Ver Versão Completa : Jumelos Reverse(dianteiro atras da roda)
Junior Toyota
24/08/2007, 13:10
Pessoal,Boa tarde
Gostaria de saber se alguem alem do nosso colega Bruno inverteu a posição do jumelo dianteiro da Band como nos Cjs ou seja o jumelo ficou na parte traseira e não na dianteira do feixe.
Abraço
Junior
tb tava afim de fazer isso, os meus ainda sao dos gdes e enrosca toda trilha!
parece mais um trator de arado c/ esse jumelao! :lol:
Carlos ZN
24/08/2007, 15:10
Olá Amigos,
Eu escrevi um matéria para o www.rolo4x4.com.br falando sobre adapitação de molas de Toy no Jeep.
Acho que não vale a pena mudar os jumelos.
Dê uma lida.
Guiga Tostes
24/08/2007, 21:46
Excelente matéria Carlos, bem fundamentada e rica em informações.
Consegui tirar minhas dúvidas e estou certo em manter os jumelos da minha Band na dianteira(original) pois atendem melhor ao meu uso.
Porém, gostaria de levantar mais um assunto já que o tópico é sobre jumelo:
Em 7 anos de Band sempre dei preferencia aos originais (dianteiros) pois, sempre ouvi que os jumelos maiores(chamados de altos) proporcionavam maior torção e esta torção pela alavanca ser maior, multiplicava a força nas longarinas dianteiras causando as famosas trincas no chassi. Analisei, pesquisei e nunca quis correr o risco. Fazer sentido, faz!
O que vcs acham???
Ps.: Na minha Band uso pneus 33" e calços TopKits 1 1/2" e não sinto falta de altura por causa dos jumelos.
Abr
Elmer_Jeep
25/08/2007, 11:04
Carlos, gostei da matéria, fiquei até orgulhoso por ter colaborado indiretamente :oops: :concordo: Mas fique sabendo que atualmente eu sou adepto dos jumelos dianteiros em posição reversa (como no CJ5) :twisted: (veja minha opinião nos tópicos abaixo)
Pessoal, reuni alguns tópicos onte tem bastante conteúdo.
Pra quem tiver interesse no assunto sobre posição de jumelo dianteiro pode dar uma lida aqui:
To Reverse Shackles or Not To Reverse Shackles? That is the question (http://www.man-a-fre.com/technical_info/shacklereversalopinion.htm)
Outro bem interessante onde foram discutidos os prós e o s contras:
Kit Toyota de suspensão para o Jeep (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3)
Mais comentários sobre jumelo dianteiro FRONT x REVERSE
Jumelo na Dianteira - Tem diferença ou não ? (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=922)
E mais esse:
Jumelos CJ (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8989)
Carlos ZN
25/08/2007, 11:25
Olá Guiga e Elmer,
Obrigado, uma coisa que respeiro é as opiniões e creditos de autorias sendo em textos ou fotos, e todos nos temos um pouco para contribuir com a informação.
Bruno cf
03/09/2007, 17:22
Ja uso os jumelos dianteiros na minha Band tipo Cj (invertido) a mais de 3 anos e até hoje nada de ruim me aconteceu devido essa mudança.. So coisa boa, melhorou a estabilidade e conforto, o curso aparentemente não mudou em nada..
E não é somente eu que uso conheço gente que usa a mais tempo sendo que na trazeira é a suspensão tipo da engesa (na band)..
So aconselho em fazer isso em lugares adquados..
Elmer_Jeep
30/03/2014, 17:21
Alguém mais tem a band assim ou já fez essa mudança?
Comecei a empreitada esses dias.
Glauco mendes
30/03/2014, 18:14
:pipoca:Acompanhando...
uma vez comprei uma band assim... era muito mais dura, a cabine rachou toda, talvez se utilizar uma mola masi reta fique bom
antonio umino
02/04/2014, 09:09
Elmer.
Bom dia.
Tem jeep willys com a parte fixa na frente com o jumelo atraz.
