Conectar

Ver Versão Completa : Os VITARAS fazem muito barulho interno ?

JOILSON MATTOS
21/08/2007, 16:31
Esta é a minha primeira participação neste fórum, que já me ajudou muito desde que comprei meu VITARA há alguns meses, pois aproveitei muitas dicas para fazer a manutenção do jipinho que em breve postarei no tópico adequado.
Gostaria de saber a opinião dos donos de VITARA a respeito dos barulhos e ruídos internos que o VITARA faz quando roda por estradas com trepidações. Isso é uma característica normal dos VITARAS ou há algo a fazer para atenuar ou eliminar esses ruídos?
O meu Vitara é o modelo canvas com capota de fibra e já identifiquei que alguns ruídos vem dela e também já coloquei espuma fina entre a porta e o forro e melhorou um pouco.
Se alguém tiver algumas dicas ou sugestões serão bem vindas.

chrisb
21/08/2007, 16:49
No meu Vitarinha, grande parte dos barulhos vem do painel...barolho de plástico roçando com outro plástico, etc...
cada vez que descubro de onde vem um barulho, tento colocar borracha, espuma, qq coisa.... mas não me preocupo muito com isso não..... coloca logo um som na viatura e aumenta o volume e seja feliz!
;)

JOILSON MATTOS
21/08/2007, 17:17
Também pensei em colocar um som legal, já que o tamanho dos alto falantes originais de 4" dão um sonzinho fraquinho, tô pensando em mandar fabricar caixas para colocar um par de 6x9" bravox quadriaxiais, com módulo, fixadas bem nos cantos traseiros. Nada que faça muito barulho, mas um som de qualidade para o interior.

Daniel Engelbrecht
21/08/2007, 17:28
Joilson, tem um camarada participante do fórum que está oferecendo um som legal para instalar em vitaras. Dá uma procurada nos tópicos da seção suzuki que vc vai encontrar.
Quanto aos barulhos, acredito que sejam normais em veículos que fazem trilha. O Samurai é uma barulheira só e como disse o colega, a maior parte vem do painel também. Mas aos poucos vc vai identificando as fontes e eliminando o que for possível. No meu caso, tinha ruído vindo da porta traseira, do banco traseiro e até das janelas. A maioria consegui resolver. Falta a porta do motorista (que acho que só comprando uma porta nova) e o painel. Mas já ficou bem melhor.

Henanh
21/08/2007, 19:58
O meu samurai parece que vai se desmontar... ja me acostumei, o principal ruido é por causa da gaiola interna....

abraço

Jeanilson
21/08/2007, 20:15
Esta é a minha primeira participação neste fórum, que já me ajudou muito desde que comprei meu VITARA há alguns meses, pois aproveitei muitas dicas para fazer a manutenção do jipinho que em breve postarei no tópico adequado.
Gostaria de saber a opinião dos donos de VITARA a respeito dos barulhos e ruídos internos que o VITARA faz quando roda por estradas com trepidações. Isso é uma característica normal dos VITARAS ou há algo a fazer para atenuar ou eliminar esses ruídos?
O meu Vitara é o modelo canvas com capota de fibra e já identifiquei que alguns ruídos vem dela e também já coloquei espuma fina entre a porta e o forro e melhorou um pouco.
Se alguém tiver algumas dicas ou sugestões serão bem vindas.
Joilson,

O meu vitara era assim também, mas com persistência a paciência já consegui resolver 99% de todos os "grilos" que ele apresentava.

Uma dica: dê uma olhada na viatura e aperte todos os parafusos que encontrar (tanto internos quanto externos) e prenda todos os fios debaixo do painel (eu uso aqueles taraps de plástico). Isso já consegue amenizar bastante o problema. ;-)

Ah! e lubrifique também as dobradiças das portas, pois se estiverem gastas (com folga), elas constumam fazem barulho com a viatura em movimento.

