Ver Versão Completa : Só para quem tem Willys com AP 1.8, 2.0
PROPRIETÁRIOS DE WILLYS QUE POSSUEM "O MOTOR" SOB OS SEUS CAPÔS: APRESENTEM-SE!
Solicito ainda para que, se possível, incluam fotos das suas respectivas viaturas.
Escrevam ainda sobre as impressões que cada um tem ao dirigir um Willys propulsado por um Ap 1.8, ou um 2.0 ingetado ou carburado.
Bem como também como ficou o CONSUMO de COMBUSTIVEL, força, relação de marchas e cambio, velocidade....
Comandos de valvulas, acertos em modulo de ingeção, regulagem de pressão da bomba de combustivel, volante mais leve ou mais pesado...
Os pros e contras desta adaptação.
Claudio Bernucci
27/08/2007, 12:03
Bom dia, Edwint!
No meu CJ5 tenho um AP 1.8 à álcool turbo alimentado (carburador). O bicho ficou um canhão, antes eu tinha um 6c original. Ando com o câmbio 4 marchas do Jeep mesmo, com capa seca Deep Tech, nunca tive problemas. Ele tem bastante torque, diferente do que o pessoal fala por aí. Coloquei bomba de combustível do Monza pra “empurrar” melhor. O consumo ainda está alto, média de 6 km/litro, se tivesse um Clarck tenho certeza que melhoraria essa marca. Se o jipão tivesse “estrutura” chegaria sem dúvida nos 160 km de máxima (falei besteira?! :mrgreen:). Se pudesse Edwint, eu o deixaria injetado, pois tenho problemas com o carbura em subidas: acerto da bóia e da cuba, vou acabar tendo que instalar um manômetro. Olha cara, com meu conhecimento limitadíssimo eu aconselho a colocação desse motor, é claro que esse tópico vai gerar fervorosas discussões das correntes GM Opala x AP, mas... eu gostei muito do resultado, o motor é leve e pequeno e tem boa potência, dependendo do uso que você fizer...
Estou à disposição, não postei as fotos pois o Jeep não está aqui, mas assim que possível, postarei.
Um abraço!!
cmte_carvalho
27/08/2007, 12:04
Esse tópico me lembrou a personagem Filomena, do programa "A Praça é Nossa":
"Ah coitado"!
Jimmy Offroad
27/08/2007, 12:17
Eu tenho um CJ-5 com 2.0 com injeção original com câmbio de chevette 5m, antes tinha um ohc com com câmbio original que bebeu duas vezes água e pediu aposentadoria.
O motor e o câmbio casaram muito bem com CJ-5. Ficou o bixo nas erosões e subidas.
Como a quinta é longa a velocidade final é alta, a 80km/h o motor está por volta dos RPM 2800. Só que perde um pouco de velocidade nas subidas, mas é so reduzir para 4a. que fica sussa.
Quanto ao consumo melhorou bastante mas não dá para ter um média exata, mas acredito que esteja por volta de 7 a 8 km/l na cidade.
Estou muito contente com resultado e recomendo a utilização para aqueles que gostam de pisar um pouco, para aqueles que gostam de passar pelos "probremas" na marcha lenta o melhor é o 6 canecos. Lembrem-se gosto é gosto.
[]´s Jimmy
Claudio Bernucci
27/08/2007, 12:21
Esse tópico me lembrou a personagem Filomena, do programa "A Praça é Nossa":
"Ah coitado"!
Sou obrigado à discordar do amigo Carvalho. Embora seja novato e tenha pouquíssima experiência em mecânica, eu falo das impressões que o AP me passa no uso asfalto/trilha. De fato o AP tem menos torque que os GM em baixas rotações mas suas qualidades compensam sem dúvida esse pequeno defeito. Estou mesmo muito satisfeito, e só trocaria por um GM se fosse pelo 4.1, por que se ficar nos 4 cilindros o AP ainda é melhor!
cmte_carvalho
27/08/2007, 12:30
Claudio, meu post anterior se refere à forma irônica que o Edwint fez uso para criar este tópico: fazendo praticamente uma "xerox autenticada" do tópico que criei para usuários de motores GM.
Como o Jimmy disse: "gosto é gosto". E eu adoro o 4.1 carburado da GM (tanto em baixas como em altas rotações)!
Até!
opa!!!
tenho um cj3b com AP 2.0 a álcool, câmbio 4 marchas da F-75 e relação 44x9
tenho usado essa viatura basicamente em trilhas e algumas viagens (de até 400 km)
consumo médio de 5,5 km/l
agora estou reformando um cj5 que vai ter AP 1.8 a álcool, câmbio 4 marchas clark e relação 43x8
pretendo deixar o cj3b pras trilhas e o cj5 bem coxinha pra rolezinho com pretinho nos pneus :mrgreen:
[ ]´s apezados
Claudio Bernucci
27/08/2007, 12:39
Oi, Cmte! Desculpe o mal entendido, espero não ter sido áspero, no final das contas todos ganhamos com essas discussõezinhas, afinal aprendemos mais à respeito das adaptações, principalmente quem não tem muita experiência como eu!
[]s!!!
cmte_carvalho
27/08/2007, 12:53
Sem problemas companheiro, pois assim como você eu faço parte da maioria que está aqui mesmo é para aprender cada vez mais!
Até!
olha eu num tenho AP nào ams meu amigo tem um motor 1,8 Totalflex da saveiro
o carro não deixa a desejar em hipotese alguma...
oque faz a força é a relação e o câmbio, claro que o motor ajuda, mas o motor AP guenta bem, eu só acho que ele é meio delicado com sujeira coisa que o 6 caneco guenta até ficar uns anos mergulhado na sujeira
akio nishikawa
27/08/2007, 13:16
Nao entendi o porque da sua citaçao... Ah coitado... forma ironica?Algum problema em citar ou copiar frazes? Acho que o objetivo do EDWINT era apenas de adquir novos conhecimentos e passar pra alguem que ainda estivesse na duvida de alguma adaptaçao, que alias, creio ser o objetivo deste forum.
cmte_carvalho
27/08/2007, 13:47
Problema algum. Eu nem mesmo fui em cartório registrar. Ahhahahhahahahah...
E eu discordo da sua opinião quanto ao objetivo do Edwint. Algum problema?
É cada uma...
Não dá para botar em comparação o Gm 6 bocas e o AP, Os dois tem concepções muito diferentes. Agora, o motor Ap é uma excelente opção. Econômico para adquirir e para manter. Opção de carburado ou injetado, com kits de adaptação e muita variedade de preparação barata. Consumo bem razoável, e essa estória de torque é balela. Como todo motor mais moderno que trabalha em giros mais altos o torque em baixa não vai ser igual o de motores de baixa rotação. Mas a curva de torque do AP é muito boa, é só olhar as revistas de carros em comparações de retomada que fica claro. E se for bem casado com relação e câmbio então, fica excelente. Agora, jipe é paixão. Nego que sempre sonhou com o ronco do opalão, ou se acostumou com a força bruta do Hurricane, pode não se adaptar a mudanças desse tipo. Sem problemas, têm para todo mundo. MHO. Abrs.
ariel kleinubing
27/08/2007, 15:54
Tem gosto pra tudo e deve ser respeitado, eu não trocaria o AP que tenho no jeep por outro, pois casa o baixo peso do CJ2A com motor também de baixo peso, o que, sendo bem tocado, dá um resultado impressionante.
Agora, se for fazer uma F ou uma Rural, o que é o meu próximo projeto, colocaria sem dúvida um seis boca ou melhor ainda um V oitão.
Claudio Bernucci
27/08/2007, 17:18
Pessoal, abaixo fotos da adaptação:concordo::
Problema algum. Eu nem mesmo fui em cartório registrar. Ahhahahhahahahah...
E eu discordo da sua opinião quanto ao objetivo do Edwint. Algum problema?
É cada uma...
kakaka...carma aeee turma, afinal nois tudo é irmão!!!!
o meu intuito é saber o que os jepeiros com ap, estao sentindo com este motor, como vc pode reparar, tambem uso o ap, e estou super satisteito com o motor, se alguem fez alguma alteração p/ melhora-lo ainda mais...afinal o Ap é um motor muitíssimo usado nos veículos brasileiros e ainda em produção, existe portanto uma infinidade de receitas, melhorias, alterações, que por final o torna muito barato. Como vc pode ler tem até um que ja turbinou o bichinho e olha que ele aguenta com louvor.
ja estava pensando em colocar um tópico parecido antes, e o seu veio a calhar!!!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
CURTO muito o motor do Opala SEIS canecos... 6 cilindros e este seria o unico que eu colocaria em meu jeep alem do AP. Ja tive uns mals pedaços com o 4cil... puts e como....
opa!!!
tenho um cj3b com AP 2.0 a álcool, câmbio 4 marchas da F-75 e relação 44x9
tenho usado essa viatura basicamente em trilhas e algumas viagens (de até 400 km)
consumo médio de 5,5 km/l
agora estou reformando um cj5 que vai ter AP 1.8 a álcool, câmbio 4 marchas clark e relação 43x8
pretendo deixar o cj3b pras trilhas e o cj5 bem coxinha pra rolezinho com pretinho nos pneus :mrgreen:
[ ]´s apezados
Nao seria interessante vc colocar um a gasolina? DICA: coloque a embreagem da kombi moderna, ela tem maior diametro e dura muito mais ainda....
kakaka...carma aeee turma, afinal nois tudo é irmão!!!!
Aê,
Falou pouco, mas falou bonito! :concordo:
[]´s
Aurélio
Mazaropi-RJ
28/08/2007, 11:17
Prezado Claudio e amigos. Comprei um AP injetado no desmanche de um amigo meu, nota fiscal, baixa Detran etc... Comprei tb a coluna ajustavel ( Completa ) do Polo. Pergunta : Ao fazer a instalação de toda a parafernalha eletrônica, a utilização ou não do canhão de ignição da "Viatura doadora " faz alguma diferença ? ( O Motor foi retirado de um Santana ). estou apenas a liberação pelo pintor para instalar o equipamento. Abçs a tds.
Elmer_Jeep
28/08/2007, 11:35
Pessoal, o assunto aqui é sobre AP nos CJ's.
Quem quiser falar sobre os GM em CJ's é só procurar que ja tem tópico.
Também tem tópicos com opiniões sobre VW x GM x Ford.
Vamos evitar discussões fúteis e brincadeiras mal interpretadas. Faz bem pro Fórum e pros foristas.
[]'s
Claudio Bernucci
28/08/2007, 11:59
Fala, Mazaropi! Quando vc disse canhão de ignição vc quis dizer ignição eletrônica? Se for a ignição eletrônica a que vc se refere, sim faz toda a diferença e deve ser instalada. Coloquei no meu CJ a ignição do Gol GIII, anteriormente tentei a do Gol Bola (Bosch "quadradona") e não ficou legal!
Espero ter sanado sua dúvida! Abraços!!
Mazaropi-RJ
28/08/2007, 12:23
Olá Claudio, valeu pelo interesse... Eu falava do canhão da chave de ignição. Já que o motor é Injetado. Gostaria de saber se aquela fiarada que sai da parte da ignição ( Chave, etc...) vai fazer falta no conjunto da montagem ou pode ser reconstituida pelo eletricista.
Abçs.
Claudio Bernucci
28/08/2007, 12:28
Putz, Mazaropi. Agora vc me pegou! Realmente não sei te responder, o meu AP é Flex, mas tá carburado. Não entendo bulhufas de elétrica e eletrônica. Não vou poder te ajudar. Desculpa aí. Abraços!
Mazaropi-RJ
28/08/2007, 12:33
Valeu, Claudio... É que não vi aqui no fórum ninguém recomendando expressamente esse cuidado então dever ser possivel a adaptação sem o canhão de chaves original da propria viatura doadora. Optei por instalar a coluna do Polo e gostaria de manter o mesmo canhão e chaves da coluna. Numa dessas, alguem que ja fez tal adaptação dá uma dica. Abç.
edwint
eu uso álcool pq todos (sem exceção) os jipeiros daqui tb usam
e na trilha isso facilita bastante
além do que, o álcool aqui custa R$1,09 e a gasolina beeem mais
já me comentaram sobre a embreagem da kombi
qdo a minha abrir o bico, vou partir pra essa então
valew
[ ]´s
Pessoal, abaixo fotos da adaptação:concordo::
Boa tarde Claudio,
Qual é esse coxim que vc adaptou? ficou muito bom, vc ja teve algum problema de quebra desses coxins?
Não deu p/ reparar nas fotos, vc colocou aquele suporte dianteiro? se sim, por favor coloque uma foto dele p/ gente.
Claudio Bernucci
28/08/2007, 14:51
Oi, Edwint! Esse coxim é o do Opala 4 c, nunca tive problemas, estou com eles há uns 2 anos. Com relação ao suporte dianteiro, desculpe, eu não entendi ao que vc está se referindo. O Jeep não está aqui, amanhã posto as fotos, ok?!
p.peleje
28/08/2007, 15:50
Valeu, Claudio... É que não vi aqui no fórum ninguém recomendando expressamente esse cuidado então dever ser possivel a adaptação sem o canhão de chaves original da propria viatura doadora. Optei por instalar a coluna do Polo e gostaria de manter o mesmo canhão e chaves da coluna. Numa dessas, alguem que ja fez tal adaptação dá uma dica. Abç.
Eu não entendi exatamente o que vc está falando.
Se você está se referindo a antena do COD da chave (aquela peça redonda que fica em volta do miolo da chave), vc deve usar a que veio no próprio chicote e inclusive deve usar a própria chave que era do veículo, pois só assim o módulo faz a leitura e libera todo o sistema do motor. Se tiver problema com a codificação chame um chaveiro especializado que ele altera o código. Vc não precisa usar o chicote como veio, ou seja o original do AP, fica até melhor vc refazer todo o chicote para o tamanho e esquema exato do seu CJ.
boa sorte
Lucas Nassif
28/08/2007, 19:45
Isso aí Doutor Elmer....poe moral nessa turma!!!! HAHAAHAH...
Zueira aí colegass.......
Jimmy Offroad
29/08/2007, 01:59
No CJ uso coluna de direção da Ipanema com a chave do monza e está sem código. Ta funcionando bem. O módulo foi descodificado.
[]´s Jimmy
Mazaropi-RJ
29/08/2007, 11:33
Vlw, Peleje... Era bem dessa info que eu precisava. Espero estar rodando com ele no inicio de outubro... Abç.
peleje
só faltava vc neste tópico :concordo:
Prezado Claudio e amigos. Comprei um AP injetado no desmanche de um amigo meu, nota fiscal, baixa Detran etc... Comprei tb a coluna ajustavel ( Completa ) do Polo. Pergunta : Ao fazer a instalação de toda a parafernalha eletrônica, a utilização ou não do canhão de ignição da "Viatura doadora " faz alguma diferença ? ( O Motor foi retirado de um Santana ). estou apenas a liberação pelo pintor para instalar o equipamento. Abçs a tds.
mazaropi, eu coloquei a ingeção monoponto (bico unico) por ser bem simples e facil de montar, o chicote é curtinho, e vc precisará do modulo de ingeção, modulo de ignição, sensor de parada e temperatura. bem facil e pratico de montar.
Thiago Rodeghel
29/08/2007, 14:06
O meu...meio sujo...
http://img254.imageshack.us/img254/1649/dsc01996zf8.jpg
http://img510.imageshack.us/img510/5222/dsc01980dz0.jpg
[s]
Doutor Gory
29/08/2007, 22:10
Acabou de sair do forno !!!
Acabou de sair do forno !!!
Gory
Tem fotos mais detalhadas do suporte do motor, suporte do radiador, parte de baixo, etc..???
[]´s
p.peleje
30/08/2007, 09:53
No CJ uso coluna de direção da Ipanema com a chave do monza e está sem código. Ta funcionando bem. O módulo foi descodificado.
[]´s Jimmy
O meu tb era com COD, e agora está sem. O COD estava bloqueando o motor.
[]s
Peleje
p.peleje
30/08/2007, 09:56
peleje
só faltava vc neste tópico :concordo:
Valeu Mestre Proença, só passei mesmo para ajudar nas dúvidas dos colegas.
[]s
Peleje
BoscoAlves
30/08/2007, 10:29
Tô chegando agora....mas quem quiser ver as fotos de um autentico CJ-3A 51 com motor AP é so ler a revista 4x4@cia edição 170/setembro reportagem Jeep do Leitor....uma verdadeira "FORTALEZA" , estiloso por fora e "nervoso" por dentro....Um abraço do cearence JB
Doutor Gory
30/08/2007, 11:27
Fugger
Em mãos eu não tenho, vou providenciar pra você assim que melhorar o tempo aqui em Floripa !!!!
[]´s
Thiago Rodeghel
30/08/2007, 13:58
Tô chegando agora....mas quem quiser ver as fotos de um autentico CJ-3A 51 com motor AP é so ler a revista 4x4@cia edição 170/setembro reportagem Jeep do Leitor....uma verdadeira "FORTALEZA" , estiloso por fora e "nervoso" por dentro....Um abraço do cearence JB
Afff achei que nem existia mais a 4x4&rally...
Eta revista fraca, já teve dias melhores...
[s]Lendo JP Magazine..:mrgreen:
Vinicius Bucco Rossot
02/09/2007, 20:18
Pessoal,
Estou com o motor no meu jeep desde dez/03.
A configuração do jeep:
AP2000 + Clarck 260F + T-case willys rolamentada + Dif 9x44 + Pneus Dynatork 31' + Guincho mecânico Ekron;
Motor:
Alcool , carbura 2E; dimensionado 4x1; escape de 2,5'; taxado; comando original;
Consumo: Cidade com pé leve 5,0 km/l, trilha com pé pesado: 3-3,5 km/l;
A configuração ficou muito boa no jeep, 1ª reduzida na trilha é de vez em quando somente... Na cidade anda bem devido a 1ª da clarck ser 1:4,22. E outra, a frente do jeep fica bem leve...digo isso porque já tive um motor willys 3000 do Itamaraty.
