PDA

Ver Versão Completa : Alavanca do cambio



Peter
23/08/2007, 18:01
Alguem sabe como separar a alavanca de cambio?

Deve ter algum segredo!!!!!!

Pois não consegui.

Girti
23/08/2007, 18:14
Alguem sabe como separar a alavanca de cambio?

Deve ter algum segredo!!!!!!

Pois não consegui.


Peter, não sei se eu entendi corretamente, me parece que você quer tirar a alavanca, estou certo? Se for o caso, é necessário remover a coifa de borracha e desparafusar a tampa que cobre a caixa de câmbio (com muuuuuuuuuuuito cuidado!!!). A alavanca irá sair inteira.

Peter
23/08/2007, 18:30
Quero tirar somente a parte superior.
Pela foto da para ver que é feita em duas partes.

Cesar Rocha
23/08/2007, 18:31
Tambem não consegui tirar aquela primeira parte da alavanca, não a que vai na caixa, a de cima.

A alavanca é dividida em duas partes, e na minha existe uma folga grande, é normal?

Girti
23/08/2007, 18:37
Quero tirar somente a parte superior.
Pela foto da para ver que é feita em duas partes.


A alavanca é uma peça só, bastante longa.

Cesar Rocha
23/08/2007, 18:42
Bom, pode ser que não haja uma maneira de soltar as partes, mas a minha é dividida e existe um jogo bem grande as partes.

Eu ainda acho que dá pra soltar :pensativo:

Luciano SHAKALL
23/08/2007, 18:51
"...Quero tirar somente a parte superior.
Pela foto da para ver que é feita em duas partes..."
"...Tambem não consegui tirar aquela primeira parte da alavanca, não a que vai na caixa, a de cima.
A alavanca é dividida em duas partes, e na minha existe uma folga grande, é normal?..."
"...A alavanca é uma peça só, bastante longa..."Xíííííí.... :cry:
Como diria minha avó: "Tem caroço nesse angú"... :pensativo:

Então a alavanca do Peter, do César E A MINHA estão quebradas? :pensativo: (a minha também é em duas partes...!)
Inclusive, a minha também tem essa folga grande entre as duas partes, como relatou o CAmaRAda César, mas, ao contrário do CAmaRAda Peter, a minha sai com facilidade quando eu tiro o console e desparafuso aquela "basezinha" em forma de gota, saindo junto com a capa, a "bola" e a coifa, ficando só um "toquinho" de alavanca
(de uns 4 a cinco dedos) na caixa de marcha... OBS: As alavancas do bloqueio e da redução são "normais" (no meu), presas diretamente à caixa de transferência. :roll:

[]'s

Cesar Rocha
23/08/2007, 18:59
Luciano,
Mas a sua se separa em duas partes ou sai inteira depois de retirar a base?

Cesar Rocha
23/08/2007, 19:02
desculpa a pergunta anterior, parece que não li toda tua resposta :oops:

Girti
23/08/2007, 19:47
Xíííííí.... :cry:
Como diria minha avó: "Tem caroço nesse angú"... :pensativo:

Então a alavanca do Peter, do César E A MINHA estão quebradas? :pensativo: (a minha também é em duas partes...!)
Inclusive, a minha também tem essa folga grande entre as duas partes, como relatou o CAmaRAda César, mas, ao contrário do CAmaRAda Peter, a minha sai com facilidade quando eu tiro o console e desparafuso aquela "basezinha" em forma de gota, saindo junto com a capa, a "bola" e a coifa, ficando só um "toquinho" de alavanca
(de uns 4 a cinco dedos) na caixa de marcha... OBS: As alavancas do bloqueio e da redução são "normais" (no meu), presas diretamente à caixa de transferência. :roll:

[]'s

Pois é, tratou-se de uma questão de interpretação. Eu entendi que o Peter estava se referindo apenas à peça longa, vocês estavam falando das duas peças, a longa e a curta. Para esclarecer o assunto de vez, estou anexando as páginas do catálogo de peças referentes ao acionamento do câmbio. Como vocês poderão ver, há um sistema de buchas prendendo a alavanca longa ao "toquinho" de alavanca.

