PDA

Ver Versão Completa : pivôs da Ranger: dúvida na troca



dsamaz
20/08/2007, 13:56
Doutos e doutores do Fórum 4x4Brasil,

submeto a vós uma dúvida q apareceu na troca dos pivôs da minha ranger (a troca já estava prevista a bastante tempo).

Comprei eles (inferiores, marca infinity), porém eles têm um pino e uma travazinha-anel. A minha dúvida era como colocar a travazinha-anel de cima? É só colocar o pivô na prensa e depois colocar de qualquer jeito o anel-trava?
O pino parece que é só apertar o parafuso e colocá-lo...


Outra coisa, comprei os pivôs superiores, mas na caixa aparece (ford ranger, pivo superior, 98 / inferior)... O que seria este "inferior"? A minha é do ano 2002... Será que vai servir? Fui numa outra loja de auto-peças especializada em picape e disseram q o pivô superior é só com a bandeja completa... Q não vende separado.

Desculpe vos incomodar, porém é que eu mesmo vou ajudar na troca e não confio muito nestes mexânicos de hoje em dia...

Daniel

dsamaz
20/08/2007, 14:04
Outra dúvida, o anel-trava tem dois buraquinhos na estremidade, para que serve? Alguém sabe?
O grampo (pino) q acompanha é para inserir nestes dois buraquinhos ou é para segurar o parafuso de voltar?

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 14:20
Outra dúvida, o anel-trava tem dois buraquinhos na estremidade, para que serve? Alguém sabe?
O grampo (pino) q acompanha é para inserir nestes dois buraquinhos ou é para segurar o parafuso de voltar?

Esse dois buraquinhos servem pra facilitar a retirarida com o uso de um alicate especial.

Me parece que você comprou o pivô errado. Deveria estar escrito 98/acima...

dsamaz
20/08/2007, 15:45
!Esse dois buraquinhos servem pra facilitar a retirarida com o uso de um alicate especial.!

Eu já estava achando q eram p/ se inserir o grampo q vem junto...


!!Me parece que você comprou o pivô errado. Deveria estar escrito 98/acima...!!

E vende só o pivô?? Não vende não... Não consegui achar em nenhum lugar...
Este pivô q eu comprei parece q é igual ao que está lá... Não sei porque dizem q não vai prestar... Mas como não se brinca com estas coisas, vou comprar mesmo o par de bandeja... Se vão R$230, mas fazer o que né?

Eu acho a trava-anel muito fraquinha para segurar o pivô de escapar... É ela quem segura mesmo? Os dois buraquinhos não servem para se prender nada neles não?
Ela é inserida depois de inserir o pivô??

Desculpem-me o excesso de perguntas, mas é que de um outro carro meu (santana), é a coisa mais simples e rápida do mundo prender um pivô: apenas dois parafusos e mais nada, mas na ranger tem graxeiro, trava-anel, trava-grampo, parafuso, serviço de prensa, tira bandeja, coloca bandeja, ...

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 16:36
E vende só o pivô?? Não vende não... Não consegui achar em nenhum lugar...
Este pivô q eu comprei parece q é igual ao que está lá... Não sei porque dizem q não vai prestar... Mas como não se brinca com estas coisas, vou comprar mesmo o par de bandeja... Se vão R$230, mas fazer o que né?

Eu acho a trava-anel muito fraquinha para segurar o pivô de escapar... É ela quem segura mesmo? Os dois buraquinhos não servem para se prender nada neles não?
Ela é inserida depois de inserir o pivô??

Desculpem-me o excesso de perguntas, mas é que de um outro carro meu (santana), é a coisa mais simples e rápida do mundo prender um pivô: apenas dois parafusos e mais nada, mas na ranger tem graxeiro, trava-anel, trava-grampo, parafuso, serviço de prensa, tira bandeja, coloca bandeja, ...

- Não vende só o pivô, Não tem como trocar só o ele. Tem que comprar o braço inteiro mesmo.

