoven
30/08/2007, 10:00
Jéster, essa é uma questão importante....eu uso com frequência, mais do que preciso efetivamente, mas pra manter as partes sempre lubrificadas e retentores em ordem.
No meu caso, não vejo diferença de consumo, ou algo assim...mas uso o 4x2 com mais frequencia, pq em 4x4 a direção sofre um pouco mais e em SP como tudo é meio truncado, acabo indo de 4x2....mas é só pegar um plano qualquer, uma estradinha e 4x4 nela...
Abs,
FredyXJ98
30/08/2007, 10:56
Creio que o Wallace (que também é um profissional da área) já declarou que utiliza 4x4 full time direto na sua XJ e que não há nenhum problema nisso. Eu, particularmente tenho a seguinte dúvida. Realmente já foi dito que o consumo praticamente não se altera, visto que o cara que medir terá que levar em consideração absolutamente todas as variáveis de nosso trânsito ou então que meça na rodovia, fazendo exatamente o mesmo percurso, da mesma maneira, utilizando a mesma velocidade, etc...;) Agora, a dúvida que tenho é para nós que utilizamos a XJ no dia-à-dia, se utilizarmos a tração 4x4 Full Time os pneus dianteiros terão seu desgaste acelerado? Penso isso porque as rodas dianteiras também tracionarão ( e no asfalto ). Alguém saberia me responder se isso faz algum sentido?:(
Q eu ja tinha visto este tópico.............claro q já....8-)
Mas como tinha q escrever muito....e como o Leo gosta de escrever...dei uma de migué.....:twisted::twisted::twisted:
O aumento de consumo em 4x4 é lógico, pois a CT passa a ''deslocar'' força pro dif. dianteiro.....o aumento é infimo..(gostaram :mrgreen:) mas existe, o consumo só não é maior pq toda a tração dianteira gira mesmo em 4x2..:concordo:
Os pneus dianteiros, o mesmo raciocinio...como passam a tracionar, aumenta o desgaste, mas tambem é infimo (gostaram de novo :mrgreen:) em estradas..... na cidade o desgaste vai ser um pouco maior....pois as rodas dianteiras estão tracionadas e elas ''viram'' em curvas/esquinas, o q aumenta um poquetin o desgaste.......na verdade o desgaste dos dianteiros fica equivalente aos traseiros, ja q mesmo em 4x4 a traseira..digamos... tem mais torque.....;)
A grande diferença da XJ pras ZJ é a CT, bem melhor e com as opções Part e Full........ a Part aparentemente inutil, é mais eficaz em linha reta, em uma praia e principalmente pra subir um barranco....pois a tração traseira e dianteira são iguais.....ou seja em Part a tração dianteira é melhor do q a Full.... e a Full tem um leque de vantagens q todo mundo aqui já sabe....:dance:
Leo - Beethoven
30/08/2007, 12:25
Mas como tinha q escrever muito....e como o Leo gosta de escrever...dei uma de migué.....:twisted::twisted::twisted:
Eu até que não escrevu muito dessa vez..:mrgreen:..a zica é os cut/paste que tem que fazer pra responder legal....e depois copiar pra outro lugar, pq se o fórum der pau..:mrgreen:..não fico put.. por perder o texto....Bom, mas isso nunca acontece com ninguém...:mrgreen:
No demais mandou bem. :concordo: E acabou escrevendo bastante....:mrgreen:
Com bloqueios melhores na traseira e na dianteira, seriam as únicas coisas que completariam para o Full time ser campeão.
Mas não esqueçam na na XJ, 4x4 Low é somente Part Time.
Abs.
caique1177
30/08/2007, 13:41
Eu uso 4x2 99% do tempo, e ao menos 2 vezes no mes aciono o 4x4 full time e rodo alguns metros, outras vezes engato o 4x4 low em linha reta, especialmente qdo estou saindo de casa na subida, aquecendo o motor, e rodo outros poucos metros, para lubrificar o conjunto todo.
Um ótimo assunto para discutirmos aqui, ainda mais com o conhecimento que o pessoal tem.:palmas:
Uma dúvida que eu tenho com relação a isso é se vale a pena usar o 4x4 full frequentemente, independente do local de uso?
Quem aqui no fórum utiliza o 4x4 das xj´s direto?
Dificilmente aciono a minha e o meu mecânico falou que não utilizar o diferencial dianteiro pode ser mais danoso do que utilizar, o que eu já imaginava.
Um abraço
Tô usando o "FULL " direto faz dois meses. Consumo igual, aderência 100%, vamos ver o consumo dos pneus. Só sinto saudades daquelas saidas de traseira em curvas fechadas quando a gente dá o gás antes da hora. Aquelas saidas que fazem o "nervo cuótico " atuar . Alguém sabe o que é nervo cuótico ? HE HE HE !
Gilbertojipeiro38
31/08/2007, 07:43
A
minha tem caixa mecanica e a traçao dela eh simples como a L200 E Band
4x2- 4x4 e 4x4 low sem frescuras
Leo - Beethoven
31/08/2007, 08:46
Gilberto,
Bem lembrado. Algumas XJs, principalemnte as 97 e anteriores chagaram a sair com CT NV231 que é a sua e é somete Part Time. A CT que tem a 4x4 Full Time é a NV242.
A ZJ no MC (segundo ele) está com um 231, o que é incomum pra esse modelo.
