Conectar

Ver Versão Completa : bicos especiais raschmotoren na ranger

wilson roberto
21/08/2007, 07:35
olá pessoal estou pensando em substituir os bicos da minha ranger 2.5 pelos
especias da raschmotoren então gostaria de saber se alguém do fórum colocou e me tirasse algumas dúvidas como:

- realmente teve um aumento bem significativo de potência?????
- como ficou o consumo ????
- e a fumaça ??????
- ao substituir teve que abrir a bomba ou fechá-la ???????

abraços wilson

Luizinho
21/08/2007, 09:49
Olá Wilson,

Uso os bicos na Ranger 2.5 TD Euro II.

- aumento de potência muito significativo;
- o consumo não aumenta, na minha diminuiu (tem de se acelerar muito menos para o mesmo resultado e evita aquela queimadinha de embreagem no arranque);
- a fumaça é suportavel, mas não passa na vistoria de emissões do RJ;
- não se mexe na bomba, só a troca dos bicos no mesmo procedimento dos originais;
- apertei duas voltas oa haste da waste-gate só para melhor vedação;
- tenha manômetro e não deixe a pressão passar de 1,3 bar;
- não esqueça de pedir junto com os bicos as arruelas do retorno e as abauladas de vedação da linha de diesel;
- tenha em mãos a mangueira do retorno dos bicos pois ele adora rachar (compre na casa de borrachas);
- valem cada centavo, me arrependo de não ter colocado antes.

Abraço.

Loras
21/08/2007, 11:16
Por curiosidade,

Os bicos são para o 2.5 ou 2.8?

Qual o custo da brincadeira?

Abs,

Edintruder
21/08/2007, 15:22
Num tempo atrás custavam R$1000,00 os 4, hoje não sei.

Elmer_Jeep
21/08/2007, 15:26
se for isso mesmo tá mais barato que um jogo de perfil original...

Henrique Josino
21/08/2007, 21:39
Por curiosidade,

Os bicos são para o 2.5 ou 2.8?

Qual o custo da brincadeira?

Abs,

Tem para os 2.5....................

Futura aquisição! futura mesmo....ehehe

[]'s

wilson roberto
22/08/2007, 07:02
obrigado luizinho pela resposta mas me parece que tem 2 tipos de bicos preparados para o motor 2,5l um a abertura é um pouco maior e o outro é maior ainda se não me engano abraços wilson

Luizinho
22/08/2007, 09:47
Eu uso os maiores, o Maurício chegou a me mandar os menores para eu experimentar mas depois que se usa os mais "gordinhos" fica sem graça.
Julgo que esses menores não valem a pena.

Os bicos servem tanto no 2.5 quanto no 2.8.

O custo foi R$ 1.200,00 à vista sem o envio dos meus originais.

Já que a turma que tem Land se manifestou, o ganho é bastante significativo, melhorando muito a desenvoltura da viatura, mais uma vez digo, valem cada centavo, ainda mais na Land que é bem amarrada.

Abraço.

Edintruder
23/08/2007, 19:09
Subiu.
Se fechar um pouco a bomba a fumaça deve reduzir. então se for fazer uma vistoria fecha-se a bomba, depois é só escancarar novamente!

Loras
24/08/2007, 14:47
Opa!!

1-) Minha Defender tem motor 200tdi. Uma versão antiga do 300tdi, que é uma versão antiga dos atuais 2.5tdi da Ranger, S-10 e outros.

Os bicos serviriam nele?

2-) Tem garantia? Como funciona?

3-) Aumenta a vazão do bico, aumentaria o consumo, não?

4-) É realmente necessário o uso de manômetro? Por que?

Obrigado.

Rasch Motoren
24/08/2007, 15:10
Loras

- Serviriam sim, porém com rendimento menor como acontece com a Ranger Euro I , por conta de cãmara de combustão e came.
- Garantia somente do produto ( bicos ) é óbvio.
- Consumo proporcional ao modo de usar ( não é carburador ).
- As montadoras evitam usar por questões $$$ , agora o bom senso diz que a utilização do mesmo através de reação e leitura de escala indica itens como , vazamento , gás / pressurização , restrição no filtro de ar , restrição de combustivel = filtro / linha / etc...

Edintruder
25/08/2007, 13:12
Maurício, quando tirei o cabeçote da minha Ranger notei pontos azulados marcados no cabeçote indicando exesso de temperatura na queima. A minha hipótese é que os bicos não estão pulverizando como deveriam e isso seria indício de combustível injetado na forma de líquido em vez de névoa. Como eu abri o débito da bomba injetora, isso pode ser normal ou os bicos estão realmente descalibrados?
Notei que tens dois modelos de bicos disponívei atualmente, se usar o maior, qual a potência esperada no HSD2.5 EuroII com a bomba aberta em cerca de 1 volta? A durabilidadee final do motor seria muito alterada?

