Ver Versão Completa : Chave de seta - lista da Wikipedia
Minha chave de seta original foi pro saco. Optei pela adaptação a pagar R$ 800 por uma nova, e gostei bastante do resultado, mas a verdade precisa ser dita: é gambiarra bem feita!
Vamos aos detalhes:
Ninguém conhece esse tal M800 (?). Nem a própria concessionária Mercedes. As chaves genéricas para o MB 608 e para os Willys são para um diâmetro maior da coluna de direção, e ainda têm a alavanca inclinada, ou seja, não servem. Mas custam só R$39.
Como dependo do carro e não posso andar com ele sem luz, levei esse mesmo, e resolvi ver no que dava. Retirei o volante, a cobertura de plástico e o jogo de manetes, sacando os cabos por seus 3 conectores. Fiz calsos com bambu e câmara de ar para prender na coluna. No início ficou sambando um pouco, mas com um pouco mais de borracha (e de mocotó nos parafusos) ficou perfeito. Como a alavanca é torta, foi preciso prender a peça mais atrás. Próximo ao painel de instrumentos.
Ficavam faltando o interruptor dos faróis e a alavanca do limpador de parabrisa. O suporte original só entra se for serrado ou dobrado. Dobrei a aba lateral esquerda pra baixo, e consegui montar ambos de volta, mas o plástico, nem pensar.
O sistema de chaves se estrutura sobre as peças plásticas para se manter em nível, portanto foi necessária uma abraçadeira Hellermann grossa pra prender o conjunto (dava pra ter usado um par de parafusos curtos, mas ficou muito bom com a abraçadeira - como o conjunto é preto, a abraçadeira não chama atenção).
Só falta a parte da fiação. Com uma chave de fenda, se solta os contatos, e encaixa no conector original. Qualquer ser humano com um pouco de paciência ou prática consegue refazer as ligações, mas havendo dúvidas, consulte o auto-elétrico mais próximo.
O suporte em metal, fica aparente. Meio rústico, meio tosco, mas funcional. Os engenheiros da Volvo de plantão certamente vão criticar, mas na primeira oportunidade eu publico fotos....
fOTOS por favor! Longe de querer criticar, muito pelo contrário, acho sempre válidas as alternativas mais baratas, não dava para usar outro material além do bambu?
Parabens pela iniciativa...
caique
Ninety,
aconteceu com vc o que acontece com a gente aqui... Só que vc se quisesse (ou pudesse...) poderia ir na revenda e comprar. Para nós não sobra esta opção, e como resultado temos diversas Land rodando sem buzina,... Parabéns pela iniciativa, mas com certeza (e com tempo...) vc vai achar outra que mais se seemelhe à original, e melhore o serviço de Mack Giwer. []`s
A idéia do bambu foi boa. Fácil, próxima da dimensão da coluna, e ainda ajuda a prender a borracha que é responsável pelo grip. Foi o que deu pra fazer em pouco mais de uma hora.
A foto não é das melhores e você vai perceber outras gambis espalhadas. Mas estilo é estilo.
Problemas com o site... Desculpa aí...
Deixa eu aproveitar e botar legenda:
1 - abaixo da manete, a alavanca original do interruptor dos faróis também foi substituída - no caso por um interruptor de puxar.
Eu tentei usar o tal interruptor da Marília (MR 11329) mas não estava em catálogo. Possivelmente o código é obsoleto ou tem algum erro de digitação.
O que usei se encaixou perfeitamente no painel plástico da coluna, mas a chave tem um pequeno inconveniente: apenas 2 posições.
1 - abaixo da manete, a alavanca original do interruptor dos faróis também foi substituída - no caso por um interruptor de puxar.
Eu tentei usar o tal interruptor da Marília (MR 11329) mas não estava em catálogo. Possivelmente o código é obsoleto ou tem algum erro de digitação.
