PDA

Ver Versão Completa : Freio de mao na Rural 4x4. E possivel??

ruralsempre
21/08/2007, 08:26
Ola a todos,

Gostava de vos perguntar se é possivel inventar a adaptacao de um freio de mao na rural semelhante ao que existe nos carros mais modernos.

No outro dia aos freios da minha rural nao responderam e bati num muro, o que vale e que a distancia era apenas de 5 metros e estava saindo de um posto de gasolina. Fiquei com medo pois se tivesse um freio de maos tinha acionado na hora. E bom ter um para medida de segurança.

Por esse fato vos escrevo de modo que quem ja tenha feito alguma invençºao ou adaptacao que queira postar aqui para que todos saibam como se faz e adapta na rural.

Nao tenho a minima ideia de como adaptar. Quando comprei a minha rural esta ja tinha tudo mudado do original, o direcao hidraulica, caixa de velocidades mudada, etc. Nao existe freio de mao.

Abraços.

Miguel

Zepi
21/08/2007, 09:42
Amigo acho até legal sua idéia,mas frente ao que relatou,penso eu,que deveria se preocupar muito(muito mesmo) com sistema de freio em si,como um bom conjunto de servo freio,freios(bons) a disco.
É o que penso...freio de mão não foi feito para parar o carro em qualquer velocidade...(ainda + com esse peso..)somente para travá-lo estaciondado.
É muito bom ter um bom freio de mão,mas acho que um bom sistem de freio é impreterível!

Abs

ADRIO DIAS
21/08/2007, 11:05
RuralSempre,
concordo pelnamente com que o Zepi falou acho que o que vai resolver o seu problema é adaptar pedaleiras suspenças e dar uma revisada no seu freio ou se for possivel e acesivel para o seu bolso,partir para o freio a disco.Pois como o Zepi falou freio de mao nao foi feito para travar o veiculo em movimento e sim deixar o veiculo "ancorado" quando ele estiver devidamente estacionado.Mas se mesmo depois desse upgrade que relatamos aqui você ainda quiser dar uma melhorada no freio de mão uma boa pedida é o freio de mão acoplado ao cardã que foi desenvolvido pelo Berga.Da uma olhada nesse topico que lá fala direitinho tudo que você vai precisar saber sobre ele http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=29301.

Zepi
22/08/2007, 10:24
... boa pedida é o freio de mão acoplado ao cardã que foi desenvolvido pelo Berga...

Boa dica Adrio!Assino em baixo!

Abs

LucianDaRolt
25/08/2007, 18:39
alguem tem novidades desse kit ai? preço fotos e onde comprar?
abraçO

Zepi
25/08/2007, 19:30
tem um tópico falando disso no fórum...
só usar a pesquisa...

aBS

glaucos_vr
03/08/2009, 17:45
Pessoal, pesquisei um pouco e não achei nada referente a freio de mão (ou pé...:-D) e suas possíveis adaptações na Rural. Alguém poderia me ajudar????
Lembrando que a minha Rural tem Kit-gás e freio a disco na dianteira, portanto tenho que ser vistoriado pelo INMETRO.

[]´s aguardando sugestões :concordo:

Loiro
03/08/2009, 19:32
Pessoal, pesquisei um pouco e não achei nada referente a freio de mão (ou pé...:-D) e suas possíveis adaptações na Rural. Alguém poderia me ajudar????
Lembrando que a minha Rural tem Kit-gás e freio a disco na dianteira, portanto tenho que ser vistoriado pelo INMETRO.

É só colocar o freio a disco com freio de mão.
O kit do berga tem.
E eu tentando me livrar dos acessórios do freio de mão. :putz::mrgreen:
[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 22:32
não lembro com exatidão se era original ou adaptado, mas a última vez que eu vi um comando de freio de mão numa rural era por alavanca embaixo do painel como na kombi, com uma espécie de maçaneta... a propósito: a L200 quadrada que o meu avô teve usa um sistema parecido...

Loiro
03/08/2009, 22:44
não lembro com exatidão se era original ou adaptado, mas a última vez que eu vi um comando de freio de mão numa rural era por alavanca embaixo do painel como na kombi, com uma espécie de maçaneta... a propósito: a L200 quadrada que o meu avô teve usa um sistema parecido...