O bom mesmo é a manutenção e confiança que vc tem no motor. O motor foi retificado completo em out/05 e até agora tá tinindo. Sempre faço trilhas pesadas e todos os raids que temos aqui em Ctba, sabe quando vc pode acelerar sem dó mesmo, é muito bom isso! E como todos sabem, o motorzinho de dentista só acorda mesmo é acima de 3000 rpm.
Outro dia precisei trocar a embreagem: Plato Luk original do gol GTS - R$ 90,00;
Trocar a malha do disco que é especial devido à clarck: R$ 60,00;
Rolamento: R$ 40,00;
O que eu melhoraria:
1- Injeção eletrônica MI;
2- Se tivesse grana mesmo: Fuel tech + turbo;
E só trocaria por mecanica a diesel MWM 2.8 ou Internacional 3.0, mas aí tem quer ter $$$$$;
Fotos:
1 e 2: Vista do motor no cofre;
3: Radiador de Toyota Band e ventoinha do A/C Omega;
4: Adaptação do marcador de temperatura de mercúrio do caminhão MB, na flange de entrada de água no cabeçote;
5: Vista do marcador de temperatura e do Conta Giros 100mm Cronomac;
Abraço,
Vinicius
Vinicius Bucco Rossot
02/09/2007, 20:29
Fotos da viatura para constar.
Vinicius
Thiago Rodeghel
02/09/2007, 21:27
O bom mesmo é a manutenção e confiança que vc tem no motor.
Outro dia precisei trocar a embreagem: Plato Luk original do gol GTS - R$ 90,00;
Trocar a malha do disco que é especial devido à clarck: R$ 60,00;
Rolamento: R$ 40,00;
E só trocaria por mecanica a diesel MWM 2.8 ou Internacional 3.0, mas aí tem quer ter $$$$$;
Vinicius
X2:concordo::concordo::concordo:
Manutenção simples e barata... E tem peça original ainda8)
Paguei 80,00 no platô Luk original do Santana 2.0.
Já fiz umas viagens doidas com o meu, nunca deu trabalho. Rodou muito em dia-a-dia tbm.
[s]
Thiago Rodeghel
02/09/2007, 21:54
Mais um, de um amigo de SCS. Que ajudei a montar um pouco. AP2.0+clark5m da F1000 e kits deep tec
Claudio Bernucci
03/09/2007, 18:38
Boa noite, pessoal!
Desculpem os erros de acentuaçao, estou com problemas no teclado.
Thiagao, sei que vc foi um dos precursores do AP no Jeep, pelo menos aqui no Forum. Sei tambem que seu jipola e canhao. Portanto peço sua ajuda. Tenho um AP 1.8 Flex, porem carburado e turboalimentado. Nao estou conseguindo acertar o carburador 2E. Na reta ele fica show, porem na subida da excesso. Ai eu baixo no dosador e ele da falta na reta e nao chega nem a abrir o segundo estagio. Ja estou ficando desanimado. Tem alguma sugestao, eu sei que o melhor e a injeçao eletronica, mas agora nao vai dar.
Abços Desregulados e desacentuados!!!
Helio Gomes Lentz Junior
03/09/2007, 22:06
Minha viatura ficou pronta e configuração é a seguinte:
AP 2.0 (2004) pistões 0.50mm carburado gasolina
Comando 49H
Carburador solex 3E
Caixa da Ranger 2.5 - 5 marchas
T-case original Willys + pino chorão roletado+rolamento na saída da tomada de força.
Relação de diferenciais 43/8 (vai ficar mais canhão com as 53/9)
Pneus 32"x11.5x15 rodas de 8"
Ficou ótimo em todas as situações no dia a dia e na trilha, e tem situações que os willys com motores maiores e mais pesados com mais torque e força aceleram pouco, porém afundam rápidamente e enroscam.
Nada contra os outros motores, porém se eu fosse construir outro escolheria o AP 2.0 sem sombra de dúvidas por todos os aspectos.
Sds aos que preferem os AP's ou não; o importante é ser feliz com o que se tem.
Thiago Rodeghel
05/09/2007, 01:41
Boa noite, pessoal!
Thiagao, sei que vc foi um dos precursores do AP no Jeep, pelo menos aqui no Forum. Sei tambem que seu jipola e canhao. Portanto peço sua ajuda. Tenho um AP 1.8 Flex, porem carburado e turboalimentado. Nao estou conseguindo acertar o carburador 2E. Na reta ele fica show, porem na subida da excesso. Ai eu baixo no dosador e ele da falta na reta e nao chega nem a abrir o segundo estagio. Ja estou ficando desanimado. Tem alguma sugestao, eu sei que o melhor e a injeçao eletronica, mas agora nao vai dar.
:mrgreen: Grande Claudio... menos nem tanto, tem muita gente aí com AP, eu não fui o primeiro... :lol:
Cara, se vc descobrir, como resolver o problema do carburador em inclinações, hehehe, vc vai ter muitos clientes:dance::dance::dance:. É complicado por causa de bóia, cuba, glicagem... Infelizmente não tem como, o que dá pra fazer, sem gastar muito, mesmo assim já teria que colocar bicos de injeção.
É manter o carburador, e colocar bico suplementar, aproveitando a deixa que seu motor é turbo e alcool. Um módulo HIS Turbo, ou o Fuel Tech. Dá pra montar com 1 bico monoponto do Monza Alcool, ou colocar 4 bicos, suplementar. Não gasta tanto assim, como se fosse montar a injeção completa, mas seria uma maneira. Mas ainda corre o risco de não ficar 100%... já que os bicos apenas são suplementares, abrem conforme a pressão e rotação do motor, por ela vc dosa o qto os bicos irão injetar.
Ou então é esperar e colocar a injeção completa... Eu só conheço essa forma...
[s]
Claudio Bernucci
05/09/2007, 13:26
Valeu, Thiago! Mas pra ficar quaaase 100 % eu prefiro colocar a I.E. completa, melhor ne, cara! Vou ver se acho modulo e chicote com preço bacana. Um abraço!
Thiago Rodeghel
05/09/2007, 13:57
Valeu, Thiago! Mas pra ficar quaaase 100 % eu prefiro colocar a I.E. completa, melhor ne, cara! Vou ver se acho modulo e chicote com preço bacana. Um abraço!
Ou então pode colocar um Fueltech RacePro, tbm fica muito bom, e tem possibilidade de regular o motor, tanto para aspirado ou turbo.
[s]
Claudio Bernucci
05/09/2007, 17:25
Tiago, meu irmao arrumou 4 bicos trabalhados, coletor, corpo de borboleta, sensor Map, flauta + bico, sensor borboleta e Modulo Digipulse Full. Nao sou bom entendedor, mas pelo que ele me descreveu esse ¨¨material¨¨ vai fazer o jeepao subir ate parede. Procede ou nao
Abraços!!
Thiago Rodeghel
06/09/2007, 13:26
Os bicos retrabalhados, vão ser uma boa pedida para seu turbo.
O digipulse full não conheço ele, mas o restante é mais ou menos isso que vc vai precisar para injetar seu motor. Vai ficar bem melhor sim... Não vai ter problema em inclinação.
[s]
Porcão51
06/09/2007, 23:56
Srs, o porcão é um 51 que já sofreu upgrades diversos em sua vida. Ele já está comigo há 24 anos. Já usei o motor original, que foi substituido pelo OHC a alcool de F100, que foi substituido pelo GM151 por duas vezes e pelo GM 153 (maior arrependimento de minha vida). Agora estou com um AP 1.8 à alcool, carburador solex 3E, retirado de um Ford escort 92. Foi uma das melhores escolhas que já fiz na vida. O câmbio é o willys 4M, que pretendo substituir pelo de chevette 5M (já comprado) usando as adaptações da Donatti, ainda este mês. Eu e meu grande amigo rodamos próximo de 50Km todo dia (cidade) e com a regulagem atual, devo estar fazendo próximo de 6 Km/litro. O único inconveniente é a necessidade de aquecer de manhã, se não, desliga o tempo todo. Provavelmente deve ser a falta de algum sensor que o eletricista deixou de usar. Ainda quero "mexer" mais nele, mas estou meio sem tempo ($$$). Depois informo mais e mando fotos (minha câmera pifou).
Sds
Lucas Nassif
07/09/2007, 23:10
Num tenho Jeep com AP não, mas mesmo assim vai minha contribuição....Esse Jeep é de um amigo. Esse motor é 2.0 (carburado.) :palmas:
Srs, o porcão é um 51 que já sofreu upgrades diversos em sua vida. Ele já está comigo há 24 anos. Já usei o motor original, que foi substituido pelo OHC a alcool de F100, que foi substituido pelo GM151 por duas vezes e pelo GM 153 (maior arrependimento de minha vida). Agora estou com um AP 1.8 à alcool, carburador solex 3E, retirado de um Ford escort 92. Foi uma das melhores escolhas que já fiz na vida. O câmbio é o willys 4M, que pretendo substituir pelo de chevette 5M (já comprado) usando as adaptações da Donatti, ainda este mês. Eu e meu grande amigo rodamos próximo de 50Km todo dia (cidade) e com a regulagem atual, devo estar fazendo próximo de 6 Km/litro. O único inconveniente é a necessidade de aquecer de manhã, se não, desliga o tempo todo. Provavelmente deve ser a falta de algum sensor que o eletricista deixou de usar. Ainda quero "mexer" mais nele, mas estou meio sem tempo ($$$). Depois informo mais e mando fotos (minha câmera pifou).
Sds
Que motor é esse GM 153?
Helio Gomes Lentz Junior
11/09/2007, 23:18
Ai galera!
Colocar um volante mais pesado no AP 2.0 vai aumentar o torque do motor em baixas rotações?
Quais as vantagens do volante mais pesado ou mais leve?
Querendo melhorar um pouco +
:mrgreen:
Cara, se vc descobrir, como resolver o problema do carburador em inclinações, hehehe, vc vai ter muitos clientes:dance::dance::dance:. É complicado por causa de bóia, cuba, glicagem... Infelizmente não tem como, o que dá pra fazer, sem gastar muito, mesmo assim já teria que colocar bicos de injeção.
Ou então é esperar e colocar a injeção completa... Eu só conheço essa forma...
[s]
É muito simples e relativamente barato, eu resolvi este e muitos outro problemas, colocando a injeção monoponto, aquelas do modelo antigo uma das primeira injeções que sairam nomotor ap. tive que trocar o distribuidor, comprar a centalina completa e o porta bico injetor, que fica encima do coletor, e o chicotinho, aqui em minas gastei 450,00 com as peças e mais 200 com mão de obra. quase o preço de um 2E remanufaturado. valeu a pena, pela simplicidade, nao entope, nao da exesso, e tambem não te deixa na mão.
Ai galera!
Colocar um volante mais pesado no AP 2.0 vai aumentar o torque do motor em baixas rotações?
Quais as vantagens do volante mais pesado ou mais leve?
Querendo melhorar um pouco +
volante mais pesado, vc ganha torque e perde em aceleração (demora mais p/ subir o giro)
volante mais leve vc perde um pouco de torque e ganha nas acelerações.
eu tambem ia colocar um volante mais pesado, mas apos trocar umas idéias com um preparador, chegamos a conclusão q p/ no nosso caso, o melhor seria o mais leve, pq o ap necessita de um pouco mais de giro p/ obter o torque ideal, dai uma aceleração mais rapida, seria melhor.
Porcão51
14/09/2007, 23:52
Que motor é esse GM 153?
Desculpe a demora na resposta, fiquei fora uns dias. O GM153 foi o precurssor do GM151. Equipou os primeiros opalas. Tinha o pistão com diâmetro bem menor que o do 151, mas o curso era maior. Por conta disso, tinha o volume de 153 polegadas cúbicas.
Com a modificação para 151 polegadas cubicas, o motor ganhou mais potência e ficou mais econômico. Outras modificações tambem foram feitas, que melhoraram bastante seu desempenho.
Porcão51
14/09/2007, 23:59
Desculpe a demora na resposta, fiquei fora uns dias. O GM153 foi o precurssor do GM151. Equipou os primeiros opalas. Tinha o pistão com diâmetro bem menor que o do 151, mas o curso era maior. Por conta disso, tinha o volume de 153 polegadas cúbicas.
Com a modificação para 151 polegadas cubicas, o motor ganhou mais potência e ficou mais econômico. Outras modificações tambem foram feitas, que melhoraram bastante seu desempenho.
Caarlos, o GM153 era pintado de vermelho. O GM151 veio primeiro na cor azul e depois na cor verde. Sairam tambem uns amarelos à alcool. Sempre fui fã numero 1 dos motores opala, rpincipalmente do 250, mas me rendo agora aos APs. Meu 1.8 a alcool eh show. Melhorei a regulagem essa semana. Nem precisa mais esquentar muito de manhã. Não desliga na parada da viatura e acho que ficou + econômico.
Boa noite, pessoal!
bom dia , a titulo de informação, tive um opala 6 cil 92, que usava carburador bem parecido com o 2e, o 3e um pouco maior, ele estava dando uns problemas parecido com o seu, levei no mecanico que o passou p/ mecanico, tirou aquela capsula do vacuo, colocando apenas uma mola no acionamento do 2 estagio ficou MUITO bom.
Helio Gomes Lentz Junior
21/09/2007, 16:08
Obrigado colega!
Estava em dúvida de fazer ou não a modificação, após sua contribuição tá decidido! Vai ficar como o volante original mesmo.
Sds - T+
Perguntinha a quem usa AP no Jeep:
Usando diferenciais 8x43, pneus 31 e motor AP 2.0, como fica a relação final para uso em estrada?
Ou melhor: quntos rpm ele gira a 100 km/h em quarta marcha (1:1)?
Tô cogitando de trocar meu 4.1 por um motor mais economico, tá sobrando muito motor pro meu CJ3...
Usaria um cambio 260F com tcase Hilux, eu acho...ou de Sportage.
Vinicius Bucco Rossot
22/09/2007, 17:47
Perguntinha a quem usa AP no Jeep:
Usando diferenciais 8x43, pneus 31 e motor AP 2.0, como fica a relação final para uso em estrada?
Ou melhor: quntos rpm ele gira a 100 km/h em quarta marcha (1:1)?
Tô cogitando de trocar meu 4.1 por um motor mais economico, tá sobrando muito motor pro meu CJ3...
Gustavo,
o meu CJ, na mesma configuração que você citou (2.0+260F+Tork 31'), mas com a relação um pouco mais longa (9x44), gira em torno de 3.700 rpm à 100 km/h na quarta marcha.
Se a troca for devido à economia do AP, você tem que ver que um 2.0 à álcool com uma 2E e levemente mexido (coletor 4x1, cabeçote taxado) faz 3,5 km/l na trilha, 5,0 km/l na cidade e viajando à 90 km/h faz não mais que 6,5 km/l, isto no meu caso. Pode ser que um 2.0 injetado, original e na gasosa faça médias bem melhores.
Abraço,
Vinicius
Valeu, Vinicius!
Realmente, os 6,5 de álcool na estrada corresponderiam a aproximadamente 8 km/litro no mesmo motor mas a gasolina.
Pouca coisa mais economico que meu 4.1, que se levado "na manha" (70 a 80 km/h) acaba fazendo por aí também.
Tem gente que jura que já tirou 10 km/l com diferencial 12x47 no Jeep 4.1, mas eu nunca consegui tanto...
Lucas Nassif
23/09/2007, 18:34
Faiz isso nãão moussss...desse jeito tu me desanima!!!!:mad: :twisted:
Deixa o bixim com seus 190hp mesmo que é melhor!! :dance:
PS.: Né por nada não, mas fala um trem desses lá no tópido "só para quem tem willys com GM 250..." que a 3ª Guerra Mundial tá feita!! :mrgreen: :mrgreen:
Abrasssssss.......:concordo:
Thiago Rodeghel
24/09/2007, 02:00
Valeu, Vinicius!
Realmente, os 6,5 de álcool na estrada corresponderiam a aproximadamente 8 km/litro no mesmo motor mas a gasolina.
Pouca coisa mais economico que meu 4.1, que se levado "na manha" (70 a 80 km/h) acaba fazendo por aí também.
Tem gente que jura que já tirou 10 km/l com diferencial 12x47 no Jeep 4.1, mas eu nunca consegui tanto...
Acho q dá pra fazer mais no AP.
Eu com pneu 35 e 8x43, cambio 5m... faço 6,5km/l com alcool/gas. misturados meio a meio, isso em cidade. Mas rodando a 90-100km/h, em estrada vai pra 7,5km/l
[s]
Mazaropi-RJ
24/09/2007, 17:21
Olá, alguém ja teve a chance de provar os 2 motores na viatura ? Dá para se sentir mta diferença entre o 1.8 MPFi e o 2.0 MPFi ?
Thiago Rodeghel
25/09/2007, 02:23
Olá, alguém ja teve a chance de provar os 2 motores na viatura ? Dá para se sentir mta diferença entre o 1.8 MPFi e o 2.0 MPFi ?
Mazaropi:-D
Quem saiu de 1.8 para 2.0 foi o Proença, em um CJ3B, se não me engano o tópico dele tá no Frota 4x4. Fala com ele que ele te diz com certeza. Mas pelo que me lembre, ele disse que melhorou muito:concordo:
[s]
opa!
positivo, eu usava o AP 1.8 e já faz um tempinho passei pro 2.0 (ambos carburados)
vantagens: mais torque (na cidade eu só uso a terceira praticamente) e na estrada anda bem pra k7 :dance:
na última passeio que fizemos pra praia, vim acompanhando um colega que tem cj5 com AP 1.8+clark 5m+43x8, enquanto minha viatura usa AP 2.0+câmbio 4m da F-75+44x9
eu muitos momentos tive que tirar o pé do acelerador, pq o cj3b sobrava e o AP 1.8 não conseguia se distanciar :shock: :shock:
o consumo me pareceu o mesmo :pensativo:
[ ]´s
Proença,
Voce usa pneu 31?
Qual o consumo em rodovia?
Henrique Josino
25/09/2007, 21:09
Eai pessol!
Alguem ja mandou niquelar um carburador, o 2e, a gasolina pra colocar alcool no seu ap eh?
