PDA

Ver Versão Completa : Cj5 1973 amarelo - Quindim

Milton Quindim
25/08/2007, 22:22
Quindim

Comprado em 12/10/2006 Dia das crianças

Configuração primária após a compra:

Jeep Ford 1973 cj-5
Amarelo Ford
Motor 6 cilindros em linha bf-161
Caixa de mudanças 3 marchas original
Caixa de transferência, tração e reduzida, Willys Overland
Caixa de direção Maverick
Coluna de direção do Fiat Uno
Pedaleira suspensa de Opala
Servo freio de Opala
Discos de freio na dianteira e tambor traseira
Rodas Mangels de ferro triangular prata 16x7
Pneus Firestone recape Frontiera 7.50 x 16
Jumelos altos
Ignição eletronica Bosch
Distribuição Bosch
Cabos de velas 8mm
Velas NGK
Cintos 3 pontos fixados na carroceria
Bancos Tempra estofamento - falso veludo
Volante Tipo
Sem limpadores de parabrisa
Faróis de milha Cibie 5"

Lucas Nassif
25/08/2007, 22:30
Aeeee, até que enfim abriu o tópico pro Jeepão hein!!! :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Comprou no Dia das Crianças??? Que presentãããaoooooooooo!!! :dance: :dance:

Antes de me xingar, lembre-se: A diferença de homens e crianças é o tamanho dos seus brinquedos!!! :mrgreen:

Agora falano sério...parabéns pela viatura e to esperando fotos, kralho!!!! :mrgreen: :lol:

Até + amigo!!! :concordo:

Milton Quindim
25/08/2007, 22:34
faróis auxiliares 8" Cibie

Milton Quindim
25/08/2007, 22:38
Tow bar Tabajara bem feito
Gaiola Tabajara mal feita mas funcional
Estribos meia boca curtos demais
Suporte de estepe e galão Tabajara quebrado
Galão furado

Milton Quindim
25/08/2007, 22:50
Dona Quindina com uma graninha na mão resolveu comprar um carro.
Com aquela "montanha" de grana na mão começamos a verificar quais os modelos que poderiamos adquirir.

As oopções eram muito boas...

Opala até ano 80 em mal estado.
Chevette até 84 meia boca.
Fusca qualquer ano.
Uno até 90.

Também poderíamos dar uma entrada e finaciar o restante em até 36 meses.
Estas opções tbm eram muito boas.

Palio diversos modelos.
Gol diversos modelos.
Corsa .
Celta.
Ford Ka...ui

Ponderações

Qual modelo atenderia nossos desejos?
Quanto pagar agora e quanto valerá após terminado o financiamento?
Quais as opções de motor?
Quantas portas?
Qual o consumo?

anderson_wzorek
25/08/2007, 22:56
eu conheço o jeep dessa figura...
O jeep ta massa, e a pintura é o mais bacana de td...
O cara é muito gente fina,muito loco...
Então Quindim manda umas fotos ai pra galera o jeep!!!!
valeu galera

Milton Quindim
25/08/2007, 23:04
Depois de pensar muito e decidir sobre a compra fomos a diversas lojas sem achar nenhum carro que nos interessasse.
Numa manhâ de sábado assistindo a um programa de TV sobre uma feira de automóveis, vimos ao fundo atrás da apresentadora um carro incomum, eu sorri e dona Quindina perguntou...o que foi? Respondi...o que eu queria mesmo era aquele carro lah oh...
Mas...aquele carro eh muito interessante ...mas deve custar uma fortuna...disse dona Quindina.
Será? Eu disse. Poderemos ir ver...afinal a feira é bem perto e de moto é rapido.
Vamos ..disse dona Quindina.

Chegamos a feira e procuramos...não estava mais lá o carrão...perguntamos e ninguem sabia de nada. Fomos embora...tristes...

No outro sábado, passei perto daquela feira e olhei para o lado ...avistei o carrão lá de novo e notei que ele estava na fila dos que seriam mostrados no programa. Como eu não podia parar naquele momento e receoso que perdessemos ele de vista novamente, liguei em casa e pedi que dona Quindina assistisse ao programa para ver como era e qual o preço do bicho.

Na volta passei pela feira e novamente ele não estava mais lá.
Bom ...Quindina deve ter visto o carro e vai me passar a ficha em casa.

Quando cheguei ela parecia uma criança sorrindo e agitada...assisti, peguei o telefone e a gente pode comprar...pensei ...pronto tá feito...era dia do aniversário dela 28 de setembro de 2006.

Milton Quindim
25/08/2007, 23:14
Depois de uma rápida ligação a proprietária do carro passou o endereço e fomos ver de perto aquela coisa linda...

Quando chegamos no endereço era um residencial com portão eletrônoco que foi aberto e fomos entrando...ao virar avistamos o bichão la no fundo estacionado, brilhando mesmo com o tempo nublado...era por causa da cor...amarelo.

Fomos nos aproximando e ele foi crescendo a nossa frente...lindo demais...meu coração disparou e fui tomado de uma euforia só de pensar na possibilidade de que aquela máquina pudesse se tornar nossa.

Olhei para dona Quindina e senti nela a mesma coisa. Estava mais agitada do que o normal...inquieta.

A proprietária nos atendeu e começou a falar sobre o carro, mas nada do que ela falou foi escutado...pois o pensamento estava bem longe...bem mais longe daquele estacionamento do que qualquer um poderia imaginar...meus pensamentos estavam na minha infância e nas lembranças que aquele carro me trazia...um sonho que podia se transformar em realidade ali naquela hora.

Milton Quindim
25/08/2007, 23:24
Entramos e agora escutei com atenção as palavras daquela moça que falava sobre como o carro tinha ido parar na sua mão.
Depois disso começaos a tratar do preço...com o valor negociado tinhamos de esperar a segunda-feira para poder efetuar o pagamento e levar o carrão para casa.

Segunda-feira fomos ao banco, eu e dona Quindina...pedimos o valor e o gerente disse que seria disponibilizado somente a tarde. mais umpouco só...pensei...enquanto isso ligamos para a moça e quase tivemos um ataque do coração.
Ela, engenheira arquiteta, tinha sido chamada urgentemente para verificar uma obra naum sei onde e ficaria fora alguns dias sem previsão de tempo...

Milton Quindim
25/08/2007, 23:31
Passados 10 dias de muita agonia recebemos uma ligação da proprietária se desculpando pelo imprevisto e perguntando se ainda estávamos interessados no negócio.
É claro que sim...respondi e marcamos o encontro em sua casa no dia seguinte 11/10/2006.

No dia 11, algumas horas antes do encontro novamente recebemos uma ligação desmarcando o encontro e marcando para a manhã do dia 12...feriado...fazer o que né.

Dia 12 8:00 hrs da manhã, estavamos no local marcado com a grana na mão e decididos aão sairmos dali sem o carro.
Negócio fechado, documentos assinados e chave na mão.
Fomos para casa onde nossas filhas esperavam ansiosas pelo carro, até então não tinhamos contado qual carro seria...

Quando buzinei em frente a minha casa e elas sairam e viram aquela enorme máquina em frente ao portão ... sorrindo e gritando eufóricas foram abrir e chamando pela avó disseram quase em coro...

Vovóóóóó... Papai e mamãe compraram um JIPE...

Milton Quindim
26/08/2007, 00:03
Assim que desliguei o motorzão e desci do Jipão minhas filhas me cercaram e me abraçaram emocionadas dizendo ...que lindo o nosso jipe papai...vc é o melhor pai do mundo...nem eu sabia que iria causar isso a elas...hehehe

Primeiro passo...um nome...pensariamos juntos sobre isso depois...

Primeira noite jah fui ver como ele se comportava fora da estrada.:dance:

-Saindo do asfalto
-Primeiro morrinho
-Primeiro matinho
-Buraco no mato

Cacá
26/08/2007, 00:03
Vovóóóóó... Papai e mamãe compraram um JIPE...

- Ao que a Vovò respondeu: "Naõ se preocupem, eu cuido de vocês..."

Hahahahahahaha :mrgreen: Aê meu amigo Miltão, parabéns pelo emocionante doce de ovo chamado Quindim :mrgreen:

Akele abraço :concordo:

cacá

Milton Quindim
26/08/2007, 00:24
O nome foi escolhido por mim. Apesar do Jipe ser oficialmente da dona Quindina, quem deu o nome a ele fui eu com a aprovação da família é claro.

Quindim não veio da cor do bicho e sim de um programa infantil...
O Sitio do Pica-pau Amarelo.

Para quem não sabe Quindim era o nome do professor de matemática, representado por um rinoceronte, como o Jipe é forte como um rinoceronte e coincidentemente o rinoceronte Quindim era amarelo o Jipe estava batisado.

Foto do QUindim rinoceronte

Milton Quindim
26/08/2007, 00:54
O primeiro passeio oficial...onde eu e o Quindim seriamos batisados foi o 2º Passeio com trilha do Jipe Clube de Pinhais, a cidade onde eu moro, na região metropolitana de Curitiba. O passeio aconteceu dia 16 de dezembro e estavam presentes cerca de 120 carros diversos, em sua maioria Jipes dos modelos cj 5 e cj3. Tinham também várias F e Rural, Troller, Engesa, Lands e Toys...Tinham também outros modelos como Suzuki Samurai, Vitara.

Foi muito legal...nunca tinha pensado que seria assim...um bando de gente louca para se ferrar, se sujar, passar fome, sede...sofrer com o sol e calor, cair na lama, quebrar alguma coisa e voltar para casa feliz...eita povo doido.

-Olha que legal o busão amarelo...escritório móvel do Jipe Clube.
-Uma parte da frota
-outro angulo do busão e da frota
-Coisa rara por aqui...Niva off road...soh tinha 3 no passeio...mais da frota
-Olha a fila...

Milton Quindim
26/08/2007, 01:19
O Quindim truxe consigo varias coisas boas, entre elas destacam-se os amigos...impressionante como tem gente que gosta de jipe e de quem tem jipe...acho que todos pensam que jipeiro eh boa gente e se aproximam mais facilmente...eles tem toda razão...todos os que conheci são assim...grandes pessoas.

-Amigo Tijolo e o Zequinha
-Tijolo e Quindim
-Caiu na água e se afogou(naum tinha isolado o distribuidor) primeiro mico.
-Eu sem zequinha molhando as calças...hehehe
-Tentando amarrar a cinta para reboque.

Milton Quindim
26/08/2007, 01:46
Todo gordo é meio engraçado...seja pelo jeito esquizito de andar, de parar com a mão na cintura e barrigona para frente ou só pela cara redonda mesmo...eu não poderia ser diferente...heheheh...aliás...a maioria dos jipeiros que eu conheço são um pouco maiores do que o normal...seria para ajudar no tracionamento das rodas da viatura??????????

-Cara de Biscoito Trakinas
-A band não guentou tirar o Quindim e o gordo de ré...agora vamos de frente.
-Jah na trilha primeiro atoleiro. Esta jabiraca e dois apoios para tirar...
-Nós na fila para o atoleiro...bando de malucos...
-Saiu ...mas deixou um buraco enorme...coitado de quem veio depois

Leo - Beethoven
26/08/2007, 02:07
Milton meu irmãozinho, muito legal o seu tópico, show de bola o seu relato !!!
Costumo dizer que ter um Jeep é ganhar experiência e histórias pra contar o resto da vida....sem contar os amigos que fazemos por conta dele. Tanto faz se o Jeep é todo equipado ou um simples originalzinho, ou até aquele caidinho....o que vale mesmo são essas histórias que sempre teremos orgulho de contar.

Parabéns !!!

Abraço.

PS: Já sei por que vc escolheu o nome Quindim...por que ter um Jeep, TEM que ser professor de matemática tbém...hehehe....eu aprendi muita subtração como meu....hehehe...por que é só conta de menos que vc faz no saldo da conta.

Milton Quindim
26/08/2007, 02:25
Milton meu irmãozinho, muito legal o seu tópico, show de bola o seu relato !!!
Costumo dizer que ter um Jeep é ganhar experiência e histórias pra contar o resto da vida....sem contar os amigos que fazemos por conta dele. Tanto faz se o Jeep é todo equipado ou um simples originalzinho, ou até aquele caidinho....o que vale mesmo são essas histórias que sempre teremos orgulho de contar.

Parabéns !!!

Abraço.

PS: Já sei por que vc escolheu o nome Quindim...por que ter um Jeep, TEM que ser professor de matemática tbém...hehehe....eu aprendi muita subtração como meu....hehehe...por que é só conta de menos que vc faz no saldo da conta.

Basicamente isso mesmo...principalmente com relaçõ aos amigos e irmãos que ganhamos ...um abraço amigão e continuarei com minhas histórias pois ainda tenho muita foto para postar ...colocarei uns filmes tbm na sequencia ..soh tenho que editar ...hehehe

Sidnei Diogo
26/08/2007, 02:26
Aê MIL-tão. Grande abraço.

Se todo Jeepeiro é maior que o normal e toda regra tem exeção e eu não sou maior que o normal e nem sou normal, então... sou exeção! Ou não! :pensativo:

Melhor que esse seu Jeep, só o MEU Jeep:mrgreen: (ao contrário das frutas, Jeep Verde é que é bom; Amarelo ainda tá verde)

[ ]'s

Patrícia Yumi
26/08/2007, 03:09
É impressionante como vocês tem a cabeça boa p/ escolherem os nomes dos jipes...
E eu achava que era Quindim por causa da cor...rsrsrs

Parabéns!

bjs

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/08/2007, 10:25
O nome foi escolhido por mim. Apesar do Jipe ser oficialmente da dona Quindina, quem deu o nome a ele fui eu com a aprovação da família é claro.

Quindim não veio da cor do bicho e sim de um programa infantil...
O Sitio do Pica-pau Amarelo.

Para quem não sabe Quindim era o nome do professor de matemática, representado por um rinoceronte, como o Jipe é forte como um rinoceronte e coincidentemente o rinoceronte Quindim era amarelo o Jipe estava batisado.

Foto do QUindim rinoceronte

Cara, só agora entendi. Pensei que que o nome fosse referente àquele doce amarelo e meio enjoativo. Ontem, ao ouvir o ronco do Quindim e a pintura psicodélica, achei que não tinha nada a ver. Mas a "voz" combina com o rino e a explicação matemática do Leo também... haja grana, né?... Mas ainda é melhor ter um Jeep gastador, que ficar em boteco discutindo futebol.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/08/2007, 10:31
Aê MIL-tão. Grande abraço.

Se todo Jeepeiro é maior que o normal e toda regra tem exeção e eu não sou maior que o normal e nem sou normal, então... sou exeção! Ou não! :pensativo:

Melhor que esse seu Jeep, só o MEU Jeep:mrgreen: (ao contrário das frutas, Jeep Verde é que é bom; Amarelo ainda tá verde)

[ ]'s

Você é excepcionalmente diferente... para melhor Sid.
Se verde é maduro e amarelo é verde... o que seria vermelho?!... (Tentando achar uma cor 'combinante' para o meu...)

Milton Quindim
26/08/2007, 15:09
Continuando de onde parei, mostro agora como é curioso a relação das pessoas com fatos corriqueiros do dia-a-dia e que provocam reações diferentes pelo fato de estarem no meio do mato...hehehe

-Este carro acho que é um feroza...passou rasgando tudo...abriu mais ainda o buraco...tava ficando bom...kkk
-Uma Land que tbm passou rasgando...o cara acelerou tudo e deu um bico na lama dando um banho em quem estava do lado...hehehe...
-Como disse, se fosse um busão na cidade o cara tinha chingado ateh a mãe do motorista...mas como foi na triha...olha a felicidade do menino...hauhauhauha
-Um Japones conhecido Takaru NobarruO Suzuki...e o buracao aumentando cada vez mais...reparem num braço de fora...tava cheio de gente dentro parecia lotação em Sampa...kkk...só com guincho mesmo pra sair.
-Essa Rural...se possivel reparar atraz do capacete STILE do colega, deu uma porrada de frente na lama que até assustou quem tava do lado, parecia que tinha quebrado alguma coisa...mas foi só a lata se ajeitando...hauauahu...e o atoleiro cada vez melhor e ainda faltavam uns 20 carros para chegar minha vez...eu tava começando a pensar que seria bom negócio fingir que tava com dor-de-barriga e sair de fininho...kkk

Milton Quindim
26/08/2007, 16:18
Vejam amigos, que mesmo com qualquer tipo de pneu e sendo as máquinas mais preparadas não tava dando para passar mesmo por este atoleiro...a esta altura eu já tinha decidido que não iria nem tentar passar pois a agua lamenta já estava cobrindo os capôs e eu não tinha nem o distribuidor vedado se tentasse passar por ali ficaria e certamente poderia danificar meu Jipe e perderia o resto do passeio.

-Vejam que dificuldade, neste momento podem se ver dois jipes atolados, o de tras ainda tentava sozinho com todas as forças...mas o da frente já estava rendido. Resultado dois rebocados como se fossem vagões de trem...kkk
-Esse Bernardão foi macho...passou no lamaçal sozinho chegando a primeira ilha sem ajuda.
-Olha a empinada do bicho...sinistro.
-Zeca em ação para colocar a roda no chão de novo.
-Zeca bão tem que ser multifuncional...gordo,para ser usado de lastro, forte, para puxar o jipe no braço e não beber cerveja para deixar tudo pro motorista...e ainda depois ajudar a empurrar para sair de vez...foi o único que eu vi sair sozinho deste atoleiro.O zeca é claro...kkk

Milton Quindim
26/08/2007, 16:40
Depois que a maioria do comboio passou e todos já estavam pra lah de bebuns foi a vez doagradecimento a equipe de apoio...todos foram jogados na lama e quem não queria ir por bem foi agarrado mesmo...como diziam antes da MArta reinventar...se o estupro é inevitável... relaxa e goza...kkk

-Atirados na lama.
-Coisa linda...isso só acontece na trilha...
-Fomos o tempo todo atraz deste jipe...achamos que ele tava distribuindo amostra de Amaroula...kkk...nada disso o auxiliar de Zeca sentado atraz do jipe tomou todas as amostras, o cara naum tava conseguindo nem piscar...depois disso ele vomitou umas 3 vezes durante o passeio...kkk
-Olha o rio...eu fiquei fotografando...lembram eu tava sem zequinha.
-Tava tarde já escurecia aos poucos e dona QUindina tava louca de raiva pois tava no clube me esperando...o passeio estava programado para terminar as 16:00 hrs, mas devido aquele atoleiraço atrasou um pouco...onde pegava o celular eu fingia que não pegava...kkk...quase que ela vendeu o Quindim naquele dia mesmo...hauhauaua...ainda bem que depois disso eu lavei a louça de domingo assim ela me perdoou.:mrgreen:

Milton Quindim
26/08/2007, 16:48
Após sofrer um pouco naquele passeio eu e dona QUindina começamos a sentir alguns problemas relacionados a alguns ítens faltntes no Quindim, entre eles o limpador de parabrisas.

Primeiro Upgrade

-Limpadores de para-brisa
-Troca do revestimento de falso veludo do banco do Tempra por courvim náutico.
-Troca dos suportes dos espelhos retrovisores laterais que quebraram na trilha.
-Troca dos espelhos retrovisores Tabajara pelos de mercedes 608.
-Conserto e troca do cabo do velocímetro.
-Troca dos rolamentos das rodas dianteiras.

Vinicius Bucco Rossot
26/08/2007, 18:31
-Esse Bernardão foi macho...passou no lamaçal sozinho chegando a primeira ilha sem ajuda.
-Olha a empinada do bicho...sinistro.
-Zeca em ação para colocar a roda no chão de novo.
-Zeca bão tem que ser multifuncional...gordo,para ser usado de lastro, forte, para puxar o jipe no braço e não beber cerveja para deixar tudo pro motorista...e ainda depois ajudar a empurrar para sair de vez...foi o único que eu vi sair sozinho deste atoleiro.O zeca é claro...kkk

E aí Quindim, blz???

Este cara do bernardão, polaco e careca, é o carraro, vulgo polaco da carasuja4x4 como seu 3 litrão antes do turbo....E o zeca gordo fazendo contra peso é o Boi. Daqui a pouco o polaco aparece por aí....

Abraço,

Vinicius

Leo - Beethoven
26/08/2007, 22:43
Milton, pra quem demorou tanto pra criar um tópico pra viatura, vc tá se saindo muito bem !!!
Tá reunindo a galera legal por aqui.

Parabéns !!!

Abs

Milton Quindim
27/08/2007, 13:34
Depois do passeio de Pinhais em dezembro, eu acabei deixando um pouco de lado o jipe pois tinha muito trabalho em minha empresa e Dona Quindina tava tranquila , as filhas em férias entaum era clube quase todo dia. O clube que somos sócios tem uma sede campestre com um parque de aguas sensacional, Quindina e as QUindinzinhas iam para lah todo dia, estrada de chão, buracos pedras e poeira. Quindina , um dia me chamou e disse que estava ouvindo um barulho esquizito do lado do carona, abaixei-me para verificar e descobri que um dos coxins naum existia mais e a carroceria estava batendo no chassi entortando a travessa do assoalho. Resolvi trocar o parafuso e o coxim.
Quando comecei a mexer ali notei uma trinca na travessa por ela estar dobrando de tanto bater no chassi. Conversei com um colega e ele me disse que tinha um amigo do primo do vizinho do carteiro que trabalhava na africa que tinha ouvido falar de um jipeiro que trocou as travessas.
Sempre assim todos ouvem falar mas ninguem assume sua culpa...kkk
Assim sendo fui procurar a dita travessa, encontrei para vender na Jipepar aqui mesmo em CUritiba, bem baratinho por 35 lt$, comprei. Mas a travessa do assoalho do lado do carona eh curva e aquela travessa era uma peça só e reta, teria de mandar cortar e dobrar.
Usando um papelão fiz o molde da travessa original e levei a uma empresa dobradora de metais onde a travessa foi cortada e soldada com MIG, o trabalho ficou perfeito.
Com a travessa na mão fomos procurar onde fazer o serviço e depois de passar por vários latoeiros e diversos orçamentos depois, variando de 500 ateh 1200 lt$, resolvi fazer eu mesmo o serviço, bastava remover a travessa quebrada e soldar a nova...fácil.
Tá...mas onde fazer isso?
Numa oficina de um amigo jipeiro conversamos e tratamos os custos para eu mesmo fazer, ele só daria as dicas para que o trabalho fosse bem feito.:mrgreen:

Milton Quindim
27/08/2007, 13:56
Marcamos então o inicio do serviço para depois do ano novo, seria um periodo tranquilo no meu trampo e na oficina tambem, como o trabalho da troca da travessa seria "rápido" acreditava que teria o Quindim pronto antes das férias de Dona Quindina que começariam dia 10 de janeiro.

Dia 04 de janeiro 8:00 da manhã o Quindim deu entrada na oficina para realização da troca da travessa do assoalho dianteiro direito.

Na chegada o amigo mecânico jipeiro foi passando as coordenadas.
- primeiro remover o banco do carona,como o quindim não tem caixa de ferramentas não teria "complicações" maiores.
- segundo , soltar os coxins para levantar a carroceria toda de uma vez e colocar sobre cavaletes.

