Ver Versão Completa : Temperatura de Funcionamento do motor do T4
carburador4x4
23/08/2007, 20:22
Galera, o lance é o seguinte: comprei um T4 2004, e semana passada identifiquei um problema em seu marcador de temperatura, que não estava marcando! Levei em um especialista e ele resolveu o problema do funcionamento do marcador trocando a "Cebolinha" do marcador de temperatura! Aí o marcador voltou a funcionar! Até aí tudo bem! Só que depois, nos testes de marcação de temperatura, o cara identificou que meu motor está trabalhando com uma temperatura muito baixa. Levei em um especialista fera aqui de BH, o Adriano, da Almeidas 4x4, e ele identificou o motivo: a hélice do sistema de refrigeração do meu motor está presa direto, e segundo ele me disse ela funciona num tal de sistema termo sensível, ou seja, mais solta quando o motor está mais frio e vai se prendendo à medida que o motor esquenta! Alguém saberia me dar mais dicas sobre este esquama de funcionamento?
Em uma situação de normalidade no trâsito, em que posição o ponteiro de temperatura do T4 trabalha em um dia quente? O meu ponteiro está ficado na primeira marca do marcador, bem abaixo de 1/4!
Um abraço a todos!
Jose Nicolau
25/08/2007, 11:17
Gostaria de saber tambem , a pressao maxima de trabalho da turbina do troller 3.0 e da pressao de oleo do motor !
obrigado .
No meu raricissimamente sobe alem do 70, ja vi uma ou 2 vzs chegando em 85. Desde qdo era novo me disseram que é normal o motor trabalhar frio. QQ coisa procura o Xaropinho e o Alisson na trilha mecanica em bh.
Elmer_Jeep
25/08/2007, 17:56
...a hélice do sistema de refrigeração do meu motor está presa direto, e segundo ele me disse ela funciona num tal de sistema termo sensível, ou seja, mais solta quando o motor está mais frio e vai se prendendo à medida que o motor esquenta! Alguém saberia me dar mais dicas sobre este esquama de funcionamento?
Em uma situação de normalidade no trâsito, em que posição o ponteiro de temperatura do T4 trabalha em um dia quente? O meu ponteiro está ficado na primeira marca do marcador, bem abaixo de 1/4!
Um abraço a todos!
Carbura, esse sistema da hélice chama-se "acoplamento viscoso", e outro detalhe importante é que quando for trocar isso aproveita pra substituir também o mancal de fixação do conjunto, é uma peça retangular em alumínio que vai parafusada na frente do motor e recebe a hélice com o "acoplamento", dentro desse mancal tem um rolamento que sustenta a hélice e como a sua tá travada direto o rolamento tá trabalhando em excesso.
Semana passada um amigo meu teve esse problema numa trilha à 200km daqui, a hélice tava rodando travada há muito tempo(ninguem sabia) e danificou o rolamento do mancal de fixação.
Sobre a temperatura, retirei alguns dados do catálogo técnico dos motores Sprint.
Temperatura de trabalho da água
Temperatura de operación de la água
Running water temperature
Normal / Normal / Normal
4.07TCA .................................................. .................................................. .......................... 80 - 85 °C
Máxima / Máxima / Maximum
Água pura / Água pura / Pure water .................................................. ....................................... 105 °C
Água aditivada / Água con aditivo / Water with additive .................................................. .......... 110 °C
Diferença de temperatura entre a entrada e a saída de água do motor
Diferencia entre temperaturas de entrada y salida de água del motor
Difference between engine water inlet and outlet temperatures .................................................. .................... 7 °C
Válvula termostática
Termostato
Thermostat
Nº de termostatos / Nº de termostatos / Number of thermostats .................................................. .............. 2
Temperatura de início de abertura
Temperatura de comienzo de abertura de la válvula
Opening start temperature .................................................. .................................................. ....... 77 - 81 °C
Temperatura de abertura total
Temperatura de abertura total de la válvula
Full opening temperature. .................................................. .................................................. ........ 92 - 96 °C
Curso mínimo / Carrera mínima / Minimum valve travel .................................................. ................... 8 mm
Pressão normal do sistema (tampa)
Presión normal del sistema (tapa)
Normal system pressure (cap)
4.07TCA (VW LT2) .................................................. .................................................. ....................... 1,4 bar
O meu trabalha normalmente a 80º...