Ou alguem tem um 2e a alcool em casa afim de fazer um rolo ai??
[]'s
Proença,
Voce usa pneu 31?
Qual o consumo em rodovia?
uso frontiera 750x16 que dá quase a mesma dimensão do 31
meu jipe faz uns 5km/l de álcool
[ ]´s
Bom saber isso...
Resolução nº 250/07, de 24SET07
Estabelece critérios para a regularização da numeração de motores, valem as seguintes observações:
1. Trata-se de procedimento já regulamentado pela Resolução nº 199/06 (ora revogada) e que sofreu algumas poucas alterações, na sua maioria para adequar a redação de determinados dispositivos;
2. Em relação às regras vigentes, destaca-se o procedimento criado para os veículos que tiverem seus motores substituídos, os quais deverão, destarte, serem apresentados ao órgão executivo de trânsito em que se encontram cadastrados, para regularização da nova numeração identificadora, dentro de sessenta dias contados da emissão da nota fiscal da instalação do novo motor ou da data constante em declaração da empresa frotista que mantém estoque de motores de reposição; sendo que, a partir deste prazo, tais veículos, se fiscalizados em via pública, estarão incursos na infração de trânsito de natureza grave, prevista no artigo 237 do Código de Trânsito Brasileiro ("Transitar com o veículo em desacordo com as especificações, e com falta de inscrição e simbologia necessárias à sua identificação, quando exigidas pela legislação"), acarretando, além da multa, o recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual, para posterior vistoria do veículo (aplicando-se o disposto no artigo 270, § 2º, do CTB).
Considerando-se que a numeração do motor não configura dado constante de todo CRV / CLA, sendo necessária, no mais das vezes, a consulta ao banco de dados do órgão de trânsito, e analisando-se o Código de Trânsito, no que se refere à identificação veicular, bem como a Resolução em comento, podemos visualizar, na prática de fiscalização de trânsito, as seguintes situações:
1ª. Veículo que possui numeração de motor divergente do constante no campo de observações do CRV / CLA ou do registro no banco de dados - neste caso, haverá a necessidade de se exigir comprovação da origem lícita do motor, em especial se o sistema acusar que aquele motor está registrado em outro veículo. Caso não seja comprovada a origem lícita (por meio de nota fiscal original), deverão ser adotadas providências de polícia judiciária, em vista de indícios de crimes, como o de furto, de receptação ou de adulteração de sinal identificador de veículo automotor (artigos 155, 180 e 311 do Código Penal); caso seja comprovada a origem lícita do motor, mas a nota fiscal esteja datada com mais de 6 meses, estará configurada, apenas, a infração de trânsito do artigo 237, por força do artigo 13 da Res. 250/07;
2ª. Veículo que não possui numeração de motor - NÃO HÁ infração de trânsito aplicável, tendo em vista que o Código de Trânsito exige, no que tange a identificação veicular, apenas a numeração do chassi, no monobloco, em etiquetas auto-adesivas e nos vidros (v. art. 114 do CTB, combinado com Resolução nº 24/98) e a numeração das placas (v. art. 115, combinado com Resolução nº 45/98 e, a partir de 01JAN08, Resolução nº 231/07). Neste caso, a numeração do motor, como um agregado (assim como a numeração de câmbio) não encontra respaldo legal para sua exigência durante a fiscalização de trânsito, sendo, todavia, motivo de verificação para o registro do veículo e para expedição de novo CRV, conforme artigos 124, inciso V, e 125 do CTB, combinados com a Resolução em apreço. Todavia, no campo criminal, prevalecem as mesmas orientações acima, caso sejam detectados sinais de adulteração, raspagem ou outra forma de eliminação do número identificador.
p.peleje
19/10/2007, 11:56
Putz, então ferrou, pois meu motor já está no jeep há mais de 2 anos.
Ou seja não consigo mais legalizar? é isso?
[]s
Peleje
p.peleje
19/10/2007, 12:04
Pior ainda, como foi eu mesmo que fiz fez a adaptação, não tenho NF de Oficina mecânica oficiliazando a troca do motor. :putz:
[]s
Peleje
Mazaropi-RJ
14/01/2008, 12:58
Amigos, o q seria "Fluxo cruzado" num AP 2.0 i ? Vantagens ? A partir de que ano tais motores foram fabricados ? Grato pelas colaborações.
p.peleje
14/01/2008, 14:41
Amigos, o q seria "Fluxo cruzado" num AP 2.0 i ? Vantagens ? A partir de que ano tais motores foram fabricados ? Grato pelas colaborações.
Fluxo cruzado: Admissão de um lado e escape do lado oposto, procure mais no fórum que vc vai achar tudo sobre isso.
Isso daí só saiu nos mais modernos AP 2.0 GTi, pprocure melhor na net que vai achar muita coisa tb.
Nides Moraes
19/01/2008, 19:41
Tenho um Ford 1972 que tinha motor BF161 e caixa de 3 marchas, e que acabei substituindo por um conjunto formado por motor AP 1.8 (gas.) e caixa de chevette 5 marchas, pneus BF33" e relação 8/43.
Não tenho do que me queixar desta configuração comparada a antiga (BF161 e caixa 3 marchas), pois além de mais economia, consigo fazer longos deslocamentos com uma velocidade de cruzeiro entre 80 e 90 kM/h com o giro do motor entre 2.500 e 2.800 RPM com média de 7,5 km/l de gasolina (pra quem fazia entre 4,5 e 5,0 antes com o BF161). Sem falar que na minha opinião, não perdi nada em "performance" na hora de andar na trilha, pois como o AP tem giro, transfere para as rodas e "vai que é um Dodge", claro sinto falta do BF na hora de puxar algum amigo que atola com a cinta, pois tinha mais torque e com a caixa do chevette, tenho medo de dar "tirões" para desatolar os outros e ela quebrar.
O único problema que tive a dias atrás, foi o disco de embreagem que quebrou, pois montei o motor com flange na capa seca do chevette e o disco aproveitei o chevette por causa da furação mas com o diâmetro do AP. Vi neste tópico que alguns jipeiros comentaram que devemos usar o da Kombi moderna, mas fiquei em dúvida qual delas, a moderna refrigerada à ar, ou a moderna refrigerada à água com motor 1.4 totalflex????
Quem poder me ajudar ficaria grato...
Nides Moraes Jeep 1972 Ford preto, AP 1.8, 5 Marchas, BF33"
je.ep@hotmail.com
20/01/2008, 13:32
boa tarde pessoal,
sou novo aqui no forum e tenho um jipao 66 que comprei a uns 6 meses, ja mandei adaptar um motorzao 1,8 alcool, AP de santana...gostei mto do resultado, ta rodando com cambio de maverick e ainda estou testando tudo...mas estou feliz com o novo motor...
abraço
Mazaropi-RJ
05/02/2008, 23:19
Galera... Precisando de uma ajudinha : o Motor que comprei não estava 100% em condições de ser legalizado. Tive a sorte de ao devolve-lo, receber toda a grana de volta ( Algo raro ). estou portanto de volta 'a procura de um Ap 2.0 MI em "condições"... Se alguem souber de algum, favor avisar. Aos que mandei MP desculpem a invasão mas o Mazaropi esta a qse 1 ano no estaleiro e só falta o motor... abçs.
Thiago Rodeghel
05/02/2008, 23:29
Galera... Precisando de uma ajudinha : o Motor que comprei não estava 100% em condições de ser legalizado. Tive a sorte de ao devolve-lo, receber toda a grana de volta ( Algo raro ). estou portanto de volta 'a procura de um Ap 2.0 MI em "condições"... Se alguem souber de algum, favor avisar. Aos que mandei MP desculpem a invasão mas o Mazaropi esta a qse 1 ano no estaleiro e só falta o motor... abçs.
Ptz 1 ano caçando motor... Já tentou achar naquele jornal Primeira Mão??
Achei meu motor nele...
[s]
Mazaropi-RJ
06/02/2008, 00:00
Thiago, primeiro demorou para o motor aparecer, qdo me entregaram, docs e tal , corri atras do despachante para regularizar primeiro... daí descobrimos q a viatura doadora ja havia trocado o motor e não comunicou a troca... por isso desfiz o negocio... valeu pela dica... Aí por São José não tem nenhum ?
Thiago Rodeghel
06/02/2008, 00:37
Thiago, primeiro demorou para o motor aparecer, qdo me entregaram, docs e tal , corri atras do despachante para regularizar primeiro... daí descobrimos q a viatura doadora ja havia trocado o motor e não comunicou a troca... por isso desfiz o negocio... valeu pela dica... Aí por São José não tem nenhum ?
Ptz, que eu saiba não... Se souber de algum te aviso. Um amigo comprou um AP 2.0, de um taxi que era do RJ (sucata).Ele achou aqui em SP esse motor, aí no RJ com certeza vai encontrar um fácil:concordo:
[s]
E ai rapaziada tudo na graxa !!!!!!!seguinte um conhecido meu tem no jeep motor ap 2000 com cambio original do jeep 4 marchas .so tem um problema ja estorestorou o sincronizado duas vezes,as engrenagens sao todas novas da microgear eu ja ouvi dizer e ja vi casos assim que nao aguenta . qual cambio seria melhor para esse motor ????? sera que o meu amigo nao estaria esmerilhando demais o jeep ???? o bichinho ja deu 150k/h com relaçao 8/43 e pneu 31'' qualquer informaçao sera bem vinda ehehehehe. e so pra confirmar o que todo mundo ja sabe esse forum é o melhor muita informaçao e so feras pra ajudar valeu pessoal .
Eder Borges Boeira
12/02/2008, 18:21
Estou colocando motor ap 2.0 com turbina .48, sera que precisa trocar a relação do diferencial pra usar pneu 35"?
robinsonhoto
12/02/2008, 19:24
oi mano veio, no meu cj eu tenho um clark 5m, mas, nunca dei 150 no coitado neh, embora eu ande a 120 quando viajo... tambem ja vi varias adaptacoes como a do seu amigo e sem problema... pode ser algum problema na caixa dele... seria bom dar uma boa revisada nela... outra coisa, como ele adaptou cambio ao motor? vc sabe?
[]s do rh
E ai rapaziada tudo na graxa !!!!!!!seguinte um conhecido meu tem no jeep motor ap 2000 com cambio original do jeep 4 marchas .so tem um problema ja estorestorou o sincronizado duas vezes,as engrenagens sao todas novas da microgear eu ja ouvi dizer e ja vi casos assim que nao aguenta . qual cambio seria melhor para esse motor ????? sera que o meu amigo nao estaria esmerilhando demais o jeep ???? o bichinho ja deu 150k/h com relaçao 8/43 e pneu 31'' qualquer informaçao sera bem vinda ehehehehe. e so pra confirmar o que todo mundo ja sabe esse forum é o melhor muita informaçao e so feras pra ajudar valeu pessoal .
o bichinho ja deu 150k/h com relaçao 8/43 e pneu 31''
:stop: ... 150Km/h com essa relação e pneus 31" ?
Caramba, ... :pensativo:
Sobre o cambio não aguentar, conheço um Willys com
ap 1.8, cambio original 4m, relação 8x43, pneus tork 31",
E o cambio nunca deu problema, e olha q o pé é pesado.
Se quiser minimizar o problema de quebras do cambio,
seria melhor ele utilizar um clarck ...
(ou mandar revisar totalmente o cambio dele e aliviar no pé.)
[ ]'s
tem no jeep motor ap 2000 com cambio original do jeep 4 marchas
tenho essa configuração no meu jipe, além de vários colegas jipeiros e nunca ouvi falar desses problemas :concordo:
tstapazzoli
17/02/2008, 00:37
Valeu, Vinicius!
Me passa sua receita!
Tenho um CJ3A, GM250 a alcool, carburador 3E, caixa da C10 3 marchas, 9/44 e pneu 31".
Faz 2 km/l :parede:
Tô na dúvida entre o AP e o GM151. :sad:
Abraço.
entao a adptaçao foi feita com a capa seca vw e feito serviç de torno , mas acho que é o pé mesmo o cara e mó iguinorante no pedal .ja ta roncando de novo o cambio.
:stop: ... 150Km/h com essa relação e pneus 31" ?
Caramba, ... :pensativo:
Sobre o cambio não aguentar, conheço um Willys com
ap 1.8, cambio original 4m, relação 8x43, pneus tork 31",
E o cambio nunca deu problema, e olha q o pé é pesado.
Se quiser minimizar o problema de quebras do cambio,
seria melhor ele utilizar um clarck ...
(ou mandar revisar totalmente o cambio dele e aliviar no pé.)
[ ]'s
Revisar cambio !!!!
Passar de 90km num CJ ja eh loucura, somado aos Tork so falta fazer SPOA pra anunciar o velorio...
[]'s sem ter nada a ver com o assunto...
Uma pergunta a todos os utilizadores deste motor, tb tenho paixão pelo AP, mas afinal vale realmente apena sair de um BF 161 novo??(meu caso) ou pegar GM, tenho muitas dúvidas, apesar de saber que este motor guenta e muito o pau.
E quanto em média sai um AP 2.0 injetado completinho e como ele se comporta com câmbio 4m do maverick e relação 44/9.
Grato.
Paulo1234
14/03/2008, 07:55
Segue a foto da minha adaptação, o jeep ainda está em reformas, tem setor de dodge, e DH.
Radiador de opala.
Olha, minha opnião é a seguinte, fica econômico, anda super bem, (ao menos os que eu vi andar, na rua mesmo). Vai super bem na trilha, apenas o que vi tbm.... Parece despejar mais força que os originais...
O que eu noto é que o pessoal aqui do fórum não gosta muito da adaptação.
Mas analizando a questão de peso, potência, parece ser uma ótima opção de motor mais moderno para o jeep.
:palmas::D:dance::wink:
Mazaropi-RJ
15/04/2008, 12:20
Olá... motor na mão... Agora vamos 'a montagem... O que vcs dizem do filtro de ar do MOTOR OHC ? O elemento filtrante é facil de encontrar ? Tenho o filtro que veio junto com um OHC q comprei e Reformei inteirinho só que não vou mais instala-lo. Aberto a sugestões. Grato.
Revisar cambio !!!!
Passar de 90km num CJ ja eh loucura, somado aos Tork so falta fazer SPOA pra anunciar o velorio...
[]'s sem ter nada a ver com o assunto...
Um Jeep a 150Km/h é algo que transcende os limites da física clássica.
Aí já não é mais Jeep, é partícula, com alta energia, e potencial de destruição incalculável. Sai da frente...
Olá... motor na mão... Agora vamos 'a montagem... O que vcs dizem do filtro de ar do MOTOR OHC ? O elemento filtrante é facil de encontrar ? Tenho o filtro que veio junto com um OHC q comprei e Reformei inteirinho só que não vou mais instala-lo. Aberto a sugestões. Grato.
acho que fica bom sim...é só questão de fazer os ajustes e achar um lugar bom pra instalar
eu usei o filtro de ar da pick-up Fiat e ficou legalzinho...
basta conferir em http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=3130&d=1083428541
[ ]´s
Thiago Rodeghel
15/04/2008, 20:20
Eta agora vai hein:palmas::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
O que fica bom, e coloquei no meu é o da Land Rover 110, mas acho que igual a da 90. Um amigo adaptou tbm no AP dele, o do Tempra. Da S10 2.8 diesel tbm fica bom.
[s]8)
Paulo1234
16/04/2008, 04:23
Penso em não colocar filtro, apenas um tubo grosso para dentro do porta luvas...
o pessoal usa bastante aqui...
O que acham?
Thiago Rodeghel
16/04/2008, 19:50
Penso em não colocar filtro, apenas um tubo grosso para dentro do porta luvas...
o pessoal usa bastante aqui...
O que acham?
A ideia de usar o tubo para dentro do porta-luvas até é boa, mas mesmo assim colocaria um filtro tipo lavável lá dentro do portal-luvas. Afinal jogo de anéis, camisa e pistões agradecem:pensativo::concordo::concordo:
[s]
A ideia de usar o tubo para dentro do porta-luvas até é boa, mas mesmo assim colocaria um filtro tipo lavável lá dentro do portal-luvas. Afinal jogo de anéis, camisa e pistões agradecem:pensativo::concordo::concordo:
[s]
Já tive um amigo que fez z mesma coisa, puxou a adimissão pra dentro do jeep e tirou o filtro, passuo 6 meses teve que refazer o motor, no caso um AP, as camisas tinham comido pra caramba.
Abraço.
Paulo1234
18/04/2008, 03:17
Hummm bom saber...
Mas tbm acho q nao eh o caso do sistema original né?
acho que fica meio sucetivel a agua...
:mrgreen:
Marcos ET
18/04/2008, 10:47
Sem contar um eventual susto caso ocorra retorno de gases pela admissao... nem dá pra imaginar onde a tampa do porta-luvas vai parar.....
robinsonhoto
21/04/2008, 09:26
cumpade da uma olhada na minha adaptacao (www.simulab.uel.br/hoto/cascao/adaptacoes.html), e uma sugestao, nao coloque no porta luvas, isso vai te dar dor de cabeca, sem contar que vai ficar chique heim!
[]s do rh
Meu jeep tem um filtro de ar daqueles esportivos. Na minha humilde e ignorante opinião, ficou muito bom para o uso o qual meu jeep se destina (dia-a-dia e passeios). Faz o seu papel, e não ocupa muito espaço debaixo do capô. Se quiserem posso bater umas fotos. Abraço.
robinsonhoto
21/04/2008, 12:54
antes de comprar meu cj eu escutava relatos do tipo:
1. meu, um jeep com motor e cambio originais nao faz viagens longas nem a pau... coloca o bicho num caminhao (isso para uma viagem de 400 km)...
2. este treco nao anda, nem fodendo...