Feito isso teria de começar o corte das soldas da travessa quebrada para remoção da mesma...seria fácil, bastava uma talhadeira bem afiada e uma pequena marreta. Comecei a cortar as soldas e descobri que em cada porrada que eu dava saltava um pedaço do emborrachamento interno que tava meio "solto". Pensei que era normal, depois de cortada a travessa dei uma olhada por dentro e quase chorei ao notar que a cada pedaço de revestimento emborrachado que voava tinha acoplado um pedaço do assoalho. E tudo isso graças ao antigo "latoeiro do QUindim"..acreditem o cara achava um podrinho e colocava uma lata nova em cima e passava bate-pedra...tinha 3 camadas de lata no assoalho. Fiquei até com medo de continuar, mas com a insistencia do amigo jipeiro que estava reformando o jipe dele eu resolvi remover o emborrachamento e verificar o estado "real" de todo o assoalho.
Depois que comecei era tarde demais...não dava para aproveitar nada do assoalho dianteiro e dos dois lados, travessa perdida trabalho dobrado.

- Vendo travessa curva para assoalho dianteiro direito em exelente estado, nova sem uso, preço promocional R$ 20,00 para cj5.

Milton Quindim
27/08/2007, 14:54
Voltei para casa e expliquei o problema para Dona Quindina, disse que teria de trocar o assoalho todo, porque depois que comecei a cortar a travessa apareceram "alguns podres" que teriam de ser consrtados.
Disse também que o serviço "talvez" não estivesse pronto até o dia 10...ela ficou bicuda com a noticia. Mas fazer o que né, teria de ser assim.

Dia seguinte de novo na oficina e novas recomendações do amigo mecânico jipeiro. Deve desmontar toda a frente da carroceria e cortar o assoalho, comprar o assoalho novo e substituir todo ele. Também seria melhor tirar tudo de cima da carroceria para facilitar omtrabalho e não perigar entortar ou desalinhar a carroceria durante o corte a soldagem.Assim foi feito, desmontei e comecei a cortar o assoalho velho. Com um pouco de pressa comprei o assoalho novo antes de cortar todo o assoalho velho e levei até a oficina, isso 3 dias depois e o meu amigo tava meio ocupado não podia ficar de prontidão para ajudar e dar as dicas o que começou a atrazar mais ainda o serviço.
Eu também comecei a ficar mais tempo no trabalho do que na oficina e dona QUindina tava irada e sem carro.
Um amigo jipeiro o Renatinho dono do Tijolo, estava de férias e havia marcado uma viagem, oferecendo assim o seu jipe para que ficasse em um lugar seguro, no caso minha casa, e o qual poderiamos usar sem nenhum custo, bastaria abastecer e pronto. Otimo , uma coisa a menos, dona Quindina largou do meu pé...kkk...acreditava eu que antes da viagem terminar o QUindim já estaria pronto.

-Olha a minha cara de desgosto quando soube que teria de trocar o assoalho.
-O estado geral do assoalho.
-Assoalho novo comprado.
-Iniciando a desmontagem total para troca
-Cortando o assoalhocom a talhadeira e marreta.

Jorge_PG
27/08/2007, 15:40
Milton tá muito legal o topico do quindim e da pra ver q vc sabe mexe com outras coisas alem du fogão kakakakakaka.

Abrs...

Otávio Luiz
27/08/2007, 17:24
Pô Quindim, aquele bernardão é o extinto São Bernardo!!!
Coincidência hein? Postei uma foto dele quando ainda era meu no seu tópico das trilhas em Curitiba, e logo depois vejo ele por aqui com seu dono novo (Polaco).

Milton Quindim
28/08/2007, 17:26
Pô Quindim, aquele bernardão é o extinto São Bernardo!!!
Coincidência hein? Postei uma foto dele quando ainda era meu no seu tópico das trilhas em Curitiba, e logo depois vejo ele por aqui com seu dono novo (Polaco).

Eh o que eu sempre digo amigão o mundo eh pequeno demais e todos estamos ligados de alguma maneira...eu postei foto do teu ex-jipe que estah com o Polaco que eu nem sabia mas jah conhecia ela das antigas da epoca que ele andava de bike na floresta...hauhauhau...polaco the jungle man......Ve se aparece lah no parque pra nois te conhevcer jah que agora vc naum tah mais de f e sim de Niva...ateh.

Milton Quindim
28/08/2007, 21:52
Aqui começa aquela novela que todo jipeiro vai passar se já não passou um dia...mas como tudo na vida tem um inicio , um meio e um fim...hehehe

Comecei cortando os pontos de solda com uma talhadeira e uma marretinha para danificar o menos possível a travessa central que faz o degrau do assoalho dianteiro para o traseiro. Depois passei para a lateral também com muito cuidado, quando me deparei com uma coisa inusitada e inacreditável, o latoeiro anterior que removeu a caixa de ferramentas deixou uma boa parte dela "escondida" debaixo de uma camada bem generosa de KPO. Como o Kpo é passível de infiltração...adivinhem...tinha virado um ninho de ferruginhos ...a coisa tava começando a ficar séria...

-Removendo a cobertura de borracha para identificar os pontos de solda.
-Começando a cortar os pontos.
-Olha só o ninho de mafagafos...hehehe...
-Cortando as soldas do outro lado...
-Ponto a ponto para não estragar nada.

Sidnei Diogo
28/08/2007, 22:02
Milton tá muito legal o topico do quindim e da pra ver q vc sabe mexe com outras coisas alem du fogão kakakakakaka.

Abrs...

O JORGE: Não adianta ele falar; vai ter de provar pra nós que é bom de churrasqueira mesmo. O carvão e o pãozinho eu garanto:mrgreen:, aliás, ele não inaugurou o QUINDIM ainda, não é não?
[ ]'s

Milton Quindim
28/08/2007, 22:19
Mesmo sendo um dono caprichoso e cuidadoso de nada adianta se antes de vc o dono da bagaça ter sido meio desleixado. Provavelmente os donos anteriores do Quindim confiavam muito no seu latoeiro e no seu mecânico tbm.
A parte mecânica do QUindim estav em exelentes condiçoes, a julgar pela aparência a lataria também estava mas depois que eu comecei a desmontar o bicho tive certeza de não serem as mesmas pessoas a cuidar da lataria e da mecânica.
Logo que comecei a cortar as soldas do lado esquerdo verifiquei que em alguns "pontos" de solda não tinha lata e sim massa plástica. Como descobri isso? Simples com uma talhadeira, na primeira batida para cortar um ponto de solda caiu um "ladrilho" da lateral deixando aparecer uns buracos que um dia devem ter sido por onde os ratos entravam e saiam...hauhuahuhuah
Mas o pior de tudo foi descobrir que onde eu tive tanto cuidado para preservar a travessa do assoalho tinha sido um feito em vão pois do lado do motorista onde ficava o tanque Tabajara alem do sanduba de ferrugem a tinha uma coisa que só posso chamar de "inominável" tamanha a feiura daquilo, era uma mistura de varias camadas de lata enferujada com massa plástica , emborrachamento e "lata de azeite de oliva"...pois eh alem da massa, do recheio tinha até azeite quase mudei o nome de "Quindim" para "Pizza".
Resultado ...vamos trocar a travessa do assoalho tbm.

-Olha a portinha dos ratinhos...
-Assoalho debaixo do tanque.
-Debaixo do tanque tinha uma sandália Havaianas...para evitar ruidos...kkk
-Ultima foto da pizza antes de ser trucidada...hauhuhhhhuhauahu
-Agora é pra valer, cortar de verdade o mal pela raiz. Dá-lhe esmerilhadeira.

Milton Quindim
28/08/2007, 22:34
Depois de remover o assoalho todo era hora de procurar a travessa antes de cortar de vez pois senão as laterais poderiam abrir e ai sim ficaria feio o serviço. Passo seguinte esmerilhar onde foi cortado para remover qualquer residuo de ferrugem , isso comeu um bocado da lata que tinha, tava tudo contaminado, mas no final acabei me saindo bem nessa fase.
Depois era colocar o assoalho ainda com a travessa, pontear o assoalho para firmar as laterais a somente depois cortar a travessa e soldar no assoalho e nas laterais e no assoalho traseiro também.

-Assoalho removido...parece o carro dos Flinstones...
-Muita lata para pouca função, pesava uns 30 quilos só não sei se era massa ou lata mesmo. Ele agora no lugar certo...o lixo.
-O maluco da esmerilhadeira...hehehe
-Vejam a marca da massaria na travessa e a ferrugem tomando conta dela.
-Este ponto estava me incomodando...tinha de descascar ali mais tarde para ver o "quanto " tinha de massa e ferrugem.

Milton Quindim
28/08/2007, 22:57
Bom neste momento que as coisas estavam começando a andar de verdade e eu estava mais dedicado a causa e dona QUindina já não estava mais me pegando no pé para terminar rápido a "troca da travessa" que virou "assoalho dianteiro" e que tinha evoluido para "assoalho e travessa" mas que ainda não tinha fechado a lista resolvi "botar a barba de molho" literalmente , notem a cara de bolacha trakinas do menino....hauhauhuahuh
Fiquei uns vinte anos mais novo pelo menos foi o que minha psiquiatra disse...eu tava fazendo análise já pois só até ai eu já tinha ficado meio maluco...hauhauhuhauhuhau
Tivemos de suspender a carroceria para facilitar a soldagem e ela foi colocada sobre cavaletes em um piso plano para não ficar desnivelada.

- A carinha do nenem olhando para o chassi do bruto separado da carroceria.
- Analisando o chassi descoberto e procurando possiveis avarias. Detalhe da travessa do assoalho encostada ao fundo no paralamas de uma Rural.
- Carroceria sobre cavaletes.
- Outro lado, detalhe na lateral tambem cairam uns pedaços de massa.
- Chassi zero bala. Putz reparando bem...minha barriga tava enorme...kkkk

Milton Quindim
28/08/2007, 23:01
Nada Sid...eu sou eh muito ruim mesmo na churrrasqueira meu negocio eh comer...normalmente compro carne jah assada mas neste dia resolvemos testar a churrasqueira movel:mrgreen: por isso a patyroa tirou a foto para quem ela contar acreditar que eu assei uma costela de porco na churrasqueira...sem ver ninguem acredita...hauauuahauhuh

Leo - Beethoven
28/08/2007, 23:48
Milton, uma pena que quando fiz isso no Beethoven camera digital ainda não era popular....sinto falta de não ter tido cabeça pra fotografar tudo em detalhes assim....se tivesse feito fotos, além do meu sofrimento regitrado, acho que poderia ajudar muita gente....pois como vc disse, quem tem um CJ se não passou, um dia vai passar por isso...

Abs.

Milton Quindim
29/08/2007, 08:41
Leo. eu também não tinha camera quem tirou as fotos foi o amigo Renato Tijolo pois ele tambem me ajudou na desmontagem e deu uma de diabinho ficando do meu lado e dizendo..."JAQUE fez isso por que naum faz aquilo tbm??????????????"
hauhauhuau...e a ideia de fotografar foi para lembrar depois como foi feito o serviço. Pena que peremos um cartão que estavam as fotos da soldagem e do inicio da remontagem....mas darei detalhes mais além.

Leo - Beethoven
29/08/2007, 09:23
Parece que todos nós que temos um CJ sofremos do mal do Jack, não é ?
Jack tô fazendo isso, vou fazer aquilo...e o Jack vai se extendendo, os $$ acabando e o Jeep parado....hehehehe

Abs.

Milton Quindim
29/08/2007, 14:47
Parece que todos nós que temos um CJ sofremos do mal do Jack, não é ?
Jack tô fazendo isso, vou fazer aquilo...e o Jack vai se extendendo, os $$ acabando e o Jeep parado....hehehehe

Abs.

O Jack eh estripador..de bolso de jipeiro...kkk

Milton Quindim
29/08/2007, 15:11
No momento em que suspendemos a carroceria verificamos também o estado do chasi e percebemos que tinhamos um tesouro na mão, um chassi integro, sem amassados e sem soldas sem ponto de trincas e em exelente condições de manutenção nem parecia do mesmo carro...hehehe.

-Assoalho ponteado era a vez da travessa ser posicionada e ponteada para podermos fazer a solda final, ponteamento com solda eletrica para não oxidar o metal, esta eu aprendi aqui mesmo no fórum.
-Do lado do carona tava feia a coisa o masseiro Magayver colocou uma cantoneira para unir as latas...vixe...tah feio isso...
-Tudo soldado, agora vamos posicionar para furação dos coxins.
-Alinhamos a carroceria com o chassi e deixamos a carroceria repousar sobre o mesmo usando os furos dos coxins traseiros que naum foram mexidos pudemos furar sem medo.
-Assentado a carroceria pronta para os furos dos coxins. Reparem que a solda danificou muito a lateral descobrindo uma grande area emassada.

Milton Quindim
29/08/2007, 15:40
Mais um dia se ia e eu arrumando encrenca com dona Quindina que queria o Jipe pronto antes da Páscoa...era feriado e poderiamos ir ateh o litoral...ferrou.

Como estava muito claro que eu não conseguiria e outro$ problema$ foram surgindo eu estava cada vez mais ansioso com o termino do Quindim afinal já haviam se passado cerca de 4 meses desde o inicio da empreitada, um trabalho estimado num tempo aproximado de 30 dias jah estava custando mais 3 vezes isso e ainda faltava muito para terminar...hehehe...parecia as obras do Pan.

Quando Jack atacou já estavamos preparados para defesa, porem o ataque do Jack foi arrasador com armas que nos deixaram com as defesas nulas e acabamos ficando sem argumentos e sem meios de sair daquele problema.

Tendo em vista o QUindim estar desmontado todo e a grana estar rara , pensando e calculando muito esticando daqui e minerando dali eu e dona QUindina entramos num acordo, ela não falaria mais em pressa e eu não perderia mais tempo lavando louça e arrumando a casa...hehehe Todo o meu tempo disponivel seria dispensado em terminar o Jipe. Acertamos também que como as laterais estavam muito ruins iriamos trocá-las.
Mandei dobrar as chapas com chapa mais grossa que as originais que são 16 , eu mandei usar chapas 14 cerca de 0,5 milímetros mais grossa o que em termos de maleabilidade eh bastante.

Eu medi o que seria cortado e fiz o desenho de como deveriam ser dobradas as chapas e mandei fazer, custaram-me 20 lt$, coloquei as chapas dobradas e risquei onde deveriam ser cortadas as originais de massa. Feito isso , com uma esmerilhadeira e um disco de corte de carborundum de 0,8 mm cortei a lata e posicionamos a nova onde foi ponteada e depois soldada com oxigênio.
Do outro lado foi feito a mesma coisa.
Pronto agora ia terminar o suplicio iniciado a mais de 4 meses.

-Carroceria posicionada usando os coxins antigos como referencia.
-Lateral já soldada, lado do motorista preservando o furo da entrada do tanque.
-Lado do passageiro também já soldado, do pondo de dobra em angulo do paralama traseiro ateh a dobra dianteira com as abas inferiores tbm.

Milton Quindim
29/08/2007, 16:08
No inicio do mês de maio já quase cinco meses dona Quindina resolveu dar uma vistoriada no andamento das obras, e como sempre toda mulher quando vai dar pitaco em alguma obra acaba querendo alguma coisa a mais que não constava no orçamento. Adivinhem só, ela mesma olhou para o Jipe e disse com sua voz firme e raivosa...

Isso nunca vai acabar não é?

Respondi que faltava pouco pois agora eu estava lixando o assoalho e as laterais, limpando e passando o Ferlicon, um antiferrugem fosfatizante que penetra e protege a lata, para depois passar o fundo e pintar...

Mas e esta parte aqui toda torta e com alguns podres, porque não troca também JA QUE o jipe tah todo desmontado mesmo...

Ela estava falando do assoalho traseiro que eu pensei em mecher mas devido a ansiedade tinha desistido.
Mas com a dona Patroa pedindo com jeitinho...hehehe...eu acabei cedendo.

Fui procurar o assoalho pronto e encontrei em duas lojas pelo mesmo preço e mesma medida o que não me agradou pois achei a lata muito fininha e o preço muito salgado, preço a vista com desconto 170 lt$. Uma coisa que também não agradou foram os ressaltos feitos no assoalho traseiro para reforço, achei-os muito delicados pareciam chão de Kombi e não de jipe. Resolvi mandar dobrar como eu queria que ficasse. Sendo assim medi a largura e comprimento do assoalho entre os pontos de solda e deixando uma aba de 1,5 cm para soldagem sobreposta desta vez com solda eletrica.
Medi também os ressaltos e pedi que fossem maiores depois de desenhado escolhi q chapa 14 também para ficar mais resistente, dobrado nas exatas dimensões do local a ser colocado faltava agora cortar o assoalho traseiro podre...comecei e terminei no mesmo dia...hehehe, agora sim tava com pressa pois tava feliz , o treco ia ficar novo. O assoalho dobrado com chapa 14 com travessas soldadas com solda MIG e nas dimensões que eu queria custaram 90 lt$.

-Assoalho dobrado e com travessas posicionadas.
-A espessura da chapa visivel.
-A imagem que dona Quindina queria que sumisse...hehehe...comaçando o corte do assoalho traseiro velho, torto e enferrujado.
-Vista interna do estado do corte.
-Sem assoalho , jah cortado e pontos de ferrugem lixados e removidos pronto para soldagem do assoalho novo.

Milton Quindim
29/08/2007, 16:30
No final do mes de maio jah tudo pronto, depois de muitos ataques do JACK eu lixei tudo, limpei e passei Ferklicon, limpei novamente com Tiner patara naum ficar residuos de material, foi passado o fundo Vermelho Oxido da 3M e depois foi feita uma camada de emborrachamento do tipo BATE -PEDRA com solvente a base de água para ter resistência a líquidos a base de petróleo e ficar menos inflamável.
Segundo o amigo mecânico jipeiro, ele já tinha sabido de vários problemas comincêndio sem controle dentro das viaturas depois de uma faisca ou cigarro caido pelo fato do emborrachamento ser a base de solvente de petróleo, então esta foi minha escolha.
Após a aplicação do emborrachamento, foi dada uma demão de preto fosco e depois de um dia outra demão de preto fosco também.

Por que preto e não amarelo da cor do jipe?

Gosto pessoal, simplesmente acho muito bonito o contraste do preto interno com o amarelo externo , naum ficou aquele amarelão todo que na minha opinião fica muito aceso, o assoalho, e dentro da grade do radiador são pretos e fica bonito assim , como disse, no meu gosto.

Antes de começar a montagem procurei por uma manta que pudesse fazer um isolamento de calor na parede corta fogo para poder diminuir o calor nos pés quando em funcionamento.
Achei uma manta de fibra de vidro, não inflamável e com exelente poder antiruido e isolante de calor, porém tinha um pequeno problema, não podia molhar pois senão alem de começar a dissolver apodreceria e criaria um fedor insuportável, palavras do proprio vendedor.
Encontrei na Leroy Merlin uma manta isolante de calor para telhados com uma pequena camada de espuma, que isolava também o som, pensei em dobrar a manta dobrando o poder de ação, podia dobrar , era leve não muito caro e ainda tinha uma espuma para isolamento acustico...fenomenal tava baum demais, quando chamei o vendedro e pedi a quantidade que eu achava necessária ele perguntou para que seria e euy respondi explicando a aplicação. Muito atenciosamente ele me disse que eu não deveria fazer isso, não com aquele produto pois ele enrugava com temperaturas acima de 50° e descolava a camada de aluminio trançado. Mais um furo, ele me falou de um revestimento igual aquele mas sem a espuma, não seria tão bom acusticamente mas seria exelente para o calor e bem mais em conta. Disse que consiguiria em casas especializadas em telhas.
Procurei e encontrei exatamente o produto e na metragem que eu queria.

Milton Quindim
29/08/2007, 16:41
Com a manta comprada, medida , cortada e colocada no lugar foi só colar e pronto...terminei. Sem grana para pintar naquele momento simplesmente resolvi montar e deixar com o fundo passado e esperar capitalizar para comprar a tinta e terminar de vez o serviço.
Pena mesmo mas o cartão da máquina fotográfica que estavam as fotos da soldagem do assoalho traseiro, do preparo da lata do emborrachamento e da pintura da parte interna e de baixo foi perdido, neste mesmo cartão estavam as fotos da montagem total com a troca de todos os parafusos e porcas novos. Os parafusos sextavados foram substituidos por ALEN de aço escovado e todas as porcas foram do modelo parlock ou travante o que eh interessante pois a intenção é usar o QUIndim em trilhas também e isso poderia afrouxar e perder as porcas , assim pelo menos soh afrouxa ae naum perde...hehehe

Milton Quindim
29/08/2007, 17:01
A montagem foi tranquila , é muito mais rápido montar e colocar os parafusos e porcas novas do que cortar e remover porcas e parafusos velhos e enferrujados.
Tomei o cuidado de colocar os parafusos do tamanho necessario e não muito compridos, evitando futuros aborrecimentos com pontas de parafusos tortas por batidas o que me fizeram sofrer na desmontagem.

Na remontagem o Quindim ganhou peças novas em substituição a alguns itens Tabajara.

-Os coxins usados foram peças unicas de 2 polegadas da vibra-stop que fabrica coxins para mesas vibratórias de peças em concreto, boas e firmes, com parafusos sobrepostos sem contacto entre eles e com borracha vulcanizada.
-tanque de combustível modelo original de 32 litros eu acho...hehehe
- bóia do tanque nova
-Pedaleiras antiderrapante que eu tinha e usava num gol.
-Marcador de temperatura de mercúrio.
-Amperimetro.
-Pressão do óleo.
-Buzina maritima a ar.
-As rodas que estavam em pessimo estado também foram recondicionadas originalmente com pintura prateada e verniz, somente desentortada e repintada.
- A unica foto da remontagem tirada por um passante na oficina e que depois que eu contei da perda do cartão ele sensibilizou-se e me mandou esta por email...hehehe

Leo - Beethoven
29/08/2007, 17:24
Milton, vou ser sincero. O seu tópico tá virando um guia excelente !!!

Abs.

Milton Quindim
29/08/2007, 17:25
Eh isso ai terminei a montagem do QUindim e troquei óleo de caixa do motor coloquei agua e aditivo no radiador e me preparei para ir no encontro do Fórum, o primeiro que foi dia 02/06/2007.
Quase sis meses depois do inicio terminei a troca das travessas do assoalho que viraram assoalho dianteiro , depois migraram para tarvessa do assoalho e assoalho traseiro com laterais ...hehehe que saga.

