Ver Versão Completa : Eixo fora do centro ????
binhocastro
20/08/2007, 23:55
galera... estou com uma duvida...
tenho um CJ3 51 com pneus originais...
sempre achei q a roda de tras... fica "fora do centro" com relacao ao buraco da roda na carroceria...
achei q era normal... pois imaginei q no trabalho da suspensao.... a roda fosse pra tras... e entrasse certa no buraco...
coloquei uma imagem (porca) pra ilustrar oq estou dizendo...
ocorre q agora... comprei pneus 33 pra por nele... e as rodas com offset negativo estao chegando...
coloquei o pneu novo... do lado da roda original... e analisando ... parece q devido a esse "desvio de centro" o peneu vai ficar mto perto da lata na frente... e sobrando atras...
sera q meu eixo ta fora do lugar ?!?! uahuau.. isso pode parecer uma pergunta idiota... mas olhei fotos de varios jeeps... e todos... mesmo os com pneus originais... parecem estar com a roda "centrada" com relacao ao buraco da carroceria...
oq podem me dizer a respeito ?
vlwww
galera... estou com uma duvida...
tenho um CJ3 51 com pneus originais...
sempre achei q a roda de tras... fica "fora do centro" com relacao ao buraco da roda na carroceria...
achei q era normal... pois imaginei q no trabalho da suspensao.... a roda fosse pra tras... e entrasse certa no buraco...
coloquei uma imagem (porca) pra ilustrar oq estou dizendo...
ocorre q agora... comprei pneus 33 pra por nele... e as rodas com offset negativo estao chegando...
coloquei o pneu novo... do lado da roda original... e analisando ... parece q devido a esse "desvio de centro" o peneu vai ficar mto perto da lata na frente... e sobrando atras...
sera q meu eixo ta fora do lugar ?!?! uahuau.. isso pode parecer uma pergunta idiota... mas olhei fotos de varios jeeps... e todos... mesmo os com pneus originais... parecem estar com a roda "centrada" com relacao ao buraco da carroceria...
oq podem me dizer a respeito ?
vlwww
Olá, Binho. Cara, vc mesmo já respondeu. Seu eixo está sim fora do lugar, salvo um desvio de lata violento. Tira a dúvida medindo a distância do centro do tubo até ao jumelos, dos dois lados. Se (quando) der diferente, significa que vc está certo e o eixo tá errado.
Boa sorte, depois conta pra gente como é que estava andando em linha reta com o Jipão :concordo:
[s],
Milton Quindim
21/08/2007, 00:01
oq podem me dizer a respeito ?
vlwww
Sem fotos ...nada neh...hehe:concordo:
Sem fotos ...nada neh...hehe:concordo:
Pô Quindim, olha o desenho lá. Basta abstrair sob o ângulo do modernismo e verás os traços invadindo sua mente com a clara mensagem de que o centro do eixo foi abduzido por algum grampo do feixe que, quiçá, se soltara, ou, ainda, fora afrouxado involuntoriosamente por algum solavanco ou chave-de-boca que furtivamente por ali passou.
[s] poéticos :mrgreen:
binhocastro
21/08/2007, 13:33
entao... mas oq acontece eh o seguinte....
o chassis ta alinhado..a lataria tb.. o eixo tb ta "alinhado"...
ele nao esta torto... por isso ele anda reto normalemente...
oq acontece... eh q parece q o eixo traseiro esta "alinhadadmente pra frente"...
só que...
nao tem um pino no centro do feixe de mola que encaixa no cilindro do eixo ????
se esse pino existe.. teoricamente... o eixo nao poderia estar fora de posicao... correto ?
se for o caso de o eixo estar pra frente... o que poderei fazer...
eu quero a roda alinhada com o buraco da latariaaaaaaaaaaaa.. huaahua..
vou providenciar algumas fotos...
mas o problema eh esse mesmo...
pensei em soltar o eixo e puxar pra traz... ja q o cardam estica... acho q 10cm resolveriam... mas e o tal do pino q diz q tem la ???
Caro binhocastro!
Entendo a explicação do Cacá, sobre a abstração, consegui entender o que está explicando, portanto vamos às causas.
O feixe de mola é uma parábola, que tem um pino que guia as outras molas para assim formar o feixe completo, porém o orifício não se encontra no meio entre as duas extremidades.
Então deve-se observar se não houve montagem equívoca, colocando as duas primeiras molas viradas, ficando do lado oposto de trabalho.
Numa segunda hipótese, pode ter sido colocado as molas do Jeep de outro ano, que tem a parábola e o orifíco diferentes, podendo então ser mais curtas na sua metade anterior.
Quem vai poder te responder com exatidão, é algum posto de molas (como chamamos por aqui).
Abraços.
Kim.
olha só oq um burro vai falar.......
isso ai ta com o pino de centro quebrado.....o eixo desalinha com as molas.....
Milton Quindim
21/08/2007, 15:57
Caro binhocastro!
Entendo a explicação do Cacá, sobre a abstração, consegui entender o que está explicando, portanto vamos às causas.
O feixe de mola é uma parábola, que tem um pino que guia as outras molas para assim formar o feixe completo, porém o orifício não se encontra no meio entre as duas extremidades.
Então deve-se observar se não houve montagem equívoca, colocando as duas primeiras molas viradas, ficando do lado oposto de trabalho.
Numa segunda hipótese, pode ter sido colocado as molas do Jeep de outro ano, que tem a parábola e o orifíco diferentes, podendo então ser mais curtas na sua metade anterior.
