PDA

Ver Versão Completa : Volante Elastico Motor MWM Sprint Alguem Tentou Reparar?



guidojunior
27/01/2007, 15:13
Alguem já usou o volante do motor Sprint MWM 2.8 da Blazer/S10 recondicionado? Presta?

O meu foi pro pau, e novo é "baratinho"...

murilloaquino
27/01/2007, 18:24
Nossa...nunca vi tanto prob de volante do motor...
Um mwm de um conhecido foi embora com 80.000.Tratava o carro a pao de ló...
é que bixinho caroo heinn?
abraçoss

guidojunior
27/01/2007, 21:14
Pois eh.... segundo uns "entendidos" no assunto que consultei, uma das causas comuns do problema é a dificuldade na partida, vai detonando ele... fui aconselhado a revisar motor de partida e trocar a bateria por uma mais potente pra evitar o novamente o problema...
Ouvi falar que um novo na concessionária está custando uns R$ 5.000,00, nem tive coragem de confimar...
Achei por 1750,00 original e o recondicionado sai por uns 1400,00, porém a garantia é de apenas 90 dias. Como a diferença é relativamente pequena pelo trabalho que dá trocar a peça (tirar câmbio, cx transferência), e não houvi falar muito bem do recondicionado, acho que vou de peça nova mesmo....

mathkarch
24/08/2007, 11:15
Olá, muito ouvi falar que o volante do motor das s10, equipadas com mwm sprint, dão problema por serem elasticos e custarem uma fortuna.
Até que chegou a vez da minha....
Alguem já conseguiu reparar ele, tornando ele não elastico?
se fez qual as indicações qual o modo de se fazer?

Como se faz para balancear se conseguir abrir e soldar as partes internas?

obrigado

Dieselboy
24/08/2007, 11:27
Cara, não sei relatar os detalhes técnicos do procedimento :putz: porém meses atrás ouvi um "meca" amigo meu conversando algo a respeito disto com um proprietário de S-10 qe apresentava o mesmo problema.

Pelo pouco que me recordo ele mencionou sim algo de soldar a peça :pensativo: agora como isto era feito não sei dizer.

Segundo o "meca" o serviço ficaria muito bom e seria relativamente simples e muito mais em conta que trocar a peça como um TODO.

Abs e até mais.

Marcelo R. A. da Cunha
24/08/2007, 12:45
Olá, muito ouvi falar que o volante do motor das s10, equipadas com mwm sprint, dão problema por serem elasticos e custarem uma fortuna.
Até que chegou a vez da minha....
Alguem já conseguiu reparar ele, tornando ele não elastico?
se fez qual as indicações qual o modo de se fazer?

Como se faz para balancear se conseguir abrir e soldar as partes internas?

obrigado

Seja bem vindo!

Esse assunto já foi descutido no tópico abaixo;

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11481&highlight=Sprint

Se você garimpar (no botão de pesquisa) acho que vai achar pelo menos mais um tópico sobre esse assunto.

[]'s

Marcelo

mathkarch
24/08/2007, 12:53
vlw marcelo

Leonardo Dic
24/08/2007, 22:00
Eu ouvi q a sachs lançou um kit de plato, disco, rolamento e um volante comum a um preço interessante.
Dá uma conferida.

Abraço

Bianor
25/08/2007, 19:33
Prezado o assunto do tópico se refere ao volante de dupla massa LUK, observe a foto abaixo:
http://img207.imageshack.us/img207/9695/volantejm5.jpg (http://imageshack.us)
Quanto ao conjunto de embreagem existem os tipos com e sem amortecimento. O sem amortecimento é fixo e bem mais barato, observe a foto abaixo do tipo com amortecimento.
http://img464.imageshack.us/img464/1016/discoxz9.jpg (http://imageshack.us)
Acredito que com o volante de dupla massa deve-se usar a embreagem com amortecimento, acontece que a outra é mais barata e o pessoal deixa o amortecimento do tranco para o volante do motor, que já deve estar cansado junto com a embreagem, dai quando fazem esta opção preferencial pelo barato acaba saíndo caro depois.
A economia é a base da porcaria!
Sds

mathkarch
02/09/2007, 00:26
Galera infelizmente foi 1800 do volante e uns 250 de mao de obra para a troca, a camionete agora parece nova sem vigração ou barulho algum...

mas por teimoso ainda vou abrir o volante antido para ver o q dá para fazer...

