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Ver Versão Completa : Bloqueio Central para CJ5



Maciel
15/08/2007, 13:28
Senhores;

Alguém conhece alguma opção para BLOQUEIO CENTRAL no CJ5?

Abraços.

Maciel

FernandoRisso
15/08/2007, 13:58
Maciel,

Surpresa... seu willys já vem equipado com sistema de bloqueio central... pasmém !!!

Agora se vc quer a alavanca com bloqueio central, compre um Niva que tem tração integral e por isso precisa de um sistema de bloqueio da caixa de transferência, chamado de bloqueio central!!!

Vc pode querer um bloqueio de DIFERENCIAL, aí é só escolher uma das opções existentes no mercado.

[]'s

joão k. chikui
15/08/2007, 13:58
Maciel
Bloqueio central só se usa em veículos 4x4 full time , como Defender , Niva , Ecasport 4x4 e talvez em alguns que nasceram com grande chance de trafegar em estradas com neve(talvez pajero,...)
O CJ5 é 4x4 part time, e quando se liga o 4x4 automaticamente estará como que blocado o "central", ou seja , os eixos dianteiro e traseiro terão que rodar na mesma velocidade, o que só ocorreria em terrenos lisos , em linha reta , etc...
Será que o que vc quer não é bloqueio de diferencial?

alexandre roveri
15/08/2007, 14:36
Senhores;

Alguém conhece alguma opção para BLOQUEIO CENTRAL no CJ5?

Abraços.

Maciel

Ex Niveiro vai ser sempre um Niveiro :concordo:

Rogério Barthy
15/08/2007, 16:23
Num sacaneia o cara.... dá um desconto....
Niveiro tbm é gente !!
Rogério

Sergio Rocha
15/08/2007, 18:50
Senhores;

Alguém conhece alguma opção para BLOQUEIO CENTRAL no CJ5?

Abraços.

Maciel

Poderia descrever o que vc quer dizer com Bl Central ?

[]':concordo:

Jack Jipeiro
15/08/2007, 19:12
Zoaram o rapaz, agora ele não vai nem responder mais...

Abraços...

Melecao
15/08/2007, 19:20
Risso,
vai ver que o power train dele e de niva..hahahahahahaha
instalado em um CJ
hahahahahahahaahhahahah
abraço






Maciel,

Surpresa... seu willys já vem equipado com sistema de bloqueio central... pasmém !!!

Agora se vc quer a alavanca com bloqueio central, compre um Niva que tem tração integral e por isso precisa de um sistema de bloqueio da caixa de transferência, chamado de bloqueio central!!!

Vc pode querer um bloqueio de DIFERENCIAL, aí é só escolher uma das opções existentes no mercado.

[]'s

Maciel
15/08/2007, 22:23
Senhores,

Obrigado pelos comentários.

Acho que preciso urgentemente abrir minha caixa, TC e Redução para entender melhor seu funcionamento.

De qualquer forma, estou tentando resolver um problema que observei em uma prova de superação onde fiquei com meu carro preso, após a roda traseira esquerda ter caído em um buraco. Apesar de ter um FullLock no diferencial traseiro, só saí rebocado. Logo após, um wrangler passou sem nenhuma dificuldade. Meu problema deve ser solucionado com a instalação de um bloqueio 100% no eixo dianteiro. (Parece que o Wrangler tinha bloqueio de diferencial nos dois eixos).

Alguém tem experiência com a dirigibilidade em trilhas com diferencial dianteiro com planetárias soldadas?

Maciel

alexandre roveri
16/08/2007, 08:33
Nenhuma roda dianteira tracionou ? :pensativo:
Talves a sua roda livre esteja com problemas

Sergio Rocha
16/08/2007, 09:54
Senhores,

Obrigado pelos comentários.

Acho que preciso urgentemente abrir minha caixa, TC e Redução para entender melhor seu funcionamento.

De qualquer forma, estou tentando resolver um problema que observei em uma prova de superação onde fiquei com meu carro preso, após a roda traseira esquerda ter caído em um buraco. Apesar de ter um FullLock no diferencial traseiro, só saí rebocado. Logo após, um wrangler passou sem nenhuma dificuldade. Meu problema deve ser solucionado com a instalação de um bloqueio 100% no eixo dianteiro. (Parece que o Wrangler tinha bloqueio de diferencial nos dois eixos).

Alguém tem experiência com a dirigibilidade em trilhas com diferencial dianteiro com planetárias soldadas?

Maciel

Maciel

A sua tração está funcionando corretamente ? Pelas fotos parece que o teu jeep não estava tracionando a dianteira.
Planetarias soldadas, quebram fácil, tornam muito ruim a dirigibilidade do jeep em trilhas.
O Wrangler que passou, por acaso seria o Hulk do Sandro ?

[]'

joão k. chikui
16/08/2007, 10:44
Maciel
teu eixo blocado ficou na lama, teu eixo normal ficou com a roda Diant direita suspensa. Aí encalha mesmo!

