PDA

Ver Versão Completa : elétrica-instrumentos-seta-chave farol



mola
24/08/2007, 15:54
Estou estreando no Fórum, primeiro devo registrar que este fórum realmente é muito bom, o nível de informação e detalhamento é excelente.
Não tenho muita intimidade com a WEB, espero não fazer muita lambança.
Faz um mês que comprei um CJ 5/64 9 (primeiro)e venho acessando como visitante e já li bastante (bota bastante nisso) e aprendi muito.
Como todo iniciante na lida com Jeep’s - muitas dúvidas- e vou começar a incomodar.

Descrição da viatura -– Cj5/1964, cambio 3 marchas -4x4 reduzida, a mecânica parece original, pneus militares , aro 16, motor opala 4cc (creio que é o151).Eu não entendo nada de Jippe
Previsão de utilização – acesso ao meu sítio onde tem uma estrada terra íngreme e difícil acesso para veículos de passeio, alguns lugares não pega sol por causa da vegetação, está sempre úmido, aquele barrinho gosmento – o pessoal faz trilha por lá - e também estou utilizado para ir ao trabalho – 8km x4=32Km dia.

1)Problemas com os instrumentos de painel ( temp/comb), já estou ciente, pelo fórum, que deve existir compatibilidade dos sensores com os medidores , sobre estabilizador/conversor de voltagem, os meus não estavam funcionando nem o velocímetro/odometro , estou recuperando eu mesmo já consertei o velocímetro e odometro.

Por traz do corpo do velocímetro tens algumas conexões que já pesquisei no fórum e não achei como fazê-las corretamente, alias pelo que pude perceber estavam ligadas erroneamente. Vou tentar anexar as fotos ,não sei se vou conseguir.

O que não achei citação no fórum e tem no meu é o fato de ter dois resistores de 5Ω um esta sob a capa preta maior - lado esquerdo e o outro cinza, a capa preta menor é só uma ponte. Chamou-me atenção também e de o ponto 6 onde termina o circuito, pelos teste que fiz, esta isolado do corpo- é isso mesmo?
As conexões da esquerda (visto por trás) são do Combustível e da direita temperatura.
Internamente tem aquele tal de bimetal,citado no fórum.
Alguém pode me ajudar onde ligo o que??Estes resistores são originai ou adaptações

2) problemas com chave de seta,
Uma das coisas que se nota ao dirigir um Jippe pela primeira vez, como é o meu caso, é a questão “pequeno barulhinho” no interior, parece que faz mais barulho dentro do que fora.
Eu moro em Floripa e fui buscar o meu Jeep em São Joaquim, para quem não conhece e na Serra, dista uns 250Km.de Jippe eu nõ entendo, mas por vias das dúvidas levei uma caixa de ferramentas, ainda bem que tinha um protetor auricular, tinha vazamentos no coletor e no escapamento, além do vento, capota, diferencial etc...etc.. .

Bom o meu problema e quando dirijo no trânsito urbano durante o dia, isto é todos os dias, pois ela não volta automático, não consigo ouvir o relê e lâmpada piloto tem capa laranja que não favorece com a luminosidade.As vezes percorro um grande trecho até lembra de desligar, isso não é bom certo?!!

A minha chave de seta creio que seja da Marilia, é bem simples tem apenas a seta com uma lâmpada piloto e buzina. Verifiquei a fiação existente e tem três fios que saem/entram na chave que não estão ligados, pelos testes dois são retornos para os piscas, e um deve ser o retorno do freio que provavelmente não foi ligado, pois já tem lanternas/lâmpadas independentes na traseira, não é original.É isso?
Bom... Pensei...vou colocar um sinal sonoro em paralelo com a lâmpada piloto da seta e meus problemas estarão resolvidos.
Fui numa eletrônica e comprei um buzer 12v, ele tem o princípio do diodo, isto é para apitar tem que entrar com a polaridade correta, fiz a ligação em paralelo com a lâmpada piloto e só funcionou para um lado da seta, paro outro não. Será que a chave de seta inverte a polaridade??pois a lâmpada piloto acende mas o buzer não apita, alguém tem alguma idéia. O rele que esta na instalação da seta é do tipo com dois conectores.

