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Ver Versão Completa : Motor Opala Batendo Pino



William_NATAL
28/08/2007, 12:22
Ola pessoal,
Já procurei em outros tópicos mas não encontrei nada que resolvesse o meu problema:

Tenho no Jeep, um motor GM 151, álcool, para melhorá-lo rebaixei o cabeçote focou com uma taxa de 13:1 , só que esta Batendo muuito Pino. O motor esta com a temperatura normal.
Ando somente com álcool(se pingar gasolina piora), já atrasei o ponto (qdo atraso muito o carro não anda), substitui as velas por mais frias (NGK BS8 acho..) bobina de gol mi, e cabos diretos, melhora, mas mesmo assim continua batendo pino.
CONCLUSÃO: De nada adintou, não posso acelerar muito que corro o risco de estragar o motor.
Qual a maior taxa de compressão que o motor 151,álcool suporta?

Algum dos “especialistas de plantão” tem alguma ideia ou sugestão para acabar com esta batida de pino?

Já me sugeriram:
-Colocar outra junta (conseqüentemente diminuir a taxa) é por aí?
-Substituir o cabeçote (voltando a ser original).
-Ignição mais forte?

O que fazer????

William

ramiro_eli
28/08/2007, 13:09
13:1 de taxa em um motor com cabeçote de ferro é muito.
Antes de abrir o motor novamente, tente travar ou diminuir o avanço do distribuidor.:concordo:

fontana
28/08/2007, 13:18
Ola pessoal,
Já procurei em outros tópicos mas não encontrei nada que resolvesse o meu problema:

Tenho no Jeep, um motor GM 151, álcool, para melhorá-lo rebaixei o cabeçote focou com uma taxa de 13:1 , só que esta Batendo muuito Pino. O motor esta com a temperatura normal.
Ando somente com álcool(se pingar gasolina piora), já atrasei o ponto (qdo atraso muito o carro não anda), substitui as velas por mais frias (NGK BS8 acho..) bobina de gol mi, e cabos diretos, melhora, mas mesmo assim continua batendo pino.
CONCLUSÃO: De nada adintou, não posso acelerar muito que corro o risco de estragar o motor.
Qual a maior taxa de compressão que o motor 151,álcool suporta?

Algum dos “especialistas de plantão” tem alguma ideia ou sugestão para acabar com esta batida de pino?

Já me sugeriram:
-Colocar outra junta (conseqüentemente diminuir a taxa) é por aí?
-Substituir o cabeçote (voltando a ser original).
-Ignição mais forte?

O que fazer????

William

espere até vc receber a Ignição CM Racing instale ela como manda o manual e vc vera que o teu motor vai parar de bater pino, vai render muito mais, mas deixe o ponto original......

só isso.....

to andando no meu OHC com meio de alcool e meio de gasolina agora no frio sem alterar nada no carburador, apenas com a Ignição CM.....

edwint
28/08/2007, 13:21
cuidado, pq as valvulas de admição e escapamento são "mortais" , ja tive dois motores 4cil, sucateados por elas.

elas perdem a cabeça de fdem tudo por baixo, pistao biela e camisa, cabeçote...

ja ouvi falar que tem quem faça a junta do cabeçote mais grossa.

fontana
28/08/2007, 13:24
cuidado, pq as valvulas de admição e escapamento são "mortais" , ja tive dois motores 4cil, sucateados por elas.

elas perdem a cabeça de fdem tudo por baixo, pistao biela e camisa, cabeçote...

ja ouvi falar que tem quem faça a junta do cabeçote mais grossa.

pra acontecer isso o motor tem que trabalhar com mistura muito pobre, muita taxa, carvão dentro do motor, isso tudo provocando super aquecimento na camara........

ja um motor corretamente alimentado pode ter a taxa que for que não quebra....