Jah no dia que ficou pronto fui com ele até o Parque Barigui e apresentei-o aos amigos agora com assoalho novo.
A pintura ficou por conta do fundo vermelho somente onde foi soldado o que deixou ele um pouco esquizito e me levou a ter ideias...comprei umas latinhas de spray e pintei uma camada colorida encima do fundo só ateh poder pintar definitivamente...mas ficou tão legal que todos elogiam e eu to com pena de remover e pintar tudo ...kkk

-Foto unica dele com o fundo antes da estilização da pintura...hehehe...
-A foto dele jah estilizado em casa logo em seguida depois do encontro.
-Pintando para disfarçar encima do paralama.
-Lateral pintada de cores variadas estilo SUJO..segundo o JGurak..grande Junior. Segundo ele ficou legal demais pois mesmo limpo ele fica sujo...hauahuahu
-Traseira mais suja ainda.

Milton Quindim
29/08/2007, 19:24
Milton, vou ser sincero. O seu tópico tá virando um guia excelente !!!

Abs.
Nada disso colega:discordo:...naum pode fazer o que eu fiz naum...hehheh...melhor naum mesmo...huahuauahuahuah...manda prum latoeiro... naum recomendo ...kkkkkkkkk

Leo nem de longe quero que vire guia só quero passar a minha experiência e isso foi só a primeira vez que mexi no Quindim...quero ver se daqui um tempo faço um upgrade de verdade tipo trocar caixa, diferencial ou coisa assim. Ai posso colocar passo a passo e dicas do que fazer e o que naum fazer, ao mesmo tempo da fotos...sem foto eh dificil explicar as coisas entaum sempre que eu for postar alguma coisa do tipo "mudei ou troquei" terá a foto e o texto explicativo...hehehe:mrgreen:

Sidnei Diogo
29/08/2007, 19:50
Milton, Vc tá tão empolgado com esse seu tópico que eu já estou a 95% de abrir um pro FALCÃO (A inveja é uma M...) rsrs
Parabéns Kara!
[ ]´s

Milton Quindim
29/08/2007, 20:18
No dia 20 de junho eu estava colocando o suporte de estepe novo no jipe pois o outro tava com defeito e queboru mesmo sem muito uso. Dona Quindina tava me ajudando e foi enrolar a janela traseira que se desmanchou toda em sua mão...hehehe...foi engraçado a cara dela e o grito de espanto...

oh oh oh oh...naum fiz nada tah podre tah podre...

hauhauhauhauh...depois disso ela decidiu trocar os transparentes soh faltava grana mas o décimo terceiro primeira parcela tava perto...hehehe.

Depois que instalamos o suporte ela entrou o site de do Zezo 4x4 para ver se tinha os transparentes prontos e acabou se encantando com um banco traseiro com caixa de ferramantas por 320 lt$ porque naum achou os trasnparentes.

Acho que começo a entender um pouco do mecanismo de compra das mulheres...

- Primeiro procurar uma necessidade para gastar.
- Depois procurar onde gastar.
- Ir onde escolheu e gastar mesmo que o item escolhido na primeira fase naum exista mais, para isso entra em funcionamento um segundo dispositivo que rastreia as coisas mais bonitas no local onde se está para que sua necessidade de gasto seja suprida.
Resultado...trocaremos os transparentes em um lugar e compraremos o banco no Zezo 4x4...

Ainda bem que ela quem paga as contas...hauhauhauhauah

-Olha o estado terrivel dos transparentes. No dia que eu deixei para troca dos transparentes no Cristo Capotas Especiais aqui em curitiba.
-Janela traseira desmanchada pela dona Quindina.
-Janela lateral consertada mil vezes com fita transparente de embalar caixas.
o suporte da capota descascou e enferrujou marcando as laterais e acelerando o apodrecimento do trasparente.
-A traseira vazia que acionou o mecanismo gastador como segunda opção.
-As pedaleiras que eu coloquei , falei e não mostrei...tah ai a foto delas instaladas. Para instalar eu naum usei aquelas travessinhas que vem no kit, usava assim no gol mas no Jeep eu decidi fazer diferente porque usa-se mais força e poderia soltá-las , entaum furei as pedaleiras originais e rebitei as pedaleiras antiderrapante no local...ficou bom.
-
-

Milton Quindim
29/08/2007, 20:21
Milton, Vc tá tão empolgado com esse seu tópico que eu já estou a 95% de abrir um pro FALCÃO (A inveja é uma M...) rsrs
Parabéns Kara!
[ ]´s

Valeu Sid...mas vc vai poder conhecer tudo isso do tópico ao vivo em novembro hein...hauhauauh...lembre-se... prometeu esqueceu o pau cumeu...hauhauauhauh

Milton Quindim
29/08/2007, 22:01
No segundo encontro do pessaol no parque Barigui, que acontece todo primeiro sábado de cada mês lah no bar do farol que eh uma chaminé atras do museu do automovel, eu percebi um "pequeno" vazamento de óleo da caixa, e na volta senti que a terceira marcha escapava e a segunda tava arranhando demais para entrar, claro que quem tava dirigindo era dona Quindina pois eu estava semi alcoolizado, mas quem sempre enroscava marchas era eu e naum ela por isso me chamou atenção. Decidimos levar a um mecânico de caixas bem conhecido aqui em Curitiba, o Joãozinho da Jipepar, acho que mesmo depois que ele se aposentar e sair de lá e um cara anos depois falar dele vai dizer ...foi o Joãozinho da Jipepar...kkk...
Ele viu o vazamento e deu o diagnostico, com as peças dele e os retentores e juntas comprados, levei o Jipe ateh sua casa e passamos a noite desmontando e trocando algumas peças trocando os retentores, os sincronizados e mais umas peças, jah era de manhã quando fui para casa e Dona QUindina nem falou mais comigo naquele dia...quase deu divórcio. Ela ainda não estava completamente contaminada pelo virus do jipe.

-Pequena poça de oleo. Isso foi dia 07 de julho.
- Dia 09 de julho segunda-feira buscar o banco no Zezo por 320lt$ em 1 entrada + 4 vezes no cartão de crédito.
-Olha ele instaladinho...que lindo...a caixa de ferramentas eh de metal...muito bom mesmo. Recomendo e eles enviam para todo o Brasil vc mesmo escolhe a transportadora e paga o frete...hehehe...pronto tah feito o Jabá...hauhuhauh
-Entrando na oficina dia 16 de julho para o serviço da caixa.
-Preparando a "corda" para remover a caixa do lugar...hauuhauah...bendita gaiola tabajara. Quem nunca fez isso que levante a mão...hauhauhuahu

Milton Quindim
29/08/2007, 22:37
Uma pausa aqui agora para mostrar para vcs o que eu achei lah na oficina na casa do João da Jipepar...um legítimo GPW ano 1942 pertencente a um senhor militarista em perfeito estado de conservação e nunca foi reformado somente manutenido....uma jóia mesmo sem exagero , estar do lado de um carro desse dah até um arrepio na espinha dorsal. Eh lindo demais e os detalhes que eu vi e num pude fotografar por falta de memória da máquina foi muito bom mesmo....
Pronto aqui vão as fotos que pude tirar do tesouro 42.

- A frente muito legal o detalhe dos faróis "integrados" a grade.
- Trazeira padrão nunca mudou nada somente os para choques .
- Painel clean e parabrisa bipartido.
- Vista lateral., detalhe da caixa de ferramenta eh integrada a caixa de roda trazeira , mas naum pude fotografar...pena.

Uma história bem interessante sobre os jipes da segunda guerra mundial.
Se alguem jah viu fotos das patrulhas do deserto, vai perceber a quantidade de galões que eles carregavam sobre seus jipes, eu pensava que era para carregar combustivel para o caso de uma pane seca no meio do deserto, mas segundo alguns patrulheiros daquela época, as coisas não eram bem assim. Eles carregavam apenas um galão de combustível sobresalente pois os motores a gasolina dos jipes eram bem economicos para a epoca por serem 4 cilindros e de baixo consumo. A grande maioria daqueles galões carregavam agua porque era mais comum uma pane seca por falta de agua pois os jipes consumiam muita agua por causa do calor de até 50 graus no meio do deserto e alguns outros galões carregavam Wisky para os patrulheiros...hehehe Jeep e cachaça jah se combinavam até naquela época...hauhauhauhu

Milton Quindim
29/08/2007, 23:00
Começamos a trabalhar na caixa do Quindim no dia 14 de julho perto das 15 horas, sábado pois o João da Jipepar trabalha na Jipepar ateh sabado depois do almoço, somente então pode fazer seus serviços em sua residência mas soh para os amigos e para quem paga bem tbm...:mrgreen:

-Primeiro tiramos a tampa da caixa de marchas para possibilitar a remoção da mesma.
-Depois esgotamos o óleo tanto da caixa quanto da reduzida.
-Preparamos a corda que ajudaria na remoção, presa a uma travessa na gaiola do Quindim.
-Detalhe do vazamento, vazando pela luva do carda trazeiro e pelo eixi piloto saindo pela capa seca que estava molhada de óleo...hehehe
-Olha ai o Homizinho preparando a bancada e o ferramental...apresento a todos, de perfil, o Joãozinho da Jipepar, exelente mecânico de caixa de Jeep e nem precisa erguer o carro para entrar embaixo...de tão grande que ele é...hehehehe:mrgreen:

Milton Quindim
29/08/2007, 23:18
Depois de todos apresentados vamos a continuação da peleia...
Baixada a caixa , comecei a desmontar e limpar peça por peça ateh mesmo a carcaça foi limpa ao extremo, a caixa reduzida tambem e todas as peças tbm foram limpas para o Doutor João analizar e passar a receita e o diagnóstico.
Feita a analise e com as peças separadas começou a remontagem e ajuste das peças substituidas para remontagem da caixa, neste momento eram perto das 22 horas de sábado.

-Eu desmontando e limpando as peças e a carcaça da caixa.
-Quase limpa e desmontada.
-As peças todas limpas e alinhadas para verificação do estado de cada uma.
-Olha a carcaça da reduzida , chegou a brilhar de limpa...hauhuauau
-Olha soh como estava antes no lugar.

Milton Quindim
29/08/2007, 23:31
Terminada a desmontagem, a analise e com as peças juntas e retentores a mão começamos a remontagem da caixa para colocarmos no lugar.
Algumas peças que foram trocadas e que me recordo. Os aneis sincronizadores, a engrenagem da primeira marcha, os cachorretes da luva da terceira, o eixo das engrenagens e as arruelas de calço , um rolamento e mais uns trem que desconheço...hehhe
Pronto , mais uma coisa que se faz no QUindim.

-Inicio da remontagem.
-Reposicionamento da caixa e colocação da caixa de transferência, T-case ou reduzida...como preferirem.
-Posicionamento e fechamento da tampa da caixa de mudança com a junta sem colar.
Hora...5:37 manhã de domingo dia 15 de julho de 2007.

Terminado mais uma briga boa entre meu Jipe e meu bolso...hauhauhauhahu...quem perdeu foi o bolso como sempre.:parede:

Leo - Beethoven
30/08/2007, 09:37
Uma história bem interessante sobre os jipes da segunda guerra mundial.
Se alguem jah viu fotos das patrulhas do deserto, vai perceber a quantidade de galões que eles carregavam sobre seus jipes, eu pensava que era para carregar combustivel para o caso de uma pane seca no meio do deserto, mas segundo alguns patrulheiros daquela época, as coisas não eram bem assim. Eles carregavam apenas um galão de combustível sobresalente pois os motores a gasolina dos jipes eram bem economicos para a epoca por serem 4 cilindros e de baixo consumo. A grande maioria daqueles galões carregavam agua porque era mais comum uma pane seca por falta de agua pois os jipes consumiam muita agua por causa do calor de até 50 graus no meio do deserto e alguns outros galões carregavam Wisky para os patrulheiros...hehehe Jeep e cachaça jah se combinavam até naquela época...hauhauhauhu

Tenho relatos completos sobre as incursões dos "Raiders" como era conhecidas as Patrulhas de Jeep no Deserto....não confundir com "Riders"....
Realmente, levavam só gasolina necessária, para o bate-volta e pode apostar que carro a álcool não foi inventado no Brasil, esses caras usaram muito Bourbon (de Milho) e não Wisky que é de Malte Escocês....pra tocar os Jeeps, podem apostar....
Além dos motores serem pequenos e de baixa potência, no deserto onde realizavam as operações, era uma região extremamente plana e por isso o consumo era pequeno....
Tem boas histórias desses caras....

Abs.

Milton Quindim
30/08/2007, 09:52
Pessoal, um amigo lendo o tópico viu que eu tinha perdido as fotos da remontagem e mandou umas no meu email que ele tirou de celular , então a qualidade não está maravilhosa mas dah para ter uma ideia da condição da viatura.

-Depois que ele foi retirado da cobertura eu tive que correr na remontagem pois senão acabaria molhando todo dentro, ou pior o sol danificaria a cobertura de emborrachamento eis a mostra de como tava mandando ver...isso é sábado de manhã e eu incomodando o meca....hehehe
-Aqui do outro lado, eu iria começar a montagem final e eram umas 8:00 hrs da manhã ainda ...e a dona Meca mulher do Meca olhava pela janela da casa injuriada, achei que se eu naum terminasse naquele dia no outro não existiria mais Jipe pois ela ia botar fogo, eles não trabalham no sabado de jeito nenhum...heheheh
-Incrível , aqui eram quase 13:00 hrs e eu jah tinha terminado a montagem, dava até para ir no encontro da tarde, o primeiro que soh saiu mesmo porque eu e o Mister W fomos. Se eu naum tivesse a ajuda do Renato Tijolo neste dia eu naum teria cionseguido mesmo...depois ele foi de Zeca no encontro do parque, vide fotos do encontro aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24074).
-Uma foto dele no dia do passeio de Pinhais lah em dezembro ainda com as rodas brancas e tortas...kkk

Milton Quindim
30/08/2007, 15:44
Depois de trocarmos os transparentes das janelas, colocarmos o banco trazeiro da Zezo 4x4 por 320lt$ em 1 +4 no cartão, e arrumarmos a caixa do QUindim, agora estavamos com um novo problema...a mola mestra do feixe dianteiro direito quebrou e novamente o Quindim foi para a oficina, como aconteceu eu não sei dona QUindina tem uma teoria que como o Quindim ficou parado muito tempo antes da compra e logo que compramos eu fui para trilha com ele, e depois desmontei e ficou mais uma cara parado, a mola deve ter "trincado" , e depois que arrumamos a caixa ela começou a usar mais o carro para ir trabalhar e levar as meninas para a escola, a mol anão aguentou a trinca e quebrou.

Eu tenho outra que precisa de um laudo técnico para que seja aceita por ela...
A minha teoria eh que a mola quebrou depois que ela meteu o mesmo lado num meio fio que cruzou a frente do jipe numa manhã fria. Mas esta eh uma hipótese remota...hehehe

Mesmo assim, a mola deveria ser trocada e isso era fato, entaum como estou quebrado devido aos gastos com o "assoalho" ela assumiu mais esta conta...kkk...tadinha.

O serviço foi executado numa oficina de molas aqui mesmo na minha cidade, o carro foi levado e deixado para a troca da mola as 9:00 horas da manhã, o serviço a ser executado era relativamente rápido e o propietário garantiu a entrega até as 18:00 horas do dia 20 de julho de 2007.Quando fui buscar o Quindim, adivinhem, é claro que como todo bom mecânico, sem exeção, o serviço ainda não estava pronto. A desculpa do moleiro é que a mola entregue estava errada e mostrou a mola que lhe foi entregue pela distribuidora.
Fiquei chateado sobretudo por ter de voltar a pé e minha casa ficava uma pernada bem comprida da oficina...mas voltei de mãos abanando...
O pior... começou a chover.

-Foto do QUindim entrando na oficina.
-Inicio da desmontagem.
-Mola quebrada.
-Olha soh a trinca.
-A comparação mola certa (quebrada) mola errada da F-75

Milton Quindim
30/08/2007, 16:09
No outro dia, já seco e com um guarda-chuva na mão para evitar imprevistos voltei a oficina na hora marcada para pegar o jipe e o serviço ainda não estava pronto. Levei comigo um jogo de jumelos altos que eu havia comprado e tinha esquecido nop armario...hehehe como eles ainda esperavam pela mola correta eu aproveitei e chorei pro moleiro e ele acabou colocando para mim de GRATIS por causa da demora. Enquanto a mola não chegava os jumelos eram instalados e as outras molas eram vistoriadas.
Depois dos jumelos instalados chegou a mola, agora era a correta. Ai foi envergar para acompabhar as outras, montar o feixe e reinstalar agora com novos jumelos mais altos...hehehe...ficou bunitu dimais,,,kkk

-Agora sim a mola certa.
-Envergando a mola na porrada...hehehe...
-Sofrendo para segurar tudo junto ..as molas saltam...o cara subiu em cima e caiu umas duas vezes pois ele era muito magro...eu pisei e ele parafusou...vantagens do meu tamanho GG...hauhauauhu
-Agora sim ele conseguiu ficou ateh meio sem jeito o guri...hauauhauahu
-Tudo pronto para começar a remontagem...16:30 hrs.

Milton Quindim
30/08/2007, 16:42
Agora trocada a mola e os jumelos ocorreu um imprevisto...pelo menos por mim, depois de trocado os jumelos lembrei o porque de ter deixado eles guardados no armário ...eles não estavam esquecidos , esquecido sou eu de não anotar o porque de fazer alguma coisa...

Parece aquela história do cara que amarra uma fita vermelha numa foice que estava encostada na parede do seu paiol e que por diverssas vezes esqueceu de guardar, ele amarrou a fita para a foice naum cair mais e era vermelha para que ele sempre visse a fita e nunca esquecesse de que se soltasse a fita a foice lhe cairia na cabeça o que lhe causaria a morte.
Um belo dia ele comprou um chapéu para sua noiva e a levou até o celeiro para lhe dar a bela surpresa.
Depois que ela colocou o chapéu ele pensou numa maneira de deixar sua noiva muito mais feliz com o chapéu e puxou uma fita vermelha que estava amarrada e ele naum lembrava mais por que...

Bem a história era mais ou menos assim...sou péssimo em piadas.

Como eu dizia antes...depois que eu sai eu lembrei do motivo pelo qual não tinha colocado os novos jumelos...passei pela guia rebaixada e escutei um barulho terrivel de pancada e pensei...pronto fizeram caca e jah quebrou a mola de novo...desci me anbaixei para ver o que podia ter acontecido e me deparei com o cardã dianteiro sendo arrastado. Eu não tinha mandado trocar os jumelos porque eu "não tinha grana" para alongar o cardã e lembrei disso tarde demais.

Resultado ...agora sem fotos mandei alongar o cardã, mas as estrias estavam tão gastas que o cara do cardã não quiz fazer o serviço a menos que eu trocasse o conjunto luva e espiga...putz...que molinha cara me saiu.
Tudo isso foi na conta da Dona QUindina...to devendo as cuecas para ela...alias as cuecas minhas foi ela quem deu entaum não dá para penhorar...kkk

-Posicionando o feixe.
-Colocando no jumelo alto.
-Prendendo as buchas da mola.
-Apertando os grampos.
-Prontinho...jah dah para ir embora 18:00 hrs em ponto. Do dia seguinte ao prometido.

Dessa vez chego em casa bem.

Ricardo Baldessar
30/08/2007, 16:48
Eae Quindim
Tb sou do Paraná, e morei até 2000 em Curita.
Gosto muito de viaturas militarese esse jeep q vc fotografou parece mesmo ser um GPW, mas os caras fizeram um sacrilégio com o coitado. Tentaram transforma-lo em um GP 1941 "Slatt Grill", uns jeeps da pré série.A grade até q ficou parecida mas os paralamas são bem diferentes.
Pelo q sei só tem um exemplar no Brasil, q é o do João Barone do RJ.
Mas de qualquer forma é uma viatura exepcional, e me parece q facilmente revertida para o original.
Abços

Ricardo Baldessar
30/08/2007, 16:52
Fotos GP 41

Milton Quindim
30/08/2007, 17:00
Desta vez eh coisa boa ...depois das ruins.
Terminou Julho e mais nada de ruim aconteceu, a unica coisa que eu nem registrei foi a troca da tubulação rígida do filtro de oleo que de uma hora pra outra começou a vazar demais, eh que o filtro tava tão entupido que naum dava vazão ao oleo aumentando assim a pessão de tal forma que deu vazamento pela conexão que vai naquela tampa do comando de valvulas na frente ai jorrava em direção as pás da ventuinha o que fazia o óleo ser borrifado para tras em todo o motor e na lata do para lama. causando uma tremenda sujeira com o oleo misturado com poeira...eca tava horrivel...pensando bem eu devia ter fotografado antes para poder mostrar a nojeira que tava...pena que agora tah mais seco...heheheh...soh sobraram as marcas do oleo na calçada da garagem...normal.
Então o filtro foi trocado e o oleo tbm de novo afinal se o filtro tava sujo o oleo sujou tbm.

Uma dica para quem for trocar o filtro é cuidar para não danificar aquela borrachinha de vedação que estiver em seu filtro, pois a borracha que vem nos kits saum muito ruins e naum encaixam de jeito nenhum nem com reza braba.
Outra dica e comprar um produto chamado selabond que eh encontrado em qualquer autopeças ou em casas de materiais de construção , não eh um silicone e sim um polimero que não eh afetado pelos derivados de petroleo que pode ser usado para vedar onde fica vazando aquele oleo ou ateh mesmo a passagem dos cabos para dentro da cabine. Recomendo.

Milton Quindim
30/08/2007, 17:03
Eae Quindim
Tb sou do Paraná, e morei até 2000 em Curita.
Gosto muito de viaturas militarese esse jeep q vc fotografou parece mesmo ser um GPW, mas os caras fizeram um sacrilégio com o coitado. Tentaram transforma-lo em um GP 1941 "Slatt Grill", uns jeeps da pré série.A grade até q ficou parecida mas os paralamas são bem diferentes.
Pelo q sei só tem um exemplar no Brasil, q é o do João Barone do RJ.
Mas de qualquer forma é uma viatura exepcional, e me parece q facilmente revertida para o original.
Abços

Opa...eu tbm achei legal a viatura mas não teria uma asim pois naum saberia cuidar pois gosto msmo eh de barro...hehehe...valeu por acompanhar meu tópico e por nos brindar com as suas informações...valeu migão.

Milton Quindim
30/08/2007, 17:30
Depois do encontro do dia 4 de agosto no Barigui, eu fiquei com uma vontade louca de deixar meu jipe mais invocado, tyava achando ele meio magrinho demais. Depois que eu voi os Jipes dos meus amigos Alex, Adriano e JGurak do grupo Curitiba 4x4que estão participando de todos os encontros, e conversando com eles, me disseram como fica estavel em curvas o jipe se as rodas tiverem o offste mudado para negativo, alem de ficar mais bonito e ainda de quebra naum ter mais aqueles problemas da roda livre enroscando em pedras e barrancos.

