PDA

Ver Versão Completa : Ranger 2.8 ou 3.0 ???



FernandoCBS
24/08/2007, 21:45
Mais um pedido aos amigos...???

Sei que ja foi postado em outros topicos, mas não to me dando bem com as buscas...

Gostaria de saber a opinião dos amigos sobre diferenças entre os motores...(consumo/retomadas/velocidade final), pois ainda to na saga para trocar minha s10, e agora apareceu uma Ranger xlt 2.8/05...mas pelo preço da pra pegar a 3.0, mas a minha s10 foi bem avaliada pela 2.8, então a duvida...

PS: Quais os anos e modelos que sairam com TGV...todas as 2.8...???

.....Abraços a todos e obrigado...!!!!!

shimomoto
25/08/2007, 01:48
Fernando;

Bem, minha experiência com Ranger restringe-se a 3.0 pois é minha primeira Ranger e, embora conheça dados técnicos de todos os conjuntos, a experiência com o modelo eu sinceramente não tenho.

A 2.8 foi lançada em 2002 com TGV para todas as versões, entretanto em 2004 apenas a XLT e a Limited passaram a vir com o TGV sendo a XL e XLS com turbo WG comum (tendo 132cv ante 135 da versão com TGV). Trata-se do motor HS 2.8, uma evolução do HS 2.5, de 2 válvulas por cilindro e bem disposto em baixa rpm (o TGV também ajuda). Experimentei várias 2.8 (todas com TGV) e o desempenho dela é muito bom. O consumo não falo pois sinceramente não andei o suficiente para poder julgar.

A 3.0 (a que tenho) é o NGD 3.0E
um motor novo, de 4 valvulas por cilindro, balancins de acionamento por roletes e tuchos hidráulicos. O consumo dela me agrada bastante (já fiz mais 13km/L a 110km/h) e o desenpenho depois de 1800rpm é excelente. Abaixo disso acho-a meio "chocha". Contribui para isso o diferencial longo (3,54:1) o que alonga muito as marchas (o que sinceramente me agrada. Opinião particular minha, saliento). O caro dela são os filtros. O tal de filtro "ecológico" de óleo lubrificante é caríssimo e só se acha na autorizada. Mas mesmo assim to muito satisfeito com a minha 3.0.

Abraços

emerson_dickel
25/08/2007, 11:42
Bom Dia

Dá uma olhada nos seguinte tópicos

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30135
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29857
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24194

Veja que em um deles eu respondi bastante coisa (dentro das minhas limitações ) eheheheh pois tenho ambas tanto uma Ranger 2.8 ano 2005 e uma 3.0 ano 2006 e ali comento a minha opinião para cada uma delas

FRanger
25/08/2007, 23:10
Olá, sou suspeito para falar porque realmente aprecio minha 2.8 mas, fiz um comparativo entre dados de consumo retirados de algumas revistas conceituadas. A que conclusão podemos chegar ao ver estes dados expostos pelas revistas para os mesmos motores em épocas diferentes!!?? Parâmetros diferentes? Condições diferentes? Sensacionalismo?
Abraços,
FRanger

FernandoCBS
25/08/2007, 23:43
Bom Dia

Dá uma olhada nos seguinte tópicos

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30135
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29857
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24194

Veja que em um deles eu respondi bastante coisa (dentro das minhas limitações ) eheheheh pois tenho ambas tanto uma Ranger 2.8 ano 2005 e uma 3.0 ano 2006 e ali comento a minha opinião para cada uma delas

O Emerson, brigadao, era esse 1° topico que vc mando q eu estava procurando, eu ja tinha lido ele mas não me lembrava o titulo...

Quanto ao consumo da 2.8 q vc diz andar a 120 de media quanto seria...???

E as ultrapassagens com elas da alguma diferença...???

O meu problema é que a região onde moro tem poucas garagens...Vou ter que acabar andando uns 250km ou mais pra achar uma boa....

...Obrigado pela ajuda...Abraços...

FernandoCBS
25/08/2007, 23:49
Valeu pela ajuda pessoal...

Quanto aos filtros Shimomoto, acredito que logo teremos varias marcar paralelas com preços mais em conta, só não da pra saber se podemos confiar neles....
Abraços a todos...

shimomoto
26/08/2007, 00:32
Valeu pela ajuda pessoal...