Sukys
28/08/2007, 13:56
pra acontecer isso o motor tem que trabalhar com mistura muito pobre, muita taxa, carvão dentro do motor, isso tudo provocando super aquecimento na camara...


espere até vc receber a Ignição XXX instale ela como manda o manual e vc vera que o teu motor vai parar de bater pino, vai render muito mais, mas deixe o ponto original..

Instalando ignição XXX (onde XXX é QUALQUER ignição tipo cdi) o que uma faísca mais energética fará para evitar detonação, se detonação é fenômeno complexo que tem a ver, entre outras coisas, com qualidade de combustível, relação ar/combustível, taxa de compressão, curva de ignição, temperatura na câmara e até grau térmico de vela de ignição?

Veja bem que não estou querendo entrar no mérito de uma marca em particular justamente pra não criar polêmica. Minha intenção é apenas entender o ASPECTO TÉCNICO da sua afirmação, de que faísca energética elimina detonação.

Sds,
Sukys

William_NATAL
29/08/2007, 09:33
Mais alguém se manifesta , fora os que ja comentaram,

Vamos la pessoal!!!!

E os Expert's de plantão???????

colaborem

William

fontana
29/08/2007, 09:41
Instalando ignição XXX (onde XXX é QUALQUER ignição tipo cdi) o que uma faísca mais energética fará para evitar detonação, se detonação é fenômeno complexo que tem a ver, entre outras coisas, com qualidade de combustível, relação ar/combustível, taxa de compressão, curva de ignição, temperatura na câmara e até grau térmico de vela de ignição?

Veja bem que não estou querendo entrar no mérito de uma marca em particular justamente pra não criar polêmica. Minha intenção é apenas entender o ASPECTO TÉCNICO da sua afirmação, de que faísca energética elimina detonação.

Sds,
Sukys

4) Essas ignições fortes furam os pistões... Esses boatos apareceram em 1973 quando a CM Racing lançou sua primeira ignição, e passados 27 anos, continuam os mesmos... O que fura pistão é batida de pino/detonação causada por mistura muito pobre, carvão gerado pela queima deficiente nas câmaras de combustão, ponto de ignição avançado, baixa octanagem do combustível, velas muito quentes, etc, mas nunca uma ignição altamente eficiente... Se você tirar o cabeçote de um motor que use a ignição CM Racing vai constatar que não existe nenhum carvão nesses motores, e se acabam com o carvão, seu motor dura mais e rende mais... Desmontados um motor VW AP-1800 aspirado, carburado a gasolina, com 120.000 quilômetros, e um motor GM 4,1 aspirado, carburado a gasolina, com 105.000 quilômetros, não havia nenhum resíduo de carvão, por menor que fosse... Desmontado um motor original VW AP-2.000 injetado multipoint a álcool, com 8.500 quilômetros, usando a ignição original, rasparam-se as placas de carvão com espátula...

edgar
29/08/2007, 10:05
Realmente não compreendo a ideia da ignição ajudar na batida de pino....se capto a ideia da batida de pino, seria uma pré-detonação por muita compressão/taxa. Pois a compressão em demasia insere no sistema mais energia e a detonação ocorre como num motor diesel.

Ou seja, detona antes da hora, talvez antes mesmo da faisca ocorrer, em especial num motor ja aquecido (funcionando ha algum tempo) empurrando o pistão para baixo antes mesmo de ele começar a descer.

Dai fico pensando: Se detona antes do tempo, antes mesmo da faisca (num caso extremo), do que adianta uma faisca de 20 cm, azul, etc...?

Quanto ao carvão... tem que analisar a gasolina/alcool adulterados, o oleo utilizado, o pé do motorista, o regime de uso, alguma falha mecanica, etc....

Ha, william, não sou expert, mas dei meu pitaco !

edgar
29/08/2007, 10:57
Já me sugeriram:
-Colocar outra junta (conseqüentemente diminuir a taxa) é por aí?
-Substituir o cabeçote (voltando a ser original).
-Ignição mais forte?

O que fazer????

