PDA

Ver Versão Completa : vitara por sportage



Ismar Leal Machado
21/08/2007, 16:14
pessoal estou pensando em trocar meu vitara 87/98 preto novinho por uma sportage, o motivo é o seguinte:
eu não estou fazendo trilha uso o vitara só para ir para o trabalho que é relativamente perto porém com muito transito, com isto estou gastando muito combustível.
então pensei em trocar por uma sportage a diesel, que gasta menos e ainda é um carro 4x4 do estilo que eu gosto. parece meio contraditório não é? se estou pensando em economia deveria comprar um fiat uno, mas é que gosto deste estilo de carro.
o que vc acham? o sportage é uma boa opção?
alguém sugere outro modelo/
agradeço a todos por uma dica.

Robinho da Jaguatirica
21/08/2007, 17:04
Caro Ismar,

Vou te relatar um "tiquim" da minha experiência, acabei de adquirir um Sportage 01 TDi completo 92.000km, fino demais, (parece que o antigo dono do carro lavava ele com escovas de dentes) dava até pra desconfiar; eu e a patroa estamos em lua de mel com o carro, muito satisfeitos mesmo, moro em BH e não pego muito trânsito engarrafado, o carro tá fazendo 10,75 km/l, é bem silencioso (por ser diesel), é imponente, anda bem, parece que ganha outro motor com o turbo cheio, só nos morros à pique sem embalo que vira uma tartaruga, mas isso é o de menos; vira um trator na 4x4 reduzida. se vc achar um carro fino, entra pra dentro, seu perfil se parece muito com o meu, então; lua de mel também.
Forte abraço!

Ismar Leal Machado
22/08/2007, 07:11
é o que eu imagino trojão, que eu possa ter um 4x4 com maior economia, o vitara é um sonho, forte, não da manutenção, mas na minha situação atual ele esta disperdiçado, só estou usando para ir trabalhar, estou morando em Aracaju, mas eu adquiri este vitara ai em BH, o Eduardo da Minas motos conhece o carro foi ele quem me indicou este.
bom agora se puder me dizer quanto pogou pelo seu sportage e de que ano é ficaria satisfeito para que eu possa ter um base de quanto esta valendo ai em Minas. pretendo vender meu vitara ai em BH.
um abraço.

Robinho da Jaguatirica
22/08/2007, 09:15
É um Sportage TDi, 00/01, completo de tudo, 92.000 km conferido o velocímetro, a barriga do carro não tem sequer um arranhadinho, paguei 35 mil, andei procurando por uns 4 meses um 4x4 diesel, só encontrava porcaria, e acima de 50 mil, meu capilé não dava, esse carro entrou na toyota e um amigo de lá me ligou na hora, eles me repassaram pelo custo (agência), se vc quizer, posso dar uma olhada pra vc o que tá dando o seu vitara aqui em BH. Vc tá em Aracajú, mas comprou seu carro aqui, vc é daqui?
Forte abraço!



ps.: Geralmente se encontra Sportega fino, ñ é carro de trilheiro, quando muito trilhas leves, todo mundo tem dó, mas pelo que ví, quem tem está satisfeito, só que na hora de vender vai ser duro.

Grassmann
22/08/2007, 09:52
Ismar.....

Vale a pena mesmo????
Se você roda pouco, não sei se vale a pena a economia.
Você vai empatar pelo menos uns R$10k na troca, pra economizar quanto por mês? Se deixar esse dinheiro aplicado, talvez ajude a pagar o combustível.
Agora, se você quer trocar por outro motivo pessoal, isso já é outra história...


[]'s

Ismar Leal Machado
22/08/2007, 14:36
trojão eu mudei para aracaju a menos de um mes, eu morava perto de BH. eu não sei quanto esta valendo o vitara ai em Bh hoje, sei que paguei 26000 no meu e investi em revisão e coloquei um bagageiro de teto.
ao mais o carro não da defeito então não tive mais gastos.
bom talvez vc possa me dizer o quanto esta valendo por ai. pretendo anuncia aqui no forro se eu for realmente vender, vou pensar direito como disse o grassmann, eu pretendo vender pensando somente em economia mesmo por que amo o vitara.
agradeço qualque ajuda..um abraço fraterno.

Ismar Leal Machado
22/08/2007, 14:36
bom acho que é isto.

Flavio Miranda
22/08/2007, 23:16
Ismar,

Já tive Vitara Auto, Mecanico e Sportage 98 gasolina.

