PDA

Ver Versão Completa : Sportage diesel é boa?



LuizCabral
20/08/2007, 14:43
Boa tarde amigos!

Vocês poderiam me dar informações sobre a sportage a diesel?

- Desempenho em trilhas
- Desempenho em estrada/cidade
- Confiabilidade de peças
- Facilidade de encontrar peças
- Conforto
- Comparativo entre sportage x cherokee sport x vitara



[]'s

LuizCabral
20/08/2007, 16:21
ah, esqueci de especificar...

o motor eh o 2.7 diesel... (igual ao da besta, certo?)


Obrigado!


[]"s

Mud & Roots
20/08/2007, 17:23
Em primeiro lugar, quero (muitos aqui também devem querer) detalhes de como esse motor foi adaptado nessa Sport, se na adaptação encaixou tudo certo, etc.

Enquanto máquina de viajar, a minha Sport é um sonho, a melhor viatura que eu já tive, muito confortável, econômica e valente. Só que a maioria dos "probleminhas" é cara... a manutenção tem que estar sempre atualizada. Não pretendo passá-la pra frente tão cedo.

Imagino que deva ser mais fácil encontrar peças de Sport do que Vitara ou Samurai, a Kia mesmo mal e mal continua no Brasil, e tem toda uma base de Bestas rodando por aí, muitas peças de Besta são plug and play na Sport, ponto a mais pra ela.

Espero não estar sendo otimista demais, todavia... :roll:

Amostardeiro
20/08/2007, 18:26
ah, esqueci de especificar...

o motor eh o 2.7 diesel... (igual ao da besta, certo?)


Obrigado!
[]"s


Luiz

Se o motor é o 2.7 foi adaptado, até 98 as Sportage diesel vinha com o motor 2.2 L da Besta antiga, em 99 passaram a vir com o motor 2.0 TDi que é + potente do que o anterior.

Eu gosto muito da minha, não faço trilha pesada com ela, o desempenho geral é muito bom, a manutençaõ não tem problema o custo é equivalente a de um carro médio nacional.

Abraço

LuizCabral
20/08/2007, 22:43
entao eu posso estar enganado. Não sei se eh o 2.7... o ano dela eu acho que eh 2000.

comenale
22/08/2007, 07:52
entao eu posso estar enganado. Não sei se eh o 2.7... o ano dela eu acho que eh 2000.

Luiz,
Faço minha as palavras do Amostardeiro.
O motor deve ser adaptado.
A Sport tem uma ótima relação custo/benefício quando se trata de conforto e economia. Na categoria 4X4 me arrisco a dizer que é a mais confortavel.
Também só pratico trilhas leves e ela não deixa nada a desejar para os concorrentes.
A manutenção tem um custo de um automóvel de médio porte e as peças são encontradas com muita facilidade.

LuizCabral
24/08/2007, 18:53
eh, eu confirmei hoje. O motor não eh o 2.7 da besta.

O ano do carro é o 2000.

Agora, eu achei o banco traseiro muito pequeno. O modelo que esse meu amigo tem eh aquele Grand Sportage.

BESTA NEGRA
28/08/2007, 13:15
Cabral,
É um bom carro, mais olha bem o motor antes de comprar, verifica pela vareta de nivel do oleo se nao ta saindo fumaça(compressao no carter), normalmente a 4x4 se for a original não funciona legal leva num meca com elevador levanta e aciona para ver. Se o motor tiver legal vc vai gostar do carro.
Valeu

Allan
08/10/2008, 15:55
Pessoal,

Tenho uma IO e estou vendendo e pensando em pegar uma Sportage 97 Diesel. Mas ja ouvi meio mundo dizer que esse motor é fraco demais, que é estresse na certa pela lentidão da criança????

Alguém se aventuraria nesse carro?:pensativo: Quais são os prós e contras dele?

Obrigado. Abraço. Allan.

Júlio C. A. Santos
08/10/2008, 21:43
Allan,

Tu vai trocar uma Pajero IO por uma Sportage? :putz:
Qual o motivo? Tenho uma Sportage 96, que usa o mesmo motor da 97, e te digo uma coisa: tu vai sentir saudades de subir uma serra em quarta marcha. Porque Sportage 2.2 diesel não sobe nem em terceira :shock:. Mas depende do que vc pretende fazer com a viatura. Procure pelas Sportage 2.0 turbo diesel, seria uma troca mais “justa” pelo seu Pajero :pensativo:. Pesquise muito. Acho que a maioria dos nossos amigos deste fórum tem Sportage 2.0 turbo diesel ou 2.0 16v a gasolina, mas como tenho uma 2.2 diesel:oops:, a minha opinião é esta. De uma volta na Sportage 97 antes de comprá-la. Com certeza tu vai tirar essa dúvida antes de chegar na terceira marcha :lol:.