Dia frio cai um pouco...
Dia quente sobe um pouco...
Em dunas, forçando o motor vai a 90º...
Quanto ao 3.0, a pressão original da turbina é 1.5Kg/cm²...
Abraços.
pcervieri
25/08/2007, 23:27
Entao o meu ta com problema, a temperatura ta sempre no 90, bem certinho e ele ta sumindo agua, o que pode ser isso?????
Abracos preocupados
Entao o meu ta com problema, a temperatura ta sempre no 90, bem certinho e ele ta sumindo agua, o que pode ser isso?????
Abracos preocupados
Lembrando que estamos falando do 2.8 e não do 3.0...
O 3.0 a temperatura normal é 90º mesmo.
Quanto a água sumindo pode ser:
Furo na radiador
Furo em algum mangote
Reservatório quebrado...
Vazando água para dentro do motor...
e por ai vai...
O ponteiro da temperatura do meu T4 3.0 nunca passou dos 90 graus. Mesmo em trilhas e com o radiador cheio de barro.
murilloaquino
27/08/2007, 08:24
O motor tem um controle eletronico que se passar de um certo limite, ele vai cortando potencia para evitar super aquecimento...
Ps(3.0)
carburador4x4
28/08/2007, 18:36
Carbura, esse sistema da hélice chama-se "acoplamento viscoso", e outro detalhe importante é que quando for trocar isso aproveita pra substituir também o mancal de fixação do conjunto,
Elmer,
Valeram D+ as dicas, suas e dos demais que responderam!
Agora vai outr pergunta: Eu acho esse tal sistema de "acoplamento viscoso" onde para comprar? Olhei em uma loja de peças e os caras pediram 800 pratas pelo negócio! :-( Aí eu descobrí o motivo do dono anterior ter colocado a hélice direta! hehe Existe alguma coisa similar ou substituta?
Elmer_Jeep
28/08/2007, 18:59
Entra em contato com os Revendedores MWM (http://www.mwm-international.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P)
carburador4x4
28/08/2007, 19:13
Entra em contato com os Revendedores MWM (http://www.mwm-international.com.br/default.asp?su=6&pa=mapa&tipo=P)
Eu estava querendo era justamente "fugir" deles! :-) Foi em um deles que me pediram 800 pratas pela peça!
t4_carcara
28/08/2007, 19:48
No meu raricissimamente sobe alem do 70, ja vi uma ou 2 vzs chegando em 85. Desde qdo era novo me disseram que é normal o motor trabalhar frio. QQ coisa procura o Xaropinho e o Alisson na trilha mecanica em bh.
O meu T4 2001 nunca passou de 80/85ºc. E somente chegou nesta temperatura em um trilha que exigiu mais da viatura...:concordo:
Fora nesta circunstância, trabalha normalmente em 70/75ºc
Abr.
Carcará
pcervieri
29/08/2007, 00:32
Eu estava querendo era justamente "fugir" deles! :-) Foi em um deles que me pediram 800 pratas pela peça!
O preco e esse mesmo, mas da uma procurada nesses "ferro velho" que e capaz de voce achar.
t4_carcara
29/08/2007, 08:07
Fala Carbura!
Entrei em contato com o Ivan e ele não tem o retentor... tá F!!! Acho que vou ter de pedir na própria Troller... Vão me dar uma Trollada :putz:!!!
De qualquer modo, valeu pela ajuda.:concordo:
Carcará.
carburador4x4
29/08/2007, 08:22
Fala Carbura!
Entrei em contato com o Ivan e ele não tem o retentor... tá F!!! Acho que vou ter de pedir na própria Troller... Vão me dar uma Trollada!!!
OK! Retorno hoje para BH! Se precisar de algo, é só fazer contato! Um abraço.
carburador4x4
29/08/2007, 17:40
O preco e esse mesmo, mas da uma procurada nesses "ferro velho" que e capaz de voce achar.
Aí, pessoal de BH! Alguém me indica um desmanche de confiança onde eu possa encontrar essa tal hélice termo sensível do motor MWM 2.8?
MarcSport
29/08/2007, 22:06
Uma vez meu mecânico falou que a hélice do Troller 2.8 era igual à da Ranger 2.8 (ou 3.0) apesar dos motores serem diferentes e a da Ranger custava muito menos...
