Ver Versão Completa : Calcanhar de Aquiles da Ranger... Atuador da embreagem
Edintruder
15/08/2007, 23:59
Fazem cerca de 30.000km que troquei a embreagem da minha Ranger (mau uso do antigo proprietário) e troquei junto o atuador hidráulico, tudo original, e na segunda feira começou a vazar o maldito atuador. Bem, hoje deixei na oficina para fazer a troca uma vez que tirar a caixa dá o maior trabalho pra fazer sozinho e por R$170,00 de MO vale o preço.
Ao meu ver, o único defeito na Ranger, que é similar em todos os modelos e nas F-1000 HSD é o atuador da embreagem que é de plástico.
Vou pagar R$405,00 aqui na minha cidade, mas no e-bay custa R$80,00 ou U$39,90, mais o frete, uns R$150,00. Mas como tenho pressa vou pagar a diferença mesmo, até porque não consigo fazer o cadastro no e-bay...
Não sei a média da durabilidade, mas sei que é tipo loteria, pode durar 200.000km como pode durar os meus 30.000km!
Como o meca que levei não suporta a palavra adaptação, nem vou pensar e fazer um sistema mecânico, mas alguém aqui no fórum sabe se tem como fazer com garfo mecânico e cabo de aço?
Elmer_Jeep
16/08/2007, 00:36
tem uma ranger 4x4 2003 que faz manutenção na minha oficina esses dias substituímos o atuador junto com o cilindro auxiliar, o cliente comprou os dois da marca SKF e acho q custaram abaixo de 400 reais, por enquanto tá funcionando legal.
[]'s
Eu paguei em torno de R$280,00, lembro que foi menos de R$300,00... tbem era SKF made in USA que, por sinal, deve ser o faricante do original.
Minha Ranger tem 170.000 Kms e está no terceiro atuador (duas trocas).
[]'s
emerson_dickel
16/08/2007, 01:06
Meu também deu problema da minha Ranger 2.8 2002, na epoca a caminhonete tava com 205 mil km rodados, com atuador e disco/platô originais, e troquei só o atuador, pois o disco tava bom, dai deram uma regulada nas molas do platô e montaram denovo gastei 490,00
R$ 150 de MO e 340 do atuador marca LUK que me falaram que eh a original, depois usei ela até os 230 mil e vendi ela.
Walter L. L. Casitta
16/08/2007, 08:05
Pode ser, eu também já troque um. O meu primeiro durou 70.000Km e o segundo já está com uns 80.000Km.
Edi, qual o link? É igual a esse aqui: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Clutch-Slave-Cylinder-FORD-Trk-F-Bronco-Explorer-Ranger_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ33730QQihZ003QQi temZ130142442884QQrdZ1QQsspagenameZWDVW
?
Edi, qual o link? É igual a esse aqui: http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Clutch-Slave-Cylinder-FORD-Trk-F-Bronco-Explorer-Ranger_W0QQcmdZViewItemQQcategoryZ33730QQihZ003QQi temZ130142442884QQrdZ1QQsspagenameZWDVW
?
Atravessando-me e respondendo pelo Edi... é esse mesmo.
O fabricante do original Ford, informei-me agora, é a Luk.
[]'s
Edintruder
16/08/2007, 14:02
Osvaldo, é o próprio!
Deverias importar e revender para o pessoal! Ainda assim sairá metade de um aqui no Brasil.
TylerNTL
16/08/2007, 14:03
Comprei a minha com 57k. Com +- 70k o atuador de embreagem foi embora.
A minha anterior usei até uns 120k. O disco estava precisando se aposentar.
edubelem
16/08/2007, 18:24
Será que o cilindro de embreagem não pifou?
Normalmente um estraga o outro, quando troquei o meu atuador 110000km, tive que troca-lo novamente aos 130000km, desta vez troquei juntamente com o cilindro de embreagem (pedal).
[]’s,
Bom quase todas as pickups tem embreagem por atuador hidraulico.
As peças de reposição SKF (BR), que por sinal eu uso, podem ser compradas em partes. Refiro-me ao atuador master, externo a embreagem o Walter parece que comprou um e trocou em casa.
Já o slave que fica dentro do conjunto da embreagem, precisa desmontar todo o conjunto da caixa de cambio, eh PH mesmo!
Estranho é que não deveria falhar tão precoçe !
Pergunto se voçe guardou a peça trocada.
Em qual parte estava vazando ?
Será que tem como instalar e forma errada e danificar a peça ?
Walter temos o manual de serviço com as instruções para a troca?
Pode postar ?
Sds
Esse que eu postei é o cilindro slave (secundário). Existe o cilindro primário que fica logo abaixo do reservatório de óleo. Geralmente, é ele que vaza (no meu estava vazando na mangueira do reservatório, que estava toda ressecada) - é o que vocês chamam de atuador, esse cilindro primário?
Edi, o problema de trazer em qtde é o imposto e a burocracia pra trazer. Vai sair quase uns R$ 300,00 e não vai ter como dar garantia, nf, etc, ai acaba não valendo a pena.
Walter L. L. Casitta
16/08/2007, 20:33
Bom quase todas as pickups tem embreagem por atuador hidraulico.
As peças de reposição SKF (BR), que por sinal eu uso, podem ser compradas em partes. Refiro-me ao atuador master, externo a embreagem o Walter parece que comprou um e trocou em casa.
Já o slave que fica dentro do conjunto da embreagem, precisa desmontar todo o conjunto da caixa de cambio, eh PH mesmo!
Estranho é que não deveria falhar tão precoçe !
Pergunto se voçe guardou a peça trocada.
Em qual parte estava vazando ?
Será que tem como instalar e forma errada e danificar a peça ?
Walter temos o manual de serviço com as instruções para a troca?
Pode postar ?
Sds
É verdade, eu tive que trocar os dois. O atuador porque apresentou vazamento. O mestre na verdade nunca funcionou direito e quando dei conta disso já tinha rodado mais de 100.000Km. O sintoma que apresentava era um folga no pedal que em viagens longas desaparecia...
No manual tirando o procedimento para sangria não tem nada de mais.
Até agora eu não encontrei nenhum motivo que contribua para esse tipo de problema a não ser a qualidade das peças e apesar dessas peças ser de "plastico" tenho visto os mesmos problemas acontecem em outra picapes com a mesmas peças de metal. Só não sei se com a mesma freqüência...