A minha tem essa alavanca embaixo do painel. To esperando sair dos cavaletes pra eu arrancar! :mrgreen:
Parece que tem no pé também...
[]'s

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 22:51
A minha tem essa alavanca embaixo do painel. To esperando sair dos cavaletes pra eu arrancar! :mrgreen:
Parece que tem no pé também...
[]'s

no pé eu não gosto, fica ruim por causa do pedal da embreagem, e às vezes não dá de fazer o punta-tacco ao arrancar num aclive...

Ismar Leal Machado
04/08/2009, 19:10
Amigo o melhor sistema de freio estacionário é fazer com que o canduite condutor do óleo passe por dentro do carro, antes da distribuição para as rodas, colocasse uma pequena chave (fecha/abre). aciona o pedal de freio e fecha a chave com o pedal acionado e pronto. fica as quatro rodas travadas. aqui se usa até como mecanismo de segurança, já que se pode colocar esta pequena chave em um lugar mais escondido. porque uma vez fechada o carro não se move mesmo, principalmente tendo freio a disco, mesmo que só na dianteira.

espero que tenha entendido...

Wilson Oliveira Santos
04/08/2009, 21:01
Glaucos, na minha rural adaptei o frei do galax, ou landau. Ele é acionado pelo pé, mas é liberado pela mão. É só fixar no cantinho do lado esquerdo. não incomoda e nem atrapalha o funcionamento da embreagem. o sistema é completo e plug-and-play. A vantagem é que é barato, e não precisa fazer nenhuma adaptação das alavancas o sistema vem completo.

Júnior_NF
05/08/2009, 12:28
Para a minha eu comprei o sistema de acionamento da S10 (no pé), vou instala-lo nos próximos dias. :shock:

Zé Renato
06/08/2009, 09:10
E cadê as fotos pessoal, sem fotos não tem graça :mrgreen:

Postem fotos dos sistemas, pra gente comparar o funcionamento de cada um, e ver qual o que melhor se adapta as várias necessidades! :parede:

Vamos lá fotos! :palmas:

jair gobbo
06/08/2009, 23:58
Ola pessoal tenho uma F75 a minha ja tem o freio de estacionamento eu acho que é original porque não tem nehum sinal de adptação.

Ronaldo Petri
10/08/2009, 17:24
O esquema que o ISMAR falou acima eu tenho na McLaren, se trata de uma válvula que é instalada dentro da viatura a caminho dos freios traseiros. A minha rural tem discos na traseira, não sei como seria no caso de freio a lonas. Este sistema tem prós e contras.

Prós: Muito prático; ótimo para sair em ladeiras muito ingremes; para trilha então melhor ainda; não precisa ficar regulando; se por acaso estourar algum flexível traseiro você pode fechar a válvula e assim continuará tendo freio dianteiro.

Contra: Este sistema depois de uma hora que o carro estiver estacionado, vai começar a soltar e o carro descer. O próprio fabricante já avisa o comprador sobre isso.

Segue uma foto pra ilustrar, mas desculpem a má qualidade da imagem pois é de celular.
Obs: a alavanca logo abaixo da válvula está desativada.

Duda Lopes
10/08/2009, 18:37
O esquema que o ISMAR falou acima eu tenho na McLaren, se trata de uma válvula que é instalada dentro da viatura a caminho dos freios traseiros. A minha rural tem discos na traseira, não sei como seria no caso de freio a lonas. Este sistema tem prós e contras.

Prós: Muito prático; ótimo para sair em ladeiras muito ingremes; para trilha então melhor ainda; não precisa ficar regulando; se por acaso estourar algum flexível traseiro você pode fechar a válvula e assim continuará tendo freio dianteiro.

Contra: Este sistema depois de uma hora que o carro estiver estacionado, vai começar a soltar e o carro descer. O próprio fabricante já avisa o comprador sobre isso.

Segue uma foto pra ilustrar, mas desculpem a má qualidade da imagem pois é de celular.
Obs: a alavanca logo abaixo da válvula está desativada.

Ronaldo,

Eu ia justamente falar sobre esse sistema que o Ismar recomendou, na minha Viatura acontece a mesma coisa que você citou, após algum período o sistema não funciona mais e se deixar a Viatura em alguma ladeira é acidente na certa.:parede:

Acabei de comprar do Umberto (Forum) o sistema da S10 que é acionado no pé, ainda não sei como farei a adaptação, mas creio que ficara bom.:-D

[].

