PDA

Ver Versão Completa : Como trocar os retentores do cardãn ??



Nerso
24/08/2007, 07:01
Salve !!!

Caro senhores venho novamente solicitar aos "sábios do olimpo" como trocar os retentores da saida de força,... são os retentores que ficam nos eixos (da reduzida) para os cardãns diateiro e traseiro ??
Recentemente (depois de uma trilha) iniciou-se um vazamento enorme nos dois e tive que começar a usar o famoso papelão na garagem o que não ficou muito bonito.
Bem mas é o seguinte tenho que jogar o cambio no chão ??, pois na parte traseira aparentemente há como retirar a capa (depois de desligar as cruzetas e esgotar o oleo ) e efetuar a troca, mas a parte dianteira é a que me preocupa pois não visualisei nada !!!

Se necessário enviarei fotos para uma melhor visualização

Então senhores como fazer ?? :parede:

:palmas::concordo:

Nerso
24/08/2007, 18:19
[quote=Nerso;447389]Salve !!!

Caro senhores venho novamente solicitar aos "sábios do olimpo" como trocar os retentores da saida de força,... são os retentores que ficam nos eixos (da reduzida) para os cardãns diateiro e traseiro ??
Recentemente (depois de uma trilha) iniciou-se um vazamento enorme nos dois e tive que começar a usar o famoso papelão na garagem o que não ficou muito bonito.
Bem mas é o seguinte tenho que jogar o cambio no chão ??, pois na parte traseira aparentemente há como retirar a capa (depois de desligar as cruzetas e esgotar o oleo ) e efetuar a troca, mas a parte dianteira é a que me preocupa pois não visualisei nada !!!

Se necessário enviarei fotos para uma melhor visualização

Então senhores como fazer ?? :parede:

:palmas::concordo:

para uma melhor visualização segue algumas fotos... :concordo::concordo:

Alan
24/08/2007, 19:16
bom, já que ninguém falou algo ainda, vou dar meu palpite, afinal, o fórum é pra isso mesmo não é?!

Primeiro de tudo, dê uma boa lavada com água quente no seu Jeep por baixo pra tirar todo esse barro mais graxa e óleo e deixar aquela região limpa. Depois solte os cardãs. Solte aquela porca que está no centro da saída dos cardãs. Creio que fazendo isso vc consiga soltar aquela flange que segura os cardãs, mas vc precisará de uma ferramenta especial para isso. Algo tipo um extrator ou sacador. Não sei se tirando essa flange vc já terá acesso ao retentor, mas caso não tenha, vc terá que tirar aquela outra peça que fica aparafusada na carcaça da t-case.

Já tirei e coloquei a caixa do meu Jeep umas 10 vezes, mas nunca precisei mexer nessa parte. Se falei alguma bobagem alguém me corrija.

Espero ter ajudado.

Abraço..

Zepi
24/08/2007, 20:10
Acesso ao retentor???

Na foto eu já estou vendo ele lambusado de óleo....
Nunca precisei tirar ele,mas tirando o flange ele estará quase solto..
Abs

tio
24/08/2007, 20:43
Não esqueça de , que quando for apertar a porca que segura a luva do cardan , tem que ser feira com chave tipo soquete e muito bem apertada.......um amigo aqui do fórum ontem ,trocou o retentor , apertou meia boca , com uma chave fixa e foi pro Paca......a porca soltou e ele moeu o diferencial.

Pagani
24/08/2007, 20:56
Não esqueça de , que quando for apertar a porca que segura a luva do cardan , tem que ser feira com chave tipo soquete e muito bem apertada.......um amigo aqui do fórum ontem ,trocou o retentor , apertou meia boca , com uma chave fixa e foi pro Paca......a porca soltou e ele moeu o diferencial.


Mas este nosso amigo eh uma anta !!!!!!:evil:

Kim
24/08/2007, 21:16
Seu jeep não está vazando...

...marcando território...:mrgreen:

Para trocar o retentor o pessoal já falou, é simples.

Retire a porca da luva do cardâm;
Saque a luva com um saca-polia, para não estragar mais nada;
Com uma chave de fenda, retire o retentor, fazendo uma alavanca, forçando de dentro para fora;
Cuidado, tem que esgotar o óleo antes;
Limpe bem o local para montar;
Para colocar o retentor, seria bom algo no diâmetro externo do retentor para que possa bater, não bata diretamente no retentor;
Passe um pouco de óleo na "gia" do retentor para montar as luvas;
Engate 1ª marcha, reduzida e, aperte a porca, de preferência com travante químico;
Monte os cardãns.

Para colocar o óleo, fure uma tampa de pet, com um orfício um pouco menor do que a mangueira que usará (eu uso a de chuveiro).
Passe a mangueira pela tampa até chegar ao fundo da garrafa, mais não encostando no mesmo.
Deixe num comprimento que com a garrafa no chão, a mangueira chegue ao bujão de colocação de óleo.
Coloque o óleo na garrafa pet, tampe, coloque a mangueira na t-case e, então aperte a garrafa que o óleo subira à t-case, vá repetino a operação até completar a t-case.