Marcos ET
16/08/2007, 10:55
Olha.. pelo estado do "zequinha" (limpo limpo) perto dos pneus dianteiros, eu diria que tem algo muito errado com sua tração dianteira... tem uma foto que aparece o pneu traseiro girando e os dianteiros parados... isso tá errado! da uma olhada nos cubos de roda-livre... depois veja se teu cardan nao caiu por ai (hehehe já vi isso acontecer) e se tudo estiver aparentemente blza, veja o engate na T-Case como vai.... e tbem o conjunto do diferencial.... ou seja, da uma olhada geral na tração dianteira..... pelo tamanho dos teus pneus, nao seria novidade ter quebrado algo....

Quanto ao bloqueio central.... rs se vc encontrar um diferencial central no Jeep, manda uma foto! hehehehe (foi mal a brincadeira, nao pude evitar)

Gde abraço!

Sergio Rocha
16/08/2007, 18:18
Maciel

Não liga pras brincadeiras.Aki a gente se diverte enquanto aprende.

Checou a tração dianteira ?

[]'

Maciel
17/08/2007, 14:03
Maciel

A sua tração está funcionando corretamente ? Pelas fotos parece que o teu jeep não estava tracionando a dianteira.
Planetarias soldadas, quebram fácil, tornam muito ruim a dirigibilidade do jeep em trilhas.
O Wrangler que passou, por acaso seria o Hulk do Sandro ?

[]'

Não pude ver se tracionava o eixo dianteiro mas acho que a roda dianteira direita não estava com boa tração para o solo, então imagino que a esquerda ficou parada. Observe que o amigo que me ajudava, tentou fazer peso na roda dianteira direita. /

O Sandro passou sem fazer força.

O Wrangler que passou fácil também, foi o do Marcelo que igual ao meu Jeep possui pneus 35 e penso que ele tem bloqueio ARB nos dois eixos.

Maciel

Maciel
17/08/2007, 14:05
Maciel
teu eixo blocado ficou na lama, teu eixo normal ficou com a roda Diant direita suspensa. Aí encalha mesmo!

Pois é João, acho que só blocando o eixo dianteiro, sairia dessa!!

Maciel

Maciel
17/08/2007, 14:15
Olha.. pelo estado do "zequinha" (limpo limpo) perto dos pneus dianteiros, eu diria que tem algo muito errado com sua tração dianteira... tem uma foto que aparece o pneu traseiro girando e os dianteiros parados... isso tá errado! da uma olhada nos cubos de roda-livre... depois veja se teu cardan nao caiu por ai (hehehe já vi isso acontecer) e se tudo estiver aparentemente blza, veja o engate na T-Case como vai.... e tbem o conjunto do diferencial.... ou seja, da uma olhada geral na tração dianteira..... pelo tamanho dos teus pneus, nao seria novidade ter quebrado algo....

Quanto ao bloqueio central.... rs se vc encontrar um diferencial central no Jeep, manda uma foto! hehehehe (foi mal a brincadeira, nao pude evitar)

Gde abraço!


Valeu Marco,

Como falei, preciso abrir um conjunto de caixa, TC e redução para poder compreender melhor. Não sou mecânico... apenas curioso que gosta de fazer as adaptações no meu Jeep e fazer trilhas, Raids e Superação (leve, por enquanto). Tenho procurado desenvolver as soluções para meu Jeep, testando-as e aprimorando-as. O trabalho na oficina (apesar de não ser mecânico) me distrai tanto quanto a pilotagem.

Vou ter a oportunidade de abrir meu sistema de caixa, TC e reduzida, pois estou comprando o KIT do Marcel para aumentar a reduzida da minha caixa DANA 18.

Vou instalar também um sistema que estou bolando para frear seletivamente as rodas dianteiras (direita ou esquerda) na tentativa de evitar a instalação do blocante dianteiro e tornar meu carro mais eficiente.

Abraços.

Maciel

Maciel
17/08/2007, 14:20
Maciel

Não liga pras brincadeiras.Aki a gente se diverte enquanto aprende.

Checou a tração dianteira ?

[]'

Caro Sergio,

A brincadeira faz parte...

A tração dianteira está perfeita. Acho que meu problema foi realmente falta de um sistema de bloqueio do eixo dianteiro.

Como falei, estou bolando um sistema com válvulas para frear seletivamente as rodas dianteiras (direita e esquerda) para evitar a instalção do bloqueio e tornar o Jeep mais eficiente.

Ainda não decidi se coloco válvulas elétricas ou mecânicas.

Abraços.

Maciel

joão k. chikui
17/08/2007, 15:57
Sandro?? Maciel , não é o Tannuri que vc quis dizer , certo??
Pois se for , aí é chover no molhado..KKKK esse é raposa velha....


Não pude ver se tracionava o eixo dianteiro mas acho que a roda dianteira direita não estava com boa tração para o solo, então imagino que a esquerda ficou parada. Observe que o amigo que me ajudava, tentou fazer peso na roda dianteira direita. /

O Sandro passou sem fazer força.

O Wrangler que passou fácil também, foi o do Marcelo que igual ao meu Jeep possui pneus 35 e penso que ele tem bloqueio ARB nos dois eixos.

Maciel

joão k. chikui
17/08/2007, 16:00
Pô , Maciel
Aí vc forçou a amizade . Esse "sandro" deve ser "apenas " o Tannuri...

Aí é chover no molhado... KKKKK



Não pude ver se tracionava o eixo dianteiro mas acho que a roda dianteira direita não estava com boa tração para o solo, então imagino que a esquerda ficou parada. Observe que o amigo que me ajudava, tentou fazer peso na roda dianteira direita. /

O Sandro passou sem fazer força.