Quanto a esta pergunta....fico na duvida, não sei a compressão maxima, mas colocar junta mais grossa não me parece uma boa (periga dar algum vazamento, não é uma junta original, etc...), ignição mais forte no meu entendimento não vai resolver, talvez só mascare o problema.
Eu iria numa retifica e me infomaria sobre taxas de compressão media, no meu ver o motor é uma balança, e comprimir demais em algum lugar vai dar bode (e deu). Dai eu colocaria um cabeçote novo.

Sukys
29/08/2007, 15:21
Essas ignições fortes furam os pistões...Esses boatos apareceram em 1973 quando a CM Racing lançou sua primeira ignição, e passados 27 anos, continuam os mesmos...

Nunca ouvi este boato, ninguém aqui comentou sobre isso, e não entendi o porque desta colocação.


O que fura pistão é batida de pino/detonação causada por mistura muito pobre, carvão gerado pela queima deficiente nas câmaras de combustão, ponto de ignição avançado, baixa octanagem do combustível, velas muito quentes, etc, mas nunca uma ignição altamente eficiente...

Até aí, choveu no molhado...


Se você tirar o cabeçote de um motor que use a ignição CM Racing vai constatar que não existe nenhum carvão nesses motores, e se acabam com o carvão, seu motor dura mais e rende mais...

Abrir o cabeçote de motor que use QUALQUER ignição e não encontrar depósitos de carvão não significa que a ignição é a responsável por isso.
Abra um motor, IDENTIFIQUE que existem depósitos, feche o motor do jeito que está, utilize o motor EXATAMENTE do mesmo jeito que sempre utilizou, com mesmo tipo de combustível, ponto, carburação, etc, e depois de algumas centenas de horas de funcionamento abra e observe o resultado.

Depósito de carvão tem a ver, principalmente, com qualidade de combustível, ausência de contaminação por óleo lubrificante e temperatura da câmara, e NENHUMA ignição evita ou diminui esta ocorrência, quanto muito mantém os eletrôdos da vela sem depósitos.


Desmontados um motor VW AP-1800 aspirado, carburado a gasolina, com 120.000 quilômetros, e um motor GM 4,1 aspirado, carburado a gasolina, com 105.000 quilômetros, não havia nenhum resíduo de carvão, por menor que fosse...

Tive um Chevette 74 absolutamente original, com 110.000 km desmontei o motor pra retifica e mal dava pra ver o comando de válvulas por causa de tanta borra, mas a câmara de combustão estava mais limpa que cara de bebê em propaganda de talco. Até aí, meu caro, isso não quer dizer que a bobina Bosch original foi a responsável por tamanha limpeza.


Desmontado um motor original VW AP-2.000 injetado multipoint a álcool, com 8.500 quilômetros, usando a ignição original, rasparam-se as placas de carvão com espátula...

Motor à álcool com míseros 8.500 km rodados e com depósito de carvão em quantidade pra ser raspado na espátula?
Pára com isso. Se quer vender o seu peixe, que o faça sem subestimar a inteligência dos participantes deste fórum.

Só pra lembrar, a questão do tópico tem a ver com motor recém montado, SEM DEPÓSITOS DE CARVÃO, e pra esta situação suas colocações não fazem o menor sentido.

No mais, sejamos objetivos, e ratifico o que já escrevi:

Não estou querendo entrar no mérito de uma marca em particular justamente pra não criar polêmica. Minha intenção é apenas entender o ASPECTO TÉCNICO da sua afirmação, de que faísca energética elimina detonação.

Afinal, elimina de que forma?

Sds,
Sukys

Sukys
29/08/2007, 16:27
Tenho no Jeep, um motor GM 151, álcool, para melhorá-lo rebaixei o cabeçote focou com uma taxa de 13:1 , só que esta Batendo muuito Pino.

13:1 é taxa respeitável até pra motor moderno, mas em todo o caso vamos ao que interessa, e de forma prática e não na base da teoria furada:

1° Tenha CERTEZA de que o barulho que se ouve realmente é detonação. Detonação NORMALMENTE ocorre com motor sob carga, principalmente em processo de aceleração. Vai que numa dessas o barulho é de saia de pistão ou qualquer outra pisada de bola na montagem do motor.