Ronaldo Petri
10/08/2009, 20:30
Ronaldo,

Eu ia justamente falar sobre esse sistema que o Ismar recomendou, na minha Viatura acontece a mesma coisa que você citou, após algum período o sistema não funciona mais e se deixar a Viatura em alguma ladeira é acidente na certa.:parede:

Acabei de comprar do Umberto (Forum) o sistema da S10 que é acionado no pé, ainda não sei como farei a adaptação, mas creio que ficara bom.:-D

[].

Interessante esse do pé, quando você instalar vou querer saber como ficou.

Kakiko
11/08/2009, 09:04
Pessoal
Estou instalando na minha F75 o freio original e encontrei todas as pecas em lojas especializadas aqui em Campinas.
Vou colocar em anexo o esquema do freio de estacionamento original e relacao de peças...espero que ajude.:palmas:
Outra coisa...finalmente descobri para que serve uma chave que esta no chao da minha viatura...deve ser essa chave que voces estao dizendo que trava o fluido de freio mas esta desativada...:parede:Vou pensar se mais para a frente eu reativo ela ou não...:dance:

cRiPpLe_rOoStEr
21/08/2009, 22:02
Acabei de comprar do Umberto (Forum) o sistema da S10 que é acionado no pé, ainda não sei como farei a adaptação, mas creio que ficara bom.

se eu fosse adaptar um sistema de freio de estacionamento no pé iria querer que tivesse o retorno no próprio pedal, como no hyundai azera...

tiorico
25/08/2009, 21:31
Pessoal
Estou instalando na minha F75 o freio original e encontrei todas as pecas em lojas especializadas aqui em Campinas.
Vou colocar em anexo o esquema do freio de estacionamento original e relacao de peças...espero que ajude.:palmas:
Outra coisa...finalmente descobri para que serve uma chave que esta no chao da minha viatura...deve ser essa chave que voces estao dizendo que trava o fluido de freio mas esta desativada...:parede:Vou pensar se mais para a frente eu reativo ela ou não...:dance:

Sou de Campinas tb e minha F75 veio com o pedal e alavanca do freio de mão, mas o sistema está desativado.
Quando montar o seu, posta as fotos aqui e conta se ficou bom mesmo.

cRiPpLe_rOoStEr
25/08/2009, 21:35
minha F75 veio com o pedal e alavanca do freio de mão, mas o sistema está desativado.

acionado pelo pedal com a alavanca só para destravar como na d20?

Fornara
28/09/2010, 18:41
Ronaldo,

[].
Duda poste fotos de todo esquema pra ajudar os mais jegues: eu rsrs
Fico no aguardo:concordo:

tiorico
28/09/2010, 18:52
A minha veio com o freio de pé original, mas nao estava funcionando.
Está na oficina de freio para colocar pra funcionar

antonio umino
28/09/2010, 19:53
Amigo o melhor sistema de freio estacionário é fazer com que o canduite condutor do óleo passe por dentro do carro, antes da distribuição para as rodas, colocasse uma pequena chave (fecha/abre). aciona o pedal de freio e fecha a chave com o pedal acionado e pronto. fica as quatro rodas travadas. aqui se usa até como mecanismo de segurança, já que se pode colocar esta pequena chave em um lugar mais escondido. porque uma vez fechada o carro não se move mesmo, principalmente tendo freio a disco, mesmo que só na dianteira.

espero que tenha entendido...

Ismar. isto que vc menciona, já tem chama-se trava carneiro, colocamos na nossa, o bom é que desliga a ignição e se acionado o freio , fica travado. mas o custo disto é muito caro, coisa de R$ 450,00, por aqui.

Fornara
16/10/2010, 23:22
Salve Tio rico! Minha duvida é o engate do cabo nos coxins, tem como postar fotos do esquema todo instalado? Sei que é dificil fotografar por baixo mas se tiver fotos te agradeço. abraço:concordo:

Sou de Campinas tb e minha F75 veio com o pedal e alavanca do freio de mão, mas o sistema está desativado.
Quando montar o seu, posta as fotos aqui e conta se ficou bom mesmo.

Zepi
18/10/2010, 13:03
Instalei o freio de pé...agora o cabo não serve...aquele que vai de roda a roda.
Acho que freio a disco é uma opção, mas como já tenho o "P" do câmbio auto, queria o segundo freio diretamente na rodas...