Tem outros com o jumelo na frente e parte fixa atraz.
Qual a diferença, em se mudar o jumelo que está na frente para a parte de traz ???
Principalmente nas Rurais e F 75. em que o jumelo é na frente. (todas) se mudar dá alguma diferença na direção??
abraços.
Elmer_Jeep
02/04/2014, 09:23
Elmer.
Bom dia.
Tem jeep willys com a parte fixa na frente com o jumelo atraz.
Tem outros com o jumelo na frente e parte fixa atraz.
Qual a diferença, em se mudar o jumelo que está na frente para a parte de traz ???
Principalmente nas Rurais e F 75. em que o jumelo é na frente. (todas) se mudar dá alguma diferença na direção??
abraços.
Encontrei outro tópico com o mesmo assunto e resolvi fundir o conteúdo, sobre a sua dúvida no post #5 eu listei alguns tópicos com os prós e contras dessa modificação.
As duas configurações tem vantagens e desvantagens, é uma questão pessoal portanto para meu uso eu prefiro reverse e cheguei à essa conclusão após vários anos de oficina(pesquisando a teoria) e offroad(testando na prática).
[]'s
dalmo cruz torres
02/04/2014, 10:35
Oi Elmer.
Ví que vc fez um suporte para a parte fixa da mola bem grande, que me parece ter o fim de manter os dois olhais da mola á mesma altura. Qual o problema que vc vê em fazer o jumelo reverse deixando a parte fixa da mola mais alta que a parte móvel.
Ví que os Javalis são reverse e com o olhal da parte fixa bem mais alto que o olhal da parte móvel.
Elmer_Jeep
02/04/2014, 16:33
Oi Elmer.
Ví que vc fez um suporte para a parte fixa da mola bem grande, que me parece ter o fim de manter os dois olhais da mola á mesma altura. Qual o problema que vc vê em fazer o jumelo reverse deixando a parte fixa da mola mais alta que a parte móvel.
Ví que os Javalis são reverse e com o olhal da parte fixa bem mais alto que o olhal da parte móvel.
Dalmo, estive olhando alguns kits gringos e tem adaptação de todo jeito, alguns realmente não levam em consideração o nivelamento do feixe de molas em relação ao solo.
Em adaptações anteriores eu já havia verificado exatamente o que vc falou sobre "manter os olhais da mola na mesma altura", nessa viatura eu medi antes de desmontar e realmente no conjunto original os olhais tem a mesma altura em relação ao solo.
Bom, agora a minha opinião: uma vez conversando com o Mestre Leopoldo(grande colaborador aqui da seção Willys) ele me alertou pra esse detalhe, que se a parte móvel ficasse mais baixa(em relação ao solo) a trajetória do eixo teria um movimento maior no sentido de "para frente e para trás" do que "pra cima e pra baixo".
Outro detalhe é que esse suporte nem é tão alto assim, talvez seja impressão da imagem pois ele tem 10cm do centro até a base que vai montada no chassi.
Medi o jumelo na posição original e no centro do pino inferior(onde vai montado o feixe) tem 14cm distante da base do chassi portanto fica mais exposto do que com o suporte que desenvolvi.
Bom vou voltar pro galpão pois agora que terminei o lado direito e vou trabalhar no esquerdo.
Ta ficando legal, mais tarde mando fotos.