O Wrangler que passou fácil também, foi o do Marcelo que igual ao meu Jeep possui pneus 35 e penso que ele tem bloqueio ARB nos dois eixos.

Maciel

Sergio Rocha
17/08/2007, 18:50
Caro Sergio,

A brincadeira faz parte...

A tração dianteira está perfeita. Acho que meu problema foi realmente falta de um sistema de bloqueio do eixo dianteiro.

Como falei, estou bolando um sistema com válvulas para frear seletivamente as rodas dianteiras (direita e esquerda) para evitar a instalção do bloqueio e tornar o Jeep mais eficiente.

Ainda não decidi se coloco válvulas elétricas ou mecânicas.

Abraços.

Maciel


Antes de fazer de uma olhada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733&highlight=hidraulico&page=2

[]'

valdir rainer
19/08/2007, 16:07
Senhores,

Obrigado pelos comentários.

Acho que preciso urgentemente abrir minha caixa, TC e Redução para entender melhor seu funcionamento.

De qualquer forma, estou tentando resolver um problema que observei em uma prova de superação onde fiquei com meu carro preso, após a roda traseira esquerda ter caído em um buraco. Apesar de ter um FullLock no diferencial traseiro, só saí rebocado. Logo após, um wrangler passou sem nenhuma dificuldade. Meu problema deve ser solucionado com a instalação de um bloqueio 100% no eixo dianteiro. (Parece que o Wrangler tinha bloqueio de diferencial nos dois eixos).

Alguém tem experiência com a dirigibilidade em trilhas com diferencial dianteiro com planetárias soldadas?

Maciel


Olá Maciel,
no meu jeep com pneu 33 eu uso as planetarias dianteiras soldadas a quase 5 anos e nunca quebrei nada.

Vc só não pode usar a tração dianteira em terreno seco.

O que eu fis foi encher de solda dentro de um dente de cada planetaria,ficando assim com quase uma volta para chegar de dente a dente.

O que vc não pode é forçar o volante quando o jeep querer ir reto em uma curva,ai vc tem que faser uma manobra,mais no barro isso não acontece,porque o outro pneu escorrega .

Quando vc pegar o jeito vc não vai querer tirar mais ,só tome cuidado porque o jeep vai passar mesmo,no começo va devagar.

Um abraço e boas trilhas,

Maciel
20/08/2007, 20:44
Sandro?? Maciel , não é o Tannuri que vc quis dizer , certo??
Pois se for , aí é chover no molhado..KKKK esse é raposa velha....


João,

O Sandro que me referi é o próprio. Sandro Tanuri. Ele passou sem tomar conhecimento dos buracos. O Wrangler que me referi era de outra pessoa que também passou bem apesar de ter pneus iguais aos meus.

Maciel

Maciel
20/08/2007, 20:51
Antes de fazer de uma olhada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23733&highlight=hidraulico&page=2

[]'

Sergio,

Olhei os tópicos que me enviou.

É difícil tirar uma conclusão. A idéia parece agradar muita gente mas a dificuldade que eles encontram está no tipo de válvula.

Existe um sistema americano usado em rockcrawling que nada mais é do que dois pistões de freio acionados por duas alavancas compridas. Se não me engano o Sandro tem instalado no HULK. O que pensei fazer era um sistema como esse. Vou buscar a fotografia no site americano e postarei aqui.

Maciel

Maciel
20/08/2007, 22:31
Olá Maciel,
no meu jeep com pneu 33 eu uso as planetarias dianteiras soldadas a quase 5 anos e nunca quebrei nada.

Vc só não pode usar a tração dianteira em terreno seco.

O que eu fis foi encher de solda dentro de um dente de cada planetaria,ficando assim com quase uma volta para chegar de dente a dente.

O que vc não pode é forçar o volante quando o jeep querer ir reto em uma curva,ai vc tem que faser uma manobra,mais no barro isso não acontece,porque o outro pneu escorrega .

Quando vc pegar o jeito vc não vai querer tirar mais ,só tome cuidado porque o jeep vai passar mesmo,no começo va devagar.

Um abraço e boas trilhas,

Valdir,

Obrigado pela informação.

Esta é uma possibilidade que estou considerando apesar de eu ficar um pouco assutado por ser uma solução que não dará para desfazer facilmente.

Um abraço.

Maciel

FABIO RODRIGUES
20/08/2007, 23:02
Ola Maciel,



Eu acompanhei esta prova do evento do Jcm. Eu fiquei impressionado ao saber que seu jipe ta com o motor original 4cc2.3 certo? Realmente sua viatura esta otima,meus parabens. Com relacao ao momento daquelas fotos,o que observei ,foi somente a falta de um bloqueio no eixo dianteiro ,na minha opniao foi o que lhe faltou ali para que superasse com facilidade aquele obstaculo.E talvez devesse repensar o posicionamento do estepe pois em alguns momentos dava a impressao que ele iria agarrar a trazeira da viatura.O Wrangler que passou ,tb tem pneus 35" mais tem bloqueio ARB nos dois eixos!!!