IGORFROTA
27/08/2007, 11:28
Maurício, quando tirei o cabeçote da minha Ranger notei pontos azulados marcados no cabeçote indicando exesso de temperatura na queima. A minha hipótese é que os bicos não estão pulverizando como deveriam e isso seria indício de combustível injetado na forma de líquido em vez de névoa. Como eu abri o débito da bomba injetora, isso pode ser normal ou os bicos estão realmente descalibrados?
Notei que tens dois modelos de bicos disponívei atualmente, se usar o maior, qual a potência esperada no HSD2.5 EuroII com a bomba aberta em cerca de 1 volta? A durabilidadee final do motor seria muito alterada?

+1

Tb tenho interesse !!!!

Alexandre Zocrato
27/08/2007, 11:42
Maurício,
Por favor me corrija. A utilização desses bicos se deve à aplicação de maior pressão na injeção de diesel (abrir a bomba). Isso porque, nos bicos de menor pressão, dependendo do aumento do débito eles parariam de pulverizar o diesel na câmara. Ou seja, o negócio não é simplesmente aumentar o débito, pois os bicos originais não foram projetados para trabalhar com uma pressão muito maior. É necessário também utilizar os bicos trabalhados para menor pressão.

Talvez esse seja o problema relatado pelo colega acima, não?

Outra pergunta: se trocar os bicos e mantiver o débito original não haverá qualquer diferença no desempenho do motor, não é mesmo?

Rasch Motoren
27/08/2007, 12:13
Edintruder

- Seria bom termos imagens do cabeçote para podermos discutir a questão.
- O desgaste maior fica por conta da bomba injetora, já o motor requer troca de óleo em intervalos menores (carbonização) .
- Quanto a pulverização, se observar em bancada de teste, nota-se que a tendência de gotejamento e pouca atomização, se dá em condições de uso brando.
Mais informações sobre os bicos . 011- 66846646

ALEXANDRE ZOCRATO

- A pressão de abertura de ambos os bicos é a mesma, o que difere é a sua vazão.
- Por tanto o que poderia ser feito como "sintonia fina" , ajustar carga e inicio do LDA, avançar o ponto em até 0.10 . Isso lhe trará um rendimento melhor , existem muitos aspectos sobre ganhos e perdas com pequenos ajustes que daria muito tempo de discussão.
- Estando com os bicos de maior vazão , ao mexer no débito a resposta é muito maior , por esse motivo pedimos cautela ao usúario .
- O ideal seria a bomba estar original.
- A questão toda se resume a propriedade elástica do fluído.
- Por tanto Alexandre , é bomba com regulagem original e bicos de 40% e só. Se quiser mais pense também em mudanças de turbo / cooler / escape e por ai vai .
abs

Edintruder
28/08/2007, 16:28
Edintruder

- Seria bom termos imagens do cabeçote para podermos discutir a questão.

Fotos do cabeçote.

Rasch Motoren
29/08/2007, 08:00
Edintruder

- Faça uma verificação na projeção do bico.
- Você consegue isso através da arruela de vedação, ao que parece a sua está com medida superior , fazendo com que o bico fique recuado e o leque atinja o cabeçote.

Edintruder
29/08/2007, 14:03
Quando tirei os bicos não haviam nenhuma arruela de vedação, tanto é que após a montagem, ficou perdendo um pouco de compressão pelo orifício do bico, reajustei o mesmo e parou.
Agora fiquei curioso.

proelton
19/03/2008, 11:34
- tenha manômetro e não deixe a pressão passar de 1,3 bar;

Desculpem chegar atrasado galera! Coveiro louco

mas enfim, o que implica essa afirmação aí do Luizinho? realmente tenho que botar um relogio de pressão se eu colocar os bicos Rasch, pra controlar a pressão do turbo, ou é tranquilo de se aplica-los sem maiores problemas?

Edintruder
19/03/2008, 13:11
É comprar e instalar! Não precisa de nenhum ajuste. Eu pessoalmente manteria a bomba aberta como eu ando. No caso de regulagem original, eu abriria mais o débito.

proelton
19/03/2008, 14:13
ah ok

obrigado mais uma vez!

Luizinho
19/03/2008, 18:59
Eu falei sobre o max. de 1,3 bar pois me referia a turbina GT-20 das 2001 Euro II e também já tinha falado a respeito com o Maurício da Rasch.

Mas seu veículo tem uma GT-22 portanto agueta um pouco mais de pressão sem causar restrição do escape ou trabalhar fora da faixa. Acredito que possa chegar a 1,5 bar sem problemas. O ideal é conservar com o Maurício.

Os bicos são só colocar, regular a lenta e se divertir.

O manômetro é aconselhavél independente do pick-up ser mexida ou não pois lhe permite ter uma noção melhor do comportamento e é barato e fácil de colocar.