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Ver Versão Completa : Debates s/ Carburadores p/ 6cc GM



AlexSanches
21/08/2007, 10:30
Gostaria de obter opiniões a respeito dos vário tipos de carburadores que são usados em motores 6cc GM (3E, Webber 446, DFV 228, etc) cujo o motor foi adaptado em uma F75 c/ câmbio Clark260.
O pessoal mais experiente poderia me orientar sobre:
-Consumo.
-Custo/Benefício.
-Àlcool ou Gasolina.
-Rendimento Cidade/Campo.
Já agradeço a todos.
Um abraço.
Alex

fontana
21/08/2007, 13:09
Gostaria de obter opiniões a respeito dos vário tipos de carburadores que são usados em motores 6cc GM (3E, Webber 446, DFV 228, etc) cujo o motor foi adaptado em uma F75 c/ câmbio Clark260.
O pessoal mais experiente poderia me orientar sobre:
-Consumo.
-Custo/Benefício.
-Àlcool ou Gasolina.
-Rendimento Cidade/Campo.
Já agradeço a todos.
Um abraço.
Alex

melhor de todos em questão de consumo e rendimento é o dfv 446......mas se balançar, subir, descer demais afoga.....
então coloca o 3e e seja feliz......

Lucas Nassif
21/08/2007, 21:05
E prum GM 4400 a álcool?? Qual melhor bura??

Ate!!

AlexSanches
22/08/2007, 10:12
melhor de todos em questão de consumo e rendimento é o dfv 446......mas se balançar, subir, descer demais afoga.....
então coloca o 3e e seja feliz......

Valeu pelo toque Fontana.
Dá muita diferença o 446 p/ o 3E?

edwint
30/08/2007, 11:19
Conforme a revista AUTOPOWER edicão julho de 2004, foram testados tres carburadores em um motor 6cil a gasolina: solexh34, weber 48 e holley 700cfm.

Foi obtido os seguintes resultados:
SOLEX H34: 254cv a 4.900rpm
WEBER 48: 283cv a 5.500 rpm
HOLLEY 700 cfm: 295cv a 5.500 rpm (intalado na diagonal)
HOLLEY 700 cfm: 319cv a 5.500 rpm (instalado longitudinalmente c/ cuba p/ frente)

Tudo medido num dimanometro. mas pra que tanta potencia, não é mesmo?

Isso tudo num motor bem preparadinho, acredito eu, que num motor comum, com apenas um comando a alcool e um dimensionado p/ escapamento, um HOLLEY 600cfm cairia muito bem.


Me corrija por favor se estiver errado.

Kim
30/08/2007, 17:10
Valeu pelo toque Fontana.
Dá muita diferença o 446 p/ o 3E?

É grande a diferença, na tabela do edwint, o 3E, seria o primeiro, segudo do H34 SEIE.

A vantagem do 3E (que tenho) versa sobre a econômia que se alcansa, sem perder muito o rendimento, sem contar que afoga pouco em inclinações.

Abraços.

Kim.

edwint
31/08/2007, 09:19
É grande a diferença, na tabela do edwint, o 3E, seria o primeiro, segudo do H34 SEIE.

A vantagem do 3E (que tenho) versa sobre a econômia que se alcansa, sem perder muito o rendimento, sem contar que afoga pouco em inclinações.

Abraços.

Kim.


concordo o 3e é um exelente carburador p/ nosso dia/dia, ja tive num opala 92 e passei o segundo estagio p/ mecanico, melhorando ainda mais...

Lucas Nassif
31/08/2007, 19:06
concordo o 3e é um exelente carburador p/ nosso dia/dia, ja tive num opala 92 e passei o segundo estagio p/ mecanico, melhorando ainda mais...

O 3E aguenta o 4.400 a álcool ou o 446 é melhor??