Luciano SHAKALL
23/08/2007, 20:54
"...Pois é, tratou-se de uma questão de interpretação. Eu entendi que o Peter estava se referindo apenas à peça longa, vocês estavam falando das duas peças, a longa e a curta. Para esclarecer o assunto de vez, estou anexando as páginas do catálogo de peças referentes ao acionamento do câmbio. Como vocês poderão ver, há um sistema de buchas prendendo a alavanca longa ao "toquinho" de alavanca..."Pois é... Já que agora estamos falando "a mesma língua" :mrgreen: , refazendo a pergunta do CAmaRAda Cesar: Essa folga entre "as partes" é nornal?
No meu, ela "balança" quase um dedo pra cada lado... Não existia uma alguma espécie de trava, encaixe ou rosca entre elas não? Aqui, ela só fica no lugar (em cima do toquinho) devido aos parafusos da base (aquela que eu falei, em forma de "gota", sob o console). Dá a impressão de que se a coifa rasgar, eu fico com a alavanca na mão... :shock:

[]'s

Girti
23/08/2007, 23:17
Pois é... Já que agora estamos falando "a mesma língua" :mrgreen: , refazendo a pergunta do CAmaRAda Cesar: Essa folga entre "as partes" é nornal?
No meu, ela "balança" quase um dedo pra cada lado... Não existia uma alguma espécie de trava, encaixe ou rosca entre elas não? Aqui, ela só fica no lugar (em cima do toquinho) devido aos parafusos da base (aquela que eu falei, em forma de "gota", sob o console). Dá a impressão de que se a coifa rasgar, eu fico com a alavanca na mão... :shock:

[]'s

Taí uma pergunta difícil de responder! Que folga é essa? O conceito da folga é subjetivo, seria necessário encostar diversos Nivas lado a lado e comparar as tais folgas. Acredito que, caso haja dúvida, é melhor desmontar a alavanca (com cuidado!) e verificar se está tudo bem.

RAR
23/08/2007, 23:55
Alguem sabe como separar a alavanca de cambio?

Deve ter algum segredo!!!!!!

Pois não consegui.

Peter,
Tem que pressionar pra baixo a alavanca e tentar sacar uma bucha retentora que fica na base da alavanca. Vide esquema axexo.
Sdçs,

Luciano SHAKALL
24/08/2007, 01:18
"...Taí uma pergunta difícil de responder! Que folga é essa? O conceito da folga é subjetivo, seria necessário encostar diversos Nivas lado a lado e comparar as tais folgas. Acredito que, caso haja dúvida, é melhor desmontar a alavanca (com cuidado!) e verificar se está tudo bem..."
"...Peter, Tem que pressionar pra baixo a alavanca e tentar sacar uma bucha retentora que fica na base da alavanca. Vide esquema axexo..."Putz, se eu entendi a explicação e os esquemas postados, a minha alavanca está SEM A BUCHA RETENTORA, por isso a capa (com a "bola") sai tão fácil;
e por isso também, deve ser a folga entre a alavanca propriamente dita (o toquinho) e a capa... :parede:

[]'s

Peter
24/08/2007, 08:28
Valeu pessoal e especialmente ao Ruben.

Vou tentar desmontar a noite.A bucha ta aparecendo(amarela-não sei se de velha),parece plastico.

Conserta a tua Luciano,senão voce vai poder ir para esquerda e direita movendo a alavanca e não o volante.Brincadeira.

To tirando esta parte para colocar o cambio mais facilmente,porque deu trabalho para tirar.

Girti
24/08/2007, 15:29
Valeu pessoal e especialmente ao Ruben.

Vou tentar desmontar a noite.A bucha ta aparecendo(amarela-não sei se de velha),parece plastico.

Conserta a tua Luciano,senão voce vai poder ir para esquerda e direita movendo a alavanca e não o volante.Brincadeira.

To tirando esta parte para colocar o cambio mais facilmente,porque deu trabalho para tirar.

Hehehe...

