PDA

Ver Versão Completa : Duvida sobre folgas da caixa de direção

rubensx
09/08/2007, 19:25
Pessoal, seguindo com a onda de reparos, pesquisei pelo forum e nÀoe ncontrei coisas muito conclusivas pro meu caso...

seguitne o General está com caixa de direção original, porém a mesma está horrivel ele dá umas duas voltas na direção depois trava e com muito custo e força vc vira o resto, trata-se de um veiculo ha 4 anos parado e nota-se que o amortecedor de direçãoe stá meio durango e que nessas voltas de folga o conjunto se mexe, mas tme muitas folgas por completo...

Objetivo é recuperar a caixa de direção original e não adaptar nada, logo minhas questões são:

1 - qual melhor procedimento para desmontar isso de um jeito meio que simples sem ter de ser expert, pois quero aprender a mexer na caixa e tudo mais

2 - onde normalemnte reside as folgas e se é melhor lubrificar tudo antes de desmontar pra ver se melhora

3 - quando finalemnte a direção começa a virar a roda ela é extremamente dura e faz um barulho meio de ferrot ravado, isso seria devido a esse amortecedor??

Desde já agradeço a ajuda do pessoal e lembrando que estou começando a aprender a montar e desmontar o carro, por isso algumas duvidas pareceram meio bobas para todos mas é que esse é meu anti-stress, dai o porque nào levo para um mecanico e mando fazer pois quero fazer EU

abraços e obrigado

tio
09/08/2007, 19:41
Rubens

Dependendo do uso que vai fazer da viatura , eu trocaria a caixa por uma do Santana, Maverick ou Opala , mas se vai mesmo consertar a sua , tem um kit á venda .....dá uma olhada
http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Sistema%20de%20Di re%E7%E3o&subc_descricao=Dire%E7%E3o%20mec%E2nica&prod_id=1204

O problema da folga da direção do CJ original , não é só na caixa.
Verifique o pino central (esse normalmente não tem folga , tem férias), barras de direção e terminais .
[]s

ricleite
09/08/2007, 20:09
Caro Rubens. Vc está tentando fazer algo que eu já fiz e por isso vou dar uns palpites. Primenro localize realmente onde se encontra a folga principal. No meu caso ao girar o volante percebia que a caixa respondia simultaneamente e que a principal folga era no braço pitman. Troquei o embuchamento e a folga diminuiu muito. Não precisei gastar numa caixa nova. Coloquei graxa dentro da caixa e ela está " quase hidráulica".
Após 2 anos já percebi que a folga está retornando, é típico do sistema original.
Se preferir trocar por outro mais simples e eficiente, recomenDo o do santana mecânico, cujo custo benefício é o melhor, e não fica folga nenhuma. Mas se for teimoso como eu, vai por aí, tente, erre e aprenda. Nenhum mecânico mexe tão bem em jipes quanto nós, felizes proprietários e curiosos.
boa sorte

rubensx
09/08/2007, 20:29
ricleite

exatamente isso é teimosia mesmo

na real qual é o objetivo do meu jeep, num é pra trilhas pesadas, e radicalismo selvagem, minha intensão é apenas passeio fins de semana, já que moro no pé da serra da cantareira e nada amis que o sistema do jeep original já está de bom tamanho, só vou memso adaptar o freio servo-assistido e com discos dianteiros por questões de segurança pois o resto vais e manter na medida do possivel original, claor que com rodas e pneus maiores e uam capota conversivel descente....

oque quero no general é algo assim, andar nele sem pressa alguma, velocidade máxima de 40km/h me divertir e me sentir num jeep de verdade

quanto a caixa de direção é exatamente que pretendo vou recuperar a desgraçada a todo custo e ver noque dá... pra um jeep que vai sair de casa só nos fins de semana tá lindo

obrigado pelas dicas... mas como disse vou manter a original prefiro a original e vou ser teimoso atéeeeee ela explodir (ó rezando rpa ela explodir com o jeep aprado e desligado ahuauhahu)