2° Tenha CERTEZA de que a taxa realmente é a indicada.
Pelo que eu lembro, este motor original à álcool tem taxa de 12:1 e um ponto a mais TALVEZ não deva fazer tanta diferença.
É comum encontrar motores antigos que sofreram algumas retíficas de cabeçote pra corrigir empeno. Tira um décimo agora, outro décimo daqui há alguns anos, e lá pelas tantas vai parar na mão de oficina que resolve aumentar a taxa, e sem verificar as cotas originais está feito o estrago.

3° Tenha CERTEZA de que a mistura ar/combustivel esteja adequada. Preferencialmente rica (sem exagero) de média pra alta rotação. Mecânico experiente consegue saber disso analisando o visual da vela de ignição, mas isto também pode ser checado em analisador de gases ou até mesmo com instalação de sonda lambda no escape.

4° Tenha CERTEZA de que o distribuidor está com o avanço centrífugo funcional e com ponto estático adequado. A funcionalidade pode ser checada com lâmpada de ponto e com motor EM TODO REGIME DE GIRO, não só em marcha lenta.
Vale lembrar que álcool requer curva mais acentuada, justamente o que aumenta a probabilidade de detonação.

Sem ter CERTEZA sobre estes quatro itens, exatamente nesta ordem, qualquer outro comentário se transforma em chute.

Sds,
Sukys

Marcos ET
29/08/2007, 16:31
PessoALL, vamos ao campo da teoria:

Nao sei se existe pistão "menos cabeçudo", mas se existir, pode ser uma saída...
Da mesma forma, procurar algum tipo de aditivo para aumentar ainda mais as octanas do álcool... (tbem nao sei se isso existe) pode ajudar...
Aumetar a capacidade de refrigeração do motor pode dar uma "maozinha" (bem pequena) no problema, mas teoricamente, nao deve resolver....
Trocar o cabeçote certamente vai acabar com o problema...

Quanto ao uso de duas juntas... acho que o esmagamento das duas entre cabeçote e bloco nao deve ser lá estas coisas, e como a compressao já está mais alta, nao creio que a vedação entre as duas juntas será muito eficiente (alguem me corrija se eu estiver errado)

SE nada disso funcionar, entao rebaixa ainda mais o cabeçote, forja umas bielas legais e instala uma bomba injetora pra rodar com DIESEL! vai virar o "famoso misto quente".......

MAS, se for pra avacalhar dvez, instala um Gás nele que fica tudo bem!

Falow!

William_NATAL
30/08/2007, 09:40
Vamos por partes:
DE IGINÇÃO EU NÃO ENTENDO NADA.

13:1 é taxa respeitável até pra motor moderno, mas em todo o caso vamos ao que interessa, e de forma prática e não na base da teoria furada:

1° Tenha CERTEZA de que o barulho que se ouve realmente é detonação. Detonação NORMALMENTE ocorre com motor sob carga, principalmente em processo de aceleração. Vai que numa dessas o barulho é de saia de pistão ou qualquer outra pisada de bola na montagem do motor.

- com certeza é detonação

2° Tenha CERTEZA de que a taxa realmente é a indicada.
Pelo que eu lembro, este motor original à álcool tem taxa de 12:1 e um ponto a mais TALVEZ não deva fazer tanta diferença.
É comum encontrar motores antigos que sofreram algumas retíficas de cabeçote pra corrigir empeno. Tira um décimo agora, outro décimo daqui há alguns anos, e lá pelas tantas vai parar na mão de oficina que resolve aumentar a taxa, e sem verificar as cotas originais está feito o estrago.