Sugestão
Coloque uma bisnaga de graxa de homocinética antes do óleo e, use o 140 GL5
Vai ficar selêcioso e duradouro.

Uso assim no Brancão-Lost.

Abraços.

Kim.

lucar
15/05/2012, 20:22
Estou com um vazamento neste retentor do eixo traseiro! Qual o código ou medida do retentor que devo procurar alguem sabe??? Devo comprar alguma coisa mais?? E travar tudo com trava rosca, né?

lucar
17/05/2012, 18:29
retentor do jeep é esse codigo sabó!

Falta o codigo do retentor de feltro que vai na luva...???? alguem????

347982

georgevalle
17/05/2012, 19:18
Lucar aqui tem
feltro saida caixa reduzida Jeep/Rural/F-75 (http://zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Caixa-de-reduzida-feltro-saida-caixa-reduzida-JeepRuralF-75--versao-2112-2270.aspx)
o pessoal da loja é sério acredito que dê para comprar pela net sem se incomodar, eles tem loja fisica em Curitiba.

lucar
17/05/2012, 19:39
Então se não achar por aqui vai ter que ser na net mesmo.... duro é pagar frete e esperar..kkkk

Inclusive tem uma marca que eu nunca ví Patral que tem codigo é 6869.

Eu queria saber o código willys da peça, pois na cidadezinha que eu fui tinha um de época willys codigo 811687, porém não tinha como confirmar se era esse mesmo então deixei lá.

Também não achei o catalogo de peças do willys... mas vou continuar procurando!

Quando for fazer o serviço da troca se tiver alguem de bobeira aqui eu peço para fotografar o passo a passo e tento fazer um tutorial.

antonio umino
17/05/2012, 21:04
Lucar. só pra confirmar o retentor de feltro. o numero citado (códico) 811687.
Ok. um abraço.....

lucar
17/05/2012, 21:58
Eita burrice minha... devia ter comprado o que olhei por lá!!! Vou dar um jeito de ver se não mandam para mim. Aí fica 100%!!!

Por acaso sabe onde posso baixar o catalogo de peças da willys???

valeu abç

juleymar73
13/08/2012, 23:00
Então turma , to precisando de uma dica Besta aqui, vou descer a T-case do meu cj 5 pra revisar e por o eixo rolamentado dai seique tem um feltro em uma das saidas de cardã da T-case, mais o meu ta sem nada , minha pergunta e a segunte >>> tem feltro nos dois retentor ou em um , qual deles.

antonio umino
14/08/2012, 08:04
tem nas duas flanges do cardan..na caixa de reduzida..
até mais

juleymar73
14/08/2012, 23:05
tem nas duas flanges do cardan..na caixa de reduzida..
até mais
obrigado Antonio, mas me esclareça mais uma duvida, ele (feltro) fica em contao com o retentor, mais uma eu comprei um kit que vem juntas da caixa e T-case , dois retentores das luvas dos cardãs, e veio so um feltro, me passaram a perna, vou ter que compra um separado.

antonio umino
15/08/2012, 00:41
Coloquei os retentores e o feltro nas duas Flanges. dianteira e trazeira....
até mais.

Adriano M
18/08/2012, 17:37
O meu começou a vazar e muito, boas dicas. Da p/ trocar no lugar sem descer a caixa?

rafaelcapel
13/04/2016, 11:04
Bom dia, estou com um problema igual a esse. a terceira foto, assim q desmontada estava com um silicone preto, acredito que nao seja original isso. onde encontro esse retentor, esta bem justo ao eixo, como poderia tirar?
Att
Rafael

Sydney66
13/04/2016, 18:57
Em SP tem a AGROMOTOR e a JIPEBRAS, é só explicar o que deseja que eles verificam, e possuem catálogos para tirar as dúvidas.

Aristides Jr
26/10/2023, 21:23
Olá Pessoal!
Jeepeiro sempre pensa no melhor para sua viatura!
Acabei de mandar para o torneiro a luvas onde "corre" os rolamentos deste tópico!
Ele tirou um pouco do material e fez uma bucha de aço que está medindo 40mm!
Só que o aço, não é lá grande coisa! Acredito que logo vai gastar!
Então pensei:-
O que acham de usar o material de um rolamento exemplo 6203 que é barato e fácil de encontrar e que mede 40mm.
Tornear por dentro onde correm as bolinhas, até ficar da medida da bucha ou luvas, e instalar assim como foi com a outra,
O material é duro e liso, o retentor vai trabalhar melhor e quando gastar vai ser apenas o retentor! Não vai gastar o metal!!!
É uma idéia viável?