Maciel
21/08/2007, 19:06
Ola Maciel,



Eu acompanhei esta prova do evento do Jcm. Eu fiquei impressionado ao saber que seu jipe ta com o motor original 4cc2.3 certo? Realmente sua viatura esta otima,meus parabens. Com relacao ao momento daquelas fotos,o que observei ,foi somente a falta de um bloqueio no eixo dianteiro ,na minha opniao foi o que lhe faltou ali para que superasse com facilidade aquele obstaculo.E talvez devesse repensar o posicionamento do estepe pois em alguns momentos dava a impressao que ele iria agarrar a trazeira da viatura.O Wrangler que passou ,tb tem pneus 35" mais tem bloqueio ARB nos dois eixos!!!

Legal Fabio,

Meu carro está com motor original e com GNV. Em Maricá não usei GNV no desafio mas no RAID, fiz todo o percurso com GNV. Acho o motor original OHC do meu carro muito equilibrado para o CJ5 apesar de tecnologicamente antigo. A única coisa que não gosto é que motores carburados em inclinações podem falhar e o meu as vezes falha. Em compensação, com GNV é show mas a potência diminui!!! Tento sempre usar os dois. Estou aumentando a relação da minha caixa de redução (+26%) e acho que vou poder usar mais GNV em situações que preciso de mais força.

Quanto ao meu problema em questão, estou convencido que aconteceu pela falta de bloqueio na dianteira. Estou estudando o que farei de forma mais econômica e eficiente para blocar o eixo dianteiro. O que está ganhando força na minha decisão é colocar um Full Lock fase 4 no eixo dianteiro.

Meu objetivo para o meu carro é torná-lo o mais eficiente possível sem me levar a "falência"!!! rsrsrs.

Um abraço.

Maciel

Sergio Rocha
21/08/2007, 19:18
Maciel

Eu conheço o sistema do Hulk.O Sandro me mostrou o funcionamento, é impressionante como o Hulk, com esse sistema + o Arb nos dois eixos, gira no mesmo lugar.

Eu penso que vc que tem um Jeep bem equilibrado e equipado, deveria colocar um BL dianteiro.Ou da Macrotorque, se eles já tiverem resolvido o problema de acionamento, ou esperava pelo selecionável da Ensimec.
Eu estou esperando pelo da Ensimec.
Esse aumento na redução que vc vai colocar é o do Marcel ?

Se vc vier para o Rally de Niteroi nesse fds devemos nos encontrar por lá.

[]'

Sandro Tannuri
21/08/2007, 21:39
Maciel,

Sua analise esta quase que 100% certa, a única falha é que a falta do bloqueio dianteiro não foi o único fator responsável pela diferença de desempenho entre o seu CJ e o TJ do Mauricio que foi dirigido pelo Marcelo.
Os outros fatores foram o pequeno entre eixos aliado ao pouco curso da suspensão que tiraram uma roda dianteira do chão alem de tirar “peso” de uma das traseiras e o ângulo de saída que fez com que pára-choque e estepe travassem a traseira do Jeep na terra.
Já vi vários amigos colocar bloqueio 100% automático na frente e tirar porque fica ruim de manobrar, se fosse você colocaria um ARB. Quando colocar o bloqueio tenha em mente que vai começar a quebrar o eixo dianteiro, no seu caso o kit com homocinéticas da Band que a Ensimec vende deve ser suficiente para resolver isso.

Abraços,

Maciel
22/08/2007, 16:34
Maciel

Eu conheço o sistema do Hulk.O Sandro me mostrou o funcionamento, é impressionante como o Hulk, com esse sistema + o Arb nos dois eixos, gira no mesmo lugar.

Eu penso que vc que tem um Jeep bem equilibrado e equipado, deveria colocar um BL dianteiro.Ou da Macrotorque, se eles já tiverem resolvido o problema de acionamento, ou esperava pelo selecionável da Ensimec.
Eu estou esperando pelo da Ensimec.
Esse aumento na redução que vc vai colocar é o do Marcel ?

Se vc vier para o Rally de Niteroi nesse fds devemos nos encontrar por lá.

[]'


Sergio,

Certamente vou blocar o eixo dianteiro. A primeira opção seria logicamente por um bloqueio selecionável mas estou tentando uma solução com o custo benefício mais interessante. O FullLock 4 talvez atenda melhor esta relação custo/benefício. O Leo me falou que ele usa no carro dele e alguns colegas também (se náo me engano em Minas) e estão satisfeitos. A Vantagem desta opção é que se eu não aprovar, tiro e coloco outro. Pagar R$ 1250,00 por esta solução hoje, faz o C/B ser interessante no momento.

O aumento da relação da minha caixa será feito com o Kit do Marcel. Verifiquei que você também está comprando.... Acho que esse aumento de 26% será suficiente, inicialmente, para resolver o problema de diminuição de força que o aumento dos pneus originais para os 35" , gerou. 3,31:1 não é nenhuma maravilha mais será melhor do que tenho hoje (original) com pneus 35"!!!

Não sabia do evento de Niterói. Vou me informar e certamente estarei lá. Se tiver RAID e categoria Velho Guerreiro, tô dentro. Moro em Niterói!!! '

Abraços.

