Conectar

Ver Versão Completa : Esquentando...,(fantasma)

AlbertoSato
28/08/2007, 17:38
Olá pessoal...!
Estou precisando da ajuda de vcs.
Tenho uma Ranger XLT 2.8 PS que esta me dando dor de cabeça.
Faz una 15 dias que o motor dela es esquentando...,aqui o clima eh muito quente mais por incrivel que pareça ela so esquenta na estrada...,rodo na cidade pra cima e pra baixo com o ar-condicionado ligado e nada, tudo bem com ela...,mas quando pego uma estrada que rodo uns 10 minutos o ponteiro da temperarura começa a subir!!!!!!!!

OBS.:Já foi feita a limpeza do radiador ( varetado e tudo mais), junto com todo o sistema de arrefecimento.
Foi trocada a valvula do termostato.Não dei uma olhada nos bicos pq ela ta andando bem, como sempre e o consumo ta bom...

A bomba d'água esta em perfeitas condições

dsamaz
28/08/2007, 17:48
Qual a rotação do motor, a velocidade e marcha q está?
Tem muitas subidas no percurso q realizas?

Neste teu caso, só pode ser: 1. velocidade muito alta; 2. marcha baixa (quarta ou terceira); 3. rotação do motor muito alta; 4. muitas subidas; 5. pouca água no radiador; 6. bomba dágua fraca (com defeito)

AlbertoSato
28/08/2007, 18:26
Quem me dera fosse isso mesmo...!!!!!
O percurso eh light..., costumo andar nele sempre...

Ando de 5º marcha a 120km com 2450rpm mais ou menos...,meus pneus são os 31"...

JairoM
28/08/2007, 19:13
Confere se a correia da bomba dágua esta boa.

Quando tive um problema parecido, era a correia que estava frouxa (na verdade estava arrebentando)

Nas marchas mais lentas (dentro da cidade) a correia frouxa faz a bomba funcionar satisfatóriamente, mas em rotação maior e constante, ela patina muito e acaba tendo um funcionamento precario....

Edintruder
28/08/2007, 21:36
Primeiro verifica a correia como postado e acelera o motor e verifica possível patinada na polia da bomba d'água.
Estás usando aditivo? Se positivo, então experimenta drenar e usar água pura. Se o problema sanar coloca o aditivo original. Se continuar, tira a válvula termostática e segue andando. Se melhorar coloca uma nova, se continuar aquecendo manda benzer...

AlbertoSato
29/08/2007, 00:01
Rsrsrs...,Tô rindo para naum chorar...,mais Jairo, a primeira coisa que fiz foi trocar a correia da bomba d'água que na ranger é uma só, ja estava na época e fiz isso mês passado...,colquei uma da goodyear ,num sei se é boa...

AlbertoSato
29/08/2007, 00:20
Edin...,to usando aditivo...,mais um detale, quando fiz a limpeza do sistema coloquei so água pura e não notei esquentar mais tb naum andei em estrada..., depois coloquei aditivo 3 litros...,e começei a notar que o ponteiro da temperatura chega muito rapido proximo do meio que eh a normal...,tenho a impressão que com água demorava bem mais...!

cantodopirão
29/08/2007, 00:48
Caros amigos aconteceu comigo algo parecido!
Andando na areia e subindo uma serra, de 3ª, giro cerca de 3000. A temperatura passou do meio chegando próximo da máxima.
Achei entretanto que isso foi "normal". Estou correto???:pensativo:

Engels Kbça
29/08/2007, 01:38
:pensativo::pensativo::pensativo:Já deu uma olhada no rotor da bomba d'agua :?::?:

ojaneri
29/08/2007, 09:33
Ta parecendo o que acontecia com a minha. O aquecimento aparecia mais em estradas...verifica a junta do cabeçote.

