PDA

Ver Versão Completa : Sw4 Problemas !!!!!!!!!

BLANCO
16/08/2007, 21:28
Boa dia,tarde ou noite , estou com uma sw4 97 3.0 tb com certo defeito meio esquesito, apos 3 dias depois de uma viajem de + - 2500 km rodados , minha sw apresentou logo pela manha o seguinte defeito :
Ligo o motor, pega de primeira mas logo apos alguns minutos começa a falhar e ao mesmo tempo fumaçar muito pois a impressao que passa o motor esta afogado , mas se acelero + - 1000rpm logo melhora e acaba ate a temperatura atingir nivel normal de rodar .
Levei o carro no mecanico e todos falaram de bomba injetora , partir para a execução da mesma , bomba , bico , mas para minha surpresa continuou o problema , voltei ao bombista e alegou que seria cabeçote, me pergunto COMO , se nenhum momento a temperatura se elevou e sempre antes das paradas aguardava a temperatura baixar e o turbo diminuir a pressao .
Solicitei ao bombista para rever a bomba , o mecanico tinha uma bomba de outro motor que estava sendo feito e a bomba ja tinha sido revisada , trocaram as bombas e para minha surpresa apresentou o mesmo problema , e agora o bombista esta certo ? alguem poderia me passar esta luz , abraços ><><><><><><><><>

GH
16/08/2007, 22:21
Luis,

Sinto te dizer, mas tá com pinta de cabeçote, mesmo...
Tem um tópico aqui no fórum sobre esse problema nas SW 97/99, vale dar uma olhada.

joão k. chikui
17/08/2007, 00:49
Luis
Parece sintoma de agua no oleo diesel , entrada de ar ou anti-câmara com problema.

BLANCO
17/08/2007, 12:47
Fala ai Joao , agua no oleo nao , falha no sistema de combustivel tambem nao pois foi verificado e retirado bomba e bico e colocado tudo novo ou seja OK , agora anti camara ainda nao sei , o mecanico tambem argumentou sobre este caso de agua no cilindro mas o detalhe que nao baixa nada principalmente aqui na regiao que agora esta muito seco ,como ainda nao retiramos o cabeçote estamos no aguardar , de qualquer forma valeu pela dica .

joão k. chikui
17/08/2007, 13:32
Luís: quando tem pequena entrada de ar nos filtros ou na linha de oleo diesel , faz um sintoma parecido. Assim como quando começa a acabar o oleo do tanque , antes de morrer o motor , começa a falhar e dar uns tirinhos de fumaça branca com cheiro de querosene .
Drene tanque , filtros , reaperte os filtros, veja se não está sumindo aditivo do vaso de expansão , etc.... Ande mais alguns dias assim , troque de posto (oleo diesel ruim tb faz isso)
Não condene antes da hora.

renato vieira
17/08/2007, 16:58
Caro Luiz, tomara que não seja o mesmo problema ocorrido com a minha. Há um mês, voltando de São Paulo, detonei o cabeçote. A descrição do problema é identica a sua. Fiz todas as verificações até não ter alternativa a abrir o cabeçote. Dependendo do tamanho do estrago, é possivel ver borbulhas no reservatório de expansão com o motor em movimento. Já desse uma olhada? Boa sorte.

BLANCO
17/08/2007, 17:16
Grande Joao, vou verificar novamente pois concordo com voçe na questao de condenar antes de verificar , andei conversando com o mecanico agora a tarde e foi ventilado que tambem poderia ser uma biela empenada provalvelmente pelo antigo dono , eu disse pode , mas ainda nada concreto vamos aguardar esta semana para verificar mas de qualquer forma vou verificar agora a noite a linha de combustivel e tambem filtro e demais , abraços darei noticia ><><><><><><><><><>

Luciano Almeida Silva
18/08/2007, 23:38
Amigo Luis,

A quanto tempo voce tem a viatura? veja se descobre o histórico de manutenções feitas pelo antigo dono, talves colocou alguma peça recondicionada?

Verifica se está retornando ar no filtro de ar ou então se está saindo ar como se fosse picotado no descarga?

Abaixo um teste simples de fazer que pode detectar problemas no cabeçote:

Com o veículo na marcha lenta e saindo fumaça como voce relatou voce deve abrir e fechar um por um dos bicos injetores como se fosse sangrar para tirar o ar (peça o mecânico para fazer e acompanhe).

