PDA

Ver Versão Completa : caster!!! cunha!!

Rodrigo59
10/08/2007, 08:26
Bom galera mandei espoar minha viatura e o resultado foi um problema, o caster ficou muito pra baixo e ora que eu viro, as rodas deitam!!

segui as dicas do Leopoldo para fazer a medição do angulo de caster usando o esquadro e prancheta.

o angulo esta assim, na rodas direita ta com 98º e na roda esquerda ta com 95º, o certo seria entre 90º e 87º

vou fazer uma cunha para corrigir este angulo, gostaria de saber qual a altura da minha cunha??

vou voltar 8º para corrigir o caster, uma cunha de 8mm de altura resolveria o problema?? estou certo em minhas contas??

obrigado

Alexandre Vaz Ferreira
10/08/2007, 13:20
Rodrigo
isso aconteceu comigo tb, medi, medi e Errei...Caster negativo em 3.
Depois tentei consertar com cunha, ficou uma baita gambiarra feia...
Resultado: mandei fazer uns berços novos e deixei sem soldar...mandei medir em um aparelho de geometria e soldei quando tive certeza do Caster positivo

[]s e boa sorte

edwint
10/08/2007, 13:48
facil facil, ja tive esse problema, solução retire a sapata que prende o diferencial no feixe de mola, esmerilhando a solda. daí vc vira o diferencial ate a posição coreta e depois que estiver tudo no lugar, é só resoldar a sapata e apertar os grampos... nada de cunha,:discordo: isso fica uma cambiarra tremenda. e ainda por cima é dificil de acertar o grau correto dela.

Marcos ET
10/08/2007, 15:48
...sem contar que com a cunha, o pino de centro da mola nao fica muito bem posicionado, correndo o risco do eixo "andar" sobre a mola....

joão k. chikui
10/08/2007, 18:18
Rodrigo
A grosso modo, vai ficar bom quando a saída da luva do diferencial estiver horizontal.

leopoldo
10/08/2007, 22:04
a rodas direita ta com 98º e na roda esquerda ta com 95º, o certo seria entre 90º e 87º

O angulo diferente não é aceitável e pode indicar eixo torto

Elmer_Jeep
11/08/2007, 09:29
não vai adiantar mexer somente nos berços(sapatas) pois só serve pra nivelar o pinhão, tem que cortar as bolotas de munhão e corrigir o caster:

Dê uma lida aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263

[]'s

edwint
11/08/2007, 10:16
Rodrigo
A grosso modo, vai ficar bom quando a saída da luva do diferencial estiver horizontal.

é bem isso mesmo
no meu caso fizemos isto mesmo, dai rebocamos no towbar p/ tirar a dúvida
funcionol bel;eza

leopoldo
11/08/2007, 15:26
Com a cunha, ele tira e coloca :mrgreen: como quiser, apesar dos problemas como o espigão.

Também pode cortar a sapata e ajustar mas sempre haverá o problema da angulação do pinhão.

Dependendo do caso, cortar e soldar a bolota em outro angulo pode ser a solução final.

Rodrigo59
13/08/2007, 11:19
Pois é, sei que o correto seria tirar tudo e soldar os munhões novamente, mas e iso que eu não quero fazer!! vai da muito rabalho e dinheiro!! um dia quem sabe! hehe

pensei nas cunhas pelo baixo custo e é uma alternativa, e se eu fizer as cunhas, fazer um furo para ela assentar com o pino de centro do feixe, e soldar a cunnha na sapata??

meu eixo não ta torto e que o burro do torneiro soldou os munhões com grau diferente acho que deve ter medido com o olhômetro!!

queria corrigir provisoriamente, pq ta ruim de mais para virar!!

penseri em fazer uma cunha para corrigir 8º ficando um munhão com 90º e outro com 87º, uma cunha de 8mm vai dar 8º??

Jack Jipeiro
14/08/2007, 01:30
Amigo, vc tá com um problema, e cunhar apenas um lado, acho que vai ficar um baita serviço feio, acredito que seja melhor juntar dindin e fazer a coisa certa. Pense bem...

Abraços...

Rodrigo59
14/08/2007, 08:25
Jack não vou cunhar apenas de um lado vou fazer dos dois lados!!!