[]'s

JOILSON MATTOS
21/08/2007, 23:55
Caros amigos,
a quantidade e a qualidade das participações neste tópico em tão pouco tempo foi surpreendente para mim, inclusive de membros bastante experientes aqui no fórum e eu gostaria de agradecê-los pelas dicas.
Uma informação que pode até ser útil para outros usuários é que mandei fazer o embuchamento (troca de pino) das portas, inclusive da traseira, numa franquia do sul, que tem lojas em várias partes do Brasil chamada "só portas". O material deles é bem resistente e o serviço feito ajudou a eliminar mais uma fonte de ruídos.

JOILSON MATTOS
22/08/2007, 00:25
O meu samurai parece que vai se desmontar... ja me acostumei, o principal ruido é por causa da gaiola interna....

abraço
O meu vitarinha qundo roda por estradas de terra com as chamadas "costelas de vaca" parece um liquidificador triturando alimentos sólidos, claro que estou exagerando, mas trepida muito.
Quando isso ocorre passo mais devagar, mas vejo principalmente as caminhonetes passarem "voando" pelas costelas, não sei o que é melhor... ou pior.

ricardo sabóia
22/08/2007, 08:53
Joilson como diz um amigo meu, "isso é igual a coceira em barriga de macaco,diminui mas não acaba nunca" ! O problema, é que nossas viaturas tem suspensão dura e em piso ruim, afrouxa tudo mesmo.A única solução é levar teu vitara em um caça-grilhos e tirar os barulhos,mas é paliativo, e com uns meses os grilos começam a aparecer novamente.

Abs, Ricardo.

Daniel Engelbrecht
22/08/2007, 14:23
O meu vitarinha qundo roda por estradas de terra com as chamadas "costelas de vaca" parece um liquidificador triturando alimentos sólidos, claro que estou exagerando, mas trepida muito.
Quando isso ocorre passo mais devagar, mas vejo principalmente as caminhonetes passarem "voando" pelas costelas, não sei o que é melhor... ou pior.

O melhor é ir entre 50km/h e 60km/h, pois diminui a trepidação. As caminhonetes estão certas.

Ou senão vai extremamente devagar, subindo e descendo em cada costelinha de vaca. :mrgreen:

MARCELO VITARA SUBMARINO
23/08/2007, 16:32
O melhor é ir entre 50km/h e 60km/h, pois diminui a trepidação. As caminhonetes estão certas.

Ou senão vai extremamente devagar, subindo e descendo em cada costelinha de vaca. :mrgreen:

Amigão,

Uma fonte horrivel de barulho é a porta traseira, na fechadura tem um encaixe tipo C que encaixa numa bola tipo O que fica na porta, pegue uma camara de ar de Bike e recorte uma tira daí, voce pega esta tira e envolve o O da porta, outra coisa é não colocar um pneuzão no estepe, pois pesa demais a porta ocorrendo mais folgas e mais barulhos. Outra fonte de barulho vem debaixo dos bancos, Conferi se o macaco esta preso, chave de roda e manoppla do macaco se tá tudo preso, ha, tem tambem o extintor de incedio, o suporte dele é preso por dois parafusos bem vagabundos que podem estar roçados e fazem barulho pra carai.

Espero ter sanado um bocvado de barulho da sua viatura.

Abs (ja desisti dos baruio do meu)

nanito
23/08/2007, 17:11
Amigão,

Uma fonte horrivel de barulho é a porta traseira, na fechadura tem um encaixe tipo C que encaixa numa bola tipo O que fica na porta, pegue uma camara de ar de Bike e recorte uma tira daí, voce pega esta tira e envolve o O da porta, outra coisa é não colocar um pneuzão no estepe, pois pesa demais a porta ocorrendo mais folgas e mais barulhos. Outra fonte de barulho vem debaixo dos bancos, Conferi se o macaco esta preso, chave de roda e manoppla do macaco se tá tudo preso, ha, tem tambem o extintor de incedio, o suporte dele é preso por dois parafusos bem vagabundos que podem estar roçados e fazem barulho pra carai.

rapaz,

marcelo vitara submarino: agora que vc. comentou sobre o lugar onde fica o macaco e a ferramenta de roda, por acaso esse lugar é embaixo do banco do carona?! bah, não sei como prender aquele macaco, não sei se de repente o estojo do meu macaco não seja o original. Tu não tem fotos aí pra postar do lugar onde se prende o macaco, a chave e o triângulo?!

joilson mattos: cara, o teu vitara tá muito lindo. gostei dessa sua capota de fibra, por acaso, tens o contato de onde é feita esta capota?!