Exemplo: As duas S10 que o meu irmão tive trocamos o atuador, a diferença era que na S10 ele ficava do lado de fora da caixa seca, relativamente fácil a troca.
Walter L. L. Casitta
16/08/2007, 20:41
Esse que eu postei é o cilindro slave (secundário). Existe o cilindro primário que fica logo abaixo do reservatório de óleo. Geralmente, é ele que vaza (no meu estava vazando na mangueira do reservatório, que estava toda ressecada) - é o que vocês chamam de atuador, esse cilindro primário?
Edi, o problema de trazer em qtde é o imposto e a burocracia pra trazer. Vai sair quase uns R$ 300,00 e não vai ter como dar garantia, nf, etc, ai acaba não valendo a pena.
Concordo, Não vale a pena. Demora e não tem garantia. Essa é o tipo de peça que tem que ser original. Não usar a original é uma economia porca...
Edintruder
16/08/2007, 21:06
Fui buscar na oficina mas ainda não estava pronta. A caixa estava montada, mas o cilindro mestre ainda não estava montado. Deixei pra pegar amanhã. O cilindro Slave vou pegar o usado para analisar o que houve com ele. Eu até ia fazer em casa, mas teria que soltar os dois cardans (15 minutos), desmontar a CT (descobrir como desmonta cerca de 1 hora, desmontar 15 minutos) e correr a caixa pra trás perigando deixá-la cair no chão e danificar algo, fora o parto que seria colocar no lugar do chão a caixa de quase 80 kilos sozinho e sem macaco jacaré (não é o lagartixa!). Preferi pagar...
Walter L. L. Casitta
16/08/2007, 21:17
Fui buscar na oficina mas ainda não estava pronta. A caixa estava montada, mas o cilindro mestre ainda não estava montado. Deixei pra pegar amanhã. O cilindro Slave vou pegar o usado para analisar o que houve com ele. Eu até ia fazer em casa, mas teria que soltar os dois cardans (15 minutos), desmontar a CT (descobrir como desmonta cerca de 1 hora, desmontar 15 minutos) e correr a caixa pra trás perigando deixá-la cair no chão e danificar algo, fora o parto que seria colocar no lugar do chão a caixa de quase 80 kilos sozinho e sem macaco jacaré (não é o lagartixa!). Preferi pagar...
Ta ai outra coisa não vale a pena. Gasta uns 3 omi pra fazer isso... :)
o que vocês chamam de atuador, esse cilindro primário?
Não, atuador = slave = secundário.
o problema de trazer em qtde é o imposto e a burocracia pra trazer. Vai sair quase uns R$ 300,00 e não vai ter como dar garantia, nf, etc, ai acaba não valendo a pena.
Sem falar que por aqui se encontra o SKF por volta desse valor (R$300,00).
Eu até ia fazer em casa, mas teria que soltar os dois cardans (15 minutos), desmontar a CT (descobrir como desmonta cerca de 1 hora, desmontar 15 minutos) e correr a caixa pra trás perigando deixá-la cair no chão e danificar algo, fora o parto que seria colocar no lugar do chão a caixa de quase 80 kilos sozinho e sem macaco jacaré (não é o lagartixa!).
Não precisa desmontar a CT, basta desconectar o chicote e os cardãs, mas vai ter que baixá-la (e subí-la :twisted:) junto com a caixa. :twisted:
A propósito, não é somente a nós que isso incomoda, nossos hermanos tem um tópico fixo sobre o assunto: http://www.clubranger4x4.com.ar/phpBB2/viewforum.php?f=6
Edintruder
17/08/2007, 09:48
Não precisa desmontar a CT, basta desconectar o chicote e os cardãs, mas vai ter que baixá-la (e subí-la :twisted:) junto com a caixa. :twisted:
O problema continua sendo o peso e o tamanho do conjunto para ter que fazer sozinho. O meu sogro, que foi o meu professor de mecânica, não ajuda muito pois está com problema no coração e não pode fazer nenhum tipo de esforço. Então o caso é pagar mesmo. Tenho que bolar duas barras para instalar no chassis para correr a caixa para trás e colocála no lugar por meio de trilhos, daí sairia tudo junto mesmo, corre 15 cm para trás e depois só empurrar para frente de novo.
Com o BL é possível de fazer isso, pois com a carroceria na altura normal, tem que girar a caixa cerca de 60° para ela sair sem pegar no túnel da cabine. Vou bolar algo bem simples para o futuro.
Walter L. L. Casitta
17/08/2007, 10:44
O problema continua sendo o peso e o tamanho do conjunto para ter que fazer sozinho. O meu sogro, que foi o meu professor de mecânica, não ajuda muito pois está com problema no coração e não pode fazer nenhum tipo de esforço. Então o caso é pagar mesmo. Tenho que bolar duas barras para instalar no chassis para correr a caixa para trás e colocála no lugar por meio de trilhos, daí sairia tudo junto mesmo, corre 15 cm para trás e depois só empurrar para frente de novo.
Com o BL é possível de fazer isso, pois com a carroceria na altura normal, tem que girar a caixa cerca de 60° para ela sair sem pegar no túnel da cabine. Vou bolar algo bem simples para o futuro.
Edi,
Eu tenho uma possível solução pra isso embora talvez não tenha a coragem pra executar: Atravessar duas correntes com ganchos nas pontas de uma longarina a outra. A caixa ficaria apoiada nas correntes ir gangorrando a caixa até a posição longitudinal desejada. Trocar os ganchos entre os elos da corrente pra levantar e baixar.
Por enguanto penso que essas seria a forma mais barata e segura pra tirar uma caixa dessa sozinho.
Edintruder
17/08/2007, 12:49
Edi,
Eu tenho uma possível solução pra isso embora talvez não tenha a coragem pra executar: Atravessar duas correntes com ganchos nas pontas de uma longarina a outra. A caixa ficaria apoiada nas correntes ir gangorrando a caixa até a posição longitudinal desejada. Trocar os ganchos entre os elos da corrente pra levantar e baixar.
Por enguanto penso que essas seria a forma mais barata e segura pra tirar uma caixa dessa sozinho.