Abraço :concordo:

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

Allan
09/10/2008, 10:41
Allan,

Tu vai trocar uma Pajero IO por uma Sportage? :putz:
Qual o motivo? Tenho uma Sportage 96, que usa o mesmo motor da 97, e te digo uma coisa: tu vai sentir saudades de subir uma serra em quarta marcha. Porque Sportage 2.2 diesel não sobe nem em terceira :shock:. Mas depende do que vc pretende fazer com a viatura. Procure pelas Sportage 2.0 turbo diesel, seria uma troca mais “justa” pelo seu Pajero :pensativo:. Pesquise muito. Acho que a maioria dos nossos amigos deste fórum tem Sportage 2.0 turbo diesel ou 2.0 16v a gasolina, mas como tenho uma 2.2 diesel:oops:, a minha opinião é esta. De uma volta na Sportage 97 antes de comprá-la. Com certeza tu vai tirar essa dúvida antes de chegar na terceira marcha :lol:.

Abraço :concordo:

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

Alou Júlio,

Obrigado ae pela ajuda. É realmente tenho pensado muito nessa troca, mas estou precisando de fazer dinheiro para pagar uma intermediária do meu apartamento.:parede:

É, já vi que vou ter que partir para as 2.0 Diesel, mas mesmo assim acho que vou sentir um pouco. Bem, vou continuar a pesquisar e mais uma vez agradeço a sua opinião.

Abraço. Allan.

Júlio C. A. Santos
09/10/2008, 16:42
Pois é Allan,

Se vc tiver sorte de encontrar um Sportage 2.0 turbo diesel em ótimo estado, acho que resolve seu problema. Mas tem que estar muito bem conservada em com toda a manutenção em dia. É que Sportage não tolera falta de manutenção, e o que dá problema primeiro é o sistema de arrefecimento, justamente o que faz vc ficar na estrada. Então se a manutenção estiver em dia não há problemas. No meu caso foi assim: Comprei uma Sportage 2.2 diesel 96 que estava um pouco mal cuidada, pois aquela era a "melhorzinha" de todas. Quando comprei pensei assim: "Essa Sportage foi mal cuidada, mas a partir de agora eu vou cuidar de tudo e deixá-la nova". Moral da história: tudo está estragando na minha mão. Prejuízo total. Eu estava reformando a casa e troquei um VW Polo 2003 pela Sportage diesel, a fim de levantar dinheiro, mas deu tudo errado e hoje estou "atolado" em dívidas, não pude nem concluir a reforma da casa, e a Sportage está financiada. Mas não acho a Sportage um veículo ruim, apenas fui apressado e descuidado na hora da compra. Então pesquise bem e boa sorte.

Abraço

Júlio

Sportage 2.2 diesel 96

Beto4x4
09/11/2008, 18:41
Bem pessoal, já pús meu comentário em outro tópico e vou aproveitar o papo e repetir parte aqui, ok!

Experiência própria: Tive uma Sportage, nova, de 97 a 2002, e vendi com 130 mil km, ainda muito inteira. Fiz várias "viagenzinhas", entre outras, uma de Porto Alegre a Buenos Aires, ida e volta, num feriadão desses. Nesse período o motorzinho nunca me deixou na mão, muito pelo contrário, só alegrias, principalmente pela economia.
Depois disso já tive outros carros, e hoje tenho uma Sport 2000, a gasolina (2.0 16v), uma Niva 94 e um Fiesta 2005. A Sport a gasolina é mais despachada, mas bebe mais (a minha faz 10km/l na estrada). Acho que a melhor opção é a Sport turbinada e interculada. Sem falar no custo benefício da viatura. Não conheço opção de carro que reuna tantos recursos, com chassi reforçado, 4x4, e ainda motor diesel, turbinado e interculado :palmas:
A próxima opção similar seria a tracker/Vitara, só que a diferença de R$ é bem significativa.
A Sportage, na minha opnião, mesmo a 97, é um bom veículo, claro, dentro de suas limitações. :dance:
Sds

RUBENS DIAS
19/08/2009, 22:50
Boa noite Julio, também possuo uma sportage 2.2 ano 95. Concordo com você quanto a lentidão, porém, estou muito contente com o conforto e a robustêz do veículo. Um grande abraço, e novamente muito obrigado pela indicação da quantidade do óleo do carter. Grande Abraço.