AlbertoSato
29/08/2007, 13:46
ojaneri..., vou trocar a junta do cabeçote amanhã..., afinal é provavelmente a única coisa que falta fazer, ja que mandei darem uma olhada na bomba d'água e me disseram que esta ok e na ventoinha do radiador tb me disseram que ta boa, mas vou mandar verificar com mais precisão...

Edintruder
29/08/2007, 13:51
Edin...,to usando aditivo...,mais um detale, quando fiz a limpeza do sistema coloquei so água pura e não notei esquentar mais tb naum andei em estrada..., depois coloquei aditivo 3 litros...,e começei a notar que o ponteiro da temperatura chega muito rapido proximo do meio que eh a normal...,tenho a impressão que com água demorava bem mais...!

Eu uso só um litro de aditivo no radiador, e o resto é água.

Allan Nielsen
29/08/2007, 14:54
Use o aditivo da International/MWM que é bom e barato (aqui R$10,00/lt). 1 litro do aditivo e complete com agua SEM CLORO.

Abs

RedeEmpresa:CFH Empreendimentos Comerciais e Representações Ltda.
Estado:PI
Bairro:São Pedro
Endereço:Av. Barão de Gurguéia, 3160
Telefone:(86) 4009- 1313
Email:cfh-1@uol.com.br - cfh-cruzven@uol.com.br (cfh-1@uol.com.br%20-%20cfh-cruzven@uol.com.br)
Opções:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM
Sprint Service - Motores MWM
Serviço Autorizado - Linha MWM

RedeEmpresa:JS Auto Peças Ltda.
Estado:PI
Endereço:Av. Getúlio Vargas, 1911
Telefone:(86) 3229-3333
Email:jspecas@uol.com.br
Opções:Distribuidor de Peças Genuínas - Linha MWM
Distribuidor de Peças Genuínas - Linha International

AlbertoSato
29/08/2007, 17:11
Talvez troke a junta do cabeçote. Qual o preço dessa junta ai para vcs? Aki como são 3 tipos diferentes pois depende da altura do pistão, a mais barata eh mais fina e custa 80 contos e a mais cara eh a segunda custa 120 conto, na loja que Allan indicou, agora o serviço eh que eu num sei ainda, mais como tem q desmontar o motor quase todo o preço da mão de obra deve ser la em cima...

abreu
30/08/2007, 01:14
Alguma coisa tem sim...
Eu aposto meu almoço de amanha que é bomba d`água.

Esquentar é coisa de L200, Ranger tem isso não!
Kkk...

Abraços.

AlbertoSato
30/08/2007, 02:08
AbreU..., aki no PI, principalmente em Teresina, quem tem L200 tem que ter outro carro para usar no verão.
As L200 so podem ser usadas na época das chuvas, no período ate junho, julho, apartir dai eh complicado as bicha ferve mesmo e aki numtem negocio de queimar junta naum elas trincam logo eh o cabeçote.
Sempre levo meu carro para uma galera aki que eh esperiente, eles sempre participam de Piocerá e ja participaram do Sertões e tudo mais, e eles dizem: - Alberto aki todo mês agente troca cabeçote trincado de L200..., agente trava ventoinha, faz de tudo, adiciona outro radiador, ai que elas melhoram um pouco mais senão pode esperar...
É FATO...!

Engels Kbça
30/08/2007, 05:26
Alguma coisa tem sim...
Eu aposto meu almoço de amanha que é bomba d`água.

Esquentar é coisa de L200, Ranger tem isso não!
Kkk...

Abraços.

Eita Rangezeiro de carteirinha...o papo é de aquecimento da Ranger (que voces juram que não esquenta) e lá vem colocando a velha L200 na história..:putz::putz::putz::putz::putz::putz::put z::putz::putz::putz:.

RezendeDF
30/08/2007, 05:47
Os caras ficam se coçando.