Eu estava pensando em usar duas barras de metalon dobradas e soldadas num determinado formato que possam se colocadas por dentro do chassis ficando cerca de 1 cm de distância da caixa. Esse 1 cm pode ser facilmente levantado com bimbarra e cunhas de madeira.
Edi,
Eu tenho uma possível solução pra isso embora talvez não tenha a coragem pra executar: Atravessar duas correntes com ganchos nas pontas de uma longarina a outra. A caixa ficaria apoiada nas correntes ir gangorrando a caixa até a posição longitudinal desejada. Trocar os ganchos entre os elos da corrente pra levantar e baixar.
Ô Edi, tu tá loko!? Sozinho não dá! É muito esforço... fizeste bem em pagar... :-|
Eu uso uma corda... mesmo assim tem que ser duas pessoas... Amarro as duas extremidades da corda na mesma longarina, passo por baixo da caixa e por cima da outra longarina de forma que a corda fique em U. Nesse esquema vou "gangorrando" a caixa enquanto o outro segura e puxa a corda (na base do U), conforme a necessidade... É uma trabalheira e um suador do cão...
Eduardo Eustaquio
17/08/2007, 17:47
Verifiquei um link americano deste atuador que vocês usam na Ranger. Pergunto, não existe esta peça em algum outro material que não seja plastico? Mesmo que seja americano.
Pelo que entendi dos comentários de vocês este material (plastico)é um dos causadores da falta de eficiência desta peça.
Edintruder
17/08/2007, 23:34
O problema é que todas as caminhonetes o sistema é similar. Até as D20 são assim 92< são assim.
Hoje peguei na oficina e a embreagem estava normal, a medida que rodava a embreagem baixava. está bem no fundo. O problema é que está chovendo muito por aqui e não consiguirei ver nada, assim que parar a chuva vou ver se sangro o sistema novamente, se não resolver vou levar de volta para a oficina para trocar o cilindro da embreagem novamente.
Detalhe, o cilindro da S10 é de ferro e também costuma apresentar esse problema de desgaste, porém em período mais espaçado.
O meu prejú foi:
R$ 405,00 Cilindro Servo
R$ 405,00 Cilindro Mestre
R$11,00 Reservatório e mangueira
Com desconto ficou R$800,00 nas peças
Mão de Obra: R$ 170,00
Resultado: R$ 970,00 a menos na minha conta bancária! :(
Edintruder
18/08/2007, 16:58
R$11,00 foi o fluido, as mangueiras e reservatório vêm com cilindro do pedal...
Pelo que conservei com o mecânico, ele diz que não vale a pena separar a caixa de transmissão da CT. Ele tirou a caixa inteira no eleva-car auxiliado por mais 3 funcionários da oficina.
Estava revisando o serviço executado e olhando por baixo hoje notei que dá para fazer as barras de metal para esse fim como eu pensava.
O pedal baixo pode ser defeito no cilindro do pedal. Vou voltar na oficina na semana que evm e ver se agendo um dia para trocar.
Walter L. L. Casitta
18/08/2007, 18:35
O pedal baixo pode ser defeito no cilindro do pedal. Vou voltar na oficina na semana que evm e ver se agendo um dia para trocar.
Eu troquei o meu por esse mesmo motivo...
Edintruder
18/08/2007, 18:42
Então tenho que aproveitar a garantia, pois mais R$400,00 nesse cilindro é pra matar!
rogeriomasih
03/01/2008, 12:16
Companheiros,
conrforme relatado em outro tópico, o óleo da embreagem da minha Ranger (2002 2.8 133mil km) está vazando e o mecânico diagnósticou que o problema está no atuador da embreagem.
O serviço foi orçado em R$300,00 de MO + R$350,00 do atuador.
A minha dúvida é a seguinte: o mecânico sugeriu que aproveitasse para trocar tb o cilindro da embreagem, que custa em torno de R$250,00, pois o mesmo deve ser trocado junto com o atuador.
PROCEDE?
fuoristrada
03/01/2008, 12:57
cara
acho o orcamento ta bom ,eu troquei o meu ja faz tempo so atuador foi 450 marca skf,nao troquei o cilindro.acho que nao tem esta relacao que o seu mec falou.mas aguarde outras respostas aqui.
PS acho que voce rodou bastante a minha deu problema com 80mil
abracos
Já troquei dois atuadores (estou no terceiro) e o cilindro mestre ainda é o original.
O preço do atuador é por aí mesmo, é uma MO do kct pra trocar...
Elmer_Jeep
03/01/2008, 13:14
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31132
Edintruder
03/01/2008, 18:24
Eu troquei até agora dois atuadores e um cilindro. Eu achei 300 de MO salgado. acho que 200, R$250,00 estaria mais apropriado para o serviço.
Nó tópico sobre problemas na embreagem da Ranger 3.0(http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35116) o atuador da embreagem das Ranger é novamente citado.
Já lí bastante aqui no forum sobre este tipo de problema e então resolví lançar a seguinte pergunta:
Só para controle, quantos Km vc já rodou com o atuador sem ter de trocá-lo?
Como disse anteriormente com 76.000Km mantenho o original.
No tópico anterior o Emerson Dickel já havia dito:
"Troquei o Atuador de uma Ranger 2.8 com 205 mil, acredito que consegui fazer uma km mais alta que a maioria, pois ando quase que 99 % do tempo em rodovias, uso ela para viajar, e não pego estrada de chão ou seja, normalmente pego ela da garagem, e faço marchas até chegar no trevo da cidade, depois disso uso muito pouco a embreagem, chegando a andar mais de 100 km sem trocar de marcha."
o Rogeriomasih também respondeu afirmando:"Estou trocando da minha com 135mil km, mas como comprei usada, com aproximadamente 95mil km, não posso afirmar que é o primeiro."
Outras citações estão espalhadas pelo forum..
Abraços,
FRanger
Pequeno jr
13/01/2008, 18:01
Vê so ... o meu atuador deu problema na casa dos 200.000 ... não me recordo bem a Km, mas foi perto disso sendo q era o original ainda.
SO QUE ... deu problema e não troquei .. o negócio era ficar completando o oleo da embreagem tda vez que o pedal descia d+++. Quando chegou aos 240. e poucos mil rodados ai o atuador parou de vez e ai sim .. troquei o conjunto completo embreagem + atuadores (se não to errado no preço ficou em R$ 1400,00 embreagem + 2 atuadores + mão de obra ).
