Conectar

Ver Versão Completa : Aquecimento (o Retorno)

Paulo de Tarso
17/08/2007, 13:55
aÍ MOÇADA
MEU MOTOR É UM MAXION 2.5, CAIXA CLARK 2205, T-CASE ORIGINAL DO "j" E É DE PASMAR. VIVO COLOCANDO ÁGUA NO RADIADOR POR CAUSA DE AQUECIMENTO. A ÁGUA SOBE DE TEMPERATURA E VAZA OU POR UMA CONEXÃO DA MANGUEIRA JUNTO AO RADIADOR OU PELA TAMPA. TROQUEI A TAMPA. AGORA VAZA PELA CONEXÃO. PERGUNTO: APÓS MUITA OBSERVAÇÃO VERIFIQUEI QUE O VASO DE EXPANSÃO ESTAVA UM POUCO ABAIXO DA ALTURA DO MOTOR ( MAS ACIMA DO NIVEL DO RADIADOR ) ENTÃO: O VASO DE EXPANÇÃO TEM DE FICAR EM NIVEL ACIMA DO RADIADOR E TB. DO MOTOR?? EM TRANSITO PESADO É UMA }@#%$#. AQUECE DIRETO. SERÁ QUE É PRAGA????.
OBS: O RADIADOR É ORIGINAL E O VASO DE EXPANSÃO TB.
ABRAÇO JEEPEIRO

joão k. chikui
17/08/2007, 15:44
Paulo
Não é normal esse motor aquecer. Atente para pequenos detalhes:
A-Varetar o radiador, pode estar com muitos canais entupidos
B-Tampa do vaso de expansão não vedando(esse sistema tem que trabalhar pressurizado).Paulo , é mais ou menos assim, aí em PA como é quase nível do mar , a agua ferve a quase 100°C. Se estiver pressurizado a 13 libras p.ex, vai ebulir a ~~115 °C.
C- Usar aditivo à base de monoetileno glicol quase 50% com agua deionizada ou destilada. Além de evitar congelamento e corrosão, eleva o ponto de ebulição e a mistura tem calor específico bem aumentado(é como se a mesma massa de líquido , com o mesmo gradiente de temperatura , conseguisse transferir muito mais calor). Usar aditivos de marca conceituada e não apenas líquidos coloridos.
D-Mande MP para Getulio ou Buck que eles usam este motor no Jota, questione sobre a necessidade de um radiador maior.
Tua carroceria tem Body lift? isto ajudaria a resfriar .

AdrianoJPX
17/08/2007, 20:34
E quanto às ventuinhas? Elas são elétricas ou daquela "tocada" pelo motor?

Se for a 2ª opção verifique se a "embreagem multiviscosa" está funcionando.
É facil...quando o motor estiver funcionando e quente essa embreagem faz com que a hélice fique mais pesada e portanto gerando mais vento pro radiador. Se ela não estiver funcionando a hélice fica leve quase se podendo pará-la com as mãos (cuidado nã o tente isso em casa hehehe).

geraldo paulino filho
19/08/2007, 00:33
O vaso expansor, [desborbulhador], está acima da linha do cabeçote? Vc já verificou se existe ar retido no sistema de refrigeração . Após verificar os itens anteriores, observe esses detalhes.

Paulo de Tarso
20/08/2007, 16:42
Obrigado, amigos João, Adriano e Geraldo, por suas considerações.
PRIMEIRO: Sómente limpei em casa o radiador, realmente NÃO foi vareteado.
SEGUNDO: Vou usar o aditivo RADIEX???
TERCEIRO: Cara realmente NÃO sei o que é "body lift".
QUARTO: As ventuinhas são elétricas (originais do jota) São duas ventuinhas.
QUINTO : Notei que o vaso expansor (desborbulhador) não está em linha acima do cabeçote (a propósito cabeçote é aquele "treco" que tem um parafuso de plastico (no motor maxion). Eu o tirei e constatei que por ali passa água)
SEXTO: Falei com pessoal de oficina de radiadores e os caras ñão se ligaram se o vaso expansor estava em linha superior ou inferior. Queriam era mais em me cobrar R$500,00 para fazer outra colmeia, caso desse problema no vareteamento.
SÉTIMO: Após encher o saco dos amigos cheguei a conclusão: - Mesmo sendo um burro em mêcânica acredito que seja: Falta de aditivo e altura do vaso expansor abaixo do cabeçote, pois a água quando aquece, gera vapor e este força nas conexões (faz chiado), reduzindo o volume de água e com isso o aquecimento.
PS: Não sei como vou levantar o vaso expansor ( não dá altura por causa do capô!!!
Obrigado amigos
Abraço jeepeiro

Augusto Braga
20/08/2007, 18:31
Paulo,

Body lift é levantar a carroceria, colocando mais calços entre ela e as fixações no chassi. Acredito que até 2 polegadas não terá de mecher em mais nada, e o reservatorio vai subir em relação ao motor.Cabeçote é a parte de cima do motor,onde ficam as valvulas, bicos,eixo comando.

Abrs.

rogeriovmunoz
20/08/2007, 18:52
Paulo, inicialmente, se vc está usando radiador original do JPX, lembre-se que o radiador do J é fluxo em "U", e, salvo engano, os veículos que usam o Maxion 2.5 (F1000, Ranger, Land Rover) não têm radiador fluxo em "U".

Usando um fluxo em "U" no Maxion, obviamente terás problemas de aquecimento. Duas alternativas: Mude as colméias do radiador do J para fluxo comum, ou coloque algum outro radiador comum.