Sukys
02/09/2007, 03:29
mathkarch,

Se algum dia você tiver a oportunidade de ver o estrago que um volante de motor fuçado pode gerar, esquecerá de vez qualquer tentativa de reparo.

Sds,
Sukys

Marcelo R. A. da Cunha
04/09/2007, 12:03
mathkarch,

Se algum dia você tiver a oportunidade de ver o estrago que um volante de motor fuçado pode gerar, esquecerá de vez qualquer tentativa de reparo.

Sds,
Sukys

Isso é verdade :concordo:.

[]'s

Marcelo

João Pedro
04/09/2007, 19:21
Amigos, por favor esclareçam a um néscio nesses assuntos.
Quais às causas da finitude do volante (além do desgaste natural da peça em si)?
O que contribui - efetivamente - para encurtar a vida útil deste ítem?
Eu reparo que minha S10 tem um freqüente "tranco" em algumas vezes que piso na embreagem, isto ocorre em baixa rotação e velocidades muito baixas. Pelo que sei é uma característica dela.
Tem a ver?

Bianor
05/09/2007, 21:24
Prezado João repare se esse tranco não é da transmissão.
Levante uma das rodas traseiras deixando a outra no chão, engate a 4 e gire com a mão a roda e verifique as folgas nas engrenagens, caixa de satelites geralmente é a mais sacrificada.
Sds

João Pedro
06/09/2007, 00:56
Prezado João repare se esse tranco não é da transmissão.
Levante uma das rodas traseiras deixando a outra no chão, engate a 4 e gire com a mão a roda e verifique as folgas nas engrenagens, caixa de satelites geralmente é a mais sacrificada.
Sds

Grande Bianor, saudações.
Mano, o que descrevi não é um defeito, ao emnos penso assim, pois a S10 do meu vizinho faz a mesma coisa, antes me parece uma característica do projeto que implementa torque generoso mas com relações daa primeiras marchas (1a e 2a bem curtas), isto causa esses barulhos ao se acionar a embreagem.
Repare, isto só ocorre nessas marchas e em baixa rotação coisa aí de 30 a 40Km/h.
Porém, ainda que sendo uma peculiaridade do projeto, penso que na transferência desta cinética ao conjunto e ao cardan. Por isto que fiz a pergunta sobre se o problema do volante pode ser evitadi, ou melhor postergado, pela forma de conduzir ou outra ação.

Elmer_Jeep
12/09/2007, 11:43
Recebi o Jornal Oficina Brasil desse mes e tem umas dicas p/ diagnosticar desgaste nesse tipo de volante, é comercialmente conhecido como Volante Bimassa.

Pela net encontrei apenas informações de funcionamento e características construtivas:

Bíblia do Carro (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=89)

Luk.com.br (http://www.luk.com.br/content.schaeffler.com.br/pt/lukproducts/dampers/zms_sv/zms_lv/zms_lv.jsp)


[]'s

João Pedro
12/09/2007, 12:24
Recebi o Jornal Oficina Brasil desse mes e tem umas dicas p/ diagnosticar desgaste nesse tipo de volante, é comercialmente conhecido como Volante Bimassa.

Pela net encontrei apenas informações de funcionamento e características construtivas:

Bíblia do Carro (http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=89)

Luk.com.br (http://www.luk.com.br/content.schaeffler.com.br/pt/lukproducts/dampers/zms_sv/zms_lv/zms_lv.jsp)


[]'s

Bom dia Elmer.
Fui aos links que vc postou mas ñ consegui achar nada sobre diagnóstico, prevenção ou coisa assim.
Vc teria como postar parte da matéria onde leu, ou adicionar o link.
Grato.

Elmer_Jeep
12/09/2007, 12:56
João Pedro, leia novamente minha mensagem.

O que li sobre diagnóstico foi num jornal impresso, pesquisei sobre o assunto na net e nao achei, pesquisei também no site do jornal e nao tem la.

[]'s

João Pedro
12/09/2007, 13:26
Roger/Roger grande Elmer.
E vc poderia postar as dicas que leu na matéria, uma síntese se a matéria for extensa.
TKS amigo.

Elmer_Jeep
12/09/2007, 16:10
Ok, quando tiver um tempinho aqui eu dou uma lida direito, e se sobrar tempo eu comento aqui...