Maciel

Maciel
22/08/2007, 17:15
Maciel,

Sua analise esta quase que 100% certa, a única falha é que a falta do bloqueio dianteiro não foi o único fator responsável pela diferença de desempenho entre o seu CJ e o TJ do Mauricio que foi dirigido pelo Marcelo.
Os outros fatores foram o pequeno entre eixos aliado ao pouco curso da suspensão que tiraram uma roda dianteira do chão alem de tirar “peso” de uma das traseiras e o ângulo de saída que fez com que pára-choque e estepe travassem a traseira do Jeep na terra.
Já vi vários amigos colocar bloqueio 100% automático na frente e tirar porque fica ruim de manobrar, se fosse você colocaria um ARB. Quando colocar o bloqueio tenha em mente que vai começar a quebrar o eixo dianteiro, no seu caso o kit com homocinéticas da Band que a Ensimec vende deve ser suficiente para resolver isso.

Abraços,


Grande Sandro,

Você está quase 100% certo... (brincadeira)

Concordo que o bloqueio dianteiro não foi o único inibidor do sucesso mas com ele, e sendo 100%, acho que eu não ficaria naquele buraco. Eu não conheço o TJ do Maurício profundamente mas imagino que esteja com a suspensão original. Sendo assim, imagino também que minha suspensão com SPOA, abra mais que a original do TJ (você poderá sem dúvida responder com certeza) Um teste de RTI seria uma coisa que me interessaria muito ver. Não para competir mas para ver a diferença de um CJ com SPOA contra um TJ original (logicamente conheço a bela suspensão original do TJ). De qualquer forma, outra coisa que torna o meu sistema menos eficiente e que meu carro não usa suspensão com molas espirais. A suspensão com molas espirais faz muito mais "peso" (roda/solo) naquela situação - que as de feixe. Certo?

Quanto ao ângulo de saída você está completamente certo. O estepe já estou pensando no reposicionamento mas o para-choques não tem jeito, não há nada que eu possa fazer para melhorar por uma única razão; minha suspensão usa feixe de molas (original)... O que eu podia fazer para melhorar, já fiz (SPOA).

Com relação a quebra o eixo dianteiro, concordo também, só colocarei o bloqueio, junto com o kit de juntas homocinéticas da ENSIMEC.
Ninguém deve ter observado mas só coloquei o bloqueio FullLock 4 com pneus 35" no eixo traseiro, depois de colocar também o KIT da ENSIMEC de eixo flutuante com bengalas especiais.

O ARB dispensa comentários, é a melhor opção. Só que por filosofia, venho tentando buscar a melhor eficiência com soluções nacionais.
A propósito, me passa o nome do fabricante americano das alavancar de freio do HULK instaladas entre os bancos dianteiros. Perdi o nome e endereço do site deles.

Outra coisa, essa história de diferença de entre eixo, temos que conversar pessoalmente acompanhado de umas louras geladas.... Já é a segunda vez que você defende o aumento do entre eixo e não consigo entender esse aumento como uma coisa fundamental para nosso uso e em especial para o caso em questão.

Um grande abraço.

Maciel

Sergio Rocha
22/08/2007, 20:33
Sergio,

Certamente vou blocar o eixo dianteiro. A primeira opção seria logicamente por um bloqueio selecionável mas estou tentando uma solução com o custo benefício mais interessante. O FullLock 4 talvez atenda melhor esta relação custo/benefício. O Leo me falou que ele usa no carro dele e alguns colegas também (se náo me engano em Minas) e estão satisfeitos. A Vantagem desta opção é que se eu não aprovar, tiro e coloco outro. Pagar R$ 1250,00 por esta solução hoje, faz o C/B ser interessante no momento.

O aumento da relação da minha caixa será feito com o Kit do Marcel. Verifiquei que você também está comprando.... Acho que esse aumento de 26% será suficiente, inicialmente, para resolver o problema de diminuição de força que o aumento dos pneus originais para os 35" , gerou. 3,31:1 não é nenhuma maravilha mais será melhor do que tenho hoje (original) com pneus 35"!!!

Não sabia do evento de Niterói. Vou me informar e certamente estarei lá. Se tiver RAID e categoria Velho Guerreiro, tô dentro. Moro em Niterói!!! '

Abraços.

Maciel

Maciel

Arb é show, só que cu$ta bem caro em comparação com os nacionais. Não coloque Bl dianteiro sem ser selecionável.
Siga as orientações do Sandro que vc só vai ter a ganhar.:concordo:

Quanto ao Rally, leia abaixo:
Informativo do NJC

Ola, Sergio Rocha
Campeonato Carioca Off Road / Unijeep
de Rally de regularidade

24 e 25 DE AGOSTO – NITEROI – 4ª Etapa

REGULAMENTO PARTICULAR – ADENDO 01

1 – PROMOÇÃO E ORGANIZAÇÃO: Unijeep / Carioca Off road


2 – SUPERVISÃO: FAERJ


3 – AUTORIDADES DESPORTIVAS: Djalma – Presidente da FAERJ
Luiz Antonio Schereiner Cavalieri – Presidente da Unijeep


4 – AUTORIDADES DA PROVA: Diretor de Prova – Cristiano Serpa de Souza
Diretor de apuração – Anderson Santiago
Comissário Desportivo FAERJ – Fernando Leal
Vistoria Técnica de segurança – Sergio Sampaio
Secretaria – Claudia Feio


5 – CRONOMETRAGEM: TOTEM

6 – INSCRIÇÕES:
· LOCAL E VALORES:

Até sexta feira 24/07 às12:00hs através do site www.unijeep.org.br

Secretaria da prova – sexta feira dia 24/08
o Categorias Máster, Sênior e Turismo - R$ 100,00 e 10kg de alimentos não perecivel
o Categoria Velhos guerreiros e passeio - R$ 70,00 e 10kg de alimentos não perecivel
o
Secretaria de prova no sábado 25/08 até às 09:00
o Categorias Máster, Sênior e Turismo - R$ 120,00 e 10kg de alimentos não perecivel
o Categoria Velhos guerreiros e passeio - R$ 90,00 e 10kg de alimentos não perecivel


7 – PROGRAMAÇÃO:
· Sexta, 24 de agosto – Restaurante Glamour - Estrada Francisco da cruz Nunes, 1065 A – Ao lado do Cemitério Parque da Colina, em frente ao Tio Sam - Piratininga
§ 18:00h. – Abertura de secretaria de prova
§ 22:30h. – Fechamento de secretaria de prova

· Sábado, 25 de agosto – Quiosque Sobre as Ondas – Praia de Itaipuaçu, em frente a rua 1
§ 08:00h. – Abertura de secretaria de prova e inicio de vistoria
§ 09:00h. – Encerramento de inscrições;
§ 10:00h. – Largada do carro 00;
§ 13:30h. – Chegada do carro 00;
§ 17:00h. – Divulgação da parcial
§ 17:30h. - Premiação.


8 – RECLAMAÇÕES: Eventuais reclamações deverão ser apresentadas por escrito para o Diretor de Prova após aberto o prazo regulamentar para recurso

09 – REGULAMENTAÇÃO: Este evento estará submetido ao CDA – Código Desportivo do Automobilismo 2007, ao Regulamento Geral do Campeonato Carioca Off Road de Rally de Regularidade e seus eventuais adendos, a este Regulamento Particular e aos adendos que porventura venham a ser emitidos.

To te aguardando.

[]'

Sandro Tannuri
22/08/2007, 20:42
Maciel,

Desculpe a falta de modestia da minha mensagem anterior, quem ler aquilo pode ate pensar que eu entendo alguma coisa do assunto :mrgreen::mrgreen:.

Aquele TJ usa a melhor suspensão de braços curtos que o dinheiro pode comprar, uma Rubicon Express 5,5". Isso é garantia de ter as 4 rodas no chão em 90% dos casos. Esta suspensão era a antiga do Hulk antes de fazer o upgrade para braços longos. Eu passava dos 1500 de RTI com ela enquanto que um CJ com SPOA e eixos de F75 mas sem jumelos revolver fica na casa dos 1300. Um CJ com SPOA e eixos de CJ não deve nem passar dos 1000. Realmente a suspensão por molas helicoidais permite que a roda que desce faça mais pressão sobre o solo do que numa com feixe. Depois de um certo ponto o feixe vira uma "mola ao contrario" dificultando a descida da roda e assim tirando "peso" dela sobre o solo.

Para melhorar o seu angulo de saida é só usar molas com o pino de centro fora do centro. Assim voce ganha "uns trocados" de entre eixos tambem.

Use um bloqueio selecionavel na frente, se quer um nacional use o novo da Ensimec (acho que ainda não esta disponivel) ou o da Macrotorque. Se for testar um automatico, tenha um amigo por perto para comprar ele e usar na traseira :mrgreen:.

O fabricante dos meus cutting brakes é a www.cncbrakes.com . Nunca testei usar eles como bloqueio, se quiser posso testar antes de voce comprar.

O entre eixos maior distribui melhor o peso do Jeep pelas 4 rodas gerando mais tração, o limite e o momento que começa a ficar preso pelo fundo ou a ter dificuldade de manobrar nas trilhas e provas. Muito provavelmente vamos nos encontrar em outubro no evento do IJC, podemos discutir isso la e pricipalmente conhecer essas tais louras :mrgreen:.

Abraços,

Maciel
23/08/2007, 09:07
Maciel

Arb é show, só que cu$ta bem caro em comparação com os nacionais. Não coloque Bl dianteiro sem ser selecionável.
Siga as orientações do Sandro que vc só vai ter a ganhar.:concordo:


[]'

Sergio,

O preço do ARB nos EUA é completamente factível. US$ 700,00. O problema é que é lá!!! Os selecionáveis nacionais, acho que precisam ser mais testados. Estou feliz com meu FullLock fase 4 do eixo traseiro apesar dos estalos e travadas. Não me decidi ainda...

O Sandro sabe tudo. Ele e mais alguns aqui do Forum só tem a nos ensinar.

VocÊ sabe me dizer qual é a velocidade máxima da planilha do Rally para a categoria Velho Guerreiro?

Um abraço.

Maciel

Maciel
23/08/2007, 10:25
Maciel,

Desculpe a falta de modestia da minha mensagem anterior, quem ler aquilo pode ate pensar que eu entendo alguma coisa do assunto :mrgreen::mrgreen:.