Alexandre Vaz Ferreira
14/08/2007, 12:35
Rodrigo
Na boa...acho que tu não tá conseguindo ajuda porque uma gambiarra no eixo pode dar uma baita M...vide o caso do Gilvan.
Deixa parado então e quando sobrar grana faz bem feito.

uma gambiarra assim pode te custar a vida.

[]s preocupados contigo

leopoldo
14/08/2007, 18:49
1- e se eu fizer as cunhas, fazer um furo para ela assentar com o pino de centro do feixe, e soldar a cunha na sapata??

2- meu eixo não ta torto e que o burro do torneiro soldou os munhões com grau diferente acho que deve ter medido com o olhômetro!!

3- penseri em fazer uma cunha para corrigir 8º ficando um munhão com 90º e outro com 87º, uma cunha de 8mm vai dar 8º??

1- Servir serve mas é algo meio que PUERCO MUERTO

2- Se isso não é torto, então é oque ????????

3- Pegue seu braço e torça ele. Vai doer? é +/- isso no eixo.

lucciano amaral
14/08/2007, 19:06
facil facil, ja tive esse problema, solução retire a sapata que prende o diferencial no feixe de mola, esmerilhando a solda. daí vc vira o diferencial ate a posição coreta e depois que estiver tudo no lugar, é só resoldar a sapata e apertar os grampos... nada de cunha,:discordo: isso fica uma cambiarra tremenda. e ainda por cima é dificil de acertar o grau correto dela.

Edwin, concordo plenamente com vc, nada de cunha, nosso amigo deve apenas cortar a solda da sapata que prende o feixe de mola no diferencial e colocar a saida do cardan na posição correta, depois solda denovo, show de bola, abraços :palmas:

Hugo4x4
14/08/2007, 21:30
Pergunto a os universitários,

As F75 ou as Pick up Willys utilizavam cunhas?

leopoldo
14/08/2007, 23:39
não. ..... não

Jack Jipeiro
15/08/2007, 00:06
Amigão, prese pela segurança sempre. Na duvida, não faça!

Abraços...

Sergio Rocha
15/08/2007, 18:55
Edwin, concordo plenamente com vc, nada de cunha, nosso amigo deve apenas cortar a solda da sapata que prende o feixe de mola no diferencial e colocar a saida do cardan na posição correta, depois solda denovo, show de bola, abraços :palmas:

Esse procedimento está corretíssimo.

Para dif TRASEIRO.

Se fizer isso no dif DIANTEIRO, o jeep nunca mais anda em linha reta.:mrgreen: O cáster vai pro kct.:parede::parede::parede::parede:

[]'

Rodrigo59
16/08/2007, 10:59
Vou fazer isso então vou tirar eixo, cortar as sapatas montar medir o angulo do caster e soldar novamente!!

edwint
17/08/2007, 09:56
após posicionar corretamente o diferencial e soldar a sapata, vc deve verificar se o cardan esta rodando livremente. Pq no caso de spoa, o angulo fica bem maior, talves vc vai ter que esmerilhar um pouquinho o garfos da cruzeta.

Elmer_Jeep
17/08/2007, 12:25
Esse procedimento está corretíssimo.

Para dif TRASEIRO.

Se fizer isso no dif DIANTEIRO, o jeep nunca mais anda em linha reta.:mrgreen: O cáster vai pro kct.:parede::parede::parede::parede:

[]'

já falei no começo mas os caras acham q o negócio é brincadeira... :putz:

[]'s

Gabriel Roberto Rodrigues
05/11/2016, 15:47
Boa tarde pessoal ! Meu Mecanico apenas girou a saída do diferencial dianteiro alinhando com a saída da T case. O Jeep está péssimo em linha reta. Já levei pra alinhar e continua ruim em linha reta. É pq girou os munhões quando ele foi alinhar o diferencial com a T case ? Tem que levar no torneiro pra ele recortar os munhões e coloca los na posição correta ?

Rodrigo Baratti
05/11/2016, 16:07
Foge desse mexanico, se não saber fazer melhor não fazer.
Não precisa de torneiro, apenas de um Meca que saiba o que está fazendo.

Tem que retirar a solda dos munhões e girar no ângulo certo e claro, ambos os lados devem ficar iguais, tem gente que faz um gabarito para garantir isso.

[]'s

Rodrigo Baratti
05/11/2016, 16:12
Da uma olhada como fiz no meu.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/35967-cj3a-1951-mula-mecanica-15.html#post1169807