PDA

Ver Versão Completa : Motor OHC à ÁLCOOL

rodrigo vasconcelos
13/08/2007, 23:47
Tenho um motor ohc a gasolina gostaria de saber se houve esse motor a álcool e se fica bom e o que precisa fazer para que fique bom (sem gambiarra) lembrando que meu carburador e o simples.

Cacá
14/08/2007, 00:19
Tenho um motor ohc a gasolina gostaria de saber se houve esse motor a álcool e se fica bom e o que precisa fazer para que fique bom (sem gambiarra) lembrando que meu carburador e o simples.

Oi Rodrigo, sim, esse motor saiu em 82/83, no finalzinho da saga do CJ5. Peças pra ele são difícieis de encontrar. Pra ficar bom, tem que trocar pistões (só aí são 700 pilas pelo menos) e fazer tudo certo, a começar pelo pé-na-jaca do carburador simples. Eu retifiquei o meu ha pouco, cogitei essa possibilidade, mas desisti logo nos pistões.
Desculpa a honestidade, mas é mexer em cacho de abelhas, mais fácil achar um OHC original a alcool pra comprar, ou então bota logo um GM no menino.

[s], de OHC a gasolina com bura corpo simples.

joão k. chikui
14/08/2007, 06:27
Rodrigo
Como disse o caca , use assim até onde puder e coloque um GM151 alcool original , com NF e baixa ou , se anterior a 1990, com NF e sem bronca.

Gustavo de Olliveira
14/08/2007, 09:43
Ae Rodrigo , o meu OHC , anterior ao que uso hoje , era a gasolina e o que fiz foi o seguinte : troquei o carburador simples por um de corpo duplo ( tem que levar no mecãnico pois tem que colocar uma "garganta" mais estreita no carbura e trocar a giclagem ) e SÓ isso . o bicho ficou trabalhando redondo e fazia em média 4 Km/l entre o caminho pra trilha e na trilha. Detalhe , colocava um pouco de gasosa , pouco mesmo tipo 5% pra não pipocar enquanto estava mais frio , além disso deixe um pouco de gasosa numa garrafinha para eventuais partidas difíceis de manhã . Outro detalhe é que existem dois tipos de base de carburador que se encaixam na tubagem e isso vc vai ter que procurar num ferro velho pois o carbura de corpo duplo exige. Acredito que valha a pena pois todas as tubagens são aquecidas.
Quando esse motor estourou , comprei dois OHC, um a gasolina que já usa retentor e um outro a alcóol que estava desmontado . usei do a alcool só os pistôes que estavam bons ( examinados na retífica) e medida stander , o bloco foi encamisado para stander , e a parte de baixo foi prá 0,25 o motor ficou zero .
do antigo e primeiro motor ainda uso a tubagem de admissão e o carbura. ficou muito bom e uso alcool puro, faz em média na pista 6 Km/l . mas dá pra melhorar ...
espero ter ajudado

Cacá
14/08/2007, 23:02
Ae Rodrigo , o meu OHC , anterior ao que uso hoje , era a gasolina e o que fiz foi o seguinte : troquei o carburador simples por um de corpo duplo ( tem que levar no mecãnico pois tem que colocar uma "garganta" mais estreita no carbura e trocar a giclagem ) e SÓ isso . o bicho ficou trabalhando redondo e fazia em média 4 Km/l entre o caminho pra trilha e na trilha.

Gustavo, vc rodou com álcool só trocando o carburador? Não queimou a junta do cabeçote não? :pensativo:

[s],

rodrigo vasconcelos
15/08/2007, 00:51
Cacá, desde já agradeço sua atenção, qual a referência deste carburador?
Por acaso seria o H-34 seie?

Gustavo de Olliveira
15/08/2007, 07:50
Não Rodrigo, a junta não queimou , alias acredito que no caso deste motor não há diferença nas junta para alcóol ou gasolina. Quanto ao carburador realmente é o H34. Por curiosidade , onde fica Sococó da Ema ?

Cacá
15/08/2007, 08:09
Não Rodrigo, a junta não queimou , alias acredito que no caso deste motor não há diferença nas junta para alcóol ou gasolina. Quanto ao carburador realmente é o H34. Por curiosidade , onde fica Sococó da Ema ?

Faaala Gustavo, legal? Sococó da Ema fica pertinho de Patópolis, onde mora o Tio Patinhas :mrgreen:.

[s],

Cacá

Carvalho
15/08/2007, 22:10
Gustavo,
Por que voce nao usou o comando e balancins do motor a alcool no bloco a gasolina ? fiz isso e senti a diferenca!

Gustavo de Olliveira
16/08/2007, 13:33
E ai Carvalho ...
O motor a alcóol que comprei estava desmontado , e infelismente o cabeçote todo ( válvulas, comando, balancins ) não estava em boas condições, a ferrugem já estava comendo o comando ... .Já o outro a gasolina estava em excelentes condições ...
No lugar que comprei o motor a gasolina o cara melhorou o preço se eu desse o meu motor estourado ( base de troca ) , daí juntei o bloco condenado de um com esse cabeçote a alcóol e mandei embora . Ainda me sobrou um cabeçote completo e outras pecinhas para reposição .

lcAngeloti
17/09/2010, 09:48
Pessoal sou novo no forum e estou interessado na compra de um cj5 82 com o motor original à Álcool o carro está é de unico dono e está em ótimo estado mas gostaria de uma indicação se o motor é confiável e se o valor não está muito acima do mercado 25.000,00 e nada melhor do que vcs que sabem de 4x4 para responder....Obrigado meu nome é Leandro.

Flaibam
17/09/2010, 14:18
Pessoal sou novo no forum e estou interessado na compra de um cj5 82 com o motor original à Álcool o carro está é de unico dono e está em ótimo estado mas gostaria de uma indicação se o motor é confiável e se o valor não está muito acima do mercado 25.000,00 e nada melhor do que vcs que sabem de 4x4 para responder....Obrigado meu nome é Leandro.
Preço depende do estado e do conjunto montado na viatura. Não dá pra falar se está caro ou não sem saber como ele foi montado e como está o acabamento.
Em relação ao motor, não há com o que se preocupar. Eu tenho um motor OHC 2.3 1982 no meu Willys 60 e funciona que é uma beleza. Nesse inverno não tive nem problema na partida (tem um injetor da gasolina - mas pegava na primeira tentativa). Tem feito média de 5 km/l. O motor é bom, e se este que está comprando estiver em boas condições, pode confiar: o danado é valente no asfalto e na trilha.

Dic3
17/09/2010, 16:26
Vishhhh mas 25K o camarada enfiou a faca e ainda girou hein! Pensa bem nesse preco.

Eu vejo uma situacao assim pela seguinte otica:

Se voce vai comprar pra colocar uma placa preta tudo bem, agora se vai comprar e pretende andar, viajar, brincar de vez em quando (ou sempre) voce vai precisar atualizar varios itens como pneus maiores, eixos, freios, direcao e dai esse 25k vira 35K rapidinho.

Pensa bem

jeorge
17/09/2010, 17:09
25k vc encontra cada trator aqui!
Opniao pessoal!

Alex-RJ
17/09/2010, 18:46
25k vc encontra cada trator aqui!
Opniao pessoal!

25K:shock::shock:

com esse preço, realmente compra algo muito melhor.....

Cacá
17/09/2010, 18:51
25K:shock::shock:

com esse preço, realmente compra algo muito melhor.....

O que vc quis dizer com "algo melhor"???

Alex-RJ
17/09/2010, 18:59
O que vc quis dizer com "algo melhor"???

bem, vc viu o carro, eu não ví. então creio que o carro esta bem simples, ou algo bem próximo ao original. e como vc não disse o que tipo de carro vc quer, eu embarquei no meu pensamento, que 25k da para comprar carro, com uma suspensão preparada, direção, e por ai vai.

FAZ O SEGUINTE, olhe na seção de classificados, e veja os carros que estão a venda por lá, e compara com o carro que vc viu.

Gustavo de Olliveira
21/09/2010, 08:10
O meu é 58...
MAs tá :
inteiro de cabo a rabo (ui)
Motor , cambio , caixa , diferenciais, eixos (td zero)
suspensão de s10 dint. e traseira + amortecedores.
hidraulica F1000
freio a disco
tanque 50 L aço inox
Ignição eletronica
Bobina nervosa
Motor a alcool (OHC) , carbura corpo duplo.
Bancos Concha (Interlagos)
Rodas 10 Polegadas pneus mud 33" zeros
Capota Betop Americana
Pintura PU nova, lata nova
Doc 2010 em meu nome.
Conta giros e outras besterinhas mais...
Dá os 25.000 aqui e leva.

Flaibam
21/09/2010, 11:48
O meu é 58...
MAs tá :
inteiro de cabo a rabo (ui)
Motor , cambio , caixa , diferenciais, eixos (td zero)
suspensão de s10 dint. e traseira + amortecedores.
hidraulica F1000
freio a disco
tanque 50 L aço inox
Ignição eletronica
Bobina nervosa
Motor a alcool (OHC) , carbura corpo duplo.
Bancos Concha (Interlagos)
Rodas 10 Polegadas pneus mud 33" zeros
Capota Betop Americana
Pintura PU nova, lata nova
Doc 2010 em meu nome.
Conta giros e outras besterinhas mais...
Dá os 25.000 aqui e leva.

Por 25 k eu ponho cinco pneus zerados do Geninho e capota Gaúcha nova, antes de entregar meu willys 60, com motor a álcool, ignição, dh, tanque de 68 litros inox, radiador novo sob medida com ventuinha elétrica de acionamento manual e automático, duas buzinas, cambio novo 4m (original refeito há um mês), escapamento feito sob medida e saída vertical, bancos individuais de couro, cinto 3 pts.
Acho que por esse valor, vai ter muita gente querende vender a viatura.
O preço pra venda é excelente.

Gustavo de Olliveira
21/09/2010, 15:33
Por 25 k eu ponho cinco pneus zerados do Geninho e capota Gaúcha nova, antes de entregar meu willys 60, com motor a álcool, ignição, dh, tanque de 68 litros inox, radiador novo sob medida com ventuinha elétrica de acionamento manual e automático, duas buzinas, cambio novo 4m (original refeito há um mês), escapamento feito sob medida e saída vertical, bancos individuais de couro, cinto 3 pts.
Acho que por esse valor, vai ter muita gente querende vender a viatura.
O preço pra venda é excelente.

O Flaibam, sai fora eu ofereci primeiro!

Flaibam
21/09/2010, 16:22
O Flaibam, sai fora eu ofereci primeiro!
Rs! só rindo! Gustavo, eu ainda ofereço pedágio free "ida-e-volta" na compra do meu, rs! - Mas só para registrar: o viagrinha não está à venda. O azulzinho que vive me deixando duro está cada vez mais bonito e mais confiável. Já faz parte da família. Sábado eu fui desmontar a bomba hidráulica da direção pra mandar revisar e meu irmão e meu pai, que nunca chegaram perto do jeep, foram lá pra ajudar e sujaram as mãos. Aos poucos, está conquistando a família.

Voltando ao tópico, 25 mil é o preço desejável de venda para qualquer um. Eu paguei 15 mil no meu. Ele veio com alguns problemas, comuns a qualquer carro usado. Mas assim que peguei enfiei ele numa trilha no primeiro dia, sem revisão sem nada. Foi e voltou muito bem. Depois eu fui acertando as coisas que eu achava que podiam ser melhoradas -e a meu gosto. Acho que vale a pena pagar menos e montar do seu jeito, do que pegar um mais caro, e ainda pagar mais para deixar ao seu estilo.
A nao ser, é claro, que queira comprar o Jeep do gustavo, lá de Penápolis, terra de Sabrina Sato e de um amigo meu, Edson Galante.
Aliás, se a Sabrina já andou de carona nesse jeep, 25 mil é pouco, pede logo 30! rs!

SAPO-BOMBA
21/09/2010, 16:55
25K na mão, se o cara tiver culhões e um pingo de conhecimento e paciência, monta um "SENHOR" Jeep com muita coisa boa... Mas até nisso "gosto" faz parte: EU adoraria correr atrás e montar cada pecinha do Jeep, e saber todo o histórico dele de trás pra frente e vice-versa.

Outros preferem comprar o Jeep, botar gasolina/álcool/diesel e andar... :mrgreen:

lcAngeloti
21/09/2010, 17:17
pessoal valeu mesmo....vou continuar procurando um jeep e talvez até montar um como o camarada citou....vou ter calma para não fazer burrada...vou continuar lendo dicas no forum....

Gustavo de Olliveira
22/09/2010, 08:47
Rs! só rindo! Gustavo, eu ainda ofereço pedágio free "ida-e-volta" na compra do meu, rs! - Mas só para registrar: o viagrinha não está à venda. O azulzinho que vive me deixando duro está cada vez mais bonito e mais confiável. Já faz parte da família. Sábado eu fui desmontar a bomba hidráulica da direção pra mandar revisar e meu irmão e meu pai, que nunca chegaram perto do jeep, foram lá pra ajudar e sujaram as mãos. Aos poucos, está conquistando a família.

Voltando ao tópico, 25 mil é o preço desejável de venda para qualquer um. Eu paguei 15 mil no meu. Ele veio com alguns problemas, comuns a qualquer carro usado. Mas assim que peguei enfiei ele numa trilha no primeiro dia, sem revisão sem nada. Foi e voltou muito bem. Depois eu fui acertando as coisas que eu achava que podiam ser melhoradas -e a meu gosto. Acho que vale a pena pagar menos e montar do seu jeito, do que pegar um mais caro, e ainda pagar mais para deixar ao seu estilo.
A nao ser, é claro, que queira comprar o Jeep do gustavo, lá de Penápolis, terra de Sabrina Sato e de um amigo meu, Edson Galante.
Aliás, se a Sabrina já andou de carona nesse jeep, 25 mil é pouco, pede logo 30! rs!

É pra rir mesmo Flaibam rsrsrs
O meu jipe foi montado do zero conheço cada engrenagem dele. fiz tudo... Adquiri muito conhecimento com ele, só venderia por um preço que me proporcionasse a montagem de outro, com o conhecimento que tenho hoje, iria me livrar de muitos micos que passei, sem falar que é um prazer montar um jeep. O Sr. Edson Galante é muito conhecido na cidade, meu primo é casado com a filha ou sobrinha dele. Semana passada meu pai comprou um jipe candango e internou lá no centro automotivo galante pra fazer alinhamento. Ai em Campinas tenho parentes , Sr. Paulo e Walderez Jacobucci e aqui na cidade vieram os Rossetti que eram dai também. Tenho amizade com o pai da Sabrina, Sr Omar Rahal que adora uma Toyota Bandeirantes. Vou falar pra ele pedir pra ela quando estiver aqui pra dar uma voltinha no meu jipe pra valorizar o produto.