O que usei se encaixou perfeitamente no painel plástico da coluna, mas a chave tem um pequeno inconveniente: apenas 2 posições.
Colepicola
21/08/2007, 06:07
Ninety ficou bom, eu quando vou procurar alguma coisa para meu CSW90 a ultima coisa que falo e a marca do carro, e sempre largo o carro longe da loja.
Nelson Defender 110
22/08/2007, 13:34
Caro Ninety,
parabens pela adaptação e pela publicação aqui no site. Realmente aquelas dicas do WIKIPEDIA sobre adaptações parecem meio incompletas. Publique mais fotos. Estou com o mesmo problema na chave liga e desliga da lanterna e farol.
Abraços,
Nelson
paulosotello
22/08/2007, 19:55
haha..... SHOW de bola ..Mestre....
Jipeiro de verdade é isso ae... tem que usar bambu , borracha ....e arame!!! no meu vou usar uns teco de arame ..."pra dar estilo próprio" rsr
é que a minha chave do farol já tá falhando ... e a de seta ...de vez enquando resolve num piscar rsrsr....
parabéns e valeu pelas dicas.....
[]s
A chave de luzes eu também troquei - por uma chave de duas posições, de puxar. O knob coube direitinho no furo da alavanca da chave original no console plástico. Pena que depois tive que abrir mão deste console.
Se a sua chave já está falhando, certamente vai te deixar na mão muito em breve. Aconselho partir pro remendo.
luiz ccosta
24/08/2007, 20:13
Pessoal querendo manter original tem na paddock por 16 libras ou 24 libras depende do chassi do veiculo, mas olhando a foto parece igual se der pra usar sempre a de 16 libras e pagando frete separado, não paga imposto aqui de 60% pro lula ( acima de 50 dolares). dai fica menos de 100,00 reais.
um abraço
luiz pick up 110 1993
edgartoledo
24/08/2007, 22:43
Não é bem assim Luiz, a Paddock , manda a nota do valor de entrega junto coma nota fiscal da peça como qualquer entrega ate 500g fica em torno de 20 libras , ao se somar o valor da entrega mais o da peça entra na faixa de tarifição.
Mês passado comprei umas peças que somaram em torno de 15 libras mais o valor de entrega, tive de pagar em torno de R$56,00 de imposto,mas mesmo assim compensa e muito. O orçamento que havia feito Bearmarch ficaria em torno de R$450,00 acabei pagando cerca de R$200,00.
É boa a idéia de importar as peças. O problema é que as peças nunca estão perto quando a gente precisa. :(
A gambiarra tem seu lado bom. No meu caso, além do custo, agilidade.
Chave de seta R$38
Interruptor de faróis R$15
Some-se aí mais uns litros de diesel e um pouco de sola de sapato. O resto é diversão.:twisted:
É boa a idéia de importar as peças. O problema é que as peças nunca estão perto quando a gente precisa. :(
A gambiarra tem seu lado bom. No meu caso, além do custo, agilidade.
Chave de seta R$38
Interruptor de faróis R$15
Some-se aí mais uns litros de diesel e um pouco de sola de sapato. O resto é diversão.:twisted:
luiz ccosta
30/08/2007, 21:45
Não é bem assim Luiz, a Paddock , manda a nota do valor de entrega junto coma nota fiscal da peça como qualquer entrega ate 500g fica em torno de 20 libras , ao se somar o valor da entrega mais o da peça entra na faixa de tarifição.
Mês passado comprei umas peças que somaram em torno de 15 libras mais o valor de entrega, tive de pagar em torno de R$56,00 de imposto,mas mesmo assim compensa e muito. O orçamento que havia feito Bearmarch ficaria em torno de R$450,00 acabei pagando cerca de R$200,00.
Edgar no meu caso eu pague as peças e não especifiquei o frete dai eles fecham a compra e mandam um email perguntado sobre o envio , voce responde e paga, a nota do frete veio por carta depois.
um abraço.
luiz def 110 pickup 93