[]´s

Edu Naressi
23/08/2007, 19:41
Caros amigos,
a quantidade e a qualidade das participações neste tópico em tão pouco tempo foi surpreendente para mim, inclusive de membros bastante experientes aqui no fórum e eu gostaria de agradecê-los pelas dicas.
Uma informação que pode até ser útil para outros usuários é que mandei fazer o embuchamento (troca de pino) das portas, inclusive da traseira, numa franquia do sul, que tem lojas em várias partes do Brasil chamada "só portas". O material deles é bem resistente e o serviço feito ajudou a eliminar mais uma fonte de ruídos.
muiot interresante essa capota de fibra nunca inah visto desse modelo!
se pode colocar aqui no forum o contato do cara que faz ela!?

Demarques Ribeiro
23/08/2007, 21:39
Joilson,
Sabe aqueles prendedores de plástico que funcionam sob pressão para prender os acabamentos internos pelo lado de dentro deles?
Pois então, aparentemente com o tempo eles perdem a pressão, deixam os acabamentos mais froxos e aí vem o barulho...
Comprei aqui no rio, em são cristóvão, um monte dessas presilhas por R$2,00, troquei de todos os acabamentos internos, e digo por experiência: os barulhos somem!!!!!Melhorou muito!!!! Minha rua é de paralepípedo, e ag o carro não faz nenhum barulho por dentro!
tenta fazer isso tb, levei uma manhã fazendo isso, aproveitei para colocar a espuma como vc fez na porta!
Abs

Pacheco
24/08/2007, 06:42
Olá, Demarques Ribeiro!

Estive procurando aqui em Porto Alegre e não achei os acabamentos plásticos (presilhas) de que falas. Como queria trocar alguns poucos, entre outros lugares fui também nas concessionárias da chevrolet (aquelas que não tem sequer nem filtro de óleo do vitara à pronta entrega) e solicitaram que encomendasse (a R$ 15 a unidade. Fiz a encomenda a cerca de dois anos atrás e até hoje não chegou... Parece piada mas não é. A situação da concessionária representante da Suzuki é, no mínimo, ridícula. Como muitos outros foristas terão certamente interesse, peço que informes o estabelecimento onde adquirido o material, mesmo que não seja rigorosamente igual aos originais.

JOILSON MATTOS
24/08/2007, 10:53
Caros amigos do fórum,

Gostaria de agradecer os elogios feitos ao vitarinha e também as dicas que são muito boas, pois são experiências já comprovadas.
Quanto ao macaco, chave de roda e outros, pedi para o tapeceiro fazer um porta trecos feito de carpete e ficou muito bom.
Quanto a capota, ela possui teto solar na parte da frente e atrás também e os vidros laterais traseiros podem ser retirados ou não.
Esse vitara pertenceu a uma senhora por 13 anos. realmente esta bem conservado com o filho dela, ele disse-me que a capota foi comprada na concessionária suzuki na mesma época da compra do carro, e ela é muito bem acabada mesmo.

Vi num site uma fábrica no Ceará que fábrica capota de fibra, eles me mandaram e-mail com informações completas, se alguem se interessar postarei aqui o endereço eletrônico.

JOILSON MATTOS
24/08/2007, 15:06
Caros amigos do fórum,

Gostaria de agradecer os elogios feitos ao vitarinha e também as dicas que são muito boas, pois são experiências já comprovadas.
Quanto ao macaco, chave de roda e outros, pedi para o tapeceiro fazer um porta trecos feito de carpete e ficou muito bom.
Quanto a capota, ela possui teto solar na parte da frente e atrás também e os vidros laterais traseiros podem ser retirados ou não.
Esse vitara pertenceu a uma senhora por 13 anos. realmente esta bem conservado. O filho dela disse-me que a capota foi comprada na concessionária suzuki na mesma época da compra do carro, e ela é muito bem acabada mesmo.

