Ver Versão Completa : Ponta de eixo
Thiago Serpa
07/05/2004, 15:46
Salve amigos do fórum!!! Liguei para o meu mecânico para informar que ia revisar os diferenciais do jeep... ele me deu a triste notícia de que a ponta de eixo traseira está empenada...
Isso soa como mecaniques... ou seja, não entendi bulhufas... como não estou com o jeep e a oficina é meio longe gostaria de saber:
1 - o que é a ponta de eixo (traseira, do lado direito)
2 - se dá pra desempenar ou se precisa trocar
3 - qual o tamanho do prejuízo...
Abraços preocupados!!!
Paulo Eduardo
07/05/2004, 18:19
Fala Thiago,
A ponta de eixo ou semi-eixo, é a peça que transmite a rotação do diferencial para a roda, girando por dentro da carcaça do eixo que é oque você vê, embaixo do jeep.
Se estiver mesmo empenada, é melhor comprar uma nova, deve custar umas 150 latas, no máximo.
Se estiver com uma graninha, já vale até a pena dar uma boa olhada na esquerda tb, e de repente trocar o par. E os rolamentos. Vai ficar com um conjunto novo e muito mais tranquilo :wink:
[]´s
Thiago Serpa
07/05/2004, 18:32
Tem alguma loja on line que venda essa ponta de eixo completa? Não encontrei nenhuma ainda
Thiago Serpa
07/05/2004, 18:33
Obrigado pela ajuda!!
Tem alguma loja on line que venda essa ponta de eixo completa? Não encontrei nenhuma ainda Mas acho que vou acabar comprando um diferencial completo por aqui mesmo...
Esse meu eixo traseiro nãio é o de chaveta, é o de flange... (parece que o com flange é pior.. ou isso é mais uma leda de mecanico?)
Paulo Eduardo
07/05/2004, 19:26
Thiago,
diferencial e ponta de eixo são coisas diferentes, vc não precisa trocar o dif. só por causa da ponda de eixo empenada.
Vai gastar uma grana a toa, ponta de eixos, é uma peça de aço temperado, comprida, com ranhuras numa ponta e o encaixe p/ a roda ou cubo de roda na outra. E diferencial, é um conjunto de engrenagens que fica dentro daquela "bolota" que se vê no eixo. Pergunte nas lojas só pela ponta de eixo, e não pelo diferencial. O semi-eixo com flange é melhor, saiu nos jipes mais novos. Esse mecânico ta viajando. Cuidado heim, pode ser que ele nem saiba doque esta falando, antes de comprar uma peça nova, leve a sua (empenada) num torneiro pra que ele possa te confirmar o defeito. Senão pode gastar à toa.
[]´s
Thiago Serpa
07/05/2004, 21:11
Tipo.. esse diagnóstico foi feito "visualmente". amanhã eu vou colocar o jeep no cambão e levar no mecânico que manja do eixo!! antes vou averiguar bem a situação!!
Rogério Barthy
08/05/2004, 21:20
Mande notícias sobre o resultado do torneiro, já que o meu bruto, aparentemente está ou com a roda (aro) empenado ou então a própria ponta do eixo trazeiro esquerdo.
Thiago Serpa
09/05/2004, 11:35
Depois da aula de ponta de eixos e diferenciais disponibilizada pelos amigos do fórum e conhecidos daqui :D , descobri que meu eixo traseiro é o de flange! O mecânico ficou de me passar o diagnóstico dos diferenciais até terça feira.
Acredito que ele vai começar pelo diferencial dianteiro, por isso pode ser que demore um pouco mais a resolução da ponta de eixo. !!
Alguém saberia me informar ode posso comprar uma ponta de eixo nova? (caso seja constatado que precisa trocar?) Aqui em MS tá meio complicado... até agora só achei ponta de eixo para diferencial de chaveta, nada do diferencial de flange.
Inclusive um cara até me ofereceu um eixo de chaveta inteiro :roll:, mas pretendo ficar na troca da ponta de eixo, não sou muito fã daquela porca no meio da roda...
Abraços aprendendo sobre ponta de eixo!!
Paulo Eduardo
09/05/2004, 15:36
Fala Thiago... :D
procura na agromotor, ou donatti, eles devem ter a peça e despacham pra todo o brasil.
[]´s
Thiago Serpa
10/05/2004, 14:04
A Agromotor eu já abandonei, o atendimento deles por e-mail deixa muutio a desejar... já mandei umas 3 mensagens para eles e até hoje nada.. vou experimentar no donatti e no josewal. a oxford será que tem?
Thiago Serpa
17/05/2004, 13:16
Finalmente saiu o diagnóstico dos diferenciais...
Trocar retentores em geral.... :?
Trocar rolamentos de coroa e pinhão e outros :cry:
Trocar a ponta de eixo traseira.. sem condições (acho que o torneiro deve ter ate chingado o mecânigo) :oops: :roll: :cry:
Menos mal que a coroa e pinhão estão bons!!!
Dá uma olhado no classificados do forum que tem um desmanche no interior de SP que tem a ponta. Sai por 120,00
Thiago Serpa
21/05/2004, 11:49
PONTA DE EIXO II - A LUTA CONTINUA... :roll:
Depois do incrível prejuízo com rolamentos e retentores minha luta em busca da ponta de eixo continua....
No orçamento da Jipebrás o cara me falou que a ponta de eixo de flange (estri fina) que ele possui não serve para os rolamentos que eram utilizados anteriormente.... existem tipos diferentes de pontas de eixo com flange?? :shock:
:!: Se ajudar, os rolamentos são da seguinte especificação:
rolamentos de roda + trava (201011)
Abraços de quem já não entendeu mais nada :roll: :roll: :? :x :oops:
Flavio Miranda
21/05/2004, 12:13
Cabra,
Liga na Josewal ... o atendimento é 10 !!
Sugiro que faça este serviço com um bom mecanico, pois trata-se de um conjunto de peças que trabalham com ajuste minimo e são muito exigidos ... :? :shock:
Já que abriu o diferencial, peça para revisar tudo, planetaria inclusive ...
Calma que é só o começo...
:lol: :wink:
Thiago Serpa
21/05/2004, 12:20
flavio, os diferenciais já foram desmontados e tudo verificado... :lol:
As noticias em relação as pecas não foram as melhores, mas estamos resolvendo!!!
Estou esperando a resposta do Sr anisio, acho que vou ligar pra ele ainda hj pra ver isso direito!! É que como eu moro meio longe tem que pagar o frete e se a peça vem errada é um transtorno pra trocar...
Valeu pela dica!!!
Thiago Serpa
23/05/2004, 09:57
Descobri o modelo da m#@%*@#@ da ponta de eixo...
é a de 19 estrias... uma "maravilha" para encontrar nas lojas, nem nas lojas especializadas tem direito...
Achei nova apenas na agromotor (que eu tinha desistido pelo atendimento on line mas funcionou pelo telefone) dece chegar aqui essa semana!!
marcosmoscz
26/07/2006, 13:47
Já que estão falando de semi-eixo eu gostaria de tirar ele e trocar em casa mesmo, estou com o mesmo problema que o Thiago Serpa, o semi eixo ta empenado é parace que os rolamentos foram pro beleleu, eu consigo puxar e empurar o semi eixo pra dentro e pra fora tudo junto com a roda.
Fui atras do semi eixo e encontrei no Josewal e no agromotor também
Agora só falta ir no Pepe lá na Régis para ver se ele tem
Mas duvida que eu quero que me tirem é: eu consigo trocar em casa o semi eixo?
jeeponga
27/07/2006, 10:39
Bom dia Thiago
De uma olhada neste tópico sobre ponta de eixo, acredito ser de grande valia
www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915&highlight=cuidado+ponta+eixo
marcosmoscz
10/08/2006, 00:03
Eu recomendo o Josewal, a oficina dele tem uma atendimento muito bom e rapido, deixei o carro para fazer uma avaliação na roda traseira, quando chegei lá, os mecanicos ja levantaram o jipe e foram vendo o que poderia ser, no outro dia ja ligaram para ir pegar o mesmo, trabalho muito bom e rapido.
Abraços
Marcos
DougBRSP
10/08/2006, 11:04
Já cogitou já que está mexendo nisso em já trocar os eixos por sistema flutuante da ensimec, pelo menos já fica uma coisa mais segura, reduzindo o risco da roda sair passeando por ai.
[]s
Alguém sabe dizer as características Kit semi-eixo flutuante da ensimec?
com o Kit é necessário torcar satélites ou planetárias do diferencial?
Se for preciso, é necessário comprar peças à parte, ou o kit vem completo?
A instalação é feita por qualquer mecânico?
Um abraço.
antonio.