Allan Nielsen
13/01/2008, 22:45
Troquei recentemente o original com 130k km. A embreagem ficou baixa (não vazou fluido) troquei o cilindro mestre; uma semana depois estourou o atuador de uma vez. Troquei tambem o disco que estava pouco gasto mas com uma mola quebrada. Plato e disco LUK R$1.020, cilindro mestre SKF R$220, atuador SKF R$270, rolamento do primario R$ 25, M.O R$400.
felippetti
14/01/2008, 00:42
troquei o meu conjunto de embreagem esta semana. 116000Km...
Pequeno jr
14/01/2008, 09:57
A embreagem da Ranger 2.8 aq no DF sai por R$ 380,00 e a da 2.5 R$ 830,00 tbm Luk.
Há quase um ano troquei o atuador (Kit SKF 250 + 480 mão-de-obra) por sugestão do meca. A 1ª marcha era difícil de engatar, já as outras passavam sem problema nenhum. Para minha surpreesa, depois da troca do atuador, a 1ª marcha engatava bem, MAS a 2ª marcha ficou dura para entrar (com a Ranger em movimento); depois de andar méia hora o sistema esquenta e a 2ª engata mais facilmente, porém com certa dificultade. Estou pau da vida com isso, pois gastei R$ 730 só para sair de 1ª.
Pequeno jr
28/09/2008, 22:41
Miguel, tu troca os oleos da caixa nas Km indicadas no manual ??? Pensei até q poderia ser tbm o sincronizado, mas vc não chegou a comentar que a marcha arranha, mas se arranha-se iria falar q era o sincronizado
E aí, Pequeno, beleza? Nas revisões sempre verifico os óleos. Não creio que seja a sincronização, pois na passagem da 1ª para a 2ª, em qualquer rotação, a marcha não arranha, simplesmente empaca, fica dura de passar, até o ponto de ter que forçar bastante na alavanca.
Miguel, tu troca os oleos da caixa nas Km indicadas no manual ??? Pensei até q poderia ser tbm o sincronizado, mas vc não chegou a comentar que a marcha arranha, mas se arranha-se iria falar q era o sincronizado
Pequeno jr
28/09/2008, 23:01
Sua Ranger tem tranca de cambio ou já teve?
Edintruder
28/09/2008, 23:34
Há quase um ano troquei o atuador (Kit SKF 250 + 480 mão-de-obra) por sugestão do meca. A 1ª marcha era difícil de engatar, já as outras passavam sem problema nenhum. Para minha surpreesa, depois da troca do atuador, a 1ª marcha engatava bem, MAS a 2ª marcha ficou dura para entrar (com a Ranger em movimento); depois de andar méia hora o sistema esquenta e a 2ª engata mais facilmente, porém com certa dificultade. Estou pau da vida com isso, pois gastei R$ 730 só para sair de 1ª.
A embreagem não influencia nas demais trocas, caso a 1a ou a ré engatem bem. troca o óleo da caixa que deve melhorar.
Allan Nielsen
29/09/2008, 09:41
Miguels,
como disse o Edi se a 1° e Ré engatam bem, a embreagem esta funcionando corretamente, ou seja desacoplando o motor da caixa.
Com o carro desligado as marchas entram com facilidade? Pode haver algum dano no mecanismo da alavanca de cambio ("trambulador" interno), isto pode acontecer por algum porcanico forçar a caixa pela alavanca de cambio na hora de instalar ela de volta na troca da embreagem.
Se o problema é tão evidende quanto descrito por vc, acho que não deveria nem ter tirado a Ranger da oficina. Se antes da troca do atuador o cambio funcionava perfeitamente, algo aconteceu nesta intervenção mecanica e o "gato" tem que ser procurado ai.
Não sei qual é sua experiencia, mas se vc tentar "encaixar" as marchas com jeito elas entram?
A 1° coisa que vc tem que definir com certeza é se a embreagem esta fucionando corretamente, ou seja 1° e ré entram com facilidade a qualquer momento com apenas uma pisada na embreagem. Se não esta 100% pode ter ar no cilindro da embreagem, e pra sangrar corretamante so tirando ele e fazendo na bancada.
Boa sorte.
soneca_zzz
29/09/2008, 10:19
Alguém tem foto desse atuador e da embreagem da Ranger? Tentei entrar naquele link do eBay, mas não existe mais o produto...
Allan Nielsen
29/09/2008, 10:45
Alguém tem foto desse atuador e da embreagem da Ranger? Tentei entrar naquele link do eBay, mas não existe mais o produto...
Desenho Luk anexo
soneca_zzz
29/09/2008, 10:49
Valeu, Allan!
Essa é a peça completa? É a mesma para todas as Rangers, tanto diesel quanto gasolina?
Allan Nielsen
29/09/2008, 11:16
Valeu, Allan!
Essa é a peça completa? É a mesma para todas as Rangers, tanto diesel quanto gasolina?
Este é o atuador que vai dentro da capa seca; é o mesmo pra varios modelos de Ranger e Explorer.
Pequeno jr
29/09/2008, 11:19
Miguels,
como disse o Edi se a 1° e Ré engatam bem, a embreagem esta funcionando corretamente, ou seja desacoplando o motor da caixa.
Com o carro desligado as marchas entram com facilidade? Pode haver algum dano no mecanismo da alavanca de cambio ("trambulador" interno), isto pode acontecer por algum porcanico forçar a caixa pela alavanca de cambio na hora de instalar ela de volta na troca da embreagem.
Se o problema é tão evidende quanto descrito por vc, acho que não deveria nem ter tirado a Ranger da oficina. Se antes da troca do atuador o cambio funcionava perfeitamente, algo aconteceu nesta intervenção mecanica e o "gato" tem que ser procurado ai.
Não sei qual é sua experiencia, mas se vc tentar "encaixar" as marchas com jeito elas entram?
A 1° coisa que vc tem que definir com certeza é se a embreagem esta fucionando corretamente, ou seja 1° e ré entram com facilidade a qualquer momento com apenas uma pisada na embreagem. Se não esta 100% pode ter ar no cilindro da embreagem, e pra sangrar corretamante so tirando ele e fazendo na bancada.