Abs.
gutoxj98
31/08/2007, 12:59
Acho que que nao é isso nao leo, essas 97 que vc ta falando nao tem Part Time, ou seja nao tem bloqueio no diferencial central.
é 4x2 - 4x4 full e reduzida
e acho pessoalmente que com frenscuras e bloqueio é mais legal....
abraços
Leo - Beethoven
31/08/2007, 13:39
Acho que que nao é isso nao leo, essas 97 que vc ta falando nao tem Part Time, ou seja nao tem bloqueio no diferencial central.
Guto, vc acertou 50% nisso. As NV231 realmente não tem o diferencial central, e por isso são Part Time em 4x4, assim como a reduzida....
Nas nossas NV242 a opção 4x4 full time só acopla esse diferencial, o resto é até bem parecido internamente.
Nas ZJs, as T-Cases são part-time tbém, mas existe o acomplamento viscoso que "faz essa função"...
Abs.
Marcelo Carvalhal
31/08/2007, 17:07
:pensativo:,......
:putz:......
:parede:....
Nada a declarar....:rolleyes:
Leo - Beethoven
31/08/2007, 18:24
:pensativo:,......
:putz:......
:parede:....
Nada a declarar....:rolleyes:
Pô, agora fala oh sábio mestre !!! Sua presença por aqui sempre nos honra...
Abs.
Emilio Carlos
02/09/2007, 21:35
Grande Leo-Beethoven, que aula!!!
Valeu muito a sua ajuda. Obrigado por responder.
Emilio Carlos
02/09/2007, 21:37
Grande Leo-Beethoven, que aula!!!
Valeu muito pela sua ajuda. Obrigado.
Emilio Carlos
02/09/2007, 21:46
Pô Marcelo, sabemos que tem uma bagagem de conhecimento fantástica sobre carro cherokee. Basta sairmos lendo pelo saite e confirmamos o que acabo de dizer.
Bom sem quere forçar a barra, mas forçando, não deixa essa mania da Política Brasileira te pega não (Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Nada a declarar....:rolleyes:) e declare para nós........, mas só sobre o carro, rs.rs.rs.
Emilio Carlos
02/09/2007, 21:57
O aumento de consumo em 4x4 é lógico, pois a CT passa a ''deslocar'' força pro dif. dianteiro.....o aumento é infimo..(gostaram :mrgreen:) mas existe, o consumo só não é maior pq toda a tração dianteira gira mesmo em 4x2..:concordo:
Os pneus dianteiros, o mesmo raciocinio...como passam a tracionar, aumenta o desgaste, mas tambem é infimo (gostaram de novo :mrgreen:) em estradas..... na cidade o desgaste vai ser um pouco maior....pois as rodas dianteiras estão tracionadas e elas ''viram'' em curvas/esquinas, o q aumenta um poquetin o desgaste.......na verdade o desgaste dos dianteiros fica equivalente aos traseiros, ja q mesmo em 4x4 a traseira..digamos... tem mais torque.....;)
A grande diferença da XJ pras ZJ é a CT, bem melhor e com as opções Part e Full........ a Part aparentemente inutil, é mais eficaz em linha reta, em uma praia e principalmente pra subir um barranco....pois a tração traseira e dianteira são iguais.....ou seja em Part a tração dianteira é melhor do q a Full.... e a Full tem um leque de vantagens q todo mundo aqui já sabe....:dance:
Nzardo seu preguiçoso, se "Salim que vender beça bara carrinho de brimo, tem abri mãozinha da briguiça e escreve cartinha para brimo, tudo explicadin, explicadin":twisted: .Brincadeira Nzardo, me lembro e tenho salvo em meu micro, toda aquela informçaõ que você me enviou sobre as XJ e ZJ, e olha que não foi pouca coisa:palmas:.
Abração e Obrigado.
Ps. se quiser completar mais algum detalhe do Leo-Beethoven, sinta-se a vontade.:concordo:
Fala Emilio,
Sumidão hemmmm........ acho q o assunto ja ta bem explicado......dai pra frente acho q só cabem duvidas mais especificas.........:concordo:
Flávio Cadore
15/09/2007, 22:33
Olá amigos, vou fazer um comentário sobre o desgaste dos pneus!
Quando a Audi lançou o Audi Quattro notou que a velocidade final aumentou um pouco ( mesmo motor e mais a tração nas quatro) e chegaram a conclusão que a roda tracionada tem menor atrito com o solo do que a roda movida.
Em condições ideais, sem acelerações e freadas bruscas, os pneus com tração durariam mais do que os pneus movidos....
Seguindo este raciocínio, de desgaste mental, os pneus teriam o mesmo desgaste em Full. E os pneus traseiros durariam mais em Full do que se somente fossem usados em 4X2.
Ou estou enganado????
Leo - Beethoven
16/09/2007, 00:45
Em condições ideais, sem acelerações e freadas bruscas, os pneus com tração durariam mais do que os pneus movidos....
Creio que é justamente ao contrário...pneus com tração gastam mais rápido...
Abs.
Creio que é justamente ao contrário...pneus com tração gastam mais rápido...
Abs.
X2 !!..:concordo:
murilloaquino
16/09/2007, 13:40
E so olhar ué
quando se anda na 4x2, os pneus traseiros gastam mais que os dianteros, mesmo com a direção e a força de frenagem maior nos da frente.
Então, a tração gasta mais...
Flávio Cadore
16/09/2007, 13:51
Essa parte das "condições ideais" nunca acontecem...isso é apenas teórico.
Onde eu queria chegar?
Se os pneus duracem 6 meses em Full, os quatro e depois seriam trocados os 4...hiiihhhhiiiii
E se fossem usados em 4X2, os traseiros durariam 4 meses e os dianteiros durariam 8 meses...ficando assim na média de desgaste...com a vantagem de trocar apenas 2 pneus por vez...
Será que isto pode acontecer?
murilloaquino
16/09/2007, 14:11
AI vc fez a conta erradaa....
Se usar no full, vc usa uma media de 2 meses cada pneu...
No 4x2 vc usa a media de 3 mesess
Leo - Beethoven
16/09/2007, 16:57
Não se pode esquecer que no full vc tem a tração aplicada no eixo dianteiro responsável pela direção do carro....iria ter um desgaste um pouco maior na dianteira do que na traseira.
Abs.
carlos montanha
27/09/2007, 17:31
Parabens aos colegas pelo tópico.tenho duas dúvidas.1- A sequência de engates na Sport é 4x2-4x4Part time-4x4ful time-4x4low,portanto p/ engatar 4x4 Ful tenho q passar pela4x4part.não existe risco de dar uma ¨fritada na caixa¨.2-Se existe um limite de velocidade p/ engatar 4x4Ful(alguns veiculos é de 100km/h) .Grato.
Leo - Beethoven
27/09/2007, 17:50
Carlos,
É isso mesmo, pra engatar Full Time, vc precisa passar pela Part Time antes, logo tem mesmo que reduzir o carro. Não há limite de velocidade para rodar em Full Time, mas vai ter que "parar" se quiser engatá-la.
Abs.
Vixiiiiiiiiii...........:roll:
Leo....nem são 18:00Hs e vc ja ta cheio de brejas......:twisted:
Ce confundiu Part Time com Low......:shock:
Vc pode passar para Part Time ou Full Time em qq velocidade....não é uma viatura excelente...:mrgreen::mrgreen:
Obviamente a pecinha atras do volante não pode passar pra Part Time com uma curva pela frente a 100Km/h......:parede:e se for asfalto então ....só matando a criatura...:dance:
Portanto em estradas asfaltadas ou com atrito, em qq velocidade puxe a alavanca diretamente para Full Time....:concordo:
Leo - Beethoven
27/09/2007, 18:14
Niltão, vc está certo, claro.
Mas veja bem, pra que um sujeito precisa engatar a tração 4x4 em alta velocidade ? Ainda mais no plano, que seria a única situação possível ? Eu nunca na vida precisei engatar a 4x4 que não pudesse reduzir.....
Me diga com sinceridade, vc faria isso na sua ??? Eu não...então recomendo sempre o melhor.
Possível é, exatamente como vc disse, mas fazer é outra....
Abs.
Niltão, vc está certo, claro.
Mas veja bem, pra que um sujeito precisa engatar a tração 4x4 em alta velocidade ? Ainda mais no plano, que seria a única situação possível ? Eu nunca na vida precisei engatar a 4x4 que não pudesse reduzir.....
Me diga com sinceridade, vc faria isso na sua ??? Eu não...então recomendo sempre o melhor.
Possível é, exatamente como vc disse, mas fazer é outra....
Abs.
Vc enrolou e não me disse qtas brejas ja seforamse.....:twisted:
Pode fazer tranquilamente q num tem problema nenhum....... fiz e refiz isso varias vezes na viagem pra bonito......ia a 120Km/h no asfalto em 4x2 de tempos em tempos caia um diluvio.......e mandava bala em 4x4 FULL ......parava o diluvio e a pista secava rapidinho....ainda em 120Km/h passava pra 4x2......e qdo estava nas estradas de terra a mesma coisa.....a cada diluvio virava uma lama linda e vermelha.....parava o diluvio secava tudo rapidinho...nunca vi coisa igual.....a terra la tem sede.....:mrgreen:
Leo - Beethoven
27/09/2007, 18:42
Vc enrolou e não me disse qtas brejas ja seforamse.....:twisted:
Pode fazer tranquilamente q num tem problema nenhum....... fiz e refiz isso varias vezes na viagem pra bonito......ia a 120Km/h no asfalto em 4x2 de tempos em tempos caia um diluvio.......e mandava bala em 4x4 FULL ......parava o diluvio e a pista secava rapidinho....ainda em 120Km/h passava pra 4x2......e qdo estava nas estradas de terra a mesma coisa.....a cada diluvio virava uma lama linda e vermelha.....parava o diluvio secava tudo rapidinho...nunca vi coisa igual.....a terra la tem sede.....:mrgreen:
Ainda nenhuma.....ainda :mrgreen:.
Mas é o que vc disse, em estrada de terra, no problem e se for no asfalto que seja em linha reta. E isso vale pra qualquer carro, não é privilégio da Cherokee....qualquer carro que tenha full-time/part time, claro.
Abs
Chevalier
16/12/2007, 01:30
Eu continuo com uma dúvida sobre minha Laredo 2000 automática Quadra- Trac II. O Emílio entendia (pelo menos pelo seu texto inicial) que o diferencial trazeiro não tem bloqueante. Numa oficina em que o diferencial da minha Laredo foi aberto também estranharam e me informaram que o diferencial não tinha bloqueante. Estranharam porque em outros diferenciais de Cherokee's que abriram havia o bloqueante. Mas o Mestre Leo afirma que há esse bloqueante no diferencial trazeiro da Laredo. E agora... será que só na minha Laredo não há?
Ou há... pois coloquei um tópico novo nesta seção solicitando ajuda para um problema que tenho sentido na minha Laredo, qual seja, a viatura insiste em seguir reto em manobras com curvas fechadas, arrastando as rodas dianteiras e ignorando o sentido da direção como se o diferencial trazeiro estivesse bloqueado. Mestre Leo, por favor me esclareça!
Leo - Beethoven
16/12/2007, 01:33
Respondi pra vc já no outro, OK ?
Abs.
Flávio Cadore
16/12/2007, 13:58
Pessoal não conheço a Laredo mas a transmissão Quadra-trac sim. Segundo a propaganda, com a transmissão Quadra- Trac é possível conseguir tração apenas com uma roda tocando o solo, ou seja, existe um sistema de bloqueio, seja mecânico ou eletrônico feito pelo freio ABS. EX, a nova EcoSport virá com ABS capaz de bloquear o diferencial automaticamente medindo a diferênça de rotação entre as rodas.
Ajudei?
Chevalier
17/12/2007, 11:38
Ah... eu já desconfiava! Outro dia desses, sem mais nem menos, depois de rodar um pouco eu percebia que o carro começava a ficar preso e amarrado, como se tivesse com roda presa. Quando ia manobrar na garagem eu engatava a ré e, sem acelerar, soltava do freio para manobrar e o carro não andava. Aí eu verificava que a roda dianteira esquerda direita estava a ponto de pegar fogo, estalando parece pipoca. Ou seja, tinha andado com o freio preso por algum tempo. E não é problema de pinça engripada, pois mandei verificar e estava tudo em ordem. Isso aparentemente não aconteceu mais, embora o problema possa ter sido causado por andar com o freio de mão puxado (por esquecimento idiota... também pudera, o motor nem dá bola para o freio de mão!).
Então, pelo que parece, é o próprio comando do ABS que pode estar com algum problema, ou talvez o sensor da roda trazeira em que foi feita a troca do rolamento e do retentor (que estava vazando). Ou seja, a simples diferença de rotação decorrente de uma curva a 5km por hora já está sendo suficiente para o ABS bloquear a roda mais rápida (nossa... bem mais rápida, né?)? Aquele sensor estava, obviamente, muito sujo de óleo do diferencial que antes vazava. Será que danificou com o óleo ou foi barbeirice do próprio meca que o quebrou ou o desajustou?
Preciso identificar esse problema que está me deixando muito puto. Abraços.
Leo - Beethoven
17/12/2007, 14:06
Chevalier,
Pelo que vc escreveu, pode mesmo ser algum problema nos freios, mas não o ABS. Se fosse vc teria indicação de erro no painel e defeito no ABS não faz o freio travar de vez.
Se fez serviço de freio recentemente, pode ser que o meca fez alguma caca....e seria compatível com o erro que vc descreve.
Cuidado, pq se estiver travando, além de prejudicar a dirigibilidade, o discos aquecem de mais e pode empená-los.
Abs.
Chevalier,
De longe é dificil.... mas o seu problema é a pinça q não esta voltando, qdo aquece ela dilata e trava.... tem q investigar..... pois vc corre o risco de ficar SEM freio.... :concordo:
Outra coisa... ABS não trava o freio, muito pelo contrário o papel do sistema é soltar o freio pra não travar a roda....... :rolleyes:
roberto carlos e.
03/06/2008, 16:20
faz sentido sim ! qd o carro e traçao dianteira os pneus cabam mais rapidos ! BETO MATEIRO BORRACHARIA PINGO DE OURO GO! ABS
roberto carlos e.
03/06/2008, 16:27
VC PODE ME ENFORMAR QUANDO Q O BLOQUEIO E ACIONADO? SI E AUTMATICO OU ACIONADO POR ALGUMA ALAVANCA D TRAÇAO? :putz::dance::mrgreen:
roberto carlos e.
03/06/2008, 16:29
[quote=roberto carlos e.;621349]VC PODE ME ENFORMAR QUANDO Q O BLOQUEIO E ACIONADO? SI E AUTMATICO OU ACIONADO POR ALGUMA ALAVANCA D TRAÇAO E QUANDO E ACIONADO?
Roberto,
O diferencial traseiro das Cherokees, normalmente, são equipados com LSD ou Track lok ou simplesmente bloqueio..... ele não é um bloqueio 100%.... mas ajuda um pouco... o seu acionamento é automático qdo do giro em falso de uma roda.... e ele só é equipado no diferencial traseiro... :concordo:
Tô usando o "FULL " direto faz dois meses. Consumo igual, aderência 100%, vamos ver o consumo dos pneus. Só sinto saudades daquelas saidas de traseira em curvas fechadas quando a gente dá o gás antes da hora. Aquelas saidas que fazem o "nervo cuótico " atuar . Alguém sabe o que é nervo cuótico ? HE HE HE !
Pela descrição do momento de atuação, dá para imaginar sim.:mrgreen:
Senhores, muito bom este tópico para os novatos, como eu.