Vi num site uma fábrica no Ceará que fábrica capota de fibra, eles me mandaram e-mail com informações completas, se alguem se interessar postarei aqui o endereço eletrônico.

.................................................. ..........................................

Demarques Ribeiro
24/08/2007, 19:19
Pacheco,
segue uma foto das presilhas para ajudar na procura!
a foto é de celular mas tah boa...
abs

Demarques Ribeiro
24/08/2007, 19:20
Pacheco,
envio com a mensagem uma foto das presilhas...
Abs

JOILSON MATTOS
26/08/2007, 01:07
Joilson,
Sabe aqueles prendedores de plástico que funcionam sob pressão para prender os acabamentos internos pelo lado de dentro deles?
Pois então, aparentemente com o tempo eles perdem a pressão, deixam os acabamentos mais froxos e aí vem o barulho...
Comprei aqui no rio, em são cristóvão, um monte dessas presilhas por R$2,00, troquei de todos os acabamentos internos, e digo por experiência: os barulhos somem!!!!!Melhorou muito!!!! Minha rua é de paralepípedo, e ag o carro não faz nenhum barulho por dentro!
tenta fazer isso tb, levei uma manhã fazendo isso, aproveitei para colocar a espuma como vc fez na porta!
Abs
Caro Demarques,
Foi muito bom ter colocado fotos dos fixadores de plástico para que todos identifiquem a peça. Eu já hávia colocado no meu vitara onde estava faltando e essa idéia de substituir todos parece-me boa.
Além das presilhas o tapeceiro colocou tambem espuma fina embaixo das tampas laterais traseiras e nas portas.
Depois de eliminar todas essas fontes de barulhos o carro já melhorou muito, mas concluí que uma outra fonte de ruídos são originados pela capota, ou melhor, pelos vidros laterais traseiros que são removíveis.
A próxima etapa é estudar uma maneira de neutralizar esses ruídos. Acho que nisso pouca gente tem experiências anteriores, pois essa capota é bem rara.
Creio que os vitaras de teto rígido possuem um problema a menos para gerar ruídos, mas mesmo assim prefiro o conversível pelo fato de poder andar aberto e também acho estéticamente as linhas do canvas mais harmoniosas.

JOILSON MATTOS
26/08/2007, 01:31
Amigão,

Caro Marcelo vitara submarino,

Valeu pela dica, coloquei ontem um pedaço da câmara de ar de bicicleta envolvendo o "O" da porta (bem dídatica sua explicação) e não ouvi mais o "tóc tóc" vindo lá de trás.
Quanto ao estepe, o meu é o pneu original 195 SR 15, mas a porta traseira sustenta também o vidro traseiro que é fixado nela, o que eleva o peso da mesma.

JOILSON MATTOS
26/08/2007, 10:44
Depois que eliminei muitas fontes de barulhos internos lembrei-me de mencionar um barulho externo que faz qdo tiro o pé da embreagem após a troca de marchas, parece-me ser folgas do cardã e/ou outras peças.
O mecânico disse ser normal num carro 4x4 usado e que as folgas podem ser mínimas e não compensa mexer.
Esse barulho é comum nos vitaras? Imagino que trocar essas peças seja bem caro, mas o que fazer para remediar?

Jarrão Itj
26/08/2007, 16:05
O meu vitara 4 p 98 acho que eh até silecioso demais o danado, lendo esses vários comentários fico admirado pelo meu silencioso.