:concordo:

fabiano carraro
07/10/2007, 19:36
o 3E seria o ideal pro seu motor a nivel de trilha LUCAS,teria apenas que aumentar em 2 pontos a giclagem original do combustivel (alcool),e em 4 pontos o do ar ,lembrando que o seu filtro de ar nao podera causar muita restriçao senao o motor perde muita força e afoga com facilidade!!!!!oque faço aq na oficina é mudar a posiçao do carburador,inverto ele de lado, onde esta o parafuso unico coloco,no lugar de onde esta os dois (para isto tera que tirar o coletor e levar a uma retifica de cabeçotes para que troquem de lugar os parafusos)tem haver com fluxo ok,e facilita um monte a passagem dos cabos de acelerador e afogador deixando o carbura + longe tambem do hidrovacuo .....,mas ç o problema nao for economia no mato(estrada a coisa muda de figura.por um milhao de variaveis) pegue um "DFV446"e abra as borboletas dele pra 38.5mm,ixxxi quase uma "40rentinha"e use a regulagem de tabela dos "V-8 a gasolina" só que use alcool,ok,salvo algumas diferenças de motores visto que um motor nunca é igual ao outro mesmo tendo saidos da fabrica no mesmo instante,pequenos acertos serao nescessarios,e por incrivel que pareça o consumo nao sera muito maior doque com o 3E.algo em torno de 10%,só que nao ç assuste com a força que seu motor te empurrara contra o banco ok, ps:uma variavel seria a pressao dos pneus ao sair da trilha ,outra a quantidade de barro,outra o alinhamento da direçao,sujeira no radiador,........

Lucas Nassif
07/10/2007, 19:54
o 3E seria o ideal pro seu motor a nivel de trilha LUCAS,teria apenas que aumentar em 2 pontos a giclagem original do combustivel (alcool),e em 4 pontos o do ar ,lembrando que o seu filtro de ar nao podera causar muita restriçao senao o motor perde muita força e afoga com facilidade!!!!!oque faço aq na oficina é mudar a posiçao do carburador,inverto ele de lado, onde esta o parafuso unico coloco,no lugar de onde esta os dois (para isto tera que tirar o coletor e levar a uma retifica de cabeçotes para que troquem de lugar os parafusos)tem haver com fluxo ok,e facilita um monte a passagem dos cabos de acelerador e afogador deixando o carbura + longe tambem do hidrovacuo .....,mas ç o problema nao for economia no mato(estrada a coisa muda de figura.por um milhao de variaveis) pegue um "DFV446"e abra as borboletas dele pra 38.5mm,ixxxi quase uma "40rentinha"e use a regulagem de tabela dos "V-8 a gasolina" só que use alcool,ok,salvo algumas diferenças de motores visto que um motor nunca é igual ao outro mesmo tendo saidos da fabrica no mesmo instante,pequenos acertos serao nescessarios,e por incrivel que pareça o consumo nao sera muito maior doque com o 3E.algo em torno de 10%,só que nao ç assuste com a força que seu motor te empurrara contra o banco ok, ps:uma variavel seria a pressao dos pneus ao sair da trilha ,outra a quantidade de barro,outra o alinhamento da direçao,sujeira no radiador,........

Fala Carraro, tudo bem?

Bom, 3E fica pouco pro Gm mesmo....vou colocar o Solex H34 e ver no que que dá!!:confused:

:concordo:

fabiano carraro
07/10/2007, 20:37
SOLEX H 34,foi o carburador mais usado e preparado nas pistas de corrida aq no sul na categoria marcas,era oque mais aceitava preparaçao visto que nao podiamos usar peças importadas e a cilindrada dos motores era obrigatoriamente 1.6lt,+como o regulamento permitia mexer apenas no "fluxo" faziamos verdadeiros milagres,desde aliviar pino de pistoes ate mesmo retirar tudo de dentro do alternador,pra ganhar giro,=+hp, (quando nao nos pegavam,ganhavamos alguns decimos nas retas,hehehehe),chegamos a tirar (160cv)de motores originais AP,só com alivio/balanceamentos/e traquinagens,hehehehe,e olha que os motores eram obrigados a andarem + tambem durarem em media 2horas de pau direto,isto quando o piloto nao era quebrado(dindin) e eramos obrigados a correr com o mesmo motor por ate 6 meses.dae explodia,hahahahah,opa mas voltando ao H34 o unico problemas deles é que a valvula de aceleraçao joga o combustivel passando pela tampa,e esta quando empena causa buraco nas aceleraçoes,(o ar é mais veloz doque o combustivel,entao é por isto que existe estas valvulas,ok),entao ç o seu carburador nao for muitissimo zerado,mandeo a um torneiro de confiança e peça pra ele fazer um pequeno rebaixo no local por onde sai o fluxo de combustivel no corpo e outro na tampa ai de um jeito de colocar ai um pequenino tubinho que faça a ligaçao entre o corpo e a tampa,aq uso um o'ring ,(um milhao de problemas ç resolvera com isto),ok,a e aproveitando mande colocar helicoil nas roscas da valvula de maxima(.....),esta valvula da acesso aos gicles e espanam com bastante facilidade ç começarem a fuçar em giclagem,feito isto acho o H34 quase tao bom quanto o 3E pra trilha,em funcionamento nao força.ok ate+, que agora vou brincar com meu filho!!!!!!heheheheeh eta muleque gente boa.

fontana
08/10/2007, 13:41
o 3E seria o ideal pro seu motor a nivel de trilha LUCAS,teria apenas que aumentar em 2 pontos a giclagem original do combustivel (alcool),e em 4 pontos o do ar ,lembrando que o seu filtro de ar nao podera causar muita restriçao senao o motor perde muita força e afoga com facilidade!!!!!oque faço aq na oficina é mudar a posiçao do carburador,inverto ele de lado, onde esta o parafuso unico coloco,no lugar de onde esta os dois (para isto tera que tirar o coletor e levar a uma retifica de cabeçotes para que troquem de lugar os parafusos)tem haver com fluxo ok,e facilita um monte a passagem dos cabos de acelerador e afogador deixando o carbura + longe tambem do hidrovacuo .....,mas ç o problema nao for economia no mato(estrada a coisa muda de figura.por um milhao de variaveis) pegue um "DFV446"e abra as borboletas dele pra 38.5mm,ixxxi quase uma "40rentinha"e use a regulagem de tabela dos "V-8 a gasolina" só que use alcool,ok,salvo algumas diferenças de motores visto que um motor nunca é igual ao outro mesmo tendo saidos da fabrica no mesmo instante,pequenos acertos serao nescessarios,e por incrivel que pareça o consumo nao sera muito maior doque com o 3E.algo em torno de 10%,só que nao ç assuste com a força que seu motor te empurrara contra o banco ok, ps:uma variavel seria a pressao dos pneus ao sair da trilha ,outra a quantidade de barro,outra o alinhamento da direçao,sujeira no radiador,........

axei mais um doido que gosta do DFV446..........
vc teria como me passar as medidas das canetas dispoviveis no mercado do 446????
eu compro de um vendedor de porta de oficina que tem quase tudo, mas não bate as medidas com a tabela weber que eu tenho aqui.......
vc saberia me dizer os diametros dos furos da caneta do Dodge???
eu tava usando canetas de aluminio tiradas de um carburador de Dodge com diametro 3,5 e furos de 1mm (mais ou menos) e gigles 23 rodando a gasolina no meu OHC do Maverick......
tava bom........mas dai resolvi colocar as canetas A7 (aquelas cheias de furos) e gigles 25, que segundo a tabela é a rtegulagem da C20......simplesmente não da pra acelerar....fico animal......