3)Chave do farol:
a minha é daquela que tem um fusível de vidro e quebrou o contato do mesmo, ela funciona na primeira puxada acendendo os faroletes dianteiros traseiros, na segunda liga farol e desliga farolete dianteiro mantendo os traseiros. Não estou achando peça de substituição, posso usar uma sem fusível e colocar um fusível antes da entrada da chave?
Lembro que o meu Jippe esta meio que original, só tem este fusível na chave do farol e mais nada.
Futuramente pretendo refazer a parte elétrica trocando toda a fiação, que esta velha e quebradiça, incorporado caixa de fusível e reles convenientes para cada circuito, mas por enquanto vou fazer este paliativos, pois me orçaram em R$ 800,00 e vou fazer eu mesmo, só que no momento não tenho tempo.

preciso de um diagrama eletrico, aquele da seção de Downloads não é muito legivel, se alguem puder mardar para meu e-mail....

Agradeço a colaboração.

Mola

otavio_gomes
24/08/2007, 16:49
Mola,

No manual do Jeep militar Bernardini tem um esquema elétrico completo com cores dos fios, novos acessórios e caixa de fusíveis é ideal para quem pretende fazer nova instalação elétrica.
http://www.rolo4x4.com.br/manuais/willys/Manual_bernardini.zip infelizmente está com as páginas fora de ordem mas a qualidade é perfeita e esse Jeep tem motor GM igual ao seu.

Na internet tem dezenas de manuais de Jeep. Veja no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31217
uma lista com os manuais que separei.

o manual do mecanico da ford http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5204
tem uma explicação diferente do funcionamento dos instrumentos do painel.

Um grande abraço e boa diversão.

Otávio.

Jean Carlo
25/08/2007, 21:56
Seja bem vindo ao forum, Mola.

Quanto ao seu relato , a seta realmente não volta. A chave de luz é a original, quanto ao velocímetro , o meu eu só arrumei o odôdometro, o relógio de temperatura e conbustível não funciona , vou colocar um cronomac.
E sobre o barulho você acaba se acostumando.:lol::lol::lol::lol::lol:


Até .

mola
26/08/2007, 00:34
Otavio , Jean
grato pelo retorno

Leo - Beethoven
27/08/2007, 18:12
Mola, eu vi a sua MP e vou responder por aqui mesmo.

Vc chegou a dar uma olhada nesse tópico ?
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30897

Lá tem um post com o diagrama de ligações, que aliás bem feito e fácil de entender....

Pelo que estou vendo, os resistores colocados, foram uma adaptação....o correto seria colocar um regulador mesmo....com o bimetal, extamente como descrito nesse´link que eu te passei....pode arrancar esses resistores, que só vão servir pra te causar mais confusão....como está tudo desmontado mesmo....é melhor instalar o regulador, e se for o caso, ajustar os indicadores (tem um parafuso que move um excêntrico que ajusta a posição do ponteiro na traseira do relógio para cada indicador)....é diversão certa garantida...hehehe....dá um belo trabalho, mas pelo menos dá pra ajustar em função do tipo de cebolinha de temperatura e bóia de combustível que está usando. Dá trabalho, mas é possível....só vai precisar de um termômetro pra calibrar a temp....e manter o tanque cheio (o que é difícil pra mim..hehehe) pra ajustar o de comb....

Abs.

mola
29/08/2007, 09:05
Leo valeu o retorno

Eu li o tópico que você citou( e mais uns 235), por este motivo te mandei uma MP...parece que acertei, já que não tive retorno no tópico para esta parte, eu sei que muitas vez não temos tempo para ficar navegando.O resto , chave de seta e farol já resolvi.