Como sugestão, tente adaptar no J o radiador que seria usado nesse Maxxion, pois certamente teve seu projeto baseado nas especificações do motor, como tamanho, capacidade volumétrica, altura em relação ao motor e etc.

Rogério/AC

joão k. chikui
20/08/2007, 22:04
Paulo
Mande urgente MP para o Getúlio (GVOGETTA) , camarada muito legal e prestativo, e que usa este motor em seu Jota. Ele vai te orientar melhor qto ao radiador. O buck aqui de mairiporã (SP) tb tem um com esse motor.
Pode ser que realmente tenha que aumentar o nº de canaletas do radiador.

Hudson Buck
20/08/2007, 22:04
Boa noite Rogério.

A não que esteja muito enganado, mas o radiador do J não é fluxo em U. E também se fosse acredito que não influenciaria no sistema de arrefecimento, visto que o importante é que o desenho do radiador não atrapalhe o fluxo de água. No meu CJ5 que usa o maxion 2.5 o radiador é em U, com a entrada e saída de água na parte superior do radiador, e ele nunca teve problema de aquecimento.

Paulo de Tarso,

No JPX da Patroa o radiador também ficou um pouco abaixo da carcaça da válvula termostático (o treco com um parafuso de plástico). Fiz somente testes com ele na garagem, não aqueceu nem vazou água pela tampa do radiador, pretendo rodar com ele no próximo domingo ai te direi se não teve problema. Confesso que também fiquei preocupado em ter o vaso expansor abaxio da válvula termostática.

Abraços.

Hudson Buck
20/08/2007, 22:07
Ah, o radiador do JPX foi feito sob encomenda e corresponde a 1 radiador e meio de D20. Ele é do mesmo tamanho do radiador do JPX mas tem o dobro da expessura.

Abraços.

Fernando César Ximenes
31/08/2007, 10:19
Meu j utiliza motor da hillux (3 l), aspirado, ventilador mecânico, radiador original e sua temparatura ñ passa dos 90 graus (marcados num termômetro de mercúrio) mesmo quando utilizo o jipe em situações q considero severas como tracionando um reboque de dois eixosItransporte de cavalos), com carga de 800 kg ou mais, em estradas vicinais precárias e alta temperatura ambiente. Acho q o problema do Paulo ñ está no radiador(tamanho, capacidade), se ele estiver limpo, desobstruido.

Paulo de Tarso
31/08/2007, 14:00
Amigos
Estou A Uns 10 Dias Sem Usar O Jota, Consegui Levantar Um Pouco O Vaso Expansor. Vou Testar! Se Continuar A Aquecer Vou Varetear O Radiador ( Todavia Acredito Que Não Seja Necessário Pois A Solução De água E Aditivo Está Limpa. Vou Começar A Buscar Outras Alternativas De Diagnóstico.
Abraço Jeepeiro

Marcelo R. A. da Cunha
31/08/2007, 14:30
Amigos
Estou A Uns 10 Dias Sem Usar O Jota, Consegui Levantar Um Pouco O Vaso Expansor. Vou Testar! Se Continuar A Aquecer Vou Varetear O Radiador ( Todavia Acredito Que Não Seja Necessário Pois A Solução De água E Aditivo Está Limpa. Vou Começar A Buscar Outras Alternativas De Diagnóstico.
Abraço Jeepeiro

Antes de qualquer coisa já verificou;

1 – Válvula Termostática.
2 – Bomba D’água

[]'s

Marcelo

joão k. chikui
02/09/2007, 23:12
Paulo
Acho que seu carro deve esquentar sim , principalmente em situações de altas velocidades e subidas de serra.
O Maxxion originalmente usa uma super-hélice com acoplamento viscoso e coifa , além de um radiador maior.
O original do Jota, além do radiador pequeno, utiliza 2 ventoinhas pequenas e sem coifa, de eficiência muito duvidosa.
O jota aceita radiador bem mais alto , largo e grosso : mande fazer um , como o Buck.

Alexandre Zocrato
03/09/2007, 01:00
Trocou o motor e continua com aquecimento? Tá pior do que o aquecimento global!

Se faltar espaço para um radiador maior, que tal tentar um radiador de óleo? Ele vai ajudar e muito no controle de temperatura do motor.

Lembrando que nunca vi um HS2.5 com problemas de aquecimento.

Paulo de Tarso
11/09/2007, 20:00
AMIGOS
Resolvi o pepino do aquecimento!Encontrei um bagulho (chiii) dentro de uma mangueira, tipo um parafuso. Busquei mais informações e um mecânico me disse que acreditava que o motivo seria para o motor ficar mais aquecido no inverno. Retirei e está tudo legal.
O parafudo estava num pedaço de mangueira de uns 8; 10 cm junto ao cabeçote. Isso é comum???
Abraço jeepeiro

Hudson Buck
11/09/2007, 21:09
Boa noite Paulo de Tarso.

Definitivamente esse parafuso não deveria estar lá. Essa idéia de colocar o parafuso para melhorar o aquecimento no inverno poderia ser trágica!!!! O motor já tem a válvula termostática justamente para queo motor aqueça e se mantenha aquecido.

Fico feliz que resolveu o problema sem que o motor sofresse algum dano.

Abraços.

Hudson.

joão k. chikui
11/09/2007, 23:40
Paulo, não seria uma mola que alguém colocou para a mangueira não colapsar?
Mas , cuidado que se teu sistema de arrefecimento for o original do JPX , pode ser insuficiente para o Maxxion em situações de serra forte ou altas velocidades.
Paulo ,não confie nos mostradores normais, tente instalar os termometros mecânicos se possível com alerta luminoso ou sonoro.