Não acredito que seja muito bom comprar uma hélice usada pois é um item de segurança do motor. A sua deve ter sido travada devido a problemas no sistema de acoplamento...
t4_carcara
29/08/2007, 23:27
Carbura,
Você chegou a olhar nos desmanches legais de Ipatinga? Temos uma avenida cheia deles...
Carcará.
carburador4x4
30/08/2007, 12:30
Uma vez meu mecânico falou que a hélice do Troller 2.8 era igual à da Ranger 2.8 (ou 3.0) apesar dos motores serem diferentes e a da Ranger custava muito menos...
Não acredito que seja muito bom comprar uma hélice usada pois é um item de segurança do motor. A sua deve ter sido travada devido a problemas no sistema de acoplamento...
Exatamente! A hélice tá legal! O que não está funcionando é este tal sistema de acoplamento mesmo! Valeu pela dica da Ranger, vou pesquisar! Um abraço!
carburador4x4
30/08/2007, 12:33
Carbura,
Você chegou a olhar nos desmanches legais de Ipatinga? Temos uma avenida cheia deles...
Carcará.
Carcará,
Acabou que na minha correria aí em Ipatinga eu não tive de olhar (e mesmo pq não conheço os locais). Se vc tiver o contato de algum aí e puder me passar, ou sem abusar, se puder olhar para mim eu fico grato! Um abraço!
Alexandre Zocrato
30/08/2007, 12:54
Aí, pessoal de BH! Alguém me indica um desmanche de confiança onde eu possa encontrar essa tal hélice termo sensível do motor MWM 2.8?
Carbura,
Os termos "desmanche" e "de confiança" em geral não combinam.
É melhor procurar e, com um mecânico de confiança, ver se está boa. Outra coisa: a origem será sempre duvidosa.
Vou ver com um amigo meu se ele conhece alguma indicação para você.
Elmer_Jeep
30/08/2007, 15:21
Zocrato, não é bom generalizar, tem muita gente séria nesse mercado, já vi até alguns sites que tem todas as peças listadas inclusive com o código de baixa do veículo que foram retiradas.
Carbura, se eu fosse vc não compraria "esta" peça usada pois já pode estar com a durabilidade parcialmente comprometida tendo o risco de travar novamente em pouco tempo.
[]'s
t4_carcara
30/08/2007, 19:14
Acho que o Elmer tem razão.
Carbura, vou olhar com a devida atenção na próxima segunda-feira. Amanhã vou ter de ir à BH para ver se consigo o tal retentor de que lhe falei. O que a Minas Suzuki me mandou tava errado.
O pior de tudo é que vou à BH em carro e não no meu jipe...
Te dou notícias na próxima semana a respeito dos desmontes daqui.
Abr.
Carcará.
carburador4x4
30/08/2007, 21:18
Acho que o Elmer tem razão.
Carbura, vou olhar com a devida atenção na próxima segunda-feira. Amanhã vou ter de ir à BH para ver se consigo o tal retentor de que lhe falei. O que a Minas Suzuki me mandou tava errado.
O pior de tudo é que vou à BH em carro e não no meu jipe...
Te dou notícias na próxima semana a respeito dos desmontes daqui.
Abr.
Carcará.
Putz! Vc vem só pra tocar a tal peça? Se tivesse me falado quando estava eu trazia ela e trocava pra vc, já que conheço o Fefé da Minas Suzuki (ou Estrada Real hehehehe).
Um abraço e boa viagem!
t4_carcara
30/08/2007, 21:28
Valeu Carbura!
Eu vou para São João Del Rei e aproveitarei para resolver isto. Valeu mesmo pelo apoio.
Abr.
Carcará
t4_carcara
11/09/2007, 20:40
Carbura, me desculpa pela demora... não achei a tal hélice. Você acredita que somente amanhã deverei ter acesso ao retentor? Abr.
Carcará.
otaviosgnet
13/09/2007, 20:28
Hehehe, seria interessante ter deixado a cebolinha queimada, rsrsrs
brincadeira.
Cara, essa peça eh cara assim mesmo, troquei a da minha F1000 e ficou por 900 pila aqui no interiorzao de minas, essa peça quem vende eh a MWM.
A sua helice travada, seu motor soltará mais fumaça preta ate ele esquentar um pouco.