Demarques Ribeiro
26/08/2007, 18:26
Joilson,
esses barulhos que vc escuta qd tira o pé da embreagem eu escutava no vitara da minha vó, levei no zé da zézuki em Campo Grande...Ele comentou que existem regulagens para parte dessas folgas (cardans, diferencial traseiro...) e qd ele regulou, parou praticamente todo o barulho...eu disse praticamente todo pq o eixo piloto tava fud...aí depois de trocar parou tudo, de repente no seu caso basta uma regulagem!
abs

Morcego
26/08/2007, 18:38
Depois que eliminei muitas fontes de barulhos internos lembrei-me de mencionar um barulho externo que faz qdo tiro o pé da embreagem após a troca de marchas, parece-me ser folgas do cardã e/ou outras peças.
O mecânico disse ser normal num carro 4x4 usado e que as folgas podem ser mínimas e não compensa mexer.
Esse barulho é comum nos vitaras? Imagino que trocar essas peças seja bem caro, mas o que fazer para remediar?

Joilson,

O cardã tem que trabalhar com uma folga, isto é normal, para evitar trancos tem que mudar a maneira de dirigir, suavizando as mudanças de marchas com a embreagem. Não dou tranco nenhum no meu cardã, mas vejo muitas pessoas dirigindo jeeps, pick-ups na rua e reparo o tranco que alguns dão.:concordo:

Demarques Ribeiro
26/08/2007, 19:26
Joilson,

O cardã tem que trabalhar com uma folga, isto é normal, para evitar trancos tem que mudar a maneira de dirigir, suavizando as mudanças de marchas com a embreagem. Não dou tranco nenhum no meu cardã, mas vejo muitas pessoas dirigindo jeeps, pick-ups na rua e reparo o tranco que alguns dão.:concordo:

bem lembrado Fernando, me corrigindo, não que seja para ficar sem folga, mas folga excessiva tb é prejudicial.
abs

JOILSON MATTOS
26/08/2007, 20:28
bem lembrado Fernando, me corrigindo, não que seja para ficar sem folga, mas folga excessiva tb é prejudicial.
abs

Caro Fernando e Demarques,

Obrigado pelas orientações, era isso mesmo que queria saber. Já que os trancos e as folgas são normais fico mais tranquilo e vou levá-lo na oficina para fazer as regulagens necessárias. Qto ao modo de dirigir, também havia percebido que se dirigisse com suavidade ao soltar a embreagem evitava os trancos. Foi um processo de adaptação, pois o vitara é meu primeiro 4x4 e o meu carro anterior era o esportivo MIURA X8 e a mudança foi mesmo radical.8)

JOILSON MATTOS
26/08/2007, 21:40
O meu vitara 4 p 98 acho que eh até silecioso demais o danado, lendo esses vários comentários fico admirado pelo meu silencioso.

Caro amigo Jarrão,

Parabéns pelo vitara 98, são os mais novos no Brasil. E carros mais novos são mais silênciosos que os que já estão bastante rodados, naturalmente.
Mas essa questão de barulho interno existe até em carros de passeio, imagine em nossos jeeps que rodam por estradas de terra e asfaltos cheio de trepidações. Eles podem até ser mais silenciosos, mas não chegam onde nossos jeeps chegam.:rolleyes:

MARCELO VITARA SUBMARINO
27/08/2007, 12:35
É isso aí moçada, quanto a fixação do macaco e da chave de roda, o macaco é preso sob pressão, debaixo do banco do passageiro há um quadrado, adoro minhas explicações, ehehehehe!!! Pois é neste quadrado voce enfia o macaco fechado e começa a abri-lo até dar pressão, e a chave de rodas tem uns prendores que prendem este. No meu mandei fazer uma capa de carpete e ficou show, mas barulho é foda voce acaba com uns e aparecem outros que voce nunca escutou mas sempre existiram, então concluindo, eu prefiro ficar com os baruios que já conheço!!!! KKKKKKKKKKKKKK

abs a todos

nanito
27/08/2007, 12:50
hmmmm.

Boa essa explicação pro macaco. Pq o meu veio com um estojo plástico pro macaco!! Nem sei se original da suzuki!! Bom, mas vou testar pra ver se ele prende que nem vc disse. Aquele estojo fica andando pra lá e pra cá no porta-malas e é um saco!!