Boa sorte.
Allan tbm pensei no trambulador.... por isso q falei da tranca de cambio, pois se ele colocou a pouco tempo, podem ter danificado o bixo.
Fora isso, como ele tbm trocou a embreagem a pouco tempo, podem não ter regulado ele corretamente.
soneca_zzz
29/09/2008, 11:20
Hum... entendi! Mais uma coisa pra eu ficar esperto quando achar uma legal... se ainda fosse barato, nem ligaria, mas pelo preço é bom ficar atento!
Obrigado novamente, Allan!
edubelem
29/09/2008, 11:50
Quando trocar o óleo, coloca o indicado pela ford, não de ouvidos a trocador de óleo, leia o manual e coloque o indicado.
Abs,
Olá,
PEQUENO, a Ranger nunca teve trava de cambio, para dizer verdade, nem sei como se instala essa trava na Ranger; eu não troquei o kit embreagem, só o atuador com o rolamento.
EDI e ALLAN, obrigado pelas suas dicas, valiosas por certo. De fato não me “toquei” na questão tão óbvia dos engates da embreagem: evidentemente, se a 1ª e a ré engatarem sem problemas (como é o caso), a embreagem não é o vilão e as outras marchas entrariam sem esforço. A 1ª e a ré entram perfeitamente, aliás, foi por causa da 1ª que tive que trocar o atuador, passando esta então a funcionar corretamente, e “estragando” imediatamente a 2ª (que antes da troca do atuador não tinha problemas). Tenho experiência em condução e faço as trocas de marchas no tempo e da maneira certa. O que me chama a atenção e que ao esquentar o sistema, depois de uma meia hora de rodagem, a tal 2ª fica um pouco mais leve, mas com o motor frio fica dificilíssimo passar a marcha. Desconfio que possa ser a alavanca, o tal trambulador que você mencionou, talvez. Trocarei o óleo seguindo a sugestão do Edi e se persistir o problema volto para o mesmo mecânico para ele me dar uma satisfação.
EDU: vou botar o Motorcraft mercon ATF (Texaco), se achar, senão vai mesmo no Lubrax OH-49.
Agradeço pelas dicas, e darei retorno assim que resolver a questão. Um abraço.
edubelem
29/09/2008, 17:52
Olá,
PEQUENO, a Ranger nunca teve trava de cambio, para dizer verdade, nem sei como se instala essa trava na Ranger; eu não troquei o kit embreagem, só o atuador com o rolamento.
EDI e ALLAN, obrigado pelas suas dicas, valiosas por certo. De fato não me “toquei” na questão tão óbvia dos engates da embreagem: evidentemente, se a 1ª e a ré engatarem sem problemas (como é o caso), a embreagem não é o vilão e as outras marchas entrariam sem esforço. A 1ª e a ré entram perfeitamente, aliás, foi por causa da 1ª que tive que trocar o atuador, passando esta então a funcionar corretamente, e “estragando” imediatamente a 2ª (que antes da troca do atuador não tinha problemas). Tenho experiência em condução e faço as trocas de marchas no tempo e da maneira certa. O que me chama a atenção e que ao esquentar o sistema, depois de uma meia hora de rodagem, a tal 2ª fica um pouco mais leve, mas com o motor frio fica dificilíssimo passar a marcha. Desconfio que possa ser a alavanca, o tal trambulador que você mencionou, talvez. Trocarei o óleo seguindo a sugestão do Edi e se persistir o problema volto para o mesmo mecânico para ele me dar uma satisfação.
EDU: vou botar o Motorcraft mercon ATF (Texaco), se achar, senão vai mesmo no Lubrax OH-49.
Agradeço pelas dicas, e darei retorno assim que resolver a questão. Um abraço.
Tem que ser mercon ou dexron II, o fabricante não é importante.
Abs,
Allan Nielsen
29/09/2008, 18:44
O oleo ATF deve atender a especificação Ford MERCON (GM dexron lll), se usar texaco deve ser Texamatic 7045.
Veja outros http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=660733#post660733
Abs
Não estou afim de sujar as mãos :), e nem tenho manguerinha, assim que acho vou numa oficina em Niterói fazer a troca, cobra R$ 72 (incluindo 3 l. de óleo Lubrax OH-49) -um pouco caro, mas, pasmem: o Barrafor Niterói cobra R$ 90, e o BARRAFOR DA RUA MARIANA (BOTAFOGO, RJ) cobra R$ 423 (R$ 66 o litro de motorcraft + 225 o serviço); achei que tinham entendido errado, traduzi em várias "línguas", mas é esse preço que cobram para trocar o óleo da caixa de câmbio. Se alguém não acreditar, pode ligar para lá!
Estou desconfiado do anel sincronizador da 2ª marcha; com o motor desligado engata tudo normalmente, com motor ligado mas sem andar, mesma coisa; mas se começar a andar, na hora de passar da 1ª à 2ª é que não dá.
[]s
Comprei uma ranger americana em 2003. Ela era 96/96 com 88mil. Em 60 dias patinava embreagem. Descobri que o atuador de cima(se e este o nome). Estava trancado e nao deixava o liquido retornar.
Quando abri o plato e disco era novo e ja tinha sido detonado. Talves o dono anterior vendeu a bixa por este motivo.
Troquei entao o atuador de "cima" e plato e disco. Resultado em 30 dias o atuador interno estava detonado. Pelo que notei ou troca tudo ou nao funciona.
Na f1000 maxion a mesma coisa bateu nos 100mil comecou a travar a embreagem no fundo. Troquei plato disco e rolamento e o atuador interno(luk) ja estava vazando. Rodei 85mil sem problemas. Agora o atuador de cima (metalico) esta rangendo.
Na explorer da minha mulher o sistema tem aguentado. Esta com 150mil.
O pedal ta meio pesado mas nao apresentou problemas ate agora.
Quanto ao oleo de cambio, certa feita, inventei de trocar o oleo da cambio da Explorer (120mil), que se nao me engano era original.
Parceros, a coisa ficou preta. Nao engatava a primeira, raspava.
Usei esses produtos vermelhos atf, coloquei oleo 80, 65 com aditivo, o diabo.