ABraços

Adenáor
24/10/2010, 22:08

Glaucos VR,
usei em minha Rural os cabos do freio de estacionamento do Chevete que dão certo no comprimento, sem os conduítes (capas), no resto o original serviu, ela é ano 1970 e aciona o freio de estacionamento num pedal ao lado da embreagem e libera com a mão, ficou blz, o único porém é que devido a altura, por estar com as molas por cima dos eixos, quando acionado o cabo encosta no cardã traseiro, mas como o o cardã só gira quando o freio de estacionamento não está acionado não me preocupei muito.
Abç!

tiorico
25/10/2010, 10:20
A minha F está spoada e com freio a disco na traseira próprio pro feito de pé.

Ela está na Stop Freios em Campinas e devem mexer no freio de pé essa semana. Assim q souber as peças usadas eu posto aqui no forum.

Zepi
26/10/2010, 08:33
Pensei em usar o cabo do jipe...imagino que seja menor...

abraços

Marco-Maga
26/10/2010, 22:37
Instalei o freio de pé...agora o cabo não serve...aquele que vai de roda a roda.
Acho que freio a disco é uma opção, mas como já tenho o "P" do câmbio auto, queria o segundo freio diretamente na rodas...

ABraços

Zepi,

Seu freio de pé, é o original?

Se for vc encontra todos os cabos originais e por preço justo na Jipebras.

http://www.jipebras.com.br/index2.htm

Pode comprar depositar que entregam na boa.. São bem honestos.

Abs.

trovãojeep
26/10/2010, 23:10
Na minha rural com freio a disco nas 4 rodas o freio de estacionamento nao funciona bem, ja tentei de tudo

RogérioNunes
27/10/2010, 17:56
Tá usando qual pinça e qual o tamanho do pneu?

Na minha rural com freio a disco nas 4 rodas o freio de estacionamento nao funciona bem, ja tentei de tudo

Zepi
28/10/2010, 08:37
Zepi,

Seu freio de pé, é o original?

Se for vc encontra todos os cabos originais e por preço justo na Jipebras.

http://www.jipebras.com.br/index2.htm

Pode comprar depositar que entregam na boa.. São bem honestos.

Abs.

Marco, beleza!
Eu mesmo instalei o freio-de-pé na rural.
O problema de cabos é que como foi mudado o conjunto câmbio/motor a travessa, onde ficava o suporte da alavanca dos cabos, acabou indo 25 cm para trás alterando essa estrutura...Então estou procurando um cabo menor para poder usar o sistema original...

liguei numa loja que tem um grande estoque de peças antigas, e o cara disse que era pra eu ir la com o cabo e medida que eu queria, pois ele tem várias medidas que estão fora do catálogo...vou me divertir..hehehehe!!!
Talvez o do jipe caiba..vamos ver!
Abraços

Fornara
15/11/2010, 17:27
Ainda tá faltando um passo a passo com fotos pra gente entender como é o esquema todo.:pensativo: Pessoal que tem o esquema instalado dê uma força pra nós.:concordo:
Com relação aos cabos originais, comprei os meus (primario e secundario) na Gama R$ 39, e 18, e todo o resto de peças que vai. Encontra tbem no zezo 4x4, garra4x4... O problema é saber a instalação delas em freio de lona original. Vamos lá amigos, fotos!!:palmas:

Marco-Maga
15/11/2010, 17:43
Ainda tá faltando um passo a passo com fotos pra gente entender como é o esquema todo.:pensativo: Pessoal que tem o esquema instalado dê uma força pra nós.:concordo:
Com relação aos cabos originais, comprei os meus (primario e secundario) na Gama R$ 39, e 18, e todo o resto de peças que vai. Encontra tbem no zezo 4x4, garra4x4... O problema é saber a instalação delas em freio de lona original. Vamos lá amigos, fotos!!:palmas:

Fornara,

Queria poder ajudar, mas não tenho como fotografar por baixo do carro, por incrivel que pareça la aonde tenho sitio não tem nenhum elevador nos postos..kkk

Boa sorte...

Abs.

Zepi
15/11/2010, 19:34
Resolvi bem fácil meu problema...hehehe!
corte o cabo e coloquei travas de cabos com dios parafusos...
Ficou perfeito...tenho até que soltar um pouco...

