Ver Versão Completa : Engesão Alambique - MWM 2.8 / CA ZF4HP22
Fala galera, blz?
Venho aqui relatar um pouco do que tenho curtido com o mundo OFF-ROAD ha alguns anos.
Em 1985 comprei um gaiola que encontrei em Mairiporã -SP, era mecânica de fusca com motor 1.200. Que encrenca que arrumei, eu tinha apenas 14 anos e não entendia nada de mecânica. Passava os finais de semana tentando curtir a tranqueira e nada.
Trouxe para Sampa e ai começou as doideiras, resumindo, quando vendi ele tinha motor 1.700 a metanol, câmbio de SP2 e se saisse em primeira empinava, era o BICHO.
Dai em diante não parou mais. Em 1993 acabei abrindo uma oficina de tanto que eu gostava de carros.
Hoje em dia ja estou no terceiro ENGESA que adiquiri em 2004 e como os outros dois ja fiz várias mudanças. Quando eu comprei ele estava assim:
O Alambique veio com motor 4CC do Opala com câmbio Clark 5m, todo branco (parecia uma ambulância), pneus BF33 e capota de fibra. A primeira coisa que mudei foi por um MWM 2.8, demorei quase um ano pois não conseguia tempo na oficina pra agilizar a mudança.
as ultimas mudanças foram instalação do ar condicionado, troca de todo assoalho, câmbio e t-case hilux, semi-eixo traseiro flutuante com bloqueio, bancos de couro, elétrica, acessórios diversos, pneus 35 com bead-lock, troca de todo sistema de freio e por ai vai....
Beto Lacerda
22/08/2007, 21:05
fala Reinaldão ...
se precisar de um oficina bacana te indico a que eu levei minha fcem p/ por cambio auto .
o dono é meio boiola mas os mecanicos lá mandam bem :twisted:
[]'s
depois de muitas horas após o expediente e sendo a estréia no Camel.......
fala Reinaldão ...
se precisar de um oficina baca te indico a que eu levei minha fcem p/ por cambio auto .
o dono é meio boiola mas os mecanicos lá mandam bem :twisted:
[]'s
Fala Beto, blz?
Meu amigo, foi um prazer fazer o trampo na fcem, fora que vc ajudou muito com informações essenciais para ela sair 100%. Quanto ao "boiola" , espera a próxima conta!!!! - rsrsrsrs
E ai coxinha !!!
Até que enfim saiu esse tópico hein ?
Manda mais fotos da recuperação do assoalho. E aproveita e conta pra gente porque esse nome ALAMBIQUE ???
[]s
Caro J.R.!
Parabéns pela sua máquina!!!:palmas:
Realmente a transformação de "bulança" para Engesão ficou muito boa mesmo.:concordo:
Para eu está faltando a capota de fibra, pois a configuração tá quase lá!!!!:confused:
Abraços.
Kim.
Tudo bom Kim?
acompanhei suas mudanças e se precisar de algo é só dizer, to começando a preparar um 4hp22 pra por no bicho, vamos ver no que dá, abraços
E ai coxinha !!!
Até que enfim saiu esse tópico hein ?
Manda mais fotos da recuperação do assoalho. E aproveita e conta pra gente porque esse nome ALAMBIQUE ???
[]s
graças a vc meu amigo to ficando viciado nisso, rsrsrsrs.
segue mais algumas.......
Polvora...
EU EU EU EU EU EU EU EU....
deixa que eu respondo...:mrgreen::mrgreen:
Só tendo um alambique para manter um engesa a álcool!!!!!:shock::shock::twisted:
HauHauHauHauHauHauHauHauHauHau:mrgreen:
Abraços.
Kim.
Eita que chique, o engefante tem topico agora.
Apesar do dono ser um coxinha auauau, esse bicho é nervoso, arranca poste na dentada, passa por cima de viatura .........
Mas tem um frigobar animal kkkkkkk
Pelo jeito o meu vai ser o primeiro a usar a configuração MWM2.8 + 4HP22. Estou terminando de revisar o câmbio e dia 27/08 começo a colocação, ai vou informando os resultados.
E aí, o hp22 já está sendo rodado pelo sprint?
Será que só eu que não vê as fotos?
Pelo jeito o meu vai ser o primeiro a usar a configuração MWM2.8 + 4HP22. Estou terminando de revisar o câmbio e dia 27/08 começo a colocação, ai vou informando os resultados.
Reinaldo, também estou instalando um MWM 2.8 com pneus 35". Queria saber qual a relação de diferencial que está usando, e qual a relação das marchas do seu câmbio, pra ver se o meu está muito reduzido ou não.
Obrigado.