Quanto aos barulhos do vitara, tão reclamando de barriga cheia. Experimentem viajar 50 km de chão batido numa Quantum ano 90. Hahahaha!!

[]´s

nanito
27/08/2007, 12:54
Joilson,
esses barulhos que vc escuta qd tira o pé da embreagem eu escutava no vitara da minha vó, levei no zé da zézuki em Campo Grande...Ele comentou que existem regulagens para parte dessas folgas (cardans, diferencial traseiro...) e qd ele regulou, parou praticamente todo o barulho...eu disse praticamente todo pq o eixo piloto tava fud...aí depois de trocar parou tudo, de repente no seu caso basta uma regulagem!
abs
O barulho embaixo do carro também pode ser o pivô da bandeija traseira. O meu tava gasto e quando acelerava ou desacelerava dava um tranco assustador. Mandei recondicionar toda a bandeija por 150 pilas e ficou jóia!!

[]´s

MARCELO VITARA SUBMARINO
27/08/2007, 12:55
hmmmm.

Boa essa explicação pro macaco. Pq o meu veio com um estojo plástico pro macaco!! Nem sei se original da suzuki!! Bom, mas vou testar pra ver se ele prende que nem vc disse. Aquele estojo fica andando pra lá e pra cá no porta-malas e é um saco!!

Quanto aos barulhos do vitara, tão reclamando de barriga cheia. Experimentem viajar 50 km de chão batido numa Quantum ano 90. Hahahaha!!

[]´s

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKK Ninguem merece viajar numa Quantum 90. Ela vem com uma escola de samba inteira de série. Boa Nanito. KKKKKKKKKKKK

JOILSON MATTOS
28/08/2007, 14:40
rapaz,

marcelo vitara submarino: agora que vc. comentou sobre o lugar onde fica o macaco e a ferramenta de roda, por acaso esse lugar é embaixo do banco do carona?! bah, não sei como prender aquele macaco, não sei se de repente o estojo do meu macaco não seja o original. Tu não tem fotos aí pra postar do lugar onde se prende o macaco, a chave e o triângulo?!

joilson mattos: cara, o teu vitara tá muito lindo. gostei dessa sua capota de fibra, por acaso, tens o contato de onde é feita esta capota?!

[]´s

Caros amigos Nanito, Edu e demais interessados em capota de fibra:

A capota de fibra que está no meu vitara foi comprada na concessionária suzuki na época da compra do carro, ou seja, em 1993. Não sei onde vende atualmente capota igual a minha e nem nunca vi outro vitara com uma capota dessas nem em foto de classificados dos sites de compra e venda.

Vi uma capota de fibra fabricada pela KCR fiberglass. Entrei em contato e eles me enviaram e-mail com todas as informações. O site é:
http://gmmelo10.sites.uol.com.br/

Um abraço

nanito
29/08/2007, 11:20
rapaz,

muito obrigado pela dica, mandei um mail pra eles e recebi todos os detalhes da montagem, assim como o preço. Só o acabamento que eu não achei muito bom, sou bem chato pra essas coisas. Com certeza, a sua capota dá de 10!!

Ainda descubro aonde posso achar uma capota igual à sua!!

[]´s

JOILSON MATTOS
29/08/2007, 13:29
rapaz,

muito obrigado pela dica, mandei um mail pra eles e recebi todos os detalhes da montagem, assim como o preço. Só o acabamento que eu não achei muito bom, sou bem chato pra essas coisas. Com certeza, a sua capota dá de 10!!

Ainda descubro aonde posso achar uma capota igual à sua!!

[]´s

Cara,
a capota do meu vitara está bem conservada por dentro, mas já tem 14 anos e por fora tá precisando de uma pintura e de um conserto na fibra, pois o teto traseiro creio que ficou num sol muito quente e criou uma "barriga" (-u-) e encolheu nas laterais. Ainda não sei como resolver isso.:?:

Abraços