Para o uso que vc menciona qualquer um é bem vindo.

Se vc pesquisar aqui no Forum com as palavras Sportage + Flavio Miranda vai encontrar meu relato detalhado sobre a experiencia que eu tive com o koreano.

Em resumo, eu acho que vc vai fazer uma bela cagada, trocando o Vitara pelo Sportage. Se em SP já é um parto para conseguir peças para o Sportage, imagino no NE !

Veja.... esta é a MINHA opinião e experiencia !!!!!

Por 35 k eu compraria uma Hilux Sw4 ou ficaria na familia Vitara.

[ ] s

Ismar Leal Machado
23/08/2007, 07:07
não tenha receio em expor tua opinião Flávio, eu não sei nada da sportage, e por isto que vim aqui, para aprender e tentar junto com quem sabe fazer a coisa certa.
eu lhe agradeço muito por compartilhar comigo tua experiência, desta forma consigo prever um futuro que possivelmente não me será vantajoso.
como disse no início do tópico o motivo de eu pensar em trocar seria somente o fator econômico, então não posso trocar um problema por outro ainda maior.
vou refletir melhor sobre isto.
um abraço fraterno.*.

EGil
23/08/2007, 07:22
Ismar,

Concordo com o Flavio, tive uma Grand Sportage 99 turbo diesel, em consumo e conforto ela muito boa, mas na manutenção vc vai arranjar uma grande dor de cabeça, existem alguns itens problematicos, e as vezes até "misteriosos" como um próprio mecanico da Kia me passou...
Eu não trocaria, ...

Jegue de Chuteira
23/09/2007, 21:03
Amigo! ! !
Não troque o seu Vitara um Sportage, pois eu me arrrrrependo até hoje. Agora comprei um outro Vitara.
Um abraço

Joao Baeta
24/09/2007, 00:30
:arrow:Sou ++++ Vitara!!!!!
Se der qq problema..... Vai complicar as peças...Pois geralmente são colombianos....
O meu GV TD 2001 é o msm motor do SPTG (2.0 de 87cv) .... Exelente motor! Economico...Anda bem.....
:concordo:

RHL
24/09/2007, 11:37
Eu também prefiro o vitara...

gmlima
01/09/2008, 10:59
Prezado Trojão,
Também adquiri recentemente um Sportage TDI - completíssimo. Estou impressionado com a economia de combustível x conforto. Meu Palio 1000, utilizado na troca, dava cerca de 7-8Km/L, com todo o desconforto e as maldições de um motor 1000 em BH.
Quando adquiri um dos itens que verifiquei no mecânico foi a tração, estava OK !!! Agora tenho observado que quando preciso utilizá-la (em lugares com pouco esforço requerido) ocorre uma pancada e um barulho como se estivesse desengrenando. Já tive um jeep, dos clássicos e só faltava subir na vertical. Não sei se essa é uma característica do carro, mas a 4x4, comparada com o jeep, é bastante fraca. Pode ser que no meu esteja com problemas.
Outra coisa você saberia me dizer onde conseguir bagageiro e quebra mato ??
Abraços,
GMLIMA

Robinho da Jaguatirica
01/09/2008, 11:41
Caro GMLIMA,

Acredito que a sua roda livre deva estar sem lubrificação, ou com a mola com muita pressão, ou com pouco vácuo, nunca tive maiores problemas na 4x4, e te garanto uma coisa, na reduzida, ela vira um trator. Qualquer coisa traz ela pra gente trocar uma idéia, tenho alguns teste que dá pra saber se está tudo ok ou tem alguma caca.:putz:
Quanto ao quebra-mato e bagageiro, prepare-se, são caros pra caramba.:parede: O quebra-mato até que encontra pra comprar usados, mas os bagageiros terá que furar o teto, não sei se compensa.

Boa lama!


Robinho



Prezado Trojão,
Quando adquiri um dos itens que verifiquei no mecânico foi a tração, estava OK !!! Agora tenho observado que quando preciso utilizá-la (em lugares com pouco esforço requerido) ocorre uma pancada e um barulho como se estivesse desengrenando. Já tive um jeep, dos clássicos e só faltava subir na vertical. Não sei se essa é uma característica do carro, mas a 4x4, comparada com o jeep, é bastante fraca. Pode ser que no meu esteja com problemas.
Outra coisa você saberia me dizer onde conseguir bagageiro e quebra mato ??
Abraços,
GMLIMA

Flavio Miranda
01/09/2008, 14:03
GMLima,

Retire os parafusos da roda livre e verifique a lubrificacao, mola e se o anel com 3 "travinhas" não está com uma delas quebrada.
Minha Sportage era 97/98 e pela falta de lubrificacao (de um lado só ?!?), esta trava quebrou e eu só descobri na trilha.
Quando vc ver o quanto esta trava é frágil, vai ficar inconformado ...
Se for usar bastante a tração, troca por uma manual AVM e esquece.