Antonio.
MARCELO VITARA SUBMARINO
04/09/2007, 10:55
Eu tumem num vejo não. Será porque???
Será que só eu que não vê as fotos?
Eu também não estou vendo mais....
Ufa!!! Já tava começando a ficar preocupado. heheheheh
NABO (RENATO)
04/09/2007, 18:16
Puxa vida pelo jeito o engesa deve ter ficado bom mas até agora tambem não consegui ver foto nenhuma. Tambem estou terminando meu engesa com motor 2.8 MWM e cambio do toyota bandeirantes 98 e com os eixos dianteiro e trazeiro tambem do toyota band. mas com sistema de suspensão toda original, não vejo a hora de terminar. Estou esperando fotos e valeu até mais.
Puxa vida pelo jeito o engesa deve ter ficado bom mas até agora tambem não consegui ver foto nenhuma. Tambem estou terminando meu engesa com motor 2.8 MWM e cambio do toyota bandeirantes 98 e com os eixos dianteiro e trazeiro tambem do toyota band. mas com sistema de suspensão toda original, não vejo a hora de terminar. Estou esperando fotos e valeu até mais.
Qual a relação de diferencial que está usando, e o tamanho dos pneus?
E aí, o hp22 já está sendo rodado pelo sprint?
Que nada meu, não consegui começar ainda, o trampo aqui na oficina apertou e tive que adiar a mudança. Mas como prometido assim que eu começar vou detalhando tudo, abração.
Reinaldo, também estou instalando um MWM 2.8 com pneus 35". Queria saber qual a relação de diferencial que está usando, e qual a relação das marchas do seu câmbio, pra ver se o meu está muito reduzido ou não.
Obrigado.
Antonio.
Tudo bom Folgado, estou usando 47x12 com câmbio da Hilux, com os 33" fica 100% mas quando ponho os 35" fica longo d+ . Em que fase anda sua adaptação?
J.R.,
O ZF HP 22 é plug and play no sprint 4 bocas? Já deu pra aparafusar um ao outro?
Então Cavesso, eu não comecei ainda mas com ceteza a caixa seca da certinho, minha duvida esta no esquema do flex-plate/conversor com o virabrequim. O volante do motor do 2.8 é bem diferente dos gm a gasolina então é ai que to atrasando a instalação. Abraço
Reinaldo,
estou na fase de colocação do motor e câmbio. Pretendo colocar uma relação 11x45 com pneus 35. Pelo que você falou, acho no meu caso vai ficar legal.
Um abraço.
joão k. chikui
08/09/2007, 20:59
Folgado, acho que teu cambio é o Band 4 M, certo? Se for não se pode tirar conclusões simplistas por comparação com a engesa do reinaldo, afinal ele está utilizando o cambio de 5 M da hilux com 5ª longa.
Mas , que eu também acho que a relação 11:45 do Troller vai casar bem, isto é verdade(talvez fique levemente longo, para um Willys tão alto)
guilhermeabreu
26/11/2007, 21:59
J.R.
Reinaldo , vc não tem problemas de superaquecimento do seu MWM 2.8 não ? Qual o radiador que vc esta usando ? Vc usa marcador de temperatura ? Qual temperatura marca qdo anda na casa dos 3.000 rpm , caso tenha marcador de temperatura .
A hélice é a original do motor ? tem vaso de expansão ?
O meu é +- como o seu e superaquece a 3.000 rpm , tenho MWM 2.8 , relação 12x47 , pneus 33" , o radiador troquei a colmeia para 5 canaletas e não resolveu , troquei a hélice tb por uma do MB com mais uma palheta e maiores e fixei a hélice no eixo , e mesmo assim não resolveu .
Bom dia Guilherme, eu passei exatamente isso com meu Engesa assim que troquei o câmbio clark pelo da hilux. Era passar dos 110km/h que ele começava a esquentar. Troquei até a bomba dàgua por nao ter mais o que fazer e nada. Qual câmbio vc esta usando? O motor é o MWM?
O único jeito foi encurtar a relação do diferencial ( coloquei 44x9). Com os 33" ficou um pouco curto em alta mas com os 35" ficou bom.
guilhermeabreu
30/11/2007, 16:57
J.R.
Meu cambio é o CLARK 240 V e o motor é o MWM 2.8 , a relação 12x47 , pneus 33" .
J.R
Qual o radiador de vc esta usando? estou instalando o MWM no meu, e estou na dúvida sobre o radiador.
guilhermeabreu
02/12/2007, 13:45
SERGIO ZOVARO
No meu , tenho um MWM 2.8 com radiador que veio nele com 3 fileiras de 15 canaletas , SÓ QUE eu TROQUEI A COLMEIA , por uma nova de 5 fileiras de 25 canletas , quase dobrei a quantidade de água , e não resolveu o superaquecimento .
