PDA

Ver Versão Completa : Volante do motor



Peter
15/08/2007, 08:31
Pessoal precisa da ajuda de voces.

Retirei o volante do motor e a agora preciso instala-lo,so que me deparei com a seguinte mensagem no manual:

"Instalar o volante no flange da arvore de manivelas,observando que a marca cônica existente no mesmo fique alinhada com o moente da biela do quarto cilindro.Reter o volante com .........."

Alguem pode traduzir isto?

Agradeço desde ja.

emtsuhako
15/08/2007, 08:48
Peter, sei lá se ajuda, mas vai a definição de moente, de acordo com o dicionário Houaiss:

Datação
1524-1585 cf. JFVascAul

Acepções
■ adjetivo de dois gêneros
1 que mói; moedor
■ substantivo masculino
2 peça cilíndrica pequena que gira dentro de um furo circular
3 parte do veio, cavilha ou munhão que gira dentro do bronze da chumaceira


Locuções
m. e corrente
1 Diacronismo: antigo.
diz-se de moinho em boas condições de funcionamento
2 Derivação: sentido figurado.
diz-se daquilo que se encontra em bom estado para ser utilizado em qualquer serviço


Etimologia
moer + -nte; ver mo(l)-

Luciano SHAKALL
16/08/2007, 02:30
"... 3 parte do veio, cavilha ou munhão que gira dentro do bronze da chumaceira ..."Também conhecido simplesmente por "Chumaceira", ou "Bronzina de Mancal"... ;)

[]'s

Sukys
16/08/2007, 12:03
moente da biela do quarto cilindro."

Acho que a frase ficaria melhor escrita como "munhão da biela do quarto cilindro", mas, em todo o caso, o texto determina que o volante deve ser instalado "em fase" com o girabrequim, de tal forma que a marca no volante (um rebaixo tipo "furo de broca") fique alinhado com o munhão (segmento de eixo) da biela do quarto cilindro do girabrequim.
Esse procedimento existe pra manter o balanceamento dinâmico entre girabrequim e volante.

Sds,
Sukys

Peter
16/08/2007, 12:52
Sukys

Mais uma vez obrigado pelas suas informações,que sempre são auto explicativas,

Peter
16/08/2007, 12:56
Pessoal olha so o que eu achei agora:

O moente é a seção à qual a biela está conectada. Ele está fora do centro do munhão principal e é comumente chamado de manivela. ...

Sukys
16/08/2007, 15:11
Peter,

Imagine um pedivela, que é um "girabrequim de bicicleta". :-)
Ele é formado por um eixo posicionado no quadro da bicicleta, e deste eixo partem duas alavancas, onde em seus respectivos extremos existem os pedais. Daí podemos dizer que o pedivela é formado por duas manivelas defasadas em 180º e solidárias a um eixo em comum, onde cada manivela é formada por uma alavanca e pedal, onde, por sua vez, cada pedal também possui seu respectivo eixo.
Temos então três eixos, um que é comum às duas alavancas, e outros dois, cada um como suporte ao respectivo pedal. Levando os termos na base da etimologia, o eixo comum tem a função de munhão (fixação, por assim dizer) e os eixos dos pedais a função de moente (transferência de energia, por assim dizer), mas no popular é muito comum chamar os três eixos de munhão, que por uma questão de simplificação de termos acho o mais adequado, pelo menos na hora de levar um lero. :-)

Pedivela, ou girabrequim, ou virabrequim ou árvore de manivelas, possuem os mesmos elementos, onde moente (ou munhão) não é a manivela e sim parte integrante da dita.

Eita, e depois a gente não sabe porque gringo tem dificuldade em aprender português... :-)

Sds,
Sukys

Peter
20/08/2007, 08:33
Ais o tal furo de broca conico.

Como saber a posição do munhão da biela ,sem que o motor esteja aberto?

Marcio Rossetto
20/08/2007, 10:25
Creio que voce tem 2 opções :

a- tirar a tampa do cárter e visualisar a manivela ( excentrico do vira brequim do quarto cilindro ) posicionar ele alinhado ( manivela para baixo ) e por o volate nessa posição , também com a marca para baixo .

Agora , creio que voce pode fazer o seguinte :

B- retire a vela do quarto cilindro e com uma pequena chave de fenda , verifique o posicionamento do pistão no ponto de explosão ( ponto máximo superior ) nesse caso o excentrico( manivela ) vai estar alinhado . Monta o volante com a marca conica para cima na vertical .

Peter
20/08/2007, 10:41
Marcio

Voce não sabe o galho que voce me quebrou!!!!!

Vou tirar a vela, que acredito ser o mais facil.

Na verdade a colocação do volante ,pelo sistema de furos ,so permite duas posições.

Me salvou de uma enrascada.Obrigadão.

Sukys
20/08/2007, 12:45
Peter,

Se o distribuidor estiver no lugar e devidamente ajustado, pode tomar como referência o rotor posicionado no cil. nº1.

Sds,
Sukys

Peter
20/08/2007, 14:41
Ou seja ,dando faisca no primeiro cilindro,o pistão estara no ponto morto superior,na eminiencia de descer e o quarto cilindro tambem estara no ponto morto superior, so que descendo para aspirar.
Correto?

Sukys
20/08/2007, 18:22
É isso mesmo, Peter, mas sendo mais detalhista, quando houver a faísca o cilindro não estará no PMS e sim alguns graus antes, já que o distribuidor está posicionado para gerar faísca em função do avanço estático.
Não sei do Niva, mas este avanço estático deve ser algo em torno de 10°, o que no final da história passa batido para o posicionamento do volante.

Sds,
Sukys