Quando voce executa este procedimento (não precisa tirar o bico é para folgar a conecção acima do bico como se tivesse tirando o ar) começa a vazar óleo diesel e o motor tende a morrer, ai voce aperta a conecção para o motor voltar ao normal.

Se o motor começar a morre é por que está tudo ok, normal ai voce aperta para ficar igual estava antes e abre outro bico, até abrir ou quatros.

Se voce abrir um bico e o motor não começa a morre ficando igual estava rateando e saindo fumaça é por que este cilindro provavelmente não está queimando óleo diesel direito, então pode ser neste cilindro que está o problema, podendo ser uma valvula quebrada ou com desgaste ou até cabeçote.

Se tiver retornando ar para o filtro de ar pode ser problema próximo a valvula de entrada de ar e soprando na descarga próximo a saida.

O descarga soltando gaz parecendo que o veículo está com o afogador puxado pode ser que um cilindro não está queimando direito, como o deste podemos identificar qual cilindro.

Abraços

BLANCO
19/08/2007, 00:27
Grande Luciano, este procedimento que voçe relatou nos bicos injetores nao foram executado pois a bomba e os bicos foram feitos agora a menos de 1 mes e inclusive ja troquei a bomba por outra para ter certeza que seria ou nao a bomba ou bicos . Entao sobrou somente o mesmo CONDENADO do cabeçote , o carro nao joga ou consome agua , anda bem , pega bem quando fria mas apos alguns minutos começa a falhar e quase morrer nao morre pelo giro de 1000rpm que emprego nela mas se deixo sozinha ai ela apaga . Em relaçao ao antigo dono assim que comprei foi verificar junto a concessionaria ( KIOTO BSB ) e realmente ela esteve com manutenção ate + -160.000 km mas depois desta km sumiu da concessionaria , o mecanico relatou que o cabeçote ja foi removido pelas marcar nos prisioneiros entao a solução é realmente a retirada do mesmo para verificação , agora o problema maior é a $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ pois ja cotei um cabeçote novo em São Paulo e fica entorno de 4600, zerado, fora outras peças entao vamos aguardar esta semana o que vou fazer , te digo que venda NAO , um abraço ><><><><><><><><><><><

Luciano Almeida Silva
19/08/2007, 10:59
Caro Luis,

Pode der acontecido do cabeçote ter dado problema e um antigo dono optou por recondicionar (para recondicionar fica por uns R$1.000,00, porém não aguenta muito tempo e depois da problema, mesmo sem o motor esquentar).

O teste que falei voce mesmo pode fazer, não é para tirar os bico é somente folgar as coneções acima do bico como se fosse sangrar para tirar o ar.

Abraços,

Luciano Almeida Silva
19/08/2007, 11:04
Completando,

O procedimento de abrir as conecções bico por bico é para verificar se tem defeito dentro da câmera de combustão, ou seja verifica se tem defeito no cabeçote, não é para verificar os bico e bomba..

joão k. chikui
19/08/2007, 11:58
Luis
Esse teste do luciano é o mesmo que fazemos nos motores ciclo otto ao desconectar um por um ,cada cabo de vela. Todos cilindros bons , ao terem desligados o cabo de vela desconectados em marcha lenta, fazem que o motor sinta a falta dele, tremendo muito e abaixando ainda mais a rotaçao.
Quando fizer o teste naquele cilindro que já está ruim , nenhuma influencia ocorrerá, afinal este cilindro já estava ruim(vela suja, valvula , presa, etc..).
No caso de motores de injeção indireta em anti-camara, este teste pode sim ajudar. E se esse tal cilindro manco está com valvula presa, queimada ou empenada?

JEFFCATUNDA
19/08/2007, 15:35
Luiz.

Você encontra o cabeçote em SP por 2.600,00. postei o endereço desta firma lá no tópico das SW4 com problemas de cabeçote, passa lá.....

Ele é original e é importado da ALEMANHA, não é recondicionado.

Dão garantia de fabricação de um ano.

JEFFCATUNDA
21/08/2007, 17:08
Mande Noticias Luiz!!!!!!!!!

joão k. chikui
21/08/2007, 19:57
JEFF
E o seu motor , tá bom ??