Vou agora colocar um vaso de expansão e uma coifa na hélice para ver se resolve . Caso não resolva , já pedi um orçamento do cara que mexe com RADIADOR para ver por qto fica um NOVO RADIADOR com 10 cm mais alto e com 7 canaletas ,para ver se resolve , aí ele tem que passar pela frente daquele tubo lá na frente , e ficaria um pouco acima da barra da direção . É o maximo que se pode fazer em aumentar o tamanho do RADIADOR .
Eu medi o tamanho da colmeia , ela tem 47 cm de largura por 37 cm de altura . Neste NOVO RADIADOR , a colmeia mediria 47cm de largura x 47 cm de altura , e com 7 fileiras de canaletas . Vamos aguardar os resultados dessas modificações .
Sugiro a vcs que me aguardem com estas modificações antes de vc s gastarem como eu estou gastando sem obter resultado , qdo obtiver sucesso na empreitada , posto pra vc s aqui , aí é só vc s me darem uma ajuda de custo ,hahahahahahahahahahah .
Brincadeira pessoal , mas sugiro a vcs me aguardarem para não gastarem em vão , pois eu já estou no atoleiro e tenho que sair dele , já gastei R$650,00 nesta colmeia nova de 5 canaletas e não resolveu .
No TÓPICO DOS ENGESAS , tem o assunto : TEMPERATURA NA ESTRADA ,que venho colocando minhas modificações e gastos para resolver este problema de superaquecimento .
J.R.
Eu estava com relação de 13x46 , estava longa demais , troquei para 12x47 para melhorar nas retomadas e TALVEZ resolver tb o problema do superaquecimento , MELHOROU AS RETOMADAS , mas o superaquecimento NÃO .
Vc disse que colocou a 9x44 e resolveu o problema do superaquecimento , MAS NESTE CASO eu resolveria o problema do superaquecimento , E CRIARIA OUTRO PROBLEMA que seria do ENGESÃO não passar de 110Km/h a 4.000 rpm , ísto é , ESGOELANDO o bicho . Eu cheguei a andar com ele assim no início , e para mim não dá , piois ando com ele no dia/dia de trabalho e uso muito no asfalto a 120/130Km/h .
Tenho que resolver o superaquecimento de outra forma , ex : AUMENTANDO a capacidade de refrigeração do motor , o FAMOSO BALANÇO TÉRMICO ADEQUADO .
Guilherme, obrigado, é exatamente isto que estou tentando fazer diminuir os gastos desnecessários, na semana passada estava conversando com um amigo engeseiro que tem exatamente está configuração, motor MWM e Radiado de 5 colmeias um pouco mais alto que o original do 4cc com coifa e vaso de expansão e relação 9x44, segundo ele o motor não esquenta, ele pegou o carro assim a mais de um ano e não reclama de aquecimento, acredito que no seu caso talvez tenha outro problema e não somente o radiador, sobre a sua relação acredito que sejá a ideal para as nossas configurações, pretendo colocar a mesma(12x47).
guilhermeabreu
02/12/2007, 17:18
SERGIO ZOVARO
Este seu amigo já fez estas modificações e eu ainda não , e a relação do dele , não serve para mim , vou chegar onde ele chegou ainda , menos na relação , e te digo como ficou , não acredito que tenho problema no meu motor , pois qdo tinha relação 9x44 , não esquentava , é que com esta relação e andando como ando , o calor produzido é maior que a capacidade de refrigerar , " BALANÇO TÉRMICO " , tenho que aumentar a capacidade de refrigeração com estas medidas que estou ainda por fazer .
Olá!
Nada ainda do conjunto ZF e Sprint?
abs
Elmer_Jeep
31/01/2008, 13:03
Olá!
Nada ainda do conjunto ZF e Sprint?
abs
x2 :mrgreen:
To querendo trocar umas idéias sobre o flex-plate.
Esses dias desmontei um volante do sprint retirando a massa e o conjunto anti-vibração(dica do amigo Giovani di Napoli). Parece que dá pra acoplar o conversor, com algumas usinagens claro.
[]'s
Poxa, Reinaldo!
Deixe os jipes do clientes esperando e faça logo a adaptação do hp22 no sprint.
A ansiedade aqui é grande...:mrgreen:
Ramiro - Bin Lôco
31/01/2008, 13:21
Poxa, Reinaldo!
Deixe os jipes do clientes esperando e faça logo a adaptação do hp22 no sprint.