3. e outras coisitas...
meu cj tinha motor e cambio originais, porem, eu cuidava muito bem da manutencao... fiz viagens de mais de 500 km sem problemas...
troquei o motor, coloquei uma transmissao adequada, acertei os pneus, acertei relacao dos diferenciais, etc, etc... faco viagens a 120 km/h sem nenhum problema, porem, acho melhor ir a 80 km/h para curtir a paisagem...
minha opniao: basta vc afinar o conjunto, conhecer muito bem seu veiculo e ser prudente... da pra andar sim!
entao, nao vamos exagerar, 90 km/h nao chega a ser loucura, um retardo pode morrer a 80 km/h como a 120 km/h... agora, realmente, 150 km/h eh de amargar, para quem tem jeep sabe que nao eh trivial atingir essa media e muito menos manter ela...
Galera: vamos cutir, mas, vamos respeitar as leis de transito e da natureza neh!
[]s do rh
Marcos ET
22/04/2008, 09:47
Meu jeep tem um filtro de ar daqueles esportivos. Na minha humilde e ignorante opinião, ficou muito bom para o uso o qual meu jeep se destina (dia-a-dia e passeios). Faz o seu papel, e não ocupa muito espaço debaixo do capô. Se quiserem posso bater umas fotos. Abraço.
Amigo eortiga, blza?
Cara, tem um tempo um pessoal avaliou estes filtros esportivos aqui no fórum... mas eu nao lembro em qual tópico foi, pois tem mais de dois anos.... MAS, eu lembro da conclusao! o pessoal verificou que eles sao "esportivos" pq permitem a passagem de ar de maneira mais livre para dentro do motor... só que isso tem um custo! a passagem de ar mais livre é pq ele filtra menos e, por conta disso, teve colega aqui do fórum que teve q mandar fazer motor pq andou em estrada de chao empoeirada e este "esportivo" nao retém este tipo de sujeira...
Se vc só anda em asfalto, pode ser que os problemas sejam minimizados, mas se vc pega mta poeira nos teus passeios, fica aih a lembrança.
Amigo eortiga, blza?
Cara, tem um tempo um pessoal avaliou estes filtros esportivos aqui no fórum... mas eu nao lembro em qual tópico foi, pois tem mais de dois anos.... MAS, eu lembro da conclusao! o pessoal verificou que eles sao "esportivos" pq permitem a passagem de ar de maneira mais livre para dentro do motor... só que isso tem um custo! a passagem de ar mais livre é pq ele filtra menos e, por conta disso, teve colega aqui do fórum que teve q mandar fazer motor pq andou em estrada de chao empoeirada e este "esportivo" nao retém este tipo de sujeira...
Se vc só anda em asfalto, pode ser que os problemas sejam minimizados, mas se vc pega mta poeira nos teus passeios, fica aih a lembrança.
Marcos, obrigado pelo alerta.:concordo: Irei repensar sobre este item no meu jeep!:pensativo:
Olá pessoal, sou novo aqui no fórum gostaria de dar minha opinião, ainda tenho na minha viatura o velho bf 161, apesar de "cansadão" ainda está resistindo. Tenho amigos que possuem motores AP nas viaturas e eles não reclamam do desempenho das respectivas máquinas. eu acho que esse negóciio de trocar o motor acaba sendo uma escolha bem pessoal, tem gente que detesta os motores AP, outros já adoram. Eu estou procurando/estudando um novo motor para a viatura e ainda não me decidi por qual, justamente por saber que tanto os AP quanto os GM atendem às expectativas. Eu acho que para algo que não exija muita "cavalaria" embaixo do capô os AP desempenham bem, mas para aqueles que desejam uma reserva maior de potência o 4.1 da silverado sem dúvida nenhuma é o mais indicado.:concordo:
Marcos ET
23/04/2008, 09:56
Fábrega, blza? sem querer entrar na comparação entre GM e AP (assunto discutido durante décadas em outro tópico, e que ainda nao foi finalizado), repare que sao motores diferentes, com características distintas....
Aproveitando a oportunidade, gostaria de perguntar aos mecanicos de plantão, se algém poderia me informar o angulo do comando usado nos velhos CHT... estou pensando em um teste aqui, colocando este comando no AP.... minha intenção é achatar a curva de torque e potencia fzendo com que eles apareçam em níveis mais baixos de RPM, ainda que isso custe alguns CVs....
É marcos, realmente essa é uma discussão que ainda vai demorar muuuito tempo para encontrar um ponto pacífico. Concordo com vc.
Um abraço!
ponto fraco do Ap, devido a polia do alternador e bomba dagua, usar correia muito fina, ja FRITEI meia duzia de correias, credito que devido ao uso do guincho, estava ocasionando uma sobrecarga do alternador. Mas encontrei a SOLUÇÃO, estou substituindo as tres polias comuns, que usam correia A, pelas do gol mais moderno MULTI V custo das tres polias R$ 60,00
Thiago Rodeghel
23/04/2008, 18:29
ponto fraco do Ap, devido a polia do alternador e bomba dagua, usar correia muito fina, ja FRITEI meia duzia de correias, credito que devido ao uso do guincho, estava ocasionando uma sobrecarga do alternador. Mas encontrei a SOLUÇÃO, estou substituindo as tres polias comuns, que usam correia A, pelas do gol mais moderno MULTI V custo das tres polias R$ 60,00
Na verdade não é um problema só do AP, mas de qq motor q usa essa correia. Pode ser que essa correia tipo V estoure mesmo com o tempo...
Agora essa micro V é show, não patina mesmo com barro nela. E são muito fortes. No meu paguei 10,00 (desmanche:lol:) nas 3 polias...8-) e 50,00 no esticador original.
[s]
Na verdade não é um problema só do AP, mas de qq motor q usa essa correia. Pode ser que essa correia tipo V estoure mesmo com o tempo...
Agora essa micro V é show, não patina mesmo com barro nela. E são muito fortes. No meu paguei 10,00 (desmanche:lol:) nas 3 polias...8-) e 50,00 no esticador original.
[s]
ha necessidade do esticador? pq tava pensando em regular pelo alternador, conforme o sistema anterior.
Thiago Rodeghel
23/04/2008, 18:45
ha necessidade do esticador? pq tava pensando em regular pelo alternador, conforme o sistema anterior.
Se tiver direção hidraulica sim, para montar o sistema original VW. Como o meu tem, precisei do esticador. Segue uma foto do motor...
[s]
m0r473n53
12/10/2008, 15:05
Ola Galera, Adquiri um AP 18 A álcool, pretendo montar ele com Câmbio 4 marchas do chevette + reduzida willys, pintou uma dúvida, tem como eu usar o suporte do motor do bf ou terei que cortar fora e fazer um novo para o motor ap, mais uma coisa, posso usar o radiador Original também?
[]s T+ :concordo:
Pois bem também tenho duvidas sobre a instalação do AP no jeep, a todos vcs q já possuem este motor é muito complicado de adaptar o AP no CJ5??
Grato.
p.peleje
13/10/2008, 16:00
Ola Galera, Adquiri um AP 18 A álcool, pretendo montar ele com Câmbio 4 marchas do chevette + reduzida willys, pintou uma dúvida, tem como eu usar o suporte do motor do bf ou terei que cortar fora e fazer um novo para o motor ap, mais uma coisa, posso usar o radiador Original também?
[]s T+ :concordo:
Não dá pra usar o suporte original, faça outro.
Se o radiador estiver bom, pode usar tranquilo.
Prefira o chevette 5 marchas.
[]s e boa sorte
Peleje
m0r473n53
13/10/2008, 22:31
Fiquei com Medo do Carro ficar sem Força acabei comprando o Câmbio de 4 marchas, o motor eu vou dar uma geral nele antes de colocá-lo na viatura, vou ver se consigo bater algumas fotos do processo. :concordo:
[]s t+
_ChApOLIN_
14/10/2008, 01:04
ola amigos do forum, tenho um motor 2.0 injetado 4 bicos mas ainda nao instalei na viatura.....queria tirar algumas duvidas:
os suportes podem ser comprados de alguem ou o mecanico tem que bolar e fazer os suportes do motor??
tenho um cambio de chevette 4 m e um de willys 3 marchas qual o melhor a ser usado ??
tem alguem que vende a flange do chevette 4m para reduzida de willys e motor??
se puderem me ajudar agradeço
obrigado
m0r473n53
14/10/2008, 13:09
Tem um membro do Fórum que fabrica e vende o kit, o preço era 530,00. perguntei quanto esta custando, mas não tive resposta ainda, vou precisar do kit também. :dance:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34639&highlight=flanges
Aos amigos jipeiros:
Tenho 3 colegas que instalaram o motor AP com câmbio do chevette e o resultado foi muito bom. Recomendo. :concordo:
Tenho No Meu Jeep Um Ap 1.6 Flex, Coloquei Um Kit Turbo, Turbina Kkk16, Pequena, Estou Rodando Somente Com Alcool, Minha Relação é A 9x44, Cambio De Chevette 5 Marchas, Estou Gostando Muito Do Carro, Ficou Muito Bom, A única Coisa Que Estou Pensando Em Fazer é Trocar A Relação Por 8/43, Já Que Uso Pneus 33" Colados Que Chegam Quase A 35". A Relação Esta Muito Longa.
Amigo seria possivel vc tirar umas fotos do cofre do motor para vermos a fixação dele no chassis como foi feita?
Abraço.
Tenho No Meu Jeep Um Ap 1.6 Flex, Coloquei Um Kit Turbo, Turbina Kkk16, Pequena, Estou Rodando Somente Com Alcool, Minha Relação é A 9x44, Cambio De Chevette 5 Marchas, Estou Gostando Muito Do Carro, Ficou Muito Bom, A única Coisa Que Estou Pensando Em Fazer é Trocar A Relação Por 8/43, Já Que Uso Pneus 33" Colados Que Chegam Quase A 35". A Relação Esta Muito Longa.
m0r473n53
14/10/2008, 23:31
Amigo seria possivel vc tirar umas fotos do cofre do motor para vermos a fixação dele no chassis como foi feita?
Abraço.
x2 :dance: :mrgreen:
[]s t+
opa galera, alguem ae tem um motor go devil / continental p/ vender? para colocar num cj 1945..
se alguem tiver interesse na venda por favor me mande uma mensagem prticular. ou email edwin@tauruslocacoes.com.br
p.peleje
29/10/2008, 12:21
Fiquei com Medo do Carro ficar sem Força acabei comprando o Câmbio de 4 marchas,:concordo:
[]s t+
ficar sem força? mas o de 5 marchas a primeira é mais reduzida que o de 4 marchas.:mrgreen::concordo:
[]s e boa sorte
m0r473n53
01/11/2008, 19:55
Agora ja Foi :parede:... mas acho que vai ficar bom com o ap 1.8, que segunda feira esta indo pra retifica :mrgreen:.
carlos dias soares
03/11/2008, 08:33
Amigo tenho um cara de cavalo que alarguei a lataria 27 cm e coloquei eixo de rural esta com pneu dynaroc 750 x 16 no momento est com gm 250 a alcool embreagem c 20 caixa de c-10 3 marchas reduzida willis e diferencias 45x11.
estou com motor ap 2.0 total flex para colocar
gostaria de saber:
1.qual a melhor caixa ?
2. a do chevette aguenta ,nao quebra?
3.quem embreagem coloco no motor ap?disco de ceramica ´´e bom?
4. qual a melhor relaçao de diferencial 44x9 43x9 ou 53x 9
5.vale a pena tirar a injeçao eletronica?
carlos dias soares
03/11/2008, 08:39
Solicito ainda para que, se possível, incluam fotos das suas respectivas viaturas.
Escrevam ainda sobre as impressões que cada um tem ao dirigir um Willys propulsado por um Ap 1.8, ou um 2.0 ingetado ou carburado.
Bem como também como ficou o CONSUMO de COMBUSTIVEL, força, relação de marchas e cambio, velocidade....
Comandos de valvulas, acertos em modulo de ingeção, regulagem de pressão da bomba de combustivel, volante mais leve ou mais pesado...
Amigo tenho um cara de cavalo que alarguei a lataria 27 cm e coloquei eixo de rural esta com pneu dynaroc 750 x 16 no momento est com gm 250 a alcool embreagem c 20 caixa de c-10 3 marchas reduzida willis e diferencias 45x11.
estou com motor ap 2.0 total flex para colocar
gostaria de saber:
1.qual a melhor caixa ?
2. a do chevette aguenta ,nao quebra?
3.quem embreagem coloco no motor ap?disco de ceramica ´´e bom?
4. qual a melhor relaçao de diferencial 44x9 43x8 ou 53x 9
5.vale a pena tirar a injeçao eletronica?
opa galera, alguem ae tem um motor go devil / continental p/ vender? para colocar num cj 1945..
se alguem tiver interesse na venda por favor me mande uma mensagem prticular. ou email edwin@tauruslocacoes.com.br
apesar de achar esse motor um tremendo abacaxi :parede:, lá vai
procura o Jair no tel (13) 3856-8015 e cel (13) 97154513
o cara tirou recentemente do jipe (tava andando etc) e mudou para um AP 2.0
[ ]´s e bo@ sorte
tony car
12/11/2008, 11:44
companheiro eu uso uma mistura no motor ap que deixa ele imbativel muito usada aqui p/ quem quer arrancar uma forcinha a mais do motor ap
*rebaixa-se o bloco do motor em 3 mm
*troca-se os pistões pelo o do monza
*usa-se a biela do 1.6
*usa-se o virabrequim do 1.8
juntado tudo vc tem o que chamamos aqui de 1.9
a força e o desnpenho é escumunal
quanto ao consumo ai é um pouco bebarrão em media de 5 km com litro de alcool no asfalto usando um barburador 3 E com segundo estagio catraqueado
Procure quem conhece que vcs vão ver
tony car
12/11/2008, 12:00
ainda falando do ap,para dar um forcinha a mais uso disco de ceramica de 4 pistas uma cx de macha do troler a gasolina c/ 6 machas e relação de 44x9 com bloqueio de diferencial traseiro da f 100 com molas porque só motor ñ faz carro andar tem que ter conjunto
p/ melhora ainda mais a receita de rendimento do motor ap,pistoes da honda xlx350, olhem só, como o aurélio junior de pomerode, fez p/ motar seu ap ... e ficou muito bom segundo ele, estarei seguindo a receita no meu...
aurelio jr disse:
"Aí vao os itens que eu precisei pra montar meu motor:
Bloco AP 1.8 - acho q isso nao muda, a nao ser dos golfs novos, que sao maiores...
4 pistoes de XLX 350cc (eu usei sobremedida 0,25) - comprei os pistoes usados, em otimo estado, com pinos (travas eu usei do AP pq ficaram, mais fortes) paguei R$10 cada
4 jogos de anéis (usei da marca TOKO, acho q é isso.. deve ser os mais simples q tem por ai) R$10 cada em promoçao
Virabrequim 2.0, dei o meu 1.8 + R$125 na troca
Bielas de Golf eu já tinha.. é um modelo que tem um duto de óleo no meio dela, e o pistao tem uma saia mais estreita..
Abrir os cilindros do bloco (usei folga de 0,5) R$80
Baixar o bloco R$80 (muito caaaro, e baixou alem doq eu pedi smile0104.gif )
Jogo de juntas motor AP R$47
Junta de cabeçote de aço, 2.0 já tinha...
--------------------------
Agora na montagem:
O pino do pistao da XLX coube certinho nessa biela de Golf (acredito q seja de Golf mesmo, pois o jogo foi tirado de um AP de golf...) entao até aí nao precisa de daptaçao, só usei a trava do pistao AP no pistao da XLX
Na montagem do conjunto, na 1ª tentativa de girar, percebi que a biela do 4º cilindro batia no eixo da distribuiçao/bomba, entre a engrenagem e o mancal... bastou cortar o parafuso da biela (a do golf é com parafuso, tipo estrela) e esmerilhar a biela pra nao bater no eixo
Depois de tudo montado, medir exatamente o quanto tem que ser baixado no bloco, e cuidar pra nao passar o pistao por cima (como no meu caso). Aí desmontar tudo e mandar o bloco pra rebaixar...
O resto nao teve segredo, foi só seguindo a sequencia de montagem, com os devidos apertos e cuidados...
Se usarem bielas de AP normal, com pinos maiores, o ideal seria fazer a bucha na biela , e furar mais pra cima (escentrica), pra ganhar altura no pistao, aí quem sabe nao precise baixar o bloco (ou baixar bem pouco)..
Um grande abraço pra galera... "
detalhe:
Consumo em cidade: 7 km/l
Consumo em viagem: 8,5 km/l
Marcos ET
14/11/2008, 17:01
tou meio por fora deste tipo de adaptação, entao posso estar muito errado sobre oq vou falar.. mas em vez de mudar isso tudo no AP, nao seria mais fácil simplesmente pegar um AP 2.0 e colocar pistões do monza ? aih (ao que parece) ele fica 2.2 ou 2.3 (nao me lembro bem, mas aqui mesmo neste tópico já falamos nisso).... trocando somente os pistões acho que é menos trabalho e mais fácil de montar, além de conseguir uma "boa" cilindrada....
Problema nesta montagem? sim, fica uma parede finíssima entre os cilindros!
Thiago Rodeghel
14/11/2008, 19:59
É o bloco fica meio que no limite...
Eu acho um serviço melhor, se usando pistões IAPEL maiores, já prontos para AP, sem precisar ficar adaptando pinos ou travas. É mais caro, sim... mas fica muito melhor;)
O limite fica por conta do bloco, todo cuidado é pouco...
[s]
Marcos ET
17/11/2008, 17:29
PessoALL... pode ser que eu vá falar a maior barbaridade de todas que já postei aqui no fórum.. mas é uma coisa que passou pela minha cabeça....
Eu lembro que tinha um modelo de Passat com motor "V6" com um único cabeçote.... o "V" ficava em 16° e por isso era tudo dentro de um bloco só.... daih como cabeça vazia pensa muita coisa absurda... pensei: "se o aumento dos cilindros diminui muito o espaço entre eles, será que nao dá pra tirar o alinhamento dos cilindros, movendo os de n°. 2 e 4 um "pouco" para o lado, e os 1 e 3 um pouco para o outro? assim, o motor poderia receber pistões maiores ainda e os cilindros nao ficariam próximos....
MAS, como nao vi um bloco de AP aberto depois de ter esta idéia, acho que nao dá certo, pois tem o espaço de circulação de água....