O negócio é falar mal da picape dos outros. Tão com tempo né!

dalmo cruz torres
30/08/2007, 08:29
Pessoal, andar sem a válvula termostática não dá certo, ao contrário de outros motores, nos Maxion Hs2.5/2.8 a válvula termostática tem a função de bloquear o retorno de água quente para o motor, mandando-a para o radiador. Sem ela, boa parte da água quente volta a circular no motor antes de passar pelo radiador.
A camionete do meu pai estava esquentando, desmontamos o cabeçote e descobrimos uma trinca. Após o conserto da tal trinca ela voltou a funcionar normalmente.

AlbertoSato
30/08/2007, 14:46
Não...,não, gosto de todas as pick-up sei que cada uma tem suas peculiaridades..., a minha mesmo se continuar assim passo para frente na hora, sem pena, num tem essa de Rangezeiro naum!

Agora sobre a L200, num sou eu que digo naum, quem tem mais esperiencia que eu é que fala, apenas relatei um comentario de uma pessoa que mexe com isso todos os dias, que eu sei que tem bastante esperiência...!

Mais um detalhe, tenho um amigo que trabalha na concecionária da Mitsubishi aki que me disse que foi sanado todos os problemas mais aparentes das L200, por isso que naum existe mais a Sport e agora é a Outdoor..., infirmações dele!!!!!!!!

JairoM
30/08/2007, 17:54
Tens UM amigo....

Eu tenho uns 8 mecanicos que podem falar mal de qualquer pickup.... é só convidar pra tomar umas carvas geladas, e ir dando corda.....

Quando o cara tá mais pra lá do que pra cá, até mal da propria mãe ele fala.

Faça o seguinte: Escolha 10 pessoas que tenham pickup e converse com TODAS elas. De preferencia que sejam de varias marcas. Escute o que cada uma tem a dizer.

Até te adianto a conclusão: Não existe pickup brasileira ou de qualquer nacionalidade que preste. TODAS sem nenhuma exceção tem defeitos.

O que muda, é a tolerância que cada um de nós tem com estes defeitos.

L-200 esquenta ? Sim. Ranger? Tambem... NIssan? Idem. Depende até o pé do condutor.

E pra cada "defeito" encontrado, tem sempre uma solução. As vezes muito facil, outras não.

O importante é se esta maquina (é só uma maquina) está ou não servindo ao propósito dela. Se sim, ótimo. Se não, parte pra outra, ou então reformule suas necessidades.

JairoM
30/08/2007, 18:09
Agora, falando sobre o motor da sua Ranger....

Quando seu meca abrir a tampa do cabeçote, pede pra examinar se nao esta ocorrendo fuga entre os cilindros....

Se estiver ocorrendo, isso é motivo pra super-aquecer. Em rotação baixa, nao acontece nada, mas é so paertar um pouco mais o pé, que a rotação sobe e o ponteiro da temperatura vai junto.....

Se for este o problema, junta nova resolve de vez!

AlbertoSato
31/08/2007, 00:33
Você ta certo...! Todas tem defeitos...!Num preciso de mecanico nenhum para me dizer isso..., principalmente se tiver tomado umas!!!!!!
Tudo bem, todas esquentam, no entanto, umas mais que as outras e o prejuizo então nem se fala...
Ah, o UM eh artigo não eh numeral naum..., tb tenho alguns amigos que na verdade não são mecanicos mais são proprietarios..., por isso acredito no relato deles.
Só relatei sobre o que trabalha em uma concessionaria pq achei que ele não teria motivo para inventar..., que a OUTDOOR tem algumas coisas diferentes da SPORT..., tornando-a melhor!

Ah..., valeu ai a dica da junta..., qnd abrir a tampa do cabeçote irei verificar com o mecanico..., eh bem provavel que seja isso...

shimomoto
31/08/2007, 01:05
O Alberto...