Quanto aos filtros Shimomoto, acredito que logo teremos varias marcar paralelas com preços mais em conta, só não da pra saber se podemos confiar neles....
Abraços a todos...

Tomara!!!!Ainda essa semana conversei com o bombista que faz o serviço lá da fazenda e que consegue muita coisa original para ver se consigo os filtros da International.

Abraços e boas compras!!!!

FernandoCBS
26/08/2007, 20:26
Tomara!!!!Ainda essa semana conversei com o bombista que faz o serviço lá da fazenda e que consegue muita coisa original para ver se consigo os filtros da International.

Abraços e boas compras!!!!

Daniel,
Ai na sua cidade tem boas garagens para trocar minha s10 em uma ranger,
pois por aqui ta dificil de achar, e garça não é tão longe assim...
To pensando em ir a Riberão, achei duas rangers la interessantes, vou dar uma ligada para o garagista amanha...

Abraços...

shimomoto
26/08/2007, 23:30
Daniel,
Ai na sua cidade tem boas garagens para trocar minha s10 em uma ranger,
pois por aqui ta dificil de achar, e garça não é tão longe assim...
To pensando em ir a Riberão, achei duas rangers la interessantes, vou dar uma ligada para o garagista amanha...

Abraços...

Pois é Fernando, aqui garagem é coisa meio rara...vê-se muitas mas não com caminhonetes boas...

Aqui em Garça / Marília têm a Zevel, concessionário Ford de Jau, Garça e Marília, eu vi boas Rangers. Tempos atrás tinha duas 3.0 em excelente estado, e pouco rodadas (denunciava o pneu Scorpion - só vêm de fabrica e ninguém em sã consciência coloca de novo). O telefone da daqui de Garça é 14-3406-5400. O de Marília (onde fica a maioria dos carros em exposição) eu sinceramente não sei e o vendedor de usados de Marilia, com todo respeito, não honra a palavra que dá. Falo isso de causa própria, inclusive falei disso diretamente para o dono da Zevel.

Dizem que em Monte Alto tem umas garagens muito grandes, mas sinceramente desconheço. Dê uma ligada em Bauru na Simão e na Disbauto. Não tenho o telefone mas não deve ser dificil arrumar.

Um abraço e boa sorte na empreita

Dieselboy
27/08/2007, 00:09
Olha aí minha contribuição p/ ajudar na busca dos telefones :mrgreen:

:arrow: http://www.listaonline.com.br/pagamanet/web/home.aspx

Abs e até mais.

FernandoCBS
30/08/2007, 17:07
Pois é Fernando, aqui garagem é coisa meio rara...vê-se muitas mas não com caminhonetes boas...

Aqui em Garça / Marília têm a Zevel, concessionário Ford de Jau, Garça e Marília, eu vi boas Rangers. Tempos atrás tinha duas 3.0 em excelente estado, e pouco rodadas (denunciava o pneu Scorpion - só vêm de fabrica e ninguém em sã consciência coloca de novo). O telefone da daqui de Garça é 14-3406-5400. O de Marília (onde fica a maioria dos carros em exposição) eu sinceramente não sei e o vendedor de usados de Marilia, com todo respeito, não honra a palavra que dá. Falo isso de causa própria, inclusive falei disso diretamente para o dono da Zevel.

Dizem que em Monte Alto tem umas garagens muito grandes, mas sinceramente desconheço. Dê uma ligada em Bauru na Simão e na Disbauto. Não tenho o telefone mas não deve ser dificil arrumar.

Um abraço e boa sorte na empreita

Boa dica essa dos pneus, eu não sabia...
Fui la conferir, e realmente ainda é os originais e estão bons ainda, a ranger ta com pouco mais de 30 mil km, duro q ele me pediu 75...ela é 04/05, ta muito alto...

Já tentei negociar em marilia rio preto bauru araçatuba, mas eles ofertarao pouco, e olha que eu disse q queria tirar uma 0km e pagava o restante a vista...
Ainda to negociando, to tentando encontrar o antigo dono da ranger pra ver por quanto ele entrego ela...la na garagem tem uma f250 05/05 tmb, mas acho q o seguro deve ser mais caro, fora o consumo dela tmb é maior...

Abraços e obrigado pela dica dos pneus...

shimomoto
30/08/2007, 18:43
Boa dica essa dos pneus, eu não sabia...
Fui la conferir, e realmente ainda é os originais e estão bons ainda, a ranger ta com pouco mais de 30 mil km, duro q ele me pediu 75...ela é 04/05, ta muito alto...