Passei uns dias pesquizando sobre isso e jah estava decidido a fazer isso. Então conversando com um colega aqui do fórum o Marilson da Marisco Pneus ele me deu o endereço de um senhor que fazia isso muito bem. Guardei o endereço e um dia estava passando perto e resolvi passar na oficina dele para ver o serviço como ficava.
Simplesmente fenomenal, o cara eh um artista, as rodas reformadas dele ficam novas sem exagero. Ele remove tudo que não eh aço, dah uma bela decapada, jateia, trata contra oxidação, depois desentorta , torneia, faz a maquiagem para retirar as imperfeiçoes da roda, passa um fundo.
Deixa um dia secando , depois pinta de preto fosco toda a roda, e depois onde deverá ficar da cor escolhida ele pinta de branco para não ficar feio no caso o prateado que eu escolhi e depois da segunda demão do prata ele deixa secar de um dia pro outro e somente ai ele passa o verniz.
Coisa de louco mesmo, quem viu minhas rodas depois de prontas babou ficaram lindas demais. As fotos que eu vou colocar não fazem jus ao trabalho pelo desempenho ruim da maquina fotografica.
Alem do tratamento que ele deu nas rodas ele ainda soltou o offset, virou a roda ao contrario e soldou com solda MIG novamente tudo muito bem centralizado e calculado para não ficar nada errado. Ele soldou no mesmo lugar que era originalmente , mas com a roda ao contrario o que deixou os pneus uns 8 a 10 cm patra fora do paralama...animal mesmo eu adorei ...hehehe

- Roda traseira ponta de eixo de prato.
- Roda dianteira o detalhe da roda livre inteira para dentro da roda.
- Detalhe da posição das rodas em relação ao paralama notem que o disco de freio ficou aparecendo. Futuramente vou pintar de vermelho todo o conjunto...hehehe
- Aqui o detalhe da roda in loco ou seja na lama ..Dona Quindina foi testar para ver como ficou...babei e ela tbm.
O custo...de tudo isso 75lt$ por roda.

Milton Quindim
31/08/2007, 21:41
Esta semana aconteceu que o QUindim começou a falhar muito, e já a algum tempo ele vinha bebendo demais, antes de ontem ele passou a falhar muito e fazer um barulhinho esquizito...pensei que poderia ter sido uma das velas que tinha encharcado, retirei todas e escovei com escova de aço até ficarem limpas...calibrei-as e recoloquei. Ainda assim, a falhadeira continuou, comecei a ficar preocupado demais com isso e resolvi ir no meca jipeiro. Lá desmontei tudo de novo, tirei as velas tavam sujas novamente e duas estavam encharcadas a 5 e a 6.
Antes de remontar o QUindim eu tinha comprado um jogo de velas novas, para o caso de ir a uma trilha e alguma queimar, resolvi trocá-las.
Após a troca dei uma volta para testar e tava falhando ainda.
Retirei os cabos e fui testando um a um.
Tive de usar um metodo meio "chocante"...segurar cada cabo para ver qual me fazia feliz...sem tremer...kkk
Dois cabos me fizeram feliz , um mais do que o outro...nop p´rimeiro recebi u choquinho que fez soh cosquinha e no outro nem isso...hehehe...tava a o problema...só não sei porque isso acontece.
Troquei os cabos por cabos supressivos novos...minha nossa...quanta diferença...o bicho tah lindo...um barulhinho delicioso de ouvir o motor redondinho feito relógio...hehehe...animou athe a fazer uma media de gasto combustivel.

-O estado das velas velhas e as velas novas da NGK
-Cabos supressivos novos
-Cabos instalados no distribuidor
-Cabos instalados nas velas
-Vista geral do motor com os cabos novos

ROMINA QUINDINA
06/09/2007, 21:01
[]:palmas:SOU A NONACENTÉSIMA VISITANTE!!!!!!!!!!!!! vou pegar meu premio, que será pilotar o "filhotinho" o fds inteiro... uhuhu!!!!!!!!!:-D

Milton Quindim
11/09/2007, 20:30
Todos que eu conheço dizem que o mais importante nos seus jipes são os detalhes que diferenciam uns dos outros e nisso o Quindim é campeão nos detalhes. O que mais chama atenção nele realmente é a pintura ou grafitagem como queiram chamar, afinal foi feita somente para disfarçar a falta de pintura depois da troca do assoalho.
Algumas outras coisas mais simples que são adotadas pelos donos de jipes e que fazem alguma diferença para quem gosta deste tipo de carro, são escolhas que muitas vezes passam desapercebidas mas que agregam valor não financeiro mas demonstarm o capricho de quem fez.
Eu escolhi muitas das coisas a serem colocadas no QUindim assim , sem olhar pelo valor financeiro e sim pelo visual, foi o caso da troca da cobertura dos bancos e pelo detalhe na dobra do assoalho que no final deram um toque a mais nele.
Outros ítens que eu resolvi mudar do original foram os parafusos que retirei os sextavados e substitui quase todos por modelos ALEN que na minha opinião são mais "bonitos" alem de serem mais resistentes ao tempo sendo que eles tem o seu ponto de torque interno ao contrário dos sextavados que tem o ponto de torque externo o que muitas vezes facilita o famoso "espanar" de roscas e também o "arredondamento" das faces da cabeça.
Aos poucos conseguirei substituir todos e hoje foi a vez dos parafusos de fixação da "roda-livre".
Vejam o resultado estético final e comparem com os originais.

-Parafusos originais sextavados.
-Parafusos ALEN de 1,5 polegadas de comprimento com arruela de pressão.
-Parafusos Alen instalados.

Milton Quindim
17/09/2007, 13:57
Legal...depois de muito tempo sem ver a cor da lama , eu e o Quindim fomos para a Trilha do Xadrez aqui na região de Pinhais minha cidade.
Esta trilha é assim chamada pois era um projeto de um condomínio de xácaras que acabou sendo embargado por estar numa área de proteção ambiental e por ser região de manaciais. Depois disso houveram invasões o que originou uma pequena batalha entre os posseiros para o controle da região.

Para chegar nesta trilha deve-se seguir pela estrada da Graciosa e entrar em sentido ao Parque Panorâmico, até chegar a entrada do pesque e pague. Entrar a esquerda e começar a brincadeira.

São caminhos que foram deixados pela administradora do condominio e que acabaram sendo tomadas pelo mato cerrado e também acabaram virando grandes atoleiros e maravilhosas erosões, subidas ingremes com erosão, atoleiros sem ponto de ancoragem e caminhos mistos com buracos, valas erosão, lama e mato...muito mato.

Os amigos que me mostraram esta maravilha de trilha são o Renato Dall'Stella e o Joãozinho da Jipepar junto com seus dois filhos o Marlon e o MILICO.

Vamos as fotos do local.

:arrow:O início, uma bela descida em engulo aproximado de 80 graus, pequena mas jah dah para sentir o clima do local.
:arrow:Clareira no meio do nada...daqui há uns dias já terá uma casa em cima.
:arrow:Olha a piscina de barrinho...hehehe
:arrow:Chuva de lama...essa hora devia ter filmado pois foi muito mais alto que isso...o Quindim entrou e sentou no trilho de cara já...sem chance de sair com as próprias pernas...acabou saindo guinchado mesmo.
:arrow:Olha a situação da criança..até por cima da capota...hehehe

Milton Quindim
17/09/2007, 14:16
Depois de muita diversão e novamente ficar com a máquina sem bateria fomos embora os 3 carros Quindim, uma Toy de capota de lona de caminhão do meu amigo Renato Dall"Stella e um jipe preto usado pelos filhos do Joãozinho.

Cheguei em casa jah era noite e um compromisso não me deixou continuar a brincadeira pelo melhor...lavagem noturna da viatura...hehehe

Mas dia seguinte, domingo, pela manhã vi o real estado da sujeira e peguei os apetrechos e posicionei o Quindim sobre a grama para começar a lavagem total.

Isso eram 9:00 hrs, terminei a limpeza que foi completa por dentro e por fora depois das 14:00 hrs sem intervalo. E ainda teve ajuda de Dona Quindina.

:arrow:A última da trilha.
:arrow:A manhã seguinte vendo a sujeira de dia.
:arrow:Uia...
:arrow:Lateralegal...
:arrow:Ela perguntou ...como vc fez isso ai em cima???????????Num sei...:mrgreen:

Milton Quindim
17/09/2007, 14:24
Pois é...minhas filhinhas acabaram deletando as fotos do cartão que mostravam os detalhes da limpeza...mas sobraram as da sujeira...hehehe. Então ai vai.:mrgreen:

:arrow:Num dá nem para ver a placa...
:arrow:Um pouco de barro por baixo...
:arrow:Opa vai começar a baxaria...
:arrow:Tirando o barro primeiro...saiu facil
:arrow:Detalhe da pança caindo fora da bermuda..preciso emagrecer.
Depois de ficar mais de 4 horas no sol e sem camisa estou convalescendo hoje com as costas ardendo e os músculos doloridos por causa das queimaduras...hehehe...nunca façam isso.:mrgreen:

Milton Quindim
18/09/2007, 21:28
Domingo durante a limpeza do Quindim, reparei num barulho estranho que parecia ser da correia. Verificando depois constatei umas rachaduras nela.
Segunda comprei a correia para troca e hoje de tarde comecei o serviço de troca que deveria ser bem simples.
Primeiramente soltei o alternador e removi a correia que estava toda rachada e quebrada em 4 partes diferentes. Coloquei a nova correia no lugar e tentei esticar o recomendado. Não consegui. O alternador adaptado acabava batendo a carcaça no suporte do motor e naum era possivel esticar corretamente, não sei como estava esticada antes pois não fui eu quem trocou a correia anteriormente.

:arrow:Correia velha e trincada ainda no lugar.
94784
:arrow:Soltando tudo.
94788
:arrow:Estado da correia antiga. 10 meses de uso. Detalhe, 6 meses parado.
94790
:arrow:Correia nova da marca Dayco made in usa.
94797
:arrow:Correia nova no lugar...detalhe da folga por naum poder esticar.
94798

Milton Quindim
18/09/2007, 21:40
Como disse antes o ajuste não pode ser feito por causa da carcaça do alternador que batia no suporte do motor. Retirei o alternador da posição e identifiquei onde estava o problema. Limpei as peças e o alternador, limpei o local onde ficava. Pensei em diversas soluções.
Mandar fazer um suporte novo mais comprido, confecção de uma peça para calçar o alternador evitando o contacto com o suporte do motor, etc...etc...etc.
Mais simples e rápido e eficaz no meu caso foi usar uma groza dessas de madeira e remover uma pequena quantidade de material da carcaça "criando" o espaço necessário para ajustar a correia.
Deu certo.

:arrow:Limpeza do alternador e identificação do local onde batia no suporte.
94809
:arrow:Usando a groza para desgastar a carcaça.
94810
:arrow:Limpando as peças
94811
:arrow:Limpando o local
94812
:arrow:Alternador posicionado no lugar agora com folga para ajustar a correia.
94813
:arrow:

Lucas Nassif
18/09/2007, 21:51
Coloquei a nova correia no lugar e tentei esticar o recomendado. Não consegui.

Milton,

vc deixou a correia do jeito que tá na foto??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94798&d=1190161663

Se sim, faça de tudo pra esticar, poois já estou vendo ela pulando dali!

Abrs. :concordo:

Lucas Nassif
18/09/2007, 22:00
Coloquei a nova correia no lugar e tentei esticar o recomendado. Não consegui.

Milton,

vc deixou a correia do jeito que tá na foto??
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=94798&d=1190161663

Se sim, faça de tudo pra esticar, poois já estou vendo ela pulando dali!

Abrs. :concordo:

Lucas Nassif
18/09/2007, 22:02
Como disse antes o ajuste não pode ser feito por causa da carcaça do alternador que batia no suporte do motor. Retirei o alternador da posição e identifiquei onde estava o problema. Limpei as peças e o alternador, limpei o local onde ficava. Pensei em diversas soluções.
Mandar fazer um suporte novo mais comprido, confecção de uma peça para calçar o alternador evitando o contacto com o suporte do motor, etc...etc...etc.
Mais simples e rápido e eficaz no meu caso foi usar uma groza dessas de madeira e remover uma pequena quantidade de material da carcaça "criando" o espaço necessário para ajustar a correia.
Deu certo.

:arrow:Limpeza do alternador e identificação do local onde batia no suporte.
94809
:arrow:Usando a groza para desgastar a carcaça.
94810
:arrow:Limpando as peças
94811
:arrow:Limpando o local
94812
:arrow:Alternador posicionado no lugar agora com folga para ajustar a correia.
94813
:arrow:

Agoooooora sim!!!!!!!! :dance: :dance: :dance::palmas:

Milton Quindim
18/09/2007, 22:19
Opa Lucas...vc viu depois neh...agora tah ajustadinho corretamente.
Hoje tentei sangrar os freios tbm ...mas naum sei o que deu errado fiz todos os procedimentos que eu li e lembrei...soh que naum funfou ...soh dah freio se bombar duas ou tres vezes. Acho que terei de levar num meca expacialista em freios.

Leo - Beethoven
18/09/2007, 22:24
Miltinho, meu velho, vc chegou a cogitar uma correia menor ? É a coisa mais fácil encontrar correias maiores ou menores....são produzidas com passos de 5mm no perímetro, vc acaba fazendo a posição do sistema sem precisar mudar nada e sem limar....sem sofrimento pra Dna Romina....
Tive a impressão que as polias estão desalinhadas, ou é só o ângulo da foto ? Fica ligeiro com isso...

Abs

Lucas Nassif
18/09/2007, 22:25
Opa Lucas...vc viu depois neh...agora tah ajustadinho corretamente.

Poisé....a net aqui deu chovis:mrgreen: e chegou até a cair....por isso que duplicou a msg também!! :parede:
Mas se vc já regulou a folga lá certim, tá de boa!! :palmas:

Hoje tentei sangrar os freios tbm ...mas naum sei o que deu errado fiz todos os procedimentos que eu li e lembrei...soh que naum funfou ...soh dah freio se bombar duas ou tres vezes. Acho que terei de levar num meca expacialista em freios.

Você tentou sangrar o freio sozinho??????
Se sim, vc é ninja!!! :mrgreen: Aí tenta chamar um ajudante (que tal o zequinha?:grin:) para pedalar no freio enquanto vc abre a sangria!!!

Abrssssssss

Milton Quindim
18/09/2007, 22:30
Miltinho, meu velho, vc chegou a cogitar uma correia menor ? É a coisa mais fácil encontrar correias maiores ou menores....são produzidas com passos de 5mm no perímetro, vc acaba fazendo a posição do sistema sem precisar mudar nada e sem limar....sem sofrimento pra Dna Romina....
Tive a impressão que as polias estão desalinhadas, ou é só o ângulo da foto ? Fica ligeiro com isso...

Abs

Caro Leozinho... to todo queimado e naum tava afim de sair de casa pois estava anoitecendo...mas nem me passou pelas ideias que podia achar menor que isso...enfim...Inês é morta...hauhauhauh Deixa a Romina sofrer um pouco tbm...heheheh...eh bom para elaa prender mais sobre as gambis... e gambi e jipe coexistem não eh mesmo?:mrgreen:

Milton Quindim
18/09/2007, 22:33
Você tentou sangrar o freio sozinho??????
Se sim, vc é ninja!!! :mrgreen: Aí tenta chamar um ajudante (que tal o zequinha?:grin:) para pedalar no freio enquanto vc abre a sangria!!!

Abrssssssss

Não ...dona Quindina me auxiliou metendo o pé no freio e bombando...mas devo ter feito alguma caca ou o sistema deu pau de vez mesmo...
Segui as recomendações do Leo no tópico do Lineu do Cacá...mas o freio do Cacá eh original ainda e o meu jah esta com discoi nafrente e servo freio entaum deve ser diferente pois mesmo depois de sangrar e sair o ar continua igual. Será que tem um protocolo eficiente pro meu sistema por ai?
Palpitem por favor.

Lucas Nassif
18/09/2007, 22:39
Não ...dona Quindina me auxiliou metendo o pé no freio e bombando...mas devo ter feito alguma caca ou o sistema deu pau de vez mesmo...
Segui as recomendações do Leo no tópico do Lineu do Cacá...mas o freio do Cacá eh original ainda e o meu jah esta com discoi nafrente e servo freio entaum deve ser diferente pois mesmo depois de sangrar e sair o ar continua igual. Será que tem um protocolo eficiente pro meu sistema por ai?
Palpitem por favor.

Não sei se eu to viajano, mas acho que no kit da SBD, existe 2 sangrias EM CADA PINÇA. Vc sangrou TODAS? (6 no total: 4 na frente e 2 atras)

ABss

Milton Quindim
18/09/2007, 22:48
Não sei se eu to viajano, mas acho que no kit da SBD, existe 2 sangrias EM CADA PINÇA. Vc sangrou TODAS? (6 no total: 4 na frente e 2 atras)

ABss

Não me toquei que poderia ter mais sangrias no sistema...amanha de manha eu vou verificar isso. Se for blz se naum for deixo de lado o PX que tava quase saindo e gasto dindin nos freios ...afinal segurança eh fundamental. Aionda mais que agora ninguem mais me ssegura e este fds jah tenho trilha marcada cos amigos ...hehehe

Lucas Nassif
18/09/2007, 22:53
Não me toquei que poderia ter mais sangrias no sistema...amanha de manha eu vou verificar isso.

Se o seu freio for SBD pode procurar aí que tem 2 sangrias mesmo...agora eu só num sei se tem que sangrar as 2 ou só 1 resolve!! :parede:

Milton Quindim
18/09/2007, 23:43
Se o seu freio for SBD pode procurar aí que tem 2 sangrias mesmo...agora eu só num sei se tem que sangrar as 2 ou só 1 resolve!! :parede:

Se tiver mais do que uma deve ser este sistema ...mas acho que naum..deve ser o sistema do opala que eu vi umas marcas da GM nas garras da pinça. Mesmo assim amanha eu descubro.:mrgreen::concordo:

Leo - Beethoven
19/09/2007, 08:40
Caro Leozinho... to todo queimado e naum tava afim de sair de casa pois estava anoitecendo...mas nem me passou pelas ideias que podia achar menor que isso...enfim...Inês é morta...hauhauhauh Deixa a Romina sofrer um pouco tbm...heheheh...eh bom para elaa prender mais sobre as gambis... e gambi e jipe coexistem não eh mesmo?:mrgreen:

Tbém, vc não fala com os amigos aqui antes de se aventurar a mecher no Quindim...:mrgreen:...com certeza eu tinha dado essas dicas procê....e de grátis....
Mas veja só, gambi no Jeep, só se for emergencial pra sair da trilha....no dia a dia, tudo pode ser feito sem gambi. Pode existir muita adaptação consciente e eficiente (segura), mas aí já não é mais gambi.

Palpitem por favor.

Se o seu sistema é SBD, usam pinças da Kombi e essas não tem duas sangrias...apenas um sangrador por pinça.
Quando vc sangrou, sentiu que efetivamente saiu todo o ar do sistema ? A certeza disse é que quando vc abre o sangrador saia apenas fluído de freio e nenhuma bolha.....vc só pode abrir o sangrador quando o "zeca" estiver pressionado o pedal (com vontade)....abrindo o sangrador, o zeca vai sentir o pedal descer de uma vez por que tá saíndo fluído pelo sangrador....e ele não pode soltar o pedal até que vc feche o sangrador...se soltar, puxa ar de novo pra dentro.
Depois da sangria, entrou ar no sistema de novo ?

Afinal, qual o sintoma do seu freio ?
Algum dia ele funcionou bem sem que vc tenha feito outra adaptação ? Pergunto isso pq se nunca foi bom, pode ser que o problema não seja defeito, mas algum subdimensionamento de alguma coisa...

Abs.

Milton Quindim
19/09/2007, 10:59
Fizemos assim...a ro pisou varias vezes ateh dar carga no pedal, ai eu abri a sangria e deixei tudo sair, não notei bolhas saindo mas fizemos isso umas 4 ou 5 vezes por roda para garantir.

Como vc explicou comecei da roda mais longe e terminei na mais proxima do cilindro mestre.

Assim que terminamos o sistema tava do mesmo jeito. Pedal vai ateh o fundo sem freio nenhum, ai vc dah umas bombadas e ele vai subindo ateh dar freio.

Só tem uma sangria mesmo por roda.

Antes não dava problema pegava muito bem o freio apesar de puxar pro lado direito , mas pensei que poderia ser algum sintoma das diversas adaptações feitas nele por exemplo caixa de maverick, freios a disco mantendo os originais na traseira ou um problema de alinhamento ou convergencia das rodas.

Agora depois que fui para trilha sabado parou de funcionar de vez o freio.
Pensei logo em ar no sistema tendo em vista os angulos de entrada em subida de uns 75° e de descida de uns 60° alem de inclinação lateral de uns 40°.

Logo em seguida parou de funcionar o freio.

O sintoma principal é naum ter freio. O pedal vai até o fundo e dá um leve sinal de frenagem e só.

Kim
19/09/2007, 11:54
Grande Milton!

Como é o regulador do freio trazeiro?

No Jeep, pode ser manual ou automático.

Sendo o segundo, as lonas se autoregulam, não havendo problema de pedal baixo, mais agora no primeiro sistema, tem que efetuar a regulagem manualmente, pois nas trilhas há um desgaste maior das lonas devido a terra/barro, proporcionando assim uma folga maior entre lona e campana.

Devido a esse desgaste, tem que se bombar o pedal para a lona chegar no lugar e, ai então o freio funcionar.

Se a lona está muito distante, pode ter estragado o reparo do cilindro mesmtre, pois o pedal indo até o final do curso (algo que não acontece com freqüência) pode ter entrado em contato com impurezas que ficaram presas no reparo, ocasionando a perda de pressão.

Parece que sábado terá serviço...

Abraços.

Kim.

ROMINA QUINDINA
19/09/2007, 12:48
Diagnostico perfeito! Era isso mesmo que eu achava q era...rrss:roll: Porem o sócio estava pessimista e achando que a doença era mais grave falou ate em coração:shock: . Como era eu q bombava o pedal eu senti que não estava sem freio e sim q ele estava mais baixo...Mas sabe como é né... Mirim falando para Expert, não tem muito efeito. Precisa abrir para limpar a campana tbm??
A regulagem será feita hj a tarde, agora com um prognóstico bem melhor...:concordo:

Varela
19/09/2007, 14:22
Diagnostico perfeito! Era isso mesmo que eu achava q era...rrss:roll: Porem o sócio estava pessimista e achando que a doença era mais grave falou ate em coração:shock: . Como era eu q bombava o pedal eu senti que não estava sem freio e sim q ele estava mais baixo...Mas sabe como é né... Mirim falando para Expert, não tem muito efeito. Precisa abrir para limpar a campana tbm??
A regulagem será feita hj a tarde, agora com um prognóstico bem melhor...:concordo:

E com essa, acho que alguém perdeu o posto de piloto, sou su o posto de piloto, sou será de mecânico... KAKAKAKKAKAKA
Belo tópico, parabéns!!!

Leo - Beethoven
19/09/2007, 15:37
Miltinho,

O negócio é o seguinte...começo pelo começo....hehehe...