Aquele TJ usa a melhor suspensão de braços curtos que o dinheiro pode comprar, uma Rubicon Express 5,5". Isso é garantia de ter as 4 rodas no chão em 90% dos casos. Esta suspensão era a antiga do Hulk antes de fazer o upgrade para braços longos. Eu passava dos 1500 de RTI com ela enquanto que um CJ com SPOA e eixos de F75 mas sem jumelos revolver fica na casa dos 1300. Um CJ com SPOA e eixos de CJ não deve nem passar dos 1000.

Realmente a suspensão por molas helicoidais permite que a roda que desce faça mais pressão sobre o solo do que numa com feixe. Depois de um certo ponto o feixe vira uma "mola ao contrario" dificultando a descida da roda e assim tirando "peso" dela sobre o solo.

Para melhorar o seu angulo de saida é só usar molas com o pino de centro fora do centro. Assim voce ganha "uns trocados" de entre eixos tambem.

O fabricante dos meus cutting brakes é a www.cncbrakes.com . Nunca testei usar eles como bloqueio, se quiser posso testar antes de voce comprar.

Use um bloqueio selecionavel na frente, se quer um nacional use o novo da Ensimec (acho que ainda não esta disponivel) ou o da Macrotorque. Se for testar um automatico, tenha um amigo por perto para comprar ele e usar na traseira :mrgreen:.

O entre eixos maior distribui melhor o peso do Jeep pelas 4 rodas gerando mais tração, o limite e o momento que começa a ficar preso pelo fundo ou a ter dificuldade de manobrar nas trilhas e provas. Muito provavelmente vamos nos encontrar em outubro no evento do IJC, podemos discutir isso la e pricipalmente conhecer essas tais louras :mrgreen:.



Grande Sandro,

Nada para se desculpar!!! Foi só uma brincadeira...

Tá explicado. O TJ do Maurício passou pelos obstáculos quase sem perceber. Fiquei impressionado. Imaginava que ele estava usando a suspensão original!!!

No meu carro só vou investir em bloqueio dianteiro, reforço dos eixos dianteiros e melhora na relação da reduzida.

Estou preparando um CJ3B que pelo projeto, terá 4Link com armotecedores iguais aos do Bill entre outras coisas..... Nesse CJ3, o angulo de entrade e saída será de +/- 90 graus....

Acho que os bloqueios nacionais selecionáveis precisam ser mais testados antes. Estou indo para Chicago em alguns meses e pretendo trazer um ARB embaixo do braço. Antes disso, acho que vou testar o FullLock 4 ou as alavancar iguais as do HULK.

Em relação aos seus "cutting brakes" se você puder testar e nos passar um feedback seria ótimo. Elas estão instaladas no sistema de freio dianteiro? Gostaria de conversar sobre elas, contigo.

Certamente nos encontraremos.

As louras serão por minha conta.... rsrsrs

Grande abraço.

Maciel

Sergio Rocha
23/08/2007, 14:43
Sergio,

O preço do ARB nos EUA é completamente factível. US$ 700,00. O problema é que é lá!!! Os selecionáveis nacionais, acho que precisam ser mais testados. Estou feliz com meu FullLock fase 4 do eixo traseiro apesar dos estalos e travadas. Não me decidi ainda...

O Sandro sabe tudo. Ele e mais alguns aqui do Forum só tem a nos ensinar.

VocÊ sabe me dizer qual é a velocidade máxima da planilha do Rally para a categoria Velho Guerreiro?

Um abraço.

Maciel


Eu tb uso um Full lock no eixo tras. com todos os estalos e etc ainda acho muito bom.
Ele sabe mesmo.
Se eu soubesse qualquer informação sobre esse rally eu seria desclassificado.:mrgreen:

Mas pode estar certo que é mais passeio do que outra coisa.Rally ou Raid ( como chamava antes) é quase um passeio planilhado, não tem grandes obstáculos nem velocidades muito altas.Na categoria Master o bicho ;pega, as medias são bem altas.
Aparece na Glamour (posto de gasolina) na sexta.Vamos estar lá apartir das 20:00hs.
[]'

Maciel
23/08/2007, 20:41
Mas pode estar certo que é mais passeio do que outra coisa.Rally ou Raid ( como chamava antes) é quase um passeio planilhado, não tem grandes obstáculos nem velocidades muito altas.Na categoria Master o bicho ;pega, as medias são bem altas.
Aparece na Glamour (posto de gasolina) na sexta.Vamos estar lá apartir das 20:00hs.
[]'

Sergio,

Para poder fazer preciso que a velocidade máxima não seja superior a 40 no barro. Meu carro é alto e andar acima desta velocidade em estradas com buracos, erosões e curvas é perigoso. No asfalto vou até 90KM sem problema.

Vou tentar aparecer lá amanhã. Quero fazer o RAID.

Abraços.

Maciel

Sandro Tannuri
24/08/2007, 00:53
Grande Sandro,

Nada para se desculpar!!! Foi só uma brincadeira...

Tá explicado. O TJ do Maurício passou pelos obstáculos quase sem perceber. Fiquei impressionado. Imaginava que ele estava usando a suspensão original!!!

No meu carro só vou investir em bloqueio dianteiro, reforço dos eixos dianteiros e melhora na relação da reduzida.

Estou preparando um CJ3B que pelo projeto, terá 4Link com armotecedores iguais aos do Bill entre outras coisas..... Nesse CJ3, o angulo de entrade e saída será de +/- 90 graus....