Também só ando em FULL TIME, apesar de sentir nas esquinas e manobras fechadas o peso da tração. Nada demais.
Dei um reload para servir aos demais.:concordo:
zé dedão
13/06/2010, 16:24
Eu sei que isso já foi abordado em outro tópico, porém não achei na busca.
Na XJ com select track (n242) eu posso passar de 4x2 para 4x4 full em movimento, certo? Em que posição a alavanca do câmbio deve estar? Em D ou em N?
Para engatar a 4x4 low devo estar com o carro parado ou até 20 km, certo? Em que posição a alavanca do câmbio deve estar? Em D ou em N?
Para que eu utilizo a posição N da alavanca da tração? Apenas para rebocar o carro, desativando o diferencia traseiro e dianteiro.
Sei que são perguntas talvez imbecis, mas perguntar não ofene né!!!
Abraços
Eu sei que isso já foi abordado em outro tópico, porém não achei na busca.
Na XJ com select track (n242) eu posso passar de 4x2 para 4x4 full em movimento, certo? Em que posição a alavanca do câmbio deve estar? Em D ou em N?
Para engatar a 4x4 low devo estar com o carro parado ou até 20 km, certo? Em que posição a alavanca do câmbio deve estar? Em D ou em N?
Para que eu utilizo a posição N da alavanca da tração? Apenas para rebocar o carro, desativando o diferencia traseiro e dianteiro.
Sei que são perguntas talvez imbecis, mas perguntar não ofene né!!!
Abraços
A minha é ano/modelo 99 e, no manual, diz que posso passar para 4X4 PartTime ou Full Time "em qualquer velocidade legalmente permitida".
Portanto, câmbio em D, 3 ou 2. Tanto faz.
Já fiz isto vários vezes e, perfeito!
O neutro da tração, realmente, é para utilizar durante reboques.
Fato importante e que creio não ter tópico aberto, é que em eventual reboque, a chave deverá estar no contato na posição para destravar o volante e a articulação do câmbio, sob pena de eventual quebra dessa trava. Pg. 102 do Manual.
Isso se você estiver com a chave. Caso a tenha perdido, o veículo deverá ser suspenso na dianteira.
Ainda segundo o manual, o serviço ideal de reboque é com as rodas dianteiras suspensas, a chave no contato no modo destravar, CT em neutro e, câmbio em Park.
Esse último detalhe me leva a concluir que o Park trava somente as rodas dianteiras. É isso?:pensativo:
Finalmente, para engatar a reduzida, e aí eu me atrapalhei todo, "reduza a velocidade do veículo para 3/5 Km/h, desloque a transmissão para a posição Neutro e, em seguida, desloque a alavanca da caixa de transferência para a direita e puxe-a firmemente para trás até a posição 4LO."
Da leitura pude concluir que o câmbio pode ficar em D, 3 ou 2. Não fará diferença no engatar, pois o importante é baixar a velocidade.
Fiz isso uma vez e deu uns "trec, trec" muito sinistros. Preferi parar o carro totalmente para engatar a reduzida.
É isto.:concordo:
zé dedão
14/06/2010, 12:34
Finalmente, para engatar a reduzida, e aí eu me atrapalhei todo, "reduza a velocidade do veículo para 3/5 Km/h, desloque a transmissão para a posição Neutro e, em seguida, desloque a alavanca da caixa de transferência para a direita e puxe-a firmemente para trás até a posição 4LO."
Da leitura pude concluir que o câmbio pode ficar em D, 3 ou 2. Não fará diferença no engatar, pois o importante é baixar a velocidade.
Fiz isso uma vez e deu uns "trec, trec" muito sinistros. Preferi parar o carro totalmente para engatar a reduzida.
É isto.:concordo:
Pois é a minha dúvida maior é na reduzida pois a minha também faz uns "trec trec" sinistros. Achei que poderia ser erro no posicionamento do câmbio. Sabe como é: quem tem uc, tem medo!!:twisted:
Abraços.
Pois é a minha dúvida maior é na reduzida pois a minha também faz uns "trec trec" sinistros. Achei que poderia ser erro no posicionamento do câmbio. Sabe como é: quem tem uc, tem medo!!:twisted:
Abraços.
Deve ser o tal do nervo cuótico que entra em ação, pois já ficamos pensando no prejuízo que vem depois desses trec trec:mrgreen:
zé dedão
15/06/2010, 01:10
Deve ser o tal do nervo cuótico que entra em ação, pois já ficamos pensando no prejuízo que vem depois desses trec trec:mrgreen:
O nervo cuótico inerva o orifício briocular!!:dance:
MarcelloVictor
17/06/2010, 08:18
E qdo o cambio é mecânico??? (caso da minha XJ´ Sport 98) A caixa de tração não seria a mesma em todos? Tenho apenas as posições 4x2, N, 4x4H e 4x4L. Não tenho opção de full nem part time.
MARCELOLUCHESI
17/06/2010, 10:13
Marcello o seu 4x4H é full time. o que você não tem é o 4x4 part time.
A sua caixa de transferencia é a NP231 que é igual a do meu wrangler 97/98. Normalmente as XJ mecanicas vem equipadas com essa caixa de transferencia. Ou seja sem o 4x4 Part time.