Tire as panelas e examine o estado das sapatas, se estivem OK, monte de volta e aí é ajustá-las no lugar. Lá no tópico do Cacá falamos disso tbém...
Como examinar as pinças e pastilhas é mais fácil, acho que isso vc já fez e deve estar beleza.
Bom, feito isso aí é sangria mesmo....se a sapatas dos traseiros estão bem ajustadas e freio sangrado, se o pedal só subir tendo que bombar o freio, provavelmente é cilindro mestre bichado....os cilindros de roda também podem fazer isso, mas quando desmontar as panelas, se for algum deles vai notar o vazamento.
Detalhe: Cilindro de roda se troca sempre aos pares...ou seja, se bichou de um lado, pode trocar do outro.
Como é o seu sistema de freio ? Pedaleira suspensa c/ servo ? Se tiver servo, é bom sangrar com o carro ligado, pra não furar o diafragma (cuica).
Por hora é isso....tem mais coisas, mas como dizia Jack, vamos por partes...

Abs.

Lucas Nassif
19/09/2007, 19:16
Verifique se não tá vazando óleo de freio por algum lugar. Se tiver, o freio precisa de pedaladas, pois entra ar.

ROMINA QUINDINA
20/09/2007, 13:58
[quote=Varela;460096]E com essa, acho que alguém perdeu o posto de piloto, sou su o posto de piloto, sou será de mecânico... KAKAKAKKAKAKA
Belo tópico, parabéns!!![ :oops: Tô tentando, é dificil lembrar de tanta peça e pra q, mas o que pega mesmo é a falta de força física, ontem pra tirar a roda(é, eu ajudei) eu quase não guento com ela...daí o maridão fez aquela cara de tisc,tisc... pediu para eu retirar a graxa com barro das panelas, mas dessa vez eu não quis encarar, ele sorriu vitorioso, mas para a outra roda, hj eu trouxe luvas cirúrgicas... quero ver a cara dele...:twisted:]

Varela
20/09/2007, 14:19
[quote=Varela;460096]E com essa, acho que alguém perdeu o posto de piloto, sou su o posto de piloto, sou será de mecânico... KAKAKAKKAKAKA
Belo tópico, parabéns!!![ :oops: Tô tentando, é dificil lembrar de tanta peça e pra q, mas o que pega mesmo é a falta de força física, ontem pra tirar a roda(é, eu ajudei) eu quase não guento com ela...daí o maridão fez aquela cara de tisc,tisc... pediu para eu retirar a graxa com barro das panelas, mas dessa vez eu não quis encarar, ele sorriu vitorioso, mas para a outra roda, hj eu trouxe luvas cirúrgicas... quero ver a cara dele...:twisted:]

kakakakakkakakakakakkaa

Ah! se minha mulher tivesse essa disposição!!!

Milton Quindim
23/09/2007, 20:52
Pessoal, já limpei tudo o que tava sujo, regulei as lonas traseiras, sangrei tudo como manda o figurino...na verdade troquei todo o fluido pois sangrei até sair o fluido novo...mas mesmo assim o freio tah lah embaixo.O detalhe é que ele funciona mas muito fraco e quando o pedal já está encostando no assoalho, parece que é um problema de regulagem mas não sei mais o que fazer...

SUPER NANNY ...CADÊ VOCÊ??????????????????????????

Lucas Nassif
23/09/2007, 21:27
Uai...como tá o estado dos cilindros de freio?? Ele tá vedando direito? E o cilindro mestre??

Isso aí ta muito estranho...

Milton Quindim
23/09/2007, 21:31
Esta semana eu desmontei todo o sistema de freio traseiro para fazer uma limpeza e regulagem pois deu defeito durante a trilha na semana passada depois que eu resolvi subir um paredão de uns 6 metros. Durante a subida, perdi a tração e acabei voltando de ré e freando...depois disso o freio começou a falhar até parar de funcionar de vez. Isso me deixou muito preocupado pois jipe sem freio é um problema.Eu acreditei que o freio não estava funcionando direito por ter entrado ar no sistema por causa da inclinação. Não sei se foi isso , mas que tinha ar ...isso tinha.

Depois de especular com os amigos sobre como fazer a limpeza e a sangria do sistema, tentamos, eu e dona Quindina...hehehe..adivinha só...não deu certo.

Até sangrar deu certo pois parou de sair bolhas...mas nada do freio.

:arrow:Comecei removendo as rodas depois de lavar todo o veiculo depois da trilha vide postagens anteriores.
95303
:arrow:Tava meio limpa por fora...isso me deixou animado pacas.
95304
:arrow:Olha só por dentro...bem que dizem...por fora bela viola...por dentro pão bolorento...hauhauhauhauha
95305
:arrow:Descobri que o melhor removedor de barro que existe é a água mesmo.
95306
:arrow:Olha só o resultado tá bem enferrujado mas tá limpo...a ferrugem estava por baixo do barro.
95307

Depois disso lavei as peças que compoem o resto do sistema de uma roda traseira.

Lucas Nassif
23/09/2007, 21:48
Milton,

como lá dentro da panela tava cheio de barro, não duvido nada que não tenha entrado barro ou água dentro do circuito de freio também!! Se no Magnum tinha água (e olha que nunca peguei um baaaarro violento), o seu aí deve tá brabo.

No meu caso, a agua entrou durante uma pequena travessia de rios (e os burrins eram novos)....e com isso, enferrujou todo o sistema. Não adiantava regular, sangrar, que ficava lerdo do mesmo jeito.

Acontece que dependendo da travessia, a vedação dos cilindros não guentam, e acabam ressecando, e cedendo..

Se eu fosse vc levava isso num especialista para desmontar TUDO, e se perceber qualquer sinal de ferrugem nos canduítes, substituí-los imediatamente.

Ta aí a dica!

Abrs.

Milton Quindim
23/09/2007, 22:11
Depois de limpar todas as peças do sistema, verifiquei o estado dos cilindros de freio e estavam bons sem vazamento e com as borrachas vedantes em perfeito estado. Então passei para a etapa seguinte...a remontagem.

:arrow:As peças limpas com água.
95316
:arrow:Tudo remontado e pronto para sangria.
95315
:arrow:Recolocado a roda e tirando a segurança...o cavalete.
95317

O termino foi na sexta-feira a noite, sábado pela manha fizemos a regulagem das sapatas e a sangria do freio.

Não deu certo...mesmo depois de sangrado o sistema ele ainda pega muito baixo...vamos ver se esta semana eu desmonto novamente e refaço tudo o que fiz...mas antes vou tentar mais uma regulagem.

Milton Quindim
23/09/2007, 23:06
Tremenda irresponsabilidade ir para a trilha sem freios, mas nem tudo estava perdido pois o freio pega mas muito fraco. Durante a trilha dona Quindina teve um probleminha com o freio e acabou num buraco, nada demais foi só dificil de sair de lá mas ninguem se machucou...hehehe somente uma cerca de arame.

A trilha foi a mesma da semana passada porém com mais jipes e com muito mais lama pois a chuva esta semana aqui na região foi generosa o que tornou o passeio muito mais "macio".

Quindim nos surpreende a cada trilha...impressionante como o jipe se comporta bem mesmo com alguns defeitos, ele tem bom torque mesmo com o motor BF 161, a suspensão trabalha bem também.
Somente umas mudanças foram feitas na configuração original da suspensão, jumelos mais altos mas não gigantes e alongamento dos cardãs, a carroceria foi calçada com coxins de 2 polegadas. Mas nada disso gerou tamanho desempenho...hehehhe
To é babando de ver meu jipão enfrentando tudo e passando...sofrendo mas passando. Mesmo com a reduzida escapando a todo tempo e a terceira naum entrando de jeito nenhum o bicho foi bravo e vencedor...Olha ele ai para vocês verem e sob nova direção...dona Quindina arrebentando tudo na trilha...
Me orgulho desta mulher...te amo meu amorzão...(ela me fez escrever isso com a colher de pau na mão)...hauahuahuahu

:arrow:Olha como começou a trilha desta vez...com muito barro e uns morrinhos para chegar no paraiso...hehehe
95321
:arrow:Esperando a vez para subir o morrinho, enquanto isso lanchinho a base do coca-light e bolacha maisena..hehehe
95322
:arrow:Olha a Rural do moço descendo do outro lado do morrinho..."juntos chegaremos lá".
95323
:arrow:Olha a pocinha a mesma que atolei semana passada...antes tava seca agora quanta água...hehehe...desta vez nem tentei atravessar pelo meio.
95324
:arrow:Todos se arrumando para enfrentar o primeiro obstáculo...uma subida com erosões...quando seca é uma delicia quando chove é uma "delicia cremosa"...lisa demais...dá-lhe braço para virar e tracionar e motorzão para mandar força para cima...eita BF baum.
95325

Milton Quindim
23/09/2007, 23:46
Olha que nem choveu no dia da trilha...mas tava bão demais .

Desta vez fomos em 4 carros, a Rural do Michel Milico, filho do Joãozinho da Jipepar com seu zeca e irmão o cara mais calmo que eu conheço...o Marlon...eu tava dando uma ré e tinha uma pirambeira e ele olhando para mim sorria e dizia ..."calma...devagar...tem um buraco ai atraz"...levou dois minutos para dizer estas exatas palavras...kkk quase caimos.

Também estavam o Renato Dall'Stella com seu toy band capota de lona muito valente. Sem zeca.

Outro presente era o presidente do Jipe Clube de Pinhais Mr. Marlus, vulgo Bolinha e seu jipe nunca acabado verde oliva levando Joãozinho da Jipepar como zequinha...este é zequinha porque o homi é baxim ...baxim...heheheh

Eu e dona Quindina com nosso jipe o Quindim...forte como um rinoceronte...heheheh

:arrow:Bolinha puxando a galera morro acima...sem zeca...subiu numa boa.
95326

:arrow:Agora eu indo na cola...tudo bem ateh aqui.
95327

:arrow:HuhuhuaahRURAL...eita trem pesado para empurrar morro acima...
95329

:arrow:Olha só quando a Jabiraca voltou...entortou na subida margarina...hehehedeu trabalho levar até lá encima.
95330

:arrow:Até que enfim conseguimos fazer o trem subir sozinha...olha o brinquedo subindo...hehehe
95334

Milton Quindim
24/09/2007, 00:10
Trabalhão tirar a rural de lá...mas com união fizemos isso.
Depois o Renato subiu e entramos em outro pedaço uma subida a esquerda com uma manobra para direita e outra subida bem ingreme com uns facões maiores e num local com cercas dos lados onde os posseiros já demarcaram suas prpriedades...dificuldade 7 para quem tem um pouco de experiência...para quem não tem é dificuldade 10....Dona Quindina me deu um presentinho...durante a subida caiu num facão e não tracionava o que obrigou-lhe a voltar um tantinho de ré...mas nessa volta ela acabou sentando o Quindim num trono de barro que não foi facil de sair...só com muita reza e balancinhos para frente a para tras que saiu...a rural desceu o morro para ajudar mas acabou bnem precisando.

:arrow:Renato terminando aquele pedaço...
95338

:arrow:Olha só o Quindim no trono...hehehe...dona Quindina se superou nesta.
95339

:arrow:tentando tirar o brinquedo do trono e o povo rindo e dizendo que iam fotografar e dizer que fui eu quem fez isso...hehehe...sacanagem...tremenda braçada.
95341

:arrow:Mas que eu tirei eu tirei olha só o momento que ele se levantou e andou...hehehe
95340

:arrow:Esta vai pro álbum do Jipe Clube de Pinhais...o presidente fazendo graça e dando braçada ...foi jogar agua pensando ser uma pocinha e era uma valeta...hehehe...só saiu de trenzinho...Valeu Bolinha por este momento...kkk:mrgreen:
95342

Milton Quindim
24/09/2007, 00:29
Aqui no sul anoitece de repente...quando vimos estava escuro e era mais que na hora de sairmos da trilha e ir embora.

Muitos acontecimentos durante a trilha...depois da braçada da Ro e do Bolinha, o Jipe do Bolinha começou a pipocar e ficamos um tempão tentando arrumar até que conseguimos e estavamos quase fora quando há alguns metros da porteira final havia uma vala cheia de água e Michel Milico não pode ver vala com água que quer se jogar dentro...só que ele estava de Rural...pesada...adivinha só o resultado...hehehe...mais uma hora cavando para tirar ele de lá ainda assim ele saiu de trenzinho...hauuhuhau

Esta foi a primeira trilha de Dona Romina Quindina, tanto como zeca algumas vezes e outras como piloto...legal isso ela sabe a hora de passar o volante...depois que tá bem ferrada...hauhauhauhauahuahu

:arrow:Nós parando para tirar o Bolinha do buraco fazendo força de novo.
95343

:arrow:Tava facil ...olhando deste lado...só naum saiu sozinha porque era pesadona...kkk
95344

:arrow:A real é que tava atolada mesmo...caiu de frente e ficou com o chassi calçado no lado...sem tracionar naum saia de jeito nenhum...só de trenzinho mesmo...o Toy e o Quindim foram as locomotivas...hehehe
95345

Mais um final de semana acabando e todo mundo de volta para casa felizes e com a cara suja de barro...suados apesar do frio e com a alma lavada de barro e água...maravilha isso...poder curtir momentos com os amigos no meio do nada e sem tempo definido.

Outros finais de semana virão e eu ainda terei trabalho esta semana pois os freios ainda não estão legais.
Para curtirem mais um pouco tem um videozinho no Youtube onde aparece o começo naqueles morrinhos e Dona Quindina subindo sozinha o morro ao fundo...Abraços.

Video (http://www.youtube.com/v/LmnZjYaCOfc)

Varela
24/09/2007, 10:21
Pessoal, já limpei tudo o que tava sujo, regulei as lonas traseiras, sangrei tudo como manda o figurino...na verdade troquei todo o fluido pois sangrei até sair o fluido novo...mas mesmo assim o freio tah lah embaixo.O detalhe é que ele funciona mas muito fraco e quando o pedal já está encostando no assoalho, parece que é um problema de regulagem mas não sei mais o que fazer...

SUPER NANNY ...CADÊ VOCÊ??????????????????????????

Milton, normalmente quando isso acontece é simplesmente uma regulagem no pedal, já que voce usa as pedaleiras suspensas do opala...

Milton Quindim
24/09/2007, 13:07
Milton, normalmente quando isso acontece é simplesmente uma regulagem no pedal, já que voce usa as pedaleiras suspensas do opala...

Acho isso também, pois as outras regulagens possiveis foram feitas...só não entendo como pode se desregular assim de repente sem nenhum aviso...simplesmente baixou o pedal.
Uma coisa que eu pensei foi que pelo fato de estar emperrado com barro eu não tinha esta problema antes, depois que entrei na lama mole acho que soltou tudo...hehehe...pode ter sido algo do tipo ou é muito absurdo pansar isso?

Agora regularei a vareta do cilindro mestre e verei os resultados.

Varela
24/09/2007, 15:02
Acho que regulando o pedal (varão do hidrovácuo) vai resolver seu problema de pedal baixo.
Tou considerando que a regulagem das lonas também foram feitas...

Milton Quindim
24/09/2007, 22:12
Acho que regulando o pedal (varão do hidrovácuo) vai resolver seu problema de pedal baixo.
Tou considerando que a regulagem das lonas também foram feitas...

Opa foi feita sim a regulagem das lonas traseiras...mas mesmo assim abrirei tudo trocarei os burrinhos que eu achei muito velhos e não sai caro a troca...cada um por 40 lt$ mão de obraminha mesmo barateia muito. Depois abrirei as pinças e verificarei o estado das pastilhas e dos embolos ...somente depois mecverei na regulagem do varão e opor último se nada der resultado a troca do cilindro mestre por um maior pois me disseram que o meu eh pequeno demais para o sistema...vou estudar isso a fundo antes de trocar.

Cacá
24/09/2007, 22:45
Opa foi feita sim a regulagem das lonas traseiras...mas mesmo assim abrirei tudo trocarei os burrinhos que eu achei muito velhos e não sai caro a troca...cada um por 40 lt$ mão de obraminha mesmo barateia muito. Depois abrirei as pinças e verificarei o estado das pastilhas e dos embolos ...somente depois mecverei na regulagem do varão e opor último se nada der resultado a troca do cilindro mestre por um maior pois me disseram que o meu eh pequeno demais para o sistema...vou estudar isso a fundo antes de trocar.

Milton, o meu freio tbem ta uma cáca :mrgreen: Ja gastei uma grana e tô pelado com esse assunto tbem. Vc ja deu uma olhada no manual? Lá tem umas válvulas de ajuste meio sinistras... :shock:
Só pra constar: e meu já foi sangrado umas dez vezes. Melhora um pouco e depois começa a baixar. Não vaza nada, mas entra ar por algum lugar... Freio é uma coisa muito subjetiva, cada um é um. Sei lá, mil coisas...

[s],

Cacá

Milton Quindim
24/09/2007, 23:42
Cacá meu maninho...valeu pelo manual e eu li ele uma boa parte e ateh agopra tudo aponta para um defeito no cilindro mestre.

Varela
25/09/2007, 10:18

trocou lonas né. se não trocou aproveite, pois é o mais barato...

Cacá
25/09/2007, 10:21
trocou lonas né. se não trocou aproveite, pois é o mais barato...

Oi Varela, blz? Lembrando que a lona tem que ser colada também, além dos rebites.

[s],

Cacá

Leo - Beethoven
25/09/2007, 12:49
Só pra constar: e meu já foi sangrado umas dez vezes. Melhora um pouco e depois começa a baixar. Não vaza nada, mas entra ar por algum lugar... Freio é uma coisa muito subjetiva, cada um é um. Sei lá, mil coisas...

Se logo que sangra o freio fica relativamente boa e pedal com boa altura, mas depois de um tempo o pedal volta a baixar e só bombando pra funcionar legal, isso só pode ser uma única coisa: Cilindro Mestre, pode trocar.
Estou dizendo isso, pq vocês asseguram que não há vazamentos na linha ou nos cilindros de roda. Então o único lugar que pode entrar ar nos sistema sem vazar é no cilindro mestre.

Não confudir o sintoma de ter que bombar para freiar com o famoso pedal baixo. No pedal baixo, vc não precisa bombar pra freiar, é apenas a sensação de freio baixo e nesse caso tem ajuste na alavanca de acionamento do cilindro mestre, bem na haste que sai na pedaleira e vai para o cilindro. Mas tem que ser cauteloso com esse ajuste, tem que ir aos poucos e deixar uma folga no pedal, pois corre o risco de se chamar o ajuste demais e travar o freio.

Abs.

Milton Quindim
25/09/2007, 13:42
Se logo que sangra o freio fica relativamente boa e pedal com boa altura, mas depois de um tempo o pedal volta a baixar e só bombando pra funcionar legal, isso só pode ser uma única coisa: Cilindro Mestre, pode trocar.

Isso naum acontece ...ele naum fica tempo nenhum em cima...sempre embaixo.

[QUOTE=Leo - Beethoven;463314]Estou dizendo isso, pq vocês asseguram que não há vazamentos na linha ou nos cilindros de roda. Então o único lugar que pode entrar ar nos sistema sem vazar é no cilindro mestre.[QUOTE]

E não tem, nenhum mesmo Leo...

[QUOTE=Leo - Beethoven;463314]Não confudir o sintoma de ter que bombar para freiar com o famoso pedal baixo. No pedal baixo, vc não precisa bombar pra freiar, é apenas a sensação de freio baixo [QUOTE]

É exatamente isso que acontece...

[QUOTE=Leo - Beethoven;463314]e nesse caso tem ajuste na alavanca de acionamento do cilindro mestre, bem na haste que sai na pedaleira e vai para o cilindro. [QUOTE]

Maas como chego neste lugar...isso para mim tah mais dificil que conhecer o paraiso...hehehe

[QUOTE=Leo - Beethoven;463314]Mas tem que ser cauteloso com esse ajuste, tem que ir aos poucos e deixar uma folga no pedal, pois corre o risco de se chamar o ajuste demais e travar o freio.[QUOTE]

Cara se eu conseguir fazer issio...eu vou te dar um bejo na boca...hauhauhauha
mas se travar depois eu vou regulandinho ateh soltar e ficar a tal folga neh...
Se exagerar naum tem perigo de furar a cuica?
Quando a cuica tah furada o freio fica duro ou mole?

Abraços e bom ve-lo por aqui novamente amigo.
Valeu.:concordo:

Milton Quindim
25/09/2007, 13:44
Tentei colocar tudo dentro das citaçoes mas naum deu...acho que meu negocio eh fazer dentadura mesmo...hauauahu

Leo - Beethoven
25/09/2007, 14:08
Cara se eu conseguir fazer issio...eu vou te dar um bejo na boca...hauhauhauha

Papo besta esse.....deixa isso pra Romina....o que ela vai pensar ao ver vc por aqui dizendo isso ? :mrgreen::mrgreen:
Tomara que vc não consiga mesmo arrumar o esse freio !! :twisted::parede::mrgreen:

mas se travar depois eu vou regulandinho ateh soltar e ficar a tal folga neh...

Não Sr., é justamente ao contrário. Vc terá que aumentar o curso dese ajuste, de pouco em pouco, até que ainda exista uma folga no pedal....deixar sem folga é perigoso, pois o pedal pode travar sem aviso prévio e aleatóriamente....é dífícil, mas acontence.

Se exagerar naum tem perigo de furar a cuica?
Quando a cuica tah furada o freio fica duro ou mole?

Furar a cuica ? Mole, duro....pó parar !!! :mrgreen::stop:...hehehe

Se furar, o freio fica duro demais, mas ainda freia. Mas daí daria entrada falsa de ar no motor...quer ver adiferença ? Desligue a mangueira do ponto de vácuo e veja o que acontece...COM O CARRO PARADO, CLARO !!!!!

Por isso não exagere, de volta a volta no ajuste, vc vai sacando como fica....não abra o ajuste todo logo de vez....vá devagar....e nem precisa sair pra rodar com o carro....teste (com o carro ligado) e sinta o freio com o carro parado mesmo.

O ajuste é smples, apesar de criterioso, e dependendo de como está a pedaleira, vc terá que deitar embaixo do painel para ter acesso....ou soltar os dois parafusos que seguram o cilindro mestre na cuica e puxar o cilindro pra fora (com cuidado pra não vincar a tubos)...e terá acesso mais facilmente ao ajuste.

Divirta-se.

Abs.

PS: Faltou a / nas suas citaçõés finais....edite lá. onde vc colocou [ quote ] , substitua por [/ quote ]

Kim
25/09/2007, 16:37
Caro Milton!

Tenho acompanhado sua saga com relação ao freio.

O que posso te passar é, que o cilindro mestre está precisando de substituição.

Antes funcionava de maneira satisfatória, certo?

Derrepente, o freio baixou, fez o procedimento correto, limpou e regulou as lonas trazeiras, mesmo assim, o pedal não funcionou como deveria.

O que pode ocorrer em situações assim é que houve um desgaste anormal das lonas devido ao barro, necessitando assim de um curso maior do pedal naquela situação. Até tudo trasnscorria bem, porem, como o cilindro de freio não é novo, nem provavelmente desta década, o mesmo pode estar corroido e, quando o retentor passou pelas ranhuras, o danificou, não segurando pressão como deveria.