Acho que os bloqueios nacionais selecionáveis precisam ser mais testados antes. Estou indo para Chicago em alguns meses e pretendo trazer um ARB embaixo do braço. Antes disso, acho que vou testar o FullLock 4 ou as alavancar iguais as do HULK.

Em relação aos seus "cutting brakes" se você puder testar e nos passar um feedback seria ótimo. Elas estão instaladas no sistema de freio dianteiro? Gostaria de conversar sobre elas, contigo.

Certamente nos encontraremos.

As louras serão por minha conta.... rsrsrs

Grande abraço.

Maciel

Maciel,

Nem esquenta, estou entrando no clima. :mrgreen:

Aproveita essa ida a gringolândia e compra o ARB, não vai se arrepender. :concordo:

Eu uso cutting brakes nas 4 rodas, as duas alavancas que voce viu entre os bancos acionam 2 rodas cada sendo 1 de cada vez. A da esquerda freia o lado esquerdo do carro, quando empurrada para frente freando a roda dianteira e quando puxada para tras a roda traseira. A outra funciona igual porem com as rodas da direita. Nunca testei usar como bloqueio, na proxima trilha vou testar e te falo.

Nos vemos em Iguaba.

Abraços,

Maciel
24/08/2007, 12:25
Maciel,

Nem esquenta, estou entrando no clima. :mrgreen:

Aproveita essa ida a gringolândia e compra o ARB, não vai se arrepender. :concordo:

Eu uso cutting brakes nas 4 rodas, as duas alavancas que voce viu entre os bancos acionam 2 rodas cada sendo 1 de cada vez. A da esquerda freia o lado esquerdo do carro, quando empurrada para frente freando a roda dianteira e quando puxada para tras a roda traseira. A outra funciona igual porem com as rodas da direita. Nunca testei usar como bloqueio, na proxima trilha vou testar e te falo.

Nos vemos em Iguaba.

Abraços,

Valeu Sandro,

Quero conversar sobre a instalação dos "cutting brakes". Preciso saber se elas entram na linha do óleo que vai para as pinças ou se precisaria colocar um circuito só para elas com reservatórios de óleo separados. Outra dúvida é se quando acionadas e se elas estiverem na mesma linha de óleo dos freios de pedal, elas não geram pressão no sentido oposto (para o pistão central do hidrovácuo). Acho que teremos que conversar sobre isso pessoalmente.

Quando estava pensando comprar, elas custavam US$ 100,00 lá. O fabricante tinha várias opções e modelos. Acho que elas funcionariam relativamente bem para frear a roda sem contato com o solo ou com mal contato mas o teste que você se propos fazer seria fundamental.

Nos veremos em Iguaba certamente.

Um abraço.

Luciano SHAKALL
24/08/2007, 19:02
"... Quero conversar sobre a instalação dos "cutting brakes". Preciso saber se elas entram na linha do óleo que vai para as pinças ou se precisaria colocar um circuito só para elas com reservatórios de óleo separados. Outra dúvida é se quando acionadas e se elas estiverem na mesma linha de óleo dos freios de pedal, elas não geram pressão no sentido oposto (para o pistão central do hidrovácuo) ... Acho que elas funcionariam relativamente bem para frear a roda sem contato com o solo ou com mal contato mas o teste que você se propos fazer seria fundamental..."Esses "CUTTING BRAKES" é um ""Select Tracion com "grife" é? :mrgreen:

Bom brincadeiras a parte - e sem comparar com o "kit gringo" - ,
um CAmaRAda aqui do Fórum fez um esquema ("artesanal") semelhante na gaiola dele, porém só pras rodas traseiras (a gaiola dele é 4x2).
Ele utilizou dois cilindros-mestres extras (um pra cada roda traseira), e as fotos e comentários estão no tópico Freio de mão Independente (Gurgel) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21266).

[]'s

Sandro Tannuri
24/08/2007, 20:09
Maciel e Luciano,

O kit gringo trabalha na linha principal, para instalar voce tem que levar as linhas de freio do mestre ate os cilindros do cutting brake dentro do carro e depois distribuir para as rodas. Eu acredito que quando as alavancas são acionadas a pressão vai para os 2 lados da linha, como ela não consegue "vazar" pelo mestre então ela aciona as pinças.
Os gringos não usam isso para ganhar tração, mas sim para manobrar o carro em espaços pequenos. De qualquer forma eu vou testar se funciona como ajuda para tração na proxima trilha.

Abraços,

Maciel
27/08/2007, 16:21
Maciel e Luciano,

O kit gringo trabalha na linha principal, para instalar voce tem que levar as linhas de freio do mestre ate os cilindros do cutting brake dentro do carro e depois distribuir para as rodas. Eu acredito que quando as alavancas são acionadas a pressão vai para os 2 lados da linha, como ela não consegue "vazar" pelo mestre então ela aciona as pinças.
Os gringos não usam isso para ganhar tração, mas sim para manobrar o carro em espaços pequenos. De qualquer forma eu vou testar se funciona como ajuda para tração na proxima trilha.

Abraços,

Valeu Sandro,

Acho que vai funcionar como penso. Aguardo o teste.

Abraços.

Maciel