Glaicon
20/08/2009, 10:30
Bem pessoal, já pús meu comentário em outro tópico e vou aproveitar o papo e repetir parte aqui, ok!

Experiência própria: Tive uma Sportage, nova, de 97 a 2002, e vendi com 130 mil km, ainda muito inteira. Fiz várias "viagenzinhas", entre outras, uma de Porto Alegre a Buenos Aires, ida e volta, num feriadão desses. Nesse período o motorzinho nunca me deixou na mão, muito pelo contrário, só alegrias, principalmente pela economia.
Depois disso já tive outros carros, e hoje tenho uma Sport 2000, a gasolina (2.0 16v), uma Niva 94 e um Fiesta 2005. A Sport a gasolina é mais despachada, mas bebe mais (a minha faz 10km/l na estrada). Acho que a melhor opção é a Sport turbinada e interculada. Sem falar no custo benefício da viatura. Não conheço opção de carro que reuna tantos recursos, com chassi reforçado, 4x4, e ainda motor diesel, turbinado e interculado :palmas:
A próxima opção similar seria a tracker/Vitara, só que a diferença de R$ é bem significativa.
A Sportage, na minha opnião, mesmo a 97, é um bom veículo, claro, dentro de suas limitações. :dance:
Sds

Allan, o Beto4X4 falou tão bem da sportage igual a minha (turbo diesel), que me sinto obrigado a dar minha opinião e também dizer que é um excelente carro.
Ótimo custoXbenefício, 10,6 Km/l na cidade, boa potência, conforto, cabe em qualquer vaga de estacionamento.
Se procurares, tem anúncio vendendo até por R$ 25.000,00 (SC).
Ligue na concessionária da Kia de Fpolis (048-3248-0777).
Boa sorte.:concordo:

DouglasMac
20/08/2009, 13:57
Prazer em recebe-lo por aqui.:concordo: SPT vai te surpreender, pois quem paga manutenção Mitsu, vai morrer de rir com os preços e quantidade de manutenção das SPT.:palmas:
SPT 2.0 TDI ano 2001 tem o MarcSport vendendo uma Gran vinho por 25.000 latinhas.
LAMA!!

cRiPpLe_rOoStEr
22/08/2009, 23:55
SPT vai te surpreender, pois quem paga manutenção Mitsu, vai morrer de rir com os preços e quantidade de manutenção das SPT.:palmas:

e no caso da 2.2, apesar de ser "manca", tem a vantagem de ser o mesmo motor das primeiras bestas que vieram ao brasil, o que acaba facilitando a reposição de peças...

WELLCJ5
21/05/2011, 16:44
Pessoal,

Andei afastado do mundo 4x4 nos últimos 6 anos, mas estou decidido a voltar e rápido .
Me ajudem numa dúvida: hoje fui ver uma Sportage Diesel 2001 em uma loja aqui em SBC.
Já faz um tempo que ela está à venda, o preço está acima da tabela e o pior de tudo, está com muitos detalhes para arrumar.
Os detalhes são: grade solta (faltam as presilhas plásticas), os retrovisores eletricos não funcionam, o ventilador do painel não funciona tb e tem uns acabamentos de plastico que estão todos soltos e alguns quebrados, ar condicionado com certeza tb não tem gás. Com certeza se eu fizer uma proposta à vista eles me darão um bom desconto, mas vale a pena ???? Ha um tempo atrás tb fui ver uma Pathfinder nesta mesma loja e quando fui fazer um test drive o carro parou 3 vezes com pane elétrica. Esses carros entraram na loja com preços bem baixos e eles estão vendendo sem garantia, pois alegam que carro importado eles revisam motor e cambio e nada mais. Essa Sportage já está a um bom tempo lá e como disse se eu fizer uma proposta sai num preço bom, mas vale a pena pegar para arrumar esses problemas que ela tem ??? E no offroad, é uma boa opção sem diesel ??? Nunca tive carros à diesel, meu ultimo 4x4 foi uma V8 a gasolina .

Abs.

Wellington.

EDuarte
21/05/2011, 16:59
Não posso dizer sobre o motor, não conheço mecanica diesel, mas qto aos detalhes que vc mencionou é coisa que da pra resolver sem muita dor de cabeça, se o preço for bom acho que vale a pena, desde que a mecanica esteja em ordem.

