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Ver Versão Completa : Encurtar chassis Hilux CS????



FábioBananal
28/08/2007, 18:39
RApaziada!

Ocauso é o seguinte, tá pintando uma hilux cabine simples ano 96, proveniente de leilão, estou pensando em arrematar se o preço nao ficar muito alto!!! Assim sendo já comecei a viajar pela imaginação, a minha idéia e por na trilha, só q achei o entre eixos muito longo, resolvi fazer uma simulação tosca no paint art de uma q estava a venda aqui no forum e ficou legal. Agora as duvidas:
- essa proposta seria viável?
- qual o comprimento do entre eixos seria ideal?
- teria q fazer algum ajuste no curso da suspensão?
-teria algum problema em encurtar o cardan?
- teria necessidade de alterar a documentação junto ao detra?
- essa caminete seria boa pra trilha (média dificuldade por enquanto)

um abraço atodos!!

Walter L. L. Casitta
28/08/2007, 18:50
RApaziada! postei esse topico no forum toyota, mas a galera ta meio desanimada!!!!

Ocauso é o seguinte, tá pintando uma hilux cabine simples ano 96, proveniente de leilão, estou pensando em arrematar se o preço nao ficar muito alto!!! Assim sendo já comecei a viajar pela imaginação, a minha idéia e por na trilha, só q achei o entre eixos muito longo, resolvi fazer uma simulação tosca no paint art de uma q estava a venda aqui no forum e ficou legal. Agora as duvidas:
- essa proposta seria viável?
- qual o comprimento do entre eixos seria ideal?
- teria q fazer algum ajuste no curso da suspensão?
-teria algum problema em encurtar o cardan?
- teria necessidade de alterar a documentação junto ao detra?
- essa caminete seria boa pra trilha (média dificuldade por enquanto)


É perfeitamente possível e viável sim. Eu também andei com vontade de fazer a mesma coisa a um tempo atrás. Ainda se me aparecer uma Hilux dessas quem sabe?
A princípio o que vai determinar o quanto pode ser encurtado é o feixe de molas, mas colocando outro tipo de suspensão...
Não se preocupa com o Detran. Eles não notarão a diferênça...

Leonardo Dic
28/08/2007, 20:27
Fabio, lembro de um raid q fiz em Piracicaba q tinha 2 encurtada. Uma CD e outra CS, essa CS tava animal, me parece q tinha uns 35 e ARB nos 2 eixos. Passou em tudo, um show.
Pena q não lembro do nome dos proprietarios. Só sei q a CS era de Sorocaba e a CD de Pira mesmo.

Vai umas fotos delas aí.

Abraço

FábioBananal
28/08/2007, 20:58
Pois é Leonardo, já tinha visto essa foto aí de cima em algum forum, mas nao me lembro qual, ficou bem bacana. Acho q nao foi nem mexido no entre eixos, só na parte traseira pra melhorar o angulo de saida!

Walter L. L. Casitta
28/08/2007, 21:12
Essas das fotos não foram encurtadas, mas apenas maquiadas...

Edintruder
28/08/2007, 21:31
mas como é para trilha podes eliminar os feixes de mola ou colocar outros mais macios que permitam maior movimento do eixo. Em relação à imenda no chassis pode ser solda simples ou rebites como o caso das Rangers. Muitos Rangerios nem imaginam que os chassis tem uma imenda cerca de 15 cm após o suporte do feixe de molas. É montado com rebites e não dá problemas, então o chassis encurtado pode ser feito algo bem simples que resiste bem. Acredito que o pior de ser feito é o chapeamento da caçamba, o resto é como tirar doce de criança.

caique1177
30/08/2007, 21:00
caros
encurtei as minhas "gaiolas", vejam as fotos. Tem mais no: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=450617#post450617
quem precisar pode mandar MP que conto mais detalhes