Que é aquele 4x4 que não bloqueia o diferencial central, que o pessoal usa no asfalto molhado e em estrada de chão. E que você pode manobrar sem probelmas que não força o diferencial.
MARCELOLUCHESI
17/06/2010, 10:19
E qdo o cambio é mecânico??? (caso da minha XJ´ Sport 98) A caixa de tração não seria a mesma em todos? Tenho apenas as posições 4x2, N, 4x4H e 4x4L. Não tenho opção de full nem part time.
Não a da automatica é np 242 e a sua é np 231
Marcello o seu 4x4H é full time. o que você não tem é o 4x4 part time.
A sua caixa de transferencia é a NP231 que é igual a do meu wrangler 97/98. Normalmente as XJ mecanicas vem equipadas com essa caixa de transferencia. Ou seja sem o 4x4 Part time.
Que é aquele 4x4 que não bloqueia o diferencial central, que o pessoal usa no asfalto molhado e em estrada de chão. E que você pode manobrar sem probelmas que não força o diferencial.
Tem certeza, Marcelo?
Tem o FULL TIME e não o PART TIME?:shock:
Não seria o contrário, pois o PART TIME é a tração mais adequada para trilha, juntamento com o 4X4 Lo.
FULL TIME é a tração para uso urbano e rodoviário.:concordo:
MARCELOLUCHESI
17/06/2010, 22:15
Obrigado Glaicon posso ter me cofundido mesmo valleu......mas quanto a pergunta do Marcello, a resposta continua sendo Não. Nem todas as XJs te a mesma t case, como expliquei anteriormente.
MARCELOLUCHESI
17/06/2010, 22:20
Em geral automatica 4 possiçoes de traçãot case 242, mecanica 3posições apenas igual o TJ. Mas já vi automatica com t case de mecanica np231(raro), mas nunca ao contrario.
MarcelloVictor
18/06/2010, 08:22
Marcelo e Glaicon,
Então o q tenho na XJ´98 mec é a T-case np 231.
O 4x4H é o Part Time com central bloqueado, como no 4x4L. Só pode ser engatada praticamente parado (3km/h).
Não tenho full time, sem opção de 4x4 para pisos com muita aderência (asfalto).
Muito obrigado!
MARCELOLUCHESI
18/06/2010, 09:28
:concordo:
zé dedão
18/06/2010, 10:36
Nas XJ com np242 eu posso rodar direto com o 4x4 ligado em full.
Como fica para manobrar nesta situação?
Força muito o diferencial?
Tenho que tirar do 4x4 full?
Abraços.
Nas XJ com np242 eu posso rodar direto com o 4x4 ligado em full.
Como fica para manobrar nesta situação?
Força muito o diferencial?
Tenho que tirar do 4x4 full?
Abraços.
Não força nada.
Inclusive, o manual sugere que rode o ano inteiro, sem qualquer problema.
Ao sair do asfalto para a estrada de barro jogo para o PART TIME com tranquilidade, e vice-versa.
É o que estou fazendo.:concordo:
pedrogsncombr
27/04/2011, 12:21
Pessoal, li bastante esse topico e so queria ter certeza que eu entendi tudo:
4x2 pode se usar o tempo todo.
4x4 Part time, posso usar em estradas com pouca aderencia e posso engatar em qualquer velocidade permitida.
Minha duvida e, qual a diferenca do Part time para o full time, por que um e melhor que o outro na terra?
4x4 Full Time, posso usar em qualquer local e posso engatar em qualquer velocidade permitida
4x4 Lo, para engatar, o ideal e parar o carro, colocar o cambio em N e ai engatar. Essa marcha eu devo usar quando atolar por exemplo, ai ja estou parado e quando for subir e descer ladeiras muito ingremes e com pouca aderencia? E isso?
Qual a diferenca dos 3 tipos de 4x4 ?
Obrigado a todos....
andretomasi
27/04/2011, 21:15
Pedro, tentei explicar abaixo, como isso sempre confunde muita gente, é bom esclarecer:
Existem três diferenciais nestas XJ com essa transferência:
1. Diferencial no eixo dianteiro
2. Diferencial no eixo traseiro
3. Diferencial na caixa de transferência (diferencial central)
Os bloqueios também sempre causam confusão:
1. Bloqueio do diferencial traseiro: vem instalado na maioria das XJ um LSD (Limited Slip Differential), que divide a força entre as duas rodas
2. Bloqueio do diferencial dianteiro: pode ser instalado um selecionável que ajuda bastante, mas não vem instalado em nenhuma XJ. Por isso, XJ original sempre é mais fácil "atolar" uma das rodas dianteiras se a outra girar em falso
3. Bloqueio do diferencial central, na transferência: é o que fica engatado no modo Part-time
Os modos de tração são:
4x2 - Só o eixo traseiro gira
4x4 Part-time - os dois eixos dianteiro e traseiro tracionam iguais, o diferencial central fica bloqueado, força igual os dois eixos
4x4 Full-time - os dois eixos tracionam, mas o diferencial central está aberto, e divide a força entre eixo dianteiro/traseiro
4x4 Low Range - Reduzida, os dois eixos tracionam iguais, diferencial central bloqueado
4x2 - É igual carro de passeio, dispensa explicações
4x4 Part-time - É pra usar no off-road mesmo, com os dois eixos tracionando
4x4 Full-time - Pode usar no asfalto, em qualquer terreno. Um eixo sem bloqueio, quando uma roda fica no ar, ela gira em falso e a outra roda pára de tracionar, certo? É a mesma coisa com o diferencial central, no full-time se o eixo traseiro ficar no ar, a força vai pra ele e o outro eixo vai perder tração. No part-time isso não acontece pois os dois eixos sempre tracionam 50% cada um.