É Fernando...75k numa 04/05...se ainda fosse 05/06. Quase que dá para comprar uma XLS como frotista. Quando comprei a minha (Dez/06) uma XLS 4x4 preta custava isso...

A briga que tive com a Zevel de Marilia (o tal do Fabinho que eu discuti) é que lá, eles tinham uma XLT 2.8, com 70 mil km. Pediam 55 mil. Vi o carro as 18 horas e disse a ele que até as 11 da manhã do dia seguinte daria a resposta definitiva, inclusive com a forma de pagamento com o carro. E ele afirmou que o carro estava reservado. As 9:30 do dia seguinte telefonei para confirmar a venda e dizer que ficaria com o carro, mas ele, já tinha entregue o carro para outro interessado. Falei até com o dono da Zevel sobre isso (aliás, ele muito bom de negócio).

A unica coisa que eu te falo é: São Paulo não se acha Ranger 4x4 usada. É incrível! Antes de eu comprar a minha (acabei pegando zero km) eu estava atrás de uma Supercab 2.8 (mosca branca de olhos azuis...Só achei em Ribeirão Preto, e por telefone!). Telefonei para TODOS os concessionários Ford de São Paulo e nenhuma Ranger. Pode?!

Um abraço e boa pesquisa!

FernandoCBS
30/08/2007, 18:54
É Fernando...75k numa 04/05...se ainda fosse 05/06. Quase que dá para comprar uma XLS como frotista. Quando comprei a minha (Dez/06) uma XLS 4x4 preta custava isso...

A briga que tive com a Zevel de Marilia (o tal do Fabinho que eu discuti) é que lá, eles tinham uma XLT 2.8, com 70 mil km. Pediam 55 mil. Vi o carro as 18 horas e disse a ele que até as 11 da manhã do dia seguinte daria a resposta definitiva, inclusive com a forma de pagamento com o carro. E ele afirmou que o carro estava reservado. As 9:30 do dia seguinte telefonei para confirmar a venda e dizer que ficaria com o carro, mas ele, já tinha entregue o carro para outro interessado. Falei até com o dono da Zevel sobre isso (aliás, ele muito bom de negócio).

A unica coisa que eu te falo é: São Paulo não se acha Ranger 4x4 usada. É incrível! Antes de eu comprar a minha (acabei pegando zero km) eu estava atrás de uma Supercab 2.8 (mosca branca de olhos azuis...Só achei em Ribeirão Preto, e por telefone!). Telefonei para TODOS os concessionários Ford de São Paulo e nenhuma Ranger. Pode?!

Um abraço e boa pesquisa!

Éssa cabine estendida é justamente a que eu queria....no webmotors achei algumas, mas os preços, realmente sem condiçoes...dava realmente pra tirar zera...sem falar que o ultimo ano fabricado foi 03...

emerson_dickel
30/08/2007, 19:26
O retomada na rodovia com a 3.0 eh muito mais forte :) o consumo da 3.0 também eh menor. Por causa do Diferencial mais longo.

murilloaquino
31/08/2007, 13:12
Éssa cabine estendida é justamente a que eu queria....no webmotors achei algumas, mas os preços, realmente sem condiçoes...dava realmente pra tirar zera...sem falar que o ultimo ano fabricado foi 03...


Mandei uma mp pra vc fernando...olha lá depois me retorna...

FernandoCBS
31/08/2007, 20:44
Mandei uma mp pra vc fernando...olha lá depois me retorna...

Já ta respondido Murilo...Abraços...

Miguels
02/09/2007, 13:34
Estou com uma grande dúvida e não sei o que fazer: não sei se vender minha ranger 2.8 2002 e passar para uma mais nova, tipo 3.0 ou ficar com ela até começar dar problemas. Fui sorteado numa carta de consórcio que serviria para inteirar num modelo mais novo (o num carro de passeio para minha esposa). Só que numa ranger mais nova tudo é mais caro: seguro, IPVA, peças, etc. O que vocês fariam num caso desses?

Pequeno jr
02/09/2007, 14:37
GAlera ... ja que o dono não quer falar .. eu falo.

O Murillo esta com a dele a venda. Estado de conservação impecável e com apenas 30.000 km/rodados.

Entrem em contato com ele, para aqueles q estão atrás de uma 3.0 vale a pena.