Um teste simples pode ser feito.
Pise no pedal de freio e segure pressionado, observe se o mesmo não vai mover/descer. Se isso ocorrer, pode comprar um cilindro novo, pois não adianta trocar reparo.

Abraços.

Kim.

Tia Mi
25/09/2007, 16:59
Meus queridos Quindim e Romina:

Vi o pedido de socorro da Romina para ver o que estava acontecendo, mas vocês já estão em boas mãos.

Faço minhas as palavras do Kim.

Tenho muitas histórias (graças a Deus, e somente a Ele, todas com final feliz) relativas a falhas nos freios e todas elas foram resolvidas somente quando da substituição de componentes.

Tem coisa que não adianta nem trocar o 'reparo': melhor substituir tudo... e o cilindro-mestre é um exemplo...

Vão dizendo aí como está... prometo que vou tentar ser mais 'assídua' ao fórum... risos!

Beijinhos, Tia.

PS: dêem um pulinho nos off-topics... acho que terão uma grata surpresa...;)

Leo - Beethoven
25/09/2007, 18:16
Antes funcionava de maneira satisfatória, certo?

Derrepente, o freio baixou, fez o procedimento correto, limpou e regulou as lonas trazeiras, mesmo assim, o pedal não funcionou como deveria.

Se antes funcionava bem como vc disse e fez a coisa como manda o figurino, tudo indica mesmo que o CM foi pro espaço. É comum o clindro operar por muito tempo na mesma posição e aí vai criando um calo...quando vc muda a posição das lonas, o CM irá operar em outra posição (cirso) e aí já era, só trocando mesmo. Esquece essa coisa de recondicionado....CM tem que ser novo e de marca boa....economizar nesse item é a mesma coisa que usar camisinha recondicionada e o pior Made in China ? Toparia ?:mrgreen:

Um teste simples pode ser feito.
Pise no pedal de freio e segure pressionado, observe se o mesmo não vai mover/descer. Se isso ocorrer, pode comprar um cilindro novo, pois não adianta trocar reparo.

Esse teste que o Kim falou funciona mesmo. Como o seu freio tem hidrovácuo, não esqueça de fazer isso com o motor ligado.

Quer um outro teste simples pra saber se a linha de vácuo/servo (cuica) está legal ? Com o motor desligado, dê umas bombadas no freio até ficar duro e segure pressionando. Ligue o motor e vc deverá sentir o pedal descer suavemente, mas no instante que o motor pegar. A partir daí o pedal deve ficar mais leve ao ser pressionado.
Fácil e rápido.

Abs.

Kim
25/09/2007, 19:07
Caro Leo!

Sobre o teste que citou no final da mensagem, inclua este:

Desligue o motor, o pedal tem que ficar "macio" por até três bombadas, que seria o remanecente do vácuo no servo. Seria uma segurança em caso de se precisar frear com uma pane no motor.

Saindo um pouco do assunto de C.M. (cilindro mestre)
Esse procedimento, serve para avaliar a válvula de retenção que se encontra na ligação da mangueira com o servo, como também o diafragma do servo.

Outro dia, do nada o Engesa baixou o pedal, pensei na possibilidade de ar também, sangrei, não deu sinal, fui a um meca companheiro, fez o teste de segurar, o pedal desceu ate a lata.

Comprei um C.M. novo, no caso, como especulei bastante no fórum, coloquei um C.M. com diâmetro maior, retirei um de 20,...mm e coloquei um de 22,22mm, sendo que retirei o do gol GII e coloquei o da quantum, com circuito independênte na diânteira, reparos de pinças novos, torno nos discos para corrigir imperfeições e pastilhas novas.

Uso o sistema original do engesa, com excessão agora do C.M., o que posso dizer é que ficou muito bom, agora para com maior tranqüilidade o GM 4.1 com os 33".

Olhe na minha assinatura, tem umas fotos lá, como também estou dixando um material ilustrativo aqui.

Abraços.

Kim.
ps.: Segundo a ilustração, ligue as rodas diânteiras na 1ª câmara, que é a próxima ao servo-freio!!!!

Leo - Beethoven
25/09/2007, 21:32
Kim, perfeito o complemento sobre as 3 bombadas....é assim mesmo que tem que funcionar.
Boas fotos tbém. Se o Milton não conseguir resolver esse problema dos freios agora, a única coisa que ele vai beijar é o pau do macarrão....hehehe

Abs.

Ronaldo B.
25/09/2007, 21:39
Milton,

Não sei se vc já viu no site da TRW/Varga, mas tem algum material disponível sobre reparo e manutenção de freios, pode ser que seja útil:

http://www.trw.com.br/pt/apostilas.asp

[]´s

Milton Quindim
25/09/2007, 23:30
Kim Valeu pelas dicas eu creio que a solução esteja mesmo na substituição do CM.

Leozinho é meu camarada ...tive de bejar o pau de macarrão...ui...kkk

Cacá maluco...só vc sabe o que é naum saber nada de freio neh...hauhauhauhauh

Tia Mi ous menina...tava sumidona né...valeu aparecer logo aqui...bjus.

Varela vou trocar sim as lonas... JAQUE vou desmontar tudo mesmo aproveito e troco.

Ronaldo cara valeu mesmo pela dica do site to baxando quase tudo o que eles tem de materiais em apostila inclusive sobre a direção...sobre os freios veio tudinho....

Atenção a todos

Comprei os cilindros de freio traseiros, vou trocar amanha de noite,
Abri o sistema de pinças dianteiro e vi que um dos embolos da roda direita estava emperrado, limpei e passei WD 40 remontei , amanha desmontarei o lado esquerdo e depois de revisado e trocado os cilindros, eu vou ajustar o varão do emboloo do cilindro mestre. Se der freio não mexo mais até sentir direito se ficou bom mesmo ou não. Se não der freio partirei para troca do cilindro mestre.
Me explicaram sobre as dimensões do cilindro mestre e eu queria opiniões de vcs.
Indicaram o CM da D20 pois tem duas saidas apenas trazeira e dianteira, diferente da minha que tem 4 saidas mas duas foram vedadas.
O da D20 tem o diametro maior ...no que isso poderia ajudar ou atrapalhar?
125 lt$ tah caro com reservatorio?
Valeu desde já.

[] ladeira abaixo sem freios...

Kim
26/09/2007, 09:17
Fala Milton!

Bem, quanto ao preço, paguei 115L$ (laskas) no da quantum, fabricado pela Varga e com reservatório, então está no preço. O da Controil estava 95L$ sem o reservatório, mais não havia na medida que queria.

Quanto às saídas, o que tem são 4, mais 2 estão fechadas,ai não há problema.

Sendo de diâmetro maior, terá uma frenagem de melhor eficiência, precisará uma força menor no pedal para uma eficiência melhor do freio, é o que todos fazem, inclusive eu!

Parcela em 3x, foi assim que troquei o do Engesa, mais foram mais coisas, conforme relçatado nos posts anteriores.

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
26/09/2007, 11:38
Bom se tá no preço terei de pagar né...heheheh

Milton Quindim
26/09/2007, 12:03
Então Pessoal , deem uma olhadela nestas fotos aqui e ve se descobre de qual veiculo foi a doação...hehehe:wink:

:arrow:Sistema de servo freio da GM com cilindro mestre.
95724

:arrow:Oia a situação dos canudin...isso já vou mudar ...Flexiveis ou tubos encaracolados? Qtas voltas no caracol?
95725

:arrow:Olha o tamanhop do "vinil" que usaram para disco de freio...heheheh segurava que era uma beleza...a pinça eh meio pequena para ele eu acho...alguem conhece essa?
95726

:arrow:De tras das pinças...foto ruim mas dah para ver um pouco.
95727

:arrow:O numero da peça da GM ...eh o servo freio..posso comprar um cilindro de d20 ? cabe ai será ou terei de trocar tudo de uma vez?
95728

Só complementando, os tubos que saem do cilindro mestre estão ligados a carroceria sem flexibilidade ou mesmo uma curva, se eu trocasse por flexiveis ficaria bom? Pergunto pois já vi isso aqui mesmo no forum em alguns jipes. Ou seria melhor fazer curvas nos tubos rigidos?

Trocar os flexiveis das rodas seria interessante tbm, jaque vou mexer em muita coisa?
A capa de borracha externa tah meio ressecada jahy da maioria.
O que vcs acham?

Milton Quindim
26/09/2007, 12:06
Detalhe...o reservatorio está vazio pois ontem quando eu abri o sistema para limpar o dianteiro ele vazou...hehehe...pior que num tinha nada para aparar o fluido...lah vou eu de novo compar mais um litrinho...mas faz parte.

Kim
26/09/2007, 13:06
Grannnde Milton!

E a saga do freio, como está?

Difícil heim!!!

Bem, pelas fotos, está usando o servo +CM do Kadette/monza/ipanema (são os mesmos).

A pinça é a da Kombi (igual a do meu engesa), onde os reparos são de 54mm, para trocar é algo extremamente simples.

Na quarta foto, pode notar que há dois parafusos entre o sangrador, como também existem + dois na parte inferior, é só soltá-los que a pinça "parte" em duas.

Para retirar o cilindro de dentro da carcaça, faça alavancas com chaves de fenda, sempre uma do lado oposto ao outro, forçando sempre junto, saindo com os lados de apoio em paralelo, senão trava.

Quanto ao cilindro, existe uma numeração nele, procure-a, assim poderemos te ajudar, pois para efetuar a compra, tem que observar algumas coisas, como a haste onde se encaixa o varão que vem do servo, e sua profundidade.
Também a bitola entre prisioneiros que seguram o CM no servo e o diâmetro de encaixe do CM no servo.

SEndo da linha GM leve, compre da controil, que ficará bem mais em conta e, tem uma boa durabilidade (é produto ATE).

Conforme te passei e observando a primeira foto, ligue de forma inversa, a vávula equalizadora na 2ª câmara e o circuito diânteiro na 1ª câmara (ao lado do servo freio).

Observe muito bem o guarda-pó do reparo de pinça, pois se está furado, pode contaminar o pistão, aí emperra.

Não esqueça de passar a nº do CM, fica + - igual ao ATE da primeira foto.

Segue algumas fotos.
Na primeira, o nº do reparo;
Na segunda e terceira, os reparos, com detalhe no guarda-pó em condições precárias;
Na quarta, as especificações da pastilha e
Na quinta, o reservatório de fluido que sobrou.

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
26/09/2007, 13:42
Kim ...sobre o cm da D20...o que vc acha? é viavel colocar neste servo?

Kim
26/09/2007, 13:48
Milton, acho que não serve, conforme postei anteriormente.

Retire o usado e leve a uma autopeças, para fazer as comparações citadas, mais continuo achando que não serve.

Se servir, é uma ótima pedida!!

Segue uma foto de como deve ser ligados os circuitos para se ter uma melhor eficiência.

Abraços.

Kim.

Kim
26/09/2007, 13:55
Sabia que encontrei com você no 1º encontro que houve no parque Barigüi?

Estava atravessando o parque, já indo embora, quando ví seu jeep.

Eu estava em uma Ecoco esport prata, indo para o litoral.

Abraços.

Kim.

Beto Lacerda
26/09/2007, 15:39
Miltom se seu cilindro mestre tem 4 saidas , eu no seu lugar ligaria uma saida por roda , aumentando a eficiencia do mesmo , e principalmente a segurança do sistema .
talvez o problema com seu freio seja justamente a baixa capacidade de bombear oleo do CM , uma vez que somente 2 das 4 saidas estão sendo utilizadas .
[]s

Milton Quindim
26/09/2007, 16:00
Milton, acho que não serve, conforme postei anteriormente.

Retire o usado e leve a uma autopeças, para fazer as comparações citadas, mais continuo achando que não serve.

Se servir, é uma ótima pedida!!

Segue uma foto de como deve ser ligados os circuitos para se ter uma melhor eficiência.

Abraços.

Kim.

Pois é ...fiz isso mesmo e não dah certo NO BOLSO...o da D20 custa 190 lt$ e o da Ipanema custa 78 lt$ igual ao bem...só que da marca Boch.

Sabia que encontrei com você no 1º encontro que houve no parque Barigüi?

Abraços.

Kim.Sabia que encontrei com você no 1º encontro que houve no parque Barigüi?

Abraços.

Kim.Sabia que encontrei com você no 1º encontro que houve no parque Barigüi?

Abraços.

Kim.

Eu sabia quer vc estava lá mas nem ssabia que tinhamos nos encontrado ainda menos vc numa ECAsport...hehehe

Miltom se seu cilindro mestre tem 4 saidas , eu no seu lugar ligaria uma saida por roda , aumentando a eficiencia do mesmo , e principalmente a segurança do sistema .
talvez o problema com seu freio seja justamente a baixa capacidade de bombear oleo do CM , uma vez que somente 2 das 4 saidas estão sendo utilizadas .
[]s

Sabe que eu pensei nesta hipótese...que poderia ser falta de fluxo parece mesmo que falta fluido no sistema...pensarei nisso antes de remontar tudo.

Só fico meio sem saber como fazer a outra tubulação, quais as ferramentas e como dobrar os tubinhos.

Cacá
26/09/2007, 16:32
Cacá maluco...só vc sabe o que é naum saber nada de freio neh...hauhauhauhauh

Sr. Milton, como ousa me chamar de maluco? De que freio você está falando? E outra, não sou o Cacá, meu nome é Napoleão.

[s],

N. Bonaparte

Beto Lacerda
26/09/2007, 17:22
Sabe que eu pensei nesta hipótese...que poderia ser falta de fluxo parece mesmo que falta fluido no sistema...pensarei nisso antes de remontar tudo.

Só fico meio sem saber como fazer a outra tubulação, quais as ferramentas e como dobrar os tubinhos.
não sei se ja te mandaram esse link ,http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3762 mas aqui mestre Leopoldo explica como fazer o freio com o selo leopoldo aproved :mrgreen: .
da todas dicas que precisa
eu no final desisti de fazer a flangeadora e achei uma oficina que tinha pedi p/ usar , só esqueci em um dos tubos de passar a porquinha antes de fazer a flange :parede:mas ai foi só cortar e refazer ...
o lance das voltinhas 1 só ja resolve o problema das vibrações , mas no meu tive que fazer com 2 pelo comprimento do tubo .
mas serio tenta ligar uma saida por roda que seu freio vai ficar muito mais seguro , afinal se falhar uma tubulação só perde freio uma roda ,e provavelmente mais eficiente , pois como esta 1 pistão projetado p/ bombear p/ 1 pinça esta alimentando 2 .
[]'s

Varela
27/09/2007, 10:57
não sei se ja te mandaram esse link ,http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3762 mas aqui mestre
mas serio tenta ligar uma saida por roda que seu freio vai ficar muito mais seguro , afinal se falhar uma tubulação só perde freio uma roda ,e provavelmente mais eficiente , pois como esta 1 pistão projetado p/ bombear p/ 1 pinça esta alimentando 2 .
[]'s

Só se o deposito de óleo for individualizado também...

Milton Quindim
27/09/2007, 18:00
Eu fiz a regulagem da vareta do cilindro mestre e o freio ficou pegando muito encima, as rodas estavam travando e tive de reajustar ...consegui os freios ficaram bons.

Só que depois de regulado eu lembrei de que tinha deixado para hoje a desmontagem da pinça do lado esquerdo.

Bom, aliás, ruim...a pinça de fora estava com o pistão emperrado pois a borrachinha protetora estava furada ...e pasmem, foi colada no lugar.

Pelo furo acabou entrando água e lama e acumulou lah dentro enferrujando e corroendo a borda do pistão, aquela bordinha que encaixa a capa protetora.

Para soltar usei WD-40 e depois dei umas pancadinhas bem vagarosamente para o pistão entrar na camara novamente, onde ele estava emperrado a camara ficou limpa e integra mas na parte onde ele naum estava conseguindo atuar estava bem oxidada e suja.

Usei duas chaves de fenda para tentar tirar o pistão, mas um pedaço da borda quebrou agora terei de trocar a pinça.

O problema é encontrar esta peça que naum seja nova e naum custe um Rim...alguem aqi tem baratinha para vender ou mesmo doar?

Só preciso do lado esquerdo.

Kim
27/09/2007, 18:13
Grannde Milton!!

Uma pequena parte da borda não há problema, fica tranquilo!

Eu, porticularmente não usaria desingripante, usaria água, pois o fluido reage com a água, desmanchando tudo e, não grandando como no desingripante.

Note, que mesmo sua mão estando muito suja, se mecheu com fluido de freio, no momento de lavar, fica bem limpo.

Quanto ao cilindro, passe uma lixa fina, bem fina ou limpe com fluido de freio e bombril.

Use fluido de freio para montar o reparo novo, mais nada, nem um tipo de lubrificante, somente fluido, umidecendo as peças com o mesmo.

Na sua pinça tinha as chapinhas nas pastilhas?

A parte cavada da pinça estava para que lado? (notou que há um rebaixamento de 1/3 de volta na parte externa do cilindro da pinça).

E o CM, o que e como fez?

Abraços.

Kim.

ROMINA QUINDINA
27/09/2007, 18:40
Como eu havia postado lááá´no inicio desta saga de frenagem, o problema era simples regulou o êmbolo, já deu freio! Eu não sou mecanica, mas sei reconhecer doenças... e do QUINDIM não era grave...MAS não adiantou...ele ficou fuçando, fuçando até achar esse"detalhe" aí da pinça:parede: Até parece q quer ver o bichinho doente!!!!Obrigada novamente por mais um prognóstico otimista...já tou cansada de morrer com tantas lts:discordo: O que precisar a gente troca, principalmente itens de segurança, mas se puder recondicionar, sem prejuizos a longo prazo é muito melhor! No que puderem me ajudar tranquilizando o agitadinho aí pelamordeDeus, vcs precisam ver qndo ele abre o capô parece o TAZ.:shock:Dá até medo!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Kim
27/09/2007, 21:51
Oi ROMINA QUINDINA.

Não toquei no assunto da haste, pois o freio funcionava perfeitamente antes, e a mesma não desregula, a não ser que se tenha mexido nela, por isso não cogitei tal assunto.

Agora, poderia ser um problema anterior, que acusou agora.

Fico feliz que tenha funcionado, pois FDS está ai!

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
28/09/2007, 22:18
Como eu havia postado lááá´no inicio desta saga de frenagem, o problema era simples regulou o êmbolo, já deu freio! Eu não sou mecanica, mas sei reconhecer doenças... e do QUINDIM não era grave...MAS não adiantou...ele ficou fuçando, fuçando até achar esse"detalhe" aí da pinça:parede: Até parece q quer ver o bichinho doente!!!!Obrigada novamente por mais um prognóstico otimista...já tou cansada de morrer com tantas lts:discordo: O que precisar a gente troca, principalmente itens de segurança, mas se puder recondicionar, sem prejuizos a longo prazo é muito melhor! No que puderem me ajudar tranquilizando o agitadinho aí pelamordeDeus, vcs precisam ver qndo ele abre o capô parece o TAZ.:shock:Dá até medo!!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Não foi assim...:discordo:

Eu poderia ter regulado a haste já de cara, mas como o Kim disse ..antes funcionava blz e não foi mexido na regulagem então se eu fizesse a regulagem sem dar importância ao que causou o problema eu poderia estar armando uma armadilha que poderia nos maxucar seriamente mais adiante e também poderia estragar de vez o resto do sistema de freios o que seria muito mais custoso para a Romina Finaceira S/A.
Agora eu sei o que está defeituoso e o que poderá ser trocado mais para frente ainda dando um suspirinho pro seu bolso meu amor...heheh:mrgreen:

Eu parecendo o Taz dentro do cofre do motor...heheheh...eu nem caibo lá.:twisted:

Próxima empreitada ...troca do rolamento do munhão da roda direita pois está com folga e jah naum possui mais calços para tirar.
Eu acho que pode ser isso o causador de um shimmy terrivel.

Quem opina???????????

Kim
29/09/2007, 08:28
Grannde Taz Milton!!!

Já estou escutando aquele barulho de ciclone...

E o freio, funfou legal?

Já vai andar bem hoje?

Sobre o rolamento, troquei por mancal, já fazem dois anos, e ate agora tá tudo beleza, e olha que tem ar condicionado, DH, 6CC, 33" com rodas e 8", é bem pesado, forçando mais o sistema todo.

Quando for mexer, tenha bastante graxa em mãos, pois cada munhão vai quase 1kg da mesma, e recomendaria a troca a que está la dentro, que eve estar velha, sem ação.

Após a troca, não esquaça de alinhar, pois poderá haver diferença em relação a posição anterior.

Observe também os terminais (vulgo pivo) e direção, também podem causar shimmy.

Ai o jeep ficará zerado.

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
29/09/2007, 17:04
Grannde Taz Milton!!!

E o freio, funfou legal?

Já vai andar bem hoje?

O freio tá legal agora...mesmo assim comprei os burrinhos e comprarei as pinças completas do freio dianteiro e trocarei tudo, mas isso fica para daqui um tempo, pois quero deixar o sistema novo por isso vou comprar tbm o cilindro mestre. Aproveito tbm e troco os flexiveis e corrijo os tubinhos que estão tortos e velhos. Tudo isso devagar pois estou recomeçando com minha empresa e preciso deixar os gastos de lado.

Sobre o rolamento, troquei por mancal, já fazem dois anos, e ate agora tá tudo beleza, e olha que tem ar condicionado, DH, 6CC, 33" com rodas e 8", é bem pesado, forçando mais o sistema todo.

Já li algo a respeito destes mancais aqui no forum mas gostaria de saber mais de quem já fez a troca.Como fazer e onde comprar ?
É um kit?
E muito importante...tem de fazer alguma tornearia??????????
Se tiver não sai mais em conta deixar com rolamento mesmo???????/
Sabe estas duvidas crueis para o jipeiro...casar ou comprar um jogo de pneus????????

Após a troca, não esquaça de alinhar, pois poderá haver diferença em relação a posição anterior.

Observe também os terminais (vulgo pivo) de direção, também podem causar shimmy.

Esse alinhamento...vc fala em relação a que?
Direção? Seria aquele esquema de deixar a parte de tras da roda mais aberto que na frente?

E como verifico o estado real dos pivôs? Como condenar ou naum condenar um pivô?

Kim
29/09/2007, 17:32
O freio tá legal agora...mesmo assim comprei os burrinhos e comprarei as pinças completas do freio dianteiro e trocarei tudo, mas isso fica para daqui um tempo, pois quero deixar o sistema novo por isso vou comprar tbm o cilindro mestre. Aproveito tbm e troco os flexiveis e corrijo os tubinhos que estão tortos e velhos. Tudo isso devagar pois estou recomeçando com minha empresa e preciso deixar os gastos de lado.

Que bom que o freio funfou legal, parece que vai trocar de profissão, será meca de jeep daqui uns dias...:mrgreen:
Comprará as da Kombi?
Parece que o sistema que usa, são as da kombi. Caso for trocar, procura da S10, que tem uma melhor eficiência, talvez terá que fazer um suporte para colocar (adaptar) o outro modelo.