4x4 Low-range - É pra quando precisar de muita força, arrastar ou desatolar alguma coisa ou terrenos muito complicados, pra passar com cuidado e força
Pra engatar o 4x4 part-time ou full-time pode engatar andando, o mais fácil é jogar o câmbio em N e aí mudar a tração, geralmente ela engata mais rápido assim. Ou uma pisadinha ou aliviada no acelerador também ajuda a engatar/desengatar se o câmbio estiver em D. Part-time é bom engatar andando mais devagar, já o full-time pode engatar na estrada a uns 60-80km/h que não tem problema. Reduzida tem que por o câmbio em N, parado ou muito devagar, a uns 5km/h.
To pensando em fazer uma animação explicando as diferenças pra deixar fixo aqui no fórum e ajudar os novos donos de XJ quando aparecem :D
[ ]'s
pedrogsncombr
28/04/2011, 12:24
Cara.... ficou muuuuito bom...Obrigado...
So pra confirmar entao:
tanto o Low quanto o Part time, dividem em 50% pra frente e 50% pro eixo traseiro, ou seja, se eu estiver com um eixo levantando eu nao perco tracao no eixo que esta em contato com o solo, certo?
Agora se o eixo que estiver em contato com o solo for o dianteiro, ai eu tenho um problema, pois se uma das rodas dianteiras, perder tracao, toda a forca vai pra ela e a roda que tem tracao entao nao gira, certo?
Agora se o eixo que tem tracao for o traseiro ele consegue dividir a forca entre as rodas, certo? O Diferencia traseiro esta sempre ligado, e isso?
Abracos e muito obrigado.
andretomasi
28/04/2011, 13:25
Exatamente como entendeste Pedro! :concordo:
Por isso a maneira "mais fácil" de melhorar o desempenho off-road da XJ "de imediato" é instalando um bloqueio selecionável na dianteira :)
[ ]'s
Apesar da minha ZJ não ser uma Sport e sim uma 5.9, eu percebi um detalhe quando fiz a troca dos fluidos nos diferenciais, quando estava levantada no elevador, e o cambio engatado, as 4 rodas giravam, até ai tudo bem pois depois de aquecido o sistema so iriam girar as rodas do eixo traseiro, pois o mesmo possui o blocante trac-lok, e o eixo dianteiro somente uma da rodas, o que não aconteceu, pois depois de vários minutos continuaram rodar as 4, o mecanico me disse que provavelmente tem bloqueio no eixo dianteiro. Então resolvemos abrir o diferencial, e lá constatamos que tinha o mesmo bloqueio do eixo traseiro no dianteiro também, aproveitando o tópico sobre tração, minha dúvida é a seguinte, esse bloqueio foi colocado? Pois que eu saiba as unicas ZJs 5.9 que posuiam esse bloqueio como opcional eram as ZJs canadenses, a minha é de fabricação austríaca, as que vieram para o Brasil.
Fabiano Klug
16/02/2012, 11:52
A Zj que esta comigo não tem o manual por hora, esta com os donos dela, saberiam me informar os periodos de troca dos fluidos de todo sistema de diferencial e as especificações corretas, me ajudaria muito a fazer o levantamento dos custos.
AlexPalma
16/02/2012, 19:11
Fabiano:
Este link pode ajudar:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/32409-comprei-uma-cherokee-e-agora-guia-de-revisao-inicial.html
Abraço.
Fabiano Klug
17/02/2012, 09:11
Opa, esse guia ja esta impresso aqui para deixar junto da documentação que estou juntando sobre o carro, valeu pela indicação, realmente muito util ele.
Gororoba Kid
27/12/2013, 18:33
444848 444849 .... então até q ponto posso levar em conta essas configurações de tração como fator de decisão na compra de uma Cherokee. Estou entre uma 97/98 na primeira foto que possui 4X2 , 4x4 Part Time, 4x4 Full Time, N e 4x4 Lo. Na segunda foto é uma 98/98 com cambio em 4x2, 4x4H, N e 4x4L ambas são Sport. Por ser minha primeira Cheroka fico na dúvida pois irei usa-la somente para trilhas leves e pesadas!
444848 444849 .... então até q ponto posso levar em conta essas configurações de tração como fator de decisão na compra de uma Cherokee. Estou entre uma 97/98 na primeira foto que possui 4X2 , 4x4 Part Time, 4x4 Full Time, N e 4x4 Lo. Na segunda foto é uma 98/98 com cambio em 4x2, 4x4H, N e 4x4L ambas são Sport. Por ser minha primeira Cheroka fico na dúvida pois irei usa-la somente para trilhas leves e pesadas!
Se o cara furou o painel pra pendurar aquele treco medonho, eu compraria a outra.
A opção full time te permite andar de 4X4 em pisos firmes.
Ela opera por demanda, jogando inicialmente mais tração no eixo traseiro.
Se houver perda de aderência, patinando, ela distribuirá mais força para a dianteira.