Mas se o seu carro merecer uma hélice nova, faça isso!
Minha F1000 eh 95 e mereceu, meu troler trabalha bem frio, mas aqui em minha cidade estamos a 1200 metros acima do mar, eh bem mais fresco o clima.
800 pila, acho q vai ser meio dificil compra novo mais barato
FLW..............
ROAD TECH
13/09/2007, 21:20
Olá amigo,
800 pilas é uma absurdo!!!!!! :shock:
Recentemente fiz uma cotação aqui nas lojas em Campinas para a S10 com MWM Sprint e não passava de R$ 320, somente o viscoso, sem o ventilador. Quem fabrica esse componente é a Borg Warner, aqui em Campinas. Tente um contato com o representante Borg em Campinas (www.controlparts.com.br) e fale com o Celso ou o Alexandre. Acho que vc vai economizar uma boa grana.
Sds,
Octávio
carburador4x4
13/09/2007, 22:43
Olá amigo,
800 pilas é uma absurdo!!!!!! :shock:
Recentemente fiz uma cotação aqui nas lojas em Campinas para a S10 com MWM Sprint e não passava de R$ 320, somente o viscoso, sem o ventilador. Quem fabrica esse componente é a Borg Warner, aqui em Campinas. Tente um contato com o representante Borg em Campinas (www.controlparts.com.br) e fale com o Celso ou o Alexandre. Acho que vc vai economizar uma boa grana.
Sds,
Octávio
Putz....
Excelente dica!! Valeu!! Vou tentar contato!
Um abraço.
carburador4x4
24/09/2007, 09:44
Valeu Octávio!
Agora fudeu de vez, pois a hélice se soltou e furou o radiador :-( Agora vou ter que trocar a peça mesmo! Fui adiando e o preju foi maior!
Fiz o contato na Controlparts e o preço deles realmente é mais baixo! Só que teve um detalhe: quando ele olhou na tabela de referências a hélice que constava para o motor MWM 2.8 Sprint era de 11 pás, e o que estava no meu carro tinha 9 pás! Será que o antigo dono trocou? Alguém que tenha o mesmo motor poderia me dizer quantas pás tem as hélices de seus carros?
Um abraço
ROAD TECH
24/09/2007, 12:04
Olá,
É, o prejuízo deve ter sido grande mesmo. O motor MWM aplicado ao Troller, até onde eu sei, é o mesmo da S10. Não teria nenhum motivo, pelo menos "aparente", para que o ventilador fosse diferente entre esses modelos. Sugiro que vc entre em contato com uma concessionária Troller para tirar essa dúvida. Vai saber o que o antigo dono fez????
A Controlparts é representante da Borg Warner, fabricante do viscoso e do ventilador, que fornece para a MWM. Vc pode constatar a diferença de preço, como eu havia comentado com vc. Os caras lá são idôneos e muito sérios. Pode confiar que a peças que eles te indicarem é a original para o seu Troller.
Desejo sorte na solução do seu problema.
Sds,
Octávio
carburador4x4
24/09/2007, 18:30
Valeu, Octávio!
Realmente: a peça completa (Hélice + viscoso) vai ficar por R$ 320,00, e original da Borg Warner! :-) Se eu já tivesse feito a troca antes, ficaria por R$ 170,00 pois não precisaria trocar a hélice! Mais o conserto do radiador (furo pequeno) devo gastar uns R$ 450,00. Bem mais em conta dos que os R$ 800,00 que me pediram só pelo viscoso!
E quanto à hélice, confirmei na autorizada aqui de BH e a original é a de 11 pás mesmo! O dono anterior deve ter colocado esta atual, já com o viscoso fudido, e fora da especificação! Agora fica bom que ele fica original de novo!!
Mais uma vez: OBRIGADO PELA EXCELENTE DICA!
Um amigo vai pegar a peça amanhã aí em Campinas e me enviar via Sedex 10!
Um grande abraço!
ROAD TECH
24/09/2007, 20:03
Olá Carburador 4x4,
Fico contente que vc tenha resolvido o seu problema com a minha dica. O fórum serve para isso mesmo. Ajuda entre amigos...
Forte abraço,
Octávio
Fabio_Roberto
21/08/2014, 17:08
Boa tarde amigos!!