GiovanniP
09/08/2010, 15:46
Caros colegas,
Meu irmão está a procura de uma viatura 4x4 na faixa dos R$ 50K e após conversarmos bastante e pesquisar aqui no tópico, começamos a olhar umas Rangers 2.8 PS 04-05 com TGV nesta faixa de preço.
O que devemos estar atentos nesta nova saga a procura de uma boa viatura?
Quais foram os anos em que a ranger sofreu as mudanças em sua suspensão? Sei que a última foi em 08 e que ficou muito bem acertada mas se não me engano em 06 também houve um acerto, ficou boa de estabilidade? tem como melhorar?
Encontramos também uma XL 08-08 por 51K com trio elétrico e AC, será que vale a pena pelo custo benefício do 2.8 em relação ao 3.0?
Me preocupo muito com a suspenção pois rodamos muito (grande distância) em estradas de terra em que na seca é só costeletas de vaca e na cheia lama...

grande abraço e obrigado pelas respostas

Daniel.Shimomoto
09/08/2010, 17:44
Caros colegas,
Meu irmão está a procura de uma viatura 4x4 na faixa dos R$ 50K e após conversarmos bastante e pesquisar aqui no tópico, começamos a olhar umas Rangers 2.8 PS 04-05 com TGV nesta faixa de preço.
O que devemos estar atentos nesta nova saga a procura de uma boa viatura?
Quais foram os anos em que a ranger sofreu as mudanças em sua suspensão? Sei que a última foi em 08 e que ficou muito bem acertada mas se não me engano em 06 também houve um acerto, ficou boa de estabilidade? tem como melhorar?
Encontramos também uma XL 08-08 por 51K com trio elétrico e AC, será que vale a pena pelo custo benefício do 2.8 em relação ao 3.0?
Me preocupo muito com a suspenção pois rodamos muito (grande distância) em estradas de terra em que na seca é só costeletas de vaca e na cheia lama...

grande abraço e obrigado pelas respostas

Giovani;

A suspensão da Ranger não sofreu grandes modificações na parte traseira (de 1998 até 2007) e a dianteira permaneceu inalterada ao longo dos anos.

Entre 1998 a 2007 ela foi apenas recalibrada e em 2008, os amortecedores foram colocados FORA da longarina, dando maior contato das rodas com o solo em quaisquer condições, o que deu outro desempenho e estabilidade para a Ranger.

Com relação a dianteira, passei pela mesma duvida. E meu uso foi igual ao seu: estradas de terra com costelas de vaca, um horror. Lama até que não era exagero, mas costelas....E sempre andando a 80km/h.

Rodei 90 mil km com a minha usando em 30% do tempo, estradas de terra nessas condições (hoje ela está com 105 mil km mas meu tipo de uso mudou) e te garanto que ela aguenta bem. Aguenta mesmo! Fiquei impressionado. E o custo de manutenção não é dos mais altos em caso de reparação. Com 90 mil troquei buchas, pivo superior e amortecedores. Vale a pena!

Abs!!!!

GiovanniP
10/08/2010, 10:44
Giovani;

Rodei 90 mil km com a minha usando em 30% do tempo, estradas de terra nessas condições (hoje ela está com 105 mil km mas meu tipo de uso mudou) e te garanto que ela aguenta bem. Aguenta mesmo! Fiquei impressionado. E o custo de manutenção não é dos mais altos em caso de reparação. Com 90 mil troquei buchas, pivo superior e amortecedores. Vale a pena!

Abs!!!!
Grande Daniel,
Isso mesmo que queria ouvir...
Quanto vc gastou nesta manutenção? só a título de curiosidade...
Sei que o que mais importa numa viatura usada é a manutenção preventiva e a procedência, mas estamos dando preferência para as 2.8 pela idade e a questão dos bicos injetores das 3.0.
O que vc me indica para avaliar em relação ao 2.8 para ver se ele está em bom estado?
Obrigado por tudo

rogeriomasih
10/08/2010, 12:50
já tive uma de cada. Claro que o que vale mais é o estado. Se ambas estiverem igualmente boas, vai de 3.0 sem dúvida. :concordo:

Não que a 2.8 seja ruim, muito pelo contr'rio, gostei muito dela - ainda é mais robusta, de mecânica mais simplesmas e ainda tem TGV. No entanto, a 3.0 é mais moderna e mais valorizada na hora da venda. Isso sem falar que ainda dá para chipar...:evil::evil::evil:

rogeriomasih
10/08/2010, 12:53
Já tive uma de cada. Claro que o que vale mais é o estado. Se ambas estiverem igualmente boas, vai de 3.0 sem dúvida. :concordo:

Não que a 2.8 seja ruim, muito pelo contr'rio, gostei muito dela - é mais robusta, de mecânica mais simples e ainda tem TGV (falo sobre o motor).