- Esse anel é só uma garantia, o pivô não precisa dele. Os buraquinhos são necessários só pra retira o pivô da bandeija. Só pra enfiar a ponta de um alicate de bico...

cbridi
20/08/2007, 17:47
As 98 tinham o pivô separado... depois de 98 tem que trocar toda a balança (braço) superior. Não há como trocar somente o pivô.

dsamaz
20/08/2007, 18:13
Amigos,

Acabaram de chegar duas bandejas (braços) superiores q pedi da loja, porém, já vi q os pivôs são diferentes da minha. A minha, nos pivôs, repara-se claramente os parafusos, além dele ser grande. Nesta q chegou, parece que é a cabeça do pivô é "blindado", sem possibilidade de troca mesmo. Nesta nova bandeja, a peça é uma só...
Na minha, diferetemente, parece que é possível sim trocar os pivôs.

Será q o modelo da minha, "repow a gasolina" (ano 2002), é diferente das outras? (tow lascado ha ha ha)

Amanhã vou botar a "mão na massa" e efetuar o serviço junto com mecânicos. Postarei aqui as notícias.

Daniel

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 18:19
Amigos,

Acabaram de chegar duas bandejas (braços) superiores q pedi da loja, porém, já vi q os pivôs são diferentes da minha. A minha, nos pivôs, repara-se claramente os parafusos, além dele ser grande. Nesta q chegou, parece que é a cabeça do pivô é "blindado", sem possibilidade de troca mesmo. Nesta nova bandeja, a peça é uma só...
Na minha, diferetemente, parece que é possível sim trocar os pivôs.

Será q o modelo da minha, "repow a gasolina" (ano 2002), é diferente das outras? (tow lascado ha ha ha)

Amanhã vou botar a "mão na massa" e efetuar o serviço junto com mecânicos. Postarei aqui as notícias.

Daniel

Fica tranqüilo que vai funcionar. É que Ford mudou o esquema e você tem que fazer o update mesmo.

Walter L. L. Casitta
20/08/2007, 21:25
Olha aí o braço novo(1) e o antigo(2)...

http://img489.imageshack.us/img489/912/bracospx7.gif

cbridi
20/08/2007, 21:31
Se a do dsmaz é 2002, deveria ter vindo de fábrica com o upgrade... alguém deve ter feito o downgrade no meio do caminho. :-) :pensativo:

Edintruder
21/08/2007, 15:15
Eu troquei os pivôs com a bandeja no lugar com o auxílio de uma marreta e um batente de aço carbono, e para colocar usei o próprio peso da caminhonete num calço apropriado. Como os pivôs vêm com uma capa de plástico, é só apoiar adequadamente que entram sem problemas. Depois é só colocar o anel com uma chave de fenda fina ou com o alicate para anel de pressão.

dsamaz
21/08/2007, 17:29
Amigos deste fórum,

Muito obrigado pela ajuda que me deram. Foi fundamental para que desenvolvessemos a atividade.

Sobre a bandeja, a que estava lá não tinha parafusos segurando o pivô, porém era possível sim trocá-lo.
A nova bandeja superior é mais reforçada (braços mais largos), porém o pivô é muito parecido, não sendo, porém, possível trocá-lo.

Ficou só uma pequeniníssima dúvida: a graxa que vem com o pivô inferior é durável? É recomendado trocá-la ou colocar mais? Eu acho que vem pouca...

Sincero muito obrigado a todos que ajudaram. Parece q o serviço foi +/- bem feito, pelo o menos a roda ainda não caiu (andamos +/- 30km com as novas peças)

Daniel

Walter L. L. Casitta
21/08/2007, 17:50
Ficou só uma pequeniníssima dúvida: a graxa que vem com o pivô inferior é durável? É recomendado trocá-la ou colocar mais? Eu acho que vem pouca...


Se a coifa de borracha não rasgar a graxa dura mais que o pivô...