Ainda tenho algumas dúvidas;
1)quanto falas “....o correto seria colocar um regulador mesmo....com o bimetal”, significa que devo colocar o regulador mesmo que meus instrumentos já tenham o bimetal internamente, isto é, ficará com os dois. Se for assim A corrente/ tensão passa pelo regulador e depois pelo bimetal, será que não ocorrerá algum tipo de perda ou erro de leitura?

O regulador tem alguma especificação ou sós existe um tipo?

2)o bimetal que tem no instrumento internamente é uma peça que parece, a grosso modo, a ponta de um platinado? Na foto anexa abaixo identifiquei o local como “A”, estou correto?

3) a cebolinha da temperatura que tenho parece ser do opala mesmo, pelo que falasse posso continuar utilizando-a e apenas preciso calibrar o instrumento?

4)quanto ao “ajustar os indicadores (tem um parafuso que move um excêntrico que ajusta a posição do ponteiro na traseira do relógio para cada indicador)...., o meu velocímetro é Horasa, creio que é tudo original, não localizei este parafuso que citasse, o que achei foi um orifício que dá acesso por trás( no bom sentido) do instrumento que parece ser para poder acessar/mexer num tipo de palheta que fica junto a carcaça e ao ponteiro, será que é aí que se dá a regulagem.

5)quanto ao aterramento ou não que citei no inicio do tópico para o ponto 6, nas primeiras fotos anexadas, é para aterrar ou ficar isolado mesmo?

6) quais as ligações corretas para os demais pontos?

Quando terminar esta parte vou começar com outra ...a da ventoinha elétrica.:putz:

Quanta coisa..não!!!????....mais uma vez obrigado.:concordo:

mola

Leo - Beethoven
29/08/2007, 10:30
quanto falas “....o correto seria colocar um regulador mesmo....com o bimetal”, significa que devo colocar o regulador mesmo que meus instrumentos já tenham o bimetal internamente, isto é, ficará com os dois. Se for assim A corrente/ tensão passa pelo regulador e depois pelo bimetal, será que não ocorrerá algum tipo de perda ou erro de leitura?[/FONT]


Os instrumentos são por bimetal mesmo, mas não significa que podem ficam sem o regulador, que por coincidência tbém é por bimetal.



O regulador tem alguma especificação ou sós existe um tipo?


Não, vc pode comprar o regulador para o relógio do Jeep que dá certinho....o pessoal por aqui tem comprado na Donati e outros que vendem pela net mesmo.



2)o bimetal que tem no instrumento internamente é uma peça que parece, a grosso modo, a ponta de um platinado? Na foto anexa abaixo identifiquei o local como “A”, estou correto?


Ele é um contato elétrico (platinado) que abre ou fecha em função da corrente que passa por ele.



3) a cebolinha da temperatura que tenho parece ser do opala mesmo, pelo que falasse posso continuar utilizando-a e apenas preciso calibrar o instrumento?


Vc pode fazer isso, ou então usar cebolinha original compatível com o relógio e usar um adaptador na rosca da cebolinha, assim não precisaria alterar a calibração original do instrumento.



4)quanto ao “ajustar os indicadores (tem um parafuso que move um excêntrico que ajusta a posição do ponteiro na traseira do relógio para cada indicador)...., o meu velocímetro é Horasa, creio que é tudo original, não localizei este parafuso que citasse, o que achei foi um orifício que dá acesso por trás( no bom sentido) do instrumento que parece ser para poder acessar/mexer num tipo de palheta que fica junto a carcaça e ao ponteiro, será que é aí que se dá a regulagem.


Exatamente isso.



5)quanto ao aterramento ou não que citei no inicio do tópico para o ponto 6, nas primeiras fotos anexadas, é para aterrar ou ficar isolado mesmo?


O aterramento tem que ser feita na própria carcaça do instrumento e também do regulador.



6) quais as ligações corretas para os demais pontos?


