Ver Versão Completa : Lubrificação de Diferencial
Muita se fala sobre lubrificação de diferencial.
Tem gente (mecanicos) que dizem que não se troca o oleo do diferencial. Eu mesmo, usei um Omega Suprema por 8 anos (150.000 km) sem saber que existia oleo de diferencial.
Ainda hoje, não tenho certeza.
Pesquizei na internet, li manuais, etc. O manual de minha pickup é claro: Troque a cada 40.000k. O manual de outras marcas (ford, eu acho) diz: troque a cada 100.000.
O que voces, amigos foristas dizem a respeito?
Independente de marca de eixo, ou montadora, ou tipo de oleo...
Achei um site interessante... http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=42
shimomoto
28/08/2007, 20:41
Muita se fala sobre lubrificação de diferencial.
Tem gente (mecanicos) que dizem que não se troca o oleo do diferencial. Eu mesmo, usei um Omega Suprema por 8 anos (150.000 km) sem saber que existia oleo de diferencial.
Ainda hoje, não tenho certeza.
Pesquizei na internet, li manuais, etc. O manual de minha pickup é claro: Troque a cada 40.000k. O manual de outras marcas (ford, eu acho) diz: troque a cada 100.000.
O que voces, amigos foristas dizem a respeito?
Independente de marca de eixo, ou montadora, ou tipo de oleo...
Achei um site interessante... http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=42
JairoM;
Siga o que teu manual indicar. O da Ranger (ele tá lá dentro dela - não está facil para eu pegá-lo para conferir) se não me falha a memória é a cada 60 mil km. Se por acaso, atravessar trechos alagados que cheguem a cobrir o diferencial, o manual manda fazer a troca imediata do óleo.
E quanto ao óleo, siga a recomendação do fabricante (viscosidade, especificação enfim) e compre de marca conhecida!!!
Vou contar algo meu (dizem que é um pouco de paranóia mas vamos lá) : Quando eu tinha Golf, e logo em seguida, Saveiro, trocava o óleo do câmbio (que é o mesmo do diferencial) a cada 50 mil km, mesmo que o manual não mencionasse nada sobre troca.
Abraços
Daniel,
Na verdade eu postei isso aqui, pra gerar discussão mesmo.
Eu tambem concordo com voce, e em usar o que diz o manual.
No site que eu indiquei, da revista Omecanico, eles falam em diferenciais de caminhão. Que a troca deve ser feita a cada 100.000, e em caso de uso severo as trocas devem ser a cada 30.000.
Quanto a trechos alagados, eu discordo. POis se voce considerar a latura do doferencial, se voce passart em 2 palmos de agua.... tem que trocar o oleo ????? Na verdade depende da altura em que está o respiro do diferencial.... Um tubinho plastico e algumas abraçadeiras de nylon, e voce leva o respiro até a altura do capo do motor..... Tudo isso por baixo do carro, sem que sequer possa ser visto de fora.
Sera que os diferenciais de carros de passeio resistem mesmo a 150 ou 200.000 km sem troca de oleo (apenas completando qdo necessário)?
Walter L. L. Casitta
29/08/2007, 13:05
Óleo de diferencial não precisa ser trocado, mas apenas completado. A troca só se faz necessária se estiver contaminado e só por esse motivo na dúvida os fabricantes recomendam a troca...
Edintruder
29/08/2007, 13:54
Eu troquei o óleo do dif traseiro pois havia contaminação com água e o do dif dianteiro com 90000 km e estava escuro, mas puro. O óleo das caixas estavam bem escuros também com 90000 km.
Allan Nielsen
29/08/2007, 14:05
O manual da Ranger nada fala em troca de oleo do diferencial. No manual de manutenção da Ford - USA fala em trocar o oleo com 150.000 milhas (240k Km) para heavy-duty e life-time pro resto. Na pratica a troca do oleo coincidirá com a troca de algum rolamento.
A Toyota Band recomenda a troca em 15.000 Km; eu acho um exagero pra condições normais de uso.
Com relação a alagados, refere-se a altura do suspiro do diferencial que é uma mangueira que sai da parte superior do diferencial e vai ate uma parte alta da carroceria. É bom conferir a integridade desta mangueira.
Abs
shimomoto
29/08/2007, 17:02
Daniel,
Na verdade eu postei isso aqui, pra gerar discussão mesmo.
Eu tambem concordo com voce, e em usar o que diz o manual.