Edintruder
21/08/2007, 21:40
O pivô é montado com uma bucha em nylon com o pino cromado ou polido. A graxa só serve para reduzir o atrito que já é pouco pelo material utilizado.

dsamaz
21/08/2007, 21:51
Os meus tiveram q sair na marreta também.
Tinhamos dois sacas-pivô, porém, um ficava muito pequeno e o outro, muito grande. A bandeja não permitia q eles entrassem, batia na lateral


Eu troquei os pivôs com a bandeja no lugar com o auxílio de uma marreta e um batente de aço carbono, e para colocar usei o próprio peso da caminhonete num calço apropriado. Como os pivôs vêm com uma capa de plástico, é só apoiar adequadamente que entram sem problemas. Depois é só colocar o anel com uma chave de fenda fina ou com o alicate para anel de pressão.

dsamaz
28/08/2007, 13:48
Amigos,

tenho más notícias que estão me entristecendo:

1. alguma coisa está enroscando na roda - parece que é a da frente/direita;
2. parece ser o pivô, pneu novo, o rolamento da roda ou, mais provavelmente, a pastilha de freio;
3. o mecânico disse que por ser novos, os pivôs influenciam na pastilha de freio;
4. os pivôs foram inseridos pela propria pressão do peso do carro, sem prensa;
5. na instalação, percebi que caiu um pouco de areia no rolamento da roda, porém parece que ele é blindado, por isto não me importei.
6. mudei os pneus dianteiros de 235 para 255

Características do barulho
1. Na "bate" como folga grande em pivô
2. Parece que algo enroscado, ferro-com-ferro
3. É mais grave em descidas
4. Tem hora que desaparece
5. não tem relação com calor, temperatura
6. na hora que freia intensifica-se muito

O carro ficou na oficina, eles vão ver daqui a pouco o que ocorre...

Por estes motivos acima, questiono:
1. A graxa que veio originalmente nos pivôs realmente não necessitam de complemento (mais graxa) ou substituição??

2. Andar alguns quilômetros com o carro desalinhado estraga os pivôs da bandeja inferior?

3. Pneus 255 enroscam na Ranger?

4. Pivôs novos mudam a posição de pega das pastilhas de freio?

dsamaz
29/08/2007, 19:40
Amigos,

desculpe ocupá-los mais uma vez.

Sobre o rangido q estava apresentando, o mecânico detectou:
- é o rolamento da roda...

Vou ser mais um a trocar esta peça aqui no fórum.
Só q estou achando estranho q os rangidos começaram em 1 (uma) semana e ficaram tão graves como estão... (antes estavam pneus 235 excelentes, novos, e eu os troquei por uns 255 velhos, pois pretendo trocá-los na venezuela q é barato)

Minha pergunta é a seguinte: a origem do problema nos rolamentos pode ser pneus 255??

Pergunto isto pois vou trocar a peça por uma nova e, se fosse o caso, voltaria os pneus 235...

Walter L. L. Casitta
29/08/2007, 21:38
Minha pergunta é a seguinte: a origem do problema nos rolamentos pode ser pneus 255??

Pergunto isto pois vou trocar a peça por uma nova e, se fosse o caso, voltaria os pneus 235...

Eu andei 150.000Km, metade disso com BF31" (maior que o 255) e a outra metade com BF33". Os rolamentos até agora estão perfeitos.

Miguels
29/08/2007, 22:04
As coifas das minhas estão rasgadas, mas não têm folga. Será que há necessidade de trocá-las?
Se a coifa de borracha não rasgar a graxa dura mais que o pivô...

cbridi
29/08/2007, 22:08
Mais um depoimento: 170.000 Kms rodados sendo 58.000 com os Firestone FSR 235 originais, 58.000 com Dunlop 31" e 54.000 com BF 31" e nenhum rolamento trocado.

Ah, aí pra cima vc diz que mudou os pneus dianteiros para 255? Só os dianteiros? Tu vais estourar a CT y otras cositas más...

Walter L. L. Casitta
29/08/2007, 22:20
As coifas das minhas estão rasgadas, mas não têm folga. Será que há necessidade de trocá-las?