- Acho que foi o caso, esta com uma “baita” taxa um pouco acima de 13 acho q: 13,5:1

3° Tenha CERTEZA de que a mistura ar/combustivel esteja adequada. Preferencialmente rica (sem exagero) de média pra alta rotação. Mecânico experiente consegue saber disso analisando o visual da vela de ignição, mas isto também pode ser checado em analisador de gases ou até mesmo com instalação de sonda lambda no escape.

-Já tentei diversas configurações de giclagens p/ o H34, sempre aumentando, aumentei o venturi e a giclagem hoje esta com (1 º estagio 185 e o 2 º estagio 210).
Quando diminuo a giclagem ele da “falta”.

4° Tenha CERTEZA de que o distribuidor está com o avanço centrífugo funcional e com ponto estático adequado. A funcionalidade pode ser checada com lâmpada de ponto e com motor EM TODO REGIME DE GIRO, não só em marcha lenta.
Vale lembrar que álcool requer curva mais acentuada, justamente o que aumenta a probabilidade de detonação.

- Para parar com a detonação tive que “atrasar um pouco o ponto” resultado o carro não desenvolve e fica “super amarrado”.

- Estou pensando em substituir por dois carburadores h40, para melhorar a mistura “ar/combustível” ,resolveria?

- E sobre substituir por “duas “ juntas ou ainda ,tentar conseguir ou mandar fazer uma junta “metálica” com maior espessura?

Abraços,

William

ramiro_eli
30/08/2007, 09:54
2° Tenha CERTEZA de que a taxa realmente é a indicada.
Pelo que eu lembro, este motor original à álcool tem taxa de 12:1 e um ponto a mais

Sds,
Sukys


Sukys,

Este motor não tinha 12:1 de taxa. Tb não me lembro exatamente qual era, mas era inferior a 10:1, se não me engano era de 9,7:1

JP CJ-5
30/08/2007, 12:01
Sukys,

Este motor não tinha 12:1 de taxa. Tb não me lembro exatamente qual era, mas era inferior a 10:1, se não me engano era de 9,7:1

Ramiro, tava dando uma olhada no fórum do clube amigos do opala, e a info que consta é que o GM151 àlcool, tinha originalmente taxa de 10,5:1.
E, ao rebaixar o cabeçote em aprox. 1,5 essa taxa saltaria para 13:1.


[ ]'s :concordo:

edwint
30/08/2007, 13:48
1° Tenha CERTEZA de que o barulho que se ouve realmente é detonação. Detonação NORMALMENTE ocorre com motor sob carga, principalmente em processo de aceleração. Vai que numa dessas o barulho é de saia de pistão ou qualquer outra pisada de bola na montagem do motor.

2Sds,
Sukys[/QUOTE]

Concordo, inclusivel pode ser tambem o pino da biela, folgada no pistão.

pergunto: Pistão montado c/ seta virada p/ lado oposto, tambem faz esse batida? sei que o ap se montado errado faz.

Sukys
30/08/2007, 16:52
JP CJ-5 e Ramiro,

Só tenho a documentação dos motores GM mais antigos (não constam versões à álcool) e de cabeça lembrava de alguma coisa na faixa dos 12, e numa rápida procurada pela web encontrei os valores de 10,5 e 11, que realmente deve estar mais próximo da realidade, inclusive pela concepção do motor.


pergunto: Pistão montado c/ seta virada p/ lado oposto, tambem faz esse batida? sei que o ap se montado errado faz.

Edwint, o efeito disso eu conheço pelo nome de "batida de saia", e levantei a lebre no texto anterior.
Pistão com diâmetro inadequado também faz o mesmo efeito, e o pior é que dependendo da viscosidade do óleo o barulho só dá o ar da graça em rotação elevada, e quem não é escolado no assunto fica com a impressão de que o motor está detonando.
Na verdade está detonando, mas não por causa da detonação da mistura e sim pela burrada na montagem. :-)

Sds,
Sukys

Sukys
30/08/2007, 17:30
- com certeza é detonação

Com motor sem carga, em carga moderada ou acentuada?
Motor frio, quente ou em qualquer temperatura?
Em qualquer cilindro ou mais no 1 e 4?
Sem refinar a análise, a solução continua na base do chute.