só não entendi a regulagem do V8 a gaolina no alcool........vai fica fino o motor.........
e uma pergunta:
dfv na trilha não afoga muito nao??? balanços, vira pra cima pra baixo..........
um dia eu encostei o Maverick num barranco (ta ainda amassada a lateral) a minha sorte que afogou o motor e não pego mais.......só saiu de la com o guincho......
por isso q eu axo que o dfv na trilha não vai..............

antes q eu esqueça, meu dfv faz mais economia na cidade dq na estrada.........
na cidade pq eu ando devagar...........ja na estrada........ele convida.........

fabiano carraro
08/10/2007, 16:04
Nos Que Faço Aq Uso,a Regulagem De Tabela Do Motor V-8 A Gasolina Nos 4.4 6cc A Alcool,ficam Bastante Fortes E Economicos,+- 5 De Alcool.as Regulagens Sao De Canetas (a-70)com Gicles De Combustivel (27)as Canetas Sao Aquelas Cheia De Furinhos Bem Pequenos,no Alcool Possuem 4 Furos Maiores.......e A Caneta é (a-7).quanto A Falhar Em Subida?????????ainda Nao Tivemos Este Problema + Pode Ser Que Ocorra Pois A Cuba Tem A Mesma Pressao Da Atmosfera E Ai Pode Ser Que Trasborde,(talves Por Usarmos Regulagens De Boia Diferente) ,quanto A Sujeira Uso Um O'ring De Vedaçao Em Cima Do Pistao De Injeçao,e Um Otimo Filtro.PS:Ç PRECISAR DE INFORMAÇOES TEM A (TECCARBO)aq em curitiba o fone é o 41-32765654,e eles tem muita coisa de carbura.T+

fontana
08/10/2007, 19:00
Nos Que Faço Aq Uso,a Regulagem De Tabela Do Motor V-8 A Gasolina Nos 4.4 6cc A Alcool,ficam Bastante Fortes E Economicos,+- 5 De Alcool.as Regulagens Sao De Canetas (a-70)com Gicles De Combustivel (27)as Canetas Sao Aquelas Cheia De Furinhos Bem Pequenos,no Alcool Possuem 4 Furos Maiores.......e A Caneta é (a-7).quanto A Falhar Em Subida?????????ainda Nao Tivemos Este Problema + Pode Ser Que Ocorra Pois A Cuba Tem A Mesma Pressao Da Atmosfera E Ai Pode Ser Que Trasborde,(talves Por Usarmos Regulagens De Boia Diferente) ,quanto A Sujeira Uso Um O'ring De Vedaçao Em Cima Do Pistao De Injeçao,e Um Otimo Filtro.PS:Ç PRECISAR DE INFORMAÇOES TEM A (TECCARBO)aq em curitiba o fone é o 41-32765654,e eles tem muita coisa de carbura.T+

não to conseguindo capta as tuas canetas.......
essa tal de a-70, as 260, 355 que tem na tabela weber q eu tenho aqui nunca descobri quais elas são ou se midaram de numeros.....
mas eu sempre uso as de diametro 3,5 e depende da furação gigles no maximo 27 pra gasolina........
como eu falei to usando as a-7 que tem 3,5 e 20 furos de mais ou menos 1,5mm com gigle 25, que pela tabela é do opala 6gas......
nivel de cuba eu sempre procuro deixar o maximo possivel com bomba mecanica......ja com eletrica deixo um pouco mais baixa........
bom eu gostaria de ver fotos das canetas só pra saber o nome delas............

fabiano carraro
09/10/2007, 17:27
ixxxxxxi FONTANA foto de caneta só ç for bic.heheheheeh,vou ver quando desmontar um carbura aq pra revisao ç consigo postar ok,no mais tenta entrar em contato com a moça da TECCARBO que passei o fone e ver com ela.T+

Skill
30/10/2008, 17:56
ae, pessoal e o melhor carbura pro BF 161...hehehe é possível melhorar?
tks

edwint
30/10/2008, 20:41
quer fazer MUITO BONITO coloca um quadrijet HOLLEY 600CFM ( com a cuba virada p/ frente rende muito mais que com as cubas em transversal)... agora, ja vi 6 canecos com dfv corpo simples andando muito bem...