MAS, fica aih a idéia... se alguem puder ver isso... pode ser uma saída.
[]'s lembrando que isso é só uma idéia doida....
alexandre roveri
18/11/2008, 22:31
Inviável:concordo:
O problema é o projeto das galerias de refrigeração
Sem contar o balanceamento de massas !
;)
vitor_grotmann
19/11/2008, 12:53
ola,
me chamo vitor e to pensando em comprar um jeep, so que não sei muita coisa sobre jeeps,
so sei que com o motor original ele bebe muito....
tava pensando em colocar um motor AP nele...sera qu8e vai ficar muito caro???
e vai beber muito???
esse jeep vai ser meu unico carro...então o meu medo é que de muito problema e beba muito...pq dai vou ter que andar apé algumas vezes...rsrs
estou aberto a sujestoes...
abraços
Fabio Marchetti Lopes
24/11/2008, 16:54
Tenho um CJ5 com motpr AP 1.8 cambio do jeep 4 marchs e quando estou na trilha se forçar muito patina a embreagem, é normal?
Qual embreagem é melhor, ja ouvi falar em colocar de ceramica, será que melhora ?
Marcio_cwb
07/12/2008, 20:52
Caros Colegas,
Recentemente adquiri meu primeiro Jeep. Trata-se de um CJ3B de 1954, cor verde, com motor AP 1.8 a álcool.
Optei por este motor devido a sua confiabilidade.
Ainda preciso fazer algumas correções, mas nada sério.
Seguem duas fotos para ilustrar.
Sds.
Tenho um CJ5 com motpr AP 1.8 cambio do jeep 4 marchs e quando estou na trilha se forçar muito patina a embreagem, é normal?
Qual embreagem é melhor, ja ouvi falar em colocar de ceramica, será que melhora ?
a embreagem não está gasta? usei por muito tempo essa configuração e nunca tive problemas :discordo:
p.peleje
08/12/2008, 17:23
a embreagem não está gasta? usei por muito tempo essa configuração e nunca tive problemas :discordo:
Ou embreagem já deu o que tinha que dar, ou colocaram um arroela de calço entre o platô e o volante :parede:, pra dar curso na embreagem.....uma coisa é certa: normal não é:mrgreen:
Dê uma verificada:concordo:
[]s e boa sorte
Peleje
PessoALL... pode ser que eu vá falar a maior barbaridade de todas que já postei aqui no fórum.. mas é uma coisa que passou pela minha cabeça....
Eu lembro que tinha um modelo de Passat com motor "V6" com um único cabeçote.... o "V" ficava em 16° e por isso era tudo dentro de um bloco só.... daih como cabeça vazia pensa muita coisa absurda... pensei: "se o aumento dos cilindros diminui muito o espaço entre eles, será que nao dá pra tirar o alinhamento dos cilindros, movendo os de n°. 2 e 4 um "pouco" para o lado, e os 1 e 3 um pouco para o outro? assim, o motor poderia receber pistões maiores ainda e os cilindros nao ficariam próximos....
MAS, como nao vi um bloco de AP aberto depois de ter esta idéia, acho que nao dá certo, pois tem o espaço de circulação de água....
MAS, fica aih a idéia... se alguem puder ver isso... pode ser uma saída.
[]'s lembrando que isso é só uma idéia doida....
Opa Marcos ET!
Se não me engano, não é V6, mais sim W6.
São quatro pistões fora, e dois no centro, deixando o motor compacto.
Acho que ví isso em uma revista...
Marcos ET
08/12/2008, 18:21
Fábio, antes de ver se a embreagem está gasta, ou se é problema de regulagem, me fala uma coisa, como foi feita a junção entre motor AP e cambio do Jeep? vc usa o Kit Deep Tech? usa a Flange Enfer para capa seca original do AP e cambio do Jeep? ou é outra coisa? E como é o conjunto "Platô e Disco" que voce usa? é Platô do AP com Disco de Jeep torneado para caber um no outro? é Disco de AP com centro (entalhado do eixo piloto) Enxertado de Jeep? Se vc falar como está montado, dá pra pensar em oq pode estar acontecendo....
Poizé Kim, nao sei bem... mas é que assistindo aquele programa Autoesporte eu me lembro (vagamente) dos caras falando algo como "um motor V6 com o menor angulo entre as camisas já produzido" (15° entre as bancadas de cilindros) e que isso teria "possibilitado a confecção de todo o conjunto com um único cabeçote" para os dois lados do "V"... acho que se fosse um "W" o cabeçote seria enorme.... nao tenho mta certeza, mas acho que era V6 mesmo...
Veja que no site http://alanfr.vilabol.uol.com.br/volkswagen_vr6.htm eles falam assim:
"Neste motor, os cilindros ficam dispostos em linha, porém intercalados com uma inclinação de 15°, utilizando um único cabeçote para o conjunto e gerando um bloco compacto em relação a um seis cilindros em linha ou um V6 tradicional, sendo possível a sua instalação na transversal. Esta tecnologia foi denominada pela Volkswagen de "Reihenmotor", Motor V em linha."
Existem outros sites que informam, inclusive, duas versoes diferentes para estes motores... um com 2.8cm³ e outro mais novo de 3.2cm³, porém, ambos com esta incinação de 15° num único bloco e com um único cabeçote...
Fabio Marchetti Lopes
09/12/2008, 09:14
Fábio, antes de ver se a embreagem está gasta, ou se é problema de regulagem, me fala uma coisa, como foi feita a junção entre motor AP e cambio do Jeep? vc usa o Kit Deep Tech? usa a Flange Enfer para capa seca original do AP e cambio do Jeep? ou é outra coisa? E como é o conjunto "Platô e Disco" que voce usa? é Platô do AP com Disco de Jeep torneado para caber um no outro? é Disco de AP com centro (entalhado do eixo piloto) Enxertado de Jeep? Se vc falar como está montado, dá pra pensar em oq pode estar acontecendo....
Marcos, não sei te dizer qual kit esta instalado no cambio que é original do Jeep 4 marchas, quando comprei ja estava com esta configuração, só sei dizer que o conjunto plato e disco é utilizado do AP mesmo que foi trocado a cerca de 1 ano e não rodou tanto, o eixo piloto foi feito (alongado) para a passar entre a cx seca do sistema VW, sei dizer que se forçar muito quando traçado e bloqueado patina, uso pneus 31 X 15 Firestone radial 23, antes tinha os frontiera, ele não anda somente traçado, tem que reduzir se não patina a embreagem, qual sera o problema?
Não tem calço entre o plato e disco
glauber lemos
11/03/2009, 21:00
boa noite amigo compre um jeep e coloquei nele um motor ap 1.8 a alcool com um cambio de 3 machas. ficou bom ele faz 5.5 km com um litro de alcool e anda bem. naum sei bem dizer a diferença pois nunca possui um jeep com motor horiginal mas ficou um blz. :-D
GPA-Airborne
21/03/2009, 22:21
Amigo eortiga, blza?
No meu Bernardão, tenho um Ap 2.0 Injetado, e uso o filtro de kombi (eu acho... rs).
Pensei em colocar um divisor na tubulação e colocar 2 filtros... assim eles dividem a carga de filtragem, e o motor puxa o ar "mais facilmente"...
Que tal?
Abraços!
Thiago Rodeghel
21/03/2009, 23:30
No meu Bernardão, tenho um Ap 2.0 Injetado, e uso o filtro de kombi (eu acho... rs).
Pensei em colocar um divisor na tubulação e colocar 2 filtros... assim eles dividem a carga de filtragem, e o motor puxa o ar "mais facilmente"...
Que tal?
Abraços!
Pq não colocar 1 filtro maior então???:concordo::concordo::concordo:
Tipo de algum motor diesel... tipo S10 2.8, ou da Land Rover Defender...
O meu da Land 90
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=154853&d=1233360491
[s]
GPA-Airborne
22/03/2009, 22:23
veja bem... pensei em colocar 2 filtros, por uma questão de custo...
2 filtros mais baratos, de um carro comum, em vez de um bem maior de um carro mais sofisticado.
rs
afinal, o jipe tem que ser "sustentável",,,
Thiago Rodeghel
22/03/2009, 23:17
veja bem... pensei em colocar 2 filtros, por uma questão de custo...
2 filtros mais baratos, de um carro comum, em vez de um bem maior de um carro mais sofisticado.
rs
afinal, o jipe tem que ser "sustentável",,,
Nada cara, de S10 é barato o elemento...;-) Fora q dura muito tempo isso, é um custo baixo em relação ao restante...
[s]
Marcos ET
23/03/2009, 10:18
Veja bem... pensei em colocar 2 filtros, por uma questão de custo... 2 filtros mais baratos, de um carro comum, em vez de um bem maior de um carro mais sofisticado.
Bródi... eu já quebrei a cabeça tentando ver várias opções de filtro para meu "véi". Já andei sem filtro, com filtro pequeno, com filtro grande... sabe qual foi a minha melhor opção? o filtro ORIGINAL daquele motor... rsrsrs se vc tem motor AP 2.0, entao melhor colocar um filtro de "AP 2.0" mesmo... é mais fácil de encontrar, mais barato e (o melhor de tudo) nao tem que adaptar nada!
Fábio, desculpa demorar tres meses pra responder sua mensagem, mas é que eu me descuidei e nao vi o andamento deste tópico aqui no fórum...
Se eu entendi bem, vc (ou o antigo dono) pegou o cambio do jeep, colocou aquela flange da Enfer e a capa seca do Gol (aquela com o vão do diferencial VW embutido). Daih, alongou o eixo piloto (nestas adaptações o eixo fica gigante!) e instalou o conjunto ORIGINAL (platô e disco) VW no seu jeep, correto?
Entao, se a embreagem está patinando, pode ser um problema do conjunto mesmo (platô/disco) ou de alguma regulagem muito justa ( será que nao é o cabo da embreagem que impede que o disco fique totalmente "solto" para aderir ao platô?). Sua embreagem tá "alta"? ou trabalha láaa embaixo? (tem q pisar até o fundo pra nao arranhar ou assim que vc encosta no pedal ela já "debreia"? vc já tentou regular para uma embreagem mais baixa? oq acontece? fica raspando marcha? será que vc nao tá usando uma embreagem de AP 1.6 ou 1.0 ??
Pessoal
Troquei recentemente o câmbio do meu CJ3B 1954 e pus o do chevette 4 marchas
Estou usando motor AP 1.8 com relação 44x9
Participei no fds passado do XXI Perdidos na Mata e ao conferir o consumo no percurso entre São Lourenço da Serra e Registro, a viatura rodou 130 km e gastou 21 litros
Em resumo: o bicho tá fazendo quase 6,2 km no álcool :dance:
Sem contar que tá andando pra k7 :palmas:
Bom pra :odedo:
procuro p/ comprar um motor completo ou parcial go devil / continental vela em cima ,
Mazaropi-RJ
30/06/2009, 21:44
Galera... Estou quase nos finalmente ( Levei o Maza inacabado para um mecânico de Niterói )... Pretendo deixar o painel com visual mais original possível... Sendo assim gostaria de saber se alguém aproveitou o indicador de temperatura do conjunto do velocímetro original ou se teve mesmo que instalar um um indicador de temperatura adicional... Me disseram que fica complicado usar o indicador original por causa da escala... Se for só isso nada que um adesivo com a escala correta não resolveria. Mas caso tenha algum impecilho técnico, eu gostaria de saber...
Não vejo a hora dele ficar pronto... já se vão mais de 2 anos
Grato pelas dicas
Marcos ET
01/07/2009, 09:18
edwint, veja se o pessoal da oficina do Meliani nao sabe onde encontrar este fantástico motor! ( veja em http://www.melianiqt.com/novo_site/ )
Mazaropi, infelizmente eu nao encontrei nada aqui no fórum, mas sei que tem! já tivemos um tópico falando disso... parece que tem que haver uma resistência específica entre a bóia e o marcador... mas infelizmente eu não sei informar qual é...
Mazaropi-RJ
01/07/2009, 09:36
Valeu Marcos, eu tb procurei mas não achei nada específico... Ficamos no aguardo. Abçs.
GPA-Airborne
01/07/2009, 18:37
Acho que vcs devem estar falando desse tópico
Velocímetro Personalizado Cj
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27320
Mazaropi-RJ
01/07/2009, 22:32
Acho que vcs devem estar falando desse tópico
Velocímetro Personalizado Cj
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27320
Oi GPA, não é bem isso. Soube que o Medidor de temperatura original do Jeep não afere corretamente a temperatura qdo se usa um motor no caso o AP que estou instalando... Já ouviu algo a respeito ?
Abçs e grato pelo interesse.
Pablo.pinto2007
05/07/2009, 11:31
Que tal?
Abraços!
É o que acontece com o meu CJ-3A, tenho um motor AP 1.8 Álcool, e quando piso pra valer no acelerador ele fica pedindo ar e o filtro como é restringido não libera a quantidade de ar necessária, mas depois que o motor chega no giro ele segura, é só na hora que se pisa pra valer, se for acelerando devagar ele num "reclama" não, a minha solução que inclusive não fiz ainda (já que no meu não cabe dois filros) é alargar a entrada de ar no filtro, fazer outra "boca" no filtro, ou seja, uma boca maior no lugar da original, tanto na entrada, quanto na saída do filtro. Apesar do elemento filtrante ser bem grande as bocas do filtro são limitadas, por isso a kombi utiliza dois filtros!
Pablo
CJ-3A - AP1.8 Álcool + câmbio niva 5M + Pneus Oligator 255/70 R15 (cÂmbio muito parecido com chevette, mas acho melhor de engatar as marchas).
www.renegadosoffroad.com.br
Pablo.pinto2007
05/07/2009, 11:46
boa noite amigo compre um jeep e coloquei nele um motor ap 1.8 a alcool com um cambio de 3 machas. ficou bom ele faz 5.5 km com um litro de alcool e anda bem. naum sei bem dizer a diferença pois nunca possui um jeep com motor horiginal mas ficou um blz. :-D
O meu CJ-3A era assim também, ele peca na arrancada, e como não tem a 1ª sincronizada fica muito incômodo, pelo menos pra mim que ando em dunas também e quando se chega perto do topo da duna o carro de 2ª já não tem mais torque (toque em altas rotações) então é preciso passar a primeira, e esta somente com o jeep quase totalmente parado...
Por isso decidi colocar a caixa do niva, mas fiquei no dilema niva ou chevette, sei que tem gente com niva tirando e colocando chevette, mas por aqui quem conheço que tem niva, diz que não tem nem comparação niva a chevete, pois a do niva também não quebra e é muito macia nos engates, sou suspeito pra falar pois todos aqui vão defender a configuração que se tem.
Minha opinião: câmbio 4M Jeep = não aguenta, é muito quebradeira;
Câmbio 3M 1ª seca (original dos 51), muito boa caixa super resistente, não quebra, mas é inconveniente por causa do sincronismo e não tem over-drive, tanto que retirei a minha em perfeito estado, às vezes pinta uma saudade na lama, mas será superada.
Câmbio chevette 4M = por aqui a fama é que é muito boa e não quebra nem a cacetada.
Câmbio chevette 5M = não posso falar mas dizem que é muito boa inclusive pelo over-drive.
Pontos que levei em consideração para colocar niva e não chevette, o preço das duas (aqui) compatível, com 200 latinhas se compra, tanto uma quanto a outra, a dificuldade é achar, mas no meu caso quando comprei, já comprei duas, as peças do chevette são bem mais fáceis de achar, porém quem tem diz que é mais vantagem comprar logo outra caixa, o mesmo acontece com a do niva, peças não se acha fácil, mas aí compra-se logo outra caixa, as relações são bem parecidas, a do chevette é maior, ou seja, ela encurta mais o cardã traseiro e a alavanca vem muito pra trás no assoalho, e achei a do niva bem mais macia de se engatar... é isso!
Sei que o local não é este, mas está a venda a adaptação e o câmbio 3M do meu conjunto, maiores informações via MP!
Abraços.
Pablo
CJ-3A - 1951 AP1.8 Álcool + câmbio niva 5M + pneus Oligator 255/70 R15.
Thiago Rodeghel
05/07/2009, 20:41
É o que acontece com o meu CJ-3A, tenho um motor AP 1.8 Álcool, e quando piso pra valer no acelerador ele fica pedindo ar e o filtro como é restringido não libera a quantidade de ar necessária, mas depois que o motor chega no giro ele segura, é só na hora que se pisa pra valer, se for acelerando devagar ele num "reclama" não, a minha solução que inclusive não fiz ainda (já que no meu não cabe dois filros) é alargar a entrada de ar no filtro, fazer outra "boca" no filtro, ou seja, uma boca maior no lugar da original, tanto na entrada, quanto na saída do filtro. Apesar do elemento filtrante ser bem grande as bocas do filtro são limitadas, por isso a kombi utiliza dois filtros!
Pablo
CJ-3A - AP1.8 Álcool + câmbio niva 5M + Pneus Oligator 255/70 R15 (cÂmbio muito parecido com chevette, mas acho melhor de engatar as marchas).
www.renegadosoffroad.com.br
Coloca de um carro com mesma cilindrada ou maior:wink:
Uma boa é do Tempra, ou da S10 turbo diesel(fácil e barato de achar na concessionária)...
[s]
Mazaropi-RJ
05/07/2009, 20:49
Thiago, como vc fez com o indicador de temperatura ? Usou o original do velocimetro ou teve que instalar um adicional no painel ? Abç.
Thiago Rodeghel
05/07/2009, 21:01
Thiago, como vc fez com o indicador de temperatura ? Usou o original do velocimetro ou teve que instalar um adicional no painel ? Abç.
Não consegui fazer ele funcionar no velocimetro original, dizem as más linguas que não tem jeito:?... Usei um Cronomac separado mesmo... Não sei te dizer se tem uma forma de fazer o original do Jeep funcionar com o AP...:putz:
[s]
Mazaropi-RJ
05/07/2009, 21:20
Valeu Thiago... Pela sua experiência, o cronomac funciona bem ou vc pensa em trocá-lo no futuro...