A uns 90 dias fui a um amigo que comprou a auto pecas da Ford Caminhões de Jaragua do sul. E nao e que o cara tinha o oleo original. Ficou um doce, nem parece o mesmo carro.
Pequeno jr
29/09/2008, 23:46
Kracas ... que porrada esses preços ai.
Ta certo que faz quase 1 ano que fiz, mas para vc ter idéia, troquei todos os oleos de motor da Ranger com filtros de diesel e Filtro de oleo, Oleos de caixa e CT + Oleo do diferencial Motor tudo isso por R$ 380,00 na concessionária Ford Dakar de Brasília (Atual Ford Alvorada).
Para vc ter idéia de preço, semana passada troquei o oleo do motor, filtro de Diesel + Filtro de Oleo na mesma concessionária por R$ 110,00. So o filtro de ar que troco fora devido ao preço dele na concessionária R$ 60 e fora eu compro ele por R$ 20,00 Tecfil. Toda essa troca de oleo e filtros eu faço de 5.000 em 5.000 km/rodados.
Se eu tiver um tempinho, vou passar lá para perguntar qdo custa para fazer todo esse serviço hoje em dia.
edubelem
30/09/2008, 11:36
Não estou afim de sujar as mãos :), e nem tenho manguerinha, assim que acho vou numa oficina em Niterói fazer a troca, cobra R$ 72 (incluindo 3 l. de óleo Lubrax OH-49) -um pouco caro, mas, pasmem: o Barrafor Niterói cobra R$ 90, e o BARRAFOR DA RUA MARIANA (BOTAFOGO, RJ) cobra R$ 423 (R$ 66 o litro de motorcraft + 225 o serviço); achei que tinham entendido errado, traduzi em várias "línguas", mas é esse preço que cobram para trocar o óleo da caixa de câmbio. Se alguém não acreditar, pode ligar para lá!
Estou desconfiado do anel sincronizador da 2ª marcha; com o motor desligado engata tudo normalmente, com motor ligado mas sem andar, mesma coisa; mas se começar a andar, na hora de passar da 1ª à 2ª é que não dá.
[]s
O Lubrax OH-49 atende as recomendações mercon ou dexrom II? Se sim pode colocar, se não compre um que atenda e leve ao trocador, vc não precisa trocar pessoalmente.
Insisto nisso, por que eu já coloquei um 80-90 por insistência do trocador e as marchas ficaram duras eu tive que trocar novamente o óleo colocando um ATF simples e mesmo assim não ficou bom , só ficou bom quando coloquei o indicado no manual, inclusive foi um da castrol.
Abs,
Elmer_Jeep
30/09/2008, 14:53
O Lubrax OH-49 atende as recomendações mercon ou dexrom II? Se sim pode colocar, se não compre um que atenda e leve ao trocador, vc não precisa trocar pessoalmente.
Insisto nisso, por que eu já coloquei um 80-90 por insistência do trocador e as marchas ficaram duras eu tive que trocar novamente o óleo colocando um ATF simples e mesmo assim não ficou bom , só ficou bom quando coloquei o indicado no manual, inclusive foi um da castrol.
Abs,
Já vi problemas de desgaste prematuro no cambio de uma hilux pq o dono usava oleo 90 por ser mais barato... é o barato que sai caro... :parede:
[]'s
EDU,
Acabei de trocar o óleo da caixa, pus o OH-49 TLX (Lubrax vermelho), o ATF que atende às recomendações tanto Ford Mercon quanto GM Dexrom III. Mas pasme: o óleo antigo que continha a caixa era o 80W, usado para caixas de carros de passeio :evil:. O dono da oficina, que só trabalha com óleos, identificou esse óleo amarelo como sendo o 80W, não o 80W90 que é o usado para o diferencial (esse que vc já colocou). Rodei 15.000 km com esse óleo errado sem saber, daí só cabe esperar prejuízos na caixa.
Agora me diga: que se deve fazer com o responsável por esse "crime" ??:evil::evil::evil: Peguei um litro de amostra para lubrificar a cara desse mecânico!
O Lubrax OH-49 atende as recomendações mercon ou dexrom II? Se sim pode colocar, se não compre um que atenda e leve ao trocador, vc não precisa trocar pessoalmente.
Insisto nisso, por que eu já coloquei um 80-90 por insistência do trocador e as marchas ficaram duras eu tive que trocar novamente o óleo colocando um ATF simples e mesmo assim não ficou bom , só ficou bom quando coloquei o indicado no manual, inclusive foi um da castrol.
Abs,
edubelem
30/09/2008, 19:10
EDU,
Acabei de trocar o óleo da caixa, pus o OH-49 TLX (Lubrax vermelho), o ATF que atende às recomendações tanto Ford Mercon quanto GM Dexrom III. Mas pasme: o óleo antigo que continha a caixa era o 80W, usado para caixas de carros de passeio :evil:. O dono da oficina, que só trabalha com óleos, identificou esse óleo amarelo como sendo o 80W, não o 80W90 que é o usado para o diferencial (esse que vc já colocou). Rodei 15.000 km com esse óleo errado sem saber, daí só cabe esperar prejuízos na caixa.
Agora me diga: que se deve fazer com o responsável por esse "crime" ??:evil::evil::evil: Peguei um litro de amostra para lubrificar a cara desse mecânico!
Vc não pode fazer nada, infelizmente é a sua palavra contra a dele, agora o seu carro deve esta engatando todas as marchas perfeitamente. Se estiver, isso significa que o óleo errado não danificou nada, 15000km é muito pouco para danificar algo. Se não me engano, estou longe do manual, mais a CT usa esse mesmo óleo, veja se o meca, não trocou tb pelo óleo errado.
Abs,
shimomoto
30/09/2008, 21:41
Já vi problemas de desgaste prematuro no cambio de uma hilux pq o dono usava oleo 90 por ser mais barato... é o barato que sai caro... :parede:
[]'s
Elmer
X2!!!
Tenho um grande amigo que diz o seguinte: "Óleo é barato. Caro é motor, câmbio, diferencial..."
Com relação a usar "óleo 90", percebo que é uma coisa assim meio cultural: óleo fino é para motor, óleo grosso é para cambio.
