PDA

Ver Versão Completa : Pequenas Melhorias



Fábio Neves
14/08/2007, 13:26
Pessoal,

Estou enviando um conjunto de pequenas melhorias que fiz no meu niva, entre elas:

BOBINA, mais alta

MÓDULO da Ignição, mais alto

Reservatório de água do radiador do uno, assim a água circula

Desborbulhador, para não estragar a bomba de gasolina qdo estiver usando o GNV

Esguicho de água do uno

Duas ventoinhas do corsa no raidador

Comando de seta do uno

Vejam as fotos abaixo (arquivo zipado), acredito que a maioria delas são "auto-explicativas" mas podem questionar algum item!!!

Marcio Rossetto
14/08/2007, 19:02
Também , complementando Fabio , vou citar 3 de algumas sugestões de melhorias que acho fundamentais :

Fazer um suporte adicional para prender o diferencial dianteiro pois um dia o prisioneiro vai quebrar e o diferencial vai cair no ...:twisted:

Reforçar o assoalho na parte em que sustenta o cambio e Tcase com uma chapa extra pois um dia ele vai apodrecer e o assoalho vai trincar e o cambio vai .... :twisted:

Reforçar os 2 tirantes( no meu ainda não fiz isso, estou estudando como? ) da suspensão Traseira pois um dia vai quebrar e a suspensão vai...:twisted:

Tudo isso ja aconteceu comigo .:concordo:

Rones Jr
14/08/2007, 21:19
Fabio e Rosseto,

ótimas ideias. O esguicho (brucutu) do Uno tenho no meu. Fica excelente.

emtsuhako
15/08/2007, 08:51
Fábio, notou alguma diferença com a instalação do desborbulhador?

Fábio Neves
15/08/2007, 10:15
Notei sim, parei de trocar a bomba de gasolina, por conta do gnv, quanto a melhora no consumo, confesso não ter medido, pois como comprei um bura 0Km e troquei outros itens....

Mas fiz algumas viagens na gasosa, com carro lotado e andando aproximadamente a 90/100 km/h, tive um rendimento de 8,5 a 9 Km/litro.

Sds

maanunes
18/08/2007, 21:56
Gostei do esquema da bobina !
[]s

Giovani Avila
19/08/2007, 12:04
Caro Marcio rosseto esta dos tirantes eu resolvi da seguinte forma (e é bom alertar os niveiros que pegam estrada para ficarem espertos com eles, pois se acontecer a uns 60 já da para se matar):

Tirei o porta bucha do tirante e levei num torneiro que me fez 6 peças - 4 pros tirantes e 2 pra barra Packhard (não sei se escreve assim) ele usou um tarugo de aço relativamente duro e procurei uns tubos que no meu caso foram quadrados os mais robustos e soldei , com o requinte na barra de contornar o diferencial, pois eu usava da rural.
O bom que o porta bucha ficou tão forte que eu colocava as buchas com a prensa, e ficavam bem justas.
Depois coloquei suspensão do ômega e vendi tudo para o Ricardo de Itú.

Gustavo Niva
20/08/2007, 00:33
Giovanni,
umas fotos cairiam bem :) Pelos relatos que tenho lido ultimamente, to quase considerando que trocar os tirantes é manutenção preventiva a ser realizada a cada 15 anos heheheh

Fábio,
devo copiar esse esquema da bobina hehehehe...

O desborbulhador to pensando em parafusar na panela do filtro de ar, logo acima da entrada do carburador e com a solenoide de corte da gasolina logo ao lado... será que dá m@#$@# furar a panela?

[]s
Gustavo.