JEFFCATUNDA
22/08/2007, 10:02
Continua da mesma forma, ainda "presurizando" a agua do radiador sem entretanto retornar liquido para o reservatório ou esquentar...

Não perdeu potencia mas, de qualquer forma, não me atrevo a forçar demais. Só estou andando na cidade mesmo e esquentar ela não esquenta.

Optei por abrir o cabeçote e mandar para teste de trinca na retífica, caso dê positivo (o mais provavel), vou colocar um cabeçote completo que o meu mecânico tem. Ele possui tres viaturas com esta motorização e sempre guarda um cabeçote destes de reserva pois ele participa de competições.

É um conjunto usado, que ele compra de "salvados" de sinistros das seguradoras...

Vai sair tudo por R$: 3.000,00 no lugar, e com todas as garantias; não prestou está desfeito o negócio. Conheço o cara, ele cuidava da minha BONANZA e passei 11 anos com ela.

Vou fazer isso na semana que vem, fosse só trocar o cabeçote dava pra fazer em uma manhã, já que vai trocar completo e não precisa da retifica para ajustar as coisas. Como tem o teste de trinca, ai ja demora mais um dia.

É ISSO!

Mande sua opinião colega.

Abraços.

JEFF
E o seu motor , tá bom ??

joão k. chikui
22/08/2007, 20:12
Sei , lá Jeff
Cada um pensa de um modo, apenas minha opinião: Se fosse minha , não mexeria .
Mas ,se conselho fosse bom, não se dava, mas sim , vendia.
Afinal , o que é 3 a 4 mil para quem anda de SW4? Um cafezinho ...

JEFFCATUNDA
24/08/2007, 01:11
Essa história dos cafezinhos me ajudou bastante...

É que tomo muitos expressos por dia, cada um a 2 paus...

3 por dia dá 6 x 10 dias 60... 100 dias=600... 365= 2.190,00...

500 dias= 3.000,00...

Trata-se então de uma questão de "prioridades".

VALEU!
:concordo::concordo::concordo:

Sei , lá Jeff
Cada um pensa de um modo, apenas minha opinião: Se fosse minha , não mexeria .
Mas ,se conselho fosse bom, não se dava, mas sim , vendia.
Afinal , o que é 3 a 4 mil para quem anda de SW4? Um cafezinho ...

Sandwarrior
29/08/2007, 20:25
Caro Luis
A minha SW4 97estava assim e foi só trocar as velas. Gastei menos de 100 paus. Ficou 100% e já rodei mais de20 mil km após, pegando pesado em dunas e nunca mais aconteceu. Vamos acabar com essa mania de culpar o cabeçote... por falar nisso o aquecimento da minha foi resolvido com um simples varetamento do radiador. Nunca mais deu problema. Boa sorte.

BLANCO
29/08/2007, 23:19
Fala ai SandWarrior , o caso é bem diferente, quando ligo pela manha ou seja com o motor frio ligo a chave espero o sinal de pre aquecimento apagar e depois dou na partida pega de primeira sem falhar , logo depois de +- 1 minuto ai começa o problema ou seja falha junto com a fumaça branca de diesel que nao foi queimado e vai caindo a rotação quase para morrer, se eu acelero a quase 1100 rpm entao ela fica limpa e na falha mas se solto o acelerador volta o problema , entao nao seria o caso de vela de pre aquecimento e sim talves pelo fato do cabeçote ter alguma trinca que quando dilata passa pelo cilindro um pouco de agua ( talvez ) ainda nao tive $$$$$$$$$$$ para retirar e fazer o devido reparo então a viatura esta descansando um pouco para que as coisas melhore de $$$$$$ , ja verifiquei o sistema de alimentação como tubulação, mangueira , filtros e demais nada foi encontrado e ja mandei reparar a bomba injetora junto com os bicos entao desta parte tudo OK . um forte abraço darei noticias quando abrir o bendito <><><><><><><><><><><><><><><><><>

JEFFCATUNDA
30/08/2007, 00:17
Luiz.

Você lavou o tanque de combustivel?