[]s
(DU)

DouglasMac
22/05/2011, 11:03
Prezado, seja bem vindo de volta!!
Minha humilde opinião: se não cuida de detalhes baratos, não cuida de motor/bomba, suspensão, direção e etc...
Melhor ter paciencia e encontrar um de boa procedencia, às vezes (na maioria absoluta) o barato sai caro!
SPT diesel 01 TDI curta é um carrinho bom, vai bem e pra usar no 4x4 precisa de lift e etc, assim como as outras viaturas.
Pense bem, pra depois num ficar com uma jaca na mão.

LAMA!!

fredboell
24/05/2011, 18:15
concordo plenamente, se o cara é relaxado e nao cuida dos detalhes, nao vai cuidar do resto tbm.
sera que as trocas de oleo e filtro foram feitas corretamente?
sera que as polias estao em dia?
veja a marca da bateria, isso normalmente mostra a preocupação do dono com o veiculo.
por incrivel que pareça, mas um mero detalhe, como a limpeza do carro, ja diz muito sobre o dono.
eu sou da mesma opiniao, procura um pouco mais e nao se incomoda depois.
sportage tem de monte por ai, as normais sao maioria, 10% sao top linha e uns 20% lixao...
procura com calma e boa sorte.

WELLCJ5
15/06/2011, 07:54
Pessoal,
Neste final de semana irei ver uma Sportage Diesel 1995, aparentemente está bem cuidada e o motor foi feito, segundo o proprietário com peças originais e de boa qualidade.
Ela sempre foi usada na cidade e pertense a esposa do proprietário, que segundo ele quer um carro menor para uso no dia/dia.
Neste ano ela não é turbo certo ?? Como ela é no offroad, muito fraca ?? Tem algum detalhe que mereça maior atenção ??
Grato, Wellington

fredboell
15/06/2011, 12:35
nao entendo muito dessa, mas...
ela tem um motor 2.2 aspirado, pelo que sei é bastante economico, porem meio lerdao na estrada.
acredito que os donos possam lhe passar melhores informações.
da uma pesquisada no forum, tem muita coisa boa aqui.

Fsvramos
19/03/2021, 12:04
Para ajudar as pessoas a tomarem a decisão se pretendem ou não comprar uma Sportage diesel vou postar aqui minha experiência com o carro.

Tinha uma pajero GLS-B 1999 diesel que fundiu o motor em uma viagem, o orçamento ficou em quase R$ 20.000,00 resultado vendi o carro com motor fundido mesmo e acabei comprando a Sportage 2001.

Minha primeira impressão foi um carro muito gostoso de dirigir, não é um cabrito como as Pajeros, bem mais confortável e com melhor dirigibilidade, só achei a bicha meio fraca, tanto em retomadas quanto na estrada. Em uma comparação seria um carro 1.0 melhorado um pouquinho, mas não chega em um carro 1.6.

Ainda não sei a média de consumo, mas segundo pesquisas e com o dono anterior ela deve fazer algo na casa de 12 a 13km com 1l de diesel, assim que tiver as médias vou atualizando o post.

O carro no geral está bom, já mandei no mecânico e no eletricista para fazer alguns trabalhos, preciso reformar o interior que tem os bancos rasgados, mas de mecânica até agora somente os freios que tive de fazer por completo e o alternador que estava ferrado. mas quando comprei já sabia destes detalhes e pelo valor que paguei comparado a outras sportages compensava arrumar. Paguei R$ 17.000,00 nela

Tai as fotos da bichinha

Fsvramos
19/03/2021, 12:08
Bom vamos a primeira atualização:

Mecânica

02 discos de freio - R$ 398,00
02Tambores do freio trazeiro - R$ 442,00
Cilindro mestre - R$ 460,00
Troca de óleo e os dois filtros - R$ 224,00 (meio caro, mas como estava no mecânico mandei fazer lá mesmo)
Filtro de ar - R$ 85,00
Filtro de diesel - R$ 74,00
Troca do fluido de freio - R$ 60,00
Junta da tampa de válvulas - R$ 5,00
Mão de obra geral - R$ 450,00

Valor total da mecânica - R$ 2.198,00

Fsvramos
19/03/2021, 12:14
Vamos a segunda atualização:

reparos elétricos:

Instalação de travas elétricas - R$ 380,00 (O Antigo dono tinha tirado)
Reparo da chave de luz - R$ 230,00 (estava com problemas não funcionando perfeitamente)
Relê duplo para os faróis - R$ 140,00
Recondicionamento do alternador - R$ 705,00 ( não estava carregando direito e antes que desse pau eu mandei arrumar)
Instalação de reostato - R$ 40,00 (não faço a mínima para que serve heheheheh)
Reparo no vidro elétrico que não estava funcionando - R$ 50,00
Troca de lâmpadas queimadas - R$ 10,00
Soquetes - R$ 10,00
Mão de obra revisão elétrica - R$ 160,00

Valor total da elétrica - R$ 1.725,00

Com isto a Sportage está 100% de mecânica e 100% de elétrica

Fsvramos
19/03/2021, 12:17
Mais uma atualização (esta sem custo graças a Deus heheheheheh)

O meu intercooler estava todo amassado como na foto abaixo, depois de muita paciência, um alicate de bico e uma chave de fenda pequena melhorou bastante.
575765

575766

Glaicon
20/03/2021, 08:40
Mais uma atualização (esta sem custo graças a Deus heheheheheh)

O meu intercooler estava todo amassado como na foto abaixo, depois de muita paciência, um alicate de bico e uma chave de fenda pequena melhorou bastante.
575765

575766
Coisa boa vêr o tópico da Sportage reativado!
Estava muito parado.
Parabéns pela aquisição.
Tive a TDI curta ano 2001 em 2009.
Era muito econômica.
Veículo honesto.
Infelizmente, queimei o cabeçote.
Aí arrumei e vendi.
Cuide muito no excesso de velocidade constante.
Ela não aguenta.
Boa sorte e bom divertimento!:concordo:

Marcos_E
06/08/2021, 02:53
Rapaiz, tive uma TD 03 imaculada que só me deu alegrias! Teria outra novamente sem medo, minhas únicas despesas foram:

- Alternador
- Fiação das velas
- Roda livre AVM (o melhor upgrade!)

Se tiver boa de mecânica é o bicho!

Italo Xavier Santos
12/10/2021, 06:55
Bom dia a todos... tenho buscado bastante informações sobre a Sportage pq me apareceu uma oportunidade de troca na minha Cherokee Laredo 98 4.0, e pelo fato do custo de combustível estou tentado a fazer... é uma sportage 01 2.0 diesel...
Tenho visto muita frequência reclamações sobre aquecimento (que seria pior que L200 2.5) e quase todo mundo teve defeito de alternador, e o fato de não ser carro com a força que deveria, porém não corro, minha velocidade de cruzeiro é uns 110km/h e não estaria pensando e deixa-la para viagens, apenas uso urbano e para ir no sitio nos fds (estrada de chão boa)...
E aí!? Estaria valendo a pena?

Glaicon
12/10/2021, 08:00
Bom dia a todos... tenho buscado bastante informações sobre a Sportage pq me apareceu uma oportunidade de troca na minha Cherokee Laredo 98 4.0, e pelo fato do custo de combustível estou tentado a fazer... é uma sportage 01 2.0 diesel...
Tenho visto muita frequência reclamações sobre aquecimento (que seria pior que L200 2.5) e quase todo mundo teve defeito de alternador, e o fato de não ser carro com a força que deveria, porém não corro, minha velocidade de cruzeiro é uns 110km/h e não estaria pensando e deixa-la para viagens, apenas uso urbano e para ir no sitio nos fds (estrada de chão boa)...
E aí!? Estaria valendo a pena?
Será uma viatura diesel com 20 anos de idade.
O vendedor deverá comprovar a realização das manutenções preventivas e corretivas ao longo dos tempos.
Você deverá testá-la dirigindo em rodovia por uns 20 minutos ou mais, para em seguida, ainda como motor ligado, abrir capô e verificar se não está jogando água do radiador para o vaso expansor.
Deverá observar se a mangueria superior do radiador não está dura e estufada.
Estas são observações que poderão indicar cabeçote trincado.
Rodar apenas na cidade nem sempre comprova danos no cabeçote, pois ele precisa de alto giro do motor e calor para dilatar a trinca e apresentar o vazamento.
Faça testes também com o 4X4, engatando e desengatando a tração.
Enfim, seja criterioso.
E boa sorte na sua compra.:concordo:

Italo Xavier Santos
16/10/2021, 17:23
Valeu pela ajuda ... vou testar assim