Vlw por essa nova dica, heheh
Thiago Rodeghel
05/07/2009, 21:27
Valeu Thiago... Pela sua experiência, o cronomac funciona bem ou vc pensa em trocá-lo no futuro...
Vlw por essa nova dica, heheh
Pode ir de Cronomac tranquilo... Tem melhores que ele, mas são importados, e 3x mais caros... Tbm o sensor usei do AP moderno, coloquei com a tomada original.
[s]
maico lapschies
05/07/2009, 22:56
Radiador???qual usar?
estou pensando em colocar radiador do santana aquele maior do santana c ar,alguem usa?
antes tinha radiador de opala 6 sem problemas:dance: mas ele estragou, dai coloquei um de opala 4 cil aquele estreito de duas comeias e agora ta aquecendo.:parede:
se alguem puder me ajudar agradeço
maico
Thiago Rodeghel
05/07/2009, 23:00
Radiador???qual usar?
estou pensando em colocar radiador do santana aquele maior do santana c ar,alguem usa?
antes tinha radiador de opala 6 sem problemas:dance: mas ele estragou, dai coloquei um de opala 4 cil aquele estreito de duas comeias e agora ta aquecendo.:parede:
se alguem puder me ajudar agradeço
maico
Manda bala com o radiador original do Jeep mesmo, só se quizer, manda alguém mudar as colmeias dele, com mais canaletas... Use uma ventoinha eletrica do tamanho proximo, na do Jeep que uso no meu, é a ventoinha do ar condicionado do Vectra. Não se esqueça do reservatorio de expansão.
[s]
maico lapschies
05/07/2009, 23:18
Valeu Thiago
o problema q aqui na minha regiao é dificil de achar radiador...novo do santana tem. ventoinha eletrica uso duas, uma por dentro e outra por fora. reservatorio tb tem.
maico lapschies
07/07/2009, 16:12
comprei radiador do santana mesmo,ja cortei a grade e fiz suporte pra prende. agora so falta ligar as mangueiras. e rezar pra nao aquecer +.hehehe
RICARDO MALDI
28/03/2010, 23:10
BLZA.... sou novo por aqui, gostaria de saber se o motor ap 1.8 fica bom na f75, eu tinha uma com o motor original, gostaria de saber se este fica bom... flow...
Pablo.pinto2007
30/03/2010, 11:34
Eu possuo um CJ-3A com motor AP1.8 álcool com o comando do GTS, ou seja o comando 049G. Eu tenho a dizer que é muito bom... não andei ainda num 2.0, mas não acho que seja melhor a ponto de ser bem diferente...
Uso caixa de niva (muito parecido com a do chevette - as relações), reduzida original, e diferencial 8/43... digo uma coisa, ficou perfeito... Ah, uso pneus 255/70R15, com os pneus originais fica mais curto um pouco, mas tá bom demais assim...
Colega meu tem um 2.0 preparado, qualquer dia dou uma voltinha nele pra ver a diferença...
Abraços!
Dani [º=º]
04/08/2010, 15:49
Pessoal,
Comprei um Jeep Willys 1960 com motor AP 1.8 i Gasolina. O motor está ok e foi revisado, porém o mesmo está inclinado para trás, consultei um mecânico e o mesmo disse que não existe problema desde que eu não deixe o nivel do óleo baixo. Alguém sabe me dizer se existe problema com esta inclinação do motor?
Fabio Cortez
04/08/2010, 15:54
Depende de quanto inclinado é.
Que eu saiba, originalmente é um pouco inclinado mesmo...
Posta uma foto que dá pra dizer melhor.
p.peleje
04/08/2010, 16:22
O AP trabalha com a inclinação lateral bem acentuada, e tem uma certa inclinação traseira tb, mas é coisa pouca.
o meu quando coloquei, peguei a referencia pelo coletor de admição, deixei nevelado tanto lateral como longitudinal. talves se vc trocasse o coxim de suporte do motor, vc consiga melhorar a inclinação.
bem que eu nao vejo tanto problema, mas verifique se o carda, trazeiro nao ficou muito p/ baixo.
Pessoal,
Tenho motor AP 1.8 injetado mono ponto gasolina e estou com cambio de chevette. Depois de instalar velocimetro passei a medir consumo dele e esta fazendo media de 5.5km por litro rodando asfalto/estrada terra, andando bem na boa, sem pisar. Poderiam me dizer o que poderia ser feito para dar melhorada nesse consumo, visto que meu BF161 bebia quase que isso.
Abraço.
jonhjp26
27/09/2010, 18:20
Cambio do chevete de 5m ou 4m? Se usar cambio de 5m com a 5 overdrive, o jeep com pneus 255 ou 31 x 10,5 ou superior ele fica mais esperto e econômico com relação 5,38 (8x43) pois aproveita melhor as faixas de torque do motor. Acaba ficando mais economico. Essa receita serve tab para pickup.
Amigos, Vou me meter um pouco aqui, e para isso peço vênia aos colegas. Quanto pesa um willys ou CJ com um motor AP? Qual a melhor reduzida para o conjunto motor AP com caixa do chevette 5m? Obrigado.
Boa tarde amigos,
Estou pensando seriamente em fazer a troca do meu velho go devil pelo Ap 2.0.
Mas antes gostaria de saber qual é o preço médio gasto para se fazer uma adaptação do motor Ap 2.0 em um willys Cj3A?
Lembrando que o meu jeep está com motor e cambio original.
E a diferença sentida pela troca do cambio 3 marchas original para o 5 marchas do chevette é muito grande?
Gostaria de me preparar($$$) antes para que eu possa fazer tudo de uma vez e não tenha q parar a reforma no meio do caminho.
Agradeço desde já.
Paulo
Pode preparar de 6 a 7k. No meu Gastei 3k, no motor AP1.8 injeção + cambio chevette e 1.5k mão de obra adaptação. Depois disso vem uma série de coisas que vc acaba precisando mexer, cardãs, escapamento, etc etc.
jonhjp26
30/09/2010, 16:08
Caro amigo, melhor que o cambio do chevete é o da C20, mas é mais caro, em média se consegue um por 1500 + kit de adaptação deeptec +/- 1200 + motor AP que deve ficar por uns 2000, dependendo do sucateiro.
Usando o kit, não tem que mudar cardam, mas escape e as bases do motor sim e outras coisas como mangueiras, etc..
Motor AP com cambio de 5m com relação de diferencial 5,38 (8x43) é primeirissima, o carro fica outra história.
Você pode ir comprando tudo, revisando, e deixando pronto e quando tiver tudo já separado fica mais fácil de apenas instalar.
Adaptar esses flanges em qualquer lugar acaba dando mais problemas e no fim das contas acaba gastando mais e tendo mais dor de cabeça.
Pablo.pinto2007
30/09/2010, 22:31
Caro amigo, melhor que o cambio do chevete é o da C20, mas é mais caro, em média se consegue um por 1500 + kit de adaptação deeptec +/- 1200 + motor AP que deve ficar por uns 2000, dependendo do sucateiro.
Usando o kit, não tem que mudar cardam, mas escape e as bases do motor sim e outras coisas como mangueiras, etc..
Motor AP com cambio de 5m com relação de diferencial 5,38 (8x43) é primeirissima, o carro fica outra história.
Você pode ir comprando tudo, revisando, e deixando pronto e quando tiver tudo já separado fica mais fácil de apenas instalar.
Adaptar esses flanges em qualquer lugar acaba dando mais problemas e no fim das contas acaba gastando mais e tendo mais dor de cabeça.
Gostaria de deixar aqui a minha também...
Concordo com tudo que o colega acima disse... câmbio chevette (não sei qual o melhor se é do 1.0 ou 1.6 (tem uma diferença de relações aí)), mais reduzida willys mesmo, mais motor AP... não sei dizer se o 2.0 será muito superior... eu possuo um 1.8 e não tenho do que reclamar... e diz a boca muída que o 2.0 não aguenta cacete (tá mais pra mito)... é como se o motor já ficasse sub dimensionado... sei lá!!!
Primeiramente quando coloquei o motor AP deixei o câmbio original... e aí me faltava torque pra arrancar... subir a ladeira da garagem com a família dentro nem pensar, só usando bem a embreagem... era um trambolho pois pra subir dunas às vezes se precisa passar a marcha lá no topo... e de primeira seca não dá né!!! do mesmo jeito viajando...de 3ª o motor ficava esgoelando... resultado troquei o câmbio por um de niva (que é muito semelhante ao chevette)... fica como o colega falou aí ... supimpa... primeira com força e de quebra a 5ª com over drive...ou seja 0,85 a relação.... maravilhoso!!!
Abraços!
jonhjp26
01/10/2010, 09:31
Realmente a cx do chevete 1.0 e 1.6 temdiferenças na relação, acredito que mais nas machas iniciais, mas isso não tem problema, ambas anda bem.
O motor 2.0 tem mais torque que o 1.8, o 1.8 dá mais RPM que que o 2.0 e o toque do 1.8 tá em um giro um pouco mais alto.
Durabilidade, a mesma, mito quem fala que dura mais ou menos, isso depende de outros fatores, (manutenção, uso correto de óleo, etc..)
A receita de motor AP + cx de 5 machas + relação 5,38 (8x43) e pneus 31"x10,5 R15 ou 255/70 r15 ou qualquer outro que dê esse diametro fica perfeito. Se usar pneus menores ai terá que avaliar, pois nesse caso a relação 4,89 (9x44) pode ser a mais indicada.
Mas questão de motor é de acordo com o que se gosta ou se quer fazer, antes já pendei em usar um motor Vortec V6 4.3 de blaser, depois desisti devido a facilidade do AP e adaptadores já feitos e testados.
Sugestão: No fim das contas sai mais barato você comprar kit's de adaptação bons, fabricados do que ficar cortando, soldando, torneando.. para adaptar. No final acabará economizando quase nada e a manutenção, quebras, etc.. ficará bem mais alta.
Sugiro para isso o kit da deeptec que é bem feito, encaixa na medida e cabe tudo certinho no carro.
João Luis
Boa noite a todos
Meu jeep ta com o BF-161 e caixa 4 marchas original, o diferencial ta o 5,38(8x43) e pneu 31' R15, só que ele n ta passando dos 70km/h ¬¬.
Ja que o motor ja ta cansado vou aposenta-lo ^^ e pretendo adaptar o AP que veio nos santana, ja com injeção multiponto. Porem pretendo usar o mesmo câmbio, o original 4 marchas, claro que o melhor seria adaptar a do chevette, que é 5 marchas porem falta tempo$$$$.
Minha pergunta é a seguinte: O câmbio original 4 marchas aguenta de boa o AP?( n faço muitas trilhas e quando faço costumo pega leve no jeep ^^) E como fica a velocidade final? Sera que da para andar a 90km/h sem ta esguelando o motor?
Fabio Cortez
20/10/2010, 09:06
Essa relação é bastante curta, então, a 90km/h vc estará forçando bastante o motor e com isso comprometendo o consumo.
Tenho essa configuração no meu jeep hoje e já uso a bastante tempo. O câmbio aguenta bem, dependendo do tipo de uso, mas a quinta marcha faz bastante falta.
Pq não espera um pouco e troca tudo de uma vez??? motor, cambio, etc...
chinelao4x4
01/11/2010, 10:51
to pensando em trocar meu ohc 4cc, por um ap, por questoes de manutençao barata , peças , e o meu ohc nao ta tao bom assim... logo terei q gastar uma grana então...
minha pergunta é, o meu cambio é 4 marchas, clark (eu acho, pois comprei assim) , terei que trocar a flange, eixo piloto, plato e disco, certo ?
onde encontrar, tais peças ?
qual ap comprar, comparando os gastos e a adaptaçao de td, pra ficar o mais barato
abrçs a tds
matrakaum
07/03/2012, 15:28
Ressuscitando...
se eu colocar o cambio do chevette mesmo que c/ o BF tenho que mexer nos cardans?
Alguém tem o molde ou para vender os suportes para adaptação do AP 2.0?
Tenho o motor AP 2.0 e tenho tb. o cambio do chevette (aliás, como sei se a 5ª é over drive?).
Para não fazer burrada estou fazendo uma tabela de custos para saber da viabilidade financeira, pois, para retificar meu BF vou gastar por volta de 1400,00.
Thiago Rodeghel
09/03/2012, 20:21
Ressuscitando...
se eu colocar o cambio do chevette mesmo que c/ o BF tenho que mexer nos cardans?
Tenho o motor AP 2.0 e tenho tb. o cambio do chevette (aliás, como sei se a 5ª é over drive?).
Para não fazer burrada estou fazendo uma tabela de custos para saber da viabilidade financeira, pois, para retificar meu BF vou gastar por volta de 1400,00.
Não sei qto a troca só do cambio...:-?
Mas minha dica é trocar tudo de uma vez só, motor e cambio. Já que se tiver de refazer os cardans para o conjunto BF e Clark, teria q novamente mexer para AP e Clark... ou seja, chutando baixo, em média é 100 conto cada cardan para refazer... Fora q tem q comprar flanges diferentes para o motor, além de acionamento da embreagem, etc.
Além do fura e solda, esmerilha, etc... Isso afeta tudo o chassi. Procure já mudar tudo, e já com o conjunto definido. E tudo isso vai investimento...
Então, já coloca cambio e motor junto, e seja feliz... Guarde latinhas para curtir o Jeep!!!
Qualquer duvida é só gritar
Abraços
Pablo.pinto2007
09/03/2012, 22:07
Ressuscitando...
Ok! A maioria dos câmbios 5 marchas a 5ª é over drive... pois o significado de over drive no jargão popular... é que a relação dela é menor que 1, ou seja, geralmente fica em 0,85 por aí... isso quer dizer o quê? que enquanto o motor dá um giro o câmbio gira 0,85... ou seja menos que o motor... normalmente a maioria dos veículos a 4ª é 1:1... ou seja, o motor dá um giro e o câmbio também... é tanto que é a marcha de teste pra saber se a adaptação está de boa qualidade... pois é aí que o eixo do câmbio (não sei é o de prisma) gira direto... ou seja, se tiver algum tipo de vibração, enquanto tiver passado errado a marcha, fora de tempo... significa que o conjunto não está muito bem alinhado ou que os rolamentos não estão bons...
Desculpe pelo off topic aí...
Eu troquei primeiro o motor... gastei como o colega falou aí... com cardãs... suportes... e depois de quase 2 anos troquei o câmbio e tive que gastar de novo com cardãs... então se a pessoa não tem tanto recurso assim... é uma escolha... gastar duas vezes X, ou seja 2X... ou gastar 1X e meio pra fazer completo...
Eu acho que 1400,00 conto, se o amigo ali já tem o motor e o câmbio, dá tranquilo pra adaptar o conjunto... por aqui a turma tá cobrando mais de mil só pra mão de obra... é complicado... pois tem embreagem, normalmente com pedaleira suspensa... aí tem gente que não tem ainda e é bom colocar logo, pois facilita a adaptação dos cabos, pois a embreagem do AP é à cabo, o acelerador também... e o freio fica como consequência colocando logo o hidrovácuo, caso ainda não tenha, é lógico... é uma série de coisas que aos poucos vai ficando bom...
É como um prato tradicional cada um tem uma receita mas todos às vezes ficam bons do mesmo jeito, ou seja, enfrentam o mesmo tipo de trilha e superam isso com facilidade, ou não, vai depender daquela pecinha: o "burrinho da direção"...
Valeu!!!
Forte abraço a todos!
Pablo
chinelao4x4
04/06/2012, 17:28
galera, queria fotos da adaptação do ap no cambio 4 marchas , e ap no cambio do cheveio, pois meu motor ohc que ta na retifica pra orçar , vai ficar no total de 5.100 reais, liguei em uns contatos e achei AP 2.0 4 BICOS, ano 03/04 , completo nf. baixa detran , com chicote , modulo, arranque , partida. escape , radiador etc. garantia de 3 meses , por 3.000 reais , em 4 vzs, TEM QUE VIR COM A CAIXA SECA e o canhao da chave de contato ??
ai o que faltaria ?
qual kit comprar ?
embreagem e caixa seca qual usar ?
procurei fotos e mais informaçoes sobre a adaptação e não achei...
vlw
Igor Bevilacqua David
05/06/2012, 00:37
Chinelao 4x4, não sei se seu jeep é apenas para passeio ou trilhas, pois tenho um amigo que tinha um ap 2.0 turbo com cambio 4 marchas willys, era uma dor de cabeça danada, o cambio não aguenta mesmo, podem falar que sim que irá aguentar, mais no fim vai te dar dor de cabeça, se não quiser gastar muito vai de chevette.
Quanto a embreagem : Estou colocando no meu jeep motor ap 2.0 do gol gti bola, com cambio cl 2205, enfim depende do tamanho dos pneus estou colocando embreagem de ceramica no meu pneu 33 com recap, não é grande mais futuramente nunca se sabe...como vai ser turbo então...depende do cambio que colocar tem kits pronto que ja vem a caixa seca pronta para o cambio.
espero ter ajudado
abraços
Chinelao 4x4, não sei se seu jeep é apenas para passeio ou trilhas, pois tenho um amigo que tinha um ap 2.0 turbo com cambio 4 marchas willys, era uma dor de cabeça danada, o cambio não aguenta mesmo, podem falar que sim que irá aguentar, mais no fim vai te dar dor de cabeça, se não quiser gastar muito vai de chevette.
Quanto a embreagem : Estou colocando no meu jeep motor ap 2.0 do gol gti bola, com cambio cl 2205, enfim depende do tamanho dos pneus estou colocando embreagem de ceramica no meu pneu 33 com recap, não é grande mais futuramente nunca se sabe...como vai ser turbo então...depende do cambio que colocar tem kits pronto que ja vem a caixa seca pronta para o cambio.
espero ter ajudado
abraços
Igor,
Qual o ano do teu motor?
Igor Bevilacqua David
07/07/2012, 03:53
Eu ACHO que é 99 !
Eu ACHO que é 99 !