BLANCO
30/08/2007, 12:55
Fala ai Jeff, ja verifiquei o mesmo ou seja do tanque ate os bicos e nada estou verificando junto ao meca o que poderemos fazer pois se for problema na anti camara teria que tirar o cabeçote e as mesma trocando todas sairia pelo valor de 80 % do cabeçote entao melhor trocar todo , estou no aguardo , agradeço a vossa atenção e um forte abraço ><><><><><><><>

JEFFCATUNDA
31/08/2007, 23:52
Luis.

Me explica isso, sào quantas e o que fazem???

Fala ai Jeff, ja verifiquei o mesmo ou seja do tanque ate os bicos e nada estou verificando junto ao meca o que poderemos fazer pois se for problema na anti camara teria que tirar o cabeçote e as mesma trocando todas sairia pelo valor de 80 % do cabeçote entao melhor trocar todo , estou no aguardo , agradeço a vossa atenção e um forte abraço ><><><><><><><>

JEFFCATUNDA
01/09/2007, 00:18
fica no cabeçote? faz o que???/

BLANCO
02/09/2007, 17:27
Fala ai Jeff, estas anti-camara ficam no cabeçote entre o bico injetor e o pistao, ela tem o trabalho de reter um pouco o oleo diesel ( acredito que seja isto ) para que o mesmo nao caia diretamente no pistao inclusive é onde fica tambem as velas aquecedoras para quando o tempo frio o veiculo funcione melhor, me relataram quando as anti-camara estão com defeito o motor apresenta este defeito parecido, a Toyota tem para repor vou descobrir na integra amanha o valor de cada uma acredito que seja 4 anti-camara , darei noticias ate mais ><><><><><><><><><><><><><><><

JEFFCATUNDA
03/09/2007, 00:35
Realmente teria tudo a ver com a sintomatologia da tua viatura... se for necessário a compra de um cabeçote novo, lembro a você que encontrei eles em SP, novos, por 2.600,00 pillas, segundo a revenda, produzidos pela TOYOTA e importados da alemanha... Postei isso lá no tópico dos problemas de cabeçote da SW4...

Qualquer coisa, vale a pena verificar...

ABSS.

Fala ai Jeff, estas anti-camara ficam no cabeçote entre o bico injetor e o pistao, ela tem o trabalho de reter um pouco o oleo diesel ( acredito que seja isto ) para que o mesmo nao caia diretamente no pistao inclusive é onde fica tambem as velas aquecedoras para quando o tempo frio o veiculo funcione melhor, me relataram quando as anti-camara estão com defeito o motor apresenta este defeito parecido, a Toyota tem para repor vou descobrir na integra amanha o valor de cada uma acredito que seja 4 anti-camara , darei noticias ate mais ><><><><><><><><><><><><><><><

JEFFCATUNDA
03/09/2007, 00:40
ACHEI O TÓPICO:

ERA R$: 2.500,00........

http://www.imperiopaulista.com.br/

demil
10/09/2007, 18:03
Oi pessoal.

Luiz, a minha 97 tbém tá assim, funciona de manhã por +- um minuto aí começa a "castanhar" algum bico e vira uma fumaçeira branca c/ cheiro de querozene, só como moro em uma região q esfria bastante de abril a agosto foi bem nesta época q a minha começou a fazer isto qdo o tempo esfriou em meados de abril. Toda manhã fria acontecia isso, agora q o tempo esquentou parou de fazer. Por isso acho q tem a ver c/ ante-camara mesmo. Talves sejam problemas diferentes c/ sintomas muito parecidos, o q posso afirmar no meu caso é q cabeçote não é pois ela nao esquentou e as revisões estão em dia principalmente o fluido do radiador q não baixa nada e não autenta tbém, inclusive troquei o fluido ontem e não tinha nenhuma contaminação de óleo o q é comum qdo tem junta ou cabeçote com problemas.

abraçs

MarcSport
10/09/2007, 18:37
Eu compro peças com o Levi da Imperio Paulista e ínclusive já comprei um cabeçote, podem confiar que o cara é ponta firme.