Até agora só li seu relato. Semana passada estive conversando com o chefe da oficina da Ford Zevel de Marília e ele deixou escapar que o liquido anticongelante Wurth, de cor azul é o que a Ford vende como sendo Motorcraft que abastece o sistema de arrefecimento da Ranger 3.0. Ele já é pré-misturado 50%/50% com agua desmineralizada (detalhe importante!!!), pronto para uso.

manda ver a junta do cabeçote e na dúvida, EU trocaria a válvula termostática , a bomba d´água e colocaria aditivo tudo de novo.

Outra coisa...Cuidado com o aditivo da MWM. Têm o novo, conforme disse nosso colega AllanNielsen que é anticorrosivo e anticongelante e antifervura, da embalagem prateada e tem o que é mais comum, da embalagem branca, que é só anticorrosivo, contra a corrosão galvânica da camisa do D-229, e que inclusive é parte do Kit camisa/pistão original da MWM.

Um abraço

MarBO
31/08/2007, 16:57
AlbertoSato

Tive uma SW4 que apresentava o problema parecido na cidade aqui em SP ela nem mexia o ponteiro da temperatura mas na estrada ate subindo pra Campos de Jordão em madrugada fria ela subia de temperatura e eu tinha de tirar o pe pra aliviar e voltar ao normal.
Fiz tambem varias manutenções e modificações no sistema de ventilação tambem aumentando o radiador etc mas uma coisa que não houvi voce falar que um mecanico meu fez foi ajustar o ponto da bomba, não me lembro bem se estava atrasado ou adiantado mas quando foi regulado passou a andar menos mas tambem não esquentava na estrada.
Boa sorte

Renato Fraga
10/09/2007, 19:26
Olá Alberto.

Não sinta-se injustiçado.............estou exatamente com o mesmo problema na minha Ranger 2004. E sabe o que é pior, já troquei tudo... bomba dágua, correia, mangueiras, radiador, válvula termostática, só vai faltar trocar o carro.............

Bastou tentar manter a velocidade nas subidas, nada de exagero, 110km, o ponteiro vai lá pro vermelho, na descida, tirando o pé, a temperatura volta perto do normal, mas bastou pegar uma vova subida, !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

dalmo cruz torres
10/09/2007, 20:38
Tenho uma dúvida , já ouvi muitos prós e contras sobre as juntas do cabeçote, afinal, qual é a melhor, a de chapas metálicas ou a outra(que eu não sei de que material é)?

rogeriomasih
22/10/2007, 02:15
Ontem aconteceu comigo:

andei uns 2km na areia frouxa, com a rotação em torno de 3000rmp - ou um pouco mais - e a temperatura foi lá em cima. Acredito que isso não é normal. Em outras situações ela nunca esquenta.

Quais os palpites?

FlavioLouveira
22/10/2007, 11:23
Ontem aconteceu comigo:

andei uns 2km na areia frouxa, com a rotação em torno de 3000rmp - ou um pouco mais - e a temperatura foi lá em cima. Acredito que isso não é normal. Em outras situações ela nunca esquenta.

Quais os palpites?

Pegue os topicos sobre L200 que esquenta, e tira por base de lá...
troca o nome Ford por Mit , L200 por Ranger e já tem varias respostas e dicas !!!...

Sera um ´´problema cronico´´? :twisted::twisted:

rogeriomasih
22/10/2007, 12:19
Sera um ´´problema cronico´´?
Acho que não, pois escuto poucos relatos desta natureza - pelo menos nas RAngers...

Hoje levei ao mecânico e ele vai substituir a válvula termostátia, a qual, segundo ele, pode estar limitando o fluxo de água. Como a utilização do meu carro é praticamente só em estrada/cidade, somente quando passou por uma solicitação maior é que o problema ficou evidente.

Ainda segundo ele, a referida válvula deve ser substituída a cada 50mil/60mil km (não sei se a informação é procedente) e a minha, que ainda é original, está com 126mil.

Bom, vou verificar o resultado e comunico posteriormente aqui.