Se não tem folga não precisa trocar. De qualquer a coifa rasgada ajuda a acelerar do desgaste dos pivôs...

dsamaz
30/08/2007, 14:10
Estourar a caixa de transferência? Por que?
Isto aconteceria se eu ligasse a tração?

Eu não pretendo ligar a tração... Apenas coloquei estes pneus 255 porque estão velhos e vou trocá-los na tierra de hugo chaves por novos, lá custa R$60 (B$110.000) um 235R15 p/ camionete (preço tabelado pelo governo é uma maravilha, não é??? he he he).



Mais um depoimento: 170.000 Kms rodados sendo 58.000 com os Firestone FSR 235 originais, 58.000 com Dunlop 31" e 54.000 com BF 31" e nenhum rolamento trocado.

Ah, aí pra cima vc diz que mudou os pneus dianteiros para 255? Só os dianteiros? Tu vais estourar a CT y otras cositas más...

cbridi
30/08/2007, 14:35
Estourar a caixa de transferência? Por que?
Isto aconteceria se eu ligasse a tração?

Eu não pretendo ligar a tração... Apenas coloquei estes pneus 255 porque estão velhos e vou trocá-los na tierra de hugo chaves por novos, lá custa R$60 (B$110.000) um 235R15 p/ camionete (preço tabelado pelo governo é uma maravilha, não é??? he he he).

Ah, bom... mas não vá esquecer da diferença de diâmetro entre os pneus e acionar a tração. :rolleyes:

Põe maravilha nisso... eu moro no outro extremo do nosso imenso país, fica um pouco difícil chegar até aí. :mrgreen:

[]'s

cbridi
30/08/2007, 14:44
Estourar a caixa de transferência? Por que?
Isto aconteceria se eu ligasse a tração?

Eu não pretendo ligar a tração... Apenas coloquei estes pneus 255 porque estão velhos e vou trocá-los na tierra de hugo chaves por novos, lá custa R$60 (B$110.000) um 235R15 p/ camionete (preço tabelado pelo governo é uma maravilha, não é??? he he he).

Ah, bom... mas não vá esquecer da diferença de diâmetro entre os pneus e acionar a tração. :rolleyes:

Põe maravilha nisso... eu moro no outro extremo do nosso imenso país, fica um pouco difícil chegar até aí. :mrgreen:

[]'s

gondim
03/10/2017, 09:42
ola muito bom dia,


por favor,

fui alinhar e balancear minha ranger, (2003 velha, mas é a que consegui comprar e a tenho com muito carinho), para fazer uma viagem, contudo, me disseram que teria que trocar terminal de direção e os pivos superiores e inferiores.


pergunto aos Caros Srs:


Posso viajar sem colocar minha familia em risco?


ou seja, esses pivos podem soltarem:?


Muito Grato


gondim

klemba
03/10/2017, 14:19
Olá, se esta na dúvida leva em outro local e pede para verificar a suspensão, não fala nada e vê qual será o diagnóstico, eu mesmo gosto de ver, peço para ver onde esta o problema, na suspensão se esta com folga é fácil do mecânico lhe mostrar, e se esta ruim a troca certamente é necessária. ai a viagem é mais tranquila e segura:safari-rig:

RicardoFLN
04/10/2017, 10:31
ola muito bom dia,


por favor,

fui alinhar e balancear minha ranger, (2003 velha, mas é a que consegui comprar e a tenho com muito carinho), para fazer uma viagem, contudo, me disseram que teria que trocar terminal de direção e os pivos superiores e inferiores.


pergunto aos Caros Srs:


Posso viajar sem colocar minha familia em risco?


ou seja, esses pivos podem soltarem:?


Muito Grato


gondim


A saúde de um pivô não é algo difícil de verificar.
Retire o pivô do encaixe, desloque ele para qualquer lado. Se ele voltar sozinho pro centro é porque tá na hora de trocar. Pivô bom, não retorna pro centro quando tu colocas ele em qualquer posição.

Abs.