ABraços

Fornara
11/12/2010, 22:12
:cry: Ainda espero por fotos do engate do cabo traseiro nos patin:cry::cry:
Não vou perder as esperanças:pipoca:

Fornara
16/12/2010, 13:42
Salve Pessoal! Estou começando a entender o esquema todo da instalação do freio de mão> Consegui esta foto do manual do mecânico willys que mostra a inst. do pedal ate a roda e uma foto da instalação na roda. Recebi explicações de uns amigos aqui no forum que me ajudaram muiito. Vejam aí:

Fornara
16/12/2010, 13:45
Esqueci uma:

antonio umino
16/12/2010, 17:16
A todos Fotos do pedal de freio de estacionamento e suas ligações.
Pedal, cabos e afins...... Na roda as peças do freio. Ok.
A todos Um FELIZ NATAL. BOAS FESTAS E UM FELIZ ANO NOVO. OK.
ABRAÇOS A TODOS.......................

jkdaniels
16/12/2010, 17:23

Cadê, Cadê?

Tô esperando que nem guri no pé da árvore de natal!

Abração!

antonio umino
16/12/2010, 17:28
Esqueci das fotos........

Fornara
16/12/2010, 21:01
Esqueci das fotos........

As aulas do Prof. Antonio, só não entende piá bocó:lol:
As imagens falam por mil e lá vai lascas de palavras:concordo:
Valeu Prof. Antonio. Próxima aula lhe trago uma maçã...kkkk

bototucuxi
10/04/2013, 21:08
Rescussitando o topico...

Gostava de saber mais sobre esse sistema de freio a disco acopolado ao cardan desenvolvido pelo Berga. Alguem ja adaptou na rural? Como ficou e se fica bem onde adquirir este sistema de freio a mao?

boto

robsonpsantos
10/04/2013, 21:24
Estou querendo desenvolver um pra minha rural, mas queria usar a alavanca do meio do banco como nos carros de passeio sera possível? Estou esperando ela sair do tapeceiro para começar a desenvolver acho q vou usar a pinça do tempra traseira.

Júnior_NF
11/04/2013, 09:49
Salve pessoal,

Para minha F75 comprei o sistema de acionamento do freio traseiro da S10, mas estou estudando a possibilidade de colocar o acionamento na mão, mas ainda é um estudo, vamos ver o que acontece.

As pinças traseira na minha F75 são do tempra também!

Forte abraço,

Estou querendo desenvolver um pra minha rural, mas queria usar a alavanca do meio do banco como nos carros de passeio sera possível? Estou esperando ela sair do tapeceiro para começar a desenvolver acho q vou usar a pinça do tempra traseira.

ZIQUE
30/01/2014, 01:10
Colegas,

Depois de muitos anos realizei meu sonho de infância, estou com uma Rural 1961, a CAMPONESA, que me acompanhará por muitos anos da minha vida (espero poder repassá-la ao meu neto, sendo que ainda não tenho sequer filhos).
Já fiz algumas adaptações na Rural, muitas das quais contei com as dicas deste fórum. Mas agora estou em um aperto que precisarei de ajuda dos mais experientes. A Rural está sem freio de mão, não tem sequer resquícios externos do que foi um dia freio de estacionamento. Comprei as peças pela internet e algumas encontrei em ferro velho. Mas o mecânico não sabe como instalar e não tem outras Rural por perto para conferir.
Gostaria de saber se alguém pode me enviar, por gentileza, algumas FOTOS DO FREIO DE MÃO perfeitamente instalado na Rural. Se possível:
- logo na saída do puxador, como faz a volta, por que lado da direção passa o cabo
- de baixo, como é o encaixe da alavanca central, do tirante, equalizador e forquilha
- extremidades dos cabos e forma correta de engatá-los, melhor maneira de prendê-los
- se possível, alguma foto do interior do tambor, com a disposição da alavanca e haste
- regulagem correta dos patins de freio, as molas, centralizadores, travas...

Se alguém tiver alguma dica de adaptação também será bem vinda. Pensei em dispor os cabos e alavancas em locais mais protegidos possível para evitar que logo sejam levados de arrasto, quem sabe até fazer alguma proteção adicional aos cabos.

Agradeço a atenção, peço desculpas pelo abuso do pedido (pedir não ofende né?) e prometo que irei postar fotos da freio instalado se eu tiver sucesso.