Quem vai poder te responder com exatidão, é algum posto de molas (como chamamos por aqui).
Abraços.
Kim.
cARACA...PARÁBOLA EH...VIXE EU ACHANDO QUE ISSO DE PARABOLA ERA UMA HISTORIA PARA ENROLAR DONA PATROA...KKK..
Mas eu ia diizer a mesma coisa...depois da explicação do Cacá de como melhor interpretar o desenho do Picasso...kkk...
tambem acho que as molas podem ter sido montadas invertidas...com a cara na bunda e a bunda na cara...entendeu?????????
Elmer_Jeep
21/08/2007, 16:31
pode ser mesmo, molas com as extremidades invertidas e/ou jumelão na susp trazeira.
[]'s
Elmer, a mola do cj3 é assimétrica? O meu não é :pensativo: Ou seja, se inverter a mola, dá na mesma. Tem a mesmíssima distãncia da parede do eixo até o centro do olhal, tanto de frente quanto de fasto. Dá uma olhada no desenho... Outra coisa, o tal do pino existe em todos os eixos? No Lineuzinho aqui o eixo é centrado por uma guia de aço na própria mesa de apoio. Procede? Quindim, como tá o seu CJ?
Abs procêis.
Cacá
Caro Cacá!!
A parábola da mola é simétrica, se colocar no chão, a curva é constante, do meio para qualquer ponta, a curva é a mesma. (não sei se consegui explicar)
Porém, o orifício do pino de centro é assimétrico, ficando mais para um lado do que para outro, e a parte que ficará opsto ao jumelo é o menor a ser montado no eixo.
Caso consiga tirarei umas fotos no sítio de umas molas que tenho.
Abraços.
Kim.
Caro Cacá!!
A parábola da mola é simétrica, se colocar no chão, a curva é constante, do meio para qualquer ponta, a curva é a mesma. (não sei se consegui explicar)
Porém, o orifício do pino de centro é assimétrico, ficando mais para um lado do que para outro, e a parte que ficará opsto ao jumelo é o menor a ser montado no eixo.
Caso consiga tirarei umas fotos no sítio de umas molas que tenho.
Abraços.
Kim.
Caro Kim, como sempre muito Gentil :mrgreen: Entendo o que queres dizer, mas no meu caso, pelo menos, tem essa guia de assentamento, o que impediria do pino ser montado errado. Tô dizendo pelo feixe do CJ5, nao conheço do CJ3.
Abração!
joão k. chikui
21/08/2007, 19:46
Binho
Cuidado com pneu 33" nos eixos originais do 51. O pessoal mais experiente pode te orientar melhor.
Milton Quindim
21/08/2007, 21:01
Elmer, a mola do cj3 é assimétrica? O meu não é :pensativo: Ou seja, se inverter a mola, dá na mesma. Tem a mesmíssima distãncia da parede do eixo até o centro do olhal, tanto de frente quanto de fasto. Dá uma olhada no desenho... Outra coisa, o tal do pino existe em todos os eixos? No Lineuzinho aqui o eixo é centrado por uma guia de aço na própria mesa de apoio. Procede? Quindim, como tá o seu CJ?
Abs procêis.
Cacá
tAH COMO O kIM DISSE ...e eu troquei a mola dia desetes que Romina pegou um meio fio...hehehe trilha entre a casa e a escola das meninas...kkk
luciano Rodrigues
21/08/2007, 21:33
Será que os suportes onde são presos os feixes não foram soldados em posição diferenres do original ???
Em meu jipe retirei todos os suportes para reforçar o chassis e depois instalei os feixes da toy, mas os furos dos suportes originais ficaram fora do alinhamento, pois a Fabrini informou a mim que as distância entre um suporte e outro era de 1,06 metros, isso pode ocasionar um alinhamento diferente com relação aos "encaixes" dos pneus na carroceria. No meu caso não tive problemas, mas caso os suportes sejam soldados em medidas diferentes, poderá ocasionar um desalinhamento com a carroceria. Será que não é o caso do colega ??
binhocastro
22/08/2007, 11:01
interessante a explicacao do "furo do pino" assimetrico...
mas me surgiu uma duvida.. decorrente da descrição do colega...
"Porém, o orifício do pino de centro é assimétrico, ficando mais para um lado do que para outro, e a parte que ficará opsto ao jumelo é o menor a ser montado no eixo."
Isso quer dizer que a parte menor tem q ficar na frente.. oposta ao jumelo traseiro... se for isso.. entao esta certo.. e o meu eixo continua mais pra frente do que deveria...
eu vou medir hoje com uma cordinha.. hehe.. se realmente a mola puder ser invertida e a nova posicao do furo puxar meu eixo qualquer cm pra tras já vai estar muito bom !!
só pra complementar.. a barra de fixacao da mola nao foi ressoldada... o jumelo eh o original (curto) e a relação e eixo já foram trocados... não sendo mais os originais do jeep 51...
a nopite volto com informacoes sobre a distancia entre furo/base/jumelos...
Resta saber se é a mola correta para o ano do veículo!!!!
Há diferenças entre aos anos.
Postei fotos de um "51" que refiz a suspensão, acho que é no tópico de suspensão macia, onde havia uma mola refurada para não ficar torto o jeep, coisa de louco mesmo.
Conversei com o dono da viatura e trocamos a mola pelo modelo correto, ficou zero-bala!!!!
Abraços.
Kim.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.