Ver Versão Completa : Diferença entre motores 2600/BF-161/Hurricane
:?: Estou com uma dúvida em relação aos motores Willys. Existe alguma diferença entre motores 2600 e BF-161 (6cc)? Ou entre motor Hurricane? Tenho um Jeep Willys 61 e o alto relevo do motor é Hurricane, até quando existe este alto relevo? Os motores BF-161 podem ser 2600cc e 3000cc? Estou também a procura do manual do Jeep universal 1978 (motor 4 cilindros ). Valeu
Sergio Rocha
08/05/2004, 12:42
Dá uma olhada na seção de downloads.
marcelo nunes
08/05/2004, 18:52
161 é a cilindrada do 2600 em polegadas cúbicas.
Bf 161 é uma das versões do motor de 2600 cm3, mas com essa cilindrada foram fabricadas versões diversas, com potência bruta de 90 HP, utilizado no Jeep e Rural, de 110 HP da Rural e do Aero, e de 130 HP do Aero.
O 3000 tem cabeçote, carburação e distribuição diferentes. Também teve versões diversas, com 130 e 140 HP no Itamaraty e numa versão da Rural, e de 116 HP no Maverick.
Mauro B.
08/05/2004, 20:25
Oi luc2001, dá uma procurada na http://www.4x4brasil.com.br/forum/templates/subSilver/images/botoes/Pesquisa_Azul.jpg que tem pelo menos dois tópicos a esse respeito! :wink:
[]'s
Overland
08/09/2005, 00:08
B eu não lembro, F é o tipo de concepção da câmara de combustão e 161 é a capacidade cúbica em polegadas equivalente a 2600 centímetros cúbicos.
O BF-161 é o motor que equipava normalmente Jeep, Rural e Pick-up Willys/F-75.
O 2600 é um BF-161 com dupla carburação usado nos Aero Willys e que produzia 110hp.
O motor BF-161 não pode ser 3000, o 3000 é outro motor, na verdade existiram 2, um Willys e outro Ford. O Willys equipava o Itamaraty, alguns Aero Willys e a F-85 (cachorro-louco) e era opcional para os demais Willys utilitários (não tenho certeza se o CJ-5 se incluía nessa lista). Esse motor tinha coletor de escape de ferro fundido 6x2 e normalmente cabeçote diferente com taxa de compressão 8,0:1 e o coletor de admissão era uma peça separada do cabeçote com carburador de corpo duplo semelhante ao 446 do Opala e produzia 140hp. Outra possibilidade era a utilização do cabeçote do Aero Willys com dois carburadores simples DFV-228 (padrão do Jeep) que produzia 132hp.
O 3000 Ford equipou os Maverick apenas, tinha cabeçote semelhante ao do Jeep com admissão e cabeçote na mesma peça e coletor de escape 6x1 diferente do que existia no Jeep. Esse motor tinha taxa de compressão de 7,6:1 se não me engano e produzia 112hp.
Visualmente a diferença do 3000 Willys para o Ford além do cabeçote são o bocal do óleo de lubrificação que no Maverick fica na tampa de válvulas como no Jeep e no Willys tem um tubo na lateral que vem até na altura da tampa.
Outra é a mangueira que vem da bomba de água até o 6º cilindro com um T no meio para arrefecer os cilindros que haviam problema antes. No Willys existe uma mangueira que vai da bomba de água até o coletor de admissão (naquele com 1 carburador duplo) com a finalidade de aquecê-lo.
No Willys o filtro de óleo é como no Jeep (BF-161) e no Maverick o filtro é acoplado na bomba de óleo.
Tenho um jeep 1961 também com o alto relevo Hurricane, também tenho a mesma duvida, por tudo o que já pesquisei e pelo jeito dele, acho que é o mesmo BF-161 !?!?
Marcos Arcosy
08/09/2005, 16:41
Dá uma olhada em http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=152009&sid=fd9f275d7a54caa6f24f2b5dd61f610e#152009
Abraços,
luc2001, seu motor é 4 cilindros?
O meu é de 6 cilindros com alto relevo HURRICANE :putz:
Marcos Arcosy, no link que vc informou temos as caracteristicas de um 4 cilindros :pensativo:
Overland
08/09/2005, 20:28
Hurricane é o modelo do motor BF-161. Os primeiros motores saíram com a inscrição Hurricane no cabeçote, depois por volta de 1960, quando já havia um índice de nacionalização maior colocaram a inscrição Jeep e mais tarde Ford. No entanto os motores são absolutamente iguais.
Também tem o Hurricane 4 cil. que equipava originalmente os cara-de-cavalo CJ-3B.
Os CJ-2 e CJ-3A usavam motor 4 cil. modelo Continental (Go Devil). Os 4 cil. OHC da Ford se chamavam Georgia.
Tem também o Tornado, motor 6 cil. OHC 3.8 que equipava as pick-ups Kaiser M-715 Gladiator.
Overland, :lol: agora sim minhas fichas caíram .... :oops:
"brigadooooo"! Vc acabou com minha dúvida :D!
JOSE ALFREDO
10/04/2011, 09:41
Grande, tenho um jeep willys 1974 6cc, mas ainda nao sou entendido do assunto e queria uma opiniao. Um mecânico me disse que o cabeçote não estava lubrificando, mas outro colega que também é mecanico me disse que pode ser apenas sujo(borra de óleo) que se abrindo o cabeçote e limpando ele volta a lubrificar.
Pode me dar uma opinião sobre o assunto.
:???:
vladimirsilva
10/04/2011, 20:29
Manual do proprietário de Jeep universal - motor OHC 4 cilindros.
Peço desculpas, esses anexos acabei editando-os e ficaram um lixo. Veja o manual por esse link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=89361
Robertux
12/04/2011, 16:50
Hurricane - Motor de fabricação americana.
BF = Brazilian Fabrication ou algo parecido
Creio que o material deste link responde as duvidas sobre as diferenças dos motores...
Abraço!!
http://ruralwillys.tripod.com/diversos/motoreswillys.htm
andretomasi
13/04/2011, 16:22
O 3000 do Maverick, se não me engano leva o nome de BF-184.
[ ]'s
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.