Mas é carburado ou injetado? vc usa em trilha ou somente na cidade? Abraços
Igor Bevilacqua David
10/07/2012, 00:17
E ae wsikart, tranquilo ?
então o ap é injetado : ap 2.0 injetado 8v alcool original 120 cv
Bom o uso na cidade é apenas até chegar nas trilhas hahaha, uma voltinha ou outra na cidade, mais só trilha...jeep fica pronto nesta semana...ontem fiz uma trilha com um colega o jeep dele é ap 1.8 injetado turbinado usa pneus 35 ressolados é show de bola...
Tudo bem Igor? Desculpe a pergunta, qto vc pagou neste motor completo? Eu estou trocando meu OHC por um AP, me aconselharam a ser carburado, porque dizem que o injetado pode dar problema e quando acontece somente sai do mato arrastado. Vcs ja tiveram algum problema? qual sua média de consumo em trilha?
Eu comprei recentemente um 51, o pessoal aqui não faz trilhas pesadas, apenas saimos nos finais de semana por estradas do interior e entramos em trilhas leves, pouca coisa fazemos pesadas, pois na ultima vez q saimos, fui de carona com um amigo pq o meu estava na oficina, fizemos mais de 230 km, e eu com meu OHC nao teria autonomia, por isso quero trocar por AP 1.8 de preferencia, agora nao sei se carburado ou injetado, se vc puder colocar uma descricao do teu jeep, motor, suspensao, tamanho roda ex 16x8 e tamanho do pneu e experiencia com injetado em trilha, eu agradeceria, pois estou vendo que peças usarei no meu.
Abraços e ótima semana
Ola. Srs;
Estou reformando um Cj3A 51 e colocando motor AP 2.0 MI e cambio chevette 5 marchas Kits da DEEPTEC.
Gostaria de receber fotos ou orientações quanto ao suporte do motor e cambio.
Estou usando calços de carroceria de 1" polegada e pelas minhas medidas em relação a travessa original do cambio, da para subir o cambio e motor ainda. Exemplo colocando uma travessa de cambio reta, igual das F75.
aguardo pessoal.
desde já obrigado.
Igor Bevilacqua David
13/07/2012, 23:10
Sikart tudo bom ? magina fica tranquilo !
Então nunca tive ainda experiencia com injetado, pois só agora estou partindo para injeção, bom o que da pra falar pelo que eu VI. Sou meio novato mais os dois tipos de motores são bons, cada um com sua qualidade.
Carburado : mais facil se der alguma coisa de errado na trilha, e assim vai...
Injetados : uma vez certo nunca mais vai querer carburador, pelo que me falam...bastante gente trocando por motor injetado, eu no seu caso ja que vai comprar eu partiria para um injetado de uma vez, no meu caso se vai turbinar, injeção é BEMMM melhor que carburado...vai da pessoa...como falei sou novo, mais pelo o pouco que eu sei, eu iria de injetado facil facil ! não quero dar pitaco errado, acho que alguem que ja andou com injeção esta mais apto para falar...
abraçosss
bom fds
Daniel Ramaccini
14/07/2012, 00:16
Legal!
Percebi que colocou outro coxim, esse é melhor?
Qual turbina que vc colocou?
Eu tenho no meu jeep um AP 2.0 e sinceramente eu esperava mais... não é ruim, mas é aquela coisa, eu ainda sou da opnião que jeep tem que ser forte igual trator e rápido igual a um carro hehehehe...
No resumo é bom sim e melhor, manutenção barata.
Daniel.
pauloamontanha
10/09/2012, 23:36
Segue um vídeo da viatura na lama, 51 verde com capota bege.
Antes do 51 tinha um CJ5 74 6 caneco motor de maverick. Não sinto nenhuma saudade dele.
O motor AP toca sem problemas meu jeep com pneus 33". Motor fácil de acertar, vc não fica na mão de "especialistas" em Jeep.
Tenho um motor na espera, 1.9 forjado, injeção pandoo programável. Vo usar este 1.8 até derreter e acho que vai demorar rsrsrsrs depois tiro um e coloco o outro rapidinho pra não ficar meses na oficina, tendo que aguentar gracinha de meca ainda por cima. Gostei bastante do resultado motor AP 1.8 alcool caixa 4 marchas do Jeep. Ja li de gente reclamando que falta quinta e tal. Mas quando saio com o Jeep é pra passear e não passo de 80 nem a pau!
http://www.youtube.com/watch?v=NVTmc4IRkZQ
Salve galera..........no meu jeep 64,coloquei ap carburado com cx chevette 5m e como uso apenas para passeios/viajem devido seu torque ser bom em alta,estou satisfeito mesmo,na minha ultima viajem a praia(145km),fiz uma média de 8km litro com pneus 33,
vai umas fotos.......373837373838373839
calhiandro
05/10/2012, 09:59
Salve galera..........no meu jeep 64,coloquei ap carburado com cx chevette 5m e como uso apenas para passeios/viajem devido seu torque ser bom em alta,estou satisfeito mesmo,na minha ultima viajem a praia(145km),fiz uma média de 8km litro com pneus 33,
vai umas fotos.......373837373838373839
Pelo que pudi notar seu carburador é alcool, você conseguiu fazer 8km/l de álcool???????
Olá calhiandro,respondendo sua pergunta,meu motor é AP1,8 a Gasolina e o carburador que esta nele é o 2E,e quando fiz esta média,viajei numa velocidade de 80/90 km na nossa auto estrada que leva ao litoral.Eu também me surpreendi.bom demais da conta,já na cidade não fiz média mas noto no relógio do marcador gasolina o ponteiro trabalha rápido demais..rrsrsr,
abração!!!
Giovani venditi373907
Claudio Almeida Machado
08/02/2013, 11:07
Pessoal,
Estou pensando em colocar um AP 2.0 com um cambio de chevette 5M este cambio aguenta bem o motor 2.0? No caso para ficar bom teria que ser uma relação 8/43? uso pneu 265/70R16. Ou o bom msm seria uma 9/53? Atualmente esta 9/44.
Oque acham?
Abraço
Doutor Gory
08/02/2013, 14:40
Claudio
Eu uso um 2.0 do golf com caixa de chevette 5M (1.6) e pneus 31. A minha relação é 9/44 e está ótimo tanto para andar na cidade quanto na trilha.
[]´s
Wagner
Claudio Almeida Machado
08/02/2013, 15:35
Boa tarde Wagner!
Obrigado pela ajuda, e vc já teve algum problema com o cambio? tipo quebra, marchas escapando...etc
Quando tu para e arranca em um morro sem reduzida, de 1ª simples ele arranca numa boa?
Valeu.
Abração
Decio Arruda
14/02/2013, 00:21
AP 2.0 injetado com cambio de chevette junior
Galera no meu Jeep coloquei AP 2.0 injetado com modulo 1AVP do Santana, Cambio do Chevette junior,
relação 8x43 e kits da Deep tec. O jeep ficou muito bom, 100 km na estrada em quinta marcha tranquilo
jipeirodesdepequeno
14/02/2013, 09:49
AP 2.0 injetado com cambio de chevette junior
Galera no meu Jeep coloquei AP 2.0 injetado com modulo 1AVP do Santana, Cambio do Chevette junior,
relação 8x43 e kits da Deep tec. O jeep ficou muito bom, 100 km na estrada em quinta marcha tranquilo
Belo conjunto... com certeza vai se agradar muito com ele!!
No meu CJ3 uso AP 1.8 carburado (2E) ... anda muito bem, no barro, na estrada.. se apertar vai a 120km/h, e é econômico comparando a maioria dos motores usados no jeep...
Doutor Gory
15/02/2013, 17:35
Cláudio
Cara puxa muito tem muita força na primeria se arranca muito forte parece que vai empinar ! De vem em quando eu vou pro trabalho com ele na garagem do prédio tem uma baita subida carro mil sofre pra subir e ele sobe dando risada já subi ate em segunda !
Eu comprai o cambio num ferro velho e nem abri só tirei a rabeta pra colocar o kit da deeptec e troquei o óleo ta rodando ate hoje redondo a terceira andava escapando eu achei que era o cambio mas fui ver era a cArroceria batendo na alavanca e fazendo soltar.
Claudio Almeida Machado
28/02/2013, 14:52
Pessoall,
Estou colocando um ap 2.0, estou com dúvida em relação a embreagem, estou pensando em comprar apenas o disco Apxchevette de ceramica com 6 pastilhas e usar a prensa original do AP 2.0, o que vc's acham? pensei em colocar tudo de ceramica mas achei que fica meio dura e ao soltar a embreagem ela trava de uma vez...
O pessoal que esta usando AP xom cambio de chevette como esta a configuração da embreagem?
Abraço
Thiago Rodeghel
28/02/2013, 19:25
Pessoall,
Estou colocando um ap 2.0, estou com dúvida em relação a embreagem, estou pensando em comprar apenas o disco Apxchevette de ceramica com 6 pastilhas e usar a prensa original do AP 2.0, o que vc's acham? pensei em colocar tudo de ceramica mas achei que fica meio dura e ao soltar a embreagem ela trava de uma vez...
O pessoal que esta usando AP xom cambio de chevette como esta a configuração da embreagem?
Abraço
Coloca disco de ceramica e platô original LUK ou Sachs... Com cabo de acionamento do AP moderno. Fica macia demais... e tem "pegada" por causa do disco e não queima tão facil qto um disco de lona!
Pessoall,
Abraço
eu uso e recomendo o disco de seramica no meu 2.0, disco comum nao aguenta...
Claudio Almeida Machado
02/03/2013, 17:03
Pois tem quer ser de ceramica msm neh! Agora disco de ceramica seis pastilhas ou quatro? Com a prensa original 2.0 fica bom ?
Valeu galera, to doido para ver o meu jeep funcionando com o AP 2.0 injetado e aspirado. Estava com o velho BF...
Pablo.pinto2007
03/03/2013, 17:20
Vai ficar bom... o pessoal tá falando aí de embreagem de cerâmica, eu não tenho experiência com isso não, nunca usei, até me intensionei na época da moda, mas vi um jeep de indoor usando uma que o jeep só saía nos pulos... pois o engate era imediato, aí desisti... e nunca queimei uma embreagem na vida... e não foi pro falta de uso não!!!
Abraços!
Pablo
Claudio Almeida Machado
03/03/2013, 20:34
Pois eh Pablo, isto que eu não queria, a de ceramica e boa mas para arrancar e foda ela trava de uma vez, agora eu estava vendo aqui na empresa Displatec eles tem uma que são HD, ou seja é mais resistênte que as originais e não agarra quanto a de cerâmica, vou ver essa parada para ver qual é melhor...
Vamu esperar mais opiniões do pessoal que usa o AP.
Valeu
Thiago Rodeghel
06/03/2013, 21:25
Problema dessa arrancada é a carga do platô sobre o disco... Vc não tem controle no pedal, ele cola no disco e arranca... Minha dica por uso e experiencia propria, disco de ceramica e platô original do Santana 2.0, Luk ou Sachs. Fica perfeito, e não sai arrancando, é possivel controlar o pedal.
[s]
Claudio Almeida Machado
07/03/2013, 14:05
Tiago, vou fazer isto tbm, disco de ceramica e platô original.
Agora te pergunto, qual é melhor de 4 ou 6 pastilhas?
A sua com esta configuração fica boa? da para arrancar numa boa? sem travar de uma vez? como citado acima?
Abraço
Thiago Rodeghel
08/03/2013, 00:02
Tiago, vou fazer isto tbm, disco de ceramica e platô original.
Agora te pergunto, qual é melhor de 4 ou 6 pastilhas?
A sua com esta configuração fica boa? da para arrancar numa boa? sem travar de uma vez? como citado acima?
Abraço
Sim, é a que uso no meu Jeep que está com AP blower, e de um amigo que usa AP aspirado. Uso o disco de 4 pastilhas, e funciona normal, aguenta os quase 200cv dele:curtir: ... Não sei se com mais pastilhas irá fazer alguma diferença assim. Acho que mais pastilhas ficaria mais relacionado a potencia do motor. Mas não posso te dar 100% de certeza nisso.
Não sei como será no seu Jeep, mas eu uso kit Deep Tec, troquei a alavanca de acionamento da embreagem (onde prende o cabo da embreagem) que veio no kit deles, e coloquei uma alavanca original da Saveiro G4 e tbm na minha pedaleira usei o cabo de embreagem da Saveiro tbm. Ficou macio demais... Desisti até de colocar a embreagem hidraulica... Tbm não precisa de chaves para regular o cabo, é com uma porca borboleta... bem simples e fácil. Linha VW AP tem 3 tipos de alavancas de acionamento, 2 tem diferença no comprimento da alavanca e a mais moderna muda o sistema de regulagem do cabo, e comprimento da alavanca, é justamente este ultimo que coloquei no meu Jeep. Tem alguns que chamam kit embreagem Taxista, outros falam que é do AP moderno, enfim, qualquer autopeças tem, ou concessionario. Outro detalhe é o comprimento do cabo, eu usei o da Saveiro, tem gente que serve do Santana, enfim, tem que medir para saber...
Na minha opnião, quando comprei meu kit Deep Tec, já deviam ter mandado este kit do AP moderno, veio o modelo antigo e a alavanca era de marca paralela... Nada contra, mas deviam ter mandado peças originais VW, já que o preço que se paga no kit deles, não agregaria 1% a mais no valor.
Detalhe que comprei tudo na concessionaria VW e saiu bem baratinho, e valeu 100% o investimento.
[s]
Claudio Almeida Machado
09/03/2013, 22:27
Vou ver este esquema que vc me passou ai. Muito obrigado pelas informações, to doido para ver o bichinho rodar rsrs
Vou colocar o disco de ceramica e ploto original LOOK, pois ouvbi dizer que a pista dos platores look são um pouco mais largas que as demais.
Abração a todos
Thiago Rodeghel
10/03/2013, 21:38
Vou ver este esquema que vc me passou ai. Muito obrigado pelas informações, to doido para ver o bichinho rodar rsrs
Vou colocar o disco de ceramica e ploto original LOOK, pois ouvbi dizer que a pista dos platores look são um pouco mais largas que as demais.
Abração a todos
A medida depende, tanto a luk qto a Sachs fazem platô das medidas originais VW... A linha AP já vi platô para disco de 200mm e 210mm
[s]
Boa Noite galera,
Esse tópico esta excelente!!
Mas infelizmente ainda estou na dúvida quanto ao motor para o meu CJ5!!rsrs :?:
Estou com um motor AP 1.8 do pointer, porém segundo o ex-dono ele está 1.9 após ter sido retificado devido algumas modificações feitas pelo mecânico!!
Contudo, entretanto, todavia...rsrs...não sei se coloco o AP ou o 4cc de Opala!!! :semideia
Estou analisando também em relação ao gasto para instalar (seja o AP ou 4cc do Opala), pois pelo que li as vezes é necessário mexer na relação.
Meu CJ5 esta com pneus 235/75R15, o motor é o original BF161 e câmbio de 3 marchas (ambos em péssimo estado).
Se alguém puder clarear mais ainda minhas ideias eu agradeço!hehe :concordo:
Grande abraço a todos!
JeePiza
Marcio Rossetto
11/03/2013, 13:26
Amigo
Passei por isso e lhe digo que a decisão foi a questão da injeção eletrônica , pois motor carburado numa trilha é um problema , falha , afoga , etc . Com relação ao cambio, a maior parte do pessoal põe do Chevette , porém eu particularmente colocaria um Clark . A configuração do meu jipe que estou montando agora é Cambio Clark 240 F , diferencias 9:53 e Motor ap 1.8 .Acho mais racional colocar um motor pequeno e trabalhar num conjunto de transmissão reduzida , pois o jipe na minha opinião fica mais estável com as possibilidades de não quebrar . Além de economia de combustível . Por motor ap injetado fica quase o dobro com relação ao custo de por o do opala . Também posso lhe dizer que o custo da adaptação de um ap injetado 4 bicos com troca de cambio , não sai por menos de uns R$ 9000,00
Boa Noite galera,
Estou com um motor AP 1.8 do pointer, porém segundo o ex-dono ele está 1.9 após ter sido retificado devido algumas modificações feitas pelo mecânico!!
Contudo, entretanto, todavia...rsrs...não sei se coloco o AP ou o 4cc de Opala!!! :semideia
Estou analisando também em relação ao gasto para instalar (seja o AP ou 4cc do Opala), pois pelo que li as vezes é necessário mexer na relação.
Meu CJ5 esta com pneus 235/75R15, o motor é o original BF161 e câmbio de 3 marchas (ambos em péssimo estado).
Grande abraço a todos!
JeePiza
jipeirodesdepequeno
11/03/2013, 15:52
Boa Noite galera,
Grande abraço a todos!
JeePiza
Olha eu colocaria AP, uso no meu CJ3 1.8 carburado 2E, com caixa clarck 240f (4m da c20, muito boa), pode colocar a caixa do chevete, é bem mais barata (média de 400 reais) o AP carburado se acha muito mais facil que opala, aqui nos desmanches ja vi por 1000 reais, injetado 4 bico na faixa de 2500~3000, teria as 2 flanges: do motor com cambio e do cambio com redução, isso tem pronto no mercado (as 2 sai por mais ou menos 1400), depois tem que mexer no comprimento dos cardans, mão de obra do mecânico...
[]'s
Pablo.pinto2007
12/03/2013, 09:26
Boa Noite galera,
Grande abraço a todos!
JeePiza
Como alguns já falaram, a receita é exatamente essa... motor AP é famoso pela sua resistência mecânica, já vi motor AP rodar aos trancos e bsarrancos e não deixar o dono na mão, é lógico que não queremos nosso jeep assim, damos a devida manutenção que ele merece... e embora tenha saído de linha tem muita peça no mercado e muita gente sabe trabalhar nele, e a facilidade de se preparar também é bem acessível, diferente de se por um opala e querer preparar o bicho, os mecânicos vão olhar e dizer assim, bem esse eu não preparo, mas um AP eu sei... outra coisa, falam mau danado do motor AP que é motor de dentista, mas te falo, na minha opinião não tem motor com relação peso / potência melhor do que ele... agora tem outro fator que se deve levar em consideração, o motor do opala é de torque em baixa rotação (parecido com o original tanto 4cc quanto 6cc) por isso muitos colocavam ele com o câmbio original de 3M. Eu vivi isso, pois coloquei primeiro o motor AP com o câmbio 3M, e o torque ficou uma merda de 1ª marcha, que pra subir na garagem precisava dosar a embreagem, enfim, troquei o câmbio e ficou uma maravilha, salvo em algumas situações que preciso de um pouco mais de torque (principalmente em deslocamentos) e o motor deixa a desejar...
A questão do câmbio é essa mesmo, se tem um pouco mais pra investir coloca um clark se não vai de chevette mesmo que dá conta de um monte de recado!!!
A sua relação pode ser que tenha que mudar... eu uso 8/43 com câmbio de niva (que é quase a mesma relação do chevette) se fosse a relação 9/53 não usaria a quinta nunca... vai depender também do tamanho dos pneus... talvez com esses pneus pequenos vc não tenha que mecher na relação!!!
Minha opinião, motor pesado, deixa o jeep mais pesado (óbvio), sobrecarrega o chassis, sistema de direção... dentre outras desvantagens... se colocar o AP vai sentir a diferença... um motor AP 1.8 álcool gera em torno dos 100 cv... quanto gera um 6 bocão original?
Abraços!
Pablo...
Claudio Almeida Machado
12/03/2013, 13:06
Cara eu rodava com motor original, e tenho um opala, que iria entrar no lugar do original, até iria colocar do opala msm, porém queria injeta-lo corri atrás das informações e vi que ficava em torno de 2000 no minimo para injetar o opala 4cl. Há poucos dias atrás me apareceu um ap injetado 2.0 com um preço bem acessível, então acabei optando pelo ap msm.
Porém ainda não esta pronto, deve demorar uns dias...quando estiver rodando posto as minhas observações.
Credito que é a tendencia e usar os Ap msm
GPA-Airborne
22/03/2013, 21:27
O meu CJ tem Ap 2.0 injetado, mas meu desgosto é outro...
Com mais de uma hora de uso, ele começa a perder potência gradualmente até parar, Aí tenho que abrir o capô, esperar uns 30 minutos e seguir viagem por mais uma hora...
Thiago Rodeghel
22/03/2013, 21:38
Com mais de uma hora de uso, ele começa a perder potência gradualmente até parar, Aí tenho que abrir o capô, esperar uns 30 minutos e seguir viagem por mais uma hora...
Já olhou a parte do sistema de ignição???
Pablo.pinto2007
23/03/2013, 08:27
Tá com cara de duas coisas... bobina esquentando (se sua injeção a utilizar)... e a outra é a temperatura, vc está monitorando direito essa temperatura? Alguns sistemas de injeção cortam o motor quando a temperatura está acima do normal ou extremo... outra coisa sua injeção (módulo) é original? ou é usa uma full tech da vida?
PAssa mais detalhes... se ele vem perdendo, vc sente o renddimento do motor diminuindo, e que por mais que acelere, o motor não rende, o motor via ficando preso... como se tivesse travando... esses 30 minutos é pra esfriar?
Você pode fazer um teste... ande nele e aí quando acontecer abra o capô e pegue na bobina (essas eletrônicas não sei como funciona, mas as refrigeradas a óleo (seladas e redondas) elas ficam pegando fogo (quando estão com problema) aí será um sinal disso... seu motor não usa distribuidor né? se usar pode ser ele também, já aconteceu comigo, sendo que o meu é carburador... mas era tudo ou nada, não caía o rendimento não, depois que esquentava parava...
Dá mais detalhes das situações e se algum mecânico ou especialista já falou alguma coisa e que não resolveu, facilita o diagnóstico pra gente que tá por fora!!!
Abraços!
Pablo
juleymar73
10/04/2013, 01:15
Tá com cara de duas coisas... bobina esquentando (se sua injeção a utilizar)... e a outra é a temperatura, vc está monitorando direito essa temperatura? Alguns sistemas de injeção cortam o motor quando a temperatura está acima do normal ou extremo... outra coisa sua injeção (módulo) é original? ou é usa uma full tech da vida?
PAssa mais detalhes... se ele vem perdendo, vc sente o renddimento do motor diminuindo, e que por mais que acelere, o motor não rende, o motor via ficando preso... como se tivesse travando... esses 30 minutos é pra esfriar?
Você pode fazer um teste... ande nele e aí quando acontecer abra o capô e pegue na bobina (essas eletrônicas não sei como funciona, mas as refrigeradas a óleo (seladas e redondas) elas ficam pegando fogo (quando estão com problema) aí será um sinal disso... seu motor não usa distribuidor né? se usar pode ser ele também, já aconteceu comigo, sendo que o meu é carburador... mas era tudo ou nada, não caía o rendimento não, depois que esquentava parava...
Dá mais detalhes das situações e se algum mecânico ou especialista já falou alguma coisa e que não resolveu, facilita o diagnóstico pra gente que tá por fora!!!
Abraços!
Pablo
Ola Pablosei que vc ta com um trampo com um projeto que emvolve motor AP dai resovi sanar minhas duvidas por aqui, um amigo que e lanterneiro recebeu la na Oficina um Scort , nao sei que ano e , com motor AP a alcool novinho , dai o cara nao vai recuperar o carro , vai vender pra dar baixa , ele quer no motor mil reais , dai eu pergunto esse motor seve pra adaptar no Jeep ?? pois achei barato e vem completo , carburador, alternador filtro de ar , arranque ,igniçao.
valew .
Leonardo Truccolo
10/04/2013, 13:06
Ola Pablosei que vc ta com um trampo com um projeto que emvolve motor AP dai resovi sanar minhas duvidas por aqui, um amigo que e lanterneiro recebeu la na Oficina um Scort , nao sei que ano e , com motor AP a alcool novinho , dai o cara nao vai recuperar o carro , vai vender pra dar baixa , ele quer no motor mil reais , dai eu pergunto esse motor seve pra adaptar no Jeep ?? pois achei barato e vem completo , carburador, alternador filtro de ar , arranque ,igniçao.
valew .
Serve sim, é um motor AP num Escort.
Eu tenho um desses 2.0 injetado.
Abs
juleymar73
11/04/2013, 01:16
Serve sim, é um motor AP num Escort.
Eu tenho um desses 2.0 injetado.
Abs
fala Leonardo , ta na area ne , vou por em pratica logo logo aquela ideia que vc me deu dos freios traseiros ,
mais me diz vc injetou o motor do Scort ne?? pois o Scort so saiu com carburador , acho que vou pegar esse pois ele pode sair bem baratinho pra mim acho que vale a pena pois logo vou pegar outro jeep pra por em pratica uns projetos que tenho em mente,
abraço e obrigado .
Leonardo Truccolo
11/04/2013, 12:14
fala Leonardo , ta na area ne , vou por em pratica logo logo aquela ideia que vc me deu dos freios traseiros ,
mais me diz vc injetou o motor do Scort ne?? pois o Scort so saiu com carburador , acho que vou pegar esse pois ele pode sair bem baratinho pra mim acho que vale a pena pois logo vou pegar outro jeep pra por em pratica uns projetos que tenho em mente,
abraço e obrigado .
Fala cara blz?
Eu gosto de problema. Tenho um Samurai, um Willys, uma C10, kkkkkkkk
Eu tenho um motor desses, não lembro se é de Escort ou Verona, mas é injetado original. To guardando pra colocar no Samurai, na real tenho dois guradados esse aí e um AP 1.8 de Gol GTS.
Qdo tu for montar os freios me avisa, que tenho que te dar mais umas dicas.
Abs
chinelao4x4
11/04/2013, 12:35
tenho na minha gaiola um ap que era do escort , 1.8 , injetado, motor argentino , da escrito no bloco .
juleymar73
12/04/2013, 01:01
humm Entao pegar esse motor e uma boa , o cara nao vai querer gastar pra da baixa no carro , ai vou fazer uma proposta , pago pra dar baixa e fico com motor em troca, pena que nao e injetado,
masi me digam da pra injrtar ele usando injeçao dos mais novos ??
juleymar73
12/04/2013, 01:03
Fala cara blz?
Eu gosto de problema. Tenho um Samurai, um Willys, uma C10, kkkkkkkk
Eu tenho um motor desses, não lembro se é de Escort ou Verona, mas é injetado original. To guardando pra colocar no Samurai, na real tenho dois guradados esse aí e um AP 1.8 de Gol GTS.
Qdo tu for montar os freios me avisa, que tenho que te dar mais umas dicas.
Abs
Ola Leonardo, ajuda sera muinto bom , lembrarei sim ,
obrigado desde ja .
Thiago Rodeghel
12/04/2013, 07:40
Acho que sim, mas teria de ser de motor compativel com o seu... tem que pegar completinho para não ter dor de cabeça comprando coisas a parte, procure principalmente o conjunto chicote e modulo. O restante são peças simples, que se encontra em auto peças.
Se não, tem como opção instalar modulo de injeção programaveis, aí é outra historia, Megasquirt, Fueltech, Pandoo,etc...
[s]
Marcio Rossetto
16/04/2013, 21:57
Pessoal, acabei a instalação do motor ap no meu jipe :
Cambio da f4000 + motor ap 1.8 injetado + relação 9:53 Gostei muito do resultado , falta testar no mato e na estrada .
calhiandro
17/04/2013, 09:02
Posta um vídeo depois para agente vê.:euforico:
Pablo.pinto2007
17/04/2013, 16:12
valew .
Só pra vc ter uma idéia... esse foi o preço que paguei no meu e não era dado baixa... até hoje ainda não regularizei o motor no documento... aproveita para pegar também a ventulinha com defletor... você vai precisar...
Juleymar, se fosse você sentiria primeiro o carro carburado.... depois daria uma volta no injetado... compara as coisas e depois decide... eu já balancei para injetar o meu, mas quando penso na água que atravesso, nas trilhas, fico receoso... apesar de ter gente dizer que não falha... e outra, meu jeep vai a todo lugar que os injetados vão... então, eu acho que não me vale o investimento... e quando eu dou couro em quem é injetado a negada ainda fresca... então... continuo com meu motorzinho com comando do gol GTS... que é original de fábrica, não é adaptação, e não precisa fazer mais nada, só trocar o eixo do comando... fica outro motor...
O amigo vai adaptar em que câmbio?
Abraços!
PS.: desculpe a demora, pois só vi agora!!!
PAblo
juleymar73
17/04/2013, 23:42
Ola Pablo que isso , como diz la nas regras de postagen " nada aqui e urgente" kkkkkkkkk
mais vamos la , eu peguntei se fica caro injetar pois ganha mais potencia e o pessoal fala muinto mal de carburador , principalmente a Alcool , masi se ele funcionar como tava no Escort da pra levar , uam pergunta , esse comando GTS vc pos ou tirou do seu AP,da pra por nesse AP aqui do Escort ?? a O cambio que pretendo adaptar e do chevette pois ja tenho dois aqui em casa e um GM 151 , vou comprando essas tranqueiras que aparece barato hrheheh , o jeep que eu to de olho e esse
406496 o famoso 57 , tem fotos dele no album de fotos dos jeep , pela foto da pra assustar mais ele ta ai parado uns 20 anos , por causa de um detalhe $$ eu e o dono nao chegamos em acordo heheh,
valew abraço.
junior888
18/04/2013, 11:10
Se nao me engando o comando do ap do escort/verona, é melhor que os de mais... pois sao os unicos ap na transversal, esse privilégio é apenas deles...
Pablo.pinto2007
18/04/2013, 17:49
Se nao me engando o comando do ap do escort/verona, é melhor que os de mais... pois sao os unicos ap na transversal, esse privilégio é apenas deles...
O que eu sabia em relação a essa posição do motor é exatamente isso, que eles são melhores por estares nessa posição e não por terem um comando diferente... em relação a posição é uma questão de força e alavanca (coisas da engenharia mecânica)... tanto que todos os motores em regra dianteiros são transversais... e não longitudinais como os AP instalados nos carros da VW... vai entender!!!
O comando 49G é um comando de válvulas do motor AP que saiu originalmente no gol GTS, ou seja, o gol GTS era falado por andar mais e etc e tal (1.8 S)... então a gente retira o comando original (normal no caso) e coloca o 049G, pra quem não conhece, pega um pelo outro, pois não tem diferença nenhuma no olho, apenas, claro a marca que vem nele gravado (049G)... a diferença? ele tem os balancins um pouco maiores (mais altos) que o original, fazendo com que as válvulas, tanto admissão quanto escape, se abram mais... sem prejudicar o funcionamento e nem qualquer regulagem no motor... agora para motor AP existem uma infinidade de comandos e preparações... eu acho muito bonito aqueles que ficam misturando em baixa...ou seja, o motor não trabalha redondo em baixa, mas em alta é o cão!!! porém não sei se isso é vantagem pra gente que anda, passeia e faz trilha... deve ser interessante pra quem só faz indoor, corre (competição) e em certos locais também é interessante (dunas radicais por exemplo)...
Quando terminar, que andar e ver como se comporta o jeep com os pneus 33", talvez eu procure um preparador para dar um tapa no motor, colocar um comando maior ou um turbo, ou até uma preparação aspirada mesmo... vai depender do meu objetivo e do recurso.
Juleymar, esse jeep 57 é uma jóia rara... pelos detalhes é lógico!!!
Abraços!
Pablo
junior888
18/04/2013, 23:02
Pablo, nao to te tirando a razão, mas li em algum lugar que os motores ap do verona/escort tem o comando mais "nervoso" que os de mais, mas se é verdade nao sei, vou procurar o site e se achar posto aqui...
Também, acho bonito motor embaralhando na lenta, mas nao pra trilha, pois fazendo isso comprometemos o torque em baixas rotações, que para trilha é essencial... se eu fosse vc nao pensaria duas vezes para mexer no ap, lembrando que em vez do turbo da pra botar um super charger, que tambem fica muito bom e sem o famoso turbo lag...
juleymar73
18/04/2013, 23:27
Juleymar, esse jeep 57 é uma jóia rara... pelos detalhes é lógico!!!
Abraços!
Pablo[/QUOTE]
Entao Pablo , eu tambem acho , ele ta todo Original ainda ate os bancos , mais eu queria por ele mesmo e assim
406660
sera que eu consigo, hrehehh e meu sonho olha eu ai em um original placa preta
406661
ele foi vendido no M.Livre ano passado o cara tinha ate os documentos pra provar que ele era do exercito americano , todo dia eu ai la ver ele de perto no posto de gasolina onde o cara guardava ele.
mali9ski
19/04/2013, 08:25
O que eu sabia em relação a essa posição do motor é exatamente isso, que eles são melhores por estares nessa posição e não por terem um comando diferente... em relação a posição é uma questão de força e alavanca (coisas da engenharia mecânica)... tanto que todos os motores em regra dianteiros são transversais... e não longitudinais como os AP instalados nos carros da VW... vai entender!!!
Pablo
Bom dia senhores, uma curiosidade interesante sobre os motores ap...
existem dois tipos de cabeçote para motor ap o tuxo mecanico e o hidraulico.....
o mecanico ( eu prefiro ) existem varios comandos originais....
o 49 g que prioriza mais as rotações mais altas
o 49 h que é um pouco mais manso e prioriza o torque
o 27.2 que é um 49 g com a chaveta da polia adiantada ( o que dá mais torque)
e para o tucho hidraulico o único que eu conheço que melhora é o 27.7
todos tem marcado os números ou letras no comando
(Minha opinião) uma injeção 4 bicos vale cada centavo principalmente quem quer rodar no alcool não chera nada de alcool no escape funciona redondo tanto frio como quente dá pra exagerar um pouco mais na taxa (isso tanto para gasolina como para alcool) fica um tampão parado é só bater que funciona, redondo não tem corrosão (no alcool) não afogo em saltos ou inclinação...
valew
Pablo.pinto2007
19/04/2013, 23:23
Bom dia senhores, uma curiosidade interesante sobre os motores ap...
existem dois tipos de cabeçote para motor ap o tuxo mecanico e o hidraulico.....
o mecanico ( eu prefiro ) existem varios comandos originais....
o 49 g que prioriza mais as rotações mais altas
o 49 h que é um pouco mais manso e prioriza o torque
o 27.2 que é um 49 g com a chaveta da polia adiantada ( o que dá mais torque)
e para o tucho hidraulico o único que eu conheço que melhora é o 27.7
todos tem marcado os números ou letras no comando
(Minha opinião) uma injeção 4 bicos vale cada centavo principalmente quem quer rodar no alcool não chera nada de alcool no escape funciona redondo tanto frio como quente dá pra exagerar um pouco mais na taxa (isso tanto para gasolina como para alcool) fica um tampão parado é só bater que funciona, redondo não tem corrosão (no alcool) não afogo em saltos ou inclinação...
valew
Muito interessantes essas informações... bem quero deixar bem claro que o que sei sobre motor AP é o que disse anteriormente, portanto não sou o dono da verdade, nem tão pouco acho que sei muito sobre... aliás, tenho e quero aprender muito ainda sobre isso!!!
Não é querendo fazer inveja ao amigo da injeção não, mas o meu motor ele pega que é uma beleza frio... é claro que não é como uma injeção, mas comparando a muito motor álcool frio, o meu não bota boneco pra pegar não, já botou, mas o último que regulou meu motor deixou uma seda!!!
São muitas opções para melhorar o desempenho original dessa máquina... quando for mecher no meu ficarei confuso...
Felicidades!
Pablo
Thiago Rodeghel
21/04/2013, 09:04
Eu vi o pessoal falando sobre os comandos de valvulas de maior graduação...
Uma coisa que no motor AP fica bom e é bem legal de fazer é colocar uma bobina por cilindro... Eu acabei de fazer no meu AP, e com certeza o motor responde muito mais rapido que o normal...
Claro que é preciso além das bobinas, uma roda fonica, e um novo módulo de ignição... O módulo de ignição original não consegue gerar isto para as 4 bobinas.
A Motorspice está para lançar este modulo para bobinas individuais. Além da vantagem de não precisar mais de distribuidor, eliminando possibilidade de falhar com água...
[s]