Tempos atrás estava com um Valmet lá na Fazenda com um vazamento em um retentor e o operador muito zeloso, mas sem saber ao certo o que estava fazendo (e sem perguntar a quem sabia) completou o óleo com SAE 90. Resultado: Nem esterçar o trator ele esterçava pois o hidraulico, a transmissão e a Direção usam ISO 68.
Abs!!!
shimomoto
30/09/2008, 21:47
Vc não pode fazer nada, infelizmente é a sua palavra contra a dele, agora o seu carro deve esta engatando todas as marchas perfeitamente. Se estiver, isso significa que o óleo errado não danificou nada, 15000km é muito pouco para danificar algo. Se não me engano, estou longe do manual, mais a CT usa esse mesmo óleo, veja se o meca, não trocou tb pelo óleo errado.
Abs,
- Diferencial dianteiro: SAE 80W90 API-GL4 ou API-GL5 (o melhor)
- Diferencial Traseiro: Sintético SAE 75W90 EP (extrema pressão) API-GL5 + Aditivo Sturacco (acho que na minha engolirei o Sturacco pois o Track lock já não mais funciona)
- Cambio EATON e Caixa de transferencia: ATF com especificação Ford Mercon ou GM-Dextron III
- Cambio Mazda - ATF Mercon / GM Dextron III
Abs!!!
A foto é a que o Allan anexou. Eu comprei esse atuador (original SKF) há menos de um ano por R$ 250 no Rio. Nº de peça YL5Z 7A508AA. O representante tem um serviço ao cliente: 0800 141152, ligue lá para obter a relação das lojas mais perto de vc.
Alguém tem foto desse atuador e da embreagem da Ranger? Tentei entrar naquele link do eBay, mas não existe mais o produto...
edubelem
01/10/2008, 11:46
- Diferencial dianteiro: SAE 80W90 API-GL4 ou API-GL5 (o melhor)
- Diferencial Traseiro: Sintético SAE 75W90 EP (extrema pressão) API-GL5 + Aditivo Sturacco (acho que na minha engolirei o Sturacco pois o Track lock já não mais funciona)
- Cambio EATON e Caixa de transferencia: ATF com especificação Ford Mercon ou GM-Dextron III
- Cambio Mazda - ATF Mercon / GM Dextron III
Abs!!!
É isso ai Miguels , como o Shimomoto confirmou, a CT usa o mesmo óleo da cx, vai lá da uma olhada se o mecânico não fez besteira com a CT tb.
Abs,
edubelem
01/10/2008, 11:51
- Diferencial dianteiro: SAE 80W90 API-GL4 ou API-GL5 (o melhor)
- Diferencial Traseiro: Sintético SAE 75W90 EP (extrema pressão) API-GL5 + Aditivo Sturacco (acho que na minha engolirei o Sturacco pois o Track lock já não mais funciona)
- Cambio EATON e Caixa de transferencia: ATF com especificação Ford Mercon ou GM-Dextron III
- Cambio Mazda - ATF Mercon / GM Dextron III
Abs!!!
É isso ai Miguels , como o Shimomoto confirmou, a CT usa o mesmo óleo da cx, vai lá da uma olhada se o mecânico não fez besteira com a CT tb.
Abs,
Pois é, Edu, vou fazer isso mesmo. Nunca mais vou permitir troca de lubrificantes nas revisões, vai ter que ser comigo acompanhando.
É isso ai Miguels , como o Shimomoto confirmou, a CT usa o mesmo óleo da cx, vai lá da uma olhada se o mecânico não fez besteira com a CT tb.
Abs,
Anthoniusnikos
04/10/2008, 21:08
JAMAIS confiar em mecânicos, mexânicos, porcânicos e principalmente nos FRENTISTAS, geralmente sem instrução e preparo nenhum.
Leia o Manual e siga as instruções do frabricante, rigorosamente. Quando muito fazer uso dos similares, também recomendados.
Abração
Anthoniusnikos
Esse final de semana peguei a estrada e deu para testar a evolução do problema da caixa (passagem para a 2ª marcha, dura) após a troca do óleo errado da caixa de câmbio. Houve uma melhora de 50% na passagem da 2ª marcha. Realmente o óleo certo contribuiu, mas não está inteiramente satisfatória. Mais adiante vou desmontar essa caixa, para ver o anel sincronizador.
cantodopirão
18/11/2008, 01:26
Senhores,
Persito com uma dúvida: O Atuador original é LUK ou SKF? Vale a pena usar um que não seja original? Tenho que trocá-lo epreciso me decidir!
Saudações e obrigado!
Pequeno jr
18/11/2008, 07:08
Para constar,
Tive que trocar a 1º parte do atuador, ou seja a parte do cilindro. Nas auto-peças o SKF (original) sem o cilindro custava R$ 180,00. Fui a ford e comprei o conjunto completo por R$ 310,00 sendo que tenho garantia de 1 ano na peça. O Preço normal da peça é R$ 425,00, mas busquei os descontos que são concedidos na autorizada ... quem tem boca vai a roma.
Para mim que rodo muito e chego a rodar mais de 40.000km/ano vale muito mais a pena fazer isso do que pegar apenas 3 meses de garantia.
Rodrigo Cisne Cid
25/12/2008, 23:16
Fui buscar na oficina mas ainda não estava pronta. A caixa estava montada, mas o cilindro mestre ainda não estava montado. Deixei pra pegar amanhã. O cilindro Slave vou pegar o usado para analisar o que houve com ele. Eu até ia fazer em casa, mas teria que soltar os dois cardans (15 minutos), desmontar a CT (descobrir como desmonta cerca de 1 hora, desmontar 15 minutos) e correr a caixa pra trás perigando deixá-la cair no chão e danificar algo, fora o parto que seria colocar no lugar do chão a caixa de quase 80 kilos sozinho e sem macaco jacaré (não é o lagartixa!). Preferi pagar...
Edintruder, desculpe me entrometer, sou novo aqui, é que tenho uma ranger em que a embreagem tambem parece não esta funcionando legal, de manha ela esta normal, macia e com o pedal com o retorno rapido, ou seja normal, mais logo depois de algum uso o pedal vai ficando mais pesado e com o retorno bem mais devagar, mais em nehuma hora a embreagem patina, ou se tem dificuldade para engatar as marchas, por favor se alguem souber como fazer para resolver isso me diga.