[]'s
Elmer_Jeep
03/04/2014, 10:54
Algumas fotos do meu kit e da adaptação:
Medindo inclinação do jumelo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0563.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0574.JPG
Removendo suporte original
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0581.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/toyota-bandeirante/457066d1396210825-jumelos-reverse-dianteiro-atras-da-roda-image.jpg
Projetando novo suporte fixo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0593.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0602.JPG
Elmer_Jeep
03/04/2014, 10:56
Vigas de 1/4" pra construção dos novos suportes:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0613.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0622.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0631.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0642.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0652.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0661.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0682.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0691.JPG
Elmer_Jeep
03/04/2014, 11:04
Os novos suportes foram montados na mesma furação dos originais pra manter o eixo centrado na mesma posição, serão parafusados e soldados ao chassi.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0731.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0721.JPG
Elmer_Jeep
03/04/2014, 11:09
Suporte do jumelo
Na cidade toda não encontrei um tubo de parede grossa, a única coisa que serviu foi um pedaço de barra de direção do caminhão Mercedes 1113 que foi cortado e usinado pra medida da bucha dianteira e com diametro externo de 45mm pra não ter que abrir um furo muito grande no chassi.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0741.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0751.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0761.JPG
A distancia entre o centro dos suportes ficou em 108cm, tomei por base a distancia original e inclinação dos jumelos em 30° com a suspensão em repouso.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0771.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0781.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0792.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0803.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0812.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0822.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0831.JPG
Após conferido o alinhamento da bucha na largura do chassi esta foi soldada.
Elmer_Jeep
03/04/2014, 11:11
Montagem com novas buchas de pu e jumelos(8cm)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0843.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0851.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0863.JPG
Lado direito pronto agora repetir o processo do lado esquerdo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0872.JPG
[]'s
Montagem com novas buchas de pu e jumelos(8cm)
[]'s
Serviço de primeiríssima!!! parabens!
Montagem com novas buchas de pu e jumelos(8cm)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0843.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0851.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0863.JPG
Lado direito pronto agora repetir o processo do lado esquerdo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0872.JPG
[]'s
Elmer,
Pergunta de leigo, não seria interessante reforçar a parte do chassi que foi furada para colocar o jumelo ?
Parabéns pelo serviço !
Abraço
Elmer_Jeep
03/04/2014, 15:23
Elmer,
Pergunta de leigo, não seria interessante reforçar a parte do chassi que foi furada para colocar o jumelo ?
Parabéns pelo serviço !
Abraço
No mercado gringo existem kits com e sem reforço no suporte do jumelo:
http://i457.photobucket.com/albums/qq294/engraversart/image.jpg
http://image.fourwheeler.com/f/31269328+w600+re0/131_9809_44_o%2B131_9809_jeep_parts_buyers_guide%2 Boff_road_unlimited_yj_reverse_shackle_kit.jpg
Mas esse chassi além de ser um aço alloy tem 1/4" de espessura e são duas vigas U encaixadas, reforçado até demais. Outro detalhe é que o próprio tubo de parede grossa acaba sendo um reforço transversal.
[]'s
dalmo cruz torres
03/04/2014, 18:20
Elmer, excelente serviço. Mas os moleiros aqui da região nunca conseguiriam fazer um serviço desse! Vc sabe qual oficina em Minas ou São Paulo que faz essa adaptação?
Glauco mendes
03/04/2014, 18:28
Show, estava olhando vc fez um suporte para a mola e soldou encima de um cavalete para ficar na altura ideal, teria como fazer uma peça unica nesta altura? no cardã vai mexer? abs...
elmer como vc faz esses furos ? com serra copo?
Elmer_Jeep
04/04/2014, 01:35
Elmer, excelente serviço. Mas os moleiros aqui da região nunca conseguiriam fazer um serviço desse! Vc sabe qual oficina em Minas ou São Paulo que faz essa adaptação?
Em SP tem a VALLE RALLY MOTORS. Procura no face.
[]'s
Elmer_Jeep
04/04/2014, 01:39
Show, estava olhando vc fez um suporte para a mola e soldou encima de um cavalete para ficar na altura ideal, teria como fazer uma peça unica nesta altura? no cardã vai mexer? abs...
Não fiz peça única porque a empresa que confecciona as vigas U aqui não dobra viga funda, no máximo 6cm dai tive q mandar fazer as duas peças pra alcançar a altura ideal.
O cardan ta quieto no lugar dele, vou mexer na próxima semana quando iniciar o processo de spoa.
[]'s
Elmer_Jeep
04/04/2014, 01:42
elmer como vc faz esses furos ? com serra copo?
Serra copo e uma furadeira pra serviço pesado.