SÉRGIO HOLANDA
30/08/2007, 21:14
Grande Fabio,

tenho uma Hilux SR5 CD e assim que puder comprar mais dois carros, um pra mim e outro pra esposa, pois atualmente só estamos com a Hilux, irei encurtar a caçamba para melhorar o angulo de saída (como a da foto) e irei encurtar o entre eixo, ainda não sei o quanto, mas irei transformar a porta traseira em cambine extendida, ou seja, irei tirar as portas de trás. A redução do chassis será definida pelo pessoal de Santa Cruz do Capibaribe ( conhecida como a terra das toyotas alongadas). Nesta cidade existem muitas oficinas especializadas em modificar as bandeirantes, o serviço fica perfeito e irei lá para analisar o corte do chassis e a emenda. A questão da pickup ser boa pra trilha, com a redução do entre eixo já melhora nos batentes e morros curtos , mas continuará leve no diferencial traseiro, mas ai coloca bloqueios nos diferenciais e pronto...em termos de suspensão é ver o limite do feixe de molas...

Sérgio Holanda

FábioBananal
30/08/2007, 22:52
E aí Rapaziada!!

Vou ter q esperar mais um pouco, o lance na hilux saiu um pouco acima do que eu esperava!!!! O cara do leilão me passou o ano errado, por isso ficou acima do valor q eu esperava, como o pagamento tem q ser a vista me pegou desprevenido!!

Mas tô a procura!!!

A fotinha da bichinha aí embaixo!!

valeu

FábioBananal
30/08/2007, 23:08
Fala aí Caique! Bacana o seu projeto, vai mandando fotos aí que isso muito me interessa!hehehehe!!!, ta pensando em fazer oq? colocar a carroceria de lata ou fazer uma armação tipo gaiola? Vai fotografando o passo a passo!

valeu abração

FábioBananal
30/08/2007, 23:26
Grande Serjão!!

Acho q vi uma reportagem desses caras que modificam bandeirantes no Fantástico!hehehehe!!! A principio, pensei na opcão de modificar uma cabine dupla, é até mais fácil de achar em leilões, mas fiquei pensando no diferencial q ficaria logo abaixo do banco traseiro, ia dar um trabalho danado pro lanterneiro! Mas se vc ja imagimou o projeto , deve dar certo!
Agora te digo uma coisa, o picape dificil de acha a tal da hilux cabine simples, quando acha , mesmo em leilao, o preço é absurdo!!!

Fiquei interessado no projeto de fazer a transamazonica, se até lá eu tiver montado até animo de embarcar tb!!

um abração

FábioBananal
31/08/2007, 01:20
Sergio simulei essa aí pra vc! essa hilux cd é do nosso amigo Adan, anunciada aqui no forum, dei uma encurtada nela e ficou cabine estendida

valeu

umberto xxxrrr
31/08/2007, 02:40
gostando... algum amigo poderia simular algo análogo numa blazer? Tenho dois chassis sucatas aqui sem muito o que pensar...

caique1177
31/08/2007, 12:08
Fala aí Caique! Bacana o seu projeto, vai mandando fotos aí que isso muito me interessa!hehehehe!!!, ta pensando em fazer oq? colocar a carroceria de lata ou fazer uma armação tipo gaiola? Vai fotografando o passo a passo!

as fotos ja estao prontas!!!

Elmer_Jeep
31/08/2007, 12:33
Grande Serjão!!

Acho q vi uma reportagem desses caras que modificam bandeirantes no Fantástico!hehehehe!!!

Vi no globo repórter, mas o nome da cidade era Brejo da Madre de Deus, não sei em qual Estado fica... São especialistas em alongar bands.

Não conhecia essa de Santa Cruz do Capibaribe, Sergio, quando for la tira umas fotos e posta aqui pra gente.

[]'s

FábioBananal
31/08/2007, 18:00
Caracas Caique, sua gaiola ficou um monstro, deve subir até em pau de sebo!!kkkkkk Qual a motorização vc tá usando?

abração

FábioBananal
31/08/2007, 18:02
E aí Umberto tudo blz!!! rapaz acho q o entre eixos da blazer nao é muito longo, mas podemos simular alguma coisa, o problema é q vc vai ter q achar um lanterneiro fera para fazer a chaparia, como no computer é mais facil vou bolar aiguma coisa!!
abração

FábioBananal
31/08/2007, 19:04
Uahaaaaaaaaa!!!!!!!!! criei um monstro!!!!!! umberto me desculpa aí mas ficou feia pra caramba!! acho melhor vc conseguir uma capota de s10!!!

um abraço e precisando de alguma simulação é só falar!!!