O serviço que pretende fazer, ficará ótimo, e terá um veículo 100% confiável!:concordo:

Já li algo a respeito destes mancais aqui no forum mas gostaria de saber mais de quem já fez a troca.Como fazer e onde comprar ?
É um kit?
E muito importante...tem de fazer alguma tornearia??????????
Se tiver não sai mais em conta deixar com rolamento mesmo???????/
Sabe estas duvidas crueis para o jipeiro...casar ou comprar um jogo de pneus????????

Os mancais são na mesma medida dos rolamentos, é tirar um colocar outro, eu encontrei na Rota4x4 http://www.rota4x4.com.br/index1.asp , lá com o Igor, engesa e jeep são as mesmas medidas.

Esse alinhamento...vc fala em relação a que?
Direção? Seria aquele esquema de deixar a parte de tras da roda mais aberto que na frente?

Isso se chama convergência,, mais quando meche nos rolamentos, tem que observar se o pneu não ficou o camber errado (fora de prumo :putz::mrgreen:)

E como verifico o estado real dos pivôs? Como condenar ou naum condenar um pivô?

Antes de desmontar faça uma alavanca, com uma chave de fenda comprida ou uma espatula de borracheiro (+ - 50cm).

Force o braço do pivo para baixo, para cima e tente para os lados, não pode haver folgas, nenhuma, se houver, tem que partir para a troca.:putz:

Do mais, tamos aí!:concordo:

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
29/09/2007, 18:17
Que bom que o freio funfou legal, parece que vai trocar de profissão, será meca de jeep daqui uns dias...:mrgreen:

Não debvia era ter saido desta profissão...alias entrei no exercito porque eu trabalhava numa ofincina e no quartel fui cabo e depois sargento mecânico...mas somente de segundo escalão troca de peças ajustes e outras coisas mais simples...graxa mesmo só quendo dava instrução pros soldados e cabos...hehehe
Sai da profissão pois querio namorar minha mulher...a Romina Quindina...ela dizia que eu fedia muito a gasolina e naum gostava...passaram-se os anos e acabei tirando a ideia de voltar da cabeça.
Dia desses ela me disse que tava começando a gostar do cheiro de graxa e de WD 40...hauauauha...quem entende estas mulheres depois de 16 anos ...kkk

Comprará as da Kombi?
Parece que o sistema que usa, são as da kombi. Caso for trocar, procura da S10, que tem uma melhor eficiência, talvez terá que fazer um suporte para colocar (adaptar) o outro modelo.

Manterei o sistema da kombi afinal funcionam bem pacas, e saum bem em conta tbm.

Os mancais são na mesma medida dos rolamentos, é tirar um colocar outro, eu encontrei na Rota4x4 http://www.rota4x4.com.br/index1.asp , lá com o Igor, engesa e jeep são as mesmas medidas.
Opa valeu pela dica.

Isso se chama convergência,, mais quando meche nos rolamentos, tem que observar se o pneu não ficou o camber errado (fora de prumo :putz::mrgreen:)
Sabe que esta de convergencia um senhor de idade me deu um macete que era para medir a distancia das rodas e deixar a parte de tras mais aberta 3 milimetros do que a parte dacfrente que acabaria com o shimmy...acabou mesmo por um tempo agora depois de um tempão eh que voltou.

Antes de desmontar faça uma alavanca, com uma chave de fenda comprida ou uma espatula de borracheiro (+ - 50cm).

Force o braço do pivo para baixo, para cima e tente para os lados, não pode haver folgas, nenhuma, se houver, tem que partir para a troca.:putz:

Já fiz isso...só achei que teria outro metodo...ta tudo ok...valeu.

Abraços tbm.

Milton Quindim
02/10/2007, 00:22
É pessoal o CM foi pro espaço mesmo, deve estar com aquele calo que o Leo explicou pois agora ele fica duro ou mole demais quando está duro naum freia e quando está mole tbm naum freia...o pior é que naum avisa antes e de vez em quando ainda fica duro e vai amolecendo...perece sei lá o que.

ROMINA QUINDINA
02/10/2007, 22:03
...o pior é que naum avisa antes e de vez em quando ainda fica duro e vai amolecendo...perece sei lá o que.

Amorzinho, eu sei exatamente o que parece e folgo em saber que vc não saiba:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Kim
02/10/2007, 23:25
...o pior é que naum avisa antes e de vez em quando ainda fica duro e vai amolecendo...perece sei lá o que.

Uia:shock:

Amorzinho, eu sei exatamente o que parece e folgo em saber que vc não saiba:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

:mrgreen::mrgreen:Hauhauhauhauhauhauhauhauhauhau :twisted::mrgreen::mrgreen:

Milton Quindim
03/10/2007, 01:54

Sacanagem...minha própria mulher me sacaneando.:evil:

Milton Quindim
04/10/2007, 12:04
Kim...vc pode me dizer se com a configuração do meu freio pode faltar pressão no sistema e deixar ele inativo?

:arrow:Cilindro mestre da Ipanema,
:arrow:Cilindros de roda originais do Jipe
:arrow:Pinças da Kombi

Naum dá freio mesmo com os cilindros novos pode ser aquele problema nas pinças? Quebrou a borda do pistão lembra?

Ou seria o fato da posição da tubulação?
a valvula da traseira esta montado na parte de tras do CM, mais perto do servo freio.

Não sei mais o que fazer...Mas continuo sem freio no QUindim

Kim
04/10/2007, 20:17
Caro Milton!

Sobre o problema que citou da borda, não precisa se preucupar, o que tem que observar (segundo um mecânico de minha cidade) é aqueles 1/3 rebaixado do pistão, tem que ficar para baixo quando na montagem da pinça.

Se trocou pastilha ou lona, sabe que tem que acentar ao disco/campana, senão fica tipo esponjoso.

Andei olhando aqui:
http://www.trw.com.br/pdf/freiosleve.pdf
e ví que está com 22,22mm de C.Ms.

Segundo esta página:
http://www.carbibles.com/brake_bible.html
tem uma ilustração que indica a 1ª câmara (perto do servo) como a diânteira, mais não funcionou assim para mim, tive que colocar o circuito dianteiro na 2ª câmara, ai funcionou.

Poste como o freio está "se comportando" quando aperta o pedal.

Ai poderei te passar alguma dica.

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
06/10/2007, 10:04
Amigos, na dúvida optei por dar um passe nas campanas para remover o possivel empenamento para poder melhor ajustar as lonas que serão trocadas por sobre-medidas.
Também trocarei os reparos das pinças e faremos a troca de todo o fluido do sistema novamente. Se isto não der resultado satisfatório o cilindro mestre será novamente substituido por um de maior volume , como o da D20 ou f1000.
Os flexiveis tbm serão trocados por novos. Será feita e verificação da tubulação e eventuais trocas por danos ou amassamentos o que é normal em um jipe.

O importante é que descobri que os cilindros de roda e o cilindro mestre não devem ser feitos nenhum tipo de retifica pois isso é chacho ou gambiarra, principalmente se levarmos em consideração que o tempo gasto e o valor pago não compensam o transtorno.

Lendo outros tópicos, alguns "experts" recomendam isso e verificando a possibilidade de fazer isto cheguei a alguns custos que demonstram que nem sempre o mais barato sai mais barato mesmo.

Retifica do cilindro mestre 30 lt$
troca do reparo do cilindro mestre sobre nova medida 47 lt$
Cilindro mestre novo com reservatório 75lt$ da Bosch original.

retifica de cada burrinho de freio 17lt$
reparo com pistão sobre medida para cada cilindro de roda, 29 lt$
cilindro ne roda novo marca Bosch 46lt$

Então depois de verificar tudo isso cheguei a conclusão que quem indica isso deve ser padeiro ou não muito bom da cabeça...tanto trabalho para pagar mais caro por uma coisa usada e "arrumadinha" é coisa de agentino...hehehhe

Por isso optamos por compra de novos mesmo...sem sombra de dúvida.

Valeu amigos pelas dicas para mim está sendo um grande aprendizado e com certeza aprendendo o que é certo nunca esquecerei...heheheh

Milton Quindim
06/10/2007, 10:13
Post duplicado eh complicado...

fabiano carraro
09/10/2007, 16:04
Amigos, na dúvida optei por dar um passe nas campanas para remover o possivel empenamento para poder melhor ajustar as lonas que serão trocadas por sobre-medidas.
Também trocarei os reparos das pinças e faremos a troca de todo o fluido do sistema novamente. Se isto não der resultado satisfatório o cilindro mestre será novamente substituido por um de maior volume , como o da D20 ou f1000.
Os flexiveis tbm serão trocados por novos. Será feita e verificação da tubulação e eventuais trocas por danos ou amassamentos o que é normal em um jipe.

O importante é que descobri que os cilindros de roda e o cilindro mestre não devem ser feitos nenhum tipo de retifica pois isso é chacho ou gambiarra, principalmente se levarmos em consideração que o tempo gasto e o valor pago não compensam o transtorno.

Lendo outros tópicos, alguns "experts" recomendam isso e verificando a possibilidade de fazer isto cheguei a alguns custos que demonstram que nem sempre o mais barato sai mais barato mesmo.

Retifica do cilindro mestre 30 lt$
troca do reparo do cilindro mestre sobre nova medida 47 lt$
Cilindro mestre novo com reservatório 75lt$ da Bosch original.

retifica de cada burrinho de freio 17lt$
reparo com pistão sobre medida para cada cilindro de roda, 29 lt$
cilindro ne roda novo marca Bosch 46lt$

Então depois de verificar tudo isso cheguei a conclusão que quem indica isso deve ser padeiro ou não muito bom da cabeça...tanto trabalho para pagar mais caro por uma coisa usada e "arrumadinha" é coisa de agentino...hehehhe

Por isso optamos por compra de novos mesmo...sem sombra de dúvida.

Valeu amigos pelas dicas para mim está sendo um grande aprendizado e com certeza aprendendo o que é certo nunca esquecerei...heheheh

VC TEM TODA RAZÃO SOBRE ISSO MIRTO...EM FREIOS NÃO SE BRINCA...E AINDA TEM GENTE
FALANDO BESTEIRA SOBRE FAZER EM CASA...COISA DE LOUCO.

Milton Quindim
08/11/2007, 22:12
Bom depois de longo e tenebroso inverno aqui nas bandas de baixo deste país varonil...solucionei o problema com os freios e sem nenhuma solução Tabajara e sem fazer serviço de gambiarrista...hehehe

:arrow:Trocamos o cilindro mestre por outro igual da Ipanema ;
lt$78,00+lt$50,00 serviço do meca

:arrow:Trocamos a tubulação de freio ;
lt$14,00
:arrow:Trocamos os flexiveis...todos;
lt$16,00
:arrow:Reparo das pinças da Kombi trocados por novos;
lt$84,00+lt$50,00 serviço completo em especialista de freio

:arrow:Campânulas traseiras trocadas por novas;
lt$110,00+serviço feito por mim sem custo de mão de obra

:arrow:Muito fluido de freio em sangrias...
lt$24,00

:arrow:Total da bronca lt$426,00 parcelados em muitas vezes no Mastercard...heheh

Minha vida e da minha família em total segurança...não tem preço...kkk
:dance::-D:mrgreen:;-)

Otávio Luiz
09/11/2007, 10:52
Viatura pronta pra amanhã...:-D

Kim
09/11/2007, 11:52
Caro Milton!

Então, terminou a saga do freio?

Também resolvi fazer umas modoficações...

Aí vem o "Jaque"...

Veja como está ficando aqui:
Pinça S-10, disco ventilado D-20!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33615

Algumas peças à venda!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33825

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
10/11/2007, 00:07
Viatura pronta pra amanhã...:-D

prontíssima...hauhauhauhau

Milton Quindim
10/11/2007, 00:08
Caro Milton!

Então, terminou a saga do freio?

Também resolvi fazer umas modoficações...

Aí vem o "Jaque"...

Veja como está ficando aqui:
Pinça S-10, disco ventilado D-20!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33615

Algumas peças à venda!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33825

Abraços.

Kim.

Terminou mais ou menos...vou mesmo trocar o cilindro mestre pelo da Kombi mais para frente eh soh ter uma graninha na mão assim fica filé de vez...:mrgreen:

Aliás...eu deveria ter comprado o da kombi ao invez do da ipanema...pois o valor é o mesmo...hehehe...soh descobri isso depois de instalar o novo...ai era tarde para trocar pois tava cheio de fluido...kkk

Milton Quindim
29/11/2007, 14:16
Opa ..em breve novidades, Quindim ganhará sapatos novos by Marisco, modelo trail ou mud não decidi ainda e tbm bagageiro traseiro e a troca dos rolamentos dos munhões por mancais.

Assim que terminado os trabalhos eu postarei as fotos...aguardem.

Abraços.

Kim
29/11/2007, 14:25
grande Milton!!!

Cara, acho que tem que desintupir o seu tel celular, pois estive ai no FDS e não consegui conversar com vc!!!!!

Me passa um tel via MP para que eu possa te ligar se for para a capital novamente.

Abraços.

Kim.

Milton Quindim
30/11/2007, 14:36
grande Milton!!!

Cara, acho que tem que desintupir o seu tel celular, pois estive ai no FDS e não consegui conversar com vc!!!!!

Me passa um tel via MP para que eu possa te ligar se for para a capital novamente.

Abraços.

Kim.

Amigão me perdoe eu estava no meio do mato numa trilha show e num pegava fone nenhum nem o nextel, radio só de vez eem quando, entao vc num ia conseguir mesmo mas te passo por mp sim meu celular só para confirmar...abraços.

Milton Quindim
07/01/2008, 02:21
Opa, até qu enfim me sobrou tempo para poder dizer alguma coisa sobre como estamos eu e o Quindim.
Eu estou pobre mas feliz...kkk...e o Quindim anda me deixando de cabelo em pé.

Depois da saga do freio, que somente acabou esta semana (é o que parece) e, espero não ter mais esta dor de cabeça senão arranco tudo e mando colocar o original de novo, que resultou numa repetição de erros que depois acabaram mostrando que nem tudo está perdido.
-Depois de colocar cilindro mestre novo igual ao que estava primeiramente acabei comprando o cilindro mestre da Kombi que acabou de vez com a falta de freios.

Milton Quindim
07/01/2008, 02:31
No mês de dezembro aconteceu tanta coisa ruim com o Quindim que eu e minha esposa quase anunciamos ele para ver se a mandinga ia embora...mas como todo bom jipeiro e sofredor acabamos desistindo da ideia. Farei um breve relato dos acontecimentos e infelizmente sem fotos pois nossa câmera fotográfica foi pro céu das fotografias e jáz em algum lamaçal da trilha do xadrez...kkk
Então até podermos angariar fundos para comprar outra as minhas histórias serão livretos e não mais gibis...kkk

Depois da trilha de dia 3 de novembro no Xadrez onde fui puxado e jogado nas poças de lama diversas vezes pois estava abrindo o comboio e consequentemente atolava primeiro, tipo boi de piranha mesmo, para que os outros pudessem passar depois, eu tive meu suporte do jumelo traseiro direito entortado e desentortado sem perceber, o que ocasionou uma trinca enorme na parte inferior do chassi onde o mesmo é fixado.
Ainda na mesma trilha tive um rompimento do flexivel da pinça de freio da roda esquerda o que me deixou sem freio e me colocou dentro de uma valeta para não passar por cima de um Vitara que estava a minha frente.Visto isso isolei o freio e com um alicate de pressão prendi o que restava do flexivel para voltar para casa. Cheguei e no dia seguinte solucionei o problema do freio trocando o flexivel.
Más a trinca desconhecida do chassi ficou lá.

Milton Quindim
07/01/2008, 02:38
Depois do ocorrido acabamos indo em diversas trilhas sem perceber o problema da trinca do chassi.
Fizemos mais algumas trilhas e a trinca aumentando e nada de perceber.
Dia dezesseis de dezembro tivemos um evento que participamos com o Jeep , o Jeep Noel, onde acontecream uns probleminhas faceis de solucionar, como a perda de uma porca da barra equalizadora da embreagem, o que me deixou sem nenhuma embreagem durante o percurso até a cidade de Agudos do Sul onde foi o Jeep Noel. Solucionado facilmente com a colocação de outra porca no lugar, assim seguimos em frente.
Durante o passeio o jeep começou a engasgar e diagnostiquei sujeira no tanque que fecha a saida, facil de resolver soltando a mangueira do filtro de combustivel e assoprando de volta o combustivel na mangueira e isso diversas vezes...um saco.
Terminado tranquilo e a trinca lá aumentando sem sabermos.

Milton Quindim
07/01/2008, 02:51
Dia 22 de dezembro outro passeio de entregas de presentes mas desta vez com trilhas, foi em Quatro Barras, com o pessoal do Tatu D'Kixute.
Neste passeio foi tudo bem mesmo com uma quase capotagem, ficamos de ladinho e por pouco não viramos de lado...kkk
Já noite tivemos um probleminha de entupimento por sijeira de novo e paramso para resolver, nesta parada ouvimos um estrondo e percebemos que a bobina havia explodido dentro do caixote do lado do carona...trocamso a bobina e seguimos em frente.

No domingo dia 23 fomos a outra trilha com mais lama e muito mato onde novamente o problema da sujeira se agravou...paramos muitas vezes até encher o saco de vez.

Terminamos o mês cheios de pequenos problemas mas felizes.
A bobina explodida que havia sido comprada ha apenas três dias, foi a maior dor de cabeça, o dono da auto eletrica disse que nunca tinha visto aquilo antes e se recusou a repor oe mesmo a devfolver o dinheiro, o que me levou a dizer que procuraria o Procom e resolveriamos de qualuqer forma aquele impasse, e ele me mandou a merdo junto com o procom, acabei dando queixa por desacato na delegacia e depois fui ao procom o qual acabou multando o sujeito e junto com o boletim de ocorrencias abriu um processo por perdas e danos materiais além de danos morais e que terei uma audiencia no dia 23 de janeiro, demora mas nem me preocupo mais com isso.
Somente para constar a autoelétrica fica no posto Cupim III na entrada de São José dos Pinhais na BR 376 sentido Joinvile /Curitiba, se alguem pensar em comprar alguma coisa ou fazer algum serviço lá desista que o cara ehe casca grossa e se der problema o caminho é procom senão não resolve.

Milton Quindim
07/01/2008, 03:02
Entramos em janeiro tranquilos até resolvermos no inicio desta semana irmos para o litoral com o Jeep.
Ele deve ter ficado descontenbte com a nossa ideia e desandou a dar problemas um aem sguida do outro.

Primeiro a caixa de marchas naum entrava masi a terceira e nem a primeira, somente ré segunda...hehehe...
Junto com uns amigos, baixamos a caixa e revisamos ela em casa mesmo, trocamos os sincronizados e os roletes do eixo entalhado, o rolamento da embreagem. ficamos até as 3 da madrugada para terminar, mas conseguimos e a caixa ficou exelente.

Na segunda feira minha esposa e eu saimos para comprar alguns materiais para uma reforminha aqui em casa , um estalo na traeira me fez descobrir a tal trinca no chassi o que já era uma quebra, o suporte do jumelo entrou par dentro comoa cabeça de uma tartaruga, o jipe ficou todo torto, levei ao moleiro e mandei consertar.Beleza.
Na quarta feira decidimos trocar o cilindro mestre por um de Kombi, já era mais do que em tempo , assim terminaria de vez a falta constante de freios. Foi feito.
Na saida da oficina de freios ouvi um estralo na partte traseira e levei pro meca dar uma olhada, eram os rolamentos das pontas de eixo, estavam arruinados os dois, troca eminente. Cobinei com o mecanico de parar sabado de manhã na oficina para a troca.

Milton Quindim
07/01/2008, 03:15
Sábado de manha cheguei a oficina e tava tudo fechado, o meca me deu o cano, com a intençao de viajar no sabado a tarde terie de me virar atras de outro meca urgente, acabei ligando pro Carlão, mecânico conhecidissimo de jeep e onde a maioria do pessoal aqui de Pinais manda seus carros para revisarem. Exelente o tratamento desprendido a minha pessoa, recomendo a oficina dele fica no Bairro Alto quase da divisa com Pinhais.
Ele nem trabalha sábado mas ouvindo nosso caso resoçveu nos atender, acabou ganhando outro cliente.
Terminado o serviço eu e o Carlão simos para ver o resultado, ótimo. Quando parei novamente na oficina notei ofreio baixando no pé...ele do lado de fora dizendo que tinha uma poça de fluido do lado da roda direita, fomos ver , era o sangrador que não aguentou a pressãp do cilindro da kombi e espirrou deixando o fluido escapar.
Fuçamos a oficina atrás de outra pinça que achamos e usamos o sangrador para repor o meu perdido.Conseguimos, nisso sai e recebi um telefonema de um amigo que estava com seu carro quebrado e pedia um reboque o que pronto atendi Levei o carro do amigo até a oficina de seu meca que ficava numa rua com uma subida forte de saibro, tracionei e reduzi o jeep para poder subir.
Quase na oficina escutei um barulho estrano e parei...era meu cardã dianteiro sendo arrastado. Perdi uma castanha e fiquei desesperado pois onde eu iria achar outra cruzeta sabado mais de 18 horas?
Desmontei a outra parte do cardã, jah desistindo da viajem, mesmo que minha esposa me esperava com as malas prontas para carregar e sair.

Milton Quindim
07/01/2008, 03:15
Em casa mina esposa tava uma arara...esta porcaria, eu comprei um trem que só quebra e me da dor de cabeça e tal...eu eté tva concordando com ela, mas o amigo que eu levei até o meca me ligou dizendo que tinha achado uma cruzeta novnha em seu armario de peças de jeep...corri e peguei a cruzeta e fui instalar a coisinha.

Instaladinha , dando o último aperto na ultima porca do ultimo grampo, acabei descobrindo o porque de ter caisdo o cardã, a rosca do grampo tava inexistente, espanadassa, ai foi choro mesmo, até eu tava desacorçoado, liguei para este amigo que virou tudo e me ligou dizendo não possuir o grampo.

resignado poré com insistencia liguei pra mais um amigio que disse que fazia questão que eu fosse até sua casa e tirasse de seu jipe que naum seria usado neste fds.Mas que eu teria de ir depois das 22 horas que seria o momento qu ele chegaria em casa.
Fui na hora marcada e elee me abriu o portão feliz por podr ajudar, eu chororo...
Ele me disse que outro amigo jipeiro tinha comprado os grampos novos e havia cedido par mim sem pois somente iria instalar depois de terminar a reforma do jipe dele ent]ão nem iria ser problema.

Com os grampos na mão voltei e instalei. Acabou o problema, carregamos as malas e viajamos, saimos de casa 23:45 hrs, chegamos no litoral quase duas da madrugada, paramos nenhuma vez, estando lá somente para fazer um lanche antes de chegarmos em casa.

Pois é estas coisas que nos fazem desisitir muitas vezes do nosso sonho, no caso os Jeep.

Más graças a amigos de verdade, é que vale a pena continuar vivendo neste meio 4x4...amo muito tudo isso, meu jeep e meus amigos...como Deus é bom.