Lucas Nassif
30/10/2008, 21:31
ae, pessoal e o melhor carbura pro BF 161...hehehe é possível melhorar?
tks

Estou em fase final de projeto para colocar um DFV446 no BF161.
Espero que dê certo!

:concordo:

edwint
25/11/2008, 18:05
O 3E aguenta o 4.400 a álcool ou o 446 é melhor??

:concordo:

eu voto no 3E, o 446 apronta uma "babação" de gasolina, mesmo estando bem regulado...

Zepi
25/11/2008, 20:32
Bom eu vou de webber446, pois uso gnv, e ele não entope, não afoga, nem engasga e etc.
Já usei ele num Bf 284(3000), e fui diminuindo os esguichos até chegar em 25...e ainda pretiava as velas....e isso que eram 3000 cilindradas...num 2600 sei não...o bom seria melhorar a queima, com ignição e taxa.


Abs

trovãojeep
25/11/2008, 23:50
galera onde concigo comprar um carburador zerado ( novo ) pra colocar num cc gm que estou colocando numa rural?Qual seria o melhor para ter economia sem perder força? achei um 4cc zero, sera que ficaria bom, ou vai faltar gazolina?

fabiano carraro
06/06/2009, 14:20
ae, pessoal e o melhor carbura pro BF 161...hehehe é possível melhorar?
tks


SOLEX H40 (só abrir mais os furos dos prisioneiros no cabeçote e colocar a valvula de maxima curta nele,pois se for a longa ela bate na tampa de valvulas, ficam excelentes...):concordo:

Tonny Fontana
09/12/2009, 22:45
Ola pessoal !
Tenho um DFV 446 no meu 6cc 250S. Alguém sabe como deixar ele menos vulnerável ä sugeira nas trilhas ?
Já troquei filtro ar, mas quando bate água ou lama ele "embuga" e a falhadeira é total...
Obrigado pelas dicas já comentadas...

Sandro Marcos
12/03/2020, 15:08
o 3E seria o ideal pro seu motor a nivel de trilha LUCAS,teria apenas que aumentar em 2 pontos a giclagem original do combustivel (alcool),e em 4 pontos o do ar ,lembrando que o seu filtro de ar nao podera causar muita restriçao senao o motor perde muita força e afoga com facilidade!!!!!oque faço aq na oficina é mudar a posiçao do carburador,inverto ele de lado, onde esta o parafuso unico coloco,no lugar de onde esta os dois (para isto tera que tirar o coletor e levar a uma retifica de cabeçotes para que troquem de lugar os parafusos)tem haver com fluxo ok,e facilita um monte a passagem dos cabos de acelerador e afogador deixando o carbura + longe tambem do hidrovacuo .....,mas ç o problema nao for economia no mato(estrada a coisa muda de figura.por um milhao de variaveis) pegue um "DFV446"e abra as borboletas dele pra 38.5mm,ixxxi quase uma "40rentinha"e use a regulagem de tabela dos "V-8 a gasolina" só que use alcool,ok,salvo algumas diferenças de motores visto que um motor nunca é igual ao outro mesmo tendo saidos da fabrica no mesmo instante,pequenos acertos serao nescessarios,e por incrivel que pareça o consumo nao sera muito maior doque com o 3E.algo em torno de 10%,só que nao ç assuste com a força que seu motor te empurrara contra o banco ok, ps:uma variavel seria a pressao dos pneus ao sair da trilha ,outra a quantidade de barro,outra o alinhamento da direçao,sujeira no radiador,........

Fabiano, onde encontro um vídeo explicando a alteração... mudança da posição do carburador, invertendo de lado??