Instalando o regulador como sugeri, pode seguir aquele diagrama do link que eu indiquei, que não tem erro. Parece simples e é bem simples mesmo.


Achei melhor responder as suas questões por aqui, ao invés de MP, pois podem ser dúvidas de outros colegas, e achei que seria legal compartilhar as infos, pois podem ajudá-los em outras situações, blz ?

Qualquer coisa, nos avise aqui.

Abs.

Cavalcante
29/08/2007, 11:08
Os instrumentos são por bimetal mesmo, mas não significa que podem ficam sem o regulador, que por coincidência tbém é por bimetal.



Não, vc pode comprar o regulador para o relógio do Jeep que dá certinho....o pessoal por aqui tem comprado na Donati e outros que vendem pela net mesmo.



Ele é um contato elétrico (platinado) que abre ou fecha em função da corrente que passa por ele.




Vc pode fazer isso, ou então usar cebolinha original compatível com o relógio e usar um adaptador na rosca da cebolinha, assim não precisaria alterar a calibração original do instrumento.



Exatamente isso.



O aterramento tem que ser feita na própria carcaça do instrumento e também do regulador.



Instalando o regulador como sugeri, pode seguir aquele diagrama do link que eu indiquei, que não tem erro. Parece simples e é bem simples mesmo.


Achei melhor responder as suas questões por aqui, ao invés de MP, pois podem ser dúvidas de outros colegas, e achei que seria legal compartilhar as infos, pois podem ajudá-los em outras situações, blz ?

Qualquer coisa, nos avise aqui.

Abs.

Pô Leo, nem deu tempo preu responder...:mrgreen:

Caras, só tenho um dedo pra por nisso tudo: não acho uma boa mexer na calibração do instrumento, por dois motivos:
Primeiro, persi já é um instrumento com mecânica enjoada e elétrica mais ainda, apesar de grotescamente simples. Bimetais são irregulares e frescos, dependendo dos metais componentes. Às vezes uma viradinha de nada é o que falta pra mudar a curva de deflexão do ponteiro em função da tensão de entrada ou até aleijar o instrumento irremediavelmente. É igual mexer em bobina de FI de rádio. Sem instrumental certo, nunca mais acerta a desgraçada.
Segundo, e derivado do primeiro, partindo do ponto que o instrumento está aferido de fábrica para uma dada referência, se ele marca errado é a referência que está errada, e não o instrumento. Então o que tem de ser atacado é justamente o resto que foi indicado: regulador, instalação e sensores. Alterar o zero do instrumento só maqueia o problema e dependendo do tamanho da discrepância, nem isso.

Sempre dá pra dar uma lambada num sensor pra adaptar a curva de resposta à curva do instrumento com alguns resistores, mas vai ter de sacrificar alguma coisa, ou a correção no meio da escala ou no(s) extremo(s) dela, e como a gente já discutiu antes, dá algum trabalho e exige algum conhecimento... Preciso e sem sofrimento mesmo, só com o sensor certo pro instrumento certo...

mola
29/08/2007, 11:49
Cavalcante , valeu o retorno – me convenceu – vou trocar a cebolinha da temperatura, neste caso o custo benefício não compensa.
Agora para o resto vou continuir fergulhando.:parede:..comprar tudo novo perde a graça.


Leo
Concordo com a questão do compartilhamento de informações, eu, como novato estou aprendo a usar o fórum .
Na minha cabeça só te mandei uma MP, estou usando a opção responder do Forun.
Será que estou fazendo errado, a ajuda do fórum tem partes que estão em inglês, e o meu não é tão bom assim...
Por exemplo, ainda não aprendia usar a “citação” e quem sabe, diminuir um pouquinho a letra, mas vamos lá:

Dúvida da dúvida:

Citação:
Postado originalmente por mola
5)quanto ao aterramento ou não que citei no inicio do tópico para o ponto 6, nas primeiras fotos anexadas, é para aterrar ou ficar isolado mesmo?

