PDA

Ver Versão Completa : Fusca Baja - Maçã do amor.

agropoks
28/08/2007, 14:54
percebi duas coisas acompanhando o fórum: a maioria aqui mostra as modificações da viatura depois de tudo pronto, e a maioria, pela própria experiência de vida, entende muito das adaptações que podem ser feitas num verdadeiro off-road. por isso, decidi postar aqui algumas fotos do meu fusca, que deverá ser transformado em baja, ANTES de começar a cortar tudo e mandar fibra pra todo lado... isso pra poder receber e selecionar os adoráveis e sábios palpites que espero receber... epra todo mundo poder acompanhar a criação de uma lenda. (a lenda do fusca que nunca saiu inteiro da trilha...) a primeira foto aqui é do dia que comprei o fusca. comprei de um caminhoneiro, cuidadoso com a manutenção. só o que veio estourando foi a embreagem. mas já vai ser trocada.

Sa_Mourao
28/08/2007, 15:03
Caolho ...
Vesgo....
Astrábico....

:)

ramiro_eli
28/08/2007, 15:31
Asdrúbal
Cleonice
Symony
Saphire:mrgreen:

Marcelo A. Marchiodi
28/08/2007, 16:48
Rapaz, larga mão desse negócio de baja, transforma ele num desse da foto!:twisted:

Marcelo A. Marchiodi
28/08/2007, 16:51
Mas, se for pra ser um baja mesmo, vai aí uma boa foto pra se inspirar!

MARCELO VITARA SUBMARINO
28/08/2007, 17:15
Lá vai um nome show de bola;

* Lama na Abobora.

Evandro Toyoteiro
28/08/2007, 17:49
Cara se ele for continuar com essa mesma cor, pode ser "maçã do amor"...hehehe :evil:
"A grande Abobora" desenho do Snoop
"Abobora assassina"....

Mas relaxa que o nome vem espontaneamente, num evento ou em algum momento engraçado ou crítico...

[]´s e boa sorte na nomenclatura :concordo:

Henrique Josino
28/08/2007, 19:53
Amigo to fazendo um baja tbm!

Se quiser trocar umas ideias estamos ai!!!

Dá uma olhada ai!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29682

[]'s

agropoks
29/08/2007, 12:01
sa mourão, esse farol aí já foi devidamente trocado depois que caiu na Br enqto eu tava indo pra casa da namorada...

ramiro ely, passou bem perto do nome da patroa, que se chama simone. pior que comprei o fusca so por causa dela, que nao me acompanha na moto...

marcelo marchiodi, o que quero fazer é mais parecido com o fuca aí da primeira foto mesmo... quero que se dane a estética! mas tem que dar pra usar no dia-a-dia e tem q rasgar barro.

marcelo vitara submarino, de onde sera que veio esse nome???

evandro toyoteiro, gostei de maçã do amor... ja que foi comprado pra agradar a patroa...:pensativo:

henrique josino, ja tinha visto seu baja aqui no forum e achei simplesmente demais!!!!!!!!!!! ta um show! vamos trocar figurinhas sim! mas eu quero fazer uma coisa mais simples...

depois do almoço vou colocar mais umas fotos aí... abraços!

agropoks
29/08/2007, 14:53
então, claro que não resisti e já fiz umas gracinhas... nada extremo, mas era trilha! (e não estrada). ainda não tem nada nele que seja definitivo, mas no futuro pretendia deixar pneu 30% terra e 70% asfalto, e usar corrente nas trilhas.

Marcelo A. Marchiodi
29/08/2007, 15:00
marcelo marchiodi, o que quero fazer é mais parecido com o fuca aí da primeira foto mesmo... quero que se dane a estética! mas tem que dar pra usar no dia-a-dia e tem q rasgar barro.

Você pode seguir uma receita bem simples: câmbio da Kombi com caixa de redução (muita gente não gosta por causa de um efeito indesejávell, mas tem solução), manga de eixo rebaixada na frente, e um bom jogo de pneus pra colocar nas rodas originais aro 15, aquele bege deve ser mais ou menos isso! Pelo jeito teve um lift na carroceria também. Na Europa é muito comum esse tipo de modificação, bem simples, nos EUA tem também, procure por "baja class 11" (google e youtube) e vai achar muita coisa.

Mais algumas fotos!