SÉRGIO HOLANDA
31/08/2007, 23:42
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo::concordo:

Putz!!!!

Grande Fábio,

é isso exatamente que quero fazer....ficou do jeito que quero...brevemente!!!

Valeuzzz

Sérgio Holanda


Sergio simulei essa aí pra vc! essa hilux cd é do nosso amigo Adan, anunciada aqui no forum, dei uma encurtada nela e ficou cabine estendida

valeu

SÉRGIO HOLANDA
31/08/2007, 23:49
:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo: :concordo:

Grande Elmer,

Fica aqui em Pernambuco mesmo, na realidade são estas duas cidades, Brejo e Santa Cruz...os caras são tão bons que veio engenheiro da Toyota do Japão pra ver como os caras faziam e ficavam tão bom quantos os originais...

Vou arrumar as fotos e posto aqui...mas voltando as Bands, eles fazem "arte"!!!

Sérgio Holanda


Vi no globo repórter, mas o nome da cidade era Brejo da Madre de Deus, não sei em qual Estado fica... São especialistas em alongar bands.

Não conhecia essa de Santa Cruz do Capibaribe, Sergio, quando for la tira umas fotos e posta aqui pra gente.


[]'s

JOSE CANDIDO
01/09/2007, 19:28
oooopa, até que enfim, mais um "tarado" igual eu, que quer meter a serra numa hilux .... heheheh

caro colega, tbem tou pensando nisso ai ...

mas, temos que perceber uma coisa ... muitas vezes, nao precisa diminuir o CHASSI ... tem muita gente que diminui somente a caçamba .... essa cabine simples do raid ai, por exempo, o cara so diminuiu a caçamba ... pneus 33 recapados, parecem fredericos ... showzao ela ficou ... e essa dai ainda é mais nova, das 3.0 ... bacana é a barraca na caçamba !!! heheheh

outra coisa que , acho eu , fica facil de fazer, é serrar o chassi exatamente ali no finalzinho dele, aonde tem colega ai falando pra serrar mesmo ....
logo atras do final do feixe de molas, as hilux tem quase um "prolongamento" do chassi, coisa facil de cortar, e que nao influenciaria nem na suspensao nem no carda por exemplo ... e praticamente ja teriamos um angulo de saida igual de jipes ...

como o de ataque fica tbem muito bom se fizer um body lift, a unica restricao , no fim, seria o entre eixos longo ... o que nao acho que atrapalhe tanto, ja que uma land 110 , aquele onibus (heheheh) se da muito bem nas trilhas pesadas ....

assim, ja fica muito bacana ....

Ao colega do topico tambem, pra informacao, eu abri um topico, perguntando se a distancia entre eixos e o comprimento total da CS e da CD seriam iguais ... e sim! sao exatamente iguais !! portanto, da pra fazer a mesma coisa em ambas .... a CD só é uns 150 kgs mais pesada ..

abs, e aguardando inteirar a verba pra comprar a minha .... heheheh


candido - bh mg

caique1177
01/09/2007, 22:11
Caracas Caique, sua gaiola ficou um monstro, deve subir até em pau de sebo!!kkkkkk Qual a motorização vc tá usando?

abração

Fabio
uso o motor da SW4 que é o 3RZ, 2.7litros com 150 hp, nao me lembro agora o torque, mas é animal!!!
O resto é hilux pura...
o entreixos ficou com 2,6 metros, o que na trilha é exepcional, pois tem um raio de giro muito pqno e estabilidade mesmo sem a barra estabilizadora (joguei fora) como de um carro normal.