O aterramento tem que ser feita na própria carcaça do instrumento e também do regulador.

Você falou que os resistores que tem no meu circuito devem ser adaptações ?OK ,mas o ponto 6 da foto é ,digamos, um borne original, isso dá pra verificar in loco, se eu tirar o resistor devo fazer uma ponte entre o ponto 6 e o 3 e aterrar??
Os meus instrumentos têm uma capa entre eles e a carcaça do velocímetro - tipo papelão-que os deixa isolados.- é preciso aterrá-los?será que não é essa parte da função dos resistores na forma que estão dispostos?

O teu esquema lá do regulador realmente é mamão com açúcar, mas como nada é perfeito os instrumentos que tenho não indicam polaridade?? E também o de combustível tem três bornes/contatos o teu só tem dois. Será que posso seguir o posicionamento do esquema ,isto é, os positivos (+) são os contatos das extremidades , ficam mais próximos da “parte de fora”.

Vamos ver se estou certo??
Ponto 1 – ligar cebolinha temperatura
Ponto 2 – ligar no regulador
Ponto 3 – aterrar
Ponto 4 – ponte com o pt2 ou ligar no regulador
Ponto 5 - - ligar na bóia

Entre o ponto 2 e 3 retiro o resistor
Entre o ponto 3 e 6 retiro o resistor

Lembrando que eu disse que ponto 6 está isolado do corpo do velocímetro, aterro apenas os pontos 2 e 3?

ps: é muito cara a tua hora aula?:palmas:

mola

Leo - Beethoven
29/08/2007, 13:20
Pô Leo, nem deu tempo preu responder...:mrgreen:

Caras, só tenho um dedo pra por nisso tudo: não acho uma boa mexer na calibração do instrumento, por dois motivos:
Primeiro, persi já é um instrumento com mecânica enjoada e elétrica mais ainda, apesar de grotescamente simples. Bimetais são irregulares e frescos, dependendo dos metais componentes. Às vezes uma viradinha de nada é o que falta pra mudar a curva de deflexão do ponteiro em função da tensão de entrada ou até aleijar o instrumento irremediavelmente. É igual mexer em bobina de FI de rádio. Sem instrumental certo, nunca mais acerta a desgraçada.
Segundo, e derivado do primeiro, partindo do ponto que o instrumento está aferido de fábrica para uma dada referência, se ele marca errado é a referência que está errada, e não o instrumento. Então o que tem de ser atacado é justamente o resto que foi indicado: regulador, instalação e sensores. Alterar o zero do instrumento só maqueia o problema e dependendo do tamanho da discrepância, nem isso.

Sempre dá pra dar uma lambada num sensor pra adaptar a curva de resposta à curva do instrumento com alguns resistores, mas vai ter de sacrificar alguma coisa, ou a correção no meio da escala ou no(s) extremo(s) dela, e como a gente já discutiu antes, dá algum trabalho e exige algum conhecimento... Preciso e sem sofrimento mesmo, só com o sensor certo pro instrumento certo...

Que nada, seus comentários foram preciosos por aqui....
Concordo com vc, apenas falei do ajuste pra sabermos todos onde fica, o ideal é usar mesmo a cebolinha compativel e adaptar mecanicamente....
Perfeito comentário. :concordo:



Leo
Concordo com a questão do compartilhamento de informações, eu, como novato estou aprendo a usar o fórum .
Na minha cabeça só te mandei uma MP, estou usando a opção responder do Forun.
Será que estou fazendo errado, a ajuda do fórum tem partes que estão em inglês, e o meu não é tão bom assim...


Fique tranquilo, a idéia é essa mesmo que eu quis de passar. Aí esclarecemos por aqui e ajudamos mais gente....aí só recebo as MP pro pagamento das horas...hehehe....