No site que eu indiquei, da revista Omecanico, eles falam em diferenciais de caminhão. Que a troca deve ser feita a cada 100.000, e em caso de uso severo as trocas devem ser a cada 30.000.
Quanto a trechos alagados, eu discordo. POis se voce considerar a latura do doferencial, se voce passart em 2 palmos de agua.... tem que trocar o oleo ????? Na verdade depende da altura em que está o respiro do diferencial.... Um tubinho plastico e algumas abraçadeiras de nylon, e voce leva o respiro até a altura do capo do motor..... Tudo isso por baixo do carro, sem que sequer possa ser visto de fora.
Sera que os diferenciais de carros de passeio resistem mesmo a 150 ou 200.000 km sem troca de oleo (apenas completando qdo necessário)?
Não sei, é dificil dizer...Eu só achei o manual da Ford meio "implacável" em afirmar isso, ao contrario dos esforços dos fabricantes em tentar minimizar manutenções em geral, bem como os usos. Aliás, no caso da Ranger, ele enfatiza bem o fato do track-o-lock (ou diferencial anti escorregamento como eles falam), principalmente no quesito substituição de pneus.
Quanto aos automóveis de passeio, eu particularmente acho que até os câmbios aguentam os 200 mil km sem troca, mas os fabricantes não apostam que o automóvel dure muito mais que isso ou que necessitem de uma manutenção mais drástica no conjunto, e ai, requeira a troca do óleo. É dificil julgar.
Eu troco a cada 50 mil dos carros daqui de casa. Ainda mais que a troca (pelo menos da linha VW é fácil) e o lubrificante é barato, então troco. Apenas em um caso (uma Saveiro 97 que tive) detectei presença de ferro no burjão magnético.
Abraços
Edintruder
29/08/2007, 17:24
Carros com mais de 300.000 km são raros, porém comprei recentemente um Santana 1.8 MI para a minha esposa que está com 185.000 km, como era do meu cunhado eu arrisquei, porém o óleo ele trocou com 150.000 km e segundo ele estava com aspecto bem feio e sujo. Não sei até que ponto realmente estava ruim, mas se continuasse rodando com certeza iria durar até quanto mais o carro durasse. Mas no caso de caminhonetes diesel, aonde chegar a 300.000 km já é considerado usual, é preferível fazer essa troca sim. É bem barato vale a pena.
João Pedro
29/08/2007, 17:39
Mês passado fiz a troca nos sistemas de câmbio e diferencial (dianterio e traseiro). Todos fiz em casa.
Da um certo trabalho. Porém, compensa a gente mexer no que é nosso e tomar os cuidados que muito raramente terceiros tomariam.
Para o diferencial traseiro: vazar todo o conteúdo, limpar bem os restos da junta termo-plástica, depois lavar com gasolina, secar com pano que não deixe fiapos e preservar de poeira. Aplicar a junta, fazer o aperto dos parafusos no sentido horário e aplicar o óleo.
O câmbio, e o diferencial dianteiro, requereram uma gambiarra; fundo de garrafa "pet" (como funil), adaptada à uma borracha e um êmbolo que fiz com uma borracha de diãmetro menor para acelerar o envio do óleo à caixa. Mole, mole..
O Walter! tem que trocar o óleo sim.
Ao menos o da S10 recomenda no manual.
A exceção é o óleo da caixa de transferência, que se pouco uasada pode-se paraticamente esquecer de trocá-lo.
Walter L. L. Casitta
29/08/2007, 18:19
Mês passado fiz a troca nos sistemas de câmbio e diferencial (dianterio e traseiro). Todos fiz em casa.
Da um certo trabalho. Porém, compensa a gente mexer no que é nosso e tomar os cuidados que muito raramente terceiros tomariam.
Para o diferencial traseiro: vazar todo o conteúdo, limpar bem os restos da junta termo-plástica, depois lavar com gasolina, secar com pano que não deixe fiapos e preservar de poeira. Aplicar a junta, fazer o aperto dos parafusos no sentido horário e aplicar o óleo.
O câmbio, e o diferencial dianteiro, requereram uma gambiarra; fundo de garrafa "pet" (como funil), adaptada à uma borracha e um êmbolo que fiz com uma borracha de diãmetro menor para acelerar o envio do óleo à caixa. Mole, mole..
O Walter! tem que trocar o óleo sim.
Ao menos o da S10 recomenda no manual.
A exceção é o óleo da caixa de transferência, que se pouco uasada pode-se paraticamente esquecer de trocá-lo.