[]'s

Bianor
13/09/2007, 06:49
Prezados segue o link do catalogo on-line do fabricante LUK.
http://lukinafagbrfiles.ds01a1310100000.com.br/eletrocatonline/mainframe.php
Deem uma boa olhada nas peçinhas e prepare o bolso.
Lá o volante bimassa (DMF) código 415012410 aplicaçao a partir de 31/05/2002 para motor MWM Sprint 4.07 TCA 2.8 4 cil. turbo, codigo GM 93293779 informação importante é que permite movimento livre 14º /até 4 dentes.
Sds

João Pedro
13/09/2007, 09:27
Prezados segue o link do catalogo on-line do fabricante LUK.
http://lukinafagbrfiles.ds01a1310100000.com.br/eletrocatonline/mainframe.php
Deem uma boa olhada nas peçinhas e prepare o bolso.
Lá o volante bimassa (DMF) código 415012410 aplicaçao a partir de 31/05/2002 para motor MWM Sprint 4.07 TCA 2.8 4 cil. turbo, codigo GM 93293779 informação importante é que permite movimento livre 14º /até 4 dentes.
Sds


É "seu" Bianor a coisa deve ser cara mesmo.
Presumo, que além do desgaste natural da peça, o uso mais exigido, ou ou o mau uso por "meia-embreagem" com rotações altas e torque no mesmo nível, são os fatores incidentais de fadiga da peça. Oxalá a minha não apresente este problema tão cedo.
Fora isto entra o fator impoderável da sorte mesmo.
Agora veja esta (meio off topic mas vale pelo singular).
Já sou meio côroa (fiz 50) e gosto meio-termo da S10, apesar de sentir o apelo da Ranger. Acho mesmo que só a Hilux nova é imbatível, mas ela está em um patamar diferente inclusive no ítem consumo.
Bem, eu me aposentei não faz muito tempo e, como todo recém-aposentado, vivo "enchendo o saco" dos "novinhos" e "meio-novinhos" no serviço indo lá sempre pra contar meus "causos" de "tira" velho.
Num desses dias, um guri com sua reluzente L200 veio tirar um onda com o "velhinho" aqui. Dizia isto e aquilo da sua picapona, eu e minha negona só olhando o fanfarrão. Bem, saímos pela av. Brasil e quando pegamos um retão... cadê a "L"? Rsss
Sei que é feio esticar em uma via de tráfego tão movimentada (mas na hora tava mole), mas gostei de ver a cara do "Zé Ruela" no retrovisor. Depois, ele pediu; "Dr. posso dar uma volta nela?" E se encantou com o conforto da minha vetusta "S".
Vejam lá! Não estou incitando nenhuma disputa, sei dos limites e deficiências da S10, sei que a L200 está em outro patamar.
A propósito: as Frontier, debalde a total falta de espaço traseiro - muro das lamentações dos meus colegas - tem agüentado bem o tranco. Pontos maiores para o X-Terra, pois as picapes tem apresentado alguns problelmas de embreagem.
Mas...

Elmer_Jeep
09/10/2007, 16:56
A MWM também está fornecendo o volante convencional para a linha sprint.

http://www.mwm-international.com.br/files/boletim/3.pdf

[]'s

Elmer_Jeep
11/10/2007, 17:56
Tem outro topico aqui bem completo sobre o volante do mwm sprint:

EMBREAGEM DO MWM 2.8 SPRINT (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11481)


[]'s

guilhermeabreu
19/10/2007, 20:47
Fui eu que fixei o volante bimassa , O FAMIGERADO VOLANTE ELÁTICO do MWM sprint 2.8 .

O tópico que o ELMER citou foi meu , e até hoje esta funcionando perfeito , sem problemas , só que eu troquei o disco que era sem molas por um da C-10 com molas , e tive que tirar +-uns 4 mm no diametro para ficar do mesmo diametro do original .

No tópico que o ELMER citou da INTERNATIONAL/MWM , que hoje já tem o volante RÍGIDO , nas instruções , ele não cita que tem que mudar o disco sem molas para um com molas , seria o caso de ligar para perguntar .

E na minha adaptação tb ficou com um barulhinho em marcha lenta que eles (MWM ) explicou de ser normal por passar um pouco de vibração para a transmissão , mas sem prejuízo no funcionamento e durabilidade .