ACHEI O TÓPICO:

ERA R$: 2.500,00........

http://www.imperiopaulista.com.br/

BLANCO
11/09/2007, 21:35
Boa noite pessoal , obrigado pelas dicas mas o momento a $$$$$$$$ esta extremamente reduzida entao coloquei a viatura nos cavaletes, bateria desligada, alguns dias atras liguei a mesma e mesmo quente falha em baixa rotação ou seja em marcha lenta então resolvi parar para que não danifique mais nada, estou com vontade na semana que vai entrar começar a desmontagen do cabeçote aqui mesmo em casa tenho ferramenta para o tal e um pouco de experiencia no assunto ai pelo menos vou poder saber o verdadeiro motivo do problema , assim que puder e saber os motivos postarei aqui no forum ( este por sinal que gosto muito )
um forte abraço a todos ><><<><><><><><><><><><><>

JEFFCATUNDA
12/09/2007, 00:49
Quinta, 14/09, levo a minha para o meca...

Vamos mandar o cabeçote para o teste de trinca...

Boa noite pessoal , obrigado pelas dicas mas o momento a $$$$$$$$ esta extremamente reduzida entao coloquei a viatura nos cavaletes, bateria desligada, alguns dias atras liguei a mesma e mesmo quente falha em baixa rotação ou seja em marcha lenta então resolvi parar para que não danifique mais nada, estou com vontade na semana que vai entrar começar a desmontagen do cabeçote aqui mesmo em casa tenho ferramenta para o tal e um pouco de experiencia no assunto ai pelo menos vou poder saber o verdadeiro motivo do problema , assim que puder e saber os motivos postarei aqui no forum ( este por sinal que gosto muito )
um forte abraço a todos ><><<><><><><><><><><><><>

joão k. chikui
25/09/2007, 21:39
Grande Jeff
E aí , 11 dias se passaram. Saiu o resultado do teu cabeçote?
Rapaz , parece praga , mas meu motor de SW4 3.0T começou a esquentar , e em subidas fortes eu precisava baixar a velocidade , pois se tentasse manter 120-130 o termômetro passava de 100 -105°C, na saída do cabeçote.
já tinha tentado tudo , limpeza de radiador, etc... Já estava pensando em mandar tirar o tal cabeçote, mas ,antes , resolvi testar a válvula termostática:
JEFF,tirei a tal valvula ,lindona , original Toyota, e no laboratório da empresa , testei como recomendado no manual de oficina da toyota. Onde deveria abrir a 82°C , com variação de 2°C, foi começar a abrir a 94°C e totalmente(10mm) apenas a 96-97°C , quando a água praticamente entrava em ebulição.
Troquei por uma nova , original (R$ 88,23) e o motor voltou a trabalhar como antes , mesmo em serra não passa de 92 -94°C na saída do cabeçote. UFA!!

MarcSport
26/09/2007, 11:53
Caro João.
Na saída do cabeçote que vc fala seria junto à válvula termostática? Na cidade em quanto fica a temperatura? E na estrada mantendo 120 no plano?
Em serra chega a 94ºC mesmo quando a ventoinha entra?
Abraços.
Marcelo

joão k. chikui
26/09/2007, 16:40
Marc
Pelo menos no meu motor , a termostática fica na entrada do Bloco (ao lado da turbina) e não na saída do cabeçote como seria o lógico(japonesada estranha).
Marc , esse motor está num JPX com eixos flut de Band, e não usa a Hélice mecânica com acoplamento viscoso, como seria o correto. Como os dois ventiladores elétricos originais do JPX são fracos e não tem coifa, adaptei 2 com coifa e de dupla velocidade. Na segunda velocidade , ao passar perto da frente do Jeep , chega a puxar a camisa para o radiador.. Ficou realmente forte.
Antes de trocar a termostática, mesmo com os ventiladores no 2º estágio, ao pegar subida aquecia.
Ontem andei nos mesmos trechos e nem ligou as ventoinhas , só quando parava ou andava bem lento ligava o 1º estágio.
Depois que andar bastante te mando as temperaturas que vc pediu.

MarcSport
26/09/2007, 16:48
Obrigado .

Depois que andar bastante te mando as temperaturas que vc pediu.

JEFFCATUNDA
28/09/2007, 09:16
João.

Retirei o cebeçote e mandei para o teste de trinca, não deu outra, estava com trinca em uma das canaletas internas, local que até impede retifica.

Troquei por todo o conjunto de uma mais moderna, cabeçote completo adquirido de "salvados" de seguradoras...