No entanto, a 3.0 é mais moderna e mais valorizada na hora da venda. Isso sem falar que ainda dá para chipar...:evil::evil::evil:

FleckRanger
10/08/2010, 14:52
Retornando ao forum de Ranger 3.0 adquirida a dois meses, vou passar a impressão que tive:

Primeiro, como saltei direto da 2.5 pra 3.0, quase levei um susto na hora de dirigir. O bixo anda.

Segundo, eu ficava feliz quando fazia 12,5 km/l com a 2.5 em viagens. Qual foi a minha surpresa quando quinze dias atrás enchi o tanque pra ir a Foz do Iguaçu e rodei até lá sem reabastecer (940 km da minha cidade). 15 km/l marcados na bomba.

Por enquanto, na despesa, senti diferança apenas na troca de óleo e filtro, pois gasto uns R$ 50,00 a mais na 3.0.

Abraços.

GiovanniP
10/08/2010, 15:30
Retornando ao forum de Ranger 3.0 adquirida a dois meses, vou passar a impressão que tive:

Primeiro, como saltei direto da 2.5 pra 3.0, quase levei um susto na hora de dirigir. O bixo anda.

Segundo, eu ficava feliz quando fazia 12,5 km/l com a 2.5 em viagens. Qual foi a minha surpresa quando quinze dias atrás enchi o tanque pra ir a Foz do Iguaçu e rodei até lá sem reabastecer (940 km da minha cidade). 15 km/l marcados na bomba.

Por enquanto, na despesa, senti diferança apenas na troca de óleo e filtro, pois gasto uns R$ 50,00 a mais na 3.0.

Abraços.
Maravilhoso o consulmo!
Parabéns. Meu medo são os bicos injetores....
Abraços

FleckRanger
10/08/2010, 16:07
É GiovanniP, mas a alegria de pobre dura pouco.

Como ia ir até Foz, decidi trocar os pneus por lá. Aí ganhei de um amigo um jogo de 235/76x16 quase lisos pra jogar fora lá que, com certeza, contribuiram pra essa média.

Já na volta, com os 265/75 instalados, tenho a impressão que aumentou bastante o consumo. Só não deu pra fazer a média porque peguei dois acidentes na estrada daqueles de ver um filme inteiro no DVD do carro, parado!! Aí tive de fazer desvios por estradas de chão das mais miseráveis e a média foi pro espaço ...

Daniel.Shimomoto
10/08/2010, 20:37
Grande Daniel,
Isso mesmo que queria ouvir...
Quanto vc gastou nesta manutenção? só a título de curiosidade...
Sei que o que mais importa numa viatura usada é a manutenção preventiva e a procedência, mas estamos dando preferência para as 2.8 pela idade e a questão dos bicos injetores das 3.0.
O que vc me indica para avaliar em relação ao 2.8 para ver se ele está em bom estado?
Obrigado por tudo

GiovanniP;

Que bom que meu relato tenha ajudado!

Vou falar valores aproximados pois não estou com a Nota Fiscal na mao:

Gastei R$3.300,00 entre peças e M.O. divididos em (valores unitários):

+/- R$280,00 braço pivo superior (marca Argentina - 2x)
+/- R$640,00 rolamento de roda Timkem (2x. Troquei porque a minha devido a um incidente num lamaçal, coloquei de segunda linha que não prestaram)
+/- R$180,00 amortecedor Motorcraft (4x - que na realidade não é Motorcraft é Cofap)

Não me lembro quanto custou as buchas de bandejas inferior nem as pastilhas de freio que foram trocadas. Só me lembro que as buchas também foram originais e TEM QUE SER originais.

Um abraço!

Daniel.Shimomoto
10/08/2010, 20:42
Fleck

Cuidado que com o consumo com os 265/75: Aumenta (um pouco) o consumo real e no hodometro, tem que acrescer +/-10% na quilometragem indicada.

Abs!!!!