caique1177
02/09/2007, 10:49
oooopa, até que enfim, mais um "tarado" igual eu, que quer meter a serra numa hilux .... heheheh

temos que perceber uma coisa ... muitas vezes, nao precisa diminuir o CHASSI ... tem muita gente que diminui somente a caçamba

...serrar o chassi exatamente ali no finalzinho dele...
...logo atras do final do feixe de molas... e praticamente ja teriamos um angulo de saida igual de jipes ...


candido - bh mg

Candido
o projeto atual é uma Hilux 2003 gasolina cabine simples, foi cortado o chassis na altura do eixo, eliminado o feixe de molas e substituido por um 4 link+panhard, com molas helicoidais, veja:

SÉRGIO HOLANDA
02/09/2007, 21:06
Grande JOSE,

na verdade o corte do chassis é simplesmente pelo motivo estético, de minha parte, pois acho que ficará show o que penso em fazer, mas até lá quem sabe não mudo de idéia...em relação a ser mais curto pras trilhas, nem me preocupo com isso, afinal faço trilhas pesadas com ela do jeito que tá e nunca fiquei por causa do entre eixo longo...

grande abraço,

Sérgio Holanda


oooopa, até que enfim, mais um "tarado" igual eu, que quer meter a serra numa hilux .... heheheh

caro colega, tbem tou pensando nisso ai ...

mas, temos que perceber uma coisa ... muitas vezes, nao precisa diminuir o CHASSI ... tem muita gente que diminui somente a caçamba .... essa cabine simples do raid ai, por exempo, o cara so diminuiu a caçamba ... pneus 33 recapados, parecem fredericos ... showzao ela ficou ... e essa dai ainda é mais nova, das 3.0 ... bacana é a barraca na caçamba !!! heheheh

outra coisa que , acho eu , fica facil de fazer, é serrar o chassi exatamente ali no finalzinho dele, aonde tem colega ai falando pra serrar mesmo ....
logo atras do final do feixe de molas, as hilux tem quase um "prolongamento" do chassi, coisa facil de cortar, e que nao influenciaria nem na suspensao nem no carda por exemplo ... e praticamente ja teriamos um angulo de saida igual de jipes ...

como o de ataque fica tbem muito bom se fizer um body lift, a unica restricao , no fim, seria o entre eixos longo ... o que nao acho que atrapalhe tanto, ja que uma land 110 , aquele onibus (heheheh) se da muito bem nas trilhas pesadas ....

assim, ja fica muito bacana ....

Ao colega do topico tambem, pra informacao, eu abri um topico, perguntando se a distancia entre eixos e o comprimento total da CS e da CD seriam iguais ... e sim! sao exatamente iguais !! portanto, da pra fazer a mesma coisa em ambas .... a CD só é uns 150 kgs mais pesada ..

abs, e aguardando inteirar a verba pra comprar a minha .... heheheh


candido - bh mg

umberto xxxrrr
02/09/2007, 21:37
Uahaaaaaaaaa!!!!!!!!! criei um monstro!!!!!! umberto me desculpa aí mas ficou feia pra caramba!! acho melhor vc conseguir uma capota de s10!!!

um abraço e precisando de alguma simulação é só falar!!!

Primeiro , muito obrigado mesmo.

Nem achei feio não, ficou meio que parecido com uma versão americana...

Sim, vc tem razão, melhor pegar uma cabine de S-10 , caçamba é bem mais fácil mesmo de mexer depois do corte do chassis. A "idéia" de usar a blazer, por outro lado é pelo fato de possuir aqui as carrocerias além dos referidos chassis. Como não podem voltar a circular como tais, achoq ue vou montar uma ou duas para brincar no sítio.

Um abração.