Milton Quindim
31/01/2008, 21:19
Minha esposa de férias de Jipe na praia e eu aqui de moto...que tosco...minha moto é uma biz...hehehe...

Enfim depois de quinze dias de descanso fui buscá-las e trazer o jipão para casa...que delicia, voltamos pela estrada cda Graciosa onde o bicho mostra que é macho mesmo, um monte de carros parados fervendo e ele firminho...

A única coisa que incomodou foi a hélice do radiador que dependendo da aceleração entorta e pega na parte de baixo do radiador e faz um barulho chato, fora isso mais nada.

Milton Quindim
31/01/2008, 21:29
Depois de mais de um ano usando o Quindim, ele deu sinais de que precisa mais de manutenção do que estavamos dando, não basta somente colocar gasolina e trocar o óleo.

Ele voltou da praia com sintomas de embriaguês, bebendo além do normal e cheirando a combustivel...
Diagnósticado um caso típico de sujeira no carburador o que ocasionou também sujeira nas velas e uma delas acabou pifando.

Retirei o carburador, levei a um amigo jipeiro que só trabalha com buras e pedi a ele que desse uma renovada no bebedor do quindim.

Removi as velas jateei para remover a carbonização e regulei.

Sexta-feira pegarei o bura e colocarei no bicho para ver como ficou ...posto depois o resultado.

SmootH_
31/01/2008, 21:42
nossos velhos amigos jeeps sempre precisam de manutenção, pra nao encomodar
fazendo a manutenção preventiva, e se certificando de que tudo esta ok, nao tem por que encomodar...
abraços!

Milton Quindim
06/03/2008, 09:56
Durante um bom tempo nos preocupamos com tudo o que colocamos no nosso Jipe e nem sempre o que nos é indicado realmente é bom.
Quando estava mexendo na lata do Quindim, comprei um conjunto de reloginhos que tem um suporte paar colocar no jipão.
Acontece que o único destes reloginhos que instalei foi o de marcador de temperatura. E ele falhou, falhou feio aliás. Acredito que deve ter sido pelo comprimento do cabo que tras a informação de temperatura até o marcador.
Este cabo tem mai de dois metros o que me fez enrolá-lo e deixar el ependurado, porque não tem como cortar, afinal dentro pasa mercurio. Comprei acreditando que por ser de mercurio me deixaria mais tranquilo.
Ele nunca mediu a temperatura acima de 90 graus, o que me deixava feliz, todos reclamam de superaquecimento e meu jipe nunca passou de 90.
O relógio me dava a informação incorreta o que fez com que queimasse a junta do cabeçote, aneis e válvulas.

Resultado, desmontei o motor e mandei o cabeçote para retífica, aneis novos, e bronzinas de biela tbm por falta de lubrificação.

Ruim:Trabalheira danada e ficar sem jipe uma semana.

Bom:Mais uma coisa que eu mesmo aprendi a fazer e meti a mão na massa descobrindo que não é impossível. Com a ajuda de mecânicos amigos se aprende muita coisa e economiza-se pelo menos 500 lts em mão de obra...heheh:mrgreen:

Milton Quindim
06/03/2008, 10:35
O mês de fevereiro foi agitado aqui em casa por conta de um barulhinho que vinha debaixo do jipe quando se dava a ré. Algo parecido com uma coisa muito dura sendo destruida, como se tivesse um monte de pedras dentro de um triturador.
Minha mulher e eu preocupadissimos e com a grana curta ficamos de cabelos brancos, pois o jipe além de mebro da familia e fiel escudeiro, ainda é a nossa diversão do fim de semana e é o carro do dia a dia, a Dona Quindina levas as quindinzinhas para a escola todos os dias com ele.
Ao prestar mais atenção ao barulho, descobrimos que este vinha da caixa de transferência, ou reduzida. Optamos por abrir ela em casa mesmo e verificar o que poderia ter acontecido.

Esgotando o óleo ouvia-se coisinhas batendo no fundo do balde. Eram dentes de alguma das engrenagens.

Eu e minha esposa e, agora também além de co-piloto, zequinha, navegadora e substituta do piloto de vez em quando, auxiliar de mechânico desmontamos e limpamos tudinho. Baixamos a caixa na corda e usamos uma mesa que tinhamos em nossa cozinha como bancada.

Ruim
Desmontamos e descobrimos muitos dentes quebrados na engrenagem menor da reduzida. O nome descobrimos depois quando começamos a correr atrás das peças...é sempre assim, aprendendo na prática.
Além desta engrenagem ainda tinha um rolamento cônico que os roletes não paravam mais na grade, o carretel da reduzida tava comido por dentro, onde vão os roletes, o pino chorão tava tbm todo comido, as arruelas de ajuste estavam bem gastas. A engrenagem grande já tinha sido frezada para não deixar escapar a reduzida e o rolamento esférico do eixo menor tbm estava roncando como se tivesse cheio de buracos ou as bolinhas tivessem virado ovinhos.

Bom
O eixo entalhado da reduzida estava ótimo, o carretel estava com todos os dentes integros, a carcaça está muito boa, e as engrenagens menores os garfos e alavancas tbm muito bons.

Substituições

Engrenagem maior e menor (par), pino chorão, roletes do pino chorão e separadores, rolamentos cônicos (2) do eixo entalhado, e rolamento esférico do eixo menor da reduzida além das juntas e do óleo.

O que estava bom.

Milton Quindim
06/03/2008, 11:19
Primeiramente antes de chegar as conclusões acima , tivemos de remover a reduzida para poder desmontá-la.

Começamos tirando os 999 parafusos e porcas da tampa...um saco foi uma das coisas que mais demorou. O pior é a posição que tem de ficar para alcançar todos.
112879112874

O local, claro a garagem de casa que é apertada.
112877

Tampa fora caixa baixada.
112876

Enfim na mesa de trabalho.
112878

Milton Quindim
06/03/2008, 11:30
Logo na mesa começamos a desparafusar tudo para tentar verificar o que havia acontecido.

De cara um susto...uma limalha habitava o fundo da reduzida.
112880

Retirando o focinho das alavancas.
112881

Dentro podia se ver uma borra de limalha cobrindo as engrenagns...vixe
112882

Nota o focinho não sai se não tirar as porcas que seguram as bolinhas e as molas.
Antes de tentar, engate a 4x4 e a reduzida, pois dentro existe uma certa travinha que evita que elas sejam acionadas sem querer, e que também impossibilita que as alavancas sejam removidas. E não perca a messma.

Paradinha para ler o manual...kkk
112883

Removendo as molas e bolinhas com as alavancas na posição d3e 4x4 e reduzida.
112884

cesarzubek
06/03/2008, 15:52
Quindim meu amigo, quero só ver as cenas dos próximos capítulos!!
Como diria alguns conhecidos "Tinha que ser willys mesmo!"
Abraços e continue assim botando a mão na massa que a gente vai aprendendo alguma coisa com você.

Milton Quindim
02/10/2008, 22:06
NUssa...há mó tempãoo não posto nada aqui, vou começar a atualizar com datas e fatos hoje mesmo...hehehe

Milton Quindim
02/10/2008, 22:31
Somente complementando, a reduzida estava com algumas engrenagens com dentes quebrados, resultado do pino chorão frouxo as engrenagens se moviam e travavam entre os dentes o que ocasuionou quebra de dentes e logo após troca com rolamentagem do carretel.

Cacá
02/10/2008, 22:44
Somente complementando, a reduzida estava com algumas engrenagens com dentes quebrados, resultado do pino chorão frouxo as engrenagens se moviam e travavam entre os dentes o que ocasuionou quebra de dentes e logo após troca com rolamentagem do carretel.

É... mas isso foi em março! Estamos em outubro, vc chegou a ligar o Quindim nesse meio tempo? Deve ter apodrecido o bloco já 1000tão! Huahuahuahuahua...

Milton Quindim
02/10/2008, 22:46
Em março também tive a péssima experiência de trocar os rolamentos do munhão e no lugar "tentar" colocar os famosos mancais . Resultado. Perdi tempo, dinheiiro e saúde, fiquei acordado até de manhazinha, fiz um amigo ficar comigo pois tinha me emprestado a oficina para trabalhar e ainda ganhei uns cabelos brancos. Passei muita raiva quando descobri que as porcarias que são vendidas são de dimensões diferentes dos rolamentos não adaptam como prometido. Uma porqueira.
Ainda no final de março tivemos um pequeno probleminha com o diferencial.
Os rolamentos sumiram, alguem roubou eles do local e acabei com o pinhão solto e quase quebrando tudo dentro da caixa satélite. Ainda bem que amigos e eu fizemos uma imediata desmontagem com direito a churras e tudo para poder chegar em casa numa boa.
Mais um amigão ajudando e eu troquei os rolamentos do diferencial, e "JAQUE" desmontei o diferencial aproveitamos para trocar tbm os calços da carroceria que estavam para lá de ruins pois eu tinha usado coxins de mesa vibratória e eles acabaram se despedaçando e fiquei preso somente em dois o que me salvou e me levou a mudar de material que postarei a seguir.

Milton Quindim
02/10/2008, 22:51
Nem me fale Cacá. Sabe que o vicio do jipe é terrivel fiquei uma semaninha inteira sem jipe e quase fiquei maluco.
Até dona Romina meteu a mão na massa sozinha enquanto eu viajava para montar o jipe. Quando eu cheguei de viagem fiquei pasmo em ver o jipe rodando com tudo montadinho...elatá melhor que muito marmanjo por ai...kkk

Milton Quindim
02/10/2008, 23:27
Vamos aos fatos, sábado iriamos trilhar, então como eu estava com o munhão da roda direita solto porque um dos rolamentos tinha se desfeito, resolvi trocar. Tinha comprado os mancais já há um bom tempo para a troca mas sem tepo e sem vontade acabei deixando para depois. Nesta sexta -feira antes da trilha eu resolvi que era hora da troca e pedi emprestado o local numa ificina para efetuar a troca.
O Doglair, meu amigo e parceiro de trilha me deu uma ajuda e ficamos fazendo o trabalho até de manhazinha pois acabou dando mais trabalho do que esperávamos.

O Munhão com defeito
138546

Desmontado, até que tinha graxa, mas nada de rolamentos.
138547

Fotinha da casa do mancal...achei meio enferrujada mas como veio assim cri que fosse normal.
138548

Interessante, as dimensões são tão diferentes que se nota a olho nu, mas para quem acha que está tendo uma ilusão de ótica e não faz ideia que possa estar vendo corretamente, pois acredita piamente que comprou a coisa certa, acaba teimando, como eu, e tentando colocar o que acaba numa grande cagada.
138549

A cagada...quebra do mancal e quase quebrado munhão pois acabei forçando no aperto por pura incredibilidade. Não queria acreditar que aquela maldita pecinha iria me fazer ficar mais um final de semana sem trilhar.
138550

Foi bom para aprender várias coisas.
Primeiro, adaptação para substituir e economizar é a pior viagem.
Segundo, nunca confie em vendedor de peças adaptadas.
Terceiro, nunca deixe para fazer as coisas na última hora que possa acabar com seu final de semana.
Quarto, sempre ter a mão o telefone de alguns amigos que fazem de tudo para vc a qualquer hora.
Quinto, nunca desisitir de ir na trilha mesmo quando tudo conspira para te fazer desisitir.(se bem que as vezes parece um aviso divino...kkk).:mrgreen:

Milton Quindim
02/10/2008, 23:42
Com a porcaria do mancal quebrado e já de acbeça mais quente que palito de fósforo, resolvi apelar, e como era uma sexta feira de madrugada imaginei que teria um dos meus amigos acordao ainda em algum boteco por ai, mandei uma mensagem em massa e logo um deles respondeu dizendo que estaria ali na ioficina loguinho e o melhor ainda com os rolamentos do munhão.
Realmente o amigo Wilson Borboleta Filha apareceu com um diferencial dianteiro inteirinho para eu desmontar e ver se dava para aproveitar os rolamentos.
Desmontei e os rolamentos estavam melhores do que quando novos pois estavam envoltos numa borra dura de graxa velha e depois de lavados apareceram sem nenhuma marquinha e todos montadinhos e sem folga.

Conjuntos, novos e enferujados dos mancais e velhos e melhores dos rolamentos usados e lavados, marca Timkem.
138552

Rolamento colocado como deveria ficar os mancais.
138554

Mancal colocado parecendo um cogumelo.
138553

Trabalho quase largado assim mesmo de raiva.
138555

Trabalho terminado depois do salvamento e do apoio dos amigos.
138556

Sem amigos o homem não é nada e sem jipe também...kkk

Milton Quindim
02/10/2008, 23:48
Jipe consertado, (por enquanto) fomos a trilha do sábado, lugar bem tosco cheio de lama e com muito enrosco, durante a trilha senti e ouvi muitos estalos embaixo do jipe, mas como era um pantano bem grudento achei que entre a lama poderiam haver pedras o que podria estar batendo no chassi e causando aquele efeito sonoro...ledo engano, era o que restava dos rolamentos do pinhão do diferencial traseir indo pro espaço...nem cheguei a completar a trilha travou tudo...uma encrenca dauelas, andei arrastado até a casa de um dos trilheiros onde acendemos uma fogueira e queimamos uns filés e uma linguiças enquanto faziamos um rodízio para desmontagem do diferencial para poder pelo memos chegar em casa tipo corsa, somente com a tração dianteira.

Milton Quindim
03/10/2008, 00:44
Começando com uma bela lavada para tirar o lodo e o mato, abrimos a tampa e para nossa surpresa não tinha óleo dentro e sim lama bem acinzentada.
Enquanto lavava-se de um lado, colocava-se carvão na churrasqueira do outro, tudo numa boa esperando que acontecesse o melhor, ficar noite adentro desmontando o jipe ...de novo...kkk

Lavando tudo...cada cascão de barro que existia ai ...parece que o dono nunca lavou...kkk
138559

Combustível na churrasqueira...
138560

Aberto e lavado...sem lama agora.
138561

De outro lado, até tinha freio de mão ainda...olha os cabos ali...ehhe
138562

Tirando a ponta de eixo. Quanto barro...será que barro vermelho mancha??
138564

Milton Quindim
03/10/2008, 01:11
Não sabia que ra tão complicado qaundo quebrava um rolamento do pinhão, ele quase cai para dentro ocasionando um enrosco brabo entre ele e a coroa do diferencial, deve-se desmontar tudo apenas para poder andar como jipe sem destruir o resto, por isso futuramente entra nos planos os eixos flutuantes pro quindim...eita dindin não tem fim.

Ponta de eixo tipo prato, parafusaiada para soltar e pancadas para tirar...
138566

Agora do outro lado, mais dificil pois é o maior.
138567

Comissão analisadora de maneriras de desmontagem...kkkum trabalha os outros 4 dão palpite.
138568

O cara que trabalha...Renatoy
138569

Ele segurando o pinhão para destravar a porca para poder remover o bicho dali.
138570

Vixe, quando se quebra um rolamento deste tipo tem de retirar o pinhão de dentro para ele não ficar quebrando os dentes todos, mas para isso devemos remover a cx satélite com a coroa.
CURIOSIDADE IMPORTANTE :Os mancais dos diferenciais são adaptadoos por um torneiro na fábrica e recebem a numeração do eixo e do lado correto, não devem ser invertidos de local e nem devem ser virados ao contraio na posição, se estes mesmos mancais se perderem ou mesmo se quebrarem seu eixo estará condenado a menos que vc conheça um outro cara que manje de fazer esta adaptação precisa de outro mancal, então cuide muito bwem de seu mancal.

Milton Quindim
03/10/2008, 01:39
Assim termina mais um mês, cheio de coisas para fazer no jipe e cheio de histórias para contar.
Quando tiramos o pinão montamos tudo novamente para poder rodar até em casa tranquilo sem maiores problemas.
Tração engatada sem redução para usar o diferencial dianteiro para poder andar.
Uma noite a mais na vida sendo feliz e fazendo o que gosto..mexendo no jipe e com amigos do lado.

Olha só o Gusa terminando de colocar os mancais apertar os paraffusos para fechar sem nada dentro, aliás, sem o pinhão e os rolamentos.
138571

Olha a cara de feliz do menino...kkk
138572

Palpites de com montar depois...hehe
138573

MOntado e posando para foto de despedida da noite.
Na ordem em pé da esquerda para direita, Augusto Kowalski Filho, MArcus "GUSA", de cócoras, Renatoy, Quindim o mais fofo, e Felipe Kowalski o RECO.
Grande turma que gosta de meter a mão na massa e está sempre ao meu lado.

Abraço a todos os Quebrados na Lama. :mrgreen:
138574

fabiano carraro
05/10/2008, 17:15
ETA QUINDINZINHO,deste jeito ç ta parecendo nois aq da KARASUJA homi,a cada trilha vai um diferencial,rsrsrsrsrsr.....!!!!!!em tempo ainda,ç sabe a diferença entre um gay e um leao??????......................................,o leao nao deixa abraçar deste jeitinho.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:arruma a viatura ai que vou "passear" lá no encontro deste mes com a HILUX, aproveito e levo mais uns monstrinhos.:concordo:

Milton Quindim
06/10/2008, 13:34
ETA QUINDINZINHO,deste jeito ç ta parecendo nois aq da KARASUJA homi,a cada trilha vai um diferencial,rsrsrsrsrsr.....!!!!!!em tempo ainda,ç sabe a diferença entre um gay e um leao??????......................................,o leao nao deixa abraçar deste jeitinho.:mrgreen::mrgreen::mrgreen:arruma a viatura ai que vou "passear" lá no encontro deste mes com a HILUX, aproveito e levo mais uns monstrinhos.:concordo:

kkk...esta foi a única vez polaquinho...
Venham mesmo estaremos com muuuita lama por aqui, tah chovendo e pela previsão vai até dia dez e o encontro é dia onze...hehehe...imagina que diliça vai tá isso daqui.

Milton Quindim
20/10/2008, 11:40
Continuando ainda logo depois daquele passeio trágico onde fiquei sem o meu diferencial traseiro acabamos rasgando nossa capota na lateral e removi a capota para consertar enquanto o diferencial estava sendo desmontado e consertado.

Detalhe na foto
140653

Ampliado
140655

Olha eu no buraquinho da capota...
140657

Mais uma
140658

E o buraco era grandinho mesmo...
140659

Teria de inventar uma manerira de fechar sem porar e sem gastar o que é melhor...heheh

Cacá
20/10/2008, 11:47
Teria de inventar uma manerira de fechar sem porar e sem gastar o que é melhor...heheh

Aê Mirtão, silvertape nela!

:dance:

Milton Quindim
20/10/2008, 11:55
Como minha experiência em cirurgias de cérebro é maior do que minha experiência em consertar capotas tive que queimar a massa cinzenta para descobrir alguma coisa que fosse suficientemente forte para aguentar uma costura e que não deixasse o buraco abrir novamente, pensei em napa de uns bancos que eu tinha aqui, cortei um pedaço e fiz o teste antes de consturar definitivamente.
Se alguem pensar nisso pode abandonar, não funciona a napa é fraca demais.
Acabei optando por um pedaço de barra de calça jeans que tinhamos jogado dentro de um armário aqui em casa.

O resultado até que foi satisfatório, não ideal mas resiste bem , o problema que com chuva umedece e acaba entrando água.

Primeiro passo acertar o corte do jeans para fechar com sobras o rasgo para poder fortalecer as laetrais evitando a reabertura.
140671

Posicionar o pedaço de jeans de modo que fique f´pacil prender ele com a capota inicialmente com uns pontos grandes somente para fixar um no outro a modo de que não abra o rasgo enquanto eu costurava.
140673

Para isso melhorar somente com uma fita tipo micropore usada em enfermagem para sutura rápida de cosret na pele sem pontos...heheh
140676

Precisa de ajuda enquanto um segura as partes da capota rasgada fechadas no lugar certinho outra pessoa aplica o micropore ou outra fita tipo esparadrapo tbm funciona mas deixa uma mancha branca depois.
140679

Quem pode melhor manusear uma fita usad na enfermagem do que uma enfermeira? MInha ajudante, esposa patroa e melhor amiga.
140680

Feito isto pode-se começar a costura sem emdo de perder o ponto...heheheh

Cacá
20/10/2008, 12:08
Perfeitamente, Miltom & Romina,
sua fiel escudeira.
Nada como o toque cirúrgico de uma
mulher... por mim já tava com um "X"
de silvertape :mrgreen:

Vcs agora precisam mudar o nome para QuinJeans...

:palmas:

Milton Quindim
20/10/2008, 12:16
Enquanto eu costurava a capota desmontamos o diferencial e levamos somente ele para ser arrumado.
Troca dos rolamentos e ajuste.

O bicho ai já na oficina caseriraça de um amigo mecânico de motos mas que manja muit de diferencial.
140686

O próprio ai...Israel.
140687

Montandinho.
140688

Ajustando e apertando tudo.
140689

Prontinho...fechado e junta colada tudo belezinha.
140690

Agora era somente terminar a costura e montar tudo no seu devido lugar.

Milton Quindim
20/10/2008, 12:16
Perfeitamente, Miltom & Romina,
sua fiel escudeira.
Nada como o toque cirúrgico de uma
mulher... por mim já tava com um "X"
de silvertape :mrgreen:

Vcs agora precisam mudar o nome para QuinJeans...

KKK...já tem quem me chame de KIM JEAN...hauhauhauha

Otávio Luiz
20/10/2008, 14:36
..........................[SIZE=5]Vcs agora precisam mudar o nome para QuinJeans...

quaquaquaquaquaquaquaqua
já está re-batizado...:mrgreen::mrgreen::twisted:

Milton Quindim
27/02/2009, 22:31
Noooossssaaaa...ta atrasado pacas ...vou tentar colocar em dia isso daqui já que falta grana para fazer trilhas...hehehe

Milton Quindim
27/02/2009, 23:49
JAQUE estava sem capota para costurar e sem diferencia para trocar os rolamentos montar e ajustar....resolvemos desmontar todo o jipe de novo e trocar os coxins e parafusos que estavam todos destruidos...a primeira opção na montagem pós troca do assoalho se mostrou uma bizonhice ...pois os coxins de mesa vibratoria acabaram se desmanchando com o estica e puxa da carroceria X chassi..que é bem diferente de rebolar com um peso encima...hehehe

Decidindo trocar os coxins e começando a desmontagem total para troca...hehehehe
159073

Assim ficou sem bancos e sem nada ...para facilitar aliviando o peso afinal a maioria dos parafusos tbm ficam emabaixo dos bancos...hehehe
159070

Assim foi ate tarde da noite...baixinha de pijaminha...hehehe
159069

A minha exelentissima ajudando muuuito mesmo sem ela eu não faria nada....heheheh
Detalhe do calço em nylon de uma polegada e meia com a borrachinha de calço de carroceria original de uma polegada...
159071

Assim aparecem dois deles...
159072

brunoo4x4
15/08/2009, 20:19
milton, precisa do telefone do doglair das carrocerias de fibra porque nao consigo mais entrar no site
abraço