O da caixa de marchas e transferência tem que trocar sim. Do diferencial não precisa e ao contrário do que indica o manual foram feitos pra durar a vida do difernecial, mas na duvida o melhor mesmo é fazer o que indica o manual...
O manual da Cherokee manda trocar a cada 25.000Km. É mole?
O manual determina inspecionar a cada 8000 km (revisão severa) e trocar a cada 48.000 km. os fluidos da transmissão, da caixa de transferência, do eixo dianteiro e do eixo traseiro.
O manual da Ranger nada fala em troca de oleo do diferencial. No manual de manutenção da Ford - USA fala em trocar o oleo com 150.000 milhas (240k Km) para heavy-duty e life-time pro resto. Na pratica a troca do oleo coincidirá com a troca de algum rolamento.
A Toyota Band recomenda a troca em 15.000 Km; eu acho um exagero pra condições normais de uso.
Com relação a alagados, refere-se a altura do suspiro do diferencial que é uma mangueira que sai da parte superior do diferencial e vai ate uma parte alta da carroceria. É bom conferir a integridade desta mangueira.
Abs
Ta feita e colocada a polêmica. Era esta mesma a intenção.
É bom ouvir a opinião e principalmente a experiência dos amigos que as tem. Eu sou um marinheiro de primeira viagem em se tratando de pickups e tambem de motores diesel.
Vou aproveitar tudo que voces disseram.
Trocarei o oleo do câmbio (e não da reduzida, pois é pouco utilizada), e verificarei o oleo dos diferenciais trazeiro e dianteiro.
Um detalhe apenas: Ha uns meses atras, trocando o oleo do motor, numa casa especializada aqui no Rio de Janeiro, pedi ao rapaz que verificasse o oleo dos diferenciais e do cambio. Não aocmpanhei, apenas pedi..... uns minutos depois ele me disse que precisava trocar, pois o nível estava muito baixo. Como eu nao tinha o dinheiro pra fazer isso (quase 500 reais, e só no dinheiro) disse que voltaria noutro dia. Nao pude voltar e esqueci disso. Alguns dias depois, no meio da via Dutra, a caminho0 de São Paulo, parei num posto onde paro sempre para abastecer e fazer a lubrificação, pois a experiencia dos caras com graxa e bicos é descomunal, pela quantiodade de caminhoes que abastecem por lá....
O frentista abasteceu, engraxou os 13 bicos da L-200 (na concessionaria aqui do Rio só sabem da existencia de 7 - acreditem se quizer), e ai pedi pra verificar o oleo dos diferenciais.....
Em menos de um minuto o frentista me chama pradentro da vala e vai logo me mostrando: Olha ai doutor... o parafuso de inspeção ainda tem o lacre original de fabrica.....
Agora me explica: Por onde o cara aqui do Rio viu que o nivel estava baixo ????
Tem é muito ladrão e picareta neste meio..... tudo isso pra vender 500 reais de oleo? Pra que ??? Perdeu um cliente que era assíduo.
João Pedro
31/08/2007, 02:51
Olhem, acreditem se quiserem mas em uma meia-duzia de idas a postos diferentes tive outras meia-duzias de informações diferentes sobre quantos eram os locais necessários para engraxar minha S10 (ano/modelo 2003).
O manual aponta um número encontrado nas versões anteriores, ou seja, 5. Porém, os caras conseguem a pérola de dizer que não há pontos de lubrificação.
O certo é que vêem-se dois, um no Pitman e outro mais acima à direita, mas eu descobri mais um. E olha que pleo modelo só deveriam existir dois mesmo.
O que aprendi é que quando posso eu mesmo faço, mas nem todo mundo tem espaço e saco para isto, ou então levo somente em casas especializadas (que são cada vez mais raras no Rio).
Para quem é do Rio, e transita pela zona oeste, há um excelente local antes da estrada do Catonho (JPA). São corretos, limpos, rápidos e conhecem do assunto.
Mes que vem me preparo para fazer a revisão programada (ela está com 60.000), bolada por mim mesmo, rsss.
Como já troquei pivos, braços, menos Pitman e direção, mais calçonetes, vou partir para pastilhas (ainda tem pouco menos de meia-vida pela frente), verificar lonas, e babaoseiras no motor. Queria era um sagaz para limpar o turbo (isto não me atrevo).
Edintruder
31/08/2007, 12:55
Jairo, se trocares o óleo da caixa, ao menos verifica o estado do óleo da CT, pois mesmo não usando a tração ou a reduzida, tem rolamentes e acoplamentos que rodam constantemente junto com a caixa de marchas.