Interessantemente, eles são diferentes do meu 97. Segundo o mecânico, nos 97 algumas das peças foram herdadas da 2.8, enquanto nos mais modernos até a configuração dos dutos dentro do cabeçote são diferentes... parece que realmente existe sim uma falha, ou mesmo um aprimoramento no projeto destes cabeçotes após 98.

Coloquei há uma semana e não pude testar por conta de um grande vacilo meu::::: ATROPELEI UMA COLUNA que insistiu em ficar parada na minha frente.

Resultado: mais 800,00 pilas de prejuizo e quase uma semana sem viatura.

Do pouco que rodei, observo que o "castanhar" é diferente e que está fumaçãndo menos. Antes não fumaçava muito mais agora ainda diminuiu mais.

Achava a anterior mais rápida, segundo o meca, pode ser por conta do cabaçote antigo já ter sido aplainado, isso foi constatado na teste de trinca, mas ainda estava dentro do admissivel, tinha portanto um cabeçote velho e rebaixado e um motor novo... parece que foi pressão demais.

depois escrevo mais, sem tempo agora.

abs;;;;

Grande Jeff
E aí , 11 dias se passaram. Saiu o resultado do teu cabeçote?
Rapaz , parece praga , mas meu motor de SW4 3.0T começou a esquentar , e em subidas fortes eu precisava baixar a velocidade , pois se tentasse manter 120-130 o termômetro passava de 100 -105°C, na saída do cabeçote.
já tinha tentado tudo , limpeza de radiador, etc... Já estava pensando em mandar tirar o tal cabeçote, mas ,antes , resolvi testar a válvula termostática:
JEFF,tirei a tal valvula ,lindona , original Toyota, e no laboratório da empresa , testei como recomendado no manual de oficina da toyota. Onde deveria abrir a 82°C , com variação de 2°C, foi começar a abrir a 94°C e totalmente(10mm) apenas a 96-97°C , quando a água praticamente entrava em ebulição.
Troquei por uma nova , original (R$ 88,23) e o motor voltou a trabalhar como antes , mesmo em serra não passa de 92 -94°C na saída do cabeçote. UFA!!

joão k. chikui
28/09/2007, 21:36
Possivelmente teu cabeçote já tinha sido "recuperado". Agora vai ser só alegria.

Parabéns.

Rubenscafe
03/10/2007, 14:13
Olá moçada!!!!!!

Tô precisando da ajuda de vocês!

Há mais ou menos uns 15 dias pra cá a minha Hilux começou a acender no painel a luz de baixa preção de óleo. Notei que isso acontece logo quando ando os primeiros 5 quilômetros do dia, aí acende a luz no painel e fica acesa uns 10 segundos apaga e não liga mais no dia...
Será o que pode estar acontecendo? Alguém já viu algo parecido?:pensativo:

Grato,
Rubens

lricardo
03/10/2007, 15:32
Eu não brincaria com isso, colocaria na oficina já para checar tudo.

Abs.
LR.

Luciano Almeida Silva
05/10/2007, 23:12
Rubens,

A luz da pressão de oleo acende quando o nível do oleo está baixo ou a bomba não está lubrificando direito (verifica o nível do oleo)!

Confirma se é a luz do oleo mesmo? a do oleo parece que é vermelha.
tem um luz amarela que indica agua no oleo diesel não será a amarela?

BLANCO
18/12/2007, 23:29
Boa noite pessoal , estamos a + - 3 meses parado pela falta de $$$$$$$$$ e agora resolvemos abrir o cabeçote da nossa sw4 97 , nao pude constatar na integra se realmente houve algum trinco visivel pelo fato de que aqui em Brasilia nao tem nenhuma retifica para verificar este defeito , comprei tudo novo cabeçote , valvulas , retentores etc,,,,, mas agora esta na seguinte situação motor pega bem acelera bem mas quando fica em marcha lenta falha e quase morre se acelerar novamente alivia .

Teste executados :

Bomba injetora revisada , bicos revisados , conferencia da linha de alimentação com e sem filtro ou seja com o mesmo ligado e sem o mesmo pelo fato que poderia ser a bomba manual com defeito , substituimos todos os bicos e na mesma situação ou seja pega , anda bem mas falha em marcha lenta , se alguem tiver alguma ideia por favor , nao sabemos o que fazer , a todos um forte abraço ><><><><><><><>