Abraços

Zique

euclidesjr
30/01/2014, 21:26
Zique, seja bem vindo, nesse site Rural Willys Brasil e Jeep Station Wagon e Pick Up F-75 e Jipe 4x2 e 4x4 Ford (http://ruralwillys.tripod.com/) voce vai encontrar o que precisa.

Agora um conselho: Monta disco na dianteira e na traseira, muito mais eficiente e mais fácil de montar o freio de mão(pé).

Att

lucciano amaral
30/01/2014, 22:23
no meu caso coloquei freio a dsico na traseira com pinça kadet, e coloquei pedalç de freio da s10 na lateral logo apos a porta ficou showwwww

ZIQUE
01/02/2014, 23:09
Agradeço as dicas!!!
Pois é, agora já tenho as peças todas compradas, e acho que não teria dinheiro para instalar o freio a disco no momento.
Eu já conhecia o site Rural Willys Brasil e Jeep Station Wagon e Pick Up F-75 e Jipe 4x2 e 4x4 Ford (http://ruralwillys.tripod.com/), vi que no manual do mecânico tem uma foto "malemar" da regulagem da alavanca central do freio de mão e outra das peças que vão junto ao disco de freio, mas sem detalhes da instalação. Se eu tivesse algumas fotos da disposição correta das peças eu mesmo iri fazer a instalação, mas vou deixar à intuição do mecânico (porque ele também nunca viu um freio de mão montado em Rural).
Estou pensando em colocar os cabos protegidos por mangueiras e soldar algumas peças metálicas de proteção para que os cabos não sejam arrancados.
Sigo aceitando sugestões...

Saudações

Ezequiel

ZIQUE
23/03/2014, 22:45
Pessoal,

Foi bem difícil instalar o freio de mão sem ter noção de onde iam os cabos e alavancas (não tinha sequer resquícios de onde se fixava as peças), mas consegui e está funcionando legal.
Envio em anexo fotos caso alguém um dia queira ajuda para instalar e encontre este tópico, será mais fácil do que foi pra mim...

455295

455301

455302

455303

Acho que eu entendi porque ninguém me enviou fotos, com tanta Rural rodando por esse brasil a fora. Os cabos de freio de mão já devem ter sido todos perdidos em alguma trilha. A posição das peças é muito susceptível a qualquer galho ou enrosco no chão. Pelo menos a abraçadeira de fixação do cabo posterior eu inverti a posição para ver se fica mais protegido.
Estou bolando umas adaptações para deixar todo o conjunto mais elevado e protegido, assim que eu fizer posto algumas fotos aqui.

Abraços

Zique

ZIQUE
23/03/2014, 23:11
Pessoal,

Foi bem difícil instalar o freio de mão sem ter noção de onde iam os cabos e alavancas (não tinha sequer resquícios de onde se fixava as peças), mas consegui e está funcionando legal.
Envio em anexo fotos caso alguém um dia queira ajuda para instalar e encontre este tópico, será mais fácil do que foi pra mim...

455295

455301

455302

455303

Acho que eu entendi porque ninguém me enviou fotos, com tanta Rural rodando por esse brasil a fora. Os cabos de freio de mão já devem ter sido todos perdidos em alguma trilha. A posição das peças é muito susceptível a qualquer galho ou enrosco no chão. Pelo menos a abraçadeira de fixação do cabo posterior eu inverti a posição para ver se fica mais protegido.
Estou bolando umas adaptações para deixar todo o conjunto mais elevado e protegido, assim que eu fizer posto algumas fotos aqui.

Abraços

Zique

Agora sim seguem as fotos...

456057

456058
456059

456062

antonio umino
08/04/2014, 13:42
Agora sim seguem as fotos...

456057

456058
456059

456062
Nesta última foto. a inversão do cabo que originalmente passa por baixo, e vc passou por cima e por dentro do suporte, foi uma boa pedida.....
Na primeira foto.... o cabo passa por uma forquilha soldada na travessa..
Originalmente o revestimento do cabo, (capa do cabo de freio de mão) tem uma braçadeira que prende o cabo com um parafuso 5/16 na travessa.
Da maneira como está quando vc acionar o freio de mão o cabo de aço vai fazer uma curva e vai acabar rompendo...
Esta forquilha soldada no chassis, nos modelos de 4 cilindros OHC, tem um cabo de aço identico ao cabo da embreagem ligado ao bloco do motor se não me engano.... não é para fixar o cabo ou passar o cabo por ele..
abçs

ZIQUE
22/04/2014, 02:00
Informações interessantes estas Antonio... você tem uma dica para evitar o rompimento do cabo de aço?