O chassi é duro e tem parede grossa mas a serra copo fez o seu trabalho numa boa.
[]'s
Sergio c
04/04/2014, 08:56
Só não me vai pintar mal esse chassi e estragar o serviço todo rsrsrsrsrsrsrsrrss
Vai ficar muito bom esse up grade, eu, por enquanto, estou com os originais na frente, tipo arco, para uso em trilhas pesadas não tem me causado problemas no chassi ou suspensão, mas no futuro, pensarei no assunto. Um abraço.
Elmer_Jeep
21/04/2014, 19:04
Finalizei a inversão dos jumelos mas estava sem tempo pra mandar as fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0882.JPG
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0892.JPG
Agora estou trabalhando no SPOA e revisão dos eixos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/45223-spoa-na-suspensao-da-band-3.html#post2117659
[]'s
Ian Jeep
09/03/2015, 15:06
Montagem com novas buchas de pu e jumelos(8cm)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/0863.JPG
[]'s
Boa tarde Elmer,
Por gentileza, poderia me informar qual a vantagem de usar esse "pino com trava" no suporte fixo? e de q carro são? fj40, land cruiser?
494885
Abraços, e parabéns.
Elmer_Jeep
26/04/2015, 01:00
Boa tarde Elmer,
Por gentileza, poderia me informar qual a vantagem de usar esse "pino com trava" no suporte fixo? e de q carro são? fj40, land cruiser?
494885
Abraços, e parabéns.
São originais da Band a partir de 1994. O suporte fixo tem um furo maior pra permitir o ajuste correto das buchas e também facilita na hora da desmontagem.
[]'s
Ian Jeep
26/04/2015, 16:40
São originais da Band a partir de 1994. O suporte fixo tem um furo maior pra permitir o ajuste correto das buchas e também facilita na hora da desmontagem.
[]'s
Valeu Elmer,
Eu andei procurando na net esses suportes, jumelos e o pino trava e não encontro.
Vi q vc fabricou os seus. É muito difícil encontra esses suportes e periféricos ai na sua cidade?
Mais uma vez obrigado.
Elmer_Jeep
27/04/2015, 00:03
Valeu Elmer,
Eu andei procurando na net esses suportes, jumelos e o pino trava e não encontro.
Vi q vc fabricou os seus. É muito difícil encontra esses suportes e periféricos ai na sua cidade?
Mais uma vez obrigado.
Fabriquei tudo. Só encontrei aqui os pinos (sem espaçador e trava).
luciano ajv
09/11/2018, 13:11
olá Elmer
como tá o projeto? satisfação total mesmo?
tô querendo fazer isso na minha band perua 96, buscando maior conforto. tá valendo mesmo?
mais alguma modificação no projeto?
abraço,
luciano
Elmer_Jeep
09/11/2018, 13:53
olá Elmer
como tá o projeto? satisfação total mesmo?
tô querendo fazer isso na minha band perua 96, buscando maior conforto. tá valendo mesmo?
mais alguma modificação no projeto?
abraço,
luciano
Fiz essa mudança porque estava mexendo na suspensão inteira e todas as minhas viaturas são com jumelo reverse.
Em feixe de mola não muda muito o conforto, a inversão do jumelo é um item a mais em busca de alguma melhoria comparado com o original, porque além disso ainda depende de outros itens como o tipo de bucha utilizada (borracha ou PU), a calibragem dos amortecedores, a quantidade de lâminas no feixe e a pressão dos pneus.
No mais, está rodando numa boa desde 2014.
Diogo_Vargas
09/11/2018, 14:29
olá Elmer
como tá o projeto? satisfação total mesmo?
tô querendo fazer isso na minha band perua 96, buscando maior conforto. tá valendo mesmo?
mais alguma modificação no projeto?
abraço,
luciano
Boa tarde Luciano, me desculpa se meter na conversa, mas vi que é de Porto Alegre também. Temos um grupo de toyoteiros aqui de poa que se junta de vez em quando para papear em algum barzinho. Queres participar?
Abraço.
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