Todavia, não deve ser o fator preponderante para a escolha da viatura.
Veja acabamento geral, Km total rodada, teste bem o câmbio automático.
Peça para ver as notas fiscais de serviços realizados.
Observe se o dono tem condições financeiras de possuir uma Cherokee, ou se é só um aventureiro se livrando da viatura.:concordo:
Gororoba Kid
28/12/2013, 19:10
Se o cara furou o painel pra pendurar aquele treco medonho, eu compraria a outra.
Rsrsrsrsrsr.....Acho q farei coisa pior com ela....kkkkk to brincando!
Obrigado pela resposta Glaicon, claro que levarei em conta as condições geral do carro, mas questão é que como usarei a viatura exclusivamente para trilhas me preocupo em levar desvantagem por estar comprando uma Cherokke sem a opção Part Time / Full Time.
Willian Del Piero Rocha
28/12/2013, 23:06
Se é para usar exclusivamente em trilhas, como vc falou, eu ficaria com a segunda e mais nova de idade(quanto a aparência e estado de conservação,,,, aí é com vc) Full-time na trilha vai ser como um carro tração dianteira ou traseira, se pegar uma subidinha com lama ,vai ficar escorregando as rodas dianteiras,,, se tiver que subir de ré na lama ,vai ficar escorregando a traseira..... full-time seria interessante para vc , se vc usasse muito a BR 381 até BH, molhada e com essas curvas que tem aí, 4 rodas tracionando e revezando entre elas(de acordo com a aderência)seria interessante ...4x4H e 4x4L ,fica igual um jeep cj5, se perder tração na dianteira ,a traseira empurra ,, se perder a tração na traseira, a dianteira puxa,,,, e ainda tem a reduzida para dobrar a força....
Rsrsrsrsrsr.....Acho q farei coisa pior com ela....kkkkk to brincando!
Obrigado pela resposta Glaicon, claro que levarei em conta as condições geral do carro, mas questão é que como usarei a viatura exclusivamente para trilhas me preocupo em levar desvantagem por estar comprando uma Cherokke sem a opção Part Time / Full Time.
PART-TIME todas têm. É o 4X4H com tração idêntica nos dois eixos.
Além disto, tem o 4X4 com a reduzida.:concordo:
Gororoba Kid
29/12/2013, 15:19
PART-TIME todas têm. É o 4X4H com tração idêntica nos dois eixos.
Além disto, tem o 4X4 com a reduzida.:concordo:
Ok creio que agora compreendi... lendo e aprendendo :news-coffee: .
No caso da CT NV231 eu sempre terei "Part Time" se jogar no 4x4, seja H ou L, no caso da CT NV242, além disso terei ainda a opção Full Time que no meu entendimento me ajudaria muito em estradão de terra e cascalhos, pois se um dos eixos perder a tração o outro entraria em funcionamento melhorando a estabilidade !
Sendo assim no meu caso as Sport com NV242 seria mais interessante!
Gororoba Kid
29/12/2013, 15:23
..... full-time seria interessante para vc , se vc usasse muito a BR 381 até BH, molhada e com essas curvas que tem aí
Com esse trecho da BR381 que eu rodo entre Monlevade e BH seria interessante ter até tração no estepe Willian!! Com essa chuva então.....
Willian Del Piero Rocha
29/12/2013, 17:51
Cara,, me desculpe, errei no meu post anterior, na full-time, se perder a tração em um eixo, ela vai toda para ele, pois o diferencial central é livre. Quanto a rodovia, eu faço Serra(ES) à João Monlevade uma a duas vezes ao ano (tenho amigos aí, da Montplan eng.) dai até BH já fiz algumas vezes e minha esposa não gosta nem de ouvir falar nesse trecho, essa rodovia(Vitória, BH) é tão ruim que na privatização ninguém quis ...
lrovella
30/12/2013, 13:01
tenho a automatica que possui o full time e a manual que nao possui esse full time .
a diferença que eu sinto d uma pra outra e que a manual vc tem o carro mais na mão quando se esta em 4x2 pois vc controla o torque da marcha , ja na automatica nao tem como vc controlar o torque pois nao tem embreagem a manual nao preceisa desse cambio full tme ja a automatica precisa pois a traçao trazeira com cambio automatico e um motor forte tende a sair e muito de trazeira ainda mais se estiver molhado o chao ,por ser automatica ai que entra o full time , eu so ando com a minha auomatica no full time pois e mais segura , ja na manual ando 4x2 pois como e manual vc tem a opcao de reducao e tudo mais .
Gororoba Kid
03/01/2014, 21:58
Quanto a rodovia, eu faço Serra(ES) à João Monlevade uma a duas vezes ao ano (tenho amigos aí, da Montplan eng.) dai até BH já fiz algumas vezes e minha esposa não gosta nem de ouvir falar nesse trecho, essa rodovia(Vitória, BH) é tão ruim que na privatização ninguém quis ...
Ae Willian, conheço a Montplan aqui. Forneço materiais a ela. Agora é o seguinte, como faço para entrar em contato com vc? Vi que vc é de Serra-ES e eu estou comprando uma Cherokke lá em Colatina, vc conhece alguém por lá que poderia dar uma olhada no carro para mim? Grato.
gm pereira
22/02/2018, 15:25
posso usar um diferencial de uma sport em uma laredo?