Marcello Ladeira
03/09/2007, 22:34
Putz este tópico aqui só tá dando profissional, preciso tomar cuidado... hehehehe

abs,

FábioBananal
06/09/2007, 19:29
E aê Marcelão, vamo passar a serra na l200 tambem!!!!hehehehe!!! manda uma foto de perfil aí, que agente da uma mexida nela, é só falar como vc quer, sem cabine cabine estendida, sem caçamba e por aí vai!!!!hehehehe

abr~ção

Marcello Ladeira
06/09/2007, 22:17
Opa Fábio até que pode ser uma boa... vou providenciar uma foto assim e depois coloco aque pra vc usar seu bisturi... vai demorar um pouquinho pois estou indo pra Gramado amanhã e na volta darei uma passada em Camburiú pra fazer uma etapa do MMS... vamos ver se consigo trazer um trofeuzin pra casa depois dos quase 4Mkm que vou rodar... hehehe

abs,

SÉRGIO HOLANDA
07/09/2007, 10:38
:concordo::concordo::concordo::concordo:


Marcelão, boa sorte no MMS...

Queremos ver depois o vídeo da etapa...


Opa Fábio até que pode ser uma boa... vou providenciar uma foto assim e depois coloco aque pra vc usar seu bisturi... vai demorar um pouquinho pois estou indo pra Gramado amanhã e na volta darei uma passada em Camburiú pra fazer uma etapa do MMS... vamos ver se consigo trazer um trofeuzin pra casa depois dos quase 4Mkm que vou rodar... hehehe

abs,

FábioBananal
07/09/2007, 17:14
Blz Marcelo!!! aproveite a viagem e boa sorte na prova!!!

Marcello Ladeira
10/09/2007, 23:42
Blz galera... esta semana estou em Gramado, vou participar de um evento que começa na 4a. e vai até 6a. quando apontarei a proa para Camburiu.

Até agora já foram 2mkm rodados, sempre na faixa dos 120km/h... a L200 se comportou bem, apesar de a cada 550km exigir novo reabastecimento. Média de consumo: 8.7 durante o percurso.

2a. que vem estarei de volta a BH, com a bichinha tendo ultrapassado os 62mkm e com certeza precisando de uma revisão.

Já to com a máquina preparada pra disparar contra a bichinha... aproveitando o tempo que resta antes do evento aqui em Gramado faremos uma visitinha à um canion chamado Fortaleza... o buraco tem mais de 1000 metros... hehehehe

Abs,

SÉRGIO HOLANDA
11/09/2007, 17:10
:concordo::concordo::concordo:

Marcelão,

faz uma boa viagem e aproveita a maravilha que é Gramado!!!



Blz galera... esta semana estou em Gramado, vou participar de um evento que começa na 4a. e vai até 6a. quando apontarei a proa para Camburiu.

Até agora já foram 2mkm rodados, sempre na faixa dos 120km/h... a L200 se comportou bem, apesar de a cada 550km exigir novo reabastecimento. Média de consumo: 8.7 durante o percurso.

2a. que vem estarei de volta a BH, com a bichinha tendo ultrapassado os 62mkm e com certeza precisando de uma revisão.

Já to com a máquina preparada pra disparar contra a bichinha... aproveitando o tempo que resta antes do evento aqui em Gramado faremos uma visitinha à um canion chamado Fortaleza... o buraco tem mais de 1000 metros... hehehehe

Abs,

Ric Mac
21/09/2007, 18:12
Fabio
uso o motor da SW4 que é o 3RZ, 2.7litros com 150 hp, nao me lembro agora o torque, mas é animal!!!
O resto é hilux pura...
o entreixos ficou com 2,6 metros, o que na trilha é exepcional, pois tem um raio de giro muito pqno e estabilidade mesmo sem a barra estabilizadora (joguei fora) como de um carro normal.

Caique,

Como voce fez com a documentacao? tem documentacao? sempre anda no reboque? tenho vontade de fazer um monstrengo tb...

Parabéns

caique1177
21/09/2007, 22:30
Ric
comprei o motor de uma empresa idonea, com nota fiscal e certificado de baixa no DETRAN, todos os documentos com registro em cartorio, se vc for comprar qquer peça usada, nunca esqueça de pedir a baixa no DETRAN, é o documento que garante a tua tranquilidade!!!

Ric Mac
22/09/2007, 04:08
Caique

O veiculo pode ser emplacado ou voce tem que sempre carregá-lo no reboque?

Valeu