A ansiedade aqui é grande...:mrgreen:
Até onde eu sei, o projeto foi abortado.......................................... .................................................. ...................................por enquanto!!!:concordo:
[]'s
Abortado????????
Mas estava tão perto....
Ramiro - Bin Lôco
31/01/2008, 15:11
Abortado????????
Mas estava tão perto....
A rapadura é doce, mas num é mole não!:mrgreen:
É de perto que a gente vê o tamanho da encrenca!:lol::lol:
[]'s
x2 :mrgreen:
To querendo trocar umas idéias sobre o flex-plate.
Esses dias desmontei um volante do sprint retirando a massa e o conjunto anti-vibração(dica do amigo Giovani di Napoli). Parece que dá pra acoplar o conversor, com algumas usinagens claro.
[]'s
Elmer ,tudo bem?
O volante do mwm é maior que a flexplate do opala?POr isso quer usar o volante como flex?
Ou o problema é a furção?
Abs
Elmer_Jeep
12/02/2008, 01:10
Quero usar o volante do MWM como flex porque pretendo instalar um CA no trazeiro de um Sprint 6 bocas.
[]'s
Elmer,
Sua intenção eu já sabia,quero saber é o porquê,de você não usar o flexplate do opala?
Entedeu?
Abs
Elmer_Jeep
12/02/2008, 10:51
Porque não tenho um flex de opala pra verificar:
se a furação ao virabrequim é compatível
se a furação ao conversor é compatível
se o diâmetro da cremalheira é igual
se os dentes da cremalheira são iguais
tendeu ?
[]'s
ramiro_eli
12/02/2008, 11:13
Porque não tenho um flex de opala pra verificar:
se a furação ao virabrequim é compatível
se a furação ao conversor é compatível
se o diâmetro da cremalheira é igual
se os dentes da cremalheira são iguais
tendeu ?
[]'s
Elmer,
A linha GM tem dois tamanhos de flexplates: 153 ou 168 dentes.:concordo:
Elmer,
A linha GM tem dois tamanhos de flexplates: 153 ou 168 dentes.:concordo:
E qual destes é o usado nos opalas?
[]´s
ramiro_eli
12/02/2008, 11:38
E qual destes é o usado nos opalas?
[]´s
153 dentes.
Outra coisa:
A GM tb tem dois padrões de furação no vira onde é montado o Flexplate ou volante.
No meu motor, GM250 ano 93 é o padrão grande.
Tb são seis parafusos e um pino trava, porém o furo central é maior e o raio de distribuição dos 6 furos tb é maior.
Pô Elmer,pq não disse que o problema é esse?:)
Tenho duas Flexplate em casa de opala...Posso te passar medidas como quiser.
Se morasse mas perto te emprestava pra fazer os devido ajustes e alterações, caso fosse necessário..
Mas qualquer cois dá um grito!
Eu tenho impressão que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o ramiro...cortar capa seca(ZF4HP) e usar volante do V6...
Abs
Eu tenho impressão que vai acontecer a mesma coisa que aconteceu com o ramiro...cortar capa seca(ZF4HP) e usar volante do V6...
Abs
MAs e o arraque? Usa o do Opala?
[]´s
Elmer_Jeep
12/02/2008, 12:36
Pô Elmer,pq não disse que o problema é esse?:)
Tenho duas Flexplate em casa de opala...Posso te passar medidas como quiser.
Se morasse mas perto te emprestava pra fazer os devido ajustes e alterações, caso fosse necessário..
Mas qualquer cois dá um grito!
Abs
No meu caso o câmbio em questão é um Aisin (Toyota Land Cruiser) está completo e a capa-seca se parece muito em diâmetro e profundidade com a da F250. Então pretendo aproveitar ao máximo os componentes do mwm pra fazer esse casamento com o CA toyota.
[]'s
ah bom...então tá...hehehe!
É que vc citou a minha mensagem onde pergunto sobre o sprint com ZF4HP...
Abs
MAs e o arraque? Usa o do Opala?
[]´s
Se o volante do mwm for do mesmo tamanho do opala é facin!Agora se ele for do tamanho do V6 aí uso essa do vortec mesmo.
Entretanto se tudo for diferente,assim como a furção do eixo aí teria de usar o volante do mwm usinado mesmo como Elmer disse...
Abs
Elmer_Jeep
12/02/2008, 19:12
agora entendi, foi mal, é que generalizei o tema SPRINT com C.A.
to carregando as pilhas da camera aqui vou ja tirar umas fotos do esquema que to fazendo, mas vou postar no tópico específico.
abração
?????
Cadê?????
Vai sair esse MWM 2.8 automático?
Abraços!