Peter, você me lembrou de um episódio ocorrido em minha viagem ao Sul, em 2001. Era sábado, eu havia saído de Floripa, rumo a São Paulo, e estava na BR, no meio do nada, quando percebi que, ao engatar a quinta marcha do Niva (90/91, anterior ao atual), minha mão esbarrava no rádio. Resolvi parar num pequeno posto de gasolina, logo adiante, para encaixar corretamente o rádio (que é do tipo gaveta). Encostei, engatei a ré e.... a alavanca "desmaiou", tombando em cima do console!
Pois é, lá, no meio da estrada, num sábado à tarde (portanto sem poder ligar para o Wilson, para tirar dúvidas), estava eu sem a alavanca de câmbio! Inicialmente me vi perdido, depois resolvi desmontar a tampa do câmbio, para ver o que era possível fazer. Descobri que a alavanca curta havia se partido (fadiga?). Perguntei ao frentista do posto se havia alguém que pudesse me soldar a peça e ele me indicou um galpão, a uns 150 m, onde havia uma firma que tinha algumas escavadeiras. Fui até lá e, para minha sorte, o galpão estava aberto (fiquei sabendo depois que geralmente eles fechavam no sábado, mas estavam abertos para fazer a manutenção das escavadeiras. Haja sorte!). Consegui que soldassem a alavanca, voltei e montei-a no lugar. Entretanto, ao dar ré, para testar o conserto, a ré encavalou! Fui de marcha-a-ré até o galpão, desmontei a alavanca, descobri que havia montado a peça invertida e, pior, sem a junta. O mecânico do galpão me disse que, sem a junta, o óleo do câmbio iria vazar, e eu não iria muito longe. Colocou cola vedante na peça, e depois eu montei a alavanca novamente, e, desta vez, tudo funcionou! Ufa! Com um atraso de 3 horas, seguimos viagem, e rodamos ainda por vários dias, passando por Peruíbe, Parati, São Paulo, Casa Branca e de volta a São Paulo, onde, enfim, troquei a alavanca por uma nova.

Eis aí um susto que não desejo a ninguém!

Peter
25/08/2007, 08:22
Gil

Esta historia é triste-pelos transtornos causados-e ao mesmo confortante pela solução encontrada.
Mas Niveiro é assim mesmo chora e ri em pouco espaço de tempo.

Mas graças a sua dica consegui separar a parte superior da alavanca de cambio da inferior,em menos de 1 minuto,:dance::dance::dance:depois de dias de tentativas.:parede::parede:

Girti
25/08/2007, 15:53
Gil

Esta historia é triste-pelos transtornos causados-e ao mesmo confortante pela solução encontrada.
Mas Niveiro é assim mesmo chora e ri em pouco espaço de tempo.

Mas graças a sua dica consegui separar a parte superior da alavanca de cambio da inferior,em menos de 1 minuto,:dance::dance::dance:depois de dias de tentativas.:parede::parede:

Hehehe... não chegou a ser triste, mas que deu um belo susto, isso deu!

Bom que você conseguiu desmontar a alavanca!

[ ]s

RAR
26/08/2007, 23:43
Pessoal aproveitando a deixa deste assunto, vou passar pra todos uma melhoria que realizei na alavanca de câmbio do meu Niva.
Sempre achei a posição da alavanca nada ergonômica, tanto no uso off-road quanto na cidade. Este incomodo, me levou a pensar numa forma de deixá-la mais próxima do corpo, aumentando o seu ângulo de inclinação e estendendo mais o comprimento. Nas fotos em anexo é mostrado o acréscimo do ângulo que foi dado na base da alavanca (5°), o complemento de 60mm para estender a alavanca. Com este inclinação foi necessário também inclinar a alavanca da reduzida, pois a 2ª e a ré ficaram muito próximas da mesma. Outro inconveniente desta alavanca é ela ficar girando no próprio eixo, que foi resolvido colocando-se uma braçadeira fixando a coifa de borracha junto alavanca. Deste jeito ela não vai girar mais e se pode instalar uma coifa de couro (por exemplo) ou uma manopla esportiva nela.
Sdçs,