Procura melhor de onde vem este barulho, pois pode ser o problema cronico do eixo traseiro do Sportage, que é muito fraco e que facilmente apresenta folga. Assim, ao levar o torque para a coroa/pinhao, vc ouve uma batida de metal (TÉIN !!!) e um tranco.
Na 4x4 reduzida, como o torque é maior, vc passa a perceber o que em 4x2 vc pode achar normal.

Por fim, eu tb não confio muito no cambio... se colocarem o óleo errado e o mecanico não tiver a manha na montagem, ele pode apresentar uma série de sintomas estranhos e misteriosos. Inclusive marchas que não entram !!

--------------

Em paralelo....

Estou com o Vitara automatico há 1 ano e já fiz umas 4 ou 5 trilhas com ele, algumas de respeito (Pinheirinho, Japi, etc) e, mesmo com o cambio meia boca (falta trocar o kit master) e consequente perda de torque, ele segue em frente passando por tudo que a altura do diferencial permite.
Por enquanto, Zero de despesa, além de oleo, lonas, etc.
Nada de folga nos diferenciais, nada de folga nas cruzetas, roda livre funcionando normal....

[ ]s

Robinho da Jaguatirica
01/09/2008, 14:22
Flávio miranda e GMLIMA,

As RL da s TDi são diferentes, não têm as 3 travinhas que quebram à toa, nem por isso deixam de dar problemas, como elas funcionam a vácuo, se uma mangueira estiver furada ou a válvula solenóide não estiver funcionando perfeitamente, vai dar caca.:parede: Como vc disse que está sem força, acredito que o acoplamento deva estar comprometido, a mola em questão é a da marca em anexo, ou a reduzida não está engatando, pq nunca ví ninguém reclamar da força desta viatura em reduzida, ainda mais sendo diesel TDi.
Sempre verifico o estado das minhas, nunca me deixaram na mão, o maior problema que vejo nas Sportages é a sua altura, ela é baixinha demais pra trilhas médias e pesadas,mas nas leves e expedições é uma bela viatura.:palmas:

Boa lama!


Robinho

Flávio Medeiros
09/09/2008, 14:39
Olá pessoal.
Gostei do tópico aí, pois é bom quando se tem opiniões diferentes e divergentes.
Também to querendo comprar uma viatura 4x4, não para trilhas, mas para vigens e uso no sítio.
Tô mais inclinado para o Vitara. Vcs podem me dizer como é o consumo dele na cidade e estrada? ANda bem na rodovia? Ou é meio lerdão...
E quanto aos 16v automáticos? Compensa? Ou dá muito problema de manutenção?
Se puderem me ajudar... Valeu. ABraço.

SILVIO FERNANDES
15/11/2008, 15:12
pessoal estou pensando em trocar meu vitara 87/98 preto novinho por uma sportage, o motivo é o seguinte:
eu não estou fazendo trilha uso o vitara só para ir para o trabalho que é relativamente perto porém com muito transito, com isto estou gastando muito combustível.
então pensei em trocar por uma sportage a diesel, que gasta menos e ainda é um carro 4x4 do estilo que eu gosto. parece meio contraditório não é? se estou pensando em economia deveria comprar um fiat uno, mas é que gosto deste estilo de carro.
o que vc acham? o sportage é uma boa opção?
alguém sugere outro modelo/
agradeço a todos por uma dica.







Ismar, boa tarde!
qual é o modelo do seu vitara? ele é 4x4? dependendo do que pede por ele eu estou pensando em comprar um 4x4 podemos tentar uma negociaçao apesar de estarmos bem longinho né, mas dai vou buscar e ja esperimento o carro ai no nordeste que morro de vontade de conhecer.....

abração

Silvio Fernandes
Cristina-MG

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 03:10
o meu tio não se desfaz do vitara dele tão facilmente, pegou com motor fundido (pq o dono antigo rodou SEM ÓLEO) e adaptou um a diesel... em trechos planos da br101 chega a fazer 16km/l