Evandro Toyoteiro
29/08/2007, 15:58
Não sei a sua idéia de como montar o Baja, afinal cada um tem uma visão diferenciada sobre o mesmo objeto em questão, mas pelo que vi nas fotos..... vc tá de parabens, com ele "originalzinho" vc já ta fazendo graça, imagina com ele devidamente "montado"??

:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:

Boa sorte na sua empreitada...

Ahhh Maçã do amor é um nome bacana, se dizendo pelo motivo da compra!!! hehehe

[]´s

Evandro Toyoteiro
29/08/2007, 16:12
:rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Auhauhauhauha

Marcelo A. Marchiodi
29/08/2007, 16:20

Auhauhauhauha

hehehe... fazer o que, não é só por aqui que existem aqueles tipos que colam aquele adesivo "Turbo" da D-20 em Belina e no vidro colam um "Eu sou U 1000 D"!!!!!!!!!!!!

agropoks
29/08/2007, 18:05
europa?!?! tem mesmo baja lá??? :palmas::dance: falando nisso, alguem quer alguma coisa de lá? alguma peça? iguarias raras? vou passar meio ano na frança estudando, e pretendo voltar com todos os detalhes da "maçã do amor" muito bem definidos, com a vossa ajuda. bom, pelo jeito o nome tá definido, né? então, ainda não coloquei foto, mas também fiz um quebra-mato pra ele e coloquei guincho (catraca de caminhão), mas isso tudo tá encostado aqui na garagem de casa. amanhã vou por foto do dia que fiz o quebra-mato. quanto sera que tenho que desembolsar pra trocar minha suspensão original por uma IRS? pretendo fazer troca mesmo, pq a grana tá SEMPRE curta! na verdade, pretendia usar a original, pq num tem problema o pneu ficar meio fechado na terra. o problema é no asfalto, no dia-a-dia... alguem sabe aí o preço pra trocar num ferro-velho? abraços!!!

andre veiga
29/08/2007, 18:24
Não sei a historia, mas fizeram alguns fuscas e kombis 4x4 na europa, até no Brasil mesmo tiveram alguns rodando, se não me engano na alemanha de pós guerra.
Aqui no forum mesmo tem um relato sobre esses veiculos que já são história.

Neste link tem até algumas fotos deles

http://betao67.multiply.com/photos/album/2

fuscanando
30/08/2007, 12:48
boa tarde sou novo aqui mas louco por fuscas e afins, tenho um só pra trilha sem documento mesmo. visite o site www.planetabuggy.com.br (http://www.planetabuggy.com.br) e procure por bajas.lá vc vai ver muita coisa legal.
abraços a todos do forum.:concordo:

agropoks
30/08/2007, 14:51
alguem pode me explicar pra que serve fazer um lift de carroceria se o assoalho continuar na mesma altura em relação ao solo??? :pensativo:
no planeta buggy vi vários bajas (todos com IRS) que fizeram lift da suspensão (claro!) E da carroceria... pra que? só pra ficar com o teto mais longe da cabeça? pra levantar a traseira do meu, pretendo usar só o ganho de altura do pneu, que deve ser um 225/70 R15. será que é muito pouco? estou me baseando em algumas gaiolas que vi, a diferrença é que a gaiola é encurtada, e a Maçã do amor vai ficar com o comprimento original. o que pode ser feito como reforço pra num estragar muito em caso de pegar embaixo?

abraços

fuscanando
30/08/2007, 16:25
por experiencia propria invista em altura livre do solo pois meu fusca tem os pneus que vc quer por mas suspenção original, apenas levantada no maximo, e nas trilhas o assoalho pega mesmo. Gaiola quando enrrosca sai facil mas o fusca quando pega o assoalho na quina do barranco:cry: não tem ninguem que tire no braço, só puxando ou empurando. Já rasgou duas vezes nas trilhas. meu proximo investimento será por suspenção completa da kombi:dance:. valeu até mais

agropoks
12/09/2007, 05:40
olá, pessoALL
bounjour! ça va?

em menos de uma semana aqui na europa já vi um fusca desses tão famosos pela altura, e fui lá eu, com minha maquininha, fotografar o danado. as fotos ficaram meia boca, mas dá pro gasto. vi de perto a peça que faz o vão livre dele aumentar sem uso de homocineticas. em cada roda, pelo lado de dentro, tem uma coisa que parece uma caixa de redução, que teria 3 engrenagens, e que faz o eixo entrar no cubo lá em cima, em vez de entrar no meio da roda.nao sei se ficou claro, mas vou mandar uma foto aqui e outro dia volto na casa do cara pra tirar mais fotos, com mais espaço na memoria da maquina. alguem viu a maçã do amor por aí, na mão da minha iirmã??? saudades da minha maçãzinha...