O marcador de temperatura do meu 2.8 acho que esta dando pau...
Nunca deu sinal de vida, uma vez nas nas dunas ele subiu um pouco perto dos 80°C mas em seguida ja baixou, até ai normal, mas semana passada marcou durante 3 dias seguidos 90°C, ou seja o ponteiro subia até o meio do marcador e ali ficava até desligar o jipe e esfriar o motor...
Esta semana não marca mais nada, fila lá colado quase 70°C, o que me intriga é que tenho instalado no mesmo lugar, no parafuso de entrada da agua um sensor ( Engine Guardian (http://www.carsensors.com/Engine_Guardian.html) ) sempre marca 58°C a 68°C mesmo nos 3 ou 4 dias que no painel marcou 90°C.
Fiquei confuso com essa situação e resolvi testar o sensor, então fervi agua em um pote e mergulhei a ponta de cobre do sensor, ficou ali uns 5 mim e não marcou nada no painel.... Ai eu fiquei p... da vida e pegue um isqueiro e aqueci bem a ponta, certeza que estava mais que 70°C e o ponteiro nem se mexeu..
Então cheguei a conclusão que o problema deve ser o sensor, testei e esta chegando corrente..
474855
Alguem sabe onde encontro este sensor??? Esta difícil de achar...
Gustavo D
21/08/2014, 23:42
Fabio, vale a pena dar uma investigada nessa temperatura.
Se quiser te envio o manual de serviço do MWM 2.8.
A temperatura de funcionamento do MWM 2.8 devia ficar entre 80-85 graus. Funcionar em temperaturas tão baixas assim (58-68) prejudica bastante consumo e durabilidade. Se não for algo cosmético, como os sensores marcando errado, poderia ser VT travada aberta.
Eu mesmo desconfiei disso no meu 3.0, mas era a válvula do ar quente, que mascarava a temperatura do ponteiro do painel, que marcava 70 graus. Cheguei a trocar VT(com medo de ter travado aberta) e o sensor de temperatura do painel também, que estava disponível na primeira loja de autopeças próxima ao quarteirão onde se localiza o antigo PAT da troller no Rio, Luzescar, na Ilha do governador e custou R$ 10,00, mas não tenho referência da peça, e não sei se é a mesma do 3.0. Aliás, acho que era do Gol bola!
474903
Fabio_Roberto
22/08/2014, 07:38
Fabio, vale a pena dar uma investigada nessa temperatura.
Se quiser te envio o manual de serviço do MWM 2.8.
A temperatura de funcionamento do MWM 2.8 devia ficar entre 80-85 graus. Funcionar em temperaturas tão baixas assim (58-68) prejudica bastante consumo e durabilidade. Se não for algo cosmético, como os sensores marcando errado, poderia ser VT travada aberta.
Eu mesmo desconfiei disso no meu 3.0, mas era a válvula do ar quente, que mascarava a temperatura do ponteiro do painel, que marcava 70 graus. Cheguei a trocar VT(com medo de ter travado aberta) e o sensor de temperatura do painel também, que estava disponível na primeira loja de autopeças próxima ao quarteirão onde se localiza o antigo PAT da troller no Rio, Luzescar, na Ilha do governador e custou R$ 10,00, mas não tenho referência da peça, e não sei se é a mesma do 3.0. Aliás, acho que era do Gol bola!
474903
Gustavo, eu tb acho baixa essa temperatura, ja troquei a válvula termostática, e ficou na mesma, não mudou nada... agora vou atras desta peça, se não resolver, vou ver o sensor no painel e se ainda assim não resolver.. ai eu lavo as mão e deixo como esta..
Obrigado amigo!!
Sandrãobh
22/08/2014, 13:57
Fábio, o meu na cidade o ponteiro mal se mexe... (quando comprei levei no eletricista para averiguar se não estava quebrado, mas estava tudo OK), e na estrada, com ar ligado, entre 2,500 e 3000 rpm até uns 135 km/h fica em 85º + ou -....
Ainda estou estudando um outro meio de me resguardar também!!!
abç.
AndréAngra
25/08/2014, 12:54
O meu fica lá embaixo o tempo todo.....
Esse final de semana peguei muitas horas de estrada andando a 110, 120 km/h e a temperatura subiu até 80º e não passou disso....
Nem andando na areia ela passa dos 85º........
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