- Acho que foi o caso, esta com uma “baita” taxa um pouco acima de 13 acho q: 13,5:1

A palavra "acho" é um problema em qualquer análise.
Ou se tem certeza ou correrá o risco de somente atacar o efeito e não a causa.
Se o motor ORIGINAL de fábrica, com tudo nos trinques, tem algo em torno de 10, 13 já é pra coçar a cabeça, e mais do que isso já é pra ficar com dois pés atrás.


-Já tentei diversas configurações de giclagens p/ o H34, sempre aumentando, aumentei o venturi e a giclagem hoje esta com (1 º estagio 185 e o 2 º estagio 210).
Quando diminuo a giclagem ele da “falta”.

Você pode trocar giclês até o final dos tempos e não chegar à conclusão nenhuma sobre detonação, mesmo porque, vai que o problema está no carburador.
Mais uma vez, tem que existir CERTEZA sobre a qualidade da mistura, e na falta de instrumentação, a coloração da vela já é mais do que o suficiente pra alertar sobre isso. No álcool é mais chato de identificar do que na gasolina, mas caboclo experiente tira isso de letra.


- Para parar com a detonação tive que “atrasar um pouco o ponto” resultado o carro não desenvolve e fica “super amarrado”.

Você está mexendo no ponto estático, alterando a posição do corpo do distribuidor. Você tem que ter CERTEZA sobre o ponto dinâmico, que é feito pelo avanço centrífugo e que pode ser checado com lâmpada de ponto.
Outra coisa, verifique também o avanço à vácuo e, caso o distribuidor seja com sensor por relutância magnética (também conhecido por impulsor ou aranha) se os fios não estão ligados invertidos.


- Estou pensando em substituir por dois carburadores h40, para melhorar a mistura “ar/combustível” ,resolveria?

E numa dessas descobre que não é problema de mistura...


- E sobre substituir por “duas “ juntas ou ainda ,tentar conseguir ou mandar fazer uma junta “metálica” com maior espessura?

E numa dessas descobre que não é problema de taxa...

Ou você indentifica a origem do problema, na base da observação e até sem desmontar nada, ou então correrá o risco de perder muito mais tempo e até dinheiro. Agora, se não tem ninguém com experiência pra identificar o problema, não resta saida a não ser partir pra tentativa e erro. Vai que acerta de prima.

Sds,
Sukys

Marcos ET
30/08/2007, 17:58
"ACHO" que seria melhor trocar este motor por um AP 2.0......... rsrsrsrs

[]'s tentando incendiar um pouco a conversa, já que nao tenho nada melhor pra falar aqui.....

Guilherme Kyrillos
10/11/2007, 00:58
Mais alguém se manifesta , fora os que ja comentaram,

Vamos la pessoal!!!!

E os Expert's de plantão???????

colaborem

William
William, saudações.
Companheiro passei por momentos iguais ao seu, e só resolvi o problema quando troquei o comando de válvulas. Simplesmente parou de bater pino, pré-ignição, e outros bichos mais.
Coloquei o comando do motor a gazolina, mesmo tendo o motor preparado para queimar alcool, instalei um 3E e pronto, tá bem legal.
Só acho que tá bebendo muito, 3,5 km/L de alcool.
[]s

tstapazzoli
12/01/2008, 17:43
Tenho um CJ3A com GM250 batendo saia, segundo o mecânico!
O carburador é 3E, o motor não desenvolve , falha numa arrancada mais forte, e consome um absurdo, fazendo 2 km/ litro de alcool.

Traduzindo o barulho do motor, em marcha lenta parece uma saveiro diesel...

Lendo outros tópicos, tava pensando em trocar o carburador pelo solex H34 para resolver o problema da arrancada :dance: e colocar um dimensionado para não ouvir mais esse barulho:dance:!

Lendo esse tópico, fiquei na dúvida:pensativo:

Um abraço.