João, o turbo podes tirar os caracóis e limpar as palhetas e carcaça, mas não tira o eixo pois pode riscar um retentor ou bucha na montagem e começar um vazamento pre-maturo na turbina. Eu não vejo a necessidade para tal serviço...
Edintruder,
Obrigado pela dica.... Farei exatamente o que voce disse.
Pessoal
Lendo as outras opiniões e lembrando de minhas experiencias certa vez fui seguindo o manual trocar oleo do diferencial e o trocador olhou pro diferencial ue cade o bujão e fiquei pensando se é pra trocar deveria ser feito igual ao motor uma entrada e uma saida do oleo, por isso concordo com Walter L. L. Casitta e acho que as vezes eles colocam no manual somente pra facilitar a vida deles.
Tem tambem o outro lado onde pesando o valor do carro e a troca do oleo o custo é insignificante so sendo necessario o cuidado pra fazer a correta troca pois uma pequena mudança pode estragar tudo dentro das engrenagens que trabalham com precisão e forças enormes.
Ja tive varias discursões da troca kilometragem de troca do oleo do motor desde carro a pcks cada um tem uma metodologia de 3 a 15 mil pra carro e de 5 a 20 mil pra pkps e assim vai para outros equipamentos do veiculo.
São ponderações que acabam sendo pessoais as decisões que cada um da mas que no final tem o mesmo objtivo o cuidado com o carro.
Caiogaucho
02/09/2007, 14:56
PessoaLL,
Para diferencial que possui o bloqueio (daqueles da F 1000) qual o óleo recomendado? Tem que ser especial devido aos discos?? Ou pode ser o mesmo sem bloqueio??:pensativo:
Walter L. L. Casitta
02/09/2007, 17:38
PessoaLL,
Para diferencial que possui o bloqueio (daqueles da F 1000) qual o óleo recomendado? Tem que ser especial devido aos discos?? Ou pode ser o mesmo sem bloqueio??:pensativo:
É o mesmo óleo, mas tem que acrescentar um aditivo...
Leonardo Dic
02/09/2007, 19:26
Tem um oleo da texaco já com o aditivo LSD que tem um preço bom. Só não sei se essa viscosidade serve para o diferencial da F 1000.
Texaco Multigear LS SAE 85W140
Óleo lubrificante de grau SAE 85W140, especialmente desenvolvido para aplicação em automóveis, caminhonetes e caminhões leves equipados com diferenciais autoblocantes (também conhecidos como de tração positiva ou anti-derrapantes), conforme especificações dos fabricantes dos veículos. Já contém pacote de aditivo modificador de atrito para atender a estes diferenciais, tornando-se desnecessária qualquer aditivação suplementar. Atende aos requisitos de classificação de serviço API GL-5. Apresenta propriedades de extrema pressão, anti-ruido e trepidação, além de alta resistência em condições de operação em cargas elevadas.
Rev.: 15/04/2005
Embalagens:
caixa c/ 24 unidades 1 lt.
Abraço
Flávio Mendonça
04/09/2007, 22:03
Jairo,
em agosto eu fiz a revisão dos 40.000 na minha L200 e troquei o óleo do diferencial conforme pede o manual. O óleo colocado foi o castrol dynadrive 80w/90 a R$22,00 o litro.
Outra coisa, na L200 são 14 (quatorze) pinos graxeiros, pode ter certeza disso.
Contando de trás para frente do carro:
1 na parte final do cardan traseiro
1 na parte inicial do cardan traseiro
1 entre os dois cardans
1 na parte final do cardan dianteiro
1 na parte inicial do cardan dianteiro
2 na da ponteira direita
2 do pivo direito
2 do pivo esquerdo
2 na ponteira esqueda
1 no braço pitman da direção
Total 14 pinos graxeiros.
Flávio,
Valeu a dica.... e que dica... foi mais uma aula.
Acho que eu nunca engraxei o braço pitman da direção.... :(
Checo isso na proxima parada.....
cantodopirão
10/09/2007, 23:23
Caros colegas na Ranger 2.8 2003 quantos são os pinos graxeiros? Onde eles ficam?
Jairo,
.......na L200 são 14 (quatorze) pinos graxeiros, pode ter certeza disso.
.......Total 14 pinos graxeiros.
A resposta é: ZERO.
Potanto, não ficam em lugar algum :-)