Marcelo A. Marchiodi
12/09/2007, 08:51
olá, pessoALL
bounjour! ça va?

em menos de uma semana aqui na europa já vi um fusca desses tão famosos pela altura, e fui lá eu, com minha maquininha, fotografar o danado. as fotos ficaram meia boca, mas dá pro gasto. vi de perto a peça que faz o vão livre dele aumentar sem uso de homocineticas. em cada roda, pelo lado de dentro, tem uma coisa que parece uma caixa de redução, que teria 3 engrenagens, e que faz o eixo entrar no cubo lá em cima, em vez de entrar no meio da roda.nao sei se ficou claro, mas vou mandar uma foto aqui e outro dia volto na casa do cara pra tirar mais fotos, com mais espaço na memoria da maquina. alguem viu a maçã do amor por aí, na mão da minha iirmã??? saudades da minha maçãzinha...

Na verdade são só 2 engrenagens, aí se inverte a coroa de lado pra inverter a rotação e dar certo com essa caixa, que é da Kombi antiga, nos desmanches aqui são bem baratas essas caixas, por volta de 80 reais cada uma. Mas por aqui não gostam muito pois dá um efeito de "quicar" quando se acelera com mais vontade, mas esse efeito pode ser diminuído, tem várias maneiras!

Mas você ficou devendo fotos do Fusca inteiro pô!!!
Já que tá aí mesmo, se puder, vá até o museu da VW em Wolfsburg, na Alemanha. Vale a pena, toda a história da VW, tem o único exemplar de Fusca 4x4 que sobrou da Segunda Guerra!!!

fuscanando
12/09/2007, 12:59
marcelo me explica como neutralizar este efeito que vc falou da reduzida da kombi. quero por no meu fusca mas sei destes problemas, tal quando se da ré e ela abre toda e chega quase a encostar no chão.:?::?::?::pensativo:

zoega
12/09/2007, 16:52
Eita poca, nem chega aí, já tá atrás de traqueira hein... uhauhauhauh

agropoks
22/09/2007, 14:12
realmente fiquei devendo algumas fotos da Maçã do amor com todos os acessórios caseiros tabajeca. acontece q pelo jeito a patroa fez questão de eliminar qualquer coisa que me lembrasse trilha dos documentos de back-up que trouxe pra viagem. tenho que ver se minha irmã me manda por e-mail lá do meu pc no brasil pra poder postar aqui. mas não esqueci nao!

agropoks
05/10/2007, 00:42
segue ai uma foto da maçã do amor com uma adaptaçao beeeeem caseira feita com a ajuda do amigo zoega, aki do forum e que ja postou umas besteiras aki no topico. em algum lugar ainda tem tem uma foto da maçã com todos os "acessorios"... um dia eu acho ela e mando.

abraços!!!

agropoks
05/10/2007, 00:47
poxa... ia me esquecendo de perguntar pro marcelo como se faz pra reduzir os defeitos colaterais da tal caixa da kombi. me interessei muito por essa historia! entao, marcelo, diz ai pra gente como eh que se faz!

Marcelo A. Marchiodi
05/10/2007, 08:50
Bom, eu estava procurando umas fotos que tinha disso, que os americanos faziam nos bajas, mas só achei uma, basicamente a idéia é travar a caixa com um braço adicional, como na foto. Aqui um cara usou um braço que é usado na suspensão do Chevete, mas acho que tem de cortar e fazer uns ajustes, não é pegar e colocar não.
Aí diminui um pouco o efeito de alavanca que se forma quando o conjunto é original.

agropoks
06/10/2007, 19:01
gente, resolvi por no youtube uma coisinha q fiz em meia hr pra patroa. isso explica a musica... foi pouco antes de eu vir pra ca, e ela fala q essa musica foi feita pra ela. espero q gostem...
na moto, to sem equipamento de segurança sim, mas nao fui pra trilha. estava soh fzndo vistoria da lavoura, e aproveitei.

http://www.youtube.com/watch?v=nXlai1YWDdQ

abraços!

agropoks
24/12/2007, 21:00
andei pensando (de novo) sobre a suspensao do fusca e a altura livre do solo... alguem sabe que altura livre do solo dah uma IRS levantada no maximo, e qual a altura com esse negocio ai que vai na roda da kombi? to gostando desse esquema da kombi. aguardo as suas opinioes.