Depois de instalar o sistema, percebi que logo perderia os cabos (e outras peças) pois ficam muito baixos, então fiz uma adaptação que garantirá a eternidade do freio de mão na Camponesa. Fiz uma nova travessa, de cantoneira 2', para fixar aquela forquilha. Prendi esta travessa em cima das longarinas, quase na altura do assoalho, então agora a alavanca central e todos os cabos ficam acima do cardan e do escapamento. Impossível de serem arrancados!!! Mas a maior das sacadas foi perceber que estava sobrando cabo dianteiro, então ao prender a nova travessa coloquei-a bem para trás em relação à posição original de fixação da forquilha. Assim, sobrou cabo traseiro suficiente para também elevá-los quase na altura do assoalho. Neste caso tive que fazer uma última adaptação para fixar o cabo traseiro (nos dois lados), mas ficou muuuuuuuuuuito melhor do que simplesmente inverter a posição de fixação do cabo vista na última foto.

Chamo isso de GAMBIARRA... e pra mim isso é ARTE!!! não é qualquer um que sabe fazer gambiarra bem feita...

Abraços

lidioneto
08/03/2015, 19:45
Fala pessoal, estou sem freio de mao na f75, dificultando muito nas trilha, o mecânico montou porem esta bem errado.
alguem tem o esquema de montagem ?
abracao

antonio umino
08/03/2015, 22:25
Vc quer o esquema de montagem do cabo do freio de mão. ou

a montagem dos patins, (lona de freio) e acessórios que fica dentro da campana junto ao espelho da roda??

abçs

lidioneto
09/03/2015, 17:36
sobre a peça que liga o primeiro ao segundo cabo. é uma alanvaca?

antonio umino
09/03/2015, 21:55
Sim.
É uma alavanca que colocada na travessa do cambio. faz a interligação dos dois cabos.

Esta alavanca tem à venda nas lojas de 4x4..

abçs

antonio umino
28/04/2016, 13:02
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=527437&stc=1

Para ilustrar.. a montagem do sistema de freio de estacionamento..

Ou melhor as peças que compõem o sistema.....

Abraços....

antonio umino
16/06/2019, 15:24
566955A alavanca de freio de mao da Rural e Jeep. quando acionado nao trava..
Geralmente a alavanca tem duas travas acionadas por mola.. Puxando ela trava, e para destravar tem que dar um giro e a alavanca volta a posicao original....Para fazer a troca da mola tem que desmontar esta alavanca. Tem um pino guia no eixo da alavanca. retirando ela que e prensado com um alicate de pressao. a alavanca (cabo de guarda chuva) ela sai, liberando as duas travas colocadas no suporte... (deve ter a mola quebrada no lugar). a mola feita de arame de aco, (usa em pesca). refaz esta mola e coloca no lugar. e faz a montagem inversa da desmontagem... . segue fotos da alavanca...

antonio umino
16/06/2019, 16:02
566956566957566958

antonio umino
18/06/2019, 10:30
Fotos do cabo do freio de mao desmontado.
Para desmontar tem que tirar o pino de trava do movimento lateral..Este pino trava e conico. tem que bater com um puncao.... depois de tirar o pino. retire a alavanca,.. vai sair e ficar a trava H..e nela tem mola que trava a alavanca....
veja nas fotos. tem dois H. e nela tem mola para fazer travar o cabo...uma delas esta com a ponta quebrada... se nao achar fazer com arame de aco de pescaria. que nao e dificil de fazer...
566988566989566990566993

albertoapinto
12/05/2021, 17:20
Boa tarde.
Alguém tem indicação de mecânico ou oficina que faça o serviço de instalação do freio de mão?
Obrigado.

Alberto Alves
(11) 99573-5346 WhatsApp

albertoapinto
12/05/2021, 17:21
Boa tarde.
Alguém tem indicação de mecânico ou oficina que faça o serviço de instalação do freio de mão?
Obrigado.

Alberto Alves
(11) 99573-5346 WhatsApp

De preferência aqui na cidade de SP capital.