Edintruder
26/12/2008, 11:09
Experimenta trocar o fluido. Te deita debaixo da ranger logo atrás da roda dianteira esquerda, e com uma chave 8mm tu afrouxa o sangrador que fica com uma capa de borracha e tira a tampa doi reservatório.
Depois tu colocas fluido DOT4 novo e com ajuda de outra pessoa tu sangras o sistema.
Pode para a pessoa pedalar e segurar o pedal no fundo, enquanto o pedal estiver no fundo tu afrouxa e reaperta o parafuso de sangria. Pede para a pessoa repetir, soltando o pedal, bombeando umas 3 vezes e segurando no fundo.
Quando parar de sair ar estará pronto.
É rápido e fácil, mas cuidado com respingos de fluído nos olhos pois pode gerar uma conjutivite química.
eduardo1968
07/12/2010, 21:53
É, as coisas estão melhorando; troquei o atuador + cilindro mestre originais da minha ranger por R$ 549 e MO saiu por R$ 200, tudo feito na Ford, com garantia e pagamento em 3x sem juros.
Anthoniusnikos
08/12/2010, 00:10
Nem sempre é preciso trocar o cilindro mestre, juntamente com o atuador hidráulico.
Amthom
TylerNTL
09/12/2010, 07:08
Nem sempre é preciso trocar o cilindro mestre, juntamente com o atuador hidráulico.
Amthom
2X!!
Já li muitas vezes a recomendação de trocar os dois juntos. Eu considero uma recomendação infundada (quer dizer fundamentada no aspecto social distribuir renda dos exploradores possuidores de caminhonetes entre os mecânicos e vendedores de auto peças).
Se não estiver com problema não tem porquê trocar e se quabrar 23 dias depois a troca é uma operação muito mais simples que a troca do atuador hidráulico. Além disso, exceto por um 1/2 litro de óleo da DH não vejo maiores benefício em "aproveitar" o serviço de troca do atuador hidráulico para fazer a troca do cilindro mestre.
É completamente diferente de aproveitar que baixou a caixa para trocar o atuador e trocar o disco de embreagem junto.
Hoje foi meu dia... sorte que foi logo na saída de casa. Amanhã vou na oficina saber se vai precisar trocar o disco, platô, etc...
Pior é que em João Pessoa o mercado de peças para pick-up é pífio o que tende a fazer com que os poucos que tenham a peça coloquem o preço que querem.
RANGER FEDERAL
27/09/2011, 19:48
Hoje foi meu dia... sorte que foi logo na saída de casa. Amanhã vou na oficina saber se vai precisar trocar o disco, platô, etc...
Pior é que em João Pessoa o mercado de peças para pick-up é pífio o que tende a fazer com que os poucos que tenham a peça coloquem o preço que querem.
Fostrot,
Aí em João Pessoa dá uma olhada na Rua Maciel Pinheiro, no Lojão das Baterias. Outra opção pode ser Recife.
Quando encontrar posta ai o preço da peça e do serviço.
Abraço.
Colega, eu ia te dar uma pá de ouro de presente he he...
Mas também tenho uma dúvida: vou comprar um atuador da caixa (escravo - para ficar de reserva) e estou com dúvida sobre o modelo correto.
Na pesquisa do eBay tem vários modelos, com códigos diferentes:
Clutch Slave Explorer | eBay (http://motors.shop.ebay.com/i.html?_nkw=Clutch+Slave+Explorer&_sacat=&_stpos=&_sop=16&gbr=1&_dmpt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&_odkw=Clutch+Slave+Explorer+Ranger&_osacat=0&bkBtn=&_trksid=p4506.m270.l1313)
Só para constar alguns códigos diferentes:
S0707
S0723
S0710
138.65010 (http://cgi.ebay.com/ebaymotors/Centric-Parts-138-65010-Clutch-Slave-Cylinder-New-/350491643432?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item519aee0e28)
http://p.ebaystatic.com/aw/pics/icons/iconTrsXSmall.gifSH6001
SH6161
....
Então colegas, qual é o correto? Terá problema colocar um diferente? Entre estes acima, qual o mais "resistente"?
E o disco / platô? Pode ser o da Explorer que também tem no eBay?
Daniel
Edintruder
27/09/2011, 20:40
Se a ranger for V6 165cv é a mesma embreagem da explorer.
Fostrot,
Aí em João Pessoa dá uma olhada na Rua Maciel Pinheiro, no Lojão das Baterias. Outra opção pode ser Recife.
Quando encontrar posta ai o preço da peça e do serviço.
Abraço.
Blz!! Amanhã vou dar uma consultada e posto o preço
Abraço
Tudo bem Edin?
É 2.8 diesel. 4x4.
Será que é diferente?
Daniel
Se a ranger for V6 165cv é a mesma embreagem da explorer.
Saiu o diagnóstico. Foi o rolamento (colar). Travou mas o disco e o platô estão sem danos. O meca aconselhou trocar as fibras do disco. Hoje a tarde vou com ele atrás do rolamento....
Depois posto o orçamento.
Abraços
Ontem aproveitei que a ranger estava levantada e resolvi fazer uma inspeção e achei um rasgo na coifa dianteira esquerda. Mais uma para a conta.
No total ficou assim:
Atuador de Embreagem SKF - R$350,00
Recondicionamento do kit de embreagem (revestimento fibroso) Frasle - R$150,00
Coifa - R$ 40,00
MO - R$250,00
Total: 790,00
sandersondf
30/09/2011, 01:02
Minha embreagem tá roncando e de vez em quando faz um barulho chato tipo um "cri cri cri cri".. não tem um padrão esse barulho
Parece que tem um canarinho debaixo do carro
Falei com um rapaz de um auto center perto de casa, ele me disse que pode ser o colar da embreagem ou alguma coisa tá pegando no atuador.
Alguem já teve esse problema?
Minha embreagem tá roncando e de vez em quando faz um barulho chato tipo um "cri cri cri cri".. não tem um padrão esse barulho
Parece que tem um canarinho debaixo do carro
Falei com um rapaz de um auto center perto de casa, ele me disse que pode ser o colar da embreagem ou alguma coisa tá pegando no atuador.
Alguem já teve esse problema?
A minha fazia esse barulho antes de dar problema...
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