Você falou que os resistores que tem no meu circuito devem ser adaptações ?OK ,mas o ponto 6 da foto é ,digamos, um borne original, isso dá pra verificar in loco, se eu tirar o resistor devo fazer uma ponte entre o ponto 6 e o 3 e aterrar??


É bem simples, vc retira o resistor e substitui simplesmente por um pedaço de fio..só isso.



Os meus instrumentos têm uma capa entre eles e a carcaça do velocímetro - tipo papelão-que os deixa isolados.- é preciso aterrá-los?será que não é essa parte da função dos resistores na forma que estão dispostos?


Os dois instrumentos tem apenas dois fios...que é o bimetal propriamente dito....um terminal deles, vai ao sensor de temperatura no caso do intrum. de temp. e o outro ponto no regulador. No caso do indicador de comb. um terminal vai ao regulador e outro na bóia. Nenhum dos dois indicadores utilizam aterramento, que é usado somente para as lâmpadas indicadores.
Se sobrar terminais, não tem problema. Mas o esquema é simples assim, e o bimental não possui polaridade.
O segredo é fazer a ligação correta do regulador, é aí o segredo do bom funcionamento....



ps: é muito cara a tua hora aula?:palmas:


Meu, eu sou que nem as Casas Bahia: "Quer Pagar Quanto ?"...que nada isso por aqui me diverte e ajuda no stress....

Abs,

mola
29/08/2007, 14:52
Leo...

Vai ficar caro...., ou tese de mestrado!!!!
Mas em compensação ninguém mais vai ter dúvida depois de ler este tópico



Citação:
Postado originalmente por mola
Você falou que os resistores que tem no meu circuito devem ser adaptações ?OK ,mas o ponto 6 da foto é ,digamos, um borne original, isso dá pra verificar in loco, se eu tirar o resistor devo fazer uma ponte entre o ponto 6 e o 3 e aterrar??

É bem simples, vc retira o resistor e substitui simplesmente por um pedaço de fio..só isso.
Provalvemente uma perguntinha tola, de quem não entende de eletrônica, mas aí vai, se o ponto 6 (ver foto)está isolado, qual a finalidade dos resistores ligados em série:pensativo: ou mesmo a troca por um fio que não vai ligar a nada?? Entre o 2 e o 3 até pode, mas do 3 ao 6 não consigo entender.

Outra coisa que tem três conecçoes no do combustível tem.:parede:

Valeu

Mola

DougBRSP
29/08/2007, 15:21
Olá, este esquema que fiz pode lhe ser útil para auxiliar a entender o esquema de luzes/seta/freio original do jeep: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=257976&postcount=1

[]s

mola
29/08/2007, 15:42
valeu Doug,

como falei já, pesquisei bastante antes de postar, esse seu esquema é muito legal:palmas:, já estava com ele salvo mesmo antes de me registrar.

mola

Leo - Beethoven
29/08/2007, 17:14
Você falou que os resistores que tem no meu circuito devem ser adaptações ?OK ,mas o ponto 6 da foto é ,digamos, um borne original, isso dá pra verificar in loco, se eu tirar o resistor devo fazer uma ponte entre o ponto 6 e o 3 e aterrar??


Pode se basear naquilo que eu disse sobre as ligações....cada instrumento tem dois pontos apenas, um vai no respectivo sensor (cebolina ou bóia) e o outro no regulador.
Se sobrar pontos, deixe-os como estão...




Provalvemente uma perguntinha tola, de quem não entende de eletrônica, mas aí vai, se o ponto 6 (ver foto)está isolado, qual a finalidade dos resistores ligados em série:pensativo: ou mesmo a troca por um fio que não vai ligar a nada?? Entre o 2 e o 3 até pode, mas do 3 ao 6 não consigo entender.


Se em um ponto dos resistores não vai ligado a nada, vc pode simplesmente deixar como está, ou cortá-los de vez....nem se preocupe em fazer as ligações. Faça exatamente como disse antes que vai funcionar muito bem.

Blz ?


Abs.