O meu esta ok , mas se na época existisse esta opção do volante RÍGIDO da própria MWM sem dúvida não exitaria em comprar , a não ser que o preço seja igual ao do elástico de R$2.850,00 , eu gastei na minha adaptação R$540,00 e ficou muito bom , já rodei 50.000 km sem problemas .

Denilsom
02/02/2009, 13:18
Colegas do forum estou com problemas o volante do motor da minha S10 2.8 pifou faz muito barulho, achei muito caro o preço alguem sabe se outro volante serve? sendo que esse motor equipa varios veiculos. muita gente nao gosta mas tenho um maxiom 2.5 na Rural e sinceramente é muito melhor que esse MWM, tudo mais barato.
Grato.

CAVESO
31/07/2009, 00:15
Galera,

Estou precisando de um volante bi-massa do mwm sprint detonado (com o sistema de amortecimento ruim) para usar numa adaptação.

Se alguém tiver um jogado por aí e quiser fazer doação ou um preço bacana, tenho interesse.

Abração!

lafadiesel
21/01/2010, 09:13
Oi pessoal, a respeito deste volante que aki chamamos de dupla massa aplicado em S10 e que temos mais problemas ,estamos substituindo pelo comum que tambem e fornecido pela mwm e esta disponivel por 890,00 aproximadamente aki na nossa região (MG) mas não se esqueça que se for fazer esta troca e necessario trocar tambem os parafusos do volante.
E uma peça que segundo a mwm pode haver algum ruido diferente apos a troca mas em nossa oficina ja foram trocados 8 peças e em nenhuma o cliente reclamou de nada pelo contrario saiu rindo a toa....

valeu!!!!

Robert (Betão)
17/05/2010, 20:19
Olá, amigos !!

Um amigo meu está precisando de um volante do motor da S10 2.8 bi massa.
Ano/mod 2001/2002 . As marcas Luck e Sacks não servem. Parece que é complicado encontrar.
Se alguém puder dar uma dica de onde ele pode comprar por preço não demasiadamente alto, por favor, me avisem, ok??

Sou novo aqui, mas faço parte do pessoal das Cherokees há tempo.
Grande abraço a todos;
Betão.

sergiopincelli
18/05/2010, 15:35
Muito simples, vá a uma revenda MWM/Internacional compre um kit com o volante monomassa, muito mais barato e mais eficiente.

rogeriomasih
18/05/2010, 19:25
Vc sabe que existe um volante rígido, não sabe?

Ele é mais barato e tem um resultado muito bom.

Matiusso
19/05/2010, 11:15
http://www.campinasdiesel.com.br/

schypula
19/05/2010, 14:43
fala,

a propria mwm so esta vendendo o volante monomassa para s10 e frontier,
]
sei disto pos estou cotando para minha nave neste momento.

no mercado livre tem um vendedor vendendo este volente por 890.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-142371132-volante-rigido-fixo-mwm-28-s-10troller-novo-original-_JM

ou entao, voce pode ligar nas autorizadas,
aqui em curitiba tem a orbid que vende...no mesmo preco.

falow

waslou
26/06/2010, 16:34
Galera!
Meu carro começou com perda de carga da bateria, troquei!
Depois o motor de arranque foi pro pau, consertei!
Começou um barulho estranho, uma batedeira infernal que so aumentava.
Ate que o atuador de embreagem pifou!
Agora tenho que trocar o Kit de Embreagem e por consequencia o Volante tambem esta batendo forte.
So que tirar assim aproximadamente R$ 5.000 do bolso nao da.
achei o Kit de Embreagem da LUK por R$ 1.100,00 estou pesquisando um volante com preço mais acesivel.Aguem pode me indicar algum.

sergiopincelli
29/06/2010, 14:08
Leis alguns posts atras e terá sua resposta. Nas autorizadas MWM/INTERNATIONAL, o volante monomassa e os kits de embreagem custam muito mesmos.

Pablo RR
30/06/2010, 10:46
Waslou,

Tente ir na PEMAZA, comprei aqui em Boa Vista o Kit de embreagem da LUK por 700 latinhas... eles vendem o volante rígido. Inclusive o meu veio de uma das lojas de Manaus. O volante rígido custa 870 latinhas na PEMAZA tambem. o retentor do volante custa 21 originais mwm e o atuador da embreagem tah 320...

Abraçoss, se recuperando da facada de 3.000 da frontier.hehe