Marcelo A. Marchiodi
27/12/2007, 15:53
andei pensando (de novo) sobre a suspensao do fusca e a altura livre do solo... alguem sabe que altura livre do solo dah uma IRS levantada no maximo, e qual a altura com esse negocio ai que vai na roda da kombi? to gostando desse esquema da kombi. aguardo as suas opinioes.

Isso responde sua pergunta:

http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/400727.jpg

Dependendo dos pneus usados pode chegar a até uns 50 cm, usando um 31" que é o máximo que um câmbio de Kombi Clipper aguenta, mais que 31" é enfeite.
Aqui http://www.thesamba.com/vw/forum/album_search.php?search_author=vwclass11 é a galeria de fotos do cara que fez este da foto, tem muitas fotos dele e da montagem, fuça lá que você vai achar muita coisa boa!:concordo:

agropoks
28/12/2007, 19:02
muito obrigado pela foto! muito ilustrativa! mas qual eh o sistem ade lift que ele usou? IRS ou caixa de reduçao?

agropoks
28/12/2007, 20:53
quando parece que a coisa engrenou, lah vem mais bomba! pra por a caixa de reduçao tem que trocar semi-eixo?!?! ateh ai tudo bem se realmente precisar trocar. mas pelo amor de Deus, me diz que NAO precisa trocar o cambio... a relaçao sim, mas nao o cambio...

Marcelo A. Marchiodi
29/12/2007, 11:54
muito obrigado pela foto! muito ilustrativa! mas qual eh o sistem ade lift que ele usou? IRS ou caixa de reduçao?

Você não olhou a galeria de fotos do cara né?

http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/151160.jpg

e na frente a velha solução da manga de eixo cortada e soldada mais embaixo:

http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/284697.jpg

Lendo algumas mensagens desse cara no fórum do The Samba, vi que ele usou um kit que troca as homocinéticas da Kombi (17° de ângulo máximo) pelas chamadas 930 CV do Porsche de 25° de ângulo máximo, sem falar que são maiores e mais fortes, no Brasil não temos essa 930 e pra comprar de fora é a dor de cabeça de sempre... mas ... quem não tem cão, caça com gato, a homocinética do Omega 4.1 é idêntica à 930 CV só sendo a largura 8 mm menor, o que acaba interferindo no ângulo de trabalho que ao invés dos 25° da 930 passa a ser de 22°. Mas creio que com um retrabalho na capa ela chegue nos 25°.

Marcelo A. Marchiodi
29/12/2007, 12:14
quando parece que a coisa engrenou, lah vem mais bomba! pra por a caixa de reduçao tem que trocar semi-eixo?!?! ateh ai tudo bem se realmente precisar trocar. mas pelo amor de Deus, me diz que NAO precisa trocar o cambio... a relaçao sim, mas nao o cambio...

Tá fazendo confusão, pra colocar a caixa de redução não precisa necessariamente trocar o câmbio e nem trocar relação (a redução que acontece nas engrenagens da caixa na ponta de eixo faz o mesmo papel de uma relação de diferencial mais reduzida, como existe nas Kombis Cliper por exemplo), compre somente as caixas e os semi eixos (tenho dúvida se é este mesmo o nome) ou melhor, toda esta parte preta na foto abaixo:
http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/236182.jpg

http://images.thesamba.com/vw/gallery/pix/361164.jpg

Tucaloco
27/10/2008, 16:16
Boa Tarde, pelo que vi vcs entendem do que estão falando. Queria saber se vcs poderiam me ajudar, vou comprar um fusca e queria transformar ele em um "baja" mas de inicio n em aparência digamos. Queria dicas de vcs a respeito de como eu deveria proceder oque devo fazer 1º, e quais problemas devo encontrar pelo caminho. Uma coisa importante é a altura eu queria algumas dicas de como levantar o carro, eu tinha em mente só em trocar os pneus pra dar uma levantada mas acho q n é o suficiente.Me desculpem pela minha ignorância por n entender muito a respeito.