Marcio Rossetto
20/08/2007, 10:07
Tinha um Niva anterior , que na época era zero KM . Com 100 mil km , comecei a fazer trilha com ele - Trilha pesada . O tirante da trazeira , uma vez quebrou comigo na Av do Estado e o eixo da trazeira ficou solto .
Na verdade , não é tão frágil assim , mas se começar a fazer muita trilha , ele quebra . O cano do tirante é fino . No meu caso ele quebrou no meio do tubo .Não foi perto do porta bucha .
Eu estou pensando em reforçar com uma cantoneira , ou seja , soldar ela ao longo do tubo .
Agora , se voces fazem trilha tem que pensar em reforçar muitas coisas

Marcio Rossetto
20/08/2007, 10:08
Giovanni,
umas fotos cairiam bem :) Pelos relatos que tenho lido ultimamente, to quase considerando que trocar os tirantes é manutenção preventiva a ser realizada a cada 15 anos heheheh

Fábio,
devo copiar esse esquema da bobina hehehehe...

O desborbulhador to pensando em parafusar na panela do filtro de ar, logo acima da entrada do carburador e com a solenoide de corte da gasolina logo ao lado... será que dá m@#$@# furar a panela?

[]s
Gustavo.
Tinha um Niva anterior , que na época era zero KM . Com 100 mil km , comecei a fazer trilha com ele - Trilha pesada . O tirante da trazeira , uma vez quebrou comigo na Av do Estado e o eixo da trazeira ficou solto .
Na verdade , não é tão frágil assim , mas se começar a fazer muita trilha , ele quebra . O cano do tirante é fino . No meu caso ele quebrou no meio do tubo .Não foi perto do porta bucha .
Eu estou pensando em reforçar com uma cantoneira , ou seja , soldar ela ao longo do tubo .
Agora , se voces fazem trilha tem que pensar em reforçar muitas coisas .

Flugêncio
22/08/2007, 21:57
Esta adaptação foi feita no Baréniva do Thyago Lutz a uns 8 meses e tá funfando direitinho: Regulador eletrônico de voltagem WAPSA, utilizado na Kombi.

Fábio Neves
23/08/2007, 09:44
Fala Flugêncio ,

Na verdade qq regulador de voltagem serve, pois o fio da ignição faz o controle de corte/liberação para carregar a bateria, o outro vem do alternador, que é o que libera o alternador que envia para carregar a bateria, o terceiro fio é o terra, logo qq regulador serve!!!

A limitação maior é para o que fica interno no alternador, pois existe a limitação de espaço e local das escovas.

Um forte abraço :palmas:

Fábio Neves
28/01/2008, 09:35
Kamagadas...

Dando continuidade as pequenas melhorias, segue em anexo as fotos da adaptação da freio do Kadett na Biva...

Hoje terminei grande parte da adaptação que fiz no freio do Niva com o conjunto de cilindro mestre do kadett, a receita é:

Cilindro mestre do kadett
Suporte com 13,5 com de comprimento, onde de um lado tem a furação do suporte do kadett e do outro do niva, na confecção dê preferência a um tubo, pois asssim evita a entrada de água, aproveite a borracha do hidro do niva pra colocar entre a flange e a parede corta fogo.
Três tubos Kadett/Niva, dois com 55 cm e um com 75 cm de comprimento, uma dica é primeiro fixe o conjunto novo pra depois moldar as curvas nos tubos de cobre. Com relação as primeiras curvas, use o tubo original de guia, só depois de fixar o tubo vc termina a operação de conformar o tubo na medida que precisar...
Já o tubo que representa o circuito secundário, lado esquerdo do carro, deve ser conectado diretamente no flexível, logo siga a receita de conformar conforme a curva original, parte onde está a caixa de rodas, os outros dois tubos vão no T que está fixado na parade corta fogo.
Tem que ter um tampão, pois como tem três saídas, uma deve ser tapada, optei por tapar a lateral, pois com o tem há acumulo de residuos, sem a saída ausada por baixo no caso de sangria vc já elimina....
Optei por concentar a passagem dos três tubos pelo lado inferior direito do cilindro, assim fica menos aparente

Mais detalhes no tópico criado pelo Cavalcante:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15511&page=3

Fábio Neves
28/01/2008, 09:37
Mais fotos :pensativo: