PDA

Ver Versão Completa : Da Bahia até Lençóis de Jipe



Daniel Castanho
13/08/2007, 22:32
Estou planejando uma viagem de Troller, subindo o litoral da Bahia até os Lençóis Maranhences, em Janeiro de 2008.
Gostaria da ajuda do pessoal do Forum sobre idéias de percursos a beira mar e estradas alternativas (nada muito pesado, pois estarei sozinho) para montar este roteiro.
Comecei a pesquisar este roteiro e já me deram algumas dicas, como: Praia do Forte, Mangue seco, Aracaju, Maceió, Maragogi, João Pessoa-?????, Genipabu-???Galinhos, Canoa Quebrada - Ponta Grossa, Jericoacoara e por último Lençóis (tudo ... muitas dúvidas)!
Aceito sugestões de qualquer trecho deste percurso, principalmente se tiver uma boa paisagem e caminho aberto para um 4x4.
Agradeço a todos desde já.
Abraços,
Daniel

Engels Kbça
14/08/2007, 13:33
Uma dica na Bahia. Quando chegar a Ilhéus siga em direção a Itacaré, aí vc atravessa o Rio de Contas numa balsa, no outro do lado rio tem um areião legal, segue pra Maraú e Barra Grande. Volta pela BR 030 e entre em direção a Camamu, via Tremembé/Tapuia. Em Tremembé vai ver uma maravilhosa cascata que cai no mar. De Camamu vc vai até Ituberá,entre na Cachoeira de Pancada Grande, a 2 km do asfalto, tem 70 mt. de altura. A 8 km depois de Ituberá entre a direita e siga para a Praia de Pratigi (opcional) é uma bela praia de areia dura, mas sem infra-estrutura para turismo. Depois segue para a Ilha de Itaparica, passando por Valença, Praia de Guaibim. Na Ilha de Itaparica tem várias e lindas praias. Se quizer algum detalhe da região baiana é só pedir.
Boa Viagem

Daniel Castanho
15/08/2007, 20:00
Engels,
Obrigado pelas dicas.
Este trecho que voce falou é realmente show! A última viagem que fiz para a Bahia, eu explorei justamente esta região. Ná época eu fui para a chapada diamantina e depois fui a Salvador e desci fazendo exatamente a sua sugestão só que no sentido inverso. Foi muito bom!
Nesta nova viagem estou querendo começar a partir da Praia do Forte, justamente por já conhecer de Salvador para baixo. Em compensação, não conheço nada daí para cima.
Valeu mais uma vez!
Se vc tiver alguma sugestão aí para cima, agradeço muito.
()S
Daniel

Daniel Castanho
15/08/2007, 20:03
Engels,
Voce pode me ajudar numa dúvida.
Eu estarei chegando no final do dia em Salvador, vindo do ES pela BR101. É melhor seguir pela BR até a BR 324, ou devo entrar em Nazare-Itaparica e chegar via balsa? Pretendo dormir na Praia do Forte.
Abraços,
Daniel

TMorais
16/08/2007, 20:03
Daniel,

Da cidade de Santo A. de Jesus a Salvador vc levará em média 2h.. pelo ferry boat (trecho Nazare-Itaparica) vc terá uma paisagem muito bonita somente mas dá para descansar no ferry que leva 1h em média a travessia... chegando em Salvador até a Praia do Forte deve-se percorrer + ou - uns 100 110km ainda.
Abraços,
TMorais

themoteo
16/08/2007, 21:49
Não sei se janeiro é uma boa época para ir para os lençois, se já tiver começado a chover fica muito pesado. Além de por ser estação de férias as fiscalizações aumentam e você vai poder ver pouca coisa de carro. Só se deixar o carro na pousada e ir de barco, ou sobrevoar, ou mesmo contratar um guia autorizado(que não deve andar pelos lugares mais interessantes). Em anexo vou colocar dois tracks no formato KML (zipados) que você pode ver no google earth. Um é o trecho de Fortaleza-Lençois e o outro é uma trilha dentro dos lençois que passa pelo trator que está atolado lá há vários anos...

Engels Kbça
16/08/2007, 22:49
Engels,
Voce pode me ajudar numa dúvida.
Eu estarei chegando no final do dia em Salvador, vindo do ES pela BR101. É melhor seguir pela BR até a BR 324, ou devo entrar em Nazare-Itaparica e chegar via balsa? Pretendo dormir na Praia do Forte.
Abraços,
Daniel

Melhor Seguir pela BR101 até encontrar a BR324 e daí para Salvador, é mais rápido. O trecho de S. Antonio de Jesus até o Ferry já foi respondido pelo companheiro Morais. Valeu Morais!!
Se vai direto para a Praia do Forte, não precisa entrar em Salvador.
Grande abraço e boa viagem

Daniel Castanho
18/08/2007, 18:50
Não sei se janeiro é uma boa época para ir para os lençois, se já tiver começado a chover fica muito pesado. Além de por ser estação de férias as fiscalizações aumentam e você vai poder ver pouca coisa de carro. Só se deixar o carro na pousada e ir de barco, ou sobrevoar, ou mesmo contratar um guia autorizado(que não deve andar pelos lugares mais interessantes). Em anexo vou colocar dois tracks no formato KML (zipados) que você pode ver no google earth. Um é o trecho de Fortaleza-Lençois e o outro é uma trilha dentro dos lençois que passa pelo trator que está atolado lá há vários anos...

Themoteo,
Muito obrigado pelos tracks.
Só fiquei bastante preocupado com o que voce me falou! Só posso ir nesta época do ano. Voce acha que realmente será inviável trafegar nesta região em Janeiro? ... digo tanto no sentido de fiscalização como das trilhas estarem "pesadas"?
O trecho que voce passou de Fortaleza para Lençóis é todo offroad? Dá para fazê-lo tranquilamente em um dia?

Aproveitando a sua boa vontade e seu conhecimento na região, pretendemos também sair de Natal, via Genipabu até POnta Grossa, depois Canoa Quebrada e Fortaleza. Se tiver tracks desta região, também agradeço.
Abraços,
Daniel

Daniel Castanho
18/08/2007, 18:51
Melhor Seguir pela BR101 até encontrar a BR324 e daí para Salvador, é mais rápido. O trecho de S. Antonio de Jesus até o Ferry já foi respondido pelo companheiro Morais. Valeu Morais!!
Se vai direto para a Praia do Forte, não precisa entrar em Salvador.
Grande abraço e boa viagem

Valeu pela dica!
Vou fazer isso.
Já passei pelo ferry na minha viagem anterior.
Abraço,
Daniel

Luiz Kristophor
16/10/2007, 00:19
Daniel,

Em agosto, fizemos exatamente este trecho só que no sentido inverso, de lençois até o sul da bahia, se você quiser te mando o track log do roteiro inteiro, não agora porque honestamente até hoje não baixei os tracks do gps para computador... Fizemos alguns trechos por praia entre canoa quebrada e natal, alguns por terra (não muitos). É um roteiro complicado, não pela dificuldade das trilhas etcs, o dificil é escolher o que visitar, tem MUITA coisa que vale a pena...Se for a galinhos (eu iria...) ao sair em direção a canoa quebrada ao invés de voltar pela praia até caiçara do norte (você já terá visto o caminho na ida...) tem uma trilha antes que passa por dentro de uma salina, e dá para cortar um pouco o caminho, (até hoje não sei se peguamos a trilha certa, mas chegamos lá). Você provavelmente chegará em Jericoacoara por Jijoca e saíra de lá, por balsa em Camocim, acho que vale a pena perder uma manhã lá, vá áté a barra dos remédios (acho que era esse o nome do lugar), dá para subir nas dunas de carro e ter uma bela visão do lugar... já perto de lençois acho que vale a pena passar por tutoia e fazer um passeio de barco na região (delta do parnaiba - procure o marcos da pousada jagata) de lá vá para barrerinhas por paulino neves passando pelos pequenos lençóis (tenho o track da trilha, mas me disseram que ela muda muito, de acordo com uso - é melhor se informar na região)... qualquer dúvida é só perguntar (a unica condição é que você me dê algumas dicas da chapada diamantina , pretendemos ir para lá no final ano) ...
abs
Iris
97714

97715

97716

97717

a primeira foto é de uma das ilhas no delta do parnaíba, as duas outras da barra dos remédios, a ultima galinhos

renatobn
16/10/2007, 16:25
vc nao tem isso no gps?
manda em pvt
obrigado renato

Daniel Castanho
17/10/2007, 13:42
... qualquer dúvida é só perguntar (a unica condição é que você me dê algumas dicas da chapada diamantina , pretendemos ir para lá no final ano) ...
abs
Iris


Iris,
Posso passar todas as informações que tenho sobre a Chapada, pena só eu não ter os tracks pois quando eu fui (Jan 2004) eu ainda não tinha GPS.
Posso adiantar que é uma viagem fantástica. Fiquei 5 dias em lençóis e rodei ao todo 1.000Km (média de 200Km/dia). Vou pegar as minhas fotos em casa para poder lembrar dos nomes dos lugares e um mapa para não falar besteira, aí posto em detalhes para voce. Me lembro que o lugar mais facinantes foi o "Buracão", apesar de não ser muito conhecido e divulgado - fica bem ao Sul do parque. Se voce vier por Minas vale a pena conhecê-lo primeiro, pois fica a uns 120Km ou mais ao Sul de Lençóis. Escreverei mais quando estiver com as coisas em mãos.
Abraços,
Daniel

Daniel Castanho
17/10/2007, 21:46
.... Escreverei mais quando estiver com as coisas em mãos.
...
Lá vai ...

Fui para a Chapada também em um final de ano. Passamos a noite de Reveillon em Lençóis. As hospedagens não são nenhuma maravilha, mas com sorte se consegue algo bom para ficar. Mesmo na virada do ano vimos que não era tão difícil achar pousadas com quartos vagos.

Vindo de São Paulo, sugiro subir a BR116 até Vitória da Conquista, saindo sentido Anagé – Tanhaçu – Ituaçu – Capão da Volta e parar em Ibicoara. Seria interessante passar a noite em Ibicoara (não sei se é fácil se hospedar por lá pois é uma cidade muito pequena), pois é lá que se pega o Guia para ter acesso ao Buracão. Este lugar é muito Show e considero imperdível. No mesmo dia você poderá visitar o Buracão, se acordar lá e sair cedo para a trilha, e depois partir sentido Mucugê (80km) que já faz parte do parque Nacional da Chapada Diamantina.
Ficamos em uma pousada muito boa (Pousada Mucuge). Mucuge fica próxima ao Poço Encantado e Poço Azul (uma das principais atrações). Não deixe de pedir a indicação de uma pizzaria em Mucuge, que pertence a uma mulher que veio de Sampa – vale a pena conhecer o local e experimentar a pizza deles – o lugar é muito louco (bom para casal).
Indo para Lençóis, paramos em Igatu onde há uma trilha de pedras que leva você à vila onde conhecemos uma gruta, um museu e algumas ruínas da época em que se extraia diamantes. Também existe um Cemitério Bizantino ao lado da igreja e um campo de futebol feito com pedras.
Em Lençóis contratamos um guia para circular no 1º dia e conhecer os locais mais difíceis de achar. Fomos fazer uma trilha no pé do Morro do Pai Inácio, onde conhecemos um rio e uma cachoeira pequena, mas muito bonita. Esta trilha sai quase enfrente ao posto que existe na BR242, pouco antes de chegar no Morro do Pai Inácio. Depois fomos para a Pratinha, Torrinha (caverna) e terminamos o dia com o por-do-sol imperdível no Morro do Pai Inácio. Em outro dia vá bem cedo à Cachoeira da Fumaça. A estrada é tranqüila, mas a trilha a pé é bem pesada. Quando eu fui, a dona da pousada não nos incentivou a ir dizendo que a cachoeira estava seca ... se te disserem isso ignore, pois só a paisagem do local já é mais que fantástica e vale cada suor deixado na trilha. Na volta, existe uma outra cachoeira no caminho (não me lembro o nome – vale a pena para se refrescar depois de soar na trilha da Fumaça).

Todos os acessos são tranqüilos e fáceis de encontrar com um mapa na mão.

Ouvi dizer que existe uma trilha saindo de Lençóis que leva ao centro do parque e ao Rio Roncador. Não fiz este passeio, mas gostaria de ter feito por ser acesso restrito a 4x4. Provavelmente você terá informações com guias da região.

Espero ter ajudado um pouco. Infelizmente minhas fotos não são digitais para te mostrar algumas.
Se você conseguir montar este roteiro ficando em Ibicoara, Mucuge e depois em Lençóis, certamente você não irá rodar 1.000Km como eu fiz.

Pesquisando a Chapada você irá encontrar muitos outros pontos turísticos. Tentei te passar todos que eu visitei em 5 dias e que acredito serem os principais. O resto vai depender da sua disposição de tempo, pique e gosto.

Se tiver qualquer dúvida é só perguntar.

Abraços .... agora no aguardo das suas dicas sobre o nordeste. Ahhh não esqueça de mandar os Tracks! Aproveitando, em que época do ano você foi para o Nordeste? Alguém falou aqui no Fórum que no verão não se consegue andar de 4x4 nos Lençóis Maranhences devido a fiscalização e que chove muito tornando os acessos difíceis. Isso é verdade?

Daniel

Luiz Kristophor
18/10/2007, 16:53
Fizemos a viagem em entre o final de julho e agosto, pegamos o período de chuva na parte do nordeste (a estrada para barra grande -BA 0 qualquer coisa - por exemplo era só lama), acho que em janeiro você não vai pegar chuva, em boa parte do nordeste chove no inverno. No Maranhão (que apesar de ser nordeste em termos de clima e vegetação é mais norte mesmo) se não me engano estavamos no final do epoca de seca, não sei dizer exatamente quando é periodo de chuvas, nem até que ponto a região fica intrasitável, mas a vantagem de se ir no periodo de chuvas é que as lagoas estão cheias - o que é também uma desvantagem em termos de locomoção), quando nós fomos elas já estavam bem vazias, e inclusive algumas delas secam completamente. Quanto a fiscalização os Lençois Maranhenses (assim como Jericoacoara) são parques e você não pode transitar livremente, apenas com guias e em algumas áreas, acho que o pessoal da região pode te dar dicas melhores e algumas trilhas bem legais, mas de qualquer forma não acho muito seguro fazer trilhas sozinho no meio dos lençois, se tiver em mais carros tudo bem, ou então bastante coragem e uma boa experiencia em trilhas no meio de dunas (algumas fofas outra nem tanto) e com várias lagoas no caminho, que estão sempre mudando,- as vezes o lugar fica ruim de tanta gente passar, em outras a lagoa está muito cheia, etc - De qualquer modo nós não andamos pelos grandes lençois (fizemos penas os passeios de jardineira, como estavamos num grupo então não foi bem uma escolha, nossa viagem sozinhos começou mesmo depois dos lençois...), pelo que eu entendi das pessoas com que conversei na região, o que conseguimos ver e "borda" dos lençois o resto é praticamente inacessivel, tem umas excursões a cavalo (burro, jegue... sei lá) que duram 7 dias e você consegue ir mais para interior...Uma outra coisa que me falaram é que fale a pena ver os lençois a partir de Santo amaro, mas eu tenho idéia se tem uma estrutura razoável e nem da dificuldade de se chegar lá. Parte do pessoal que estava comigo em Barrerinhas fez um passeio de avião, que me arrependi de não ter feito, pelas fotos dá para ter uma noção da real dimensão daquilo.
Acho que não ajudou muito mas.... Ah, os pequenos lençois não são parque, portanto você tem mais liberdade para transitar de carro (o trecho entre paulino neves e barreinhas cruza os pequenos lençois).
Obrigada pelas informações sobre a chapada!!
Depois mando o Tracks para você (ainda não passei para o computador...)

Luiz Kristophor
18/10/2007, 17:06
ah, não sei se está correto mas li que o periodo de chuvas nos lençois vai de dezembro a julho, portanto estivemos lá no início da seca... mas as lagoas já estavam bem vazias..

Luiz Kristophor
18/10/2007, 18:33
Segue o track log completo, nordeste litoral é só o track para track maker, o outro é desnecessário mas para quem não tem o track maker dá para ver google....
a propósito, tem muitas trilhas da região nos mapas da tracksource, em alguns momentos da viagem elas foram bem uteis para gente... (só o estado de alagoas que por alguma razão não estava roteável no meu GPS...)
abs
Iris

Daniel Castanho
18/10/2007, 22:42
Segue o track log completo ...

Iris,
Valeu pelos tracks! Show de bola!!! Isso deu ainda mais pique para a nossa viagem!

Vi que vocês foram de Canoa Quebrada a Natal praticamente tudo pela praia. Isso é tranquilo ou existem trechos que dependem de maré ou de muita coragem para enfrentar areia fofa?

Nosso roteiro é basicamente o seguinte: Praia do Forte BA (1dia) - Aracaju (1) - Maceio (3) - Recife (1) - Pipa/Natal (2) - Galinhos (1) - Ponta Grossa (1) - Canoa Quebrada (1) - Jeri (1) - Lençóis (3). Voce tem como dar uma idéia se essa quantidade de dias é suficiente ou se voce teria alguma dica diferente disso?

Abraços e obrigado,
Daniel

Murillus
19/10/2007, 16:05
uote=Daniel Castanho;476627] ... Nosso roteiro é basicamente o seguinte: Praia do Forte BA (1dia) - Aracaju (1) - Maceio (3) - Recife (1) - Pipa/Natal (2) - Galinhos (1) - Ponta Grossa (1) - Canoa Quebrada (1) - Jeri (1) - Lençóis (3). Voce tem como dar uma idéia se essa quantidade de dias é suficiente ou se voce teria alguma dica diferente disso? [/quote]

Cara, eu sou do Ceará... Vou tentar te ajudar

1º - nunca fiz este percurso neste teu sentido... Geralmente faço de fortaleza ate icapui... Ou de fortaleza a jeri... Mas... Vou tentar te ajudar...
2º - cuidado, pois tem muitos trechos que só se anda pela praia na maré baixa mesmo...
3º - de Itapuí ate canoa-quebrada da pra ir pela praia... Mas a areia é bem frouxa...
4º - Em canoa tem que subir pro asfalto e contornar pela BR... Por Aracati... Depois de atravessar uma ponte (cruzar o rio Jaguaribe) vc pega a litorânea (CE085) num trevo e desce pra praia novamente em paripueira, pois vc não consegue de outra forma... São +/- 30 km... E tem um posto policial (PM/CPRV) neste caminho alem de foto-radares (60km/h)...
5º - de paripueira da pra ir direto até a caponga pela praia sem muito problema... Em caponga tem uma travessia de balsa...
6º - em caponga, acho melhor vc subir denovo pra BR e so descer depois já em aquiraz passando pelo beackpark ou se preferir vir direto pra fortaleza...
7º - de fortaleza vc vai pela CE085 ate o combuco...
8º - no cumbuco vc desce novamente pela praia ate a taiba... cuidados com os tocos e com as pedras (corais)...
9º - depois da taiba vc desce pela praia de novo e vai ate paracuru...
10º - em paracuru, vc sobe e so desce na lagoinha...
11º - da lagoinha vc consegue chegar ate mundau...
12º - em mundau vc tem que pegar uma balsa... e depois é so praia ate amontada...
13º - em amontada, onde tem outra balsa... começa o problema... tem lama e atoleiro...

Luiz Kristophor
19/10/2007, 16:09
[Vi que vocês foram de Canoa Quebrada a Natal praticamente tudo pela praia. Isso é tranquilo ou existem trechos que dependem de maré ou de muita coragem para enfrentar areia fofa?]

Os trechos de praia são tranquilos, dependem um pouco da mare sim, mas com excessão de galinhos não tem muita areia fofa não. E sempre tem uns pescadores ou bugueiros (principalmente em janeiro) que pode dar umas dicas quanto a maré e os caminhos, tem alguns pontos que você tem que sair da praia mesmo com a maré baixa porque não dá para passar porque tem muita pedra. Fizemos esse trecho na cara e na coragem, com as indicações de um bugueiro chamado Da Lua que tem uma barraca com o mesmo nome em Canoa quebrada - tá certo que ele confundiu uma salina com uma fazenda de gado, mas chegamos em galihnhos de qualquer forma, bom o nome dele é Da lua, deve ter uma razão para isso - Mas falando serio, quando você estiver em Canoa vá até a barraca, veja se ele está por lá e beba umas cervejas com ele, o cara é gente boa e tem ótimas dicas de caminhos, (ele costuma levar gringos de bugue até natal ou Jeri), pergunte se ele tem dicas para ir pela praia até Jeri, o caminho deve ser bonito....
Em galinhos a maré é importante, com a maré baixa o caminho pela praia é tranquilo, em alguns pontos você deve passar entre as pedras e o mar, pois muito proximo do pé da duna a areia é muito fofa, Já com a maré alta você tem que fazer uma trilha meio que pelo meio das dunas, e areia é bem fofa, dá para chegar mas é bem mais dificil e demorado (quando nós fomos pegamos maré lata na ida e baixa na volta).
Nos trechos de praia é importante considerar a distancia que vai ser percorrida e a autonomia do carro, na areia (principalmente fofa) o veiculo costuma consumir mais do que o normal ....
depois de passo algumas dicas de pousadas e opinioes sobre o roteiro

Murillus
19/10/2007, 16:12
veja o site do papatrilhas... http://www.papatrilhasoffroad.com.br/... tem varios caminhos no download... Trilhas para GPS... http://www.papatrilhasoffroad.com.br/content/view/14/42/

Daniel Castanho
21/10/2007, 23:05
Murillus,
Valeu pelas dicas! Muito show este site que voces tem aí .... sinto falta disso na minha região!!!
Tem algum trecho que voce recomendaria mais ou menos, considerando que a minha viagem vai ser corrida ... do tipo: desce, olha, bate foto, volta pro jipe e pé na estrada!?
Vi no mapa do Tracsource que existem algumas trilhas chamadas "4wd-Trilha" tracejadas no mapa. Isso confere aí na sua região? Vi que elas tracejam quase todo o litoral nordestino. Será que seria loucura seguí-las?
Quanto ao trecho a partir de Amontada...é melhor esquecer visto que eu estarei sozinho e sem guincho! Qual seria a melhor saída considerando seu roteiro?

Iris,
Valeu por mais estas dicas. Vou procurar o "Da lua" para ver se ele me indica alguma coisa subindo, visto que irei para o Norte quando passar por lá.

Abraços,
Daniel

Murillus
22/10/2007, 15:03
Murillus,
Valeu pelas dicas! Muito show este site que voces tem aí .... sinto falta disso na minha região!!!
Tem algum trecho que voce recomendaria mais ou menos, considerando que a minha viagem vai ser corrida ... do tipo: desce, olha, bate foto, volta pro jipe e pé na estrada!?
Vi no mapa do Tracsource que existem algumas trilhas chamadas "4wd-Trilha" tracejadas no mapa. Isso confere aí na sua região? Vi que elas tracejam quase todo o litoral nordestino. Será que seria loucura seguí-las?
Quanto ao trecho a partir de Amontada...é melhor esquecer visto que eu estarei sozinho e sem guincho! Qual seria a melhor saída considerando seu roteiro?

Iris,
Valeu por mais estas dicas. Vou procurar o "Da lua" para ver se ele me indica alguma coisa subindo, visto que irei para o Norte quando passar por lá.

Abraços,
Daniel


Se tua viagem ta corrida e vc vai ta sozinho, eu sugiro que faça o trecho por praia ate canoaquebrada e pare um pouco... o lugar é show... depois siga pelo asfalto mesmo ate morrobranco e tb de uma paradinha la... depois volte ao asfalto e va de morro branco ate fortaleza...

o outro trecho de fortal a jeri é beleza... so nao pegue a balsa em amontada se vc chegar anoitecendo... de dia nao tem problema...

procure falar com o companheiro Themoteo aqui do forum pois ele ja foi umas trucentas vezes pra lá... inclusive tem ums track destes passeios...

quando chegar mais perto manter contato pois pode ser que dê pra ir com vc de fortal a jeri... sempre é um bom motivo pra fugir de "ferias"...

[]s

Luiz Kristophor
22/10/2007, 15:11
Murillus,

Vi no mapa do Tracsource que existem algumas trilhas chamadas "4wd-Trilha" tracejadas no mapa. Isso confere aí na sua região? Vi que elas tracejam quase todo o litoral nordestino. Será que seria loucura seguí-las?



As trilhas que aparecem no tracksource são bem uteis , vamos dizer assim, para você se guiar, mas não são 100% confiáveis... na nossa viagem nós as usamos bastante, mas os desvios de curso as vezes são consideráveis... tem informações legais sobre pontos onde você deve sair na praia em maré alta etc, mas só aparecem se vc tiver com um zoom bem alto... o maior o problema é que voce não tem como saber o grau de dificuldade da trilha... (um "causo" de viagem: para sair de Jeri tentamos seguir uma da trilhas do Tracksource, e nos perdemos, a trilha real acabava meio que no meio de uma duna, com uma lagoa do lado, não dava para ir na direção do track.. tivemos que voltar um pedaço e perguntar para um pessoal que estava na estrada principal, no final fizemos um caminho consideravelmente diferente do indicado no GPS)
Quanto ao seu roteiro já que você não tem muito tempo disponível cortaria pelo menos um dia em Maceio e ficaria 02 em Jeri... Também não sei se passaria 3 dias em barreinhas (ou você vai para santo amaro?), acho que optaria por 2 dias inteiros em barrerinhas e um em Tutoia que é muito bonita, embora com pouquissima estrutura e bem menos conhecida... bom na verdade dá para passar uma semana ou mais nos lençois sem ficar entendiado, mas particularmente achei o passeio pelo delta do parnaíba muito mais bonito que o de caburé (nos lençois propriamente ditos)....

abs
iris

Murillus
22/10/2007, 15:34
... Nosso roteiro é basicamente o seguinte: Praia do Forte BA (1dia) - Aracaju (1) - Maceio (3) - Recife (1) - Pipa/Natal (2) - Galinhos (1) - Ponta Grossa (1) - Canoa Quebrada (1) - Jeri (1) - Lençóis (3). Voce tem como dar uma idéia se essa quantidade de dias é suficiente ou se voce teria alguma dica diferente disso?


Praia do Forte BA (1dia)
Aracaju (1)
Maceio (3)
(1/4) deslocamento
P.Galinha (1)
Recife (0)
(1/2) deslocamento
Pipa/Natal (2)
Galinhos (1)
Ponta Grossa (1)
(1/4) deslocamento
Canoa Quebrada (1 ou 2)
(1) deslocamento
Jeri (2) - tem varias lagoas pra visitar...
(1) deslocamento
Lençóis (2) -

vc vai levar 01 dia pra chegar de canoa a fortaleza e 01 dia pra ir de fortaleza a jeri...

Daniel Castanho
22/10/2007, 22:19
quando chegar mais perto manter contato pois pode ser que dê pra ir com vc de fortal a jeri... sempre é um bom motivo pra fugir de "ferias"...

[]s

Tô anotando tudo no mapa e com certeza vamos manter contato .... sempre é bom andar com companhia e fazer amizades!!! .... e eu ainda aproveito para tomar umas aulas suas de como andar em areia, porque aqui no Paraná só tem terra vermelha e muito barro liso! heheeh!
Abraços,
Daniel

Daniel Castanho
22/10/2007, 22:27
...Quanto ao seu roteiro já que você não tem muito tempo disponível cortaria pelo menos um dia em Maceio e ficaria 02 em Jeri... Também não sei se passaria 3 dias em barreinhas (ou você vai para santo amaro?), acho que optaria por 2 dias inteiros em barrerinhas e um em Tutoia que é muito bonita, embora com pouquissima estrutura e bem menos conhecida... bom na verdade dá para passar uma semana ou mais nos lençois sem ficar entendiado, mas particularmente achei o passeio pelo delta do parnaíba muito mais bonito que o de caburé (nos lençois propriamente ditos)....

abs
iris

Estou realmente pensando em ficar mais um dia em Jeri.
Quanto a Lençóis, eu pretendia percorrer toda a área (barreirinhas, Sto Amaro, Caburé, Atins e Paulino Neves), mas não sei como será quando chegar lá em relação aos acessos e guias, por isso pensei em 3 dias. Como este é meu ponto final, ficar um dia a mais ou a menos não fará diferença. Já consegui alguns tracks da região e quero ver se consigo um guia por lá, para evitar surpresas. Se souberem de alguém!?

Voces se hospedaram em Maceio? tem alguma para indicar? Acho que estaremos por lá no Reveillon...

Abs,
Daniel

Murillus
23/10/2007, 16:24
... Voces se hospedaram em Maceio? tem alguma para indicar? Acho que estaremos por lá no Reveillon...


Eu estive em maio/07 em maceio de ferias pra mergulhar e fiquei na "pousada da orla"... ela fica na beira mas na pajucara em frente ao centro de artesanato... eu adorei o lugar... perto da praia e tem estacionamento bem na frente dela... virando a esquina vc tem uma padaria... e andando um 100m tem um maravilhoso restaurante...

Pousada da Orla
Avenida Dr. Antonio Gouveia 1359
Pajuçara - Maceió
Faixa de preço: Diaria - 70,00 solteiro / 90,00 duplo (mas ia aumentar) - Moderado mas vale a pena...
pro reveilon tem que reservar até Outubro pois só tem 40 leitos... ok ?!...
Tel: (82) 2123-5488 com Maria
pousadadaorla@ig.com.br
http://www.pousadadaorlamaceio.com.br/main.swf

mas tb deixo outras opções:
http://www.al.sebrae.com.br/artnor/lista2006.htm

Daniel Castanho
23/10/2007, 22:56
Eu estive em maio/07 em maceio de ferias pra mergulhar e fiquei na "pousada da orla"... ela fica na beira mas na pajucara em frente ao centro de artesanato... eu adorei o lugar... perto da praia e tem estacionamento bem na frente dela... virando a esquina vc tem uma padaria... e andando um 100m tem um maravilhoso restaurante...

Pousada da Orla
Avenida Dr. Antonio Gouveia 1359
Pajuçara - Maceió
Faixa de preço: Diaria - 70,00 solteiro / 90,00 duplo (mas ia aumentar) - Moderado mas vale a pena...
pro reveilon tem que reservar até Outubro pois só tem 40 leitos... ok ?!...
Tel: (82) 2123-5488 com Maria
pousadadaorla@ig.com.br
http://www.pousadadaorlamaceio.com.br/main.swf

mas tb deixo outras opções:
http://www.al.sebrae.com.br/artnor/lista2006.htm

Poh Murillus, show de bola ... esta planilha que voce mandou tem trocentas pousadas!!! ... minha esposa já até enviou email para todas elas! ... agora é só esperar a resposta e reservar uma.

Depois dessa, pelo menos vou ter que te pagar uma breja aí no Ceará!!! ... de preferência bem gelada, em frente uma bela praia e ainda se possível onde só um 4x4 chegue! heheheh!

Abração,
Daniel

Luiz Kristophor
24/10/2007, 13:21
Daniel,

Como você vai estar indo para Jeri no inicio de janeiro, um dos meses com mais movimento lá, talvez seja bom ver algum lugar para ficar. Eu fiquei na pousada Azul e indico o local, tem bom preço, o lugar e os donos são simpáticos e é bem localizada, um bom custo benefício (cerca pagamos cerca de 80 reais a diária para casal em agosto - alta temporada em função dos gringos)...
http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/azuljeri.shtml

abs
iris

Luiz Kristophor
24/10/2007, 14:19
Quanto a Lençóis, eu pretendia percorrer toda a área (barreirinhas, Sto Amaro, Caburé, Atins e Paulino Neves), mas não sei como será quando chegar lá em relação aos acessos e guias, por isso pensei em 3 dias. Como este é meu ponto final, ficar um dia a mais ou a menos não fará diferença. Já consegui alguns tracks da região e quero ver se consigo um guia por lá, para evitar surpresas. Se souberem de alguém!?



Acho que o legal dos lençóis e fazer isso mesmo... Você não precisa ter um único ponto de partida para estas trilhas, e guia é que não falta na região (acho que o pessoal que costuma ir para lá com mais frequencia conhecer algum que seja bom, fique atento com os preços, quando estavamos lá pensamos em pegar um guia para Paulino Neves, os preços variavam de R$60,00 a R$150,00, no final fomos sem guia mesmo - mas era a segunda vez que estavamos fazendo o percurso e encontramos um outro carro pra fazer a trilha junto). Como você estará vindo de Jeri, vá direto por Paulino Neves, siga como se fosse para Tutoia, de lá pegue a estrada para Paulino neves, é uma estrada de chão razoavel, você não irá precisar de guia até lá, de Paulino Neves siga pela trilha para Barrerinhas, aí é melhor estar com um guia, você pode tentar conseguir um Tutoia ou em Paulino Neves acho que não faz muita diferença, tire um dia para este percurso para você poder faze-lo com calma, conhecendo os pequenos lençois, sem passear pela região a a trilha toda (barrerinhas-tutoia) leva cerca de 2:00 a 3:00, dependendo do ritmo. A partir barrerinhas explore a região, (caburé, Atins), depois siga para Santo Amaro, não conheci o local, mas acho que tem pousadas razoáveis por lá, e voce pode conhecer melhor a região.
em barrerinhas ficamos em pousada legal, com acesso ao rio preguiças, não lembro o nome mas vou procurar.

abs
Iris

Murillus
24/10/2007, 15:47
... uma breja aí no Ceará!!! ... de preferência bem gelada, em frente uma bela praia e ainda se possível onde só um 4x4 chegue! heheheh!


:concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo: :concordo:

Murillus
31/10/2007, 16:49
alguns mapas de fortal e jeri

paulobarbosa
27/11/2007, 02:51
Vou me aproveitar um pouco desse seu tópico.
Devo ir no periodo de 26/12 a 20/01 do Rio até Natal.
Mas vou por Minas até a Bahia, não vou pelo litoral.
Talvez a gente se encontre em alguma cidadezinha.
PB

Daniel Castanho
28/11/2007, 19:15
Paulo,
Também vou meio diretão até Salvador e de lá vou começar a "passear pelo litoral".
Vou passar meu contato em MP aí manteremos contato.
Abraços,
Daniel

Daniel Castanho
28/11/2007, 19:16
... se tiver alguma coisa legal até Natal, coloca aí no tópico.
Abraços,
Daniel

paulobarbosa
29/11/2007, 02:51
Daniel.
Te respondi em mp.
Agora que vi que a sua viagem vai comecar bem mais em baixo que a minha. Vc vai sair de londrina ?
A minha ideia é dar 3 saltos grandes até Natal, e depois ir descendo. Pois senão quando acabar as